Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamento

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamento

Se a ideia de mergulhar nas cristalinas águas de uma ribeira ou de um rio, rodeado de maravilhosas paisagens naturais, lhe coloca logo um largo sorriso no rosto, está na hora de partir à (re)descoberta das maravilhosas praias fluviais do Centro de Portugal.

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoDesde o rio Mondego ao rio Zêzere, passando por uma miríade de ribeiras e lagos, existem várias mãos cheias de apaixonantes praias fluviais no centro de Portugal, perfeitas para desfrutar, à grande, dos escaldantes dias de verão do interior de Portugal.

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoComo se a ideia não fosse já de si aliciante, à quantidade junta-se a diversidade. Umas escondem-se em frondosos bosques, outras atravessam encantadoras aldeias do xisto. Umas são adornadas por paradisíacas cascatas e românticos baloiços, outras têm extensos areais e piscinas flutuantes. Umas contam com infraestruturas de apoio capazes de fazer corar as praias de costa, outras são do mais selvagem que há. Umas são ideais para um picnic em família ou para namorar, outras são perfeitas para praticar desportos náuticos.

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoHá literalmente praias fluviais para todos os gostos (e ocasiões) no centro de Portugal. O difícil é escolher. Quer ajuda para encontrar uma que tenha mesmo a sua cara? Vamos partilhar consigo as nossas praias fluviais favoritas do Centro de Portugal. Em todas elas irá encontrar águas estupendas e enquadramentos paisagísticos simplesmente fabulosos. Avisamos já que corre o sério risco de as querer conhecer todas!

Anda à procura da praia fluvial perfeita? Então não deixe de espreitar também os seguintes artigos:

Conteúdo deste Artigo

As Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoPara além de uma breve descrição das melhores praias fluviais da região centro de Portugal, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização das praias, coordenadas GPS e sugestões de alojamento perto das respetivas praias fluviais.

Vista o fato de banho, calce os chinelos, ponha a toalha ao ombro e venha daí connosco nesta aventura de descoberta da praia fluvial do Centro de Portugal ideal para si!

Praia Fluvial da Folgosa (Castro Daire)

A Praia Fluvial da Folgosa, em Castro Daire, é a praia mais a norte desta nossa lista das melhores praias fluviais do Centro de Portugal. Fica situada nas margens do rio Paiva, bem escondidinha por entre verdejante vegetação. A qualidade das suas águas é irrepreensível, como atestam as consecutivas atribuições de qualidade de ouro pela Quercus.

Para além de ter imensas zonas no rio onde pode ir banhos, tem ainda uma represa fantástica, que proporciona excelentes mergulhos e permite a prática de várias atividades náuticas, como seja canoagem. Apesar de ter um enquadramento natural muito selvagem, a Praia da Folgosa é vigiada durante a época balnear e não lhe faltam infraestruturas: um bar de apoio, balneários, parque de merendas com grelhadores, parque infantil para os mais pequenos e até mesmo um campo de futebol praia para colocar em prática os seus dotes de Madjer.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Folgosa: 40°53’18.2″N 7°54’20.3″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Folgosa

Quinta da Rabaçosa | Casa da Cancela | Casas de Montanha da Gralheira

Praia Fluvial do Poço Azul (São Pedro do Sul)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamento

O Poço Azul é um autêntico pedacinho do céu do concelho de São Pedro do Sul, sendo uma das praias fluviais selvagens mais bonitas do Centro de Portugal. Na verdade o poço é verde, mas o nome de batismo de pouco importa quando se dá de caras com o paraíso. Fica localizado junto ao pequeno povoado de Sabrosa, na freguesia de Santa Cruz da Tapa. Para além de ter algumas das mais belas cascatas de Portugal, é simplesmente perfeito para ir a banhos.

É que aqui as cascatas formaram uma série de espaçosas lagoas de águas cristalinas, idilicamente rodeados por um frondoso bosque ribeirinho e um denso carvalhal. O local é simplesmente paradisíaco, mas avisamos já que é completamente selvagem, por isso não espere qualquer tipo de serviço de apoio ou vigilância. A única infraestrutura que irá encontrar é um parque de merendas e vários bancos para aproveitar a sombra, ouvir a água a correr e desfrutar da beleza intrínseca do Poço Azul. Prepare-se para um autêntico banho de natureza!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Poço Azul: 40°46’52.0″N 8°09’57.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Poço Azul

Quinta da Comenda | Paço da Torre | Hotel Solar da Capela

Praia Fluvial do Alfusqueiro (Águeda)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoSó descobrimos a Praia Fluvial do Alfusqueiro em 2020 e tornou-se imediatamente uma das nossas praias fluviais favoritas da região centro de Portugal. Fica situada às portas da Serra do Caramulo, junto à ponte do rio Alfusqueiro entre Macieira de Alcoba e Valongo e tem um enquadramento natural simplesmente mágico.

Os seus grandes trunfos são as águas limpíssimas do rio Alfusqueiro (tem tantos pequenos peixes que até lhe fazem uma fish massage à borla), ter zonas pouco profundas para banhos (ideais para crianças), um lindo açude, relva natural, um bom areal, boas sombras naturais, espaço a rodos e umas vistas para o Caramulo apaixonantes.

No que a infraestruturas de apoio diz respeito, tem o básico, ou seja, um bar de apoio, casas de banho, um bom parque de merendas, alguns chapéus de palha e um (enorme) parque de estacionamento. Mais do que suficiente para um dia bem passado rodeado de natureza!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Alfusqueiro: 40°37’36.3″N 8°21’36.3″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Alfusqueiro

Hotel Conde de Águeda | In Gold Hotel & Spa | Águeda Hostel & Friends

Praia Fluvial do Reconquinho (Penacova)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoDo rio Alfusqueiro saltamos para o rio Mondego, o maior rio que nasce em Portugal. É nas suas margens que se encontra a excelente Praia Fluvial do Reconquinho, outra das nossas praias fluviais favoritas do centro de Portugal.

Fica situada mesmo às portas de Penacova, na rota da mítica Estrada Nacional 2. Conte com uma bela paisagem natural e um enorme areal com chapéus de palha. É detentora de Bandeira Azul, possui vigilância e nadador salvador e tem todo o tipo de infraestruturas de apoio de que precisa para um dia bem passado.

A cereja no topo do bolo é a sua cénica ponte de madeira sobre o Mondego que não só a conecta com um agradável percurso pedestre que segue pelas margens do rio, como ainda serve de prancha para ousados mergulhos.

Dica VagaMundos: aproveite a sua visita à Praia Fluvial do Reconquinho para ir conhecer a vizinha Livraria do Mondego, um monumento natural que o tempo esculpiu ao longo de milhões de anos e que faz lembrar livros dispostos verticalmente numa estante. Se for ao fim de semana, pode também fazer um passeio de barco pelo Mondego numa tradicional barca serrana, uma das embarcações típicas desta região.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Reconquinho: 40°16’00.3″N 8°16’44.7″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Reconquinho

Casas com Estória | Hotel Rural Quinta da Conchada | Casa do Outeiro

Praia Fluvial do Vimieiro (Penacova)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoÉ nas margens do rio Alva, também no concelho e Penacova, que se encontra outra irresistível praia fluvial do centro de Portugal: a praia fluvial do Vimieiro.

Águas cristalinas, Bandeira Azul, vegetação luxuriante, ambiente bucólico, muitas sombras, um açude que forma umas quedas de água apaixonantes, excelente restaurante, um pitoresco moinho de água, acessos e infraestruturas excelentes são os ingredientes que fazem da praia fluvial do Vimieiro uma das praias fluviais mais paradisíacas do centro de Portugal. A roçar a perfeição!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Vimieiro: 40°16’37.5″N 8°11’53.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Vimieiro

Bed & Breakfast Lagar do Rio | Casa do Rio | Casas com Estória

Praia Fluvial do Vale do Rossim (Penhas Douradas – Gouveia)

A Praia Fluvial do Vale do Rossim, situada a mais de 1400 metros de altura na Serra da Estrela, é a praia fluvial mais alta de Portugal e uma das nossas favoritas do centro de Portugal.

Aqui vai encontrar um pequeno areal bordejando a lagoa azul num ambiente de montanha selvagem fenomenal. Por isso, para além dos mergulhos e dos habituais desportos náuticos, pode também partir à descoberta do Planalto Superior da Serra da Estrela, seja a pé, de bicicleta ou de Moto 4.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada de alta montanha, recomendamos vivamente que vá percorrer o fantástico trilho que liga o Vale do Rossim à Nave da Mestra. O percurso tem sensivelmente 14 km de extensão. Para além da Nave da Mestra terá a oportunidade de conhecer o Vale das Éguas (de onde se avistam as Penhas Douradas) e atravessar a famosa fenda Talisca da Mestra. Clique aqui para ler mais informações sobre o trilho do Vale do Rossim à Nave da Mestra e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Praia Vale do Rossim: 40°24’06.3″N 7°35’15.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Vale do Rossim

Vale do Rossim Eco Resort | Casa das Penhas Douradas | Luna Hotel Dos Carqueijais

Praia Fluvial de Loriga (Seia)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoO cenário envolvente da Praia Fluvial de Loriga é simplesmente maravilhoso. A praia, que é no fundo uma série de pequenas piscinas fluviais, fica situada num vale glaciar e está rodeada de imponentes montanhas que nos fazem sentir tão pequeninos. A aldeia histórica da Serra da Estrela é bonita o ano inteiro mas atrai como mel no verão.

As águas que alimentam as piscinas provêm da ribeira de Loriga e são tão límpidas e cristalinas que até nos fazem questionar se não estaremos noutras latitudes mais tropicais. Contudo basta um mergulho para confirmar que estamos em plena Serra da Estrela.

Apesar das águas serem geladas, esta é, sem sombra de dúvidas, uma das praias fluviais mais bonitas do centro de Portugal.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Loriga: 40°19’38.3″N 7°40’42.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Loriga

Casa da Fonte Sagrada | Loriga Hostel Feel Nature | Casa da Carvalha

Praia Fluvial do Poço da Broca (Vide – Seia)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoA Praia Fluvial da Cascata do Poço da Broca tem um enquadramento paisagístico tão deslumbrante que não resistimos a incluí-la na nossa seleção das praias fluviais mais bonitas do centro de Portugal.

A praia fica localizada no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, mais concretamente na pequena aldeia de Barriosa. Para além da intrínseca beleza da cascata, uma das quedas de água mais bonitas do centro de Portugal, tem também à sua espera uma excelente praia fluvial, que faz a delícia de miúdos e graúdos nas tórridas tardes de verão.

A nível de infraestruturas não é das mais apetrechadas, mas tem bar/restaurante (o Guarda-Rios, uma referência na região) e casas de banho, ou seja, o essencial para um dia bem passado.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Poço da Broca: 40°17’33.3″N 7°45’13.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Poço da Broca

Casa D.Dinis | Quinta das Covas | Casa de Baixo Petit Hotel

Clique para conhecer mais Praias Fluviais na Serra da Estrela

Praia Fluvial de Foz d’Égua (Arganil)

Da Serra da Estrela saltamos para a vizinha Serra do Açor, para ir conhecer a maravilhosa Praia Fluvial de Foz d´Égua, uma das praias fluviais mais fotogénicas do centro de Portugal.

Para começar, Foz d’Égua parece uma aldeia de fantasia. Imagine uma pitoresca aldeia de xisto que cresce montes acima, rodeada de frondosa vegetação e com duas ribeiras que lhe correm aos pés. Agora adicione ao quadro duas lindas pontes de xisto, quase irmãs gémeas, sobre as Ribeiras do Piódão e de Chãs d’Égua no preciso local onde estas se abraçam. Agora imagine que era adicionada uma represa para travar as cristalinas águas das ribeiras criando assim um enorme espelho de água.

Sabemos o quão difícil é conceber tão idílico cenário, por isso, o melhor mesmo é ir conhecê-la e, claro está, desfrutar das suas refrescantes águas. Não lhe faltam infraestruturas de apoio e, em jeito de bónus, há ainda uma ponte suspensa de madeira que lhe dá um ar ainda mais apaixonante!

Dica VagaMundos: a Praia Fluvial de Foz d’Égua fica a somente 4 km de Piódão, por isso pode aproveitar para ir (re)visitar a Aldeia Presépio de Portugal. Se gostar de caminhadas, até pode aproveitar as horas da digestão e ir a pé, percorrendo o excelente PR2 ARG “Os Povos das Ribeiras de Piodam”, um dos nossos trilhos favoritos na Serra do Açor.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Foz d’Égua: 40°14’50.0″N 7°48’45.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Foz d’Égua

Casa da Padaria | InXisto Lodges | Casa Amorim | INATEL Piodão

Praia Fluvial de Avô (Oliveira do Hospital)

Outra das nossas praias fluviais favoritas da Serra do Açor é a Praia Fluvial de Avô. Fica situada na linda vila de Avô, no preciso ponto onde a Ribeira de Pomares abraça o Rio Alva. Desta junção resulta um lago com uma maravilhosa ilha no meio: a Ilha do Picoto.

Para além da beleza inquestionável, foi galardoada com Bandeira Azul e classificada como Praia Acessível, atributos de excelência aos quais se somam ainda ótimas infraestruturas de apoio, um bom areal e uma zona relvada e arborizada para fantásticos picnics.

Como pano de fundo para os seus mergulhos nesta fantástica praia fluvial do centro de Portugal terá não só as ondulantes montanhas da Serra do Açor, mas também uma monumental ponte de um só arco sobre o rio Alva, que nos traz à memória a lendária ponte de Stari Most, em Mostar. E aqui, à semelhança do que acontece na Bósnia e Herzegovina, também há uns valentes que mergulham diretamente da ponte para as águas do rio. Mas, se quer um conselho, é melhor ficar-se pelos mergulhos na praia fluvial!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Avô: 40°17’38.8″N 7°54’20.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Avô

Aqua Village | Alva Valley Hotel | Quinta da Tapada

Praia Fluvial do Meimão (Penamacor)

A construção da Barragem da Meimoa veio pintar de azul a enorme mancha verde da Serra da Malcata, uma das casas do Lince-Ibérico em Portugal. Para além de ter criado um verdadeiro oásis na Beira Baixa permitiu o surgimento duma das melhores praias fluviais de albufeira do centro de Portugal: a Praia Fluvial do Meimão.

É que a Praia Fluvial do Meimão tem mesmo tudo o que precisa para preencher um belo dia de verão no concelho de Penamacor: praia com relvado, com areal, sombras, piscina flutuante dividida em duas áreas com profundidades diferentes, prancha de saltos, cais para embarcações (pode fazer passeios de barco, caiaque e gaivotas), café/restaurante com esplanada, parque de merendas com grelhadores, e até pode alugar um bungalow. Vai ver que não foi à toa que decidimos incluí-la na nossa lista das melhores praias fluviais da região centro.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Meimão: 40°16’07.6″N 7°08’35.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Meimão

Moinho do Maneio | Palace Hotel & Spa Termas de São Tiago | Casas da Penha

Praia Fluvial do Pego (Penha Garcia)

A Praia Fluvial do Pego fica bem escondidinha por detrás do castelo de Penha Garcia, num vale rodeado de escarpados montes, por onde corre o rio Ponsul.

Talvez por isso seja uma das praias fluviais do centro de Portugal menos badaladas. Mas nós somos mega fãs e estamos convictos de que vai entender porquê! É certo que praticamente não tem infraestruturas de apoio, mas, em compensação, tem um enquadramento paisagístico difícil de igualar e uma estupenda piscina natural, embelezada por uma idílica cascata que faz suspirar os enamorados.

Para mais, encontra-se inserida no Parque Icnológico de Penha Garcia, que pertence ao Geopark Naturtejo, sendo o ponto de partida perfeito para percorrer a Rota dos Fósseis, um pequeno percurso pedestre circular de 3 km, onde não só irá descobrir dezenas de fósseis com cerca de 480 mil milhões de anos, como também visitar os históricos moinhos de rodízio e a barragem de Penha Garcia. Perfeito para esticar as pernas entre refrescantes banhos!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Pego: 40°02’36.6″N 7°00’52.3″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Pego

Casal da Serra | Casa Santa Catarina | Monsanto GeoHotel Escola 

Praia Fluvial de Rapoula do Côa (Sabugal)

O concelho do Sabugal tem praias fluviais fantásticas, sendo a nossa favorita a Praia Fluvial de Rapoula do Côa, uma cintilante joia plantada nas margens do rio Côa.

Assim de cabeça, foram cinco as razões que nos levaram a incluí-la na nossa lista das melhores praias fluviais do centro de Portugal. Para começar, está inserida num lindo espaço natural, rodeada de frondosas árvores que dão sombras deliciosas. Segunda, tem uma língua de areia estupenda para estender a toalha. Terceira, tem uma zona de banhos com diversas profundidades, o que a torna perfeita tanto para crianças como para os experientes mergulhadores. Quarta, tem infraestruturas de apoio mesmo boas, entre as quais destacamos, um fantástico parque de merendas com grelhador, parque infantil, campo de jogos, balneários e um bar que é um mimo (era um antigo moinho de água). A quinta é segredo, mas estamos desconfiados que, quando lá for, a vai descobrir num ápice!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Rapoula do Côa: 40°25’06.1″N 7°02’39.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Rapoula do Côa

Hospedaria Robalo | Moinho do Maneio | Palheiros do Castelo

Praia Fluvial da Senhora da Piedade (Lousã)

Imagine-se a apanhar um banho de sol ao lado de uma cascata, ou a baloiçar placidamente sobre as águas transparentes de uma ribeira, numa quente tarde de verão, sobre o olhar atento de um imponente castelo medieval.

Não precisa de imaginar mais. Basta pegar nas sandálias e na toalha e rumar à bucólica Praia Fluvial da Senhora da Piedade no concelho da Lousã.

Para além do cenário de conto de fadas e dos refrescantes mergulhos nesta apaixonante praia fluvial do centro de Portugal, pode ainda visitar a Ermida Nossa Senhora da Piedade e partir à descoberta das maravilhas da Serra da Lousã percorrendo um dos muitos percursos pedestres que passam pela Praia Fluvial da Senhora da Piedade.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, aproveite a sua visita à Praia Fluvial da Senhora da Piedade e vá percorrer o trilho PR2 – Rota das Aldeias do Xisto, que arranca do Castelo da Lousã e Santuário de Nossa Senhora da Piedade e passa por duas das Aldeias do Xisto mais emblemáticas da Serra da Lousã, nomeadamente o Talasnal e o Casal Novo. Clique para mais informações sobre o PR2 – Rota das Aldeias do Xisto.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Senhora da Piedade: 40°06’00.9″N 8°14’03.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Senhora da Piedade

Cerdeira Home for Creativity | Talasnal Montanhas de Amor | Palacio da Lousã Boutique Hotel

Praia Fluvial da Peneda e Pego Escuro (Góis)

A Praia Fluvial da Peneda e Pego Escuro é uma dupla difícil de igualar! Como tal, nem pestanejamos na hora de as incluir na nossa lista das melhores praias do centro de Portugal.

Ficam ambas em Góis, nas margens do rio Ceira, e distam uma da outra em somente 500 metros, estando unidas pelo cénico Passadiço do Ceira. Ou seja, na prática são a mesma praia com duas faces distintas.

A Praia Fluvial do Penedo fica praticamente no centro histórico da vila, mesmo ao lado da icónica Ponte Real de Góis (ponto de passagem da Estrada Nacional 2). É chegar e relaxar porque tem todo o tipo de serviços de apoio de que precisa para um dia em cheio, quer no relvado ou na irresistível ilha de areia, mesmo no meio do rio, que faz a delícia de miúdos e graúdos.

A irmã gémea, a Praia Fluvial Pego Escuro, tem um look um pouco mais selvagem, sendo a primeira opção de quem procura mais tranquilidade e a possibilidade de fazer agradáveis passeios rio acima. Também não lhe falta uma (pequena) ilha no meio do rio e um bom bar de apoio, mesmo ao lado de um castiço moinho de água.

Em comum, ambas apresentam uma irrepreensível qualidade de água e excelentes acessibilidades (a sua “sala de troféus” está bem recheada de galardões como Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro) e um soberbo enquadramento paisagístico, dominado pelas majestosas montanhas da Serra da Lousã.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Peneda e Pego Escuro: 40°09’15.6″N 8°06’43.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Peneda e Pego Escuro

Casa da Comareira | Casa Carvalhal | Casa Da Pena

Praia Fluvial Cabril do Ceira (Serpins)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoImagine um vertiginoso desfiladeiro atravessado por um rio, com uma piscina natural maravilhosa numa das suas extremidades, e consegue ficar com uma ideia do que o espera no Cabril do Ceira, uma das praias fluviais selvagens mais arrebatadoras do centro de Portugal.

Neste cantinho mágico de Portugal o rio Ceira abriu caminho por entre imponentes paredes quartzíticas, criando um cenário natural verdadeiramente fantástico. A cereja no topo do bolo já teve uma mãozinha humana. Ou seja foi construído um pequeno açude à saída da Garganta do Cabril do Ceira criando uma piscina natural de águas cristalinas onde é possível dar refrescantes mergulhos.

O local é simplesmente paradisíaco, mas avisamos já que é completamente selvagem, por isso não espere qualquer tipo de serviço de apoio ou vigilância. O acesso à garganta é por estrada de terra batida mas, a não ser que tenha chovido muito, é possível ir até perto da Praia Fluvial Cabril do Ceira mesmo com um carro ligeiro. Basta ter algum cuidado.

Dica VagaMundos: se quiser ter uma vista aérea da Garganta do Cabril do Ceira, suba à vizinha Capela da Nossa Senhora da Candosa onde irá encontrar um caminho pedestre que conduz até a um pequeno miradouro no meio do canhão rochoso.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial Cabril do Ceira: 40°10’34.1″N 8°10’28.7″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial Cabril do Ceira

Sotam Country House | Portantiqua | Casa Carvalhal

Praia Fluvial das Fragas de São Simão (Figueiró dos Vinhos)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoQuer estar em sintonia com a natureza, dar uns mergulhos, desfrutar de uma paisagem brutal e ainda visitar uma Aldeia de Xisto? Então, o que procura é a Praia Fluvial das Fragas de São Simão, uma das nossas praias fluviais de eleição no centro de Portugal.

A praia é simplesmente deliciosa e fica mesmo ao lado da Aldeia de Xisto de Casal de São Simão. Para lá chegar, tanto pode ir de carro como percorrer a pé um curto (e super agradável!) percurso pedestre, inserido nos Passadiços das Fragas de São Simão, que liga a aldeia e a praia fluvial em pouco mais de 15 minutos a pé.

A nível de infraestruturas de apoio tem mais do que o suficiente para um dia bem passado: nadador salvador, bar de apoio, parque de merendas com churrasqueiras e os habituais balneários/WC.

Dica VagaMundos: não deixe de subir até ao Miradouro das Fragas de São Simão percorrendo os fantásticos Passadiços das Fragas de São Simão que ligam a praia fluvial ao miradouro. As vistas são simplesmente brutais!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial das Fragas de São Simão: 39°54’55.9″N 8°19’10.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial das Fragas de São Simão

Hotel Rural Solar Das Freiras | Quinta do Sobral | Hotel Rota Malhoa

Praia Fluvial do Lago Azul (Ferreira do Zêzere)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoA Albufeira da Barragem de Castelo de Bode é a “casa” de uma das melhores praias fluviais do centro de Portugal. Estamos a falar da Praia da Castanheira mais conhecida pelo nome de Lago Azul.

As águas são limpas e cristalinas, tem duas fantásticas piscinas flutuantes, marina, um dos cable parks do Wakeboard Portugal… E as paisagens são mesmo de cortar a respiração! Se procura um local paradisíaco para relaxar ou praticar desportos náuticos, pode ter a certeza que o Lago Azul do concelho de Ferreira do Zêzere não o vai desapontar.

Dica VagaMundos: Aproveite também a sua visita ao Lago Azul e vá conhecer a vizinha Aldeia Templária de Dornes. Se gosta de uma boa caminhada, não deixe de percorrer o Trilho Vigia do Zêzere em Dornes. As vistas sobre a albufeira são de cortar a respiração!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Lago Azul: 39°40’32.6″N 8°13’50.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Lago Azul

Estalagem Lago Azul | Alojamento do Zêzere | Casa do Adro Hotel

Praia Fluvial do Trízio (Sertã)

A Praia Fluvial do Trízio é a rainha das praias fluviais do concelho da Sertã, e outra das nossas praias fluviais de eleição na região do centro de Portugal.

Também fica localizada na Albufeira de Castelo de Bode e para além de ser super espaçosa está provida de excelentes infraestruturas de apoio. Para começar é aqui que se encontra o Centro Náutico do Zêzere, onde pode alugar embarcações para navegar pelas plácidas águas do rio Zêzere e praticar canoagem, jetski e wakeboard (o Trízio tem mais um dos cable parks da Albufeira de Castelo de Bode).

Mas há mais, muito mais. Tem bar e restaurante, piscina flutuante, parque infantil, loja náutica e até mesmo um parque de campismo para poder pernoitar. Literalmente, aqui não lhe falta nada para um dia de verão em cheio!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Trízio: 39°43’47.4″N 8°13’54.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Trízio

Estalagem Lago Azul | My Lake | Convento Da Sertã Hotel

Clique para conhecer mais Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode

Praia Fluvial Açude do Pinto (Oleiros)

A Praia Fluvial do Açude do Pinto é a nossa praia fluvial favorita do concelho de Oleiros e não temos dúvidas que é uma das mais belas do centro de Portugal.

Fica a dois passos da vila e tem um excelente relvado e muitas sombras que ladeiam duas piscinas deliciosas, uma para os adultos e uma pouco profunda para as crianças. Ambas as piscinas são alimentadas pelas puras águas da ribeira de Oleiros, que inclusivamente lhe valeram a atribuição do galardão de Praia de Ouro.

No que a infraestruturas de apoio diz respeito, está super bem munida, contando com um aprazível bar, balneários, parque de merendas com grelhadores e um parque infantil que faz a delícia da garotada. E se gosta de acampar, está com sorte: o parque de campismo de Oleiros fica mesmo ao lado da praia.

Dica VagaMundos: se gosta de cascatas, geomonumentos e passadiços, aproveite a sua visita à Praia Fluvial Açude do Pinto e vá percorrer os fantásticos Passadiços do Orvalho, que lhe permitirão conhecer a maravilhosa Cascata da Fraga de Água d´Alta e ao Cabeço do Mosqueiro, duas das maiores maravilhas naturais do concelho de Oleiros. Clique para mais informações e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial Açude do Pinto: 39°55’16.7″N 7°53’31.1″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial Açude do Pinto

Hotel Santa Margarida | Refúgios do Pinhal | Casa De Janeiro

Praia Fluvial do Penedo Furado (Vila de Rei)

Não foi de todo à toa que a praia fluvial do Penedo Furado foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural é a fórmula perfeita para um dia bem passado no meio da natureza.

A somar à beleza natural, a praia fluvial conta também com excelentes infraestruturas de apoio compostas por bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, parque infantil e casas de banho.

E a menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado, “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado. Para lá chegar, basta percorrer os fantásticos Passadiços do Penedo Furado. É fácil de perceber porque é que a colocamos nesta lista das melhores praias fluviais do centro de Portugal, não é?

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, não deixe de percorrer o surpreendente Trilho das Cascatas em Vila de Rei. Figura entre os melhores percursos pedestres de Portugal!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Penedo Furado: 39°37’32.7″N 8°09’44.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Penedo Furado

Villa Boutique | Casas da Ladeira | Apartamentos do Lago

Praia Fluvial de Cardigos (Mação)

Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal: como ir e dicas de alojamentoA Praia Fluvial de Cardigos, no concelho de Mação, é um verdadeiro oásis do Médio Tejo. Como tal, tinha de figurar na nossa lista das melhores praias fluviais do centro de Portugal.

Infelizmente, os contínuos fogos que, ano após ano varrem o concelho de Mação, destruíram muita da beleza envolvente. Ainda assim, a Praia de Cardigos apresenta condições de topo para desfrutar de agradáveis dias de calor com toda a família.

A praia, que mais parece uma prazenteira piscina natural, conta com zona de areia e relva perfeitas para estender a toalha, várias sombras naturais e chapéus de palha. Tem ainda um parque de merendas coberto com várias mesas e grelhadores, bar de apoio, balneários e uma área onde pode montar acampamento.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Cardigos: 39°42’29.2″N 8°00’49.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Cardigos

Apartamentos Rurais Casas do Lagar | Amoras Country House Hotel

Praia Fluvial do Malhadal (Proença-a-Nova)

Falar das melhores praias fluviais do centro de Portugal e não falar da Praia Fluvial do Malhadal seria um verdadeiro pecado.

Para começar tem um enquadramento paisagístico de deixar qualquer amante da natureza a babar. É que a Praia Fluvial do Malhadal fica idilicamente situada no sopé da Serra de Alvéolos, inserida numa extensa albufeira alimentada pelas cristalinas águas da Ribeira de Isa, completamente cercada por luxuriante vegetação.

Depois, tem uma piscina flutuante fantástica, dividida em duas áreas com profundidades diferentes, uma ponte flutuante que permite atravessar a ribeira a pé (que os mais valentes usam como prancha de mergulho nas refrescantes águas da albufeira), um excelente parque aquático mesmo ao lado (entrada paga), gaivotas e caiaques para alugar (não deixe de fazer um passeio ribeira acima) e infraestruturas de apoio excelentes. É impossível não cair de amores por esta praia fluvial da região centro de Portugal!

Dica VagaMundos: sugerimos que, numa pausa entre banhos, vá percorrer o Trilho do Malhadal, um pequeno percurso pedestre de somente 2 km de extensão (4 km ida e volta), que segue por antigas levadas e lhe permitirá conhecer os encantos da albufeira do Malhadal, como a ponte filipina, as azenhas e o açude da aldeia da Cabrieira. É um banho de natureza!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Malhadal: 39°47’47.2″N 7°57’10.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Malhadal

Amoras Country House Hotel | A Casa do Tio Tenente | Convento Da Sertã Hotel

Praia Fluvial do Agroal (Ourém)

A Praia Fluvial do Agroal é não só uma das melhores praias fluviais do centro de Portugal, mas igualmente uma das mais fotogénicas.

Fica localizada no concelho de Ourém, junto à maior nascente do rio Nabão, nascente essa que é contida numa piscina fluvial de sonho. Tem a particularidade de ser uma nascente cársica cujas águas tem propriedades terapêuticas benéficas para aparelho digestivo e pele. Mas fique já avisado de que a água é fria para chuchu!

É preciso muita coragem para fazer este tratamento de beleza da pele. Mas não se preocupe, se for muito fria para si, tem sempre o rio Nabão para uns mergulhos mais temperados.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Agroal: 39°40’44.1″N 8°26’05.1″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Agroal

Quinta da Alcaidaria Mor | Casa dos Ofícios | Horta dos Cedros

Praia Fluvial dos Olhos de Água (Alcanena – Santarém)

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros guarda uma das nossas favoritas dentre as praias fluviais do centro de Portugal, a praia dos Olhos de Água.

A praia está localizada mesmo ao lado da nascente do rio Alviela e é dotada de excelentes infraestruturas. A somar à praia, existe um espaço de lazer com parque de merendas, parque infantil, parque de campismo, restaurante, circuito de manutenção e vários percursos pedestres e de BTT.

Pode ainda aproveitar para visitar o Centro Ciência Viva do Alviela (onde pode aprender imenso sobre o Maciço Calcário Estremenho, a sua fauna e flora e ainda fazer fantásticas viagens 3D), o Canhão flúvio-cársico dos Amiais, a Janela Cársica e o Sumidouro da Ribeira dos Amiais, que podem ser observadas percorrendo o pequeno trilho Olhos de Água do Alviela – PR1 ACN.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial dos Olhos de Água: 39°26’39.8″N 8°42’39.5″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial dos Olhos de Água

Hotel Eurosol Alcanena | Hotel de Charme Casa da Amieira | Santarém Hotel

Mapa com a localização das Melhores Praias Fluviais do Centro de Portugal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias fluviais do centro de Portugal.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Aldeias do Xisto | Belmonte | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castro Daire | Coimbra | DornesEstações Náuticas Centro de Portugal | Ferreira do ZêzereFigueira da Foz | Fragas de São Simão | Manteigas | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Região do Oeste | OurémPassadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Santa Comba DãoSeia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ” seus Vagamundos”
    Belas propostas, conheço algumas e todas elas muito bonitas!… Todas diferentes!…
    Obrigado por partilharem connosco sítios tão maravilhosos!…
    “Não deixem de vagabundar”
    😃😃👍👍

  2. Amélia Carvalho Lopes

    Olá boa tarde adorei os locais que enumeraram. Conheço algumas dessas praias que considero maravilhosas. Muito grata pela vossa partilha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.