Se anda à procura de um bom trilho na Figueira da Foz, para intercalar com os banhos de mar e passeios pelas extensas praias de areia branca, vai adorar a Rota das Salinas da Figueira da Foz, um dos percursos pedestres que mais nos enche as medidas no litoral da região de Coimbra.
O percurso não apresenta qualquer tipo de desníveis o que, aliado à sua curta extensão, faz dele um trilho perfeito para se fazer em família, mesmo com crianças pequenas ou pessoas mais idosas. A única dificuldade que irá encontrar na Rota das Salinas é mesmo a sua enorme exposição solar, pelo que nos meses de verão, recomendamos vivamente que opte por percorrê-lo ao início do dia ou ao final da tarde.
A Rota das Salinas arranca e termina junto ao Núcleo Museológico do Sal, situado a dois passos do pequeno povoado de Armazéns, onde pode aprender mais sobre este ofício secular que ainda se mantem vivo na Figueira da Foz. Pode, até mesmo, colocar os pés de molho nas águas das salinas, num pedarium criado para o efeito (a água tem comprovados efeitos terapêuticos).
Ao longo do percurso da Rota das Salinas terá a oportunidade de conhecer a Salina do Corredor da Cobra (adquirida e ativada pelo município da Figueira da Foz) e mais uma mão cheia de salinas (também chamadas de marinhas) que ainda se encontram em exploração. Nelas, e com um pouco de sorte, poderá observar as rotinas dos homens que tratam a arte da extração do sal por tu. É um autêntico museu vivo!
Para além das salinas, os grandes destaques do trilho da Rota das Salinas da Figueira da Foz vão para o troço que segue junto à margem do rio Pranto (o último afluente do Mondego, no qual irá encontrar algumas embarcações típicas da região), para o posto de observação de aves e para os viveiros de piscicultura que irá ladear na parte final do percurso.
Conteúdo deste Artigo
Guia completo para visitar a Rota das Salinas | PR6 Figueira da Foz
Onde fica e onde começar a Rota das Salinas?
Como já referimos atrás, a Rota das Salinas da Figueira da Foz arranca e termina junto ao Núcleo Museológico do Sal, que dista somente 500 metros do centro da aldeia de Armazéns e 9 km do centro da Figueira da Foz.
No Núcleo Museológico do Sal irá encontrar alguns lugares para parquear a sua viatura. Contudo, nos fins-de-semana de verão, o mais certo é estarem todos ocupados. Se for o caso, pode estacionar a sua viatura nas laterais da estrada batida que liga Armazéns ao Núcleo Museológico do Sal ou, no limite, à saída da localidade de Armazéns.
É preciso pagar para percorrer a Rota das Salinas? Qual o preço dos bilhetes?
Não é preciso pagar bilhete para percorrer a Rota das Salinas da Figueira da Foz e, pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.
Só é necessário pagar bilhete para visitar o Museu do Sal algo que é completamente facultativo. Clique para consultar os preços atualizados e os horários do museu.
Quando ir percorrer a Rota das Salinas?
O trilho da Rota das Salinas da Figueira da Foz pode ser percorrido durante todo o ano. Contudo, se pretender fazer a caminhada nos meses de verão, sugerimos que opte por percorrer o trilho ao início do dia ou ao final da tarde pois, como já referimos, o percurso tem uma enorme exposição solar. Caso pretenda percorrer a Rota das Salinas noutra estação recomendamos que leve um bom casaco corta-vento pois o estuário do Mondego é, por norma, bastante ventoso.
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas;
- Snacks e água (o trilho é curto mas tenha em atenção que ao longo do percurso não há cafés nem lojas);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Casaco corta-vento (caso a previsão meteorológica aponte para dia ventoso);
- Binóculos, para poder observar as aves à distância;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico.
Trilho Rota das Salinas da Figueira da Foz: informações do percurso pedestre
O Trilho Rota das Salinas encontra-se relativamente bem sinalizado mas em alguns locais há espaço para melhorias, sobretudo no troço final do percurso. Por isso, pelo sim pelo não, recomendamos que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e que o leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho.
- Distância: 5 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Núcleo Museológico do Sal (Armazéns)
Mapa da Rota das Salinas da Figueira da Foz e track GPS para download (GPX e KLM)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a Rota das Salinas da Figueira da Foz.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir na Figueira da Foz? Sugestões de alojamento
Eurostars Oasis Plaza: hotel 4 estrelas com vistas espetaculares para o Oceano Atlântico. Está localizado em frente à praia, no centro da Figueira da Foz. Com piscina interior aquecida, Spa, tratamentos de beleza e bem-estar, e centro de fitness. Escolha o seu quarto com vista mar.
Malibu Foz Hotel: um hotel 4 estrelas com serviços de qualidade e quartos modernos, todos munidos de varanda. Ampla piscina exterior, restaurante e lounge bar, sala de cinema, kids club e centro de fitness. Estacionamento gratuito. A 5 minutos a pé da praia mas pode solicitar uma bicicleta do hotel. Verifique disponibilidade e preços.
Marina Charming House: uma guesthouse com excelente relação qualidade-preço e tratamento personalizado. Localização central, pertíssimo da praia do Forte de Santa Catarina, com um terraço que oferece vista mar, para a marina e para o Rio Mondego. Sossegado e charmoso. Fabuloso pequeno-almoço incluído. Reserve com antecedência.
Clique para ver mais opções de alojamento na Figueira da Foz
Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
- Melhores Trilhos de Portugal
- Melhores Trilhos de São Miguel – Açores
- Melhores Trilhos da Ilha Terceira – Açores
- Melhores Trilhos e Levadas da Madeira
- Trilhos do Alentejo
- Trilhos do Algarve
- Trilhos da Costa Vicentina
- Trilhos do Gerês
- Trilhos do Parque Natural Montesinho
- Trilhos da Serra da Arrábida
- Trilhos da Serra da Estrela
- Trilhos da Serra da Freita
- Trilhos da Serra da Lousã
- Trilhos da Serra de Sintra
- Trilhos do Vale do Guadiana
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!