Top Monumentos a não perder

Se tem uma lista de “must-see places in the world”, não deixe de incluir estas pérolas de tempos passados com mistérios ainda por desvendar. Com tanto mundo para ver, torna-se difícil escolher os lugares imperdíveis duma vida. Então, para facilitar a sua escolha, propomos um top monumentos que fazem parte do melhor legado patrimonial da Humanidade.

9Cidade Proibida, China

Em Pequim, é obrigatório visitar a Cidade Proibida. Este monumento é o maior e mais bem preservado conjunto de edifícios antigos da China e o maior complexo palaciano do mundo. Morada dos imperadores chineses durante duas dinastias, esta “cidade dentro da cidade” vai surpreender o visitante com os seus pátios, palácios e jardins de beleza marcante. As cores vibrantes, os números auspiciosos, os espaços amplos e a simetria são importantes na arquitetura palaciana chinesa e a Cidade Proibida é disso o expoente máximo.

8Chichén Itzá, México

O complexo das pirâmides de Chichen Itza revela a grandiosidade da civilização Maia. Os Maias deram prova da sua avançada ciência e demonstraram o seu intelecto enquanto mestres da arquitetura e da matemática ao edificarem Chichen Itza. Uma cidade perdida que impressiona e nos subjuga ao mesmo tempo, envolto numa aura de mistério e fascínio.

7Hagia Sophia, Turquia

Vai ficar boquiaberto perante esta admirável obra humana com mais de 1400 anos de existência. Hagia Sophia já foi basílica ortodoxa, catedral católica, mesquita otomana e hoje é um museu. A sua cúpula maciça é tida como a quintessência da arquitetura bizantina uma vez que é a maior estrutura edificada sem recurso a estruturas de ferro. Reúne nas suas possantes paredes e piso desgastado a história de três impérios, desde os tempos em que Istambul era conhecida como Constantinopla.

6Grande Palácio Real de Banguecoque, Tailândia

Cores vivas, brilho intenso e ornamentação sublime são os pontos fortes deste complexo palaciano que serviu de residência à família real da Tailândia. O edifício mais importante do complexo é o Templo do Buda de Esmeralda, um dos templos budistas mais esplendorosos do planeta. O número de visitantes pode ser avassalador, por isso, convém madrugar para fugir às hordas de turistas e evite os tailandeses “simpáticos” que o abordam dizendo que o palácio está fechado: é um embuste.

5Petra, Jordânia

Também conhecida como a Cidade Rosa devido à cor da rocha onde se localiza, Petra tinha que figurar nesta lista. Classificada pela UNESCO como uma das construções mais preciosas do Património Cultural Mundial, a magnificência deste monumento prova que o povo Nabateu era exímio a esculpir a rocha e construir um sistema hidráulico único no mundo. Não deixe de assistir ao espetáculo Petra By Night. Se à luz do dia Petra encanta, de noite torna-se mágica.

4As Pirâmides de Gizé, Egito

Com 4500 anos de existência, as Pirâmides de Gizé são a única sobrevivente das Antigas 7 Maravilhas do Mundo. Mas como foi possível construir estas obras megalómanas há mais de quatro milénios? Este é o grande enigma por trás duma das obras mais misteriosas da Humanidade, uma espécie de manifesto de intelecto e desafio divino. São indubitavelmente um monumento ao engenho duma civilização notável cujo avanço tecnológico e conhecimento científico continuam a intrigar historiadores e cientistas ainda no século XXI.

3Taj Mahal, Índia

Esta magnífica obra de arquitetura é uma impressionante ode ao amor: o mais belo e precioso mausoléu alguma vez construído em memória duma mulher muito amada. Há quem diga “não viveste até visitares o Taj Mahal”. Com o sol no seu zénite, o mausoléu é ofuscante pois o mármore branco reveste-se dum brilho intenso. Ao entardecer, nada como subir a um terraço com vista e apreciar a cor cambiante do Taj Mahal enquanto bebe um masala tchai.

2Machu Picchu, Peru

É difícil imaginar o que Hiram Bingham sentiu a primeira vez que viu Machu Picchu estender-se a seus pés. Mas podemos sempre tentar. Subir ao topo da montanha que esconde esta cidade perdida da civilização Inca não é para os fracos de coração. Mas o esforço é recompensado quando ela surge em todo o seu esplendor e glória, quer naturais quer históricos. Simplesmente, fascinante.

1Angkor Wat, Camboja

Este templo da civilização Khmer simultaneamente inquietante e majestoso é (para nós) a 8ª Maravilha do Mundo. Explorar o complexo de templos de Angkor, construídos há “apenas” 1000 anos, é uma experiência verdadeiramente memorável. Está a pensar em um dia de visita? É melhor reservar dois! Verá que o Angkor Wat é absolutamente maravilhoso e vai querer regressar, por isso, Angkor Wat tinha que ser a nossa escolha para o 1º lugar do top monumentos.

Qual é o seu Top Monumentos?

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vagamundos!!!
    Para vocês eu tiro meu chapéu de verdade! Meus gurus viajantes para qualquer lugar no mundo em que se pense ir. Todos esses monumentos parecem só vi em revistas de turismo ou documentários, parecem surreais, e no entanto para vocês é um ideal de vida, parabéns!

    Beijinhos e bons ventos!

    Bia <º(((<

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.