Roteiro Montenegro | Roadtrip: o que visitar e onde ficar

Roteiro Montenegro: o que visitar e onde ficar

Se anda à procura de um destino de férias que combine praias paradisíacas, maravilhosos parques naturais e apaixonantes cidades medievais, tem mesmo de visitar Montenegro, um dos destinos em ascensão da costa do Adriático. E para o ajudar a partir à descoberta de um dos segredos mais bem guardados dos Balcãs escrevemos este guia e roteiro de Montenegro, com os principais pontos de interesse e muitas dicas práticas para planear a sua viagem.

Roteiro Visitar Montenegro
Kotor

Como já deve saber, Montenegro é um dos países mais jovens do mundo. Só em 2006, através dum referendo, é que Montenegro deixou de fazer parte da Sérvia para se tornar uma nação independente. Talvez por isso tenha demorado tanto tempo a entrar nos radares do turismo internacional.

Mas as coisas estão a mudar (muito) rapidamente. É que, apesar de Montenegro ser um país muito pequeno e com baixa densidade populacional (não chega a ter 20% do território de Portugal e tem menos de 700 mil habitantes), é gigante em locais de interesse.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Lago Skadar

A sua costa guarda verdadeiros tesouros, como sejam a esplendorosa baía e cidade de Kotor, as idílicas praias de Budva e a península mágica de Sveti Stefan. Já o interior é um verdadeiro paraíso para os amantes de natureza, pois Montenegro tem nada mais nada menos do que cinco esplendorosos Parques Nacionais, repletos de maravilhas naturais de classe mundial.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Baía de Kotor

E como o país é super compacto, é literalmente possível fazer um trilho de montanha da parte da manhã e fechar o dia com um mergulho no (super quentinho) mar Adriático. Tudo isto com muito menos turistas, e a preços bem mais simpáticos, do que a vizinha Croácia. Não é à toa que se tornou, quase instantaneamente, num nossos destinos favoritos da Europa.


Se está a planear uma viagem aos Balcãs leia também os nossos Roteiros da Croácia e da Eslovénia


Informações e dicas de viagem para visitar Montenegro

Informações úteis

  • Língua: Montenegrina (similar à língua servo-croata)
  • Capital: Podgorica
  • Moeda: EUR
  • Fuso Horário: GMT +1
  • Indicativo Montenegro: +382
  • Visto Montenegro: apesar de ter adotado o Euro, Montenegro ainda não pertence à União Europeia. Apesar dos cidadãos portugueses não precisarem de visto para visitar Montenegro (para estadias até 90 dias), deve levar o seu passaporte quando viajar para Montenegro. Os cidadãos brasileiros também não necessitam de visto para entrar no Montenegro para fins turísticos.

Custo de Vida

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Pores do sol como este são completamente grátis – Serpentina de Kotor

O custo de vida no Montenegro é ligeiramente inferior ao de Portugal. O combustível custa cerca de menos 20 cêntimos/litro, e a nível de alojamento e restauração vai encontrar preços similares aos que encontra nas zonas turísticas de Portugal. Já as entradas nos monumentos e parques naturais são significativamente mais baratas. No cômputo geral, Montenegro é um destino que apresenta um excelente rácio custo-benefício, sobretudo quando comparado aos outros países do Adriático, como seja a vizinha Croácia.

Saúde e Condições higiénicas

Montenegro apresenta boas condições sanitárias e não há vacinas obrigatórias para visitar o país. Como o país não pertence à União Europeia, recomendamos que faça um bom Seguro de Viagem para o caso de precisar de cuidados de saúde e assistência médica durante a sua viagem e para se precaver contra outros contratempos (como roubos, perda de malas, cancelamento da viagem, etc). Fomos assaltados recentemente em Sarajevo, perdendo parte significativa do nosso equipamento, e, se não fosse o nosso seguro de viagem, teríamos gasto milhares de euros para repor esse equipamento.

Seguro de Viagem para Montenegro

A nossa escolha de seguro de viagem recaí quase sempre no pacote Explorer da World Nomads. É rápido e fácil de fazer, são a 100% especializados em viagens, têm um ratio custo-benefício muito positivo e uma vertente de responsabilidade social com a aliança à Footprints, que angaria fundos e dinamiza projetos de desenvolvimento para pequenas comunidades. Clique aqui para fazer uma simulação para a sua viagem a Montenegro.

Quando visitar Montenegro?

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Costa de Budva

Devido à sua fantástica costa do Adriático, Montenegro é um excelente destino de veraneio. Julho e agosto são, por norma, os meses mais quentes, logo, os que atraem mais turistas. Como tal, é inevitável que os preços dos voos, alojamentos e demais serviços turísticos subam em flecha.

Se não quer pagar o prémio da época alta nem lidar com multidões, mas ainda assim dar uns mergulhos no Adriático, os melhores meses são junho e setembro. Se não fizer questão de nadar no mar aposte em maio e outubro. O clima é decente, os preços são consideravelmente inferiores e os Parques Naturais são fabulosos nesta altura do ano.

Como chegar a Montenegro – dicas de voos

Não existem voos diretos de Portugal para Montenegro, logo será sempre inevitável fazer escala. O principal aeroporto de Montenegro está na sua capital, Podgorica, mas nós recomendamos que voe para Dubrovnik, cujo aeroporto fica a menos de 20 km da fronteira com Montenegro e a cerca de 80 km de Kotor, o ponto de partida perfeito para um roteiro por Montenegro.

Não só vai pagar menos do que se voasse para Podgorica, como ainda pode aproveitar para visitar Dubrovnik. E acredite que Dubrovnik é muito mais interessante do que Podgorica.

Clique para pesquisar voos através da Skyscanner

Conduzir em Montenegro e aluguer de carro

Em nossa opinião a melhor maneira de explorar Montenegro é fazendo uma roadtrip. Não só permite maximizar o seu tempo como, o facto de poder parar em qualquer lugar, vai-lhe permitir desfrutar de paisagens maravilhosas e locais menos turísticos.

Roteiro Montenegro - Roadtrip
Estação de Serviço with a view

Relativamente à condução, é importante referir que Montenegro ainda não tem autoestradas, ou seja, irá conduzir sempre por estradas nacionais. Mas como o país é muito compacto, nunca terá longas horas de condução pela frente. Como bónus ainda vai poupar imenso dinheiro em portagens, vai ter a possibilidade de cruzar remotas aldeias e ver paisagens que jamais veria de outra forma.

Nós alugamos o nosso carro através da RentalCars (do mesmo grupo do Booking.com) e correu tudo cinco estrelas, como de costume. O que gostamos da RentalCars é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer sem qualquer custo até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Dica VagaMundos: Se optar por fazer o seu aluguer na RentalCars, opte também por fazer o seguro contra todos os riscos com eles pois é, significativamente, mais barato do que quando contratado diretamente à empresa de rent-a-car.

Tours locais e atividades em Montenegro

Se não pretende alugar carro em Montenegro recomendamos vivamente que recorra a um tour local para explorar algumas das belezas naturais do país. Não terá problemas em se deslocar de transportes públicos entre as maiores cidades, mas é de todo impossível explorar os parques naturais sem viatura própria.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Trilho no Parque Nacional de Durmitor

Se gosta de desportos náuticos e passeios de barco, aproveite a sua passagem por Montenegro para desfrutar do melhor do Adriático.

Abaixo colocamos os nossos tours e atividades favoritos em Montenegro. Clique nos respetivos links para consultar os programas:

Dica VagaMundos: Na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e atividades que têm boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Alojamento em Montenegro – onde ficar

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Ficar alojado na cidade velha de Kotor é um must em qualquer roteiro por Montenegro

Como já referimos atrás os preços do alojamento em Montenegro são similares aos que encontra em Portugal. Pela nossa experiência podemos afiançar que vale a pena procurar e reservar os alojamentos com antecedência pois conseguem-se excelentes negócios. Se viajar durante a época alta, e não quiser pagar o dobro do preço, a reserva é imperativa.
Como é habitual, recomendamos que faça as suas reservas de alojamento através do Booking.com, pois é onde encontramos sempre os melhores preços e onde, por norma, se pode cancelar as reservas sem custos.

Ao longo do roteiro vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos – testados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões dos hotéis da respetiva localidade que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Clique para procurar alojamento em Montenegro

Roteiro Montenegro – 7 dias (1 semana) com os principais locais de interesse de Montenegro | Roadtrip

O roteiro sugerido neste artigo tem início em Kotor e termina no Parque Nacional de Durmitor. Se estiver a fazer uma roadtrip pelos Balcãs, de Durmitor pode seguir viagem para a Bósnia Herzegovina ou para a Sérvia.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Sveti Stefan

É importante referir que o número de dias que sugerimos para o roteiro de Montenegro pressupõe que a viagem seja feita de carro e não inclui os dias de viagem do local de origem para Montenegro e vice-versa. Logo, terá sempre de acrescentar mais dois dias a este roteiro de 7 dias por Montenegro.

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que nos nossos roteiros, o número de dias é meramente indicativo.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Living on the Edge

Se abdicar de fazer algumas das atividades que sugerimos ou cortar alguns pontos de interesse (como seja ir ao Mausoléu de Njegos e a Cetinje ou cortar nas atividades nos Parques Naturais), pode fazer este roteiro numa semana, já contando com a viagem de ida e volta.

Caso queira fazer mais algumas atividades ou tours, ou simplesmente relaxar numa das praias do Adriático, acrescente mais uns dias a este roteiro de Montenegro. Ao longo do roteiro vamos dar algumas sugestões nesse sentido.


Se está a preparar uma roadtrip pelos Balcãs leia também os nossos roteiros da Croácia e da Eslovénia


Dia 1 do roteiro para visitar Montenegro: Kotor

Muralhas da cidade velha de Kotor – Visitar Montenegro

Começamos o nosso roteiro de Montenegro com uma visita à cidade medieval de Kotor, a cidade mais famosa de Montenegro e uma das maiores pérolas da costa do Adriático.
A cidade está idilicamente localizada entre imponentes montanhas e a deslumbrante Baía de Kotor, uma das maravilhas da natureza dos Balcãs. E o seu centro histórico é simplesmente apaixonante.

A cidade velha de Kotor é um verdadeiro labirinto medieval e está toda ela cercada por majestosas muralhas que serpenteiam pelas encostas das montanhas circundantes.
Mas antes de partir à descoberta dos seus encantos recomendamos que comece por subir à grandiosa Fortaleza de São João, cujas muralhas trazem à memória a Grande Muralha da China. A escala é, obviamente, menor mas acredite que vai ficar impressionado.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Vista do topo da fortaleza de Kotor

E se as muralhas não o impressionarem, acredite que a vista lá do topo da fortaleza sobre a Cidade Velha e a Baía de Kotor vai deixá-lo boquiaberto. Claro que, para lá chegar, tem pela frente uma extenuante subida com mais de 1300 degraus. O que vale é que pelo caminho vai encontrar imensos “viewpoints” que o brindam com paisagens maravilhosas e o convidam a longas pausas para tirar fotografias e recuperar o fôlego.

Dica VagaMundos: quando subir à fortaleza não pense em sandálias, chinelos ou saltos altos. Leve calçado apropriado para caminhadas e muita água (acredite que vai precisar). Se for no verão, programe a subida bem cedo pela manhã ou ao final da tarde, de forma a evitar as horas de maior calor.

Uma vez visitado o forte percorra as ruelas empedradas da cidade velha e descubra as suas animadas praças, repletas de esplanadas, as suas igrejas centenárias e os seus seculares palácios e casas senhoriais.

Os locais que consideramos de visita obrigatória na cidade velha de Kotor são os seguintes:

  • Portão do Mar, Portão Gurdic e Portão do Norte
  • Igreja de São Nicolau, Igreja de Santa Maria e Igreja de São Lucas
  • Catedral de São Trifão
  • Palácio Drago
  • Museu Marítimo de Montenegro
  • Museu dos Gatos (Kotor é famosa pelas centenas de gatos que vagueiam pelas suas ruas desde tempos imemoriáveis)
Praia na baía de Kotor

Reponha as energias com um refastelado lanche e termine o dia com uma agradável caminhada pela fantástica marginal da baía de Kotor. Se não estiver para grandes andanças, fique-se por um mergulho no mar e escolha a sua esplanada favorita junto à baía para desfrutar duma bebida fresca ou dum gelado e dum magnífico pôr-do-sol.


Quer mais dicas sobre a cidade? Então não deixe de ler o nosso Roteiro de Kotor


Onde ficar em Kotor – Sugestões de alojamento

No que diz respeito a hospitalidade, o Historic Boutique Hotel Cattaro eleva a fasquia inspirando-se no próprio hóspede para melhorar a cada dia. Escolhemos o Hotel Cattaro na última visita a Kotor e a equipa conseguiu superar as nossas expetativas em todos os aspetos. Com a atenção que presta ao hóspede é imbatível. Localizado no coração da cidade velha de Kotor, o hotel integra três edifícios históricos do século XVIII que fazem da estadia uma experiência inesquecível. O tema marítimo serviu de inspiração para a elegante decoração clássica, mantendo-se fiel à importância histórica do espaço que ocupa. Viver num dos quartos com vistas para a praça central da Cidade Velha de Kotor é como encarnar uma personagem dum romance. O pequeno almoço buffet é um banquete de prazeres do paladar. Recomendamos sem hesitar.

Outra excelente alternativa dentro do centro histórico é o Palazzo Drusko Deluxe Rooms. O edifício recuperado tem 600 anos de história, mobiliário antigo, mas comodidades modernas. Foi um casal de viajantes alemães que nos falou do Palazzo Drusko. Elogiaram profusamente a simpatia e prestabilidade dos funcionários. O copo de vinho de cortesia enquanto lhes davam dicas de Kotor contribuiu muito para essa valorização. A guesthouse não serve pequeno almoço, mas tem uma cozinha partilhada que permite preparar refeições ligeiras e não faltam opções logo à porta.

Na categoria dos apartamentos, os Apartments Parteli têm detalhes muito convincentes. E o estacionamento privado gratuito, mesmo na Cidade Velha de Kotor é um dos mais valiosos. Apartamentos de decoração moderna em simbiose com as linhas tradicionais do edifício, com comodidades perfeitas para estadias mais prolongadas.

Clique para ver mais opções de alojamento em Kotor

Dia 2 do roteiro para visitar Montenegro: Kotor – Perast – Mausoléu de Njegos – Cetinje – Budva

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Perast – Visitar Montenegro

O segundo dia do roteiro de Montenegro marca o início da roadtrip. E logo para estreia vai poder percorrer uma das estradas mais cénicas de Montenegro, a famosa serpentina de Kotor.

Mas antes disso rume até Perast, uma pequena aldeia que parece ter sido recortada de Veneza e colada na baía de Kotor.

De Perast tem-se uma excelente vista para duas pequenas ilhas que são das mais fotogénicas de Montenegro: a ilha Sveti Djordje (São Jorge), onde existe um mosteiro beneditino e um cemitério, e a Gospa od Škrpjela (Nossa Senhora do Rochedo), com a sua maravilhosa igreja de cúpula azul. Se o tempo estiver de feição, não deixe de fazer um tour de barco até às duas ilhas.

Gospa od Škrpjela (Nossa Senhora do Rochedo)

Perast e ilhas visitadas, é hora de voltar a pegar no carro e percorrer a fantástica estrada que liga Kotor ao Mausoléu de Njegos, um dos pontos mais altos (literalmente) do Parque Nacional de Lovćen.

Pela frente tem uma estrada muito estreita, 25 curvas super fechadas, cada uma revelando uma paisagem mais impressionante que a anterior. As vistas estendem-se sobre a baía de Kotor até ao cintilante azul do mar Adriático.

Atenção: na serpentina de Kotor conduza muito devagar e com atenção redobrada pois por vezes terá de fazer algumas manobras apertadas e até mesmo marcha atrás para permitir a passagem dos veículos que seguem na direção contrária. Sim, a estrada é mesmo estreita, não estamos a exagerar.

Vistas panorâmicas a partir do Mausoléu de Njegoš

Uma vez vencida a mítica estrada, desfrute das fantásticas vistas panorâmicas a partir do Mausoléu de Njegoš, que fica surrealmente localizado no segundo pico mais alto do Monte Lovćen, a 1657 metros de altitude. Acredite que em dias com boa visibilidade é possível ver praticamente todo o Montenegro e até mesmo a Albânia, a Croácia e a Bósnia!

Do Mausoléu de Njegos prossiga o seu roteiro de Montenegro rumando até Cetinje, a antiga capital de Montegro.

Apesar de já não ser a capital de Montenegro, Cetinje é uma cidade muito agradável e com mais pontos de interesse do que a presente capital. Entre eles destacamos a sempre animada rua pedonal Njegoševa Ulica, o Museu Nacional de Montenegro e o impressionante Mosteiro de Cetinje, a joia da coroa da cidade.

Mosteiro Ortodoxo de Cetinje

Termine o dia conduzindo até Budva, a capital da Riviera de Montenegro. A estrada é super cénica e vai brindá-lo com sublimes paisagens sobre a costa montenegrina. Se for ao pôr-do-sol, prepare-se para momentos épicos. O bom disto tudo é que não vai ter de passar pelos apertos da subida ao Lovćen para desfrutar destas vistas, pois a estrada é larga e está em boas condições.

Onde ficar em Budva ou Sveti Stefan (Riviera de Montenegro) – Sugestões de alojamento

Pode optar por ficar uma noite em Budva e outra noite em Sveti Stefan.

Budva

Localizado fora da área buliçosa de Budva mas apenas a uns minutos a pé do centro da ação, o Hotel Moskva é o nosso alojamento de eleição. O hotel moderno e elegante integra um terraço com vista mar, um centro de bem-estar, uma piscina exterior e um bar onde pode relaxar a qualquer hora do dia. Vai querer usufruir das vistas da sua varanda privada num quarto luminoso, espaçoso e aclimatizado, com todo o conforto e comodidades. É no pequeno almoço que o Hotel Moskva se destaca, com opções vegetarianas, kosher e sem glúten, entre as opções convencionais de continental, inglês e americano. Dispõe de estacionamento privado mediante pagamento, mas a um valor muito mais vantajoso que o parqueamento municipal.

A excelente relação preço-qualidade do Hotel Blue Star fez deste hotel 4 estrelas um campeão de vendas. As instalações estão mais direcionadas para viagens de negócios. O benefício está nos preços mais económicos dentro da categoria. Os quartos respondem a todas as exigências duma estadia confortável e cómoda. Para maior comodidade, o estacionamento privado gratuito é um fator decisivo. Não resista a uma visita ao Bonjour Café, não vale a pena negar-se o prazer da pastelaria regional e francesa e gelataria deste hotel.

Clique para ver mais opções de alojamento em Budva

Sveti Stefan

O pôr do sol da varanda com vista mar dos Lux Apartments St Stefan vale cada cêntimo. Simplesmente soberbo, acredite em nós. Perto das melhores praias, de restaurantes e serviços, vistas fantásticas e comodidades quatro estrelas, é o alojamento perfeito para umas férias relaxantes. Apartamentos cheios de personalidade, com uma decoração moderna e elegante sem perder características práticas e funcionais. Mais indicado para famílias ou grupos de amigos, já que estão preparados para receber 4 a 5 hóspedes em busca de estadia com autonomia.

Se quiser mimar-se, opte pelo Hotel California com a praia a seus pés. A localização, serviços e simpatia do pessoal merecem elogios rasgados. O California é um boutique hotel, tem quartos onde não faltam espaço, luz e conforto. Quer opte pela sua varanda privada, quer pelo bar do terraço, pode usufruir de vistas mar estupendas ao sabor da sua bebida de eleição. Terraço que vai seduzi-lo a tomar o excelente pequeno almoço buffet que é servido no restaurante do hotel, aplaudido pelos pratos de peixe e marisco.

Clique para ver mais opções de alojamento em Sveti Stefan

Dia 3 do roteiro para visitar Montenegro: Budva – Sveti Stefan

O terceiro dia do roteiro de Montenegro é todo ele dedicado a explorar as maravilhas da Riviera de Montenegro. Por isso, traga o fato de banho!

Budva

Comece o dia com uma visita a Budva, o principal destino balnear de Montenegro. Honestamente achamos a cidade nova algo caótica e desinteressante. Tem a típica (má) organização urbana dos destinos de praia mais badalados, onde teimam em construir mamarrachos nas arribas e em erguer torres de betão em cima uma das outras.

Já da cidade velha, Stari Grad, que outrora foi uma ilha, não podemos dizer a mesma coisa. Por detrás das muralhas do centro histórico, Budva é uma autêntica mini Dubrovnik onde dá gosto deambular sem pressas.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Praia de Mogren

Depois de deambular pelo emaranhado de ruelas da Stari Grad, sugerimos que rume até à orla costeira. Siga o (super) agradável passeio pedonal até há Praia de Mogren, o spot perfeito para o primeiro mergulho do dia. Pelo caminho, não deixe de tirar a foto da praxe com a estátua da Bailarina de Budva!

Da parte da tarde rume até Sveti Stefan para ver o lugar mais instagramável de Montenegro, a idílica Ilha de Sveti Stefan.

Sveti Stefan – Visitar Montenegro

A ilha em si é hoje um (luxuoso) resort e para lá entrar, só mesmo se for hóspede. Mas acredite que, mesmo vista de fora, a Ilha de Sveti Stefan vai impressioná-lo.

Mesmo à frente da ilha existe uma praia pública onde, sem pagar um tostão, pode desfrutar de fantásticas vistas sobre a ilha enquanto nada nas quentes águas do Adriático.
Reserve tempo para dar um passeio a pé ou de bicicleta ao longo da costa. Entre Sveti Stefan e Przno vai encontrar zonas florestais e praias deliciosas.

Zona florestal entre Sveti Stefan e Przno
Dica VagaMundos: se quiser acrescentar uns dias ao seu roteiro de Montenegro, aqui é um dos melhores locais para montar base. Para além de poder desfrutar de uns relaxantes dias de praia, pode ainda visitar várias ilhas do Adriático, praticar desportos aquáticos e partir à descoberta de baías escondidas (como Drobni Pijesak e Rijeka Reževići) e visitar vários mosteiros ortodoxos: Podmaine e Podostrog, perto de Budva, e Reževići e Gradište, perto de Petrovac).

Dia 4 do roteiro para visitar Montenegro: Budva – Virpasar (Lago Skadar)

Hoje é dia de se despedir da costa do Adriático e rumar até Virpasar, a base perfeita para explorar o Parque Nacional do Lago Skadar, o maior lago dos Balcãs.

O Lago Skadar é abastecido pelas águas do rio Moraca e tem uma impressionante área variável entre os 350 e os 500 quilómetros quadrados, sendo que dois terços pertencem a Montenegro e o restante à Albânia.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Passeio de barco pelo lago Skadar

O lago é um dos principais habitats naturais de peixes e aves do Mediterrâneo e inclusivamente uma das maiores reservas de aves de toda a Europa. No Lago Skadar vivem mais de 200 espécies de aves, algumas das quais ameaçadas de extinção. O seu habitante mais famoso, e que até serve de símbolo do parque nacional, é o ostentoso Pelicano da Dalmácia. Com alguma sorte talvez veja alguns.

Lago Skadar – Visitar Montenegro

Em nossa opinião a melhor maneira de conhecer o Lago Skadar é fazendo um passeio de barco ou de caiaque. Se só poder fazer um deles recomendamos que faça o passeio de barco, pois permite-lhe ver muito mais do lago do que o caiaque. Podendo fazer os dois, opte por fazer o caiaque ao final da tarde. As cores do lago ficam brutais ao entardecer.
Em Virpasar existe uma oferta gigantesca de tours de barco e o difícil é escolher. Nós fizemos o nosso passeio com a empresa familiar Golden Frog e adoramos a experiência. É possível fazer passeios em grupo ou privados, sendo os últimos completamente tailor made.

Sunset no Lago Skadar

Nós optamos pelo tour privado e durante largas horas navegamos calmamente pelas plácidas águas do Lago Skadar, atravessando canaviais, observando várias espécies de aves no seu habitat natural, e visitando várias ilhas e mosteiros. Até deu para dar um mergulho!

Dica VagaMundos: caso faça um tour de barco mais curto, pode continuar a explorar o Lago Skadar percorrendo a estreita estrada P16 em direção à Albânia. As vistas do lago são maravilhosas!

Onde ficar no Lago Skadar – Sugestões de alojamento

Mesmo no centro de Virpazar, com um feeling muito familiar mas o conforto de um hotel, Vida’s House é o alojamento ideal como base para explorar o Lago Skadar. A receção calorosa e prestável dos anfitriões, uma família local, faz-se sentir deste o primeiro minuto. Os apartamentos têm privacidade, todas as comodidades e confortos para quem procura relaxar nestas paragens. Tudo está muito cuidado, inclusivamente a cozinha comum que está munida de todos os utensílios que precisa para preparar refeições ligeiras.

Os preços imbatíveis da Vržina Farm House, em Godinje, conquistam hóspedes de todos os cantos do mundo. E vai conquistá-lo também a si se não se importar de ficar fora de Virpasar, se quiser viver a experiência autêntica de ser recebido por uma família montenegrina na sua quinta rural, e se pratica turismo sustentável nas suas viagens. Para tal, some à estadia o pequeno almoço e jantar com esta família. Tudo o que vai à mesa são produtos caseiros e locais, vindos diretamente da quinta Vrzina ou dos vizinhos. Não se atrapalhe com o convite direto para visitar a “adega” familiar.

Para uma experiência de glamping extraordinária no Lago Skadar, preste atenção às ofertas do Hoopoe Glamping.

Clique para ver mais opções de alojamento no Lago Skadar

Dia 5 do roteiro para visitar Montenegro: Virpasar – Rijeka Crnojevića – Mosteiro Ortodoxo de Ostrog – Parque Nacional Durmitor (Žabljak)

Hoje é o dia que terá de percorrer mais quilómetros no seu roteiro por Montenegro. Por isso, aconselhamos que arranque bem cedinho, de forma a conseguir ter tempo para ver todos os pontos de interesse.

Rijeka Crojevića

Comece o dia rumando até Rijeka Crojevića, uma pequena e charmosa aldeia na margem do lago Skadar cujo principal highlight é a bela ponte em arco Danilo.

Para lá chegar pode optar por seguir pela cénica, mas mega estreita, P16 ou pela E65/E80. Se não ficou traumatizado com a experiência da subida ao Monte Lovćen pela serpentina de Kotor, recomendamos vivamente a que siga pela P16, pois as paisagens são, de longe, mais interessantes.

Vista do Miradouro Pavlova Strana – Visitar Montenegro

E mesmo ao lado de Rijeka Crojevića vai encontrar o miradouro mais brutal sobre o Lago de Skadar, o Pavlova Strana. Já deve ter visto centenas de fotos da famosa ferradura de Montenegro e agora chegou a sua vez de apreciar a sua beleza e de tirar uma selfie épica.

De Pavlova Strana continue o seu roteiro por Montenegro fazendo uma visita ao Mosteiro Ortodoxo de Ostrog, o principal local de peregrinação de Montenegro.

Mosteiro de Ostrog

Este mosteiro foi construído em 1665 dentro de duas grandes cavernas, dando a impressão que cresceu da própria montanha. É uma visão impressionante e os frescos que pode ver no seu interior são igualmente admiráveis.

Mosteiro de Ostrog visitado, está na hora de rumar até às imponentes montanhas do Parque Nacional de Durmitor, onde vamos passar os últimos dias deste roteiro por Montenegro.

Onde ficar no Parque Nacional de Durmitor – Sugestões de alojamento

Situado no coração de Žabljak, o Žabljak City Center Apartments oferece apartamentos aclimatizados privados equipados com cozinha, casa de banho privada com chuveiro e área de estar. Dentre as áreas comuns, destacamos o terraço onde pode usar o barbecue ou apanhar banhos de sol nos dias limpos. Qualquer que seja o seu apetite de atividades de outdoor, quer de verão quer de inverno, conte com um staff simpático e prestável para o ajudar a preencher os seus dias em Durmitor.

Para explorar Durmitor, escolhemos os Apartments Andela em Žabljak. Pesou na escolha a ótima relação qualidade-preço. Procurávamos um apartamento espaçoso, confortável, com kitchenette equipada e casa de banho privada, com aquecimento para fazer face às temperaturas baixas de montanha e encontramos todas as condições no Andela. O estacionamento gratuito privado facilitou foi uma mais-valia preciosa para explorarmos o Parque de Durmitor e sabia bem relaxar na varandinha do apartamento. Apesar do anfitrião falar pouquíssimo inglês, recebe os hóspedes com simpatia genuína. Foi o que podemos constatar no dia em que Alexander, provavelmente o filho, encetou conversa connosco e minutos depois estávamos sentados à mesa da cozinha da família a degustar um licor caseiro e umas bolachinhas acabadas de fazer. Entre conversa, partilha de estórias e traduções, surgiram sorrisos de quem sabe e tem gosto em receber.

Clique para ver mais opções de alojamento no Parque Nacional Durmitor

Dia 6 do roteiro para visitar Montenegro: Parque Nacional Durmitor

Somos confessos amantes de outdoors e podemos garantir-lhe que o Parque Nacional de Durmitor encontra-se entre um dos melhores parques nacionais que já visitamos na Europa.

Roteiro Montenegro - guia com o que visitar
Lago Negro – Visitar Montenegro

As grandes estrelas de Durmitor são o Desfiladeiro do rio Tara, o canyon mais profundo da Europa e o segundo maior do mundo (depois do Grand Canyon), o Lago Negro (Crno Jezero) e o majestoso pico Bobotov Kuk com 2523 metros de altitude.

Entre as muitas atividades de outdoors que pode praticar, destacamos os fantásticos trilhos, o incrível rafting pelo rio Tara e os alucinantes ziplines sobre o desfiladeiro Tara (não aconselháveis a cardíacos). E claro, no inverno existe todo o tipo de desportos de inverno que consiga imaginar.

Cascata no trilho que rodeia o Crno Jezero

Recomendamos que comece a sua exploração do Parque Nacional de Durmitor com uma caminhada em redor do Crno Jezero, o maior dos lagos glaciares do parque. Dar a volta ao lago são cerca de 4 km e daí pode continuar até aos lagos Barno e Zminje. O trilho não tem desníveis significativos e se for aos três lagos irá percorrer cerca de 10 km.

Durmitor Ring

Da parte da tarde sugerimos que pegue no carro e percorra a “Durmitor Ring”, assinalada como a rota panorâmica número dois da região de Durmitor. São 80 km mágicos que o vão levar a atravessar densas florestas, cruzar remotas aldeias e a subir (e descer) imponentes montanhas. Escusado será dizer que as paisagens são de cortar a respiração!

Durmitor Ring: Žabljak – Mala Crna Gora – Nedajno – Trsa – Pišče – Žabljak

Dia 7 do roteiro para visitar Montenegro: Parque Nacional Durmitor

Comece o seu segundo dia em Durmitor com uma caminhada até ao miradouro de Cuverac, o local donde se tem a melhor vista sobre o desfiladeiro do rio Tara (coordenadas do parking 43°11’38.3″N 19°05’22.3″E).

Desfiladeiro do rio Tara

Daí siga até à incrível ponte Djurdjevica uma das maiores obras de engenharia dos Balcãs. Esta ponte em arcos sobre o rio Tara tem 150 metros de altura e uma extensão de 365 metros. Não deixe de a percorrer a pé e de apreciar as vertiginosas vistas.

Ponte Djurdjevica – Visitar Montenegro

Aproveite que fica relativamente perto, e visite também o Mosteiro de Dobrilovina, outra das pérolas de Durmitor.

E para fechar em beleza o seu roteiro por Montenegro, nada como fazer um rafting nas águas verde-esmeralda do rio Tara. Inesquecível!

Dica VagaMundos: se gostar de caminhadas de montanha e tiver um dia extra, não deixe de fazer o fantástico trilho até ao Bobotov Kuk (cerca de 13 km, ida e volta).

Mapa do Roteiro para visitar Montenegro | Roadtrip


Clique para aumentar o mapa do roteiro para visitar Montenegro

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.