O nosso segundo dia em Singapura foi reservado para visitar o bairros étnicos Little e Arab Quarter. Encetamos o dia pela colorida Little India que logo nos brindou os seus intensos aromas a especiarias e a flores e rapidamente nos cativou.
Ficamos rendidos aos encantos desta Índia em miniatura.
Começamos por visitar o vibrante mercado Tekka Centre, onde podemos observar a azáfama matutina da população do bairro, navegando por entre as bancas que vendem um pouco de tudo, desde o peixe fresco e a carne aos legumes e frutas, muitas delas exóticas para estes dois portugueses.
Tekka Centre |
Bancas no Tekka Centre |
De seguida fomos visitar o Little India Arcade, um mercado fechado pejado de tecidos, quinquilharia, especiarias e flores de mil cores e fragâncias. Um verdadeiro deleite para os sentidos.
Daí seguimos ao longo da rua principal da Little India, a Serangoon Road, deixando-nos maravilhar pelas coloridas casas cujo festim de cores alcança o expoente máximo na casa chinesa do antigo comerciante Tan Teng Niah, localizada na contígua Kerbau Road.
De volta à Serangoon Road fomos visitar o templo mais velho e movimentado da Little India, o Sri Veeramakaliamman Temple, dedicado à deusa Kali, e o Sri Srinivasa Perumal Temple, dedicado a Vishnu, onde aproveitamos para assistir a vários rituais hindus.
Entrada principal do Sri Srinivasa Perumal Temple |
Pormenores do interior do Sri Veeramakaliamman Temple |
Páteo do Sri Veeramakaliamman Temple |
Rituais Hindus |
Mas nem só de templos hindus se faz a Little India. É que este bairro também “aloja” um dos templos budistas mais bonitos e visitados de Singapura. Estamos a falar do Sakya Muni Buddha Gaya Temple, casa de uma estátua do Buda sentado com 15 metros de altura e que pesa cerca de 300 toneladas.
Depois de uma manhã a vagamundear pela Little India nada como repor forças recorrendo à deliciosa gastronomia indiana. Foi o que fizemos no restaurante Banana Leaf Apolo, onde “atacamos” uma divinalmente bem condimentada Chicken Tikka Masala.
Já almoçados chegava a hora de rumar até ao enclave islâmico de Singapura, o Arab Quarter, pejado de coffee shops, casas de chá e excelentes restaurantes com gastronomia típica do Médio Oriente, Turquia e Malásia. E claro, não faltam os incontornáveis tecidos e tapetes.
Neste bairro o grande destaque vai para a Sultan Mosque, o coração da fé islâmica em Singapura (as melhores vistas das suas cúpulas douradas são obtidas da Rua Baghdad). Aqui mesmo os não-islâmicos podem visitar o seu interior (apenas não se pode entrar na área reservada às orações) e os cicerones da mesquita são extremamente simpáticos e informativos.
E assim terminamos a nossa primeira passagem por Singapura. Estaríamos de regresso, umas semanas mais tarde, para explorar mais alguns dos seus recantos, mas agora era hora de rumar até novas paragens: Bangkok esperava por nós.
Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Que "bairros" mais bonitos…! Muito bem retratados e ilustrados!!!
Já deu para sentir que Singapura deve ser uma cidade deslumbrante… Quem sabe um dia…!
Obrigada pelos vossos "recuerdos"! 🙂
Ah, Singapura!!!
Fiquei apaixonada por este país-cidade. Que cultura interessante. Quanta diversidade. Cidade limpíssima. Lugares coloridos. Um híbrido de ocidente-oriente!!!
Bj
Claudia
Devem ser lugares bem coloridos e interessantes!
Bjs
Ola Clara! Prepara-te porque ainda vêm aí muitos mais "recuerdos" 🙂 Ao contrário das nossas expectativas, Singapura acabou por conquistar a nossa atenção.
Bjs
Olá Claudia! Tens razão em tudo o que dizes, é uma cidade-estado muito completa.
Bjs
Olá Teresa! As fotografias falam por si quanto às cores da cidade de Singapura. E é sem dúvida bem interessante.
Bjs