É na cidade santa de Pushkar que se encontra o principal templo dedicado ao Deus Brahma, o criador do mundo segundo o hinduísmo.
O enorme lago de Pushkar é o centro religioso da pequena cidade, estando rodeado de templos e gahts. São aos milhares os peregrinos que se banham nas águas do lago e as ruas em redor são uma verdadeira explosão de cor.
Lago de Pushkar
Peregrino em meditação
O lago ao cair da noite
A fileira de pedintes num dos principais acessos ao lago de Pushkar
As ruas de Pushkar por altura da feira estão sempre pejadas de pessoas
Todos os locais são propícios para se montar uma banquinha de venda
A explosão de cor atinge o topo na entrada do Templo de Brahma
Templo de Brahma
Por ser uma Cidade Santa a venda de álcool é estritamente proibida na cidade. E para além do álcool é também proibido comer carne ou peixe. Ou seja o vegetarianismo não é uma opção para quem visita Pushkar, mas sim um imperativo. Mas a comida é super deliciosa, por isso não vão passar fome!
Pushkar per si merece indubitavelmente visita, mas se conseguirem conciliar a mesma com a Feira Anual de Camelos (que ocorre nos finais de Outubro/inícios de Novembro – durante a lua cheia do mês lunar Hindu de Kartika) podemos afiançar que será fascinante.
Foi o que fizemos, e ficamos impressionados com aquele que é o mais badalado festival de todo o Rajastão.
Estima-se que a feira recebe mais de 10000 camelos, o que faz dela uma das maiores feiras de camelos de todo o mundo. Escusado será dizer que a feira atrai também milhares de turistas, autênticos exércitos de fotógrafos e equipas de dezenas de estações de televisões.
Apesar da multidão, do pó e do calor achamos a experiência verdadeiramente épica. As fotos que se seguem dão uma boa ideia da imensidão da feira e dos seus ritos e costumes.
Camelos vestidos a rigor
“Camel Chariot”
Feira que é feira tem de ter mercado!
Compras feitas!
Hora da bucha!
Despensa
Foto de Grupo para mais tarde recordar
Selfie
Hora de ir ao barbeiro
“Fiquei todo janota”
“Eu também”
“Ninguém tem mais pinta que eu!”
Feira ecológica – as mulheres e crianças recolhem as fezes dos camelos para fazerem fogueiras
“Cooking Masala”
“Vamos lá fazer negócio!”
Corridas de Camelos
“Aquilo das corridas parece muito cansativo. Vamos antes dar uma relaxada!”
Hora da pinga que isso dos camelos não beberem água é um mito do deserto!
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.
No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
2 COMENTÁRIOS
Olá Vagamundos!! Estou a adorar ler os vossos posts da Índia, de todos estes locais diferentes e maravilhosos por onde também já passei há muitos anos. Vejo com muito agrado que o colorido que caracteriza o Rajastão se mantem. 🙂 Gostei especialmente deste post de Pushkar. Lembro que foi um dos meus sítios preferidos mas na altura não tive oportunidade de conciliar com a feira de camelos. Fantástica experiência! Um grande beijinho para vocês e boas viagens!
Olá Vento no Cabelo! Obrigado pelo comentário. Ficamos muito contentes por estares a gostar das nossas crónicas. Antes de irmos andamos a ler as tuas 🙂 A Índia é de facto fascinante e ficamos com muita vontade de voltar e explorar o tanto que ficou por ver. A Feira de Camelos de Pushkar foi um dos pontos altos da nossa viagem. Recomendamos 🙂
Beijinhos nossos e boas viagens por esse mundo fora
Olá Vagamundos!!
Estou a adorar ler os vossos posts da Índia, de todos estes locais diferentes e maravilhosos por onde também já passei há muitos anos. Vejo com muito agrado que o colorido que caracteriza o Rajastão se mantem. 🙂
Gostei especialmente deste post de Pushkar. Lembro que foi um dos meus sítios preferidos mas na altura não tive oportunidade de conciliar com a feira de camelos. Fantástica experiência!
Um grande beijinho para vocês e boas viagens!
Olá Vento no Cabelo!
Obrigado pelo comentário. Ficamos muito contentes por estares a gostar das nossas crónicas. Antes de irmos andamos a ler as tuas 🙂 A Índia é de facto fascinante e ficamos com muita vontade de voltar e explorar o tanto que ficou por ver. A Feira de Camelos de Pushkar foi um dos pontos altos da nossa viagem. Recomendamos 🙂
Beijinhos nossos e boas viagens por esse mundo fora