Roteiro de Marrocos: o melhor de Marrocos num itinerário de 7 e 15 dias

0
6589
roteiro de marrocos

Sendo Marrocos um dos nossos destinos favoritos, não podíamos deixar de escrever um roteiro de Marrocos. A nossa paixão pelo país, aliada à proximidade geográfica com Portugal, já nos levou a visitar Marrocos por quatro vezes o que nos levou a desenhar um igual número de roteiros de Marrocos.

Apesar das enormes diferenças culturais entre Marrocos e Portugal, sentimos-nos estranhamente em casa. E a cada regresso a terras lusas nasce de imediato a vontade de regressar.

Ait Benhaddou
Ait Benhaddou

Baseado na nossa experiência vamos propor-vos não um, mas sim dois Roteiros de Marrocos, ideais para uma primeira ou segunda incursão por terras marroquinas. Um será um roteiro de Marrocos de 7 dias, com o essencial de Marrocos para quem só tem uma semana disponível para viajar. Claro que o roteiro de 7 dias por Marrocos vai saber a pouco. E como tal montamos um roteiro de 15 dias, muito mais completo, com o que consideramos serem os melhores destinos de Marrocos.

Estrada no Alto Atlas - Roteiro Marrocos
Estrada no Alto Atlas

Claro que o número de dias é somente indicativo. Podem fazer o roteiro de 7 dias em 10 ou 15 dias ou alargar o roteiro de 15 dias para três semanas ou mesmo para um mês. Foi precisamente o que fizemos na nossa terceira viagem por terras marroquinas. Mas, como vocês sabem, nós somos adeptos do conceito de viajar devagar.

Como Marraquexe é o principal ponto de entrada no país ambos os nossos roteiros de Marrocos vão ter como ponto de partida a vibrante Cidade Vermelha. Contudo podem iniciar o roteiro de Marrocos em qualquer um dos pontos.

Queremos ainda salientar que, apesar de haver transportes públicos entre os principais locais de interesse de Marrocos, a melhor maneira de desfrutarem de Marrocos é viajando de carro.

Tinghir
Entrada em Tinghir vinda do palmeiral

Na nossa viagem de 1 mês, que inspirou o roteiro de 15 dias em Marrocos que agora partilhamos, optamos por levar viatura própria (a travessia de barco entre Algeciras ou Tarifa e Tânger é relativamente fácil e não exige muita burocracia). Contudo em viagens mais curtas costumamos alugar carro em Marrocos, pois não justifica de todo levar o carro desde Portugal. Existe muita oferta de aluguer de carro nas principais cidades de Marrocos e nunca tivemos qualquer problema com a assistência em viagem.

Deserto do Saara
Deserto do Saara

Para mais informações não deixem de ler o nosso Guia de Marrocos com muitas informações práticas e a descrição detalhada dos principais pontos de interesse turístico em Marrocos.

Sugestão de Roteiros para viagem a Marrocos 

Roteiro de Marrocos – 7 dias (1 semana) com o essencial de Marrocos

Este roteiro de 7 dias de viagem em Marrocos tem como principais pontos de interesse Marraquexe, Ait Benhaddou, as Gargantas do Todra, as Dunas de Erg Chebbi e Fez. É importante referir que, neste roteiro, apresentamos duas opções para o 6º e 7º dia de viagem.

Marraquexe – Ouarzazate – Tinghir – Erg Chebbi – Fez

Dia 1: Marraquexe

Começamos o nosso roteiro de Marrocos de 7 dias com uma visita à praça Jemaa el-Fna, a mais vibrante e caótica de Marrocos, e uma deambulação pelos coloridos Souks da Medina de Marraquexe.

Dia 2: Marraquexe

No segundo dia em Marraquexe recomendamos uma visita pelos seus principais monumentos como seja a Mesquita Kutubiya, o Jardim Majorelle, a Medersa Ali Ben Youssef e o Palácio El Badi. Podem ver aqui um roteiro completo de Marraquexe para preparem o vosso dia o melhor possível.

Dia 3: Marraquexe – Ouarzazate

No segundo dia é hora de se fazerem à estrada e atravessar o Alto Atlas rumo a Ouarzazate. Ainda antes de chegarem a Ouarzazate é imperativo visitar a impressionante cidade fortificada de Ait Benhaddou e os estúdios de cinema Atlas onde já foram rodados inúmeros filmes, entre os quais “Um chá no deserto”, “Babel” e o “Gladiador”. Se ainda houver tempo podem dar um saltinho ao palmar de Skoura e ao Oásis Finnt.

Dia 4: Ouarzazate – Gargantas do Todra – Tinghir

Neste quarto dia do nosso roteiro de Marrocos seguimos viagem em direção às Gargantas do Todra. Depois de uma caminhada pelo gigantesco desfiladeiro rumem até à encantadora localidade de Tinghir com as suas castiças casas de adobe e o seu impressionante palmeiral.

Dia 5: Tinghir – Merzouga – Dunas de Erg Chebbi (Deserto do Saara)

Hoje é dia de rumarem até às eternas dunas de Erg Chebbi no Deserto do Saara. Uma vez chegados a Erg Chebbi não deixem de passar uma noite no deserto. E claro, nada como chegar ao acampamento no dorso de um camelo. Dormir debaixo de um manto de estrelas e assistir ao nascer e ao pôr-do-sol no deserto do Saara tem tudo para ser o ponto mais alto da vossa viagem a Marrocos.

Dia 6: Opção 1: Erg Chebbi – Merzouga – Fez

Neste sexto dia o nosso roteiro de Marrocos divide-se. Depois de uma bela noite no deserto o ideal seria rumarem à cidade de Fez. Contudo, caso tenham o vosso voo de regresso a partir de Marraquexe, não têm outra alternativa a não ser voltar para trás.

Dia 6: Opção 2: Erg Chebbi – Marraquexe

Caso tenham de regressar a Marraquexe espera-vos um enorme dia de viagem. Recomendamos partirem o mais cedo possível de Erg Chebbi para não terem de atravessar as montanhas do Alto Atlas de noite.

Dia 7: Opção 1: Fez

A labiríntica Medina de Fez é indubitavelmente a mais autêntica e viva de Marrocos. Garantimos que um dia vai saber a pouco para explorarem todos os seus segredos. Não deixem de visitar o Tannery Chouara, o curtume mais antigo do mundo, onde ainda se opera como na época medieval, e o antigo bairro judeu Mellah.

Dia 7: Opção 2: Marraquexe, Cascatas de Ouzoud ou Essaouira

Neste último dia do nosso roteiro vão ter de tomar uma opção. Ou visitam as Cascatas de Ouzoud (as maiores de Marrocos), a cidade piscatória de Essaouira (antiga Mogador) ou deixam-se ficar por Marraquexe a desfrutar do seu vibrante ambiente enquanto descansam da enorme viagem de carro do dia anterior.

Mapa do Roteiro de Marrocos de 7 dias (com carro)

Roteiro de Marrocos – 15 dias (2 semanas) com o melhor de Marrocos

Este roteiro de Marrocos é um roteiro circular com início e fim em Marraquexe. Claro que podem iniciar a vossa viagem noutro ponto qualquer, como sejam Tanger, Fez, Casablanca ou Rabat. Como os primeiros sete dias deste Roteiro de Marrocos são precisamente iguais aos do roteiro de 7 dias (caso sigam a opção 1) só iremos colocar o descritivo dos dias a partir do oitavo dia.

Marraquexe – Ouarzazate – Tinghir – Erg Chebbi – Fez – Chefchaouen – Tanger – Rabat – Casablanca – El-Jadida – Essaouira

Dia 1: Marraquexe

Dia 2: Marraquexe

Dia 3: Marraquexe – Ouarzazate

Dia 4: Ouarzazate – Gargantas do Todra – Tinghir

Dia 5: Tinghir – Merzouga – Dunas de Erg Chebbi (Deserto do Saara)

Dia 6: Erg Chebbi – Merzouga – Fez

Dia 7: Fez

Dia 8: Fez – Meknès – Volubilis – Chefchaouen

O 8º dia do nosso roteiro com o melhor de Marrocos é muito preenchido. Por isso convém madrugar. Recomendamos passarem a manhã a explorar Meknès, onde destacamos o Heri es-Souani (celeiro e estábulos reais), o Borj Belkari (torre de vigia), a Madraça Bou Inania e o Bab Mansour, o portão mais emblemático de Marrocos. Da parte da tarde não deixem de visitar as ruínas romanas de Volubilis antes de rumarem à cidade azul de Chefchaoen.

Dia 9: Chefchaouen – Tanger

Aproveitem a manhã para deambular pela labiríntica Medina da cidade azul e não deixem de passar pela Praça Uta el Hammam, o centro nevrálgico de Chefchaouen. Depois do almoço é hora de regressar à estrada para rumarem até à cidade portuária de Tanger. Aproveitem o final do dia para tomarem um chá no emblemático Café Hafa (o cantinho favorito dos U2 em Tanger) enquanto desfrutam das soberbas vistas panorâmicas do Oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo com a Europa como pano de fundo.

Dia 10: Tanger – Rabat

Se no dia anterior já não tiveram tempo aproveitem a manhã para deambular pela Kasbah de Tanger antes de rumarem a Rabat, a capital de Marrocos. Em Rabat não deixem de visitar a Chellah (cidade medieval fortificada), o Túmulo e Torre de Hassam, a Kasbah das Oudaias, o Palácio Real e os Jardins de Andaluzia.

Dia 11: Rabat – Casablanca

Hoje o nosso roteiro de Marrocos vai levar-vos até à famosa Casablanca, palco de um dos filmes clássicos mais badalados. A cidade não tem o encanto de Fez ou Marraquexe mas tem um highlight imperdível: a Mesquita Hassan II, a segunda maior mesquita do mundo.

Dia 12: Casablanca – El-Jadida

Continuamos pela costa, desta feita rumo a El-Jadida, a antiga Mazagão. Esta cidade esteve sob domínio português entre 1506 e 1769 e tem como principais atrações a Cisterna Portuguesa e a Fortaleza de Mazagão.

Dia 13: El-Jadida – Essaouira

De El-Jadida sigam para a cidade piscatória de Essaouira, a antiga Mogador. Essaouira é conhecida internacionalmente por ser a capital do surf de Marrocos. Por isso, se gostam de apanhar uma boa onda, não se esqueçam da prancha em casa. E não saiam da cidade sem irem até ao porto piscatório, comer uma mariscada ou uma deliciosa tagine de peixe.

Dia 14: Essaouira – Marraquexe

Hoje é dia de regressarem a Marraquexe. Podem aproveitar a manhã para um retemperador passeio à beira mar antes de rumarem ao bulício de Marraquexe.

Dia 15: Marraquexe ou Cascatas de Ouzoud

Neste último dia do nosso roteiro de Marrocos recomendamos uma visita às Cascatas de Ouzoud, as mais altas e impressionantes cascatas de Marrocos. Com alternativa podem aproveitar o dia para continuarem a explorar Marraquexe. Garantimos que não vos vão faltar recantos fantásticos para descobrirem.

Mapa do Roteiro de Marrocos de 15 dias (com carro)


Leia também o nosso Guia de Marrocos


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Anda à procura de tours para a sua próxima viagem? Não gosta de estar nas filas para comprar bilhetes? No Viator encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda comprar antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.