Visitar Andaluzia | Sul de Espanha – roteiro e dicas de viagem

Visitar Andaluzia - Roteiro

A Andaluzia é uma das regiões mais fantásticas da Espanha e o facto de estar tão perto de Portugal faz dela um destino perfeito para uma Road Trip.

Sol quase o ano inteiro, excelente gastronomia, notáveis praias, imponentes montanhas, cidades vibrantes, sedutores “pueblos” e uma enorme mescla cultural (muito por “culpa” da presença árabe na região até finais do século XV), fazem da Andaluzia uma das nossas regiões favoritas na Península Ibérica.

Catedral de Sevilha

Este nosso roteiro da Andaluzia foca-se nos nossos locais favoritos e é ideal para uma primeira incursão por esta região do sul de Espanha.

Flamenco

Seguindo as nossas sugestões vai poder conhecer algumas das cidades mais emblemáticas da Andaluzia, dar um mergulho nas quentes águas do Mar Mediterrâneo, fazer uma inesquecível caminhada e passar por charmosos “pueblos” pelos quais se vai apaixonar.

Alhambra – Granada

É importante referir que o número de dias que sugerimos para o roteiro da Andaluzia pressupõe que a viagem é feita de carro e não inclui os dias de viagem do local de origem para Sevilha e vice-versa. Caso queira fazer este roteiro recorrendo a transportes públicos, o ideal é acrescentar pelo menos mais um par de dias.

Caminito del Rey

Mesmo que vá de carro, e caso tenha mais 2 ou 3 dias disponíveis para a sua viagem, recomendamos vivamente que dedique mais tempo para conhecer a vibrante Sevilha e que passe mais uma noite em Granada, para assim poder fazer uma visita à Serra Nevada.

Clique para consultar as melhores opções de aluguer de carros na Andaluzia

Roteiro da Andaluzia – 7 dias (1 semana) com os principais locais de interesse da Andaluzia

Dia 1 – Sevilha

Praça de Espanha de Sevilha

Começamos o nosso roteiro da Andaluzia pela sua vibrante capital. Um dia é manifestamente pouco tempo para conhecer Sevilha por isso terá de se focar nos principais highlights da cidade. Avisamos já que vai saber a pouco.

Sugerimos que comece o dia com uma visita à Praça de Espanha e ao Alcazar de Sevilha, onde a herança árabe está bem patente. Após visitar o imponente palácio, não deixe de fazer um passeio pelos seus maravilhosos jardins. Se for fã da série Guerra dos Tronos, é muito provável que tenha um momento déjà vu, pois os ditos jardins servem de cenário para os jardins de Dorne.

Alcazar visitado rume até ao coração da cidade velha de Sevilha para conhecer a sua histórica Catedral, última morada do famoso navegador Cristóvão Colombo. Não deixe de subir à Torre da Giralda que outrora foi um minarete. As vistas compensam o esforço.

Daí siga para Bairro de Santa Cruz. O antigo Bairro Judeu é um emaranhado encantador de estreitas ruelas e becos onde dá gosta caminhar à toa. Se ainda não almoçou, aproveite para tapear, pois este bairro é um dos melhores para se degustar as famosas tapas da Andaluzia. Não deixe também de passar pelos lindos Jardins de Murillo.

Termine a tarde com uma visita à Casa de Pilatos, um palácio que mescla na perfeição os estilos renascentista italiano e o mudéjar espanhol.

À noite sugerimos uma incursão pelo Bairro da Triana para uma animada noite de tapas e flamenco. É Sevilha no seu melhor! Clique para ver as melhores opções de alojamento em Sevilha.

Dia 2 – Sevilha – Córdoba

Mesquita de Córdoba

Neste segundo dia do roteiro da Andaluzia recomendamos que madrugue e que, antes de arrancar para Córdoba, dê um passeio pelas margens do Rio Guadalquivir e faça uma visita rápida à Torre del Oro.

A viagem até Córdoba demora apenas 2 horas logo consegue ter a tarde toda disponível para explorar a cidade.

Em Córdoba não pode deixar de visitar a famosa Grande Mesquita-Catedral de Córdoba, o Bairro Judeu e o centro histórico, o Alcazar de Los Reis, a Ponte Romana e as Portas de Sevilha, Almodóvar e do Poente.

Sugerimos que não tente ver tudo numa tarde. Guarde alguns dos pontos de interesse de Córdoba para a manhã do dia seguinte. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Córdoba.

Dia 3 – Córdoba – Granada

Córdoba

Depois de visitar os locais de interesse que lhe faltavam em Córdoba rume até Granada, cidade incontornável em todos os roteiros da Andaluzia.

Sugerimos que comece a sua descoberta de Granada pelo bairro do Realejo, antigo centro da atividade mourisca de Granada, vagueando pelas suas ruas labirínticas, típicas das cidades muçulmanas.

Daí prossiga para o centro da cidade e visite o mercado de Alcaiceria, a Catedral de Granada e a Plaza Nueva, onde vai poder encontrar vários e diversificados restaurantes, bares e esplanadas. É o local perfeito para terminar o terceiro dia do seu roteiro pela Andaluzia. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Granada.

Dia 4 – Granada – Alhambra

Alhambra

O 4º dia do roteiro da Andaluzia é quase todo ele dedicado a visitar o deslumbrante e gigantesco complexo de Alhambra. Construído pelos califas nos séculos XIII e XIV, Alhambra é por muitos considerado um dos mais belos locais do mundo. Inclusivamente, foi uma das 21 finalistas na gala das 7 Novas Maravilhas do Mundo, que decorreu em Portugal.

Daí, siga para Albaicin, o bairro árabe que fica localizado num pequeno morro mesmo à frente de Alhambra. O animado miradouro da praça de San Nicólas é o local perfeito para assistir ao pôr do sol com Alhambra e a Serra Nevada como pano de fundo. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Granada.

Dia 5 – Granada – Málaga

Málaga

Hoje o roteiro da Andaluzia vai conduzi-lo até à costa do Mediterrâneo, mais precisamente até Málaga, a cidade onde nasceu Picasso.

Os principais pontos de interesse de Málaga são a sua imponente catedral, a casa/museu Picasso, o Castelo Gibralfaro e Alcazaba, um forte muçulmano cuja construção se iniciou no século XI.

E claro, uma visita a Málaga nunca estaria completa sem um mergulho numa das suas praias banhadas pelo mar Mediterrâneo. E se o tempo não cooperar dá sempre para fazer uma relaxante caminhada à beira mar. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Málaga.

Dia 6 – Málaga – Caminito del Rey – Ronda

Caminito del Rey

Hoje é dia de madrugar e rumar a norte até aos desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo. Espera-o a maior aventura deste roteiro da Andaluzia: percorrer o fantástico e fotogénico Caminito del Rey.

O Caminito del Rey é um percurso linear e tem uma distância de aproximadamente 8km, sendo que 3 desses quilómetros são feitos nos passadiços suspensos sobre os desfiladeiros. No final do percurso existe um autocarro que o trás de volta para o ponto de partida do percurso pedestre.

Ronda

Uma vez terminada a aventure rume até Ronda, que fica a menos de uma hora de distância do Caminito. Com um pouco de sorte ainda consegue assistir a um soberbo pôr-do-sol do Mirador de Aldehuela e do Balcón del Coño. As vistas para Ronda e a sua famosa ponte sobre o rio Guadalevín são de cortar a respiração. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Ronda.

Dica: não vá para o Caminito del Rey sem ter reservado a entrada com antecedência pois os bilhetes estão quase sempre esgotados. Reserve com o máximo de antecedência possível através do site oficial: Reservas Caminito del Rey

Dia 7 – Ronda – Pueblos Blancos – Sevilha

Setenil de las Bodegas

Neste último dia do roteiro da Andaluzia tem mesmo muito para ver. Se tiver mais um dia disponível, adie o regresso a Sevilha para o dia seguinte e explore com mais calma os Pueblos Blancos.

Aproveite o início da manhã para cruzar uma vez mais a Ponte Nova de Ronda e visite o Palácio de Mondragón, as muralhas de Ronda, a Plaza Duquesa de Parcent e os Banhos Árabes.

Ronda visitada é hora de iniciar o regresso a Sevilha onde termina este roteiro da Andaluzia. Mas pelo caminho não deixe de visitar pelo menos um ou dois dos Pueblos Blancos. Os nossos favoritos são o Setenil de las Bodegas, Olvera, Zahara de la Sierra e Grazalema. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Sevilha.

Mapa do Roteiro da Andaluzia – 7 dias


Clique no canto superior direito para aumentar

Dica
Se procura mais destinos no Sul de Espanha não deixe de ler os nossos artigos sobre Barcelona e Benidorm.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.