Sankt Hans aften

Todos os anos, no dia 23 de Junho, celebra-se na Dinamarca o Sankt Hans aften (aften=noite), que é no fundo a comemoração do solstício (Midsummer). Nessa noite fazem-se grandes fogueiras, usualmente em lagos, praias ou canais. Nas mesmas queima-se uma bruxa, feita de pau, palha e vestida a condizer. Diz a lenda que afasta os maus espíritos e é uma forma de saudar o Verão, depois de longos meses de rigoroso Inverno. Nos assistimos à nossa primeira queimada da bruxa bem no coração de Copenhaga, mais precisamente em Nyhavn. Parece de dia, mas há que ter em conta que por estas bandas só anoitece às 11 da “noite”.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Interessante ! Nas minhas terras , infelizmente, os fogos de solsticio – velha tradicao – tem – como tantas coisas "inocentes" – uma conotacao fascista e pelo tanto já nao se pode practicar. Eu acho uma pena que tantas tradicoes ficaram inpracticaveis só porque o regimen de Hitler tambem gostava ……. foram muitas tradicoes muito antigas do tempo dos Celtas ou mais velhas que nao tinham absolutamente nada a ver com o nazismo que se perderam ……. enfim

  2. Nossa, fiquei impressionada com a concentração de pessoas para ver uma fogueira! Legal a idéia de fazer no lago, bem segura.

    Como não estou sempre de férias como parece 😛 Assim que sobrar um tempo mando as receitas para vocês.

    Vocês também fazem doutorado?

    ciao ciao

  3. Ola Wolkengedanken, de facto, é pena que se misturem as coisas. Perdem-se assim tradições seculares, e confundem-se com episódios históricos mais extremistas. Desconheciamos a "proibição" das fogueiras de solsticio na Austria. Obrigado pela partilha.
    Bjs

    Olá João, gostamos de o ter por cá. Vamos deixando por aqui as novidades.
    Abraço

    Olá Tita, Esta é apenas uma das muitas concentrações que se espalham um pouco por toda a cidade, e está longe de ser a maior. Para o ano vamos escolher outro "spot" de observação 🙂 Ficamos a aguardar que o trabalho te dê tempo para partilhares as receitas connosco. Quanto ao doutoramento, sim, é esse o motivo que nos trouxe para Copenhaga.
    Bjs

  4. Mais do que a tradição ou a celebração massiva, impressiona-me bastante a arquitectura, com os edifícios coloridos no horizonte a emprestarem um certo toque exótico ao cenário.

  5. A arquitectura é de facto bem diferente da portuguesa, com toda a razão de ser, visto que é um país nordico e a malta por cá tem muito frio. E impresiona o grau de preservação dos edificios. Disso nos temos pouco por Portugal.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.