Roteiro de Marrocos: o que visitar num itinerário de 7 e 15 dias

roteiro de marrocos

Sendo Marrocos um dos nossos destinos favoritos, não podíamos deixar de escrever um roteiro para visitar Marrocos. A nossa paixão pelo país, aliada à proximidade geográfica com Portugal, já nos levou a visitar Marrocos por quatro vezes o que nos levou a desenhar um igual número de roteiros de Marrocos.

Roteiro de Marrocos: o que visitar num itinerário de 7 e 15 dias
Ait Benhaddou

Apesar das enormes diferenças culturais entre Marrocos e Portugal, sentimos-nos estranhamente em casa. E a cada regresso a terras lusas nasce de imediato a vontade de regressar.

Roteiro de Marrocos: o que visitar num itinerário de 7 e 15 dias
Casablanca

Baseado na nossa experiência vamos propor-lhe não um, mas sim dois Roteiros para visitar Marrocos, ideais para uma primeira ou segunda incursão por terras marroquinas. Um será um roteiro de Marrocos de 7 dias, com o essencial de Marrocos para quem só tem uma semana disponível para viajar. Claro que o roteiro de 7 dias por Marrocos vai saber a pouco. E como tal montamos um roteiro de 15 dias, muito mais completo, com o que consideramos serem os melhores destinos de Marrocos.

Fez

Claro que o número de dias é somente indicativo. Pode fazer o roteiro de 7 dias em 10 ou 15 dias ou alargar o roteiro de 15 dias para três semanas ou mesmo para um mês. Foi precisamente o que fizemos na nossa terceira viagem por terras marroquinas. Mas, como provavelmente já sabe, nós somos adeptos do conceito de viajar devagar.

Roteiro de Marrocos: o que visitar num itinerário de 7 e 15 dias
Marraquexe

Como Marraquexe é o principal ponto de entrada no país ambos os nossos roteiros para visitar Marrocos vão ter como ponto de partida a vibrante Cidade Vermelha. Contudo pode iniciar o roteiro de Marrocos num dos pontos de interesse sugeridos que lhe seja mais conveniente e, a partir daí, desenhar o seu próprio itinerário para visitar Marrocos.

Essaouira

Queremos ainda salientar que, apesar de haver transportes públicos entre os principais locais de interesse de Marrocos, a melhor maneira de desfrutar de Marrocos é viajando de carro.

Roteiro de Marrocos: o que visitar num itinerário de 7 e 15 dias
Se quiser conduzir no Deserto do Saara vai precisar de um 4×4

Na nossa viagem de 1 mês, que inspirou o roteiro de 15 dias em Marrocos que agora partilhamos, optamos por levar viatura própria (a travessia de barco entre Algeciras ou Tarifa e Tânger é relativamente fácil e não exige muita burocracia). Contudo em viagens mais curtas costumamos alugar carro em Marrocos, pois não justifica de todo levar o carro desde Portugal. Existe muita oferta de aluguer de carro nas principais cidades de Marrocos e nunca tivemos qualquer problema com a assistência em viagem.

Roteiro de Marrocos: o que visitar num itinerário de 7 e 15 dias
Cascatas de Ouzoud

Para mais informações não deixe de ler o nosso Guia de Marrocos com muitas informações práticas e a descrição detalhada dos principais pontos de interesse turístico em Marrocos.

Clique para alugar carro em Marrocos ao melhor preço

Conteúdo deste Artigo

Sugestão de Roteiros para viagem a Marrocos 

Roteiro para visitar Marrocos – 7 dias (1 semana) com o essencial de Marrocos

Andar de camelo no deserto, uma das experiências a não perder quando visitar Marrocos

Este roteiro de 7 dias de viagem em Marrocos tem como principais pontos de interesse Marraquexe, Ait Benhaddou, as Gargantas do Todra, as Dunas de Erg Chebbi e Fez. É importante referir que, neste roteiro, apresentamos duas opções para o 6º e 7º dia de viagem.

Marraquexe – Ouarzazate – Tinghir – Erg Chebbi – Fez

Dia 1: Marraquexe

Começamos o nosso roteiro para visitar Marrocos de 7 dias com uma visita à praça Jemaa el-Fna, a mais vibrante e caótica de Marrocos, e uma deambulação pelos coloridos Souks da Medina de Marraquexe.

Onde Dormir em Marraquexe

Riad Hotel Marraplace | Gem Riad | Riad Jnane Mogador | Les Jardins De La Koutoubia

No segundo dia em Marraquexe recomendamos uma visita pelos seus principais monumentos como seja a Mesquita Kutubiya, o Jardim Majorelle, a Medersa Ali Ben Youssef e o Palácio El Badi. Pode ver aqui um roteiro completo de Marraquexe para preparar o seu dia o melhor possível.

Dia 3: Marraquexe – Ouarzazate

No segundo dia é hora de se fazer à estrada e atravessar o Alto Atlas rumo a Ouarzazate. Ainda antes de chegar a Ouarzazate é imperativo visitar a impressionante cidade fortificada de Ait Benhaddou e os estúdios de cinema Atlas onde já foram rodados inúmeros filmes, entre os quais “Um chá no deserto”, “Babel” e o “Gladiador”. Se ainda houver tempo pode dar um saltinho ao palmar de Skoura e ao Oásis Finnt.

Onde Dormir em Ouarzazate

Riad Chay | Dar Kamar | Kasbah Dar Daif | Oscar Hotel by Atlas Studios

Dia 4: Ouarzazate – Gargantas do Todra – Tinghir

Neste quarto dia do nosso roteiro para visitar Marrocos seguimos viagem em direção às Gargantas do Todra. Depois de uma caminhada pelo gigantesco desfiladeiro rume até à encantadora localidade de Tinghir com as suas castiças casas de adobe e o seu impressionante palmeiral.

Onde Dormir em Tinghir

Riad Dar Bab Todra | Hotel Tomboctou | Auberge Camping Atlas

Dia 5: Tinghir – Merzouga – Dunas de Erg Chebbi (Deserto do Saara)

Hoje é dia de rumar até às eternas dunas de Erg Chebbi no Deserto do Saara. Uma vez em Erg Chebbi não deixe de passar uma noite no deserto. E claro, nada como chegar ao acampamento no dorso de um camelo. Dormir debaixo de um manto de estrelas e assistir ao nascer e ao pôr-do-sol no deserto do Saara tem tudo para ser o ponto mais alto da sua viagem a Marrocos. Clique para ler reviews e reservar o seu passeio de camelo e noite de deserto em acampamento beduíno. 

Onde Dormir no Deserto do Saara (Erg Chebbi)

Desert Berber Fire-Camp | Erg Chebbi Camp | Golden Camp

Dia 6: Opção 1: Erg Chebbi – Merzouga – Fez

Neste sexto dia o nosso roteiro de Marrocos divide-se. Depois de uma bela noite no deserto o ideal seria rumar à cidade de Fez. Contudo, caso tenha o vosso voo de regresso a partir de Marraquexe, não têm outra alternativa a não ser voltar para trás.

Dia 6: Opção 2: Erg Chebbi – Marraquexe

Caso tenha de regressar a Marraquexe espera-o um enorme dia de viagem. Recomendamos que parta o mais cedo possível de Erg Chebbi para não ter de atravessar as montanhas do Alto Atlas de noite.

Dia 7: Opção 1: Fez

A labiríntica Medina de Fez é indubitavelmente a mais autêntica e viva de Marrocos. Garantimos que um dia vai saber a pouco para explorar todos os seus segredos. Não deixe de visitar o Tannery Chouara, o curtume mais antigo do mundo, onde ainda se opera como na época medieval, e o antigo bairro judeu Mellah.

Onde Dormir em Fez

Riad Ibn Battouta & Spa | Riad Al Makan | Riad-Boutique Borj Dhab 

Dia 7: Opção 2: Marraquexe, Cascatas de Ouzoud ou Essaouira

Neste último dia do nosso roteiro vai ter de tomar uma opção. Ou visita as Cascatas de Ouzoud (as maiores de Marrocos), a cidade piscatória de Essaouira (antiga Mogador) ou deixa-se ficar por Marraquexe a desfrutar do seu vibrante ambiente enquanto descansa da enorme viagem de carro do dia anterior.

Mapa do Roteiro para visitar Marrocos em 7 dias (com carro)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Marrocos em 7 dias

Seguro de Viagem para visitar Marrocos

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Marrocos é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Marrocos e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Roteiro para visitar Marrocos – 15 dias (2 semanas) com o melhor de Marrocos

Chefchaouen

Este roteiro de Marrocos é um roteiro circular com início e fim em Marraquexe. Claro que podem iniciar a vossa viagem noutro ponto qualquer, como sejam Tanger, Fez, Casablanca ou Rabat. Como os primeiros sete dias deste Roteiro de Marrocos são precisamente iguais aos do roteiro de 7 dias (caso sigam a opção 1) só iremos colocar o descritivo dos dias a partir do oitavo dia.

Marraquexe – Ouarzazate – Tinghir – Erg Chebbi – Fez – Chefchaouen – Tanger – Rabat – Casablanca – El-Jadida – Essaouira

Dia 1: Marraquexe

Dia 2: Marraquexe

Dia 3: Marraquexe – Ouarzazate

Dia 4: Ouarzazate – Gargantas do Todra – Tinghir

Dia 5: Tinghir – Merzouga – Dunas de Erg Chebbi (Deserto do Saara)

Dia 6: Erg Chebbi – Merzouga – Fez

Dia 7: Fez

Dia 8: Fez – Meknès – Volubilis – Chefchaouen

O 8º dia do nosso roteiro com o melhor de Marrocos é muito preenchido. Por isso convém madrugar. Recomendamos que dedique a manhã a explorar Meknès, onde destacamos o Heri es-Souani (celeiro e estábulos reais), o Borj Belkari (torre de vigia), a Madraça Bou Inania e o Bab Mansour, o portão mais emblemático de Marrocos. Da parte da tarde não deixe de visitar as ruínas romanas de Volubilis antes de rumar à cidade azul de Chefchaoen.

Onde Dormir em Chefchaouen

Hôtel Koutoubia | Résidence Hoteliére Chez Aziz | Dar Dalia | Dar Sababa

Dia 9: Chefchaouen – Tanger

Aproveite a manhã para deambular pela labiríntica Medina da cidade azul e não deixe de passar pela Praça Uta el Hammam, o centro nevrálgico de Chefchaouen. Depois do almoço é hora de regressar à estrada para rumar até à cidade portuária de Tanger. Aproveite o final do dia para tomar um chá no emblemático Café Hafa (o cantinho favorito dos U2 em Tanger) enquanto desfruta das soberbas vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo com a Europa como pano de fundo.

Dar Yasmine | Riad Tingis | Grand Hotel Villa de France

Onde Dormir em Tanger

Dia 10: Tanger – Rabat

Se no dia anterior já não tiver tido tempo aproveite a manhã para deambular pela Kasbah de Tanger antes de rumar a Rabat, a capital de Marrocos. Em Rabat não deixe de visitar a Chellah (cidade medieval fortificada), o Túmulo e Torre de Hassam, a Kasbah das Oudaias, o Palácio Real e os Jardins de Andaluzia.

Onde Dormir em Rabat

Riad Dar Soufa | Hotel des Oudaias | Dar Yanis

Dia 11: Rabat – Casablanca

Hoje o nosso roteiro de Marrocos vai levá-lo até à famosa Casablanca, palco de um dos filmes clássicos mais badalados. A cidade não tem o encanto de Fez ou Marraquexe mas tem um highlight imperdível: a Mesquita Hassan II, a segunda maior mesquita do mundo.

Onde Dormir em Casablanca

Kenzi Basma | Melliber Appart Hotel | Le Casablanca Hotel | Down Town Hotel

Dia 12: Casablanca – El-Jadida

Continuamos pela costa, desta feita rumo a El-Jadida, a antiga Mazagão. Esta cidade esteve sob domínio português entre 1506 e 1769 e tem como principais atrações a Cisterna Portuguesa e a Fortaleza de Mazagão.

Onde Dormir em El-Jadida

Riad Ksar El Jadida Maroc | Hotel Centre Ville

Dia 13: El-Jadida – Essaouira

De El-Jadida siga para a cidade piscatória de Essaouira, a antiga Mogador. Essaouira é conhecida internacionalmente por ser a capital do surf de Marrocos. Por isso, se gosta de apanhar uma boa onda, não se esqueça da prancha em casa. E não saía da cidade sem irem até ao porto piscatório, comer uma mariscada ou uma deliciosa tagine de peixe.

Onde Dormir em Essaouira

Riad Baladin | Palazzo Desdemona | Riad Zahra

Dia 14: Essaouira – Marraquexe

Hoje é dia de regressar a Marraquexe. Pode aproveitar a manhã para um retemperador passeio à beira mar antes de rumar ao bulício de Marraquexe.

Dia 15: Marraquexe ou Cascatas de Ouzoud

Neste último dia do nosso roteiro para visitar Marrocos recomendamos uma visita às Cascatas de Ouzoud, as mais altas e impressionantes cascatas de Marrocos. Como alternativa pode aproveitar o dia para continuar a explorar Marraquexe. Garantimos que não lhe vai faltar recantos fantásticos para descobrir.

Mapa do Roteiro para visitar Marrocos em 15 dias (com carro)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Marrocos em 15 dias


Leia também o nosso Guia de Marrocos


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

36 COMENTÁRIOS

  1. Lino A de André Lino A de André

    Parabenizo pelo blog de vcs, muito legal. Já o recomendei para diversos colegas do Brasil.
    Tomo a liberdade de pedir um palpite: Estarei fazendo de carro o percurso de Maraquexe a Mezouga no mês de janeiro 19 (inverno). A estrada fica trafegável nessa época? refiro-me a neve ou congelamento da pista.
    Agradeço imensamente sua resposta
    Sds
    Lino (Brasil)

    • Olá Lino. Muito obrigado pelo feedback e por recomendar o nosso blog aos seus colegas. A estrada que liga Marraquexe a Merzouga passa pelas montanhas do Alto Atlas mas por regra dá para passar sem grandes problemas. Se nevar muito podem cortar o trânsito para limpar neve mas será sempre algo temporário. Recomendamos irem de Jeep 4×4 nessa altura para que a viagem seja melhor e mais segura. Vão adorar Marrocos. Boa viagem e qualquer questão é só falar

  2. Olá, adorei a sugestão do roteiro de vocês.
    Estamos planejando uma viagem com esses destinos, mas me sinto insegura em relação a segurança.
    Li que vocês já foram 4 vezes.
    A ideia é irmos de carro saindo de Portugal, e atravessar, estaremos com 2 crianças, o que vocês me dizem?
    Sei que perigo pode se ter em qualquer lugar do planeta, rs, mas em alguns lugares acabam não sendo recomendado, viram algo que não aconselham, acham que é tranquilo fazer a rota em família?

    Obrigada, Luciana

    • Olá Luciana,

      Sim, Marrocos é mesmo muito tranquilo mesmo com crianças. Vemos imensos casais estrangeiros com miúdos e nunca ouvimos falar de nenhum problema. E pelo que observamos as crianças adoram pois é tudo super colorido, tem os camelos, o deserto, os oásis, etc. Tudo coisas que, regra geral, os estimulam imenso. Atravessar de barco é super fácil e se forem por Tarifa podem apanhar o Fast Ferry. Boa viagem!

  3. Nossa que resposta super rápida, muito obrigada, estou aqui debruçada no google e guias hahaha montando o roteiro para a páscoa.
    Já revirei o seu blog, muito bom, parabéns!
    Tire mais uma dúvida se for possível?

    Seu roteiro a maioria é 1 dia/noite nos locais, pegava estrada à noite?
    Pegando a estrada após o almoço é tranquilo de chegar até o destino?
    Vi que o dia começa bem cedo, os passeios, então faz a cidade durante a manhã e parti na parte da tarde?
    Pelo google maps vejo que a quilometragem pode até ser pouca mas o tempo de viagem é longo, as estradas são ruins?

    Terei 10 dias,

    Tânger / Chefchaouen – 1 noite
    Chefchaouen / Fès – 1 noite
    Fes / Merzouga -2 noites
    Merzouga / Quazazate – 1 noite
    Quazazate / Marrakech – 2 noites
    Marrakech – Tânger – travessia para a Espanha

    Coração partido pq não vou conseguir fazer CasaBlanca e outros lugares :-(

    Mais uma vez Obrigada pela partilha!
    Luciana.

    • Olá Luciana,

      Obrigado pelo feedback sobre o nosso blog. Ficamos felizes por saber que gostou e que está a ser útil para preparar a sua viagem.

      Nós conduzimos sempre de dia. De noite é algo perigoso conduzir em Marrocos porque à sempre muitas pessoas a caminhar na berma das estradas o que pode originar acidentes, sobretudo nos meios mais rurais onde não à grande iluminação nas estradas. Auto estradas é tranquilo, são iguais às da Europa – por exemplo entre Tanger-Rabat-Casablanca-Marraquexe é super rápido e tranquilo a qualquer hora do dia pela autoestrada.

      O nosso roteiro passa por regiões montanhosas (Alto Atlas entre Marraquexe e o Deserto) e por zonas mais rurais ondeas estradas são muito sinuosas e não são nenhuma maravilha. Mas dá tudo para fazer com um carro ligeiro. Não é preciso 4×4. Nós por norma arrancamos sempre bem cedo pela manhã e conduzimos até ao próximo destino onde passamos o resto do dia e ficamos alojados. Para terras pequenas uma tarde inteira é o suficiente para ver os principais locais de interesse. Se conseguir acrescentar 1 dia no seu roteiro fique mais uma noite em Fez. Vale a pena e podem sempre ir até Meknes que fica bem pertinho.

      Boa viagem!

  4. Olá! Muito obrigado por toda a informação e dicas! Vou com um amigo 12 dias para Marrocos em Março. Queria perguntar se é comum aceitarem euros nos sítios mais turísticos e qual a melhor forma de trocar a moeda de maneira a não perdermos muito com taxas e comissões?
    Outra questão é se recomendam alguma agência para, chegados a Merzouga, irmos até ao deserto de camelo e dormirmos num acampamento?
    Muito obrigado e continuação de bom trabalho!

    • Olá Miguel,

      Sim, aceitam euros mas o melhor mesmo é cambiarem pois ganham mais com o negócio. Por norma levantamos dinheiro nas grandes cidades em ATM e levamos uns euros de reserva para alguma emergência. Em Merzouga, basicamente todos os hotéis/hostels oferecem o passeio de camelo e noite no deserto. Não recomendamos nenhum em particular, até porque os padrões de qualidade mudam muito de ano para ano. O melhor mesmo é verem in loco e de preferência falarem com alguém que esteja a regressar do tour.

      Boa viagem!

  5. Olá. Muito obrigado por toda a informação sobre Marrocos! Já estamos a planear uma viagem de 1 semana em Julho no roteiro do Atlas. Somos um família de 4, em que temos 2 crianças de 15 anos, vai ser uma experiência incrível para eles!
    Uma pergunta, vocês referem que se levantam bem cedo para terem tempo de visitar a cidade. Que hora recomendam para sairmos do alojamento e irmos para a estrada?
    E outra questão, é recomendável levar os nossos filhos para o passeio de camelo nas Dunas de Erg Chebbi? Obrigado pela disponibilidade,
    Pedro

    • Boa tarde Pedro,

      Para aproveitarem bem o dia (e sobretudo no Verão com o calor) o ideal é arrancar o mais cedo possível, o que muitas vezes está dependente do horário do pequeno almoço do hotel. Idealmente estariam a arrancar entre as 7.30 e as 8.30h.
      E sim, podem (e devem) levar os vossos filhos para o passeio de camelo no deserto. Eles vão adorar e com a idade deles não há qualquer problema. Se poderem durmam no deserto que é uma experiência ímpar.

      Boa viajem!

  6. Olá Anabela e Alexandre,
    Somos uma familia de 4, 2 filhos de 19 e 17, da zona de Sintra. A planear ir de carro a Marrocos em julho, sábado a domingo (8-9 dias).
    Estava a tentar irmos a Chefchaouen, Fez, Rabat, Casablanca, Marrakech, Ouarzazate, Merzouga (com saída de Ouarzazate em 4×4 com guia), Erg Chebbi (com dormida aí).
    Está dificil conseguir ir a todos estes locais. Qual a vossa opinião? Têm contactos de guia para a ida de Ouarzazate para Merzouga? É seguro o carro ficar em Ouarzazate?
    Muito obrigada.

    • Olá Sandra.

      Se vão de carro até Ouarzazate o melhor mesmo é fazerem a viagem toda de carro. Não é (de todo) preciso 4×4 para ir aos locais que referimos no nosso roteiro (e onde vocês querem ir) e vão ter de deixar o carro em parqueamento vigiado em Ouarzazate. Em Erg Chebbi podem então reservar uma noite no deserto (sugerimos alguns acampamentos no artigo) e arranjar com eles um passeio de 4×4 pelo deserto. Se estão decididos a fazer um tour o melhor seria voarem para Marraquexe ou deixar o carro em Algeciras/Tarifa (parque vigiado é económico).

      Qualquer dúvida disponham.

  7. Olá viajantes. Sigo com muita atenção o vosso blog e já tirei bastantes dicas. Para este roteiro é necessário um 4X4? Um SUV é pacífico? Que tipo de seguro sugerem? Obrigado e bons posts

    • Olá Jorge!
      Obrigado pelo feedback. Não é de todo preciso um 4×4. Até com um ligeiro consegue fazer sem qualquer problema. Mas com um SUV é mais confortável e disfruta mais das paisagens (foi pelo que optamos da última vez que andamos por lá). Quanto a seguros vá pelo contra todos os riscos. Basta saltar uma pedra e lá se vai a poupança.
      Boas Viagens!

  8. Muitos parabéns pelo vosso blog, temos seguido muitas vezes as vossas sugestões. Somos uma familia de 5, com 3 rapazes adolescentes e fazemos as nossas viagens de forma independente. A nossa duvida sobre Marrocos é se vale a pena fazer o trajecto de 15 dias em Agosto. É a unica altura que conseguimos ir e ficámos com a duvida se valerá a pena arriscar. Obrigada pela ajuda.

    • Olá Margarida!

      Muito obrigado pelo feedback relativamente ao nosso trabalho! Marrocos é muito quente em Agosto mas nós já por lá andamos nesse mês e é suportável. É preciso é ter em conta que durante as horas de maior calor não é possível fazer grandes visitas (mais vale relaxar um pouco e tomar um chá numa das muitas esplanadas ou desfrutar de uma boa piscina) e como tal convém não ser muito ambicioso no planeamento dos dias. Para fazerem o trajecto que propomos para 15 dias no verão é melhor apontarem para três semanas ou então cortarem alguns destinos.

      Boas Viagens!

  9. Olá! Parabéns pelo blog!
    Estou planejando minha visita ao Marrocos em agosto. Sei que não é a melhor época por causa do calor, mas é a única que tenho disponível. Vocês já foram la em agosto? Fica realmente muito difícil a viagem no meio do verão ao ponto de eu deixar a viagem para quando eu puder ir em outra época?

    Muito obrigado!

    • Olá Matheus!

      Obrigado pelo fedback! Já fomos a Marrocos em Agosto e as temperaturas são de facto muito elevadas, sobretudo nas zonas do deserto.
      Mas dá sempre para visitar! O truque é fugir das horas de maior calor e não encher muito os dias. Aproveitar bem as manhãs e os finais de tarde.

      Boa viagem!

  10. Olá, bom dia ! Parabéns pelo blog !

    Seria possível sair de merzouga e parar em Infrane e após rumar pra chefchouen e Tânger ? Gostaria de fazer essas adaptações saindo de Marrakech e pegar um voo em Tânger de volta à Europa.

    O que acham ? Muito obrigado !

    Juliano (Brasil)

    • Olá Juliano,
      Sim é perfeitamente possível realizar esse itinerário.
      Boa viagem!

  11. Bom dia! Obrigado pelas dicas.
    Estava a pensar voar para Marraquexe, alugar carro e fazer a vossa rota, mas depois, idealmente entregava o carro noutro ponto e apanhava o voo de regresso sem ter que voltar a marraquexe. Sabem se isto é possível?
    Obrigado!
    Voas viagens.

    • Olá André,
      Em principio será possível. Depende sempre de companhia para companhia. Faz uma simulação na AutoEurope (https://booking.autoeurope.com/?aff=VAGAMUNDOS) que ficas logo com uma ideia da oferta. Já optámos por essa solução em muitos países mas em Marrocos nunca o fizemos pois os preços de deixar o carro noutro lugar eram muito elevados e acabavam por não compensar. Mas é algo que está sempre a mudar vale sempre a pena fazer umas simulações.
      Boa viagem!

  12. Parabéns pelo blog 🤩
    No Brasil sempre se diz que para aproveitar melhor a viagem para Marrocos é com guia, pois a língua e a “bagunça” das cidades são restrição para uma viagem tranquila, sem problema.
    Pelo que eu li, vocês nem pensam em usar guias. A vida toda viajei sem guia também.
    Minha viagem será de cerca de 8 -9 dias em janeiro. Vou por conta própria mesmo?

    Muito obrigado

  13. Nelson Teixeira Nelson Teixeira

    Parabéns pelo Blog, tem excelentes dicas.
    Somos uma família de 4 pessoas e estamos interessados em visitar Marrocos no mês de agosto.
    Qual a vossa opinião em levar a nossa viatura (monovolume) para a viagem?
    Para o itinerário de 15 dias quantos dias aconselha para esta altura do ano?

    Obrigado

    • Olá Nelson.
      O itinerário que partilhamos não necessita de um 4×4 logo, à priori, não vemos qualquer problema em que optem por levar a vossa viatura.
      Quanto aos dias propostos o mínimo é 15 dias, mas visto que em agosto vão apanhar muito calor considerem acrescentar mais 3-5 dias para não terem de andar a fazer as visitas durante as horas de maior calor.
      Boa viagem!

  14. Ana Raquel Figueiredo Ana Raquel Figueiredo

    Olá. Muito obrigada pelas dicas.
    Tenho uma questão relativamente ao carro, nomeadamente como fizeram para deixar o carro estacionado enquanto passaram a noite no deserto?

    • Olá Ana. Deixamos o carro estacionado no ponto de partida do passeio de camelos até ao acampamento. Por norma os acampamentos têm um hotel/infraestrutura de suporte ao acampamento onde podem deixar a vossa viatura. Boa viagem!

  15. Jorge Manuel de Oliveira Monteiro Jorge Manuel de Oliveira Monteiro

    Olá Anabela e Alexandre, antes de mais como sempre retiro fortes dicas para os meus itinerários. Vamos em família fazer uma roadtrip de 14 dias por Marrocos e gostaria de colocar uma série de dúvidas:
    – Qual o melhor serviço de internet para se usar? moroco telecom?
    – Segurança nas medinas, o que evitar… com ou sem guia? como se deslocar para não se perder? google maps?
    – Qual o melhor GPS offline para deslocar sem internet?

    Continuação de um bom trabalho de serviço público

    • Olá Jorge,
      Obrigado pelo feedback relativamente ao nosso trabalho. Respondendo às suas questões:
      – Sim, a Maroc Telecom é a que tem melhor cobertura (sobretudo nos meios rurais).
      – As medinas são muito agitadas e labirínticas mas as zonas turísticas são relativamente seguras (é só ter o habitual cuidado com carteiristas e afins). Não se perder (momentaneamente) nas medinas é uma tarefa quase impossível, mas o google maps ajuda. Para as maiores (e mais labirínticas), como seja Fez e Marraquexe podem sempre contratar um guia.
      – Nós só utilizamos o Google Maps (com os mapas salvos de antemão para navegação offline no caso de perda de rede).

      Boa viagem!

  16. Boa tarde,
    Obrigada pelo itinerário.
    Vamos de jipe fazer o vosso percurso, mas gostava de saber onde deixam o carro estacionado durante a noite? Arranjam hotéis com garagem?

    • Olá Lidia,
      Na hora de procurar alojamento numa roadtrip por Marrocos damos prioridade a hotéis que tenham parque privativo.
      Como alternativa procuramos hotéis com fácil acesso a um parque de estacionamento público que seja seguro (por norma implica sempre pagar uma “propina” a um vigilante).
      Boa viagem

  17. Olá! Parabéns pelo blog!
    No meu roteiro, vou terminar em Marrakesh, quando fico 2 ou 3 dias e embarco para Madri. Faz sentido devolver o carro alugado logo na chegada em Marrakesh? Imagino que o carro não será muito útil na cidade, difícil de estacionar, muito trânsito, etc…basta escolher um hotel bem localizado..
    Agradeço se puder me orientar!

    • Olá André.
      Sim, faz todo o sentido devolver o carro alugado quando chegar a Marraquexe pois para visitar a cidade em si o melhor mesmo é a pé e de taxi.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.