Desde Sines, na Costa Alentejana, ao Cabo de Sagres, na Costa Algarvia, venha daí descobrir as melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano para descontrair nas suas próximas férias de verão.
Andámos uma semana inteira a calcorrear os cerca de 130 km de Litoral Vicentino para descobrirmos os seus segredos. Agora, trazemos-lhe o artigo que reúne as melhores praias da Costa Vicentina, desde Sines até Sagres, já no Algarve. Selecionámos as nossas favoritas e adicionámos aquelas praias que prometem satisfazer todos os gostos, para que encontre também a sua predileta.

Ideal para quem busca zonas de natureza intocada, a Costa Vicentina é igualmente popular entre os praticantes de caminhadas e de desportos aquáticos. Há dezenas de praias fabulosas na Costa Vicentina à sua espera. Mesmo com o sol envergonhado a esconder-se por trás de espessas nuvens, quer tenha um par de dias livres ou duas mãos cheias deles, fuja da cidade, pegue no carro e saltite de praia em praia, sacie-se de “vitamin sea” e bons petiscos. O sol pode até nem sorrir, mas no seu rosto vai-se rasgar um sorriso sereno e radiante.

Quando visitar?
Na nossa opinião a melhor altura do ano para visitar a Costa Vicentina é entre abril e outubro. O engraçado da Costa Vicentina é que, mesmo que o sol não brilhe, há sempre com que ocupar o tempo. O prazer das caminhadas, da boa comida, da busca pelo bem-estar, da meditação e retiro espiritual, dos desportos aquáticos… Todos estes prazeres estão à mão de semear na Costa Vicentina.


As Melhores Praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano

Estas praias estão integradas no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, um dos parques naturais mais sublimes de Portugal. Como estão em zona protegida, as praias da Costa Vicentina preservam muita da sua beleza original intocada. São milhões de anos às camadas em falésias soberbas; cabos de rocha, farilhões solitários, promontórios e pequenas ilhotas escarpadas; xisto de todas as cores e feitios a norte, esculturas dramáticas de calcário a sul.
Enfie o fato de banho, o protetor solar e a toalha no saco de praia. Ponha os óculos de sol e o chapéu da moda na cabeça. Prepare a prancha de surf, o fato de mergulho ou o kite. Encontre a paz e o sossego em dias relaxantes de passeio num lugar único. Não resista a entregar-se aos prazeres da vida numa destas praias da Costa Vicentina. Ou em todas!
Melhores Praias da Costa Alentejana | Costa Vicentina
Praia de São Torpes, Sines

tem as águas mais quentes das praias da Costa Vicentina, logo, é muito concorrida apesar do cenário industrial. Tal deve-se à termoelétrica de Sines que expele as águas de arrefecimento das turbinas naquela zona tinha a água mais quentinha das praias da Costa Vicentina, mas o encerramento da termoelétrica de Sines no início de 2021 veio colocar um ponto final às águas de temperatura tropical.
Mas os encantos da praia de São Torpes, posta no mapa pelos surfistas, continuam todos lá: as ondas regulares e suaves são simplesmente perfeitas para a iniciação no desporto. Agora, todos, do neto ao avô, conhecem o extenso areal de São Torpes talhado pela Ribeira da Junqueira. E você também vai querer conhecer!
Onde ficar a dormir: Sines
Praia da Samoqueira, Porto Covo

A culpa do ambiente paradisíaco é das areias douradas e dum mar usualmente calmo de águas cristalinas de cor esmeralda. E na maré baixa, as piscinas naturais são um deleite para os miúdos. Contudo, encha a geleira e vá (vi)ver in loco porque não há foto que faça justiça a todos os seus atributos.
Onde ficar a dormir: Porto Covo
Praia Grande, Porto Covo

A Praia Grande em Porto Covo é das mais procuradas do Litoral Alentejano, o que não é de admirar já que é uma praia urbana espaçosa, abrigada e munida de todas as infraestruturas: vigiada, com estacionamento e restaurante.
Acessível por uma escadaria na arriba, as areias brancas e as águas límpidas do areal da Praia Grande fazem as delícias de miúdos e graúdos que gozam férias de verão em Porto Covo. Bodyboarders e surfistas também por lá andam.
Onde ficar a dormir: Porto Covo
Praia da Ilha do Pessegueiro, Porto Covo

A ilha, de rica flora e fauna e um forte em ruínas, é visitável no verão, quando andam por ali uns pescadores nos seus botes a fazer uns biscates como barqueiros. Senão vir nenhum, pergunte no restaurante.
Para além da praia, das singulares arribas de areia sob uma gigante laje de pedra que se vai partindo e despenhando, encontra o altivo Forte da Nossa Senhora da Queimada saudosa do seu parceiro de defesa, o arruinado Forte de Santo Alberto na ilha do Pessegueiro. A ilha do Pessegueiro, essa há de sempre permanecer no nosso imaginário, mística e “inalcançável”.
Onde ficar a dormir: Porto Covo
Praia do Malhão, Vila Nova de Milfontes

Tem uma rede de passadiços que não pode perder. Facilitam a descida pela arriba à Praia do Malhão e a mais duas enseadas maravilhosas, um delas a eleita dos naturistas. Dos miradouros no topo da falésia há vistas panorâmicas que deixam qualquer visitante pasmado. E para norte estão metros e metros de areia fina a perder de vista que só para na Praia dos Aivados, onde a areia passa a pedras rolantes. (Não, não são seixos. São pedregulhos mesmo!)
Onde ficar a dormir: Vila Nova de Milfontes
Praia das Furnas, Vila Nova de Milfontes

Este areal espaçoso, onde o estuário do rio Mira abranda as vagas do Oceano Atlântico, junta o melhor de dois mundos: tranquilidade e inspiração. Deixamos a confusão urbana de Vila Nova de Milfontes do outro lado do rio e estendemos a toalha para nos libertarmos das preocupações. A vila até que não fica nada mal vista desta banda: dá um bonito cartão-postal!
Onde ficar a dormir: Vila Nova de Milfontes
Praia de Almograve, Almograve

Grande é também a praia de fina areia que convence qualquer um a trabalhar para o bronze. Se é amante das caminhadas, explore mais além para impressionar os amigos com as suas descobertas. Aventure-se pela estrada de terra batida, deslumbre-se com o cordão dunar onde ele é mais vasto e pasme-se com a beleza cénica do Porto da Lapa das Pombas e da sua praia secreta.
Onde ficar a dormir: Almograve
Praia do Cavaleiro, Cavaleiro

Contudo, o esforço é recompensado com uma paisagem de louvar os céus. O Cabo Sardão está ali ao lado e as vistas do topo da falésia são de tirar o fôlego. Uma praia protegida por arribas que desafiam os elementos, selvagem e desconhecida o suficiente para nos acharmos uns eleitos no mundo. Parece que a natureza ergueu uma fortaleza a proteger a enseada. É estender a toalha e esquecer que o mundo existe. Na praia do Cavaleiro isso é fácil.
Onde ficar a dormir: Zambujeira do Mar
Zambujeira do Mar

Arrevessada do vento pela alta falésia que a circunda, as vistas panorâmicas onde urbano e natureza casam tão bem, são categoricamente do melhor que temos na Costa Alentejana. Vamos ao mergulho?
Quanto ao bom petisco, siga o seu olfato. A única coisa que poderá faltar aqui é tempo (e dinheiro) para provar iguarias de fazer salivar só de escutar o nome. Para variar do peixe, a Pizzeria Piccolino tem uma ementa apelativa e justa.
Onde ficar a dormir: Zambujeira do Mar
Praia do Carvalhal, São Teotónio

Acessos, estacionamento e praia muito bons. Com menos rochas na água, o convite a mergulhos é imediato. As águas pouco profundas também ajudam. Tem um restaurante com o básico (mas a preços de luxo). Como encontrar a porta aberta não é coisa de fiar, vá por nós: vá prevenido com a geleira bem recheadinha.
Onde ficar a dormir: Zambujeira do Mar
Praia da Amália, Brejão
Um dos maiores segredos das praias da Costa Vicentina. A praia da Amália, em Brejão, era mesmo a praia onde Amália Rodrigues gostava de ver, sentir e desfrutar do mar. Inclusivamente, comprou lá uma herdade com acesso direto.
Espere o inesperado pois tudo nestas curtas centenas de areal parece fruto da imaginação. A nossa versão alentejana de Alice nos País das Maravilhas. Para lá chegar só a pé, por um estreito carreiro coberto de cerrada vegetação e caniços. Coberto não é um eufemismo, é literal. Há trechos em que temos que atravessar um túnel vegetal. Ao nosso lado corre a Ribeira das Cobras (o nome não é fruto da imaginação). Findo o trilho, um vale verdejante por entre fragas enormes de xisto, uma casa de xisto em ruínas que nos põe logo a sonhar com vida ermita, o cantarolar da ribeira a correr cada vez mais rápido até se despenhar diretamente na praia. País das Maravilhas: cortesia da mãe Natureza!
Onde ficar a dormir: Herdade Amália
Melhores Praias do Algarve | Costa Vicentina
Praia de Odeceixe, Odeceixe

Disputada entre Alentejo e Algarve, esta praia tem belas vistas panorâmicas e alia praia de mar e rio na perfeição. Quando quiser fugir da cidade grande, naqueles dias em que fica caótica, fuja para a praia de Odeceixe. A enorme duna de areia tem espaço para todos e agrada todos os gostos. Dum lado, as plácidas águas da serpenteante Ribeira de Seixe são escolhidas por pais, filhos e avós. Do outro, as ondas dum mar azul agitado são ideais para os surfistas. Seja como for, a praia de Odeceixe é um autêntico anti-stress.
Onde ficar a dormir: Odeceixe
Praia da Carreagem, Rogil

É um segredo bem guardado. Não nos queixamos de ser tão desconhecida até porque, quanto menos gente, mais se preserva esta praia selvagem. Quase não se vê do topo da falésia que parece querer guardar aquele pedaço de mar intocado. Cada passo da descida é uma surpresa. Acompanha-nos uma vegetação luxuriante, inacreditavelmente viva. As formações rochosas aqui são singulares e irrepetíveis. O cenário abraça-nos com carícia. Envolva-se de energia positiva no cenário idílico desta praia intimista. Inspire! Expire!
Onde ficar a dormir: Rogil
Praia da Amoreira, Aljezur

Para banhos, tome o acesso a norte em direção ao Paraíso do Mar – seria um bom cognome para a praia, mas é na realidade o nome do restaurante que a serve. Há espaço mais que suficiente para a família toda montar o estaminé. Pelas vistas, siga as direções para a Praia da Amoreira pelo acesso sul, para a Taberna do Gabriel II.
Atenção! Kitesurfers e windsurfers: as ondas da Amoreira são aquele desafio a que não te podes negar. SUPers, a Ribeira de Aljezur é mesmo convidativa para umas remadelas.
Onde ficar a dormir: Aljezur
Praia de Monte Clérigo, Aljezur

Se estiver de dieta, evite nas horas das refeições pois o odor do peixe grelhado faz sucumbir qualquer defensor da linha. E se queres iniciar-te no surf, Monte Clérigo é para ti. Há aqui boas escolas de surf para te ajudarem a desafiar as tuas primeiras ondas.
Onde ficar a dormir: Aljezur
Praia da Arrifana, Aljezur

Já se deve ter apercebido que esta é a Costa Vicentina da “boa onda”. Uma boa onda inclusiva porque até quem só vem para o banho de mar e sol, tem lugar na Arrifana. Mesmo que a maré alta quase obrigue o pessoal a bazar, ninguém se incomoda de mudar de poiso, ceder um bocadinho de espaço ou mesmo subir para as pedras rolantes. Por falar nisto, fica já prevenid@ que é preciso sola rija para entrar na praia.
A povoação fica cá no topo da falésia que tem umas vistas panorâmicas incríveis da praia lá ao fundo, protegida dos ventos. Para baixo todos os santos ajudam, mas para cima, é preciso coragem!
Onde ficar a dormir: Praia da Arrifana
Praia da Bordeira, Bordeira

Uma das pedras preciosas mais brilhantes deste tesouro é a praia da Bordeira. Espaço é coisa que não falta, mesmo no mais popular dos dias. A duna de areia fina que forma a praia da Bordeira é tão grande que assim que a pisamos temos a sensação de estar a percorrer o deserto do Saara… do Algarve.
As condições de vento e das águas de mar e rio são bastantes aliciantes para os praticantes de desportos aquáticos. No mar há ondas para exibir a destreza em manobras dignas de aplauso. E a larga Ribeira da Bordeira vem desaguar à praia, não sem antes oferecer generosamente as suas águas a iniciantes de kitesurf.
Onde ficar a dormir: Carrapateira
Praia do Amado, Bordeira

Deixe-se enganar a pensar que está numa praia paradisíaca, porque está mesmo! (Embora a temperatura da água nos tire logo as dúvidas.) Ainda não conseguimos descobrir qual o seu melhor ângulo, pois a fotogenia que a caracteriza não falha em nenhum dos seus recantos.
Deixe-se acariciar pela brisa que sopra do mar ou vá assistir a um dos campeonatos mundiais de surf que colocaram a praia do Amado nas listas das melhores praias da Costa Vicentina.
Onde ficar a dormir: Carrapateira
Praia da Cordoama, Vila do Bispo

Poucos se aventuram para estas bandas pois os serviços são escassos, inexistentes ou muito distantes. O mar é revolto, traiçoeiro e mete respeito. Portanto, se quer praia para banhos de mar, não aponte para Vila do Bispo. Se tem aversão a multidões, só quer banhos de sol e molhar o pezinho, então não hesite na escolha.
Na Praia da Cordoama vento violento e mar bravo juntaram esforços e criaram uma zona costeira das mais belas e dramáticas. As ondas altas e sempre encadeadas conferem-lhe majestade. Não se preocupe. Isolada mas com serviços mínimos garantidos na época balnear. No resto do ano, é um refúgio perfeito do caos civilizacional, quer lhe apeteça andar com os pés enterrados na areia da praia, quer a galgar as arribas com vistas magníficas cá do topo, onde nos sentimos livres.
Onde ficar a dormir: Vila do Bispo
Praia do Castelejo, Vila do Bispo

Aproximarmo-nos da Praia do Castelejo faz o coração serenar. A terra muda de repente. Das cores quentes da terra vermelha para um ocre escuro, como se pisássemos terra queimada. Sentimo-nos tão distantes do mundo que nos esquecemos de imediato do ritmo desenfreado da cidade que nos fez fugir para aqui. A vida ofegante fica para trás das costas.
À nossa frente exibe-se um mar irado, revolto. A sua voz brada ameaça a cada vaga. Dominante. Feroz. Mas isso não demove os praticantes de surf e bodyboard de encará-lo. Quem não tem prancha, serena a mente e o espírito ao som da cadência ritmada das suas ondas.
Onde ficar a dormir: Vila do Bispo
Praias de Sagres

Sagres reúne o maior número de praias de eleição para praticantes de surf, kitesurf , windsurf e afins. Com as condições ideias para a prática desses desportos, esta zona da Costa Vicentina converteu-se numa meca de pranchas e fatos de neoprene, cabelos alourados pelo sol e uma vibe muito descontraída. Ah! E está munida de todos os serviços que se precise.
Destacamos a Praia do Martinhal, embelezada pelos Ilhotes do Martinhal, a Praia da Mareta mesmo no “centro” de Sagres e a Praia do Tonel já do lado oeste da Ponta de Sagres. Quem busca os prazeres do paladar, também será saciado, e encontra algumas das melhores casas com vista mar servida na bandeja.
Onde ficar a dormir: Sagres
- Melhores Praias do Algarve
- Melhores Praias de Aljezur
- Melhores Praias da Arrábida
- Melhores Praias do Centro de Portugal
- Melhores Praias da Costa Alentejana
- Melhores Praias da Madeira
- Melhores Praias do Oeste
- Melhores Praias de Peniche
- Melhores Praias de Portimão
- Melhores Praias de São Miguel – Açores
- Melhores Praias de Setúbal
- Melhores Praias de Tróia e Comporta
- Melhores Praias Fluviais de Portugal
- Melhores Praias da Albânia
- Melhores Praias de Alicante | Valência
- Melhores Praias de Cádiz
- Melhores Praias de Corfu
- Melhores Praias da Costa Brava
- Melhores Praias da Croácia
- Melhores Praias da Galiza
- Melhores Praias de Maiorca
- Melhores Praias de Málaga
- Melhores Praias de Malta
- Melhores Praias de Menorca
- Melhores Praias de Mykonos
- Melhores Praias da Puglia
- Melhores Praias de Santorini
- Melhores Praias da Sardenha
- Melhores Praias da Sicília
- Melhores Praias do Sul de Espanha
- Melhores Praias de Tenerife
- Melhores Praias da Turquia
Mapa das melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano | Alentejo e Algarve
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa das melhores praias da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas a preços surpreendentemente económicos. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a DiscoverCars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Se vai viajar para fora da UE e quiser estar sempre conectado, recomendamos os cartões eSIM da Airalo. Assim evita pagar elevadas taxas de roaming e tem internet logo que aterra. Utilize o nosso link com o código de desconto “VAGAMUNDOS” e poupe 10% na sua compra.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!







O meu muito obrigado pela informação sobre as praias que acabei de descobrir pois não as conheço, mas que irei tentar fazer, mais uma vez obrigado.