Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de Lisboa

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de Lisboa

Praias incríveis a 1 hora de Lisboa: de Troia até Melides, sem falhar a badalada Comporta, abrace a energia que o azul deste mar lhe traz.

Fala-se de praias a 1 hora de Lisboa e toda a gente pensa nas praias da Costa da Caparica ou da linha de Cascais. Se toda a gente pensa, toda a gente vai. Segue-se o tormento: tempo perdido em filas de trânsito intermináveis, voltas e voltas para encontrar um lugar de estacionamento, e o espaço na areia para estender a toalha é como encontrar uma agulha num palheiro. Pois saiba que leva menos tempo a chegar à mais distante destas praias paradisíacas!

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaSinónimo de areais a perder de vista e águas do estilo Caribe (de aspeto, pelo menos), eis um destino privilegiado para abraçar o verão. Começando a norte nas praias de Troia, passando pelas glamorosas praias da Comporta até à menos conhecida praia de Melides a sul, há uma linha contínua de areia e mar salgado de águas límpidas.

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaSão 45 km de costa atlântica enquadrada por delicadas dunas de areia branca entrecortadas pelas, igualmente delicadas, arribas fósseis de tons ocres que só adicionam mais beleza à paisagem. Não levámos a fita métrica, mas levámos a geleira, a toalha king size, o chapéu de sol e um protetor solar XXL, para não ficar estilo lagostas.

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaA cereja no topo do bolo? Mais espaço, menos gente! Nas praias de Troia, Comporta e Melides há sempre espaço para si. E se não se importar de andar um bocadinho mais, ainda corre o risco (salutar) de encontrar a sua “praia deserta”, mesmo em plena época balnear.

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaTudo isto define a linha de costa alentejana, com o areal mais extenso em Portugal e o terceiro maior do mundo, que compreende várias praias em Troia, Comporta e Melides. Portanto… Rume a sul! Se for inteligente, finta o aborrecimento e o stress das filas de trânsito esquivando-se pela Ponte Vasco da Gama. Mas é só uma ideia. Depende do dia e da hora, porque isto do trânsito nunca é de fiar.

Melhores praias de Troia, Comporta e Melides: praias a 1 hora de Lisboa na Costa Alentejana

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaSe a sua alma é feita da espuma das ondas e de água salgada, estas são as praias de Troia Comporta e Melides que não vai querer perder. Para desfrutar destes paraísos de sol, areia e mar, pode optar pela travessia do rio Sado nos ferries que saem de Setúbal. Ou pega nesse dinheiro, faz mais uns quilómetros de autoestrada via Alcácer do Sal e ainda chega para uns gelados ou cervejinhas.

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaA distância pode ser maior, mas o tempo que poupa vale ouro. E das opções que há de praias a 1 hora de Lisboa, estas são o mais próximo de praia paradisíaca que se encontra. Não esqueça o protetor solar que o sol não brinca em serviço nestas praias de Troia e Comporta.

Praia Troia-Mar

Das praias de Troia é a primeira de mar. Calmo. Protegida pelo cordão de dunas que cinge o areal em forma de meia-lua e marca o extremo norte da Península de Troia, a Praia Troia-Mar é das mais cénicas por causa da vista desafogada para a Serra da Arrábida (que abriga umas quantas praias invejáveis). Por isso, é das mais populares e concorridas. Ainda assim, tem espaço de segurança para 3500 banhistas.

É uma praia de caraterísticas urbanas, ou seja, tem apoios de praia como bar/restaurante, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Troia. Perto dos empreendimentos turístico, da estrada e do cais dos ferries. E é de fácil acesso, por passadiços de madeira, para que ir à praia não seja uma estafa para ninguém. Inclusivamente, este agradável passadiço vai até à Marina de Troia (cerca de 1,5km), elevado para proporcionar uma vista desafogada sobre a paisagem. Há uma escola de vela e windsurf por perto e tem ainda espaços equipados para a prática de voleibol, futebol e rugby.

Praia Troia-Bico das Lulas

Se nasceu para ser do sol, da areia e do verão com uma pitada de paisagem cénica, a Praia Troia Bico das Lulas tem a sua cara. Ainda com a Arrábida no horizonte é a primeira virada ao Oceano Atlântico dos quilómetros de areal da “língua” dunar de Troia. O areal da Praia Troia Bico das Lulas é bastante amplo. Nasceu do sistema dunar que está protegido por um comprido passadiço de madeira que dá acesso à zona de banhos.

Temperatura da água aceitável. Mar calmo e ondulação baixa para deixar as crianças brincarem à vontade. Tal deve-se aos bancos de areia a 600 metros da costa que abrandam o mar agitado e funcionam quase como quebra-mares. Se o vento estiver de feição, tem ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Voleibol, futebol e rugby na areia. Também tem serviços de apoio a banhistas (1900 lot. max.).

Praia da Questa

Esta é a única praia não concessionada e sem vigilância cujo acesso pode ser feito através duns passadiços de madeira desde a urbanização do Troia Resort. Tem é que ir preparad@ para dar ao chinelo para lá chegar. Sinceramente, só demos com ela porque calcorreamos todas as vias possíveis para chegar ao mar por aquelas bandas. E descobrimos uns passadiços que terminavam na praia, sem nada em redor senão areia branca e mar azul! Portanto, esqueça os gelados e cervejinhas a não ser que os traga na geleira às costas.

Praia Troia Galé

Esta é uma praia mais sossegada que as “vizinhas” a norte, ideal para quem procura um dia calmo nas praias de Troia com características urbanas. Mais calmo ainda se andar para sul ao longo do areal da Costa da Galé. Concessionada pelo empreendimento turístico de Troia, a Praia de Troia-Galé é a que fica mais distante do aldeamento.

Com um areal muito extenso, banhado por um mar tranquilo beneficiando ainda da proteção natural dos bancos de areia na costa. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtém-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida, o que faz desta uma das mais bonitas praias de Troia e Comporta. Um privilégio só acessível a 1300 banhistas.

Praia Atlântica

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaAssim que entrar no mar, deixe para trás toda a correria do dia a dia, renove-se e sinta que se transforma numa sereia. Ou num tritão. A Praia Atlântica é acedida atravessando o complexo turístico Soltroia, dotado de completas infraestruturas de apoio no Soltroia Beach Club.

Com mar límpido e tranquilo, de rebentação suave. Com alguma sorte ainda avista uma família de golfinhos que gostam de dar o ar da sua graça por estas bandas. Pode salvaguardar mais espaço dos restantes 1300 banhistas permitidos, caminhando para norte ou para sul. Esperamos que, depois de restaurados, os passadiços facilitem a busca de distanciamento.

Nota importante: do Complexo Turístico Soltroia à próxima vedeta das praias de Troia e Comporta, há nove quilómetros de N253 com areais desertos e selvagens de mar à direita e de rio à esquerda. Uma das coisas que mais nos entristece é ver carros pessimamente mal estacionados à borda da estrada. Por muito tentador que pareça, NÃO SÃO PRAIAS OFICIAIS. A Península de Troia é um sistema dunar virgem muito frágil, cuja biodiversidade devemos respeitar, preservar e defender acima de tudo. Já destruíram muito da única duna marítimo-fluvial com mais de dois mil anos de existência que temos em Portugal. Não seja mais um.

Praia da Comporta

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaÉ daquel@s que conta as horas para ir para a praia? Que tal uma a pouco mais de 1 hora de Lisboa? Quase com honras hollywoodescas, a praia da Comporta é a vedeta das praias de Troia e Comporta. Ainda preserva a sua beleza natural das dunas, areal branco e mar “caribenho”, protegida por uma mancha de pinhal e campos de arroz. Poucos sabem que foi das primeiras praias do concelho de Grândola a ser galardoada com Bandeira Azul pela qualidade das suas águas, a par da Praia Tróia-Mar e Praia Troia-Galé acima mencionadas (sim, Troia pertence ao concelho de Grândola).

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaLinda. Fantástica. Maravilhosa. Belíssima. Agradável. Magnífica. Perfeita. Espetacular. São apenas alguns dos elogios rasgados que merece. E não somos nós a dizer (muito embora, concordemos com todos). São as pessoas que a conhecem e, verão após verão, regressam sem hesitar àquele que consideram ser o melhor refúgio de sossego e espaço para dourar a pele e salgar a alma. Tanto os que se aventuram nas águas do mar como os que não arredam pé do conforto da esplanada, são unânimes: the best! Venha cedo, porque enche depressa.

Praia do Carvalhal

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaQuem a viu e quem a vê! Era das praias de Troia e Comporta mais conotadas com “ninguém à vista”. Agora, de cara lavada, acessos estupendos e infraestruturas de primeira, a Praia do Carvalhal arrecada galardões Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível. E veraneantes!

Se não for um dos primeiros 2000 a chegar à Praia da Comporta, faca a agradável viagem de carro até à Praia do Carvalhal. Há mais 2000 lugares aqui que pouco ou nada deixam a desejar à “vizinha”. Se assim não fosse, o Sublime Comporta não teria aqui instalado o novo bar de praia. O mar já reúne condições para surf, bodyboard ou kitesurf, há até uma escola. Irresistível também para birdwatching, já que os habitats naturais da Lagoa da Travessa e a Lagoa Formosa são mesmo ao lado.

Praia do Pego

Para os sonhadores: águas cristalinas, azul-turquesa aqui, verde-esmeralda ali. Areia branca e fina. Cenário paradísico. Deserta a sul. Quase deserta a norte. Magníficos passeios à beira-mar.

Para os pragmáticos: vigiada. Bons acessos, bons apoios de praia e bons equipamentos. Ambiente familiar sossegado. Mar calmo e ondulação baixa para as crianças andarem à vontade.

A fechar o cordão dunar que dá areia branca e fina às praias de Troia e Comporta está a Praia do Pego. Cada vez mais procurada pelos veraneantes. Talvez pelas infraestruturas melhoradas do parque de estacionamento, do bar/restaurante, dos passadiços na praia. Talvez pela beleza natural das dunas, pinhal e campos de cultivo em redor da Lagoa Formosa. Talvez por causa dos quilómetros de “praia deserta” que se estendem para sul que, nos dias que correm, são sinónimo de distanciamento social e paz de espírito. Vá lá e decida por si. Mas vá cedo.

Praia da Galé-Fontaínhas

As praias de Troia e Comporta mais badaladas ficaram para norte, mas a aventura continua. Para sul e até à praia de Melides ainda há alguns tesouros bem guardados. Eis que chegamos ao último terço dos 45 km de mar que banha o concelho de Grândola. O cenário muda com a Arriba Fóssil da Galé. As dunas dão lugar a arribas areníticas com 5 milhões de anos.

Pisamos a Praia da Galé-Fontaínhas e, num instante, regressamos à Capadócia. Mas aqui dá pra ir a banhos. O acesso é a pé, cruzando o parque e campismo. Isto se quiser ficar na área vigiada e concessionada onde estão todos os apoios para banhistas. Senão, o melhor acesso é no lado norte, sempre junto ao gradeamento do parque de campismo e descendo a arriba pelas escadas de madeira e cimento. Depois é só abrir o chapéu de sol e estender a toalha É só preciso ter cuidado com as falésias sinalizadas com perigo de derrocada. Boas para apreciar, não para se “deitar à sombra da bananeira”.

Praia da Aberta Nova

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaBenvind@ à Praia da Aberta Nova, a mais recôndita das praias de Troia, Comporta e Melides. Para lá chegar é preciso carro e passageiros capazes de aguentar um bom pedaço de estrada de terra batida. Mas, assim que se desce a arriba, damos por bem empregue o esforço.

É um pedaço de paraíso da Costa Alentejana, de mar temperamental e natureza em estado puro, quase selvagem. Só os galardões de qualidade, o nadador-salvador e o Bar dos Tigres, a darem apoio simples na época balnear, nos lembram que não é selvagem. Um dia neste “escritório” pode ser passado a olhar para o teto feito de céu, ou para as paredes de areia dourada e mar azul infinito. Apartados nas franjas, para não chocar os mais castos, há os que só usam cabelo de sal, pele de sol e alma de mar.

Praia de Melides

É a mais distante das praias de Troia, Comporta e Melides mas fica a 1 hora e meia de Lisboa. O melhor é que funciona como um dois em um. Lagoa ou Mar? A Praia de Melides ganhou o nosso favoritismo das praias de Troia, Comporta e Melides logo na primeira visita. E anos depois, ainda não perdeu estatuto.

O areal dá acesso tanto a banhos na enorme e mais calma Lagoa de Melides (ideal para famílias), como a mergulhar diretamente no Atlântico. Não há muitos vizinhos de que fugir, mas se isso for determinante, saiba que há espaço de sobra na Praia de Melides. Também não faltam serviços de apoio completos e com opção.

Onde ficar a dormir perto das praias de Troia e Comporta? Sugestões de alojamento

As praias de Troia, Comporta e Melides são tão perfeitas para escapadinhas de beach hopping, como para aquelas férias de verão mais que merecidas. Reserve tempo para si e para conhecer os cantos à casa. Faça das praias de Troia, Comporta e Melides o seu destino de praia. Verá que duas semanas dedicadas a ficar de papo para o ar nunca lhe souberam tão bem.

A primeira grande decisão a tomar quando começa a planear as suas férias nas praias de Troia, Comporta e Melides é escolher onde ficar alojado. Considere montar base numa só localidade para fazer as suas explorações das melhores praias de Troia a Melides. Tem as vantagens de exigir menos logística e tornar a experiência mais relaxante (andar a fazer e desfazer malas é sempre chato, sobretudo quando se viaja com crianças).

Se procura algo mais prático e cómodo, reservar hotel em Troia é provavelmente a sua melhor aposta. Para além de ter tudo o que possa precisar, Troia reúne as melhores praias urbanas com condições para toda a família. O leque de escolha é amplo: desde hotéis requintados e aparthotéis, apartamentos ou villas, frente à praia ou com piscina, com Spa ou para golfe, para 2 ou para a família toda.

Hospedar-se na Comporta é a melhor opção para dividir as distâncias a meio na sua descoberta das melhores praias entre Troia e Melides. A fasquia da qualidade foi elevada para responder ao hóspede mais exigente. O desempate na escolha pode depender dos serviços de excelência disponibilizados. Mas também há hotéis económicos na Comporta. Escolha o melhor para si e para a família, entre hotéis com piscina ou casas de férias, com cozinha ou pet-friendly.

Melhores Praias de Tróia, Comporta e Melides: praias incríveis a 1 hora de LisboaSe é mais aventureiro, reservar alojamento em Melides pode ir mais de encontro ao seu gosto já que gosta de temperar as férias com uma pitada de adrenalina no seio da natureza. A pequena povoação tem os serviços básicos para satisfazer as necessidades mais prementes dumas férias, como farmácia, mercearia, supermercado e muita restauração. Regra geral, em Melides encontra alojamento mais económico, muito na categoria casas de férias. O que prefere? Com piscina? Com cozinha? Pet-friendly?

Alojamento em Troia

Para o hóspede exigente, o Troia Design Hotel é um hotel de 5 estrelas de luxo aliado ao conforto com um design único, vistas deslumbrantes, casino, Spa e 2 piscinas exteriores, uma de borda infinita.

Privacidade, modernidade e conforto, descrevem os apartamentos autossuficientes do Troia Residence Apartamentos Acala, com espaços pensados para o bem estar, Spa e piscina exterior incluídos.

Com a praia Atlântica a dez minutos, a casa de férias Soltroia lake Dream house é a melhor opção para uma família ou grupo de amigos que procura férias mais privadas e reservadas, num ambiente único e privilegiado.

Veja arrendamentos de férias em Troia ao seu estilo

Alojamento em Comporta

Uma fatia de natureza intocada em simbiose perfeita com o design e conforto do hotel Sublime Comporta Country Retreat & SPA, onde o tempo é exclusivo seu. Escolha entre a praia ou as piscinas (uma delas biológica), picnics no pinhal ou em lagos secretos, caminhadas nas dunas selvagens ou nos arrozais, passeios de bicicleta ou a cavalo, tratamentos de Spa ou massagens, deleites nos restaurantes ou nos bares… Há uma equipa fantástica para satisfazer todos os seus desejos.

Encontre e reserve alojamentos únicos na Comporta

Alojamento em Melides

Na aldeia de Melides pode reservar alojamentos despretensiosos que em nada comprometem o conforto. Opte pela casinha de aldeia para umas férias prolongadas com os serviços todos à mão de semear…

um alojamento de turismo selvagem muito eco-friendly, com piscina biológica, para estar a sós com a natureza…

Ou um alojamento de turismo rural, uma country house com comodidades de hotel que é o lugar ideal para retemperar energia. Take your pick!

Veja disponibilidade e preços do alojamento em Melides

Dica VagaMundos: Antes de calçar o chinelo e pôr a toalha ao ombro, consulte a aplicação Info Praia para saber como estão as respetivas ocupações. Por experiência própria, não é infalível, mas pode ser útil quando lhe fizerem as melhorias prometidas. Disponível na App Store e no Google Play.

Mapa das melhores praias de Troia, Comporta e Melides, praias paradisíacas a 1 hora de Lisboa


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa das melhores praias de Troia, Comporta e Melides, a 1 hora de Lisboa.

Dica VagaMundos
Se procura mais ideias de escapadinhas não deixe de espreitar estas 27 sugestões de passeios perto de Lisboa. Vai ver que não é preciso ir muito longe para ter uma verdadeira sensação de evasão!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado, sendo que a IATI tem vários seguros com excelentes coberturas COVID-19 a preços muito acessíveis. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.