Roteiro Estrada Nacional 222 (N222) | Douro: guia com o que visitar numa roadtrip pela estrada mais bonita do mundo

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo

Se é fã de roadtrips e gosta de curvas, vai adorar o zigzag da Estrada Nacional 222, que liga Portugal de oeste a leste tendo sempre o Douro como companhia. Pelo caminho será brindado com algumas das paisagens mais arrebatadoras de Portugal, das quais se destacam os fotogénicos e mundialmente famosos socalcos do Douro Vinhateiro. Já foi eleita a estrada mais bonita do mundo e, assim que se embrenhar na aventura, vai perceber num ápice porquê!

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Miradouro do Museu do Côa – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

A Estrada Nacional 222 (EN222) tem 226 km de extensão e liga o centro de Vila Nova de Gaia a Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, seguindo sempre pela margem esquerda do Douro. Percorrer esta estrada na sua totalidade é, sem dúvida alguma, uma das melhores roadtrips que pode fazer em Portugal.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Miradouro de Teixeirô – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Ao longo do percurso irá passar por nada mais nada menos do que três locais classificados como Património da Humanidade da UNESCO (nomeadamente a Ribeira do Porto, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres do Vale do Côa), terá a oportunidade de visitar algumas das mais afamadas Quintas do Douro Vinhateiro (onde pode fazer inesquecíveis provas de vinhos), visitar icónicas cidades e aldeias históricas plantadas nas margens do Douro, percorrer soberbos trilhos pedestres, fazer prazenteiros passeios de barco, maravilhar-se com surpreendentes ilhas e cascatas, degustar gastronomia riquíssima e desfrutar de um sem número de miradouros com estonteantes vistas panorâmicas.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Samodães – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Já deve ter percebido por esta altura do campeonato que um roteiro pela Estrada Nacional 222 é muito mais do que uma roadtrip. É no fundo uma experiência sensorial completa que irá perdurar na sua memória para todo o sempre.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoPara lhe dar uma ajuda na preparação da sua roadtrip pela Estrada Nacional 222 escrevemos um guia e roteiro detalhado com os principais pontos de interesse da Estrada Nacional 222, muitas dicas práticas, que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo da sua viagem pela EN222.

Na preparação da sua roadtrip pela Estrada Nacional 222 sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Estrada Nacional 222 (EN222) | Douro: conheça a estrada mais bonita do mundo

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoComo já referimos a Estrada Nacional 222 tem 226 km de extensão atravessando Portugal de oeste a leste (ou de leste a oeste se assim preferir), quase sempre com o rio Douro como companhia. Mais especificamente a EN222 liga a cidade costeira de Vila Nova de Gaia à vila de Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, situada a dois passos da nossa vizinha Espanha.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoO troço entre Peso da Régua e Pinhão é considerado o mais cénico da Estrada Nacional 222, tendo-lhe inclusivamente valido o título da estrada mais bonita do mundo (World Best Driving Road). São apenas 27 quilómetros, é certo. Mas só neste troço terá pela frente nada mais nada menos do que 93 curvas e mais de uma mão cheia de retas, perfeitas para desfrutar das esmagadoras paisagens do Douro Vinhateiro.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoMas não ceda à tentação de reduzir a Estrada Nacional 222 ao troço entre Peso da Régua e Pinhão, pois há imenso que explorar ao longo da EN222. Estamos convictos que, quando acabar de ler o nosso guia e roteiro da Estrada Nacional 222, nem sequer vai ponderar essa opção. 

Se é fã de roadtrips, clique para ler o nosso guia completo para percorrer a mítica Estrada Nacional 2, que liga Portugal de norte a sul (de Chaves a Faro).

Melhor época para percorrer a Estrada Nacional 222

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoClaro que é possível percorrer a EN222 durante todo o ano, mas é inegável que a época das vindimas (setembro e outubro) é a altura do ano de eleição para percorrer a Estrada Nacional 222. Não é muito difícil perceber porquê. Para além das maravilhosas cores outonais, que pintam o vale do Douro de inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho, a maioria das quintas durienses oferecem interessantes programas em que o visitante tem a possibilidade de participar na tradicional apanha e pisa da uva nos lagares.

Mas se o outono é rei no Vale do Douro e na Estrada Nacional 222, a primavera é rainha. Ver as vinhas após o abrolhamento dos rebentos, a cobrir de verde as empinadas encostas durienses, é um cenário igualmente brutal. E na zona de Foz Côa tem ainda o (enorme) brinde que é ver as amendoeiras em flor.

No verão, o calor aperta (e bastante), mas para desfrutar das praias fluviais e dos inúmeros desportos aquáticos que o Douro (e respetivos afluentes) possibilita, não encontra melhor estação.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoO inverno é por norma frio e chuvoso, mas se quiser fazer uma espadinha romântica com a sua cara-metade, encontra nas Quintas do Douro as condições perfeitas para um fim-de-semana apaixonante (e aconchegante), na companhia de um bom vinho do porto e rodeado de natureza. Convém é não ir com pressas, pois no inverno as sinuosas curvas da Estrada Nacional 222 ficam ainda mais perigosas.

Quantos dias são necessários para fazer uma roadtrip pela Estrada Nacional 222 (EN222)?

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoÉ certo que a EN222 só conta com 226 km de extensão, mas para ir à grande maioria dos pontos de interesse que sugerimos neste nosso guia e roteiro para percorrer a Estrada Nacional 222 é imperativo fazer alguns pequenos desvios. Para cada dia do roteiro indicamos o número de quilómetros que terá de percorrer já tendo em conta esses desvios. Vai ver que o somatório é bem superior aos 226 km do traçado oficial da EN222.

Para mais, apesar das distâncias geográficas serem relativamente curtas, o facto das estradas do Vale do Douro serem muito sinuosas torna as viagens algo morosas. Para ter uma ideia, uma viagem de 20 km pode demorar em média 30 minutos a fazer em determinados troços.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Catedral de Lamego – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Posto isto, em nossa opinião, o mínimo dos mínimos para percorrer a Estrada Nacional 222 na totalidade, são 3 dias. Mas na verdade, quantos mais dias tiver disponíveis, melhor. Para desfrutar ao máximo do roteiro da Estrada Nacional 222 que desenhamos para si, o ideal é alocar 4 dias.

Caso consiga acrescentar ainda mais um par de dias, tanto melhor! Não só lhe permite conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos locais de interesse por onde passa a EN222, como ainda lhe possibilita fazer vários desdobramentos que o vão levar a locais verdadeiramente mágicos do Vale do Douro. Vá estando atento às nossas dicas durante a descrição do roteiro da Estrada Nacional 222.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoCaso só tenha dois dias disponíveis para percorrer a Estrada Nacional 222 o que recomendamos é que se foque no percurso entre Peso da Régua e Vila Nova de Foz Côa e que deixe o troço que liga Peso da Régua a Vila Nova de Gaia para uma outra escapadinha.

Onde ficar a dormir ao longo da Estrada Nacional 222? Sugestões de Alojamento

Ao longo da Estrada Nacional 222 encontra excelentes soluções de alojamento, que vão desde as afamadas Quintas do Douro às grandes unidades hoteleiras, passando por charmosos boutique hotéis e casas de turismo rural.

Na escolha das localidades para ficar a dormir no seu roteiro pela Estrada Nacional 222 recomendamos que analise bem os pontos de interesse da etapa, as respetivas distâncias e condições da estrada até porque, como já referimos, a Estrada Nacional 222 é famosa por ser bastante curvilínea e sinuosa.

Tenha também em conta se a localidade conta com uma boa oferta de alojamentos e demais serviços dos quais vai seguramente precisar durante a viagem (restaurantes e supermercados). Por norma, quanto maior a oferta, mais fácil é encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Posto isto, as localidades que sugerimos para passar a noite no nosso roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222) são:

Vila Nova de Gaia | Cinfães | Peso da Régua | Pinhão | Vila Nova de Foz Côa

Mas pode fazer pequenas alterações às etapas que definimos para percorrer a Estrada Nacional 222 (EN222) e optar por ficar em outras localidades, como sejam:

Castelo de Paiva | Baião | Lamego | São João da Pesqueira

Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Por último, queremos salientar que ao longo do roteiro vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos para cada um dos dias – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

O melhor da Estrada Nacional 222 num roteiro de 4 dias: o que visitar numa roadtrip pela EN222

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoO nosso roteiro para percorrer a Estrada Nacional 222 começa em Vila Nova de Gaia e termina em Vila Nova de Foz Côa, ou seja, segue no sentido Oeste-Leste. Escusado será dizer que pode fazer a sua roadtrip pela EN222 na ordem inversa sem qualquer problema.

Como já referimos atrás, o número de dias que alocamos para este roteiro é o que consideramos ideal para desfrutar, com alguma tranquilidade, do melhor que a Estrada Nacional 222 tem para oferecer.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoContudo, é importante ter em atenção que, caso não more na região do norte de Portugal, aos 4 dias terá de somar o dia de viagem do local de origem para Vila Nova de Gaia/Porto, assim como o dia de regresso a casa a partir de Vila Nova de Foz Côa. Ou seja, na prática, vai precisar de 6 dias para a sua roadtrip pela Estrada Nacional 222.

Outro aspeto a que chamamos a sua atenção é que, ao desenharmos este itinerário de 4 dias pela Estrada Nacional 222, não alocamos nenhum dia para visitar Vila Nova de Gaia e a cidade do Porto. Se ainda não conhece a Cidade Invicta, recomendamos vivamente que acrescente pelo menos mais um par de dias para descobrir os muitos encantos do Porto e Vila Nova de Gaia. Clique para ler o nosso roteiro para visitar o Porto e Vila Nova de Gaia, onde irá encontrar os principais pontos de interesse e muitas dicas práticas.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Cidade do Porto vista da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Por último, se é nosso leitor assíduo, já o sabe, mas se é a primeira vez que lê o VagaMundos, tenha em conta que, nos nossos roteiros, o número de dias é meramente indicativo. Se abdicar de parar em algumas das localidades que referimos no roteiro (até porque é bem possível que já conheça algumas delas) e cortar em alguns dos pequenos detours que recomendamos, pode fazer este roteiro pela Estrada Nacional 222 em 3 dias. No final do roteiro de 4 dias deixamos as nossas sugestões para quem só tenha 3 dias disponíveis.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoNo sentido inverso, para quem tenha mais dias para alocar à sua roadtrip pela Estrada Nacional 222, sugerimos vários desvios ao traçado da EN222 que lhe vão permitir explorar melhor os encantos da maravilhosa região do Vale do Douro. Vai ver o quanto é fácil transformar a sua roadtrip pela Estrada Nacional 222 numa ou até mesmo duas semanas de férias.

Roteiro Estrada Nacional 222: 1º dia da roadtrip (90 km)

Vila Nova de Gaia – Gondarem – Midões – Miradouro de Catapeixe – Ilha dos Amores – Castelo de Paiva – Cascata da Ribeira de Sampaio – Cinfães
Gondarem – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

A primeira paragem do nosso roteiro pela Estrada Nacional 222 é nas aldeias de Gondarem e Midões, já no concelho de Castelo de Paiva. São de xisto e irmanadas a vários níveis. Próximas na distância, nos usos e costumes e nas paisagens sublimes das encostas e do vale do rio Douro. Estes lugarejos têm aquele encanto rústico e pitoresco das casas antigas (de xisto e granito, algumas com paredes de taipa), das quelhas e ruelas empedradas.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Casa do Passadiço em Midões – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Os locais a não perder numa visita a Midões e Gondarem são os Canastros de Gondarém, a castiça Rua de Santo Ildefonso em Gondarém, o Cais de Midões, o Passeio Ribeirinho de Midões, a Casa do Passadiço em Midões.

Cais de Midões – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Aldeias visitadas continue a sua roadtrip pela Estrada Nacional 222 rumando até ao primeiro miradouro deste roteiro, o Miradouro de Catapeixe. Deste varandim poderá desfrutar de deslumbrantes vistas sobre os rios Douro e Paiva e sobre a apaixonante Ilha do Amores.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Miradouro de Catapeixe – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

E será precisamente a Ilha dos Amores (também conhecida pelo nome de Ilha do Castelo) a próxima paragem do nosso itinerário da Estrada Nacional 222. Não é a Ilha dos Amores magistralmente descrita por Luís de Camões nos “Lusíadas”, mas bem que o poderia ser.

Ilha dos Amores – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Esta idílica ilha deserta fica situada mesmo no ponto em que o rio Paiva abraça o Douro e conta a lenda que foi palco de um amor proibido entre um jovem lavrador e uma fidalga cuja mão foi prometida a um nobre. Levado pelos ciúmes, o lavrador matou o seu concorrente e após atirar o corpo ao Douro escondeu-se na dita ilha com o intuito de lá viver com a sua amada. Contudo, quis o famigerado destino que, quando ambos se dirigiam de barco para o seu ninho de amor, se tenha levantado uma enorme tormenta, terminando com o Douro a engolir a barca do apaixonado casal. Lenda à parte, a Ilha dos Amores é verdadeiramente encantadora e, se o tempo estiver de feição, não deixe de apanhar um barco até lá para desfrutar deste maravilhoso recanto natural e tomar uns refrescantes banhos nas águas do Douro.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Marmoiral de Sobrado – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Da Ilha dos Amores siga até Castelo de Paiva para visitar a histórica estrutura românica do Marmoiral de Sobrado, a Igreja de Nossa Senhora de Assunção, a Antiga Cadeia e o belo Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Cascata da Ribeira de Sampaio – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

A próxima paragem deste nosso itinerário da Estrada Nacional 222 será para visitar a bela Cascata do Ribeiro do Sampaio, uma das cascatas mais bonitas de Portugal. Está inserida no paradisíaco Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio, já no concelho de Cinfães. Para além da queda de água, encontra ainda um apaixonante percurso ao longo do Ribeiro de Sampaio que o irá brindar com belas paisagens e onde poderá ver vários moinhos de água antigos.

Igreja Matriz de Cinfães – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

O primeiro dia do nosso roteiro pela Estrada Nacional 222 termina na vila de Cinfães caprichosamente situada no sopé da Serra do Montemuro. Entre os vários locais de interesse que pode visitar em Cinfães destacamos a imponente Igreja Barroca São João Baptista, o Pelourinho e o interessante Museu Serpa Pinto.

Onde ficar a dormir no 1º dia?

ArsDurium Douro hotel

O ArsDurium Douro hotel, localizado na Aldeia do Ladoeiro, Cinfães, é uma propriedade sofisticada, inserida num ambiente rural, que disponibiliza quartos duplos, twins e familiares, suites e uma villa (6 pax) elegantes, modernos e confortáveis com vistas panorâmicas sobre o Vale do Douro. Este hotel dispõe de uma piscina interior aquecida, com acesso gratuito, bem como dum campo de ténis e de futebol, restaurante e bar. Serviço de pequeno-almoço no quarto incluído.

Douro Hotel Porto Antigo

Num edifício histórico, o Douro Hotel Porto Antigo demarca-se pela qualidade do serviço.  Disponibiliza uma piscina exterior, tratamentos de massagens, um centro de fitness, um bar e um restaurante que serve pratos europeus. Os quartos climatizados têm comodidades modernas, a maioria com vista panorâmica para o Rio Douro. Alguns quartos possuem uma varanda privada. Tem oferta diferenciadora com Pacote Romântico e Pacote Bem-Estar. O pequeno-almoço é servido no quarto e está incluído.

Cerrado dos Outeirinhos

Se procura uma alojamento de Turismo Rural, encontra o Cerrado dos Outeirinhos bem no centro da vila de Cinfães. A propriedade tem 2 terraços e um jardim verdejante. Os quartos e suites climatizados, com casa de banho privativa estão fornecidos de produtos de higiene pessoal gratuitos, roupeiro e uma televisão de ecrã plano por satélite. Alguns também com mini-bar e acesso privado ao jardim. O pequeno-almoço buffet está incluído na tarifa.

Clique para ver mais opções de alojamento em Cinfães

Mapa do 1º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do 1º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222(EN222)

Roteiro Estrada Nacional 222: 2º dia da roadtrip (110 km)

Cinfães – Miradouro de Teixeirô – (Baloiço do Bestança) – Porto Antigo – Porto Manso – Samodães – Miradouro São Leonardo de Galafura – Peso da Régua
Miradouro de Teixeirô – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Para começar em alta o segundo dia do seu roteiro pela Estrada Nacional 222, nada como ir até ao Miradouro de Teixeirô. Sobranceiro ao rio Douro, na foz do rio Bestança, este miradouro oferece vistas privilegiadas sobre o Porto Antigo, sobre a Aldeia de Portugal de Porto Manso, a ponte de Mosteirô e a albufeira da Barragem de Carrapatelo. Ao longe é ainda possível avistar o imponente Mosteiro de Santo André de Ancede, um dos ex-libris da Rota do Românico do concelho de Baião.

Dica VagaMundos: se gosta de baloiços instagramáveis não deixe de ir conhecer o Baloiço do Bestança. Fica localizado em Pias, mesmo ao lado da Estrada Nacional 222, imediatamente antes de chegar a Porto Antigo. Mas não pense que é só encostar a viatura! Para ir até lá terá de fazer uma curta caminhada pela Calçada de 5 Rodas, passando pela Truticultura do Bestança. E depois não se livra de molhar o pezinho! Na verdade terá que molhar um pouco mais, pois o Baloiço do Bestança está idilicamente localizado no meio do rio Bestança, junto a uma cascata e piscina natural maravilhosa. Se vir que tem tempo não hesite!
Porto Antigo

Do Miradouro de Teixeirô desça até ao histórico Porto Antigo, outrora importante ponto de paragem dos barcos rabelos que transportavam o vinho do Porto da região do Douro Vinhateiro até ao Cais de Gaia. Atualmente já não vai por lá encontrar barcos rabelos, mas, no seu bonito cais, vai poder apreciar um sem número de embarcações, entre elas os famosos barcos de cruzeiro que diariamente navegam pelas águas do Douro. Do cais de Porto Antigo terá ainda a oportunidade de observar, de perto, a foz do rio Bestança.

Porto Manso

Porto Antigo visitado chegou a altura de o desafiar (pela primeira vez) a atravessar o rio Douro, para ir conhecer a aldeia de Porto Manso uma das Aldeias de Portugal mais icónicas do Douro. Esta bonita aldeia duriense do concelho de Baião ficou imortalizada no livro “Porto Manso”, do escritor português Alves Redol que a descreveu como um lindo presépio sobranceiro ao Douro.

Calçada romana em Porto Manso

Na aldeia e arredores, há diversos locais de interesse que pode visitar, como sejam a antiga calçada romana que ligava Bracara Augusta (Braga) e Emérita Augusta (Mérida), o antigo Castro de Porto Manso, a Igreja Matriz de Santo António de Ribadouro, o Cais da Pala (oferece as condições perfeitas para a prática de desportos náuticos) e o Mosteiro de Santo André de Ancede.

Mosteiro de Santo André de Ancede
Dica VagaMundos: se quiser acrescentar mais um dia ou dois ao seu roteiro pela Estrada Nacional 222, recomendamos vivamente que parta à descoberta dos tesouros, naturais e patrimoniais, de Baião. Clique para saber mais sobre o que pode visitar no concelho duriense de Baião.

Porto Manso e arredores visitados, regresse à Estrada Nacional 222 e siga até à aldeia de Samodães, no concelho de Lamego. Pelo caminho irá passar por Resende, famosa pelas suas cerejas, logo se for na época delas não deixe de fazer uma curta paragem para se abastecer do delicioso fruto.

O Douro Vinhateiro visto de Samodães

Uma vez em Samodães dirija-se até à sua altaneira igreja. Não só o templo é digno de visita, como, do adro, tem uma vista soberba sobre o Vale do Douro, com Peso da Régua a marcar o horizonte.

Trilho do Vinho do Porto
Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, vai gostar de saber que é precisamente da Igreja de Samodães que arranca o famoso Trilho do Vinho do Porto, o nosso percurso pedestre favorito do Douro Vinhateiro. No decurso dos seus oito quilómetros, terá a possibilidade de percorrer cénicos caminhos rurais e agrícolas, bordados pelos muros das quintas e pelas suas famosas vinhas, e caminhar pelas margens do rio Douro. Escusado será dizer que, se o quiser percorrer, terá forçosamente de acrescentar mais um dia à sua roadtrip pela Estrada Nacional 222. Clique aqui para ler mais informações sobre o Trilho do Vinho do Porto e descarregar o track GPS para levar no seu smartphone.

Se seguir esta nossa sugestão, complete o dia com uma visita à bela cidade de Lamego. Espreite o nosso roteiro de Lamego para não perder pitada dos seus encantos!

Santuário de Nossa Senhora dos Remédios – Ex-libris de Lamego

De Samodães siga em direção a Peso da Régua, por onde vai entrar atravessando a emblemática Ponte da Régua. O destino final do dia será precisamente em Peso da Régua, mas antes de partir à descoberta da principal cidade da região demarcada do Douro sugerimos que faça um pequeno detour e rume até ao Miradouro São Leonardo de Galafura.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundo
Miradouro São Leonardo de Galafura – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Situado a 640 metros de altura, nas imediações da aldeia de Covelinhas, este miradouro vai brindá-lo com uma das vistas panorâmicas mais esmagadoras de todo o Douro Vinhateiro. Observar o rio Douro a serpentear os montes tatuados de socalcos, de um lado, e a imponente Serra do Marão, do outro, é simplesmente apaixonante!

Uma vez de regresso a Peso da Régua, sugerimos que faça um passeio pelo cais fluvial de Peso da Régua e pela sua Ecopista Ribeirinha, enquanto observa os inúmeros cruzeiros que navegam no Douro e desfruta da maravilhosa paisagem envolvente. Continue com uma visita ao incontornável Museu do Douro, à sua icónica estação ferroviária e à Igreja Matriz de São Faustino. Feche o segundo dia do seu roteiro pela Estrada Nacional 222 atravessando a fantástica ponte pedonal sobre o rio Douro (antiga ponte ferroviária da Régua). E, claro, não deixe de provar os famosos Rebuçados da Régua.

Quer mais dicas sobre Peso da Régua? Então não deixe de ler o nosso roteiro com o que ver e fazer em Peso da Régua.

Onde ficar a dormir no 2º dia

Original Douro Hotel

O nome conta a própria história. O Original Douro Hotel é a mais recente renovação do Hotel do Douro, o mais antigo da região, localizado num edifício de 1880. A decoração singular de cada quarto, de tons claros e harmoniosos, são apanágio de ambiente aconchegante e confortável, de requinte clássico em simbiose com o conforto moderno. Essa decoração cuidada confere uma luminosidade relaxante às suites e quartos privados, munidos de todas as amenidades para hóspedes que buscam conforto, qualidade e categoria a bom preço. Alvos de latos elogios são também o pequeno-almoço e o terraço.

Casa de São Domingos

Com vistas para jardim, quinta, socalcos vinhateiros e rio, eis o panorama exterior da Casa de São Domingos, que lhe soma uma piscina exterior para deleite dos hóspedes no verão. Uma casa de campo com um toque nobre e uma irrepreensível receção cortês sem deixar de ser familiar. Se o descanso noturno está garantido pelo conforto e comodidade dos quartos, os espaços comuns transportam-nos às origens agrícolas e tradicionais da quinta. Esse ambiente tradicional é muito acolhedor e espelha-se nos detalhes do mobiliário de linhas clássicas e nos têxteis finos.

Hotel Regua Douro

Por favor, entregue-se de corpo e alma ao relaxamento no Hotel Regua Douro. Não resista ao piano bar, ao terraço com vistas para montes e vale, com o rio Douro a brilhar em todo o fulgor, ao restaurante onde satisfação é a chave de sucesso. À noite, o corpo agradece o toque reconfortante dos lençóis, o abandono a um leito revitalizante, e a alma agradece o bálsamo de bem-estar.

 Clique para ver mais opções de alojamento em Peso da Régua

Mapa do 2º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do 2º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)

Roteiro Estrada Nacional 222: 3º dia da roadtrip (60 km)

Peso da Régua – Barragem/Eclusa de Peso da Régua – Pinhão – Miradouro de Casal de Loivos – Provesende – Pinhão

Hoje é o dia em que irá percorrer o troço mais famoso da Estrada Nacional 222, o tal que lhe valeu o troféu da estrada mais bonita do mundo. Para que possa desfrutar com tranquilidade das paisagens e do prazer da condução, este será o dia da sua roadtrip em que irá percorrer menos quilómetros. Assim pode parar amiúde para tirar fotografias (acredite que vai querer fazê-lo), terá tempo para fazer um passeio de barco pelo rio Douro em Pinhão e uma visita a uma Quinta do Douro para uma incontornável prova de Vinho do Porto.

Posto isto, a primeira paragem do terceiro dia do roteiro pela Estrada Nacional 222 será na Barragem/Eclusa de Peso da Régua. Esta barragem tem um desnível de mais de 25 metros, e pela sua eclusa passam os famosos cruzeiros do Douro que navegam entre Peso da Régua e Pinhão. Existe um parque de estacionamento onde pode parquear sem custos e observar os cruzeiros a passar pela eclusa.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoContinue viagem em direção a Pinhão, bem no coração do Douro. Pinhão tem uma localização muito difícil de igualar, aninhada entre o rio Douro e o rio Pinhão e as íngremes encostas durienses, cravadas de socalcos e pinceladas por quintas.

Os principais locais de interesse da vila de Pinhão são a marginal ribeirinha onde fica o cais de embarque, a emblemática ponte sobre o Douro e a sua Estação Ferroviária, mundialmente conhecida pelos azulejos representativos de todo o ciclo de produção do vinho do Porto.

Passeio de Barco Rabelo – uma das actividades a não perder num roteiro pelo Estrada Nacional 222

Para além da visita aos locais acima descritos recomendamos vivamente que faça um pequeno cruzeiro pelo Douro. Existe uma vasta oferta de cruzeiros em Pinhão, mas o nosso favorito é o cruzeiro de duas horas de Barco Rabelo que faz a ligação Pinhão-Tua-Pinhão. Pode reservar o seu cruzeiro com antecedência (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide.

Miradouro de Casal de Loivos – Guia Estrada Nacional 222 (N222)

Terminado o cruzeiro, volte a pegar no carro e siga até ao Miradouro de Casal de Loivos, para desfrutar de uma das mais belas paisagens do Douro. Para além da vista panorâmica sobre Pinhão e o Vale do Douro, é aqui que poderá observar a famosa curva em “L” que o Douro descreve junto à vila de Pinhão.

Vale do rio Pinhão

Do Miradouro de Casal de Loivos rume até à Aldeia Vinhateira de Provesende que, por estar localizada no topo de um planalto, oferece vistas ímpares sobre o Douro Vinhateiro. A caminho da aldeia vai encontrar vários miradouros onde é possível encostar o carro e desfrutar de excelentes vistas sobre o vale do rio Pinhão.

Cruzeiro de Provesende

Vistas à parte, não deixe de visitar o seu (super) bem preservado centro histórico, repleto de solares e casas nobres abrasonadas. Entre os principais locais de interesse destacamos o seu belo Pelourinho, a altaneira Igreja Matriz, o centenário fontanário de granito e as ruínas do Castro Lusitano.

Miradouro Olhos do Tua – Parque Natural do Vale do Tua
Dica VagaMundos: caso pretenda acrescentar mais um dia ou dois à sua roadtrip pela Estrada Nacional 222, sugerimos que faça mais um desvio e vá conhecer alguns dos locais mais emblemáticos do vizinho Parque Natural do Vale do Tua. Clique para ler o nosso roteiro do Vale do Tua com muitas dicas e informações.
Prova de Vinhos do Porto – final perfeito para um dia em grande a percorrer a Estrada Nacional 222 (N222)

Para terminar o terceiro dia da sua roadtrip pela Estrada Nacional 222 em beleza, nada como ir fazer uma prova de vinhos a uma das afamadas quintas da região de Pinhão. A oferta é tão grande (e boa) que o difícil mesmo é escolher. Entre as mais bem cotadas estão a Quinta do Seixo (as vistas da quinta são soberbas), a Quinta do Portal e a Quinta de La Rosa (pode aproveitar e jantar na Cozinha da Clara).

Quer mais dicas sobre Pinhão e sobre as melhores Quintas do Douro Vinhateiro? Então não deixe de ler o nosso roteiro para visitar Pinhão e as melhores quintas para provas de vinhos do Porto.

Onde ficar a dormir no 3º dia

LBV House Hotel

Em Pinhão um dos nossos alojamentos favoritos é LBV House Hotel. Boa localização, quartos espaçosos com varanda, piscina e estacionamento coberto grátis são os grandes trunfos deste alojamento. A relação qualidade-preço é muito positiva.

The Vintage House

Se preferir um alojamento mais luxuoso, recomendamos o irrepreensível The Vintage House, o nosso preferido para quando queremos ser (muito) mimados numa escapadinha romântica ao Douro Vinhateiro.

Quinta Manhãs Douro

Se não se importar de ficar um pouco mais distante de Pinhão, a Quinta Manhãs Douro é aposta ganha. Fica localizada na aldeia de Provesende e dificilmente encontra um alojamento com melhor relação qualidade-preço por estas bandas. A quinta é sossegada, tem uma piscina deliciosa para desfrutar nos dias quentes de verão e um pequeno-almoço fabuloso incluído no preço da estadia.

Clique para ver mais opções de alojamento em Pinhão

Mapa do 3º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do 3º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)

Roteiro Estrada Nacional 222: 4º dia da roadtrip (75 km)

Pinhão – São João da Pesqueira – Santuário e Miradouro de São Salvador do Mundo – Ruínas do Prazo – Vila Nova de Foz Côa

E eis que chegamos à derradeira etapa do nosso roteiro pela Estrada Nacional 222. Comece o dia com uma visita à vila de São João da Pesqueira, sede de município do concelho mais antigo de Portugal (com foral do ano 1055).

Entre os muitos pontos de interesse da vila destacamos o Convento de São Francisco, onde se acredita que o Marquês de Pombal frequentou aulas conventuais, a Igreja Matriz, a Capela da Misericórdia, o Arco e a respetiva Torre do Relógio, a Arcada (antigo mercado) e o antigo edifício dos Paços do Concelho e Cadeia que hoje alberga o Museu Eduardo Tavares.

De São João da Pesqueira rume até ao vizinho Santuário e Miradouro de São Salvador do Mundo, o maior santuário do Alto Douro Vinhateiro. É certo que por esta altura já tem no currículo um vasto número de deslumbrantes paisagens do Douro Vinhateiro. Ainda assim, vai ficar embasbacado com as magníficas paisagens panorâmicas sobre a Barragem da Valeira e as escarpadas encostas do Douro, forradas de videiras.

Roteiro Estrada Nacional 222 | Douro: roadtrip pela estrada mais bonita do mundoA próxima paragem do nosso roteiro pela Estrada Nacional 222 será nas misteriosas Ruínas do Prazo, vulgarmente conhecidas pelo cognome de Machu Picchu de Portugal. Pelo caminho irá certamente reparar nas mudanças da paisagem, com as vinhas a cederem progressivamente lugar às amendoeiras.

É certo que a comparação das Ruínas do Prazo com o Machu Picchu é algo exagerada, mas pode ficar seguro que não vai dar por mal empregue a visita. A Estação Arqueológica do Prazo guarda alguns dos vestígios arqueológicos mais bem preservados de Portugal e, a somar a isso, a envolvente natural na qual estão inseridas é simplesmente maravilhosa. Dificilmente se poderia pedir um enquadramento melhor!

A grande estrela das Ruínas do Prazo é, sem dúvida alguma, os remanescentes de uma Villa Romana, cuja fundação remonta ao século I. Mas na estação arqueológica vai encontrar também uma vasta variedade de vestígios de muitas outras civilizações, desde os períodos Paleolítico, Mesolítico e Neolítico aos tempos medievais.

Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa

O nosso roteiro pela Estrada Nacional 222 termina em Vila Nova de Foz Côa, a capital das pinturas rupestres. Mas antes de partir para uma verdadeira viagem ao nosso passado longínquo, não deixe de passear pelo centro histórico de Vila Nova de Foz Côa.

Observe as casas senhoriais e abrasonadas da cidade, aprecie a fachada Manuelina da sua Igreja Matriz e visite os Paços do Concelho, a capela de Santa Quitéria (que terá sido outrora uma sinagoga) e a Capela barroca de Santo António.

Centro histórico de Vila Nova de Foz Côa visitado, parta à descoberta das famosas gravuras rupestres de Foz Côa, Património da UNESCO, numa visita ao Parque Arqueológico do Vale do Côa e ao vizinho Museu do Côa, com um altaneiro miradouro donde poderá desfrutar da derradeira e esmagadora paisagem sobre o rio Douro.

Para fechar a sua roadtrip pela Estrada Nacional 222 com chave de ouro, nada como rumar até à pequena localidade de Almendra, onde se encontra o último marco da EN222 e a  simbólica placa, colocada pelo Moto Clube do Côa, que assinala o final da Estrada Nacional 222.

Estrada Nacional 222

Quer prolongar a sua roatrip pelo Douro? Então parta à descoberta dos tesouros do Parque Natural do Douro Internacional. Fica mesmo ao lado de Foz Côa e as paisagens são igualmente apaixonantes!

Onde ficar a dormir no 4º dia

Casa do Rio Wine Hotel

Para uma estadia fantástica, a Casa do Rio Wine Hotel é um alojamento de Turismo Rural realmente completo, com um excelente serviço associado. Com uma piscina exterior e terraço, o espaço é lindo, tranquilo e muito relaxante. A simbiose com a envolvente natural e rural é notável, dum encanto especial. E os interiores resplandecem de conforto e requinte. Os funcionários são de uma educação e simpatia extremas e o restaurante é ótimo.

Quinta do Chão D’Ordem

A Quinta do Chão D’Ordem oferece um ambiente familiar com hectares de vinhas, oliveiras e amendoeiras. Quartos amplos, aclimatizados e com casa de banho privada, apresentam uma decoração sóbria, com aquele toque de rústico e clássico que caracteriza este alojamento de Turismo Rural. Todos com varanda, alguns até com lareira, para combater os dias frios. Nos dias quentes, não dispense a piscina exterior. Ao pequeno almoço, incluído, há um miminho: bolos caseiros.

Bairro do Casal

Um retiro no campo com piscina exterior, o Bairro do Casal oferece alojamento em villas para 2 ou 4, totalmente equipadas, em Murça do Douro, a 18 km de Vila Nova de Foz Côa (não confundir com Murça de Vila Real). As casinhas de aldeia, preservam o traçado original e mobiliário tipico da região, com detalhes preciosos. Todas incluem uma casa de banho privada com produtos de higiene pessoal gratuitos. De manhã, há um cestinho de pão quentinho caseiro à porta, com compota caseira, fruta e bolo caseiro.

Clique para ver mais opções de alojamento em Vila Nova de Foz Côa

Mapa do 4º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do 4º dia do Roteiro pela Estrada Nacional 222 (EN222)

Se procura uma comunidade de pessoas que amam Portugal, junte-se ao grupo Portugal, um País de Maravilhas. Partilhe fotos e dicas das suas aventuras pelos seus cantinhos favoritos de Portugal e descubra, e ajude outros a descobrir, experiências inesquecíveis de viagem por Portugal.

Roteiro da Estrada Nacional 222 em 3 dias

Só tem 3 dias para percorrer a EN222? Assim sendo, sugerimos que inicie a sua roadtrip de Castelo de Paiva ao invés de arrancar de Vila Noiva de Gaia (é o troço menos cénico da EN222) e que corte alguns dos pontos de interesse que referimos no itinerário de 4 dias pela Estrada Nacional 2.

Abaixo encontra a nossa sugestão de divisão para um roteiro de 3 dias pela Estrada Nacional 222, podendo ler a respetiva descrição dos locais de interesse no roteiro de 4 dias da EN222:

Dia 1

Castelo de Paiva – Miradouro de Catapeixe – Ilha dos Amores – Cascata da Ribeira de Sampaio – Cinfães – Miradouro de Teixeirô – Miradouro São Leonardo de Galafura – Peso da Régua

Clique para ver mais opções de alojamento em Peso da Régua

Dia 2

Peso da Régua – Barragem/Eclusa de Peso da Régua – Pinhão – Miradouro de Casal de Loivos – Provesende – Pinhão

Clique para ver mais opções de alojamento em Pinhão

Dia 3

Pinhão – São João da Pesqueira – Santuário e Miradouro de São Salvador do Mundo – Ruínas do Prazo – Vila Nova de Foz Côa

Clique para ver mais opções de alojamento em Vila Nova de Foz Côa

Outros roteiros de carro por Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.