Tinghir e as Gargantas do Todra

visitar-tinghir-marrocos

Tinghir (também chamada de Tineghir ou Tinerhir) é uma cidade encantadora de Marrocos. Conhecida pelo seu magnífico palmeiral e pelo famoso desfiladeiro das Gargantas do Todra. A cidade é construída em terraços ao redor de um promontório dominado pelas ruínas de uma antiga residência, El Glaoui.

Se estiver a planear um roteiro de Marrocos vindo de Marraquexe em direção ao deserto do Saara, não perca a oportunidade de visitar Tinghir.

Visitar Tinghir

A cidade de Tinghir situa-se no centro do oásis do Vale do Todra, o rio que nasce nas montanhas do Alto Atlas e desaparece no deserto do Saara. Ali perto encontram-se as famosas Gargantas do Todra.

A cidade de Tinghir é um ponto imperdível na Estrada das Mil Kasbahs, no planalto que separa o Alto Atlas do Monte Saghro, uma das montanhas mais altas da cordilheira do Anti-Atlas com mais de 2700 metros de altura. O palmeiral do Todra é um dos mais impressionantes de Marrocos.

Tinghir

Os souks aqui são mais originais, autênticos e castiços. O antigo ksar, nome dado às cidades fortificadas, domina sobre a cidade que muda de aspeto dependendo do ponto de vista. Tinghir umas vezes mistura-se com as cores ocre da terra e montanhas. Outras enquadra-se perfeitamente no verde do palmeiral.

A mesquita Ikelane, no ksar d’Afanour, é um exemplo único da arquitetura tradicional das mesquitas pré-saarianas. Ainda em reconstrução desde 2013, este ponto de interesse de Tinghir demarca-se pela sua antiguidade. Os esforços de restauro focam-se na fidelidade aos materiais e métodos de construção.

Tinghir

Tinghir é uma típica cidade desta região de Marrocos, com as suas castiças casas de adobe e as estreitas e labirínticas ruelas. As várias kasbahs , as casas amplas muralhadas típicas do Norte de África, dominam  a paisagem urbana.

Tinghir

A nova mesquita Ihartane

Mas o seu principal ponto de interesse é, sem sombra de dúvidas, o imenso palmeiral que a rodeia. Adoramos o vagaroso passeio que fizemos por este verdadeiro oásis, observando a população local nos seus afazeres diários. É desta terra incrivelmente fértil que as famílias tiram o alimento diário. A fruta dos pomares e as tâmaras permitem um rendimento adicional, ainda que parco. As imagens falam por si.

Palmeiral de Tinghir
Palmeiral de Tinghir

Gargantas do Todra

Palmeiral visitado, rumamos até às Gargantas do Todra, a noroeste da cidade de Tinghir. Outrora este desfiladeiro era de difícil acesso. Hoje, uma estrada asfaltada faz com que não se demore mais do que quinze minutos a fazer o percurso.

Chegados ao desfiladeiro optamos por fazer uma pequena caminhada ao longo do rio Todra. Tempo para observar e absorver a imponência e beleza deste desfiladeiro. As íngremes escarpas do “canyon” são praticamente paredes verticais em determinados pontos.

Gargantas do Todra
Gargantas do Todra

Pelo caminho fomo-nos cruzando com alguns pastores acompanhados pelos seus numerosos rebanhos.

Gargantas do Todra

São inúmeros os trilhos que se podem percorrer por aqui. Não é à toa que as Gargantas do Todra se tornaram numa verdadeira meca para os amantes de caminhadas e escaladas.

Gargantas do Todra

Nós ficamos com vontade de regressar!


Clique para ler o nosso Guia de Marrocos


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

  1. Cada país tem sempre tantos tesouros escondidos… Um mês em cada sítio, não era? Se não tivéssemos que voltar a casa para trabalhar e essas coisas chatas!
    Adorei a foto das senhoras no meio da erva verdinha, com aquela árvores florida ao fundo.
    Abraço amigos
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  2. É mesmo amiga Ruthia. Dá vontade de passar pelo menos um mês em cada país que visitamos… mas era preciso uma meia dúzia de vidas para o conseguirmos fazer 🙂
    Beijinhos nossos

  3. É mesmo Filipe! Ainda temos tanto que explorar em Marrocos. O bom é que está mesmo aqui ao lado 🙂
    Abraços nossos

  4. Frederico Carvalho

    Olá Anabela e Alexandre,

    Vou partir com a minha mulher daqui a uns dias numa aventura de 13 dias em Marrocos, de Marraquexe a Tânger.

    Descobri o vosso blog a fazer pesquisas para planear a viagem, e tem sido uma preciosa ajuda na definição fazer o nosso roteiro 🙂

    Nós decidimos incluir uma noite no percurso entre Ouarzazate e Merzouga dada a distância.

    Temos Tinghir como uma das possibilidades de locais onde pernoitar, mas por outro lado li também já alguns blogs e revistas a sugerirem a pernoita em Boumalne-Dades, onde também vamos passar pelo desfiladeiro a caminho de Tinghir.

    Seria interessante ter a vossa opinião 😉 e se tiverem algumas recomendações de riads/hoteis/poisos no geral onde tenham estado nesta zona obviamente também agradecíamos imenso 🙂

    Um abraço, e continuação de boas aventuras!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.