Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip Norte de Espanha

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip

Se anda a sonhar com umas retemperadoras férias na nossa vizinha Galiza este artigo é para si! Nele vamos partilhar um guia e roteiro para visitar a Galiza com os principais pontos de interesse que deve incluir no seu itinerário e muitas dicas práticas para o ajudar a planear uma roadtrip de sonho por esta deslumbrante região do norte de Espanha.

Conteúdo deste Artigo

Razões para visitar a Galiza

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Ilhas Cíes – Roteiro para visitar a Galiza

Honestamente, para nós visitar a Galiza é quase como visitar uma região do nosso país, tamanhas são as semelhanças entre esta região de Espanha e o norte de Portugal. Afinal de contas, partilhamos das mesmas raízes celtas e de uma história secular.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Parque Natural Fragas do Eume

E isso traduz-se nas parecenças das nossas tradições, na gastronomia, na arquitetura, na arte do bem receber e, até mesmo, na língua (inclusivamente outrora falávamos o mesmo idioma, galaico-português). Por isso, quando visitar a Galiza, é inevitável não se sentir em casa. Uma sensação semelhante à de visitar aquele parente que já não vê há imenso tempo e que tem imenso para lhe revelar.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Caminho Francês de Santiago já em terras Galegas

Sabemos bem que somos suspeitos para falar da Galiza. Não é segredo nenhum que somos verdadeiramente apaixonados pelo Caminho de Santiago, cujas rotas já percorremos inúmeras vezes. Como tal, esta região mágica da Península Ibérica tem um lugar muito especial no nosso coração.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Santiago de Compostela

Mas, acredite, a Galiza está muito longe de se resumir aos milenares caminhos de peregrinação que desaguam na singular Catedral de Santiago de Compostela. Desde a sua capital Santiago de Compostela à apaixonante Costa da Morte e às irreais arribas da Costa Cantábrica, passando pelas selvagens Ilhas Cíes e pelo imponente Canhão do Sil, há um mundo imenso, repleto de maravilhas para descobrir.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Miradoiro da Pena de Matacás

Prepare-se para percorrer cidades medievais e aldeias piscatórias apaixonantes, perder-se por trilhos que cruzam frondosos bosques mágicos, surpreender-se com a força e beleza de cascatas paradisíacas, visitar castros ancestrais e monumentos romanos milenares , conhecer uma miríade de deslumbrantes praias e enseadas selvagens, suster a respiração com as maravilhosas vistas das suas dramáticas falésias e cabos de fim do mundo e para desfrutar de uma gastronomia formidável que deixa qualquer um a babar. E claro, está, para passar largos serões a escutar lendas e mitos antigos, sempre acompanhados de rasgados sorrisos e do animado som da gaita-de-foles!

Onde fica a Galiza?

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Praia das Catedrais

Como já referimos, a Galiza fica localizada bem no norte de Espanha. As quatro províncias que integram a Galiza são A Corunha, Lugo, Ourense e Pontevedra, sendo a sua capital política Santiago de Compostela.

Geograficamente, limita a norte com o Mar Cantábrico e a oeste com o Oceano Atlântico, fazendo fronteira a sul com as regiões portuguesas do Minho e Trás-os-Montes e a leste com o Principado das Astúrias e a província de Castela e Leão.

Quando visitar a Galiza?

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Torre de Hércules – Roteiro para visitar a Galiza

A melhor época para visitar a Galiza é entre abril e outubro, com temperaturas amenas e dias longos. As nossas estações de eleição são a primavera e o outono, pois são as mais convidativas para atividades na natureza, como seja a prática das caminhadas. Escusado será dizer que são as melhores estações para percorrer o Caminho de Santiago!

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Cascatas do Rio Barosa

Na primavera, a Galiza é uma explosão de cor e os cursos de água estão em todo o seu esplendor. Já no outono, e porque na Galiza abunda o carvalho e o castanheiro, a paisagem reveste-se de tons quentes outonais apaixonantes. Claro que, por serem estações de transição há sempre o risco de apanhar alguma chuva e frio, sobretudo no início da primavera e final do outono.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
O verão é perfeito para desfrutar das paradisíacas praias da Galiza

Os meses mais quentes são por norma julho, agosto e setembro. Consequentemente, são também os mais populares atraindo maior número de visitantes, até porque destinos populares, como sejam as Ilhas Cíes, só estão acessíveis diariamente nos meses de verão. Para mais, os 1700 km de extensão de costa, na qual estão catalogadas mais de 900 praias, fazem da Galiza um fantástico destino balnear (apesar das águas serem assim a modos que para o frescote). Para ir a banhos não encontra melhores meses.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Para comer um belo de um Polvo à Galega todas as estações são boas

Independentemente da estação que escolha para visitar a Galiza, é imperativo ter em conta que o tempo na Galiza é famoso por ter muita pluviosidade e por ter um clima imprevisível durante todo o ano. Não se espante se apanhar as quatro estações do ano num só dia! Portanto, leve sempre um agasalho e um impermeável para se proteger do vento ou da chuva.

Onde ficar a dormir nas suas férias na Galiza? Sugestões de alojamento

Tendo em conta que o nosso roteiro de carro pela Galiza passa por todas as suas províncias (o que se traduz numa imensa área geográfica), é imperativo dividir as noites de hospedagem por várias localidades. Claro que, se optar por dividir o nosso roteiro em várias viagens, pode montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí. Uma excelente ideia caso queira explorar mais a fundo cada uma das regiões da Galiza.

Independentemente da sua opção, é importante referir que na maioria das localidades da Galiza, que referimos neste artigo, encontra excelentes soluções de alojamento, que vão desde o alojamento local às grandes unidades hoteleiras, passando por charmosos boutique hotéis e casas de turismo rural.

Na hora de escolher a localidade para dormir na sua roadtrip pela Galiza, recomendamos que tenha sempre em conta se a localidade conta com uma boa oferta de alojamentos e demais serviços dos quais vai seguramente precisar durante a viagem (restaurantes, supermercados, etc). Por norma, quanto maior a oferta, mais fácil é encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Posto isto, as localidades que sugerimos para passar a noite no nosso roteiro de carro pela Galiza são:

A Guarda | Corunha | Lugo | Ourense | Pontevedra | Santiago de Compostela | Vigo

Mas pode fazer pequenas alterações ao roteiro e optar por ficar em outras localidades vizinhas com boa oferta de alojamentos, como sejam:

Baiona | Cambados | Combarro | Ferrol | O Grove | Monforte de Lemos | Sanxenxo

(Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.)

Por último, queremos salientar que ao longo do roteiro vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos – testados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões dos hotéis da respetiva localidade que apresentam a melhor relação qualidade-preço. 

Roteiro Galiza (7 dias de carro) | Norte de Espanha: Roadtrip para visitar o melhor da Galiza

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Cascata de Ézaro

O nosso roteiro para visitar a Galiza tem início em A Guarda, localizada mesmo em frente à vila portuguesa de Caminha, e termina em Ourense, às portas do Parque Natural da Baixa Limia – Serra do Xurés, o congénere espanhol do Parque Nacional da Peneda Gerês. Mas claro que pode fazer o mesmo na ordem inversa sem qualquer problema, ou até mesmo começar num dos pontos de interesse sugeridos que lhe seja mais conveniente e, a partir daí, desenhar o seu próprio roteiro para visitar a Galiza.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Igreja da Virgem Peregrina – Pontevedra

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar a Galiza pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para a Galiza. Se pretender fazer este roteiro recorrendo a transportes públicos, vai precisar de, no mínimo, mais um par de dias.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Castro de Santa Trega

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que nos nossos roteiros o número de dias é meramente indicativo. Ao arquitetarmos este roteiro de carro para visitar a Galiza, tivemos como principal premissa incluir um vasto leque de experiências distintas e levá-lo a conhecer o melhor que cada uma das províncias da Galiza têm para oferecer a quem as visita num espaço temporal de uma semana. Escusado será dizer que, face à imensidão do território da Galiza, 7 dias de viagem estão (muito) longe de esgotar o destino. Mas acreditamos que é um excelente ponto de partida para uma viagem de descoberta das várias faces da Galiza. Até porque, estamos convictos, vai querer regressar muitas vezes!

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Ria de Vigo

Posto isto, caso consiga acrescentar ainda mais alguns dias ao seu roteiro de carro pela Galiza, tanto melhor. Não só lhe permite conhecer de uma forma mais relaxante a maioria dos locais de interesse que vamos salientar, como ainda lhe possibilita fazer mais uma mão cheia de desdobramentos que o vão levar a locais verdadeiramente mágicos da Galiza. Ao longo do roteiro de 7 dias vamos dar-lhe várias dicas com essa finalidade e verá que é super fácil transformar esta proposta de viagem à Galiza em duas semanas de férias.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Canhão do Sil – Ribeira Sacra
Dica VagaMundos: Se não tem carro próprio e precisa de alugar um carro para a sua roadtrip pela Galiza, recomendamos que utilize o Rentalcars, a plataforma que nós usamos sempre que precisamos de alugar um carro. O que mais nos agrada no RentalCars é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível), sendo ainda possível cancelar o aluguer, sem qualquer custo, até 48h antes da partida. Isso para nós vale ouro, pois não são raras as vezes em que temos de alterar os planos de viagem. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 1

Monte e Castro de Santa Trega (A Guarda) – Baiona – Vigo

Os primeiros dois dias do nosso roteiro para visitar a Galiza vão ser inteiramente dedicados a explorar as maravilhas da região das Rias Baixas, nas províncias da Corunha e Pontevedra.

Monte e Castro de Santa Trega (A Guarda)

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | RoadtripAbrimos a nosso roteiro de carro pela Galiza na vila piscatória de A Guarda, mais concretamente subindo até ao topo do vizinho Monte Trega para ir visitar o milenar Castro de Santa Trega, considerado como um dos dez locais imperdíveis da Galiza. E a fama tem razão de ser!

Para começar o Castro de Santa Trega é um dos maiores (e melhor conservados) castros da Galiza. De acordo com os estudos, este ancestral povoado, formado sobretudo por casas ovaladas, foi fundado no século IV a.C e terá tido uns impressionantes 5000 habitantes.

Só a riqueza histórica mais do que justifica a visita, mas a altaneira localização do Castro de Santa Tegra, a 341 metros de altitude, vai também brindá-lo com maravilhosas vistas panorâmicas sobre a Foz do Rio Minho e da costa Atlântica da Galiza. É, muito provavelmente, o melhor miradouro de fronteira de todo o mundo!

Baiona

A segunda paragem do nosso roteiro para visitar a Galiza será em Baiona (ou Bayona), uma das cidades costeiras mais encantadoras das Rias Baixas.

Baiona tem todos os ingredientes para cativar quem a visita: um centro histórico medieval apaixonante, um imponente castelo, uma marina fantástica, praias de águas cristalinas, verdejantes montanhas e muita história para contar. Ou não tivesse sido em Baiona que aportou a Caravela Pinta, no dia 1 de Março de 1493, com as boas novas da descoberta do Novo Mundo por Cristóvão Colombo.

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Baiona são as seguintes:

  • Admirar o Castelo de Monterreal.
  • Percorrer as ruas medievais do centro histórico, não deixando de visitar as históricas Capela da Santa Liberata, a Capela da Misericórdia e a Ex-colegiata de Santa María.
  • Fazer um passeio pela marginal de Baiona, entre a península do castelo e a marina, passando pela Praia da Ribeira, a mais bonita de todas as praias de Baiona.
  • Visitar a réplica da Caravela Pinta que se encontra ancorada no Porto de Baiona.
  • Subir ao Monte Sansón para visitar a Virgen de la Roca (Virxe da Rocha em galego), um dos maiores símbolos da cidade.

Vigo

Marginal e Marina de Vigo

O primeiro dia do nosso roteiro para visitar a Galiza termina em Vigo, a maior cidade da Galiza, situada mesmo no coração das Rias Baixas, mais concretamente na Ria de Vigo. Embora, à primeira vista, possa parecer banal e desinteressante, tem alguns encantos surpreendentes. Entre eles contam-se as imperdíveis Ilhas Cíes, a praia de Samil, o Parque do Monte do Castro e o Casco Vello.

Na verdade Vigo tem duas faces. A duma cidade histórica e cultural pejada de charme e cunho próprio. E a da cidade portuária e industrial, centro nevrálgico do comércio de peixe no norte da Espanha, com uma das maiores frotas de pesca do mundo. Longe de ser um fator contraproducente, esta segunda face moldou muita da identidade da cidade que nos convida a caminhar sem pressas pelos seus intrigantes recantos.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Praza da Constitución

Entre os muitos locais de interesse para visitar em Vigo, destacamos os seguintes:

  • Concatedral de Santa María.
  • Casa de Arines (a mais velha do Casco Vello).
  • Praza da Constitución (onde está o edifício dos antigos Paços do Concello).
  • Mercado da Pedra.
  • Comer uma ostra ao natural, aberta a preceito por uma ostreira da Rúa Pescadería.
  • Miradouro da Oliveira de Vigo.
  • Praza Porta do Sol (onde se escontra a emblemática escultura O Sereo).
  • MARCO – Museu de Arte Contemporânea (alojado numa velha prisão oitocentista).
  • Museo do Mar.
  • Praia de Samil.
  • Subir ao altaneiro Parque do Monte d’O Castro, um lugar magnífico para relaxar, principalmente, quando o sol se põe no horizonte sob o oceano e atrás das Islas Cíes. Aproveite para visitar a fortaleza de granito do Castelo do Castro e o milenar Castro de Vigo.
Quer mais dicas sobre a cidade de Vigo? Então não deixe de ler o nosso roteiro para visitar Vigo.

Visitar as Ilhas Cíes a partir de Vigo

Se visitar a Galiza durante os meses do verão, recomendamos vivamente que acrescente mais um dia ao seu roteiro pela Galiza e vá conhecer as maravilhosas Ilhas Cíes, um tesouro da Ría de Vigo a que os romanos chamaram de “ilhas dos deuses”. Até porque as imaculadas paisagens naturais e praias virgens de águas cristalinas das Ilhas Cíes, coroadas pela paradisíaca Praia de Rodas, estão a somente 45 minutos de barco de Vigo.

As Ilhas Cíes estão limitadas a apenas 1800 visitantes por dia. Portanto terá que pedir uma autorização para visitar as Ilhas Cíes com bastante antecedência para garantir uma vaga. Peça a autorização online clicando neste link do site oficial da Xunta de Galicia.

A única razão pela qual não as incluímos no nosso roteiro de base para visitar a Galiza é o facto de só existirem barcos frequentes, a partir de Vigo, durante a época alta (que vai de junho a setembro). Fora da época alta, só costuma haver barco ao fim de semana e na semana da Páscoa. É também importante realçar que nos meses de inverno (no caso de ser permitido a circulação, algo que nem sempre ocorre) a visita terá de ser obrigatoriamente realizada na companhia de um guia oficial.

Como visitar as Ilhas Cíes exige planeamento e a logística pode ser laboriosa, opte por fazer esta excursão de um dia de barco às Ilhas Cíes comprando o seu bilhete com antecedência através da Civitatis. Depois de escolher as suas datas e comprar o bilhete de barco, eles tratam da autorização com os dados que forneceu. Totalmente stress free!

Onde ficar a dormir no 1º dia?

Hotel Puerta Gamboa

Mesmo no centro de Vigo, o Hotel Puerta Gamboa é um hotel encantador, numa casa antiga restaurada, com quartos tradicionais lindos e grandes varandas privadas. Com um toque de luxo moderno, este hotel estilo boutique apresenta excelente relação qualidade-preço. Ao ambiente familiar soma-se a excelente comida servida no pequeno restaurante com especialidades galegas caseiras e um serviço louvável.

Hotel Inffinit

Num edifício moderno com quartos repletos de estilo e muito confortáveis, o Hotel Inffinit tem uma relação qualidade-preço muito convincente. Os quartos elegantes têm janelas do chão ao teto, móveis graciosos, grandes varandas perfeitas para apreciar a vista da cidade e o pequeno almoço (excelente) é servido na requintada sala de jantar cheia de luz. Nem acredita se lhe dissermos que é um 3 estrelas!

Gran Hotel Nagari Boutique & Spa

Gran Hotel Nagari Boutique & Spa tem quartos luxuosos e elegantes num modernizado hotel de 5 estrelas estilo boutique com Spa e uma adorável piscina na cobertura. Bem situado para explorar a cidade velha, as praias e fazer passeios às Ilhas Cíes, mas corre o sério risco de querer passar o dia todo no hotel a ser mimado!

Hotel Pazo Los Escudos Spa & Beach

Dê um toque de nobreza à sua estadia em Vigo. Este é o privilégio dos quartos com vista-mar do Pazo Los Escudos. O hotel de luxo, perto das praias e com vistas desafogadas para a Ría de Vigo, tem serviços de cinco estrelas a condizer com a elegante casa antiga remodelada para acolher o Spa moderno e os quartos luxuosos.

Clique para ver mais opções de alojamento em Vigo

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 2

Vigo – Castelo de Soutomaior – Pontevedra – Combarro

Castelo de Soutomaior

Abrimos o segundo dia do nosso roteiro para visitar a Galiza rumando até ao imponente Castelo de Sotomaior, uma das fortalezas mais impressionantes de toda a Galiza.

A origem da fortaleza remonta ao século XII, tendo sido centro de poder de uma das linhagens mais significativas da Galiza medieval, os Soutomaior. Nele residiram várias figuras históricas, sendo a mais carismática o nobre Pedro Álvarez de Soutomaior, mais conhecido pelo cognome de Pedro Madruga, por gostar de combater de madrugada e assim surpreender os seus inimigos.

Para além de ser um dos cavaleiros históricos da Galiza existem teorias que Pedro Madruga e Cristóvão Colombo eram a mesma pessoa. Ou seja, especula-se que Pedro Madruga terá mudado de identidade para fugir aos seus perseguidores.

Vista do miradouro “El Mejor Banco Del Mundo de Redondela”
Dica VagaMundos: a caminho do Castelo de Soutomaior, não deixe de fazer um pequeno desvio até ao miradouro “El Mejor Banco Del Mundo de Redondela”, onde poderá avistar as Ilhas Cíes, a cidade de Vigo, a enseada de San Símon, a icónica ponte Rande e as famosas jangadas da Ria de Vigo, usadas para o cultivo dos bivalves. Acredite que não vai dar por mal empregue o tempo!

Pontevedra

Plaza de Ferrería

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Galiza será em Pontevedra, capital da província homónima, e uma das cidades mais emblemáticas do Caminho Português de Santiago.

Pontevedra tem um centro histórico simplesmente maravilhoso, sendo inclusivamente um dos que se encontra em melhor estado de conservação em toda a Galiza (a par de Santiago de Compostela). Como tem imensas ruas pedonais e é surpreendentemente compacto para uma capital de província, torna-se perfeito para se descobrir a pé.

Ponte do Burgo

Os locais que consideramos de visita obrigatória no Centro Histórico de Pontevedra são os seguintes:

  • Basílica de Santa María la Mayor.
  • Plaza de Ferrería, (a praça principal de Pontevedra), onde irá encontrar o Jardim Casto San Pedro e alguns dos monumentos mais icónicos da cidade, como sejam o Convento de São Francisco e a Igreja da Virgem Peregrina (em forma de concha).
  • Plaza de la Leña, famosa pelo seu cruzeiro e pelas suas agradáveis esplanadas. Mesmo ao lado pode visitar a Igreja de San Bartolomé.
  • Ponte do Burgo, uma das pontes medievais mais emblemáticas do Caminho Português de Santiago.
  • Ruínas da Igreja de Santo Domingo.
  • Pazo Mugartegui.
  • Convento de Santa Clara.

Combarro

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | RoadtripE para fechar o segundo dia do roteiro para visitar a Galiza em beleza, nada como ir assistir ao pôr-do-sol na vizinha aldeia piscatória de Combarro, um dos pueblos mais bonitos de toda a Galiza.

A imagem de marca de Combarro são os históricos cruzeiros e o seu conjunto de tradicionais hórreos, a versão galega dos espigueiros do Minho. Dizem que existem mais de 60 hórreos espalhados pela aldeia (honestamente, não os contamos), mas os mais conhecidos e fotogénicos são os trinta hórreos que se encontram junto à costa. Para obter a melhor vista dos hórreos, vá até à Praia de Pinela!

Playa de Carreiro – El Grove
Dica VagaMundos: a região das Rias Baixas está longe de se esgotar no que lhe mostramos nestes dois primeiros dias do roteiro da Galiza. Por isso, caso possa acrescentar mais um dia à sua viagem de carro pela Galiza, sugerimos que monte base em Pontevedra (ou arredores) e siga o seguinte itinerário pelas Rias Baixas: Sanxenxo – Playa de A Lanzada – El Grove – Cambados – Caldas de Reis – Cascatas do Rio Barosa (Fervenzas do Barosa). À sua espera estão algumas das praias mais idílicas das Rias Baixas, charmosos pueblos, fontes de águas termais e cascatas de sonho!

Onde ficar a dormir no 2º dia?

Parador de Pontevedra

No deslumbrante palácio dos Condes de Maceda, do século XVI, no coração histórico de Pontevedra, o Parador de Pontevedra foi habilmente renovado preservando a glória do passado. A pedra robusta é suavizada com uma decoração clássica, super elegante e requintada. Os quartos, sumptuosos, são espaçosos, muito confortáveis, com mobiliário e têxteis nobres. Salões elegantes e jardins paisagísticos convidam a relaxar. O pequeno almoço é muito elogiado. Dispõe de restaurante e bar.

Rias Bajas

O Rias Bajas está localizado no centro comercial e financeiro, apenas a 100 metros da cidade velha. Os quartos (individuais, duplos, twins e triplos) são confortáveis e espaçosos. Alguns estão munidos de varanda (os deluxe, com vista mar). Este hotel de 3 estrelas dispõe de restaurante e bar, e estacionamento privado mas pago.

Hotel Restaurante Rúas

Com preços económicos, o Hotel Restaurante Rúas junta o útil ao agradável: localização central (Plaza de la Leña), quartos básicos e funcionais mas com conforto e limpeza irrepreensíveis, e o restaurante serve pratos tradicionais galegos e tapas. E são pet-friendly!

Clique para ver mais opções de alojamento em Pontevedra

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 3

Pontevedra – Padrón – Santiago de Compostela

O terceiro dia do nosso roteiro para visitar a Galiza vai ser praticamente todo dedicado a explorar Santiago de Compostela. E, acredite, vai saber a pouco!

Padrón

Antes de partir à descoberta de Santiago de Compostela sugerimos que faça uma, ainda que breve, paragem em Padrón, a cidade internacionalmente conhecida pelos saborosos pimentos Padrón (“unos pican y otros non”), e uma das mais importantes no que à tradição Jacobeia diz respeito.

A razão para tal é fácil de entender. Segundo a lenda, foi em Padrón que aportou a barca que transportou os restos mortais do Apóstolo Santiago desde Jaffa, no Médio Oriente (onde foi decapitado), até à Península Ibérica no longínquo ano de 44. A pedra – ou padrão – a que foi presa a barca está presentemente colocada por baixo do altar da Igreja de Santiago de Padrón, ponto de paragem obrigatório para todos os peregrinos que seguem pelo Caminho Português de Santiago.

Santiago de Compostela

Visitar Santiago de Compostela é entrar no coração duma das cidades mais emblemáticas da Espanha, e até mesmo de toda a Europa. Ou não fosse Santiago de Compostela um dos destinos de peregrinação cristã mais importantes do mundo, cuja popularidade possivelmente só é superada por Roma e Jerusalém.

O centro histórico da capital da Galiza é, por si só, uma autêntica “enciclopédia” em termos históricos, arquitetónicos e religiosos. Os estilos românico, gótico e barroco entrecruzam-se em dezenas de igrejas, conventos e palácios. Mas desengane-se quem julga que é uma cidade adormecida no tempo ou enclausurada em pedra. É uma cidade viva, animada e com uma faceta cultural vibrante que merece vários dias de visita.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Praza das Praterías

Os locais que não pode deixar de visitar em Santiago de Compostela são os seguintes:

  • Catedral de Santiago de Compostela.
  • Praza do Obradoiro, o núcleo monumental, espiritual e cultural da cidade de Santiago de Compostela.
  • Hostal de los Reyes Católicos.
  • Palácio de Raxoi, sede da Câmara Municipal de Santiago.
  • Praza das Praterías, onde irá encontra a Fonte dos Cavalos e a Casa do Cabido.
  • Praza da Quintana.
  • Praza Mazarelos, onde se encontra o único arco “sobrevivente” da muralha da cidade. Dê uma espreitadela para lá do Arco de Mazarelos, e descubra o Convento de las Madres Mercedarias.
  • Rúa do Vilar, ladeada por casarões renascentistas, barrocos e neoclássicos.
  • Cantón do Toural, onde irá encontrar o Museo Eugenio Granell, sediado no Paço de Bendaña.
  • Rúa do Franco, onde se concentra boa parte da oferta gastronómica dado centro histórico de Santiago de Compostela.
  • Igreja Barroca de Santa María Salomé.
  • Igreja de Santa Maria do Camiño, padroeira dos peregrinos.
  • Mercado de Abastos.
  • Porta do Camiño, o local onde o Caminho Francês entra no centro histórico da cidade de Santiago.
  • Monasterio de San Martiño Pinario.
  • Parque da Alameda, que para além de ser o mais belo espaço verde dentro da cidade, o vai brindar com vistas deslumbrantes sobre a cidade e a Catedral de Santiago e Compostela.
Quer mais dicas sobre a capital da Galiza? Então não deixe de ler o nosso roteiro para visitar Santiago de Compostela.

Onde ficar a dormir no 3º dia?

Parador de Santiago – Hostal Reis Catolicos

Situado no Obradoiro, o Parador de Santiago – Hostal Reis Catolicos é o hotel de 5 estrelas mais procurado na cidade. A beleza do edifício do século XV, antigo albergue para peregrinos, sobressai como um dos mais nobres edifícios, literalmente digno da realeza. Os quartos com casa de banho privada apresentam decoração clássica, como camas de dossel. Do leque de comodidades modernas fazem parte dois restaurantes, várias áreas de estar, bar e terraço.

San Francisco Hotel Monumento

San Francisco Hotel Monumento ocupa um mosteiro histórico, com quartos espaçosos e elegantes. Este encantador hotel de 4 estrelas aposta no bem-estar com uma piscina interior e uma banheira de hidromassagem. Localizado a 3 minutos a pé da Catedral de Santiago de Compostela, disponibiliza estacionamento gratuito. O pequeno almoço é digno de um abade.

Mapoula PR Boutique

Com uma excelente relação qualidade-preço, o Mapoula PR Boutique é uma guesthouse estilo boutique a 10 minutos da catedral. Entre elementos rústicos e comodidades modernas, os quartos são louváveis pelo conforto e limpeza, simplicidade e bom gosto. Com opção pequeno almoço incluído – muito bom – para maior comodidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Santiago de Compostela

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 4

Santiago de Compostela – Cee – Corcubión – Cascata de Ézaro – Praia de Langosteira – Finisterra – Muxía – Corunha
Cabo Fisterra – Costa da Morte

O quarto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza será todo ele dedicado a explorar a mítica Costa da Morte, nome que se colou devido aos inúmeros naufrágios que ocorreram ao longo deste troço da costa da Galiza. Prepare-se para ir até ao Fim do Mundo!

Este é um dos dias em que terá de percorrer mais quilómetros na sua roadtrip pela Galiza. Como tal, recomendamos vivamente que madrugue. De outra forma, dificilmente vai conseguir ver todos os pontos de interesse que vamos referir. O quarto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza termina na Corunha, mas como já deve chegar bem tarde à maior cidade da região das Rias Altas, sugerimos que reserve a visita para o dia seguinte.

Cee e Corcubión

Corcubión

A primeira paragem do dia será em Cee e Corcubión, duas das localidades mais emblemáticas da Costa da Morte e do Caminho de Santiago a Fisterra.

Cee é uma pequena aldeia piscatória e como tal a visita será breve. Sugerimos que faça um passeio pela marginal da Praia da Concha (que tem mesmo o formato de uma concha) e pelo seu castiço centro histórico, onde destacamos o Pazo de Cotón e a Igreja de Santa María de Xunqueira.

Corcubíon já lhe vai tomar mais tempo de visita. Esta bonita vila de ruelas empedradas guarda um vasto património histórico. Não deixe de visitar a Igreja Românica de São Pedro, os Paços dos Condes de Traba e Altamira, a Casa Miñones e o Castelo do Cardenal.

Cascata de Ézaro (Fervenza do Ézaro) e Miradouro de Ézaro

Cascata de Ézaro

Cee e Corcubíon visitadas, continue o seu roteiro pela Galiza rumando até Ézaro onde o espera uma das maiores maravilhas naturais da Galiza, a Cascata de Ézaro.

Esta impressionante queda de água, também conhecida pelo nome de Cascata do Xallas, tem uns impressionantes 40 metros de altura e é formada pelas águas do rio Xallas que neste preciso local se despenham violentamente no mar. Este é inclusivamente o único rio da Europa Continental que desagua no mar em forma de cascata!

A Cascata de Ézaro está situada junto à central hidroelétrica de Castrelo e o acesso é feito percorrendo uns passadiços de madeira. São apenas algumas centenas de metros até chegar a este tesouro natural da Galiza.

Mas não se fique por aqui. Volte a pegar no carro e suba até ao altaneiro Miradouro de Ézaro percorrendo uma das estradas mais famosas da Costa da Morte (se costuma assistir ao Tour de Espanha vai com certeza reconhecê-la). À sua espera terá uma das vistas mais apaixonantes da Costa da Morte!

Miradouro de Ézaro
Dica VagaMundos: se poder acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar a Galiza recomendamos que faça um tour de caiaque pelo rio Xallas até à Cascata de Ézaro. Não só terá a oportunidade de ver a majestosa cascata de um ângulo completamente distinto, como ainda irá conhecer os locais onde os vikings atracaram as suas embarcações durante as suas incursões na Península Ibérica. Pode complementar o seu dia extra na Costa da Morte com uma visita à cidade de Dumbría, à vila costeira de Muros, ao lindo Castelo de Vimianzo ou relaxar numa das praias da Costa da Morte (recomendamos a Praia do Sardiñeiro, a Praia da Langosteira ou a Praia de Carnota).

Cabo Finisterra (Cabo Fisterra)

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | RoadtripDa Cascata de Ézaro, o nosso roteiro para visitar a Galiza vai levá-lo direitinho ao Fim do Mundo!

Estamos a falar-lhe do Cabo Fisterra, local que na Idade Média era considerada a ponta mais ocidental da Europa, o Fim da Terra (Finis Terrae) antes de Colombo descobrir a América.

É certo que a Catedral de Santiago de Compostela é o destino de todos os peregrinos que caminham até ao Apóstolo Santiago. Mas para muitos não é o destino final do Caminho de Santiago. Esse fica bem na ponta do Cabo Fisterra, o troço final dum itinerário marcado no céu pela Via Láctea, sendo que há registos de peregrinos em Fisterra desde o século XII.

Por isso, entre a localidade de Fisterra e o Cabo de Fisterra, irá passar pela célebre estátua do peregrino e pelo altaneiro Farol de Fisterra junto ao qual se encontra o famoso marco jacobeu do quilómetro zero.

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Ir a Fisterra e não comer uma mariscada é quase pecado

Depois de desfrutar das esmagadoras vistas do Cabo Fisterra, sugerimos que regresse ao povoado de Fisterra e que visite o Castelo de San Carlos, a Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso, a Igreja de Santa Maria das Areias e faça um passeio pela marginal de Fisterra. E para fechar a visita em beleza, não deixe de ir comer uma mariscada. Está entre as melhores da Galiza!

Muxía

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Santuário da Nossa Senhora da Barca

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Galiza será na vila costeira de Muxía, outra das terras com enorme tradição Jacobeia na Costa da Morte.

A razão para tal importância prende-se com a lenda que narra a aparição de Nossa Senhora, numa barca de pedra guiada por anjos, a São Tiago com o objetivo de lhe dar alento na sua “missão” apostólica. No local da aparição foi erigido em 1544 o Santuário da Nossa Senhora da Barca, que desde então se tornou num importante local de peregrinação.

Para além da visita obrigatória ao Santuário de Nossa Senhora da Barca, visite também a Igreja de Santa Maria. E não saia de Muxía sem provar os seus famosos polvo e caranguejos.

Dica VagaMundos: a caminho da Corunha, o destino final deste 4º dia da roadtrip pela Galiza, existem vários locais de interesse. Se vir que tem tempo, não deixe de visitar o Faro de Ponta Nariga e os Moinhos de Ardeleiro, ambos localizados nos arredores da castiça vila costeira de Malpica.

Onde ficar a dormir no 4º dia?

Hotel Riazor

O valor seguro de sempre levou um “lifting”. Em frente à Praia de Riazor e a 500 metros do centro histórico, o Hotel Riazor disponibiliza quartos climatizados (opção com e sem pequeno almoço incluído) renovados, com uma decoração moderna, sóbria, mas muito elegante, alguns com uma vista soberba sobre a praia. Dispõe de restaurante e bar mas há muitas opções de restauração na avenida da promenade.

Hotel Avenida

Com uma relação qualidade/preço, o Hotel Avenida é um hotel de 3 estrelas superior, elegante e moderno. Está localizado bastante perto da estação ferroviária principal. Com quartos modernos e bem equipados, alguns familiares alojam até 4 hóspedes. Dispõe de restaurante (cozinha galega), bar, terraço e um Spa e centro de fitness.

Eurostars Blue Coruña

Pertíssimo do centro histórico, o Eurostars Blue Coruña é um moderno hotel de 4 estrelas com relação qualidade/preço competitiva – especialmente com as ofertas promocionais que faz amiúde. De salientar as camas confortáveis dos quartos espaçosos e luminosos (duplos e triplos, com ou sem pequeno almoço). Dispõe de um ginásio gratuito e de um lounge com bebidas gratuitas durante o dia. Não tem estacionamento privado, mas há um parking mesmo à porta.

Clique para ver mais opções de alojamento em A Coruña

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 5

Corunha – Ferrol

O quinto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza será dedicado a visitar a Corunha e a vizinha Ferrol.

Corunha

Marginal da Corunha

O quinto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza arranca com uma visita à linda cidade da Corunha, conhecida pelo cognome de “Cidade de Cristal”.

O seu grande highlight é, sem sombra de dúvidas, a Torre de Hércules, o único farol de origem romana do mundo ainda em funcionamento, classificado como Património da Humanidade da UNESCO. Mas os encantos da Corunha estão muito longe de se resumir ao seu farol milenar. Há um centro histórico delicioso para descobrir e uma das maiores marginais da Europa para percorrer.

Torre de Hércules
Torre de Hércules

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder na Corunha são as seguintes:

  • Plaza María Pita, o centro nevrálgico da cidade velha, onde irá encontrar o belo edifício do Ayuntamiento da Corunha (Câmara Municipal.)
  • Igreja de São Jorge (estilo barroco) e Igreja de Santiago (estilo românico.)
  • Convento e Plaza de Santa Bárbara.
  • Colegiata de Santa María del Campo.
  • Plaza de Azcárraga.
  • Castelo de San Antón, que presentemente alberga o Museu de Arqueologia.
  • Percorrer a fantástica marginal da Corunha, admirando as suas galerias de cristal e a atraente Praia de Riazor, em forma de concha.
  • Subir os 238 degraus da Torre de Hércules para desfrutar de soberbas vistas sobre a cidade da Corunha e sobre a costa Atlântica.
  • Visitar o Parque das Esculturas da Torre de Hércules, repleto de esculturas super curiosas das quais destacamos os Menires da Paz, a Rosa dos Ventos e o Monumento aos Fuzilados da Guerra Civil.

Ferrol

Castelo de São Felipe

Fechamos o quinto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza com uma visita à vibrante cidade de Ferrol, famosa pelos seus estaleiros navais, por ter as celebrações mais antigas e espetaculares da Semana Santa da Galiza, e por ser o ponto de partida do Caminho Inglês para Santiago.

Meninas do Canido

Entre os muitos locais de interesse que pode visitar em Ferrol, destacamos os seguintes:

  • Baluarte de San Juan e ruínas das antigas muralhas de Ferrol (com excelentes vistas sobre o porto e a ria do Ferrol.)
  • Arsenal e Estaleiros Navais de Ferrol.
  • Concatedral de San Julian.
  • Capela da Nossa Senhora das Dores.
  • Igreja de São Francisco.
  • Castelo de São Felipe.
  • Plaza da Galiza, um dos centros nevrálgicos de Ferrol e onde se destaca o Teatro Jofre.
  • Plaza de la Constitución, uma das praças mais bonitas de Ferrol onde se encontra o edifício do Governo Militar.
  • Arco de Fontelonga, uma das três entradas na antiga cidade muralhada por onde se podia entrar pelo mar.
  • Passeio pelo bairro da Magdalena.
  • Percorrer o Roteiro das Meninas do Canido de autoria do pintor galego Eduardo Hermida. São mais de 300 meninas pintadas nas fachadas das casas do bairro. Arte Urbana no seu melhor!
Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Parque Natural Fragas do Eume – Roteiro para visitar a Galiza
Dica VagaMundos: se é amante de natureza, acrescente mais um dia ao seu roteiro para visitar a Galiza e parta à descoberta das maravilhas naturais do Parque Natural Fragas do Eume, a mais bem preservada Mata Atlântica da Europa. Fica a somente 20 km de Ferrol.

Onde ficar a dormir no 5º dia?

Hotel Alda El Suizo

Os detalhes clássicos do Hotel Alda El Suizo denunciam que é uma unidade hoteleira histórica em Ferrol com um serviço que merece elogios. A localização (mesmo no centro de Ferrol) e a relação qualidade-preço do Hotel Alda El Suizo, são mais-valias a que se juntam outros atributos, como a limpeza e conforto dos quartos, básicos e funcionais, e opção com ou sem pequeno almoço. Disponibiliza estacionamento privado com custo adicional.

Gran Hotel de Ferrol

Com melhores comodidades, o Gran Hotel de Ferrol está localizado no centro de Ferrol, a 5 minutos a pé da Plaza de España (praça) e da área de La Magdalena. Quartos aclimatizzados confortáveis e muito limpos, apresentam uma decoração clássico-moderno, elegante e requintado, de áreas muito generosas. O pequeno almoço (continental e sem glúten) é fabuloso, mas se o dispensar, os preços tornam-se muito simpáticos atendendo ao hotel que é.

Parador de Ferrol

Se procura luxo inspirado no mar, o Parador de Ferrol tem. A mansão galega convertida num encantador parador situa-se no coração da vila costeira. As vistas da varanda envidraçada são deslumbrantes, bem como os salões e restaurante decorados ao estilo clássico. Levado para os quartos espaçosos, super confortáveis e decorados com requinte e elegância.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ferrol

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 6

Ferrol – Playa las Catedrales – Lugo

Praia das Catedrais (Playa las Catedrales)

O sexto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza arranca com uma visita à Praia das Catedrais, a praia mais famosa de toda a Galiza.

A Praia das Catedrais fica localizada no município de Ribadeo, já na província de Lugo, e não deixa os créditos por mãos alheias. Há uma praia belíssima à sua espera, esculpida em rochas colossais que rompem da areia, formando arcos monumentais, que chegam a atingir mais de trinta metros de altura, misteriosas grutas e autênticas esculturas naturais. Uma autêntica catedral natural, esculpida a preceito pelas mãos do vento e das ondas do Mar Cantábrico!

É possível apreciar as formações rochosas do alto das falésias percorrendo um cénico passadiço criado para o efeito. Até porque, o areal da Praia das Catedrais só está acessível durante a maré baixa. Na preparação da sua visita não deixe de consultar a hora da maré baixa. Poderá fazê-lo clicando aqui.

Para além disso, durante o verão, as visitas ao areal da Praia das Catedrais têm um limite diário estabelecido e carecem de reserva obrigatória. Foi a forma encontrada para preservar este monumento natural, mesmo assim, durante a época alta, tem pessoas a mais (sobretudo aos fins de semana). Se estiver a planear a sua roadtrip pela Galiza para o verão, não se esqueça de fazer a sua reserva no site oficial da Xunta Galicia.

Dica VagaMundos: mesmo ao lado da Praia das Catedrais, encontra várias praias com formações rochosas muito semelhantes e com o bónus de não ter que lidar com multidões. As nossas favoritas são a Praia de Esteiro, a Praia das Covas, a Praia das Illas e a Praia dos Castros. São uma excelente alternativa à Praia das Catedrais durante a época alta ou no caso de querer acrescentar mais um dia à sua viagem de carro pela Galiza.

Lugo

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip

Fechamos o sexto dia do nosso roteiro para visitar a Galiza na milenar cidade de Lugo, plantada nas margens do nosso bem conhecido rio Minho, e ponto de passagem incontornável do Caminho Primitivo de Santiago.

Lugo é guardiã de um esplêndido património romano, que encontra o seu ex-libris nas imponentes muralhas romanas que rodeiam o centro histórico da cidade. As muralhas datam do séc. III a.C. e são as únicas muralhas romanas do mundo integralmente conservadas, não sendo por isso de estranhar que estejam classificadas como Património da Humanidade da UNESCO.

E não pense que é coisa pequena! A Muralha de Lugo tem mais de 2 km de extensão, 10 portões de acesso e mais de 70 torres semicirculares em bom estado de preservação. Posto isto, escusado será dizer que uma das atividades imperdíveis numa visita a Lugo é caminhar pela sua muralha. As vistas são fantásticas!

Como a largura da muralha varia de 4 a 7 metros, é quase como andar na rua mais alta de Lugo onde, para além dos turistas, irá encontrar muitos dos habitantes de Lugo a praticar o seu exercício diário ou até mesmo a passear o cão. É, sem dúvida, um enorme privilégio poder fazer um “passeio higiénico” numa das muralhas mais ancestrais do mundo!

Para além da incontornável caminhada pela Muralha Romana, os outros locais de interesse aos quais recomendamos visita em Lugo são os seguintes:

  • Porta de Santiago (a porta da muralha de Lugo que dá acesso direto à Plaza de Santa Maria onde se encontra a esplendorosa Catedral de Lugo.)
  • Catedral de Lugo (Catedral de Santa María) e Palácio Episcopal.
  • Porta de San Pedro, (ponto de entrada em Lugo dos peregrinos que percorrem o Caminho Primitivo rumo a Santiago de Compostela.)
  • Casa Museu da Mitra ou Domus de Mitreo (mostra achados que vão da época romana ao século XX.)
  • Plaza Mayo, uma praça ampla onde fica a Câmara Municipal de Lugo, com jardins e rodeada de cafés e bares sob as arcadas.
  • Igreja das Agustinas e Convento de São Domingos.
  • Museu Provincial, localizado no antigo Convento de São Francisco e que possui um amplo acervo de vestígios arqueológicos e históricos do património cultural de Lugo.
  • Plaza de Ferrol, onde está localizada a capela de San Froilán.
  • Porta Falsa.
  • Termas Romanas.
  • Ponte Romana.
  • Passeio pelas margens do Minho (comece junto à ponte romana).

Onde ficar a dormir no 6º dia?

Eurostars Gran Hotel Lugo

A 500 metros da Plaza de Lugo, o Eurostars Gran Hotel Lugo era bom e ficou ainda melhor com o mais recente lifting. Em termos de conforto, decoração e limpeza a fasquia foi elevada, beneficiando ainda mais as áreas generosas dos quartos e suites, luminosos e aclimatizados. O pequeno almoço buffet é muito variado, mas pode optar pela tarifa sem pequeno almoço e poupar uns euros.

Hotel Torre de Núñez

Em busca dum hotel com estacionamento (público gratuito), encontramos o Hotel Torre de Núñez. O que mais agrada é o look moderno e o design contemporâneo aplicado ás áreas comuns e aos quartos espaçosos, super confortáveis e limpos. As suites têm banheira de hidromassagem. Somam-se outros trunfos como a simpatia e a atenção personalizada do pessoal, um agradável jardim e terraço. A pedido, preparam um almoço para levar com opção sem glúten. Recomendamos sem hesitar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Lugo

Roteiro para visitar a Galiza: Dia 7

Lugo – Monforte de Lemos – Miradoiro da Pena de Matacás – Cascata do Cachón – Miradouro Balcón de Madrid – Miradouro de Vilouxe – Ourense
Canhão do Sil – Roteiro para visitar a Galiza

O último dia do nosso roteiro para visitar a Galiza vai ser dedicado a explorar a Ribeira Sacra, uma das regiões mais fascinantes da Galiza e Património da Humanidade da UNESCO.

Prepare-se para desfrutar de esmagadoras vistas sobre o assombroso Canhão do Sil (um profundo desfiladeiro cavado pelo rio Sil no seu curso até se unir com o rio Minho), perder-se em bosques que escondem cascatas paradisíacas e para conhecer uma miríade de impressionantes igrejas e mosteiros românicos (o nome Ribeira Sacra não foi dado à toa).

Como já deve ter percebido, o último dia do roteiro para visitar a Galiza vai ser bem cheio de atrativos. Por isso, mais uma vez, recomendamos a que arranque do seu hotel o mais cedo possível.

Escusado será dizer que, em apenas um dia, só conseguirá aflorar o muito que a região de Ribeira Sacra tem para oferecer a quem a visita. Temos a certeza que vai saber-lhe a pouco e já a jogar na antecipação, logo após o roteiro de 7 dias para visitar o melhor da Galiza, vamos dar-lhe algumas sugestões para esticar a sua viagem em mais um ou dois e assim poder desfrutar melhor da fantástica região da Ribeira Sacra.

Monforte de Lemos

Colegio Episcopal Nuestra Señora de la Antigua

A primeira paragem do último dia do nosso roteiro para visitar a Galiza será em Monforte de Lemos, que é considerada a porta de entrada na região da Ribeira Sacra.

Monforte possui um vasto património histórico, composto por conventos, mosteiros, castelos, pontes romanas e casas senhoriais. Os locais que consideramos de visita obrigatória são os seguintes:

  • Mosteiro de São Vicente do Pino, o primeiro mosteiro construído após a invasão árabe na Galiza.
  • Torre da Homenaxe e Castelo de Monforte.
  • Pazo dos Condes de Lemos.
  • Colegio Episcopal Nuestra Señora de la Antigua.
  • Museu de Arte Sacra no Convento das Clarissas de Monforte de Lemos.
  • Pazo de Tor.
  • Ponte Velha sobre o Rio Cabe.

Miradouro da Pena de Matacás

Monforte visitado, continuamos o nosso roteiro para visitar a Galiza rumando até ao Miradouro da Pena de Matacás, um dos nossos miradouros favoritos da Ribeira Sacra.

O miradouro encontra-se idilicamente situado a mais de 500 metros de altitude, sobre as Fragas de Matacás, tendo sido construída uma fantástica plataforma suspensa para desfrutar em pleno das arrebatadoras vistas sobre o Canhão do Sil e os vinhedos da Ribeira Sacra. Imperdível e de fácil acesso!

Cascata do Cachón (Fervenzas do Cachón)

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar a Galiza será na maravilhosa Cascata do Cachón, que é alimentada pelas cristalinas águas do rio Vaos, um dos afluentes do Sil.

Para a ir visitar, terá de percorrer um curto trilho que atravessa um frondoso bosque (pouco mais de 500 metros, ida e volta). O caminho não só não oferece dificuldades de maior, como @ irá brindar com um sem número de pequenas cascatas até chegar à Cascata do Cachón, e à sua idílica piscina natural. Se for no verão, terá dificuldades em resistir a um refrescante mergulho!

Miradouro Balcón de Madrid

O Miradouro do Balcón de Madrid é uma verdadeira varanda sobre o Canhão do Sil, não sendo à toa que se tornou um dos mais populares da Ribeira Sacra e, ousamos dizer, de toda a Galiza.

As vistas sobre o desfiladeiro do Sil são simplesmente avassaladoras! Se vai à espera de avistar Madrid, desengane-se! O nome do miradouro deriva de ter sido um dos locais escolhidos pelas mulheres galegas para se despediram de seus maridos quando imigravam para Madrid. Na maioria eram barquilleros (vendedores de uma espécie de waffle) e daí encontrar-se, junto ao miradouro, um monumento ao barquillero.

O Miradouro Balcón de Madrid conta com bons acessos, um parque de estacionamento e até mesmo uma área de picnics. Do estacionamento ao miradouro propriamente dito terá apenas de caminhar um par de centenas de metros.

Miradouro de Vilouxe

O Miradouro de Vilouxe é um dos miradouros mais belos e selvagens da Ribeira Sacra, e como tal tinha mesmo de constar neste nosso roteiro para visitar o melhor da Galiza. Afinal de contas, é dele que se avista a imagem mais icónica do Canhão do Sil: o Meandro do Sil.

Um impressionante maciço granítico com mais de 700 metros de altitude forçou o rio Sil a contorná-lo, formando uma curva que faz lembrar uma ferradura, um pouco à semelhança do que acontece com o rio Colorado no Horseshoe Bend (Estados Unidos) e com o rio Douro, no Miradouro do Castrilhouço, um dos nossos miradouros favoritos do Douro Internacional.

Ao contrário dos outros dois miradouros da Ribeira Sacra que referimos atrás, não existe acesso de carro até mesmo ao lado do miradouro de Vilouxe (ou melhor dizendo miradouros, visto que existem dois pontos de observação distintos). Logo, terá de estacionar na pequena aldeia de Vilouxe e seguir a pé. Mas não se assuste que o percurso é pouco superior a 1,5 km e encontra-se bem sinalizado. E as vistas compensam todas as gotinhas de suor!

Atenção: o miradouro é mesmo 100% natural, ou seja não espere qualquer tipo de infraestruturas. Se for com crianças, tenha mesmo muito cuidado, pois não existe qualquer barreira de segurança que o separe do precipício!

Ourense

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Catedral de Ourense

A última paragem do nosso roteiro de 7 dias para visitar a Galiza será na cidade de Ourense, a capital termal da Galiza, e também ela detentora de um enorme legado romano.

Os locais que consideramos de visita obrigatória em Ourense são os seguintes:

  • Praza Maior, onde fica a Câmara Municipal de Ourense e o Museu Arqueológico.
  • Catedral de Ourense.
  • Igreja de Santa Maria.
  • Igreja de Santa Eufémia.
  • Burgas, um antigo complexo romano onde se encontra uma piscina termal, com temperaturas entre os 60 e 67 ºC à nascente, que pode usufruir gratuitamente.
  • Ponte Romana de Ourense.
  • Termas de Ourense (Pozas Muiño da Veiga e Pozas Outariz) – se ficar mais um dia ou dois pela região da Ribeira Sacra, não deixe de ir desfrutar destas pérolas naturais. Ficam ambas situadas nos arredores de Ourense, nas margens do rio Minho, são ao ar livre e de usufruto gratuito. Simplesmente perfeitas para relaxar depois de uma roadtrip em cheio pela Galiza. Vá é preparado para o cheiro sulfuroso!
Pozas Muiño da Veiga – Termas de Ourense

Onde ficar a dormir no 7º dia?

Carris Cardenal Quevedo

Com a melhor relação qualidade-preço, este hotel de 4 estrelas, de design moderno e comodidades de excelência, é um dos mais populares em Ourense. Mas o Carris Cardenal Quevedo até merece 5 estrelas na localização central, no conforto e espaço dos quartos, na limpeza e na atenção personalizada que a equipa dedica aos hóspedes. O pequeno almoço, com opção sem glúten, é uma surpresa de delícias. Estacionamento privado com custo adicional.

Barceló Ourense

Também com ótima relação qualidade-preço, o hotel Barceló Ourense apresenta uma qualidade superior. Com destaque para a elegância e requinte dos quartos super confortáveis, alguns com varanda, banheira de hidromassagem e área de estar. De fazer inveja a alguns hotéis da categoria acima. Fica numa zona comercial de Ourense, mesmo ao lado da rua pedonal que dá acesso ao centro histórico.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ourense

Mapa do Roteiro para visitar a Galiza


Clique no canto superior dirteito para aumentar o mapa com os principais pontos de interesse a visitar num Roteiro pela Galiza de 7 dias.

Dicas para acrescentar mais 1 ou 2 dias à sua viagem de carro pela Galiza

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Miradouro de Pena do Castelo – Roteiro para visitar a Galiza

Se quiser esticar em mais um dia ou dois a sua viagem de carro pela Galiza, sugerimos que vá conhecer mais algumas das maravilhas da região da Ribeira Sacra. Abaixo encontra as nossas sugestões de locais a visitar na Ribeira Sacra para os seus dias extra:

Melhores Miradouros da Ribeira Sacra (para além dos visitados no 7º dia do roteiro da Galiza)

Roteiro Galiza: o que visitar numas férias na Galiza | Roadtrip
Miradouro de Castro – Roteiro para visitar a Galiza
  • Miradouro de Pé do Home
  • Miradouro do Meandro de A Barxa
  • Miradouro de Chão de Madeiros
  • Miradouro de Pena do Castelo
  • Miradouro de Santiorxo
  • Miradouro da Moura
  • Miradouro da Cividade
  • Miradouro de Castro (dois vertiginosos passadiços suspensos sobre o Canhão de Sil)
  • Miradouro Bambam do Solpor (tem um baloiço fantástico e é perfeito para assistir ao pôr do sol)

Mosteiros da Ribeira Sacra

Mosteiro de Santo Estevo de Ribas – Roteiro para visitar a Galiza
  • Mosteiro de Santo Estevo de Ribas (presentemente é um parador de alojamento)
  • Mosteiro de Santa Cristina

Trilhos, Cascatas e Passeio de Barco na Ribeira Sacra

Cascata da Augacaída – Roteiro para visitar a Galiza
  • Percorrer o Passadiço do Rio Mao: 2 km ida e volta que pode esticar percorrendo o Trilho Ruta Cañon do Rio Mao (16 km circular), um dos nossos percursos pedestres de eleição na Ribeira Sacra.
  • Percorrer o trilho até à Cascata da Augacaída, uma das cascatas mais espetaculares da Ribeira Sacra, com uma queda de água de 40 metros de altura. O percurso pedestre tem aproximadamente 5 km (circular) e, pelo caminho, tem ainda a oportunidade de visitar o Castro de Marce de onde poderá desfrutar de fantásticas vistas sobre os meandros do rio Minho.
  • Fazer um passeio de barco pelo rio Sil (nós arrancámos do cais da Abeleda).

Outros artigos de Espanha 

Melhores praias Sul de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro de Extremadura | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Mérida | Puebla de Sanabria | Salamanca | Santiago de Compostela | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Maria Leonor Quaresma

    Excelente roteiro pela Galiza. Já conheço muitos destes locais tanto em roadtrip como no Caminho de Santiago que tive o prazer enorme de fazer (inesquecível).
    Contudo vocês acrescentam muitos locais interessantes e que vou tentar conhecer logo que possível.
    Acho o vosso blog super bem organizado.Espero continuar a seguir as vossas dicas.
    Desejo-vos óptimas viagens e aventuras. Sejam felizes!!!

    • Muito obrigado pelas amáveis palavras

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.