Está a planear uma viagem à verdejante Eslovénia? Então veio ao sítio certo. Neste artigo vai encontrar uma sugestão de roteiro para visitar a Eslovénia de carro, com os principais pontos de interesse e muitas dicas práticas para planear a sua visita a este fascinante país dos Balcãs.
Desde a sua sedutora e verdejante capital Liubliana à atraente costa do mar Adriático, passando pelos imponentes Alpes Julianos, há um mundo imenso repleto de maravilhas para descobrir. Há tanto para ver e fazer que até custa a acreditar que o país é tão pequeno. E como tudo fica relativamente perto não vai perder muito tempo com viagens.
Prepare-se para percorrer cidades medievais, mergulhar em lagos que parecem recortados de contos de fadas, surpreender-se com a força e beleza de cascatas paradisíacas, perder-se em frondosos bosques mágicos, percorrer estradas super cénicas, visitar castelos imponentes, deambular por cidades venezianas, explorar grutas assombrosas, nadar no quentinho mar Adriático e, acima de tudo, deixar-se maravilhar com paisagens de cortar a respiração.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Informações e dicas para Roadtrip na Eslovénia
- 1.1 Informações práticas
- 1.2 Custo de Vida
- 1.3 Saúde e Condições higiénicas
- 1.4 Seguro de Viagem para a Eslovénia
- 1.5 Quando visitar a Eslovénia
- 1.6 Como chegar à Eslovénia? Dicas de voos
- 1.7 Conduzir na Eslovénia e alugar carro
- 1.8 Tours locais e atividades na Eslovénia
- 1.9 Alojamento na Eslovénia, onde ficar?
- 2 Roteiro Eslovénia (7 dias de carro) | Roadtrip com o melhor da Eslovénia
- 3 Mapa do Roteiro Eslovénia (7 dias de carro)
- 4 Outros artigos da Eslovénia
Informações e dicas para Roadtrip na Eslovénia
Informações práticas
- Língua: Esloveno
- Capital: Liubliana
- Moeda: Euro
- Fuso Horário: GMT +1
- Indicativo Eslovénia: +386
- Visto Eslovénia: os cidadãos portugueses e brasileiros não precisam de visto para visitar a Eslovénia (estadias para fins turísticos até 90 dias)
Custo de Vida
O custo de vida na Eslovénia é idêntico a Portugal. Existem coisas um pouco mais baratas, como sejam as portagens e o combustível, e outras mais caras, como sejam os alojamentos e as entradas nos monumentos e parques naturais (estas últimas são algo puxadas).
Saúde e Condições higiénicas
A Eslovénia apresenta excelentes condições sanitárias, não sendo obrigatórias vacinas para se visitar o país. A água canalizada é potável e na maioria das cidades existem fontes onde pode encher a sua garrafa de água reutilizável, o que evita comprar água engarrafada (o ambiente agradece). Os cidadãos europeus têm acesso a cuidados de saúde e assistência médica nos serviços públicos da Eslovénia utilizando o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD). Terá apenas de pagar a taxa moderadora como qualquer cidadão esloveno. Se não tiver o CESD, ou para se precaver contra outros contratempos (como roubos, perca de malas, cancelamento da viagem, etc) recomendamos que faça um Seguro de Viagem. Já fomos assaltados em viagem, perdendo parte significativa do nosso equipamento, e, se não fosse o nosso seguro de viagem, teríamos gasto milhares de euros para repor esse equipamento.
Seguro de Viagem para a Eslovénia
Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.
Quando visitar a Eslovénia
Como chegar à Eslovénia? Dicas de voos
Não existem voos diretos de Portugal para a Eslovénia. Se pretender voar de Lisboa ou Porto para Liubliana terá sempre de fazer escala. A alternativa que encontramos (e recomendamos) foi voar para a vizinha capital da Croácia, Zagreb, através de um voo direto da Croatian Airlines a partir de Lisboa. Não só evitamos uma escala prolongada como poupamos imenso dinheiro, visto que a passagem aérea de Lisboa-Liubliana custava praticamente o dobro do preço.
Como Zagreb dista apenas 140 km de Liubliana (cerca de 2 horas de autoestrada, já contando com o controlo fronteiriço entre os dois países) esta alternativa compensou, e muito. Para terem uma ideia, com o dinheiro da poupança deu (e sobrou) para pagar o aluguer do carro, com seguro contra todos os riscos, e ainda suportar os custos com portagens e combustível.
Conduzir na Eslovénia e alugar carro
Em nossa opinião a melhor maneira de explorar a Eslovénia é fazendo uma roadtrip. Grande parte dos locais de interesse deste país são belezas naturais que, na sua maioria, não são servidas de transportes públicos (sobretudo fora da época alta). Por isso, a não ser que viaje com viatura própria ou pretenda recorrer a tours, o melhor mesmo é alugar um carro.
Nós alugamos o nosso carro através da AutoEurope e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da AutoEurope é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida.
Clique para ver todas as opções de aluguer de carro na Eslovénia
Conduzir na Eslovénia é super tranquilo, até porque os eslovenos são bastante cívicos atrás do volante. As autoestradas são boas e as portagens são muito mais baratas que em Portugal. Para circular nas autoestradas é obrigatório comprar uma vinheta para colocar no para-brisas do carro. Com essa vinheta pode circular sem qualquer restrição em todas as autoestradas, sem mais custos adicionais. A vinheta para sete dias custa apenas 15 € e pode ser adquirida em qualquer posto de combustível.
Tours locais e atividades na Eslovénia
Se gosta de atividades na natureza, como rafting ou canyoning, aproveite a sua passagem pela Eslovénia para viver emoções fortes.
Abaixo colocamos os nossos tours e atividades de natureza favoritos da Eslovénia. Clique nos respetivos links para consultar os programas:
- Excursão ao Parque Nacional de Triglav saindo de Liubliana
- Excursão ao Parque Nacional de Triglav saindo de Bled
- Caiaque no rio Sava a partir de Bled
- Rafting no rio Soča a partir de Bovec
- Canyoning no Parque Nacional Triglav a partir de Bovec
Alojamento na Eslovénia, onde ficar?
O alojamento na Eslovénia já não é de si muito barato, e se deixar para a última hora arrisca-se a pagar o dobro do preço. Tendo em conta a curta duração deste roteiro da Eslovénia, e sobretudo se viajar durante a época alta, recomendamos vivamente que reserve os seus alojamentos com antecedência através do Booking.com, pois o mesmo permite cancelar sem custos a maioria das reservas. Clique para ver as melhores opções de alojamento na Eslovénia.
Roteiro Eslovénia (7 dias de carro) | Roadtrip com o melhor da Eslovénia
Como é habitual nos nossos roteiros, o número de dias é meramente indicativo. Se abdicar de fazer algumas das atividades que sugerimos ou cortar alguns pontos de interesse, pode fazer este roteiro em 5 dias sem qualquer problema. Caso queira fazer mais algumas atividades de natureza, ou simplesmente relaxar junto a um dos muitos lagos ou na costa do Adriático, acrescente mais um par de dias e alargue este roteiro da Eslovénia para 10 dias.
Dia 1 do roteiro da Eslovénia
O primeiro dia do nosso roteiro da Eslovénia é todo ele dedicado a explorar a encantadora Liubliana. Se lhe dissermos que os principais pontos de interesse turístico a visitar em Liubliana estão num raio de, no máximo, 15-20 minutos a pé do centro, não estamos a mentir. Liubliana tem vindo a chamar cada vez mais a atenção dos visitantes e não ficaremos minimamente surpreendidos quando a virmos figurar nos tops das capitais europeias mais visitadas.
Apesar de pequena, Liubliana tem um ambiente espetacular e tem tanto para oferecer a todos os que gostam de experiências de viagem. Avisamos já que se vai apaixonar por esta pequena capital europeia que conquista o coração de todos os visitantes.
Comece o seu dia com um passeio ao longo das margens do Rio Ljubljianica, onde não faltam excelentes cafés e restaurantes com agradáveis esplanadas, veja os dragões (símbolo da cidade de Liubliana), na icónica Ponte do Dragão, atravesse a Ponte dos Talhantes (repleta de cadeados dos enamorados) e explore sem pressas o buliçoso Mercado Central, um mercado ao ar livre onde pode experimentar alimentos locais, ou comprar frutas, legumes frescos e artesanato.
Continue o seu roteiro pelo centro histórico visitando a Catedral de Liubliana, a Fonte Robba (que faz lembrar a Fontana dei Quattro Fiumi em Roma), a Câmara Municipal e percorrendo estreita ruela Ključavničarska ulica, famosa pelas suas centenas de pequenas faces de bronze e pela sua fonte misteriosa. Daí siga até ao ex-libris de Liubliana, a fantástica Ponte Tripla, que cola com a Praça Prešernov de onde se destaca a colorida Igreja Franciscana da Anunciação.
Da parte da tarde suba até ao Castelo de Liubliana e deixe-se maravilhar com as fantásticas vistas sobre a cidade. Dá para ir e vir a pé, e o passeio é muito agradável, mas se não quiser cansar as pernas pode sempre subir de funicular.
Castelo visitado rume até à Praça do Congresso e daí siga até ao gigantesco Parque Tivoli, para desfrutar da natureza em pleno coração da cidade. Se viajar com crianças garantimos que eles vão adorar. Se vir que tem tempo aproveite a sua passagem pelo Parque Tivoli para visitar também o Museu Nacional da Eslovénia.
Feche o seu primeiro dia do roteiro da Eslovénia com um passeio de barco pelo Rio Ljubljianica ou desfrute de um delicioso gelado ou de uma bebida numa das muitas esplanadas plantadas nas margens do rio.
Onde ficar em Liubliana? Sugestões de alojamento
Na nossa última visita a Liubliana ficamos alojados no B&B Hotel Ljubljana Park e gostamos imenso da estadia. A localização é excelente, dando para visitar todos os locais de interesse da cidade a pé. Os quartos são muito confortáveis e o pequeno-almoço é simplesmente divinal. A relação preço/qualidade é uma das melhores de Liubliana.
Oferece ainda estacionamento privado a baixo custo e é um Green Hotel, ou seja está seriamente comprometido com o desenvolvimento sustentável, incentivando o respeito pelo meio ambiente e pondo em prática um sem número de medidas ecológicas.
Outra boa opção de alojamento, é o Grand Hotel Union. Este hotel histórico, inserido num edifício Art Nouveau, está muito bem localizado e apresenta excelentes níveis de conforto, com tudo o que precisa para uma memorável estadia em Liubliana. Para quem procura algum conforto com requinte, apresenta uma ótima relação qualidade/preço.
Se procura uma alternativa mais económica, sugerimos o Galeria River, localizado num antigo palácio junto ao rio e perto do centro histórico. Em nossa opinião é uma das melhores opções de alojamento económico de Liubliana.
Para estadias de puro luxo espreite o InterContinental, provavelmente o melhor cinco estrelas da capital da Eslovénia.
Clique para ver mais opções de alojamento em Liubliana
Dia 2 do roteiro da Eslovénia
O segundo dia do roteiro da Eslovénia marca o verdadeiro início da sua roadtrip pela Eslovénia. Recomendamos que arranque cedo de Liubliana para fugir ao trânsito e assim ter mais tempo para desfrutar do ex-libris da Eslovénia, o paradisíaco Lago de Bled. Podemos afiançar que por mais fotos que tenha visto vai ficar boquiaberto com a beleza desta maravilha da natureza.
De Liubliana até ao Lago Bled, situado na extremidade do Parque Nacional de Triglav, são pouco mais de 60 km. Logo, se não apanhar trânsito, chega lá em menos de uma hora nas calmas.
O estacionamento no Lago Bled é todo ele pago e nos parques mais perto do lago o estacionamento está limitado a duas horas. Se o alojamento que reservou tem estacionamento incluído (tenha mesmo isso em atenção no momento da reserva), o melhor mesmo é seguir diretamente para o hotel e parquear a sua viatura antes de partir à descoberta dos encantos do Lago Bled.
Independentemente da opção que tomar, não deixe de fazer uma caminhada ao redor do lago, de visitar a Ilha de Bled (onde fica a Igreja da Anunciação) e o Castelo de Bled, que parece recortado de um conto de fadas.
Se tiver tempo, alugue um barco a remos ou um caiaque e desfrute das plácidas águas do Lago Bled. Se for no verão, aproveite e dê um mergulho. Por incrível que pareça, as águas do lago chegam à atingir 26 graus, pois é alimentado por fontes termais.
Para a melhor vista sobre o maravilhoso Lago de Bled e as montanhas circundantes, suba ao miradouro Ojstrica (trilho com cerca de 1,5km, ida e volta, partindo da zona do Parque de Campismo de Bled, onde existe um parque de estacionamento). Garantimos que vai ser recompensado pelo esforço e que vai tirar uma selfie épica!
Onde ficar no Lago Bled? Sugestões de alojamento
Durante a nossa última road trip pela Eslovénia, decidimos ficar alojados no Hotel Triglav, um dos hotéis mais históricos de Bled. Os quartos são muito espaçosos, têm ar condicionado, mobiliário clássico e, a grande maioria, oferece uma vista soberba sobre o Lago Bled. A do nosso era top! O pequeno-almoço é muito bom e, por norma, já está incluído no preço do quarto. Os hóspedes têm ainda acesso gratuito a uma piscina interior, que bem jeito nos deu numa das tardes em que caiu um dilúvio. O restaurante do hotel (Restaurante 1906) merece a sua fama e é excelente para um jantar romântico com vista para o lago.
O hotel oferece também estacionamento privado gratuito para os hóspedes, e como fica situado a somente 200 metros do Lago Bled, permite ir a pé para todo o lado e assim poupar nos (caríssimos) estacionamentos em redor do lago. Foi uma das razões pelo qual o escolhemos e não nos arrependemos nada. Face aos preços que se praticam em Bled e à qualidade do hotel achamos que é um excelente negócio. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Hotel Triglav.
Como é um dos hotéis mais requisitados, está muitas das vezes esgotado. Se for esse o caso, espreite o recentemente renovado Adora Luxury Hotel, ligeiramente mais caro, mas muito bem cotado e de excelente qualidade, tanto nos serviços como nos espaços e conforto. Também disponibiliza estacionamento privado gratuito apesar de um pouco mais afastado do lago. Atendendo à atmosfera exclusiva, apresenta uma relação qualidade/preço muito atrativa.
Se procura uma estadia mais económica sugerimos a Penzion Kaps, onde ficamos na nossa anterior passagem pelo Lago Bled. Fica a curta caminhada do lago, oferece quartos com casa de banho privada, tem estacionamento privado gratuito e um bom pequeno-almoço já incluído no preço.
Para estadias de luxo a melhor aposta é o Hotel Park, que fica mesmo no centro de Bled e à beirinha do lago. O grande problema é conseguir um quarto livre, sobretudo na época alta, pois as taxas de ocupação do Hotel Park são elevadíssimas. É imperativo reservar com (muita) antecedência.
Clique para ver mais opções de alojamento no Lago Bled
Dia 3 do roteiro da Eslovénia
O dia de hoje vai ser todo ele passado no meio da natureza, no coração do Parque Nacional de Triglav, em plenos Alpes Julianos.
Como tal sugerimos que comece o terceiro dia do seu roteiro da Eslovénia bem cedo e que rume logo até à Garganta de Vintgar (Vintgar Gorge), para tentar fintar as multidões das excursões.
A Garganta de Vintgar é um desfiladeiro com cerca de 1,6 km localizado a somente 5 km de Bled. O desfiladeiro foi esculpido pelo rio Radovna, um rio cristalino verde-esmeralda simplesmente irresistível.
É possível percorrer a pé toda a extensão do desfiladeiro através de assombrosos passadiços suspensos sobre o rio. Ao longo do percurso vai cruzar o rio Radovna várias vezes, passar sobre rápidos, cascatas e pequenas piscinas naturais, até chegar à enorme Cascata Sum (Sum Slap) com 16 metros de altura.
Garganta de Vintgar visitada, rume até ao Lago Bohinj, o maior lago do Parque Nacional de Triglav.
Não deixe de fazer um passeio pelas margens do Bohinj (a volta completa ao lago são cerca de 12 km que se fazem bem em 4 horas) e de visitar a Igreja de São Batista. Há semelhança do que acontece no Lago Bled, também é possível alugar barcos a remo no lago Bohinj.
Termine o terceiro dia do seu roteiro pela Eslovénia com uma visita à Cascata de Savica (Savica Slap), com os seus impressionantes 78 metros de altura. Para ir do estacionamento até à base da cascata é preciso percorrer um curto trilho linear pelo meio da floresta. Apesar do percurso pedestre ser curto (1,6 km ida e volta), exige subir cerca de 500 degraus. Mas acredite que ver in loco esta maravilha da natureza vale a pena o esforço. Não é à toa que é a cascata mais visitada da Eslovénia.
Dia 4 do roteiro da Eslovénia
O quarto dia do roteiro da Eslovénia vai ser o dia de condução mais espetacular da sua road trip pela Eslovénia. Vai adentrar-se nos Alpes Julianos percorrendo a estrada mais elevada da Eslovénia, uma das passagens de alta montanha mais brutais da Europa. Escusado será dizer que vai ser brindado por paisagens de cortar a respiração.
É importante referir que este é o dia mais ambicioso deste roteiro por isso, se quer ver tudo o que lhe vamos sugerir, é imperativo madrugar.
A primeira paragem do dia é na Cascata de Pericnik, uma das nossas cascatas favoritas da Eslovénia.
Daí continue a rumar a norte em direção a Kranjska Gora, o maior centro de ski da Eslovénia. A localidade em si não tem nenhum highlight especial, mas nas suas imediações pode (e deve) visitar a bela Reserva Natural Zelenci, onde nasce o rio Sava, e o Lago Jasna, onde encontra a estátua do Zlatorog, a cabra montanhesa que serve de símbolo do Parque Nacional de Triglav.
Visitas feitas está na hora da maior aventura do dia, percorrer a lendária Vršič Pass, a passagem de alta montanha, pelos Alpes Julianos, que liga Kranjska Gora a Bovec.
A estrada foi mandada construir pela Alemanha e o Império Austro-Húngaro durante a Primeira Guerra Mundial, sendo que a maior parte do árduo trabalho foi levada a cabo por prisioneiros de guerra russos. Por essa razão, esta estrada é também designada de Estrada Russa.
Como seria de esperar, a estrada é estreita e extremamente sinuosa, sobretudo entre Kranjska Gora e o Vale do Trenta (cerca de 25 km), com curvas e contracurvas super fechadas, entre elas 50 cotovelos (sim leu bem, são mesmo 50), capazes de pôr a teste os seus dotes de condução.
Em nossa opinião as duas paragens obrigatórias, antes de chegar ao Vale do Trenta, são a Capela Russa, construída no local onde mais de 300 prisioneiros de guerra russos perderam a vida devido a uma avalanche, e o Vršič Pass, o ponto mais alto da estrada a 1611 metros de altitude.
Informação importante sobre a Vršič Pass
Como a Vršič Pass é uma passagem de alta montanha, só costuma estar aberta entre maio e outubro. Nós passamos por lá mesmo no final de maio e só tinha aberto no dia anterior e voltou a fechar dois dias depois. A não ser que vá mesmo no verão, o melhor é confirmar se a estrada está aberta junto das autoridades ou do posto de turismo de Kranjska Gora.
Caso esteja encerrada deve tomar a estrada alternativa que segue via Itália e reentra na Eslovénia pela estrada Mangrtska Cesta, também ela muito bonita e significativamente menos sinuosa.
Já no Vale do Trenta não deixe de visitar a nascente do rio Soča, o rio esmeralda mais esplendoroso da Eslovénia, e de atravessar algumas das suas irreais pontes suspensas.
Termine o dia na castiça e pacata cidade de Kobarid, no coração do Vale do Soča, palco de violentas batalhas durante a Primeira Guerra Mundial e imortalizada pela pena de Hemingway.
Onde ficar em Kobarid? Sugestões de alojamento
Kobarid é uma pequena cidade de montanha, logo a oferta de alojamentos é muito inferior à que se encontra em Liubliana e no Lago Bled.
Hotel Hvala Superior – Topli Val
Nós ficamos alojados no histórico Hotel Hvala Superior – Topli Val, um hotel de gerência familiar em que impera a simpatia e o atendimento personalizado.
O hotel fica mesmo no centro de Kobarid e apresenta níveis super elevados de conforto. Adoramos as comodidades do nosso quarto, a esmerada decoração do hotel (até o poço do elevador não foi descurado e é uma autêntica obra de arte – é ver para crer) e o excelente pequeno-almoço, já incluído no preço da estadia. Oferece ainda estacionamento privado gratuito. A relação preço/qualidade é imbatível em Kobarid. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Hotel Hvala.
Se procura uma solução de alojamento independente, a nossa sugestão é que opte por ficar num apartamento. Nessa categoria, brilham os Apartments Masera: estão muito bem cotados pela localização, conforto dos apartamentos, serviços disponibilizados e limpeza.
Clique para ver mais opções de alojamento em Kobarid
O peixe é a especialidade da casa há várias gerações, e os pratos que nos serviram estavam divinais. Achamos a carta de vinhos muito boa e fomos (muito) bem aconselhados na hora da escolha. O atual chef é o neto dos fundadores do restaurante e sente-se que coloca paixão em cada um dos seus pratos. A combinação de receitas que atravessaram gerações com um toque moderno e gourmet é uma receita vencedora.
Dia 5 do roteiro da Eslovénia
Hoje é dia de explorar o Vale do Soča, a meca dos amantes de outdoors da Eslovénia. Devido ao rio Soča, esta região do Parque Nacional de Triglav, é simplesmente perfeita para a prática de desportos náuticos como sejam o rafting e a canoagem, ao qual se somam alguns dos melhores trilhos da Eslovénia, desfiladeiros perfeitos para escalada e uma mão cheia de cascatas.
Comece o quinto dia do seu roteiro pela Eslovénia percorrendo o Kobarid Historical Trail. Este percurso pedestre circular, com cerca de 8 km, leva-o a conhecer a história desta região, desde a antiguidade até a Primeira Guerra Mundial e ainda brinda o caminhante com fantásticas paisagens e tesouros naturais, das quais destacamos a surpreendente cascata de Kozjak (se forem no verão, não deixem de tomar uma banhoca).
Trilho realizado, rume em direção à cidade vizinha de Bovec para visitar as cascatas Boka e Virje. Se a primeira impressiona pelo tamanho (tem mais de 130 metros de altura, o que faz dela a maior cascata da Eslovénia), a segunda impressiona pelo idílico cenário envolvente. De todas as cascatas que visitamos na Eslovénia, esta é a melhor para ir a banhos.
Daí prossiga viagem até à pequena localidade de Zatolmin para visitar o impressionante Desfiladeiro de Tolmin (Tolmin Gorge), o ponto mais baixo do Parque Nacional de Triglav, na confluência dos rios de cristalina água azul-turquesa, Tolminka e Zadlaščica.
Ambos os rios escavaram profundos desfiladeiros nas rochas e ao longo de um curto trilho circular de 3 km vai ter a oportunidade de apreciar os desfiladeiros, tanto a partir do topo como da parte inferior. Os pontos mais emblemáticos do Desfiladeiro de Tolmin são a confluência dos rios Tolminka e Zadlaščica, a pedra Cabeça do Urso, a Caverna de Dante e a vertiginosa Ponte do Diabo (se tiver vertigens, não olhe para baixo).
Se ainda tiver energias, termine o dia com um tranquilo passeio ao longo das margens do bucólico lago esmeralda de Most na Soci.
Dia 6 do roteiro da Eslovénia
No penúltimo dia do roteiro da Eslovénia vai viajar ao centro da terra, deambular por um castelo de conto de fadas e assistir a um maravilhoso pôr-do-sol na costa do Mar Adriático.
Chegou a hora de se despedir do verdejante Parque Nacional de Triglav e de rumar até Predjama para visitar o maior castelo de cavernas do mundo.
Parece mentira mas é mesmo verdade. O Castelo de Predjama está localizado no meio de um penhasco com 123 metros de altura, sobre uma enorme gruta, e tem uma enorme rede de túneis secretos, que eram utlizados pelo cavaleiro Erazem para rodear os cercos de que era sujeito e para partir nas suas expedições.
Deambular pelo castelo é uma autêntica viagem no tempo e é muito fácil de perceber porque é que foi considerado um dos dez castelos mais fascinantes do mundo. A caverna debaixo do castelo é o lar de milhares de morcegos e como tal só pode ser visitada entre maio e setembro, para não incomodar os morcegos durante a sua hibernação.
Mas mesmo que vá nos meses em que está encerrada, não fique triste. Mesmo ao lado, a somente 10 km de distância, pode visitar as gigantescas Grutas de Postojna. Esta rede de grutas possui imponentes montanhas, rios e vastos salões subterrâneos, uma impressionante estalagmite de cinco metros de altura e pode ainda andar de comboio e observar ao vivo os famosos dragões bebés. Não é à toa que são as grutas mais visitadas da Eslovénia.
De Predjama rume até às Grutas de Skocjan para continuar a sua visita ao centro da terra. Nestas grutas, que são Património da Humanidade da Unesco, vai encontrar o maior canhão subterrâneo do mundo, uma espécie de Grand Canyon debaixo da terra (claro que não é tão grande como o seu par norte-americano).
As principais áreas das Grutas de Skocjan só podem ser visitadas com guia, havendo dois tours para escolha: o tour pelo canyon subterrâneo (com duração de cerca de 2 horas) e o tour que acompanha o rio Reca debaixo do solo (com duração de aproximadamente 1,5 hora). Clique aqui para visitar o site oficial, com os horários dos tours, preços e informações atualizadas.
Não tendo tempo para fazer ambos os tours, e sobretudo se já visitou as Grutas de Postojna, recomendamos que opte pelo tour do canyon subterrâneo.
De regresso à superfície continue a rumar a sul, mais especificamente até Piran, e termine o seu sexto dia do roteiro da Eslovénia a assistir a um soberbo pôr-do-sol sobre o mar Adriático!
Onde ficar em Piran? Sugestões de alojamento
Na recente passagem por Piran, ficamos alojados no Guest House PachaMama, mesmo no coração do centro histórico da cidade, mesmo ao lado da Praça Tartini. O que distingue esta guesthouse dos outros alojamentos é que é gerido por um viajante. Isso nota-se, não só na decoração donde se destacam dezenas de fotos de vários cantos do planeta, mas sobretudo na sensibilidade para com as necessidades dos viajantes.
O nosso quarto era confortável, estava bem equipado e tinha uma vista super porreira para a Catedral de São Jorge. A simpatia do staff é irrepreensível e os hóspedes têm acesso a uma cozinha partilhada, que dá imenso jeito para baixar os custos, sobretudo em estadias mais prolongadas. Oferecem também um pequeno-almoço vegetariano delicioso, que regra geral é servido no super acolhedor jardim privado da guesthouse (pelo que nos disseram em dias de chuva entregam no quarto). Outra grande mais valia é que oferecem um desconto significativo no parque de estacionamento onde tem que (imperativamente) deixar o carro. Pagámos apenas 9 € por dia ao invés dos 17 € de tabela. Clique para mais informações, ler reviews de hóspedes e reservar a sua estadia no Guest House PachaMama.
Se procura um hotel mais convencional a nossa recomendação vai para o Hotel Piran, localizado à beira-mar e igualmente muito perto da Praça Tartini. Os quartos com vista mar são, obviamente os mais caros, mas acredite que a vista justifica a diferença de preço. Independentemente da sua escolha a qualidade dos quartos é irrepreensível sendo que em todas as tarifas está incluído um excelente pequeno almoço. Sendo um hotel de quatro estrelas, oferece uma série de comodidades aos hóspedes, nas quais destacamos o excelente restaurante e um dos melhores Spas da cidade (os hóspedes têm 50% de desconto). Apresenta uma relação qualidade/preço atrativa!
Clique para ver mais opções de alojamento em Piran
Dia 7 do roteiro da Eslovénia
O último dia do nosso roteiro da Eslovénia vai ser dedicado a explorar, sem pressas, a apaixonante cidade de Piran.
Se já visitou Veneza, não estranhe a sensação de déjà vu. É que Piran esteve sobre o controlo da famosa cidade italiana durante cinco séculos e a arquitetura veneziana impera um pouco por toda a cidade.
Os principais pontos de interesse da cidade são a animada Praça Tartini, repleta de esplanadas e rodeada de casas venezianas, a altaneira Catedral de São Jorge, com a sua torre do relógio construída à imagem do Campanile de Veneza, o Mosteiro de São Francisco de Assis, as antigas muralhas da cidade (donde se tem a melhor vista sobre Piran), a Praça Maja e o farol e marina de Piran.
Mas, o melhor de Piran é deambular à toa pelas suas labirínticas ruelas e percorrer a sua romântica marginal sem o jugo do relógio. Escolha uma das suas tentadoras esplanadas e fique a ver a vida a passar enquanto saboreia um delicioso gelado artesanal (ombreiam com os gelados italianos) ou toma uma refrescante bebida. E claro, se for no verão, não pode deixar de dar uns mergulhos nas quentes águas do Adriático e fechar, assim, com chave de ouro, o seu roteiro pela Eslovénia.
Mapa do Roteiro Eslovénia (7 dias de carro)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Roteiro da Eslovénia
Outros artigos da Eslovénia
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Parabéns pela magnífica reportagem fotográfica e escrita deste roteiro.
conheço a Eslovénia apenas de passagem para a Croácia.
Quem sabe um dia não faço este roteiro, lindíssimo.
Muito obrigado por o poderem partilhar com todos nós, apaixonados por turismo.
Bem haba
Boa tarde Luis!
Muito obrigado pelo feedback. A Eslovénia é um destino surpreendente. Quando tiver possibilidade de ir não hesite.
Mais uma vez obrigado pelas suas palavras. São comentários como o seu que nos motivam a continuar a partilhar as nossas viagens.
Abraços nossos
Parabéns pelo post 😉 Acha que é possível fazer este roteiro de autocaravana?
Muito Obrigado Cristina. Sim, pode fazer este roteiro de autocaravana. Vimos muitas pelo caminho 🙂
Parabéns malta, excelente trabalho!
CONTINUEM!!
Muito obrigado pela força Rodrigues!
Tentei por meses criar um blog e sei a dificuldade que é apresentar material novo, simples, útil e com qualidade. O vosso blog é muito bem conseguido, dicas oportunas, fotos belas, maravilhoso!! Parabéns!
Tenho algumas questões sobre este roteiro: ficaram 1 noite em Liubliana, 2 no lago Bled, 2 em Kobarid e 2 em Piran certo?
– Visto que os voos de Zagreb- Lisboa são de madrugada, como fizeram de Piran até Zagreb e se ficaram hospedados essa noite e em que cidade?
– O processo para devolver o carro no aeroporto de Zagreb é rápido? (pergunto isto pelo risco de não me atrasar para o voo)
Desde já, obrigado e de novo, parabéns!
Se quiserem passem no meu instagram @ricardojbmphoto pois também gosto de passear e fotografar. Abraço!
Olá Ricardo!
Muito obrigado pelo teu feedback relativamente ao nosso trabalho. Vamos tentar esclarecer as tuas questões:
– “ficaram 1 noite em Liubliana, 2 no lago Bled, 2 em Kobarid e 2 em Piran certo?” – Em Liubliana ficamos duas noites e em Bled 3.Em Kobarid e Piran foram 2 como referiste.
– “Visto que os voos de Zagreb- Lisboa são de madrugada, como fizeram de Piran até Zagreb e se ficaram hospedados essa noite e em que cidade?” Por acaso o nosso voo era às 14h mas de Piran seguimos viagem para os Lagos de Plitvice na Croácia. Se tens o voo de madrugada a melhor opção será viajares de véspera para Zagreb.
– “O processo para devolver o carro no aeroporto de Zagreb é rápido?” Isso depende muito da empresa, da afluência de pessoas na hora em que chegas e se tens ou não seguro contra todos os riscos (a inspecção do carro demora mais quando não tens). No nosso caso a entrega foi rápida – 15-20 minutos se tanto – mas recolher demorou bastante tempo (cerca de 2 horas). O melhor é ires com tempo!
Vamos espreitar o teu IG. Boa viagem!