Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de Portugal

Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de Portugal

Anda à procura das melhores praias fluviais da Serra da Estrela? Então veio parar ao sítio certo, pois temos duas mãos cheias de idílicas praias fluviais para lhe revelar na serra mais alta de Portugal.

Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de PortugalSe ainda só conhece a Serra da Estrela no inverno, prepare-se para ser surpreendido… É que a Serra da Estela é de extremos! Tem um dos invernos mais frios de Portugal, mas tem igualmente um dos verões mais quentes do nosso retângulo. E quando a neve derrete e o calor aperta, a serra troca o branco pelo verde e as águas puras e cristalinas do degelo dão origem a um sem número de praias fluviais com uma envolvente natural estupenda.

Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de PortugalUmas são grandes, outras são pequenas; umas são super populares, outras quase secretas; umas têm todo o tipo de infraestruturas de apoio que possa imaginar, outras são quase selvagens; umas têm apaixonantes lagoas, outras imponentes cascatas.

Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de PortugalHá literalmente praias fluviais para todos os gostos na Serra da Estrela. O melhor de tudo é que todas elas são simplesmente perfeitas para desfrutar dos dias quentes de verão no meio da natureza e com total tranquilidade. E claro, para dar refrescantes mergulhos… Talvez até refrescantes demais.

Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de Portugal

Na preparação da sua viagem para conhecer as Praias Fluviais da Serra da Estrela sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de Portugal

Para além de uma breve descrição das melhores praias fluviais da Serra da Estrela, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização das praias, coordenadas GPS e sugestões de alojamento perto das respetivas praias fluviais.

Praia Fluvial do Paul – Covilhã

Se procura uma praia fluvial para se desconectar e desfrutar da natureza em estado puro, então a Praia Fluvial do Paul é “a sua praia”. Pequenas cascatas, piscinas naturais de águas cristalinas e uma envolvente natural ímpar fazem desta praia fluvial uma das melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

Existe um pequeno parque de estacionamento gratuito perto, mas não existem infraestruturas de apoio. Por isso, não se esqueça de trazer a sua merenda de casa.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Paul: 40°12’41.0″N 7°37’54.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Paul

Villa Silene | Sport Hotel Gym + SPA | TRYP Covilhã Dona Maria Hotel

Praia Fluvial de Unhais da Serra – Covilhã

Se procura uma praia fluvial na Serra da Estrela com infraestruturas de apoio de topo, então não vai ficar nada defraudado com a Praia Fluvial de Unhais da Serra.

Esta praia fluvial com vista privilegiada para a Serra da Estrela é composta por duas represas de água (uma delas com acesso para pessoas com mobilidade reduzida) alimentadas pelas cristalinas águas da Ribeira de Unhais.

Tem um extenso relvado, chapéus-de-sol, parque de campismo, café/restaurante, balneários parque de merendas e até um parque desportivo onde pode jogar uma futebolada ou vólei de praia com os amigos. Esta é inclusivamente uma das praias fluviais de Portugal melhor apetrechadas.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Unhais da Serra: 40°15’26.3″N 7°37’23.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Unhais da Serra

H2otel Congress & Medical SPA | Casa de Campo De Torneiros

Praia Fluvial de Vale do Rossim (Penhas Douradas) – Gouveia

A Praia Fluvial do Vale do Rossim, situada a mais de 1400 metros de altura, é a praia fluvial mais alta de Portugal e uma das nossas favoritas na Serra da Estrela.

Aqui vai encontrar um pequeno areal bordejando a lagoa azul num ambiente de montanha selvagem fenomenal. Por isso, para além dos mergulhos e dos habituais desportos náuticos, pode também partir à descoberta do Planalto Superior da Serra da Estrela, seja a pé, de bicicleta ou de Moto 4.

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada de alta montanha, recomendamos vivamente que vá percorrer o fantástico trilho que liga o Vale do Rossim à Nave da Mestra. O percurso tem sensivelmente 14 km de extensão. Para além da Nave da Mestra terá a oportunidade de conhecer o Vale das Éguas (de onde se avistam as Penhas Douradas) e atravessar a famosa fenda Talisca da Mestra. Clique aqui para ler mais informações sobre o trilho do Vale do Rossim à Nave da Mestra e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Praia Vale do Rossim: 40°24’06.3″N 7°35’15.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Vale do Rossim

Vale do Rossim Eco Resort | Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels | Luna Hotel Dos Carqueijais

Praia Fluvial de Valhelhas (Praia Fluvial do Rossio) – Guarda

A Praia Fluvial de Valhelhas, nas margens do rio Zêzere, é outra das praias fluviais da Serra da Estrela que apresenta excelentes infraestruturas de apoio.

A rainha das praias fluviais do concelho da Guarda está inserida numa enorme área de lazer, onde encontra um excelente parque de campismo (com espaço para autocaravanas), parque de merendas, bar de apoio com esplanada, casas de banho e chuveiros, extensos relvados junto à zona de banhos (com boas sombras) e uns convidativos passadiços, perfeitos para aquela curta caminhada pós-almoço.

Dica VagaMundos: durante os fins-de-semana de verão, a Praia Fluvial de Valhelhas costuma receber, à noite, vários espetáculos musicais (sobretudo em agosto). Se a ideia de escutar um bom som rodeado de natureza lhe parece bem, não deixe de consultar o cartaz. Quem sabe não passa por lá a sua banda favorita!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Valhelhas: 40°24’09.2″N 7°24’13.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Valhelhas

Casa Lagar Da Alagoa | Pousada de Belmonte | Hotel Belsol

Praia Fluvial da Relva da Reboleira – Manteigas

Anda à procura de uma praia fluvial na Serra da Estrela que combine um enquadramento paisagístico de sonho com excelentes infraestruturas de apoio? Então tem de ir conhecer a Praia Fluvial da Relva da Reboleira, uma autêntica pérola a uns meros 8 km de Manteigas.

A Praia Fluvial da Relva da Reboleira aproveita as cristalinas águas do rio Zêzere (pertíssimo da sua nascente) e como está inserida no Complexo da Unidade de Recreio e Lazer da Relva da Reboleira não lhe vai faltar nada. A nível de infraestruturas conta com um bom parque de campismo, bar de apoio, balneários, parque de merendas e até mesmo uma pista de ski/snowboard (uma boa razão para regressar no inverno).

Mas o melhor de tudo é a verdejante paisagem que a rodeia: um banho de natureza com as montanhas da Serra da Estrela como pano de fundo. Para ser um verdadeiro paraíso na terra só precisava mesmo de um esquentador para aquecer as gélidas águas do rio Zêzere!

Dica VagaMundos: se é fã de caminhadas, tem mais uma boa razão para ir conhecer a Praia Fluvial da Relva da Reboleira. É que daqui arrancam dois percursos pedestres de Manteigas: o PR10 MTG – Rota da Azinha (18 km circular) e o PR8 MTG – Rota da Reboleira (16 km circular).

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Relva da Reboleira: 40°24’43.6″N 7°28’01.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Relva da Reboleira

Hotel Berne | Casa Das Obras | Casa de São Lourenço

Praia Fluvial de Loriga – Seia

O cenário envolvente da Praia Fluvial de Loriga é simplesmente maravilhoso. A praia, que é no fundo uma série de pequenas piscinas fluviais, fica situada num vale glaciar e está rodeada de imponentes montanhas que nos fazem sentir tão pequeninos.

As águas que alimentam as piscinas provêm da ribeira de Loriga e são tão límpidas e cristalinas que até nos fazem questionar se não estaremos noutras latitudes mais tropicais. Contudo basta um mergulho para confirmar que estamos em plena Serra da Estrela.

Apesar das águas serem geladas, esta é, sem sombra de dúvidas, uma das praias fluviais mais bonitas da Serra da Estrela.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Loriga: 40°19’38.3″N 7°40’42.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Loriga

Casa da Fonte Sagrada | Loriga Hostel – Feel Nature | Casa da Carvalha

Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros – Seia

Só conhecemos a Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros em 2019 e foi logo direitinha para a nossa lista das melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

A praia está enquadrada numa miríade de afloramentos graníticos e no deslumbrante Souto da Lapa (um maravilhoso bosque de carvalhos centenários). Com a ajuda de uma represa, que segura as águas da ribeira da Caniça, foi criada uma maravilhosa piscina natural. Uma autêntica infinity pool patrocinada pela natureza! E com uma mãozinha do homem, claro está! Tem bar de apoio mesmo ao lado, balneários e parque de merendas com grelhadores.

E a cereja no topo do bolo é que bem pertinho da praia vai encontrar uma mão cheia de cascatas (entre as quais as quedas de água da Caniça), e a curiosa formação rochosa dos Cornos do Diabo e o Buraco do Sumo, uma zona onde a ribeira corre subterraneamente, por baixo de enormes blocos de granito. Para tal basta percorrer o trilho Rota da Caniça. Clique para saber mais e para descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial Lapa dos Dinheiros: 40°23’06.5″N 7°41’49.6″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial Lapa dos Dinheiros

Casas do Soito | Casa do Vidoeiro | Casas do Terreiro

Praia Fluvial do Poço da Broca – Seia

A Praia Fluvial da Cascata do Poço da Broca tem um enquadramento paisagístico tão deslumbrante que não resistimos a incluí-la na nossa seleção das praias fluviais mais bonitas da Serra da Estrela.

A praia fica localizada no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela, mais concretamente na pequena aldeia de Barriosa. Para além da intrínseca beleza da cascata, formada pelas puríssimas águas da Ribeira de Alvôco, tem também à sua espera uma excelente praia fluvial, que faz a delícia de miúdos e graúdos nas tórridas tardes de verão.

A nível de infraestruturas não é das mais bem apetrechadas, mas tem bar/restaurante (Guarda-Rios, referência na região) e casas de banho, ou seja, o essencial para um dia bem passado.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Poço da Broca:

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Poço da Broca

Plano5 | Casa da Padaria | Casa de Baixo Petit Hotel

Praia Fluvial do Sabugueiro – Seia

A Praia Fluvial do Sabugueiro é um pequeno tesouro escondido nas imediações da aldeia mais alta de Portugal. Fica situada a quase 1200 metros de altitude, mesmo no coração da Serra da Estrela, e como tal pode esperar águas cristalinas, mas super geladas.

A praia é formada por um pequeno açude, que retém as águas da ribeira da Fervença, e apesar de ser pequena em tamanho tem um cenário envolvente tão bonito que não cedemos à tentação de a incluir na nossa lista de praias fluviais mais bonitas da Serra da Estrela.

Aproveite e viagem e visite o Sabugueiro, terra de pastores e de tradições seculares como atesta o seu interessante museu etnográfico. Aprecie as suas castiças casas de granito, visite o forno comunitário e não deixe de provar a água da Fonte do Ferreiro. E claro, aproveite para comprar um belo queijo da serra, que aqui há dos bons.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Sabugueiro: 40°24’02.5″N 7°38’25.7″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Sabugueiro

Casa do Telheiro | Abrigo da Montanha Hotel Rural

Praia Fluvial da Vila Cova à Coelheira – Seia

O rio Alva guarda algumas das praias fluviais mais bonitas da Serra da Estrela, sendo que a nossa predileta é a Praia Fluvial da Vila Cova à Coelheira.

Fica pertinho de Seia e, para além do belo enquadramento paisagístico e da qualidade da água, tem como maiores trunfos a sua deliciosa zona balnear e o excelente parque de merendas, com zona para churrascos, repleto de sombras. Se gosta de um bom picnic, vai adorar esta praia. Para mais, conta com parque de campismo, parque infantil, bar de apoio e campo de jogos. Ah! E tem uma charmosa ponte medieval mesmo ao lado.

É pena as águas serem bem geladinhas, mas isso é o prato do dia nas praias fluviais da Serra da Estrela.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Vila Cova à Coelheira: 40°22’44.1″N 7°44’08.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Vila Cova à Coelheira

Chão do Rio | Casa do Vidoeiro | Casas do Terreiro

Praia Fluvial do Doutor Pedro (Senhora do Desterro) – Seia

A Praia Fluvial do Doutor Pedro foi a nossa mais recente descoberta no que a praias fluviais da Serra da Estrela diz respeito. Fomos fazer uma caminhada pela Mata do Desterro seguida de uma revisita ao Museu Natural da Eletricidade de Seia e aproveitamos a viagem para a ir conhecer.

E ficamos encantados com a descoberta. A praia está inserida na Mata do Desterro, logo, quanto à beleza natural envolvente, estamos conversados. Some-lhe uma idílica piscina natural, um excelente parque de merendas e uns maravilhosos passadiços pelo meio do bosque, paralelos ao rio Alva, e percebe logo porque é que se tornou logo uma das nossas praias fluviais da Serra da Estrela favoritas.

Dica VagaMundos: junte o útil ao agradável da sua visita à Praia Fluvial do Doutor Pedro para visitar o Museu Natural da Eletricidade de Seia e ir conhecer o impressionante Santuário da Nossa Senhora do Desterro. Aproveite igualmente a viagem para almoçar no Restaurante da Margarida e prove a sua maravilhosa chanfana à Senhora do Desterro (para nós, é a melhor da Serra da Estrela) e os secretos com migas de alheira. Mais tarde vai-nos agradecer a dica!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Doutor Pedro (Senhora do Desterro): 40°23’55.3″N 7°41’12.2″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Doutor Pedro (Senhora do Desterro)

Casa do Vidoeiro | Casas do Terreiro | Casa da Ribeira do Círio

Anda à procura da praia fluvial perfeita? Então não deixe de espreitar os seguintes artigos:

Mapa com a localização das Melhores Praias Fluviais da Serra da Estrela | Centro de Portugal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias fluviais da Serra da Estrela.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Cascata da Cabreia | Cascata da Pedra da Ferida | Castelo de Bode | Coimbra | Fragas de São Simão | Passadiços do Orvalho | Dornes | Monsanto | Óbidos | Penedo Furado | Peniche | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da LousãTomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.