Trakai: dicas para visitar o castelo mais bonito da Lituânia

trakai

Nesta crónica queremos levá-los à pitoresca Trakai, uma popular estância de férias lituana rodeada de florestas, colinas e lagos, situada a 28km de Vilnius. Arrancámos bem cedo e dirigimo-nos à estação de autocarros. Já no interior do autocarro, uma voz dirige-se a nós: “Encontra-se um Português em qualquer canto do mundo”. O percurso foi feito na amena cavaqueira com esta Portuguesa e esposo Britânico.

Chegados ao destino, percorremos esta pacata cidade peninsular desfrutando do seu ambiente relaxante. Aos nossos olhos revelavam-se castiças casas de madeira com os seus pequenos quintais, a sua “catedral”, o mosteiro dominicano e uma paisagem de tirar a respiração.

Antes mesmo de chegar ao grande highlight de Trakai, tempo para mais um almoço tipicamente lituano na esplanada do Markizas kaviné com vista para o Lago Bernardino.

Findo o repasto, metemo-nos a caminho do Castelo de Trakai, símbolo máximo daquela que foi outrora a capital da Lituânia. Com uma localização militar estratégica, as suas fundações, ainda visíveis, foram lançadas no séc. XIV, tudo o resto sendo uma reconstrução do século passado uma vez que o tempo o havia entregado ao abandono e ruína. O seu interior merece uma demorada visita.

Este simpático refúgio oferece ainda a possibilidade de usufruir da calmaria e romantismo dos seus lagos e paisagem circundante num calmo passeio de barco. Obviamente, não nos fizemos de rogados.

No regresso à grande Vilnius e quebrando as barreiras daquilo que se perspectivava como tarefa de comunicação impossível, entre gestos e gatafunhos num papel, lá conseguimos que o condutor do autocarro nos deixasse entrar. Por apenas 4 litas (1,15€) percorremos um caminho bem mais interessante, apesar dos solavancos da estrada em reparação. Por estas paragens trabalha-se e vive-se da terra. Aqui e acolá vislumbram-se, ao redor das modestas casas, as alfaias agrícolas dispersas nos quintais.

[wp-svg-icons icon=”arrow-right” wrap=”i”] Clique para ler o nosso roteiro de viagem de Vilnius.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Artigo anteriorDolce Vita – Lokys
Próximo artigoFrederiksborg Slot
Anabela e Alexandre, apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram o Vagamundos onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

14 COMENTÁRIOS

  1. viva
    estou a conhecer convosco este país e estou a gostar muito. é um país muito bonito!obrigada pelo conhecimento que estão a proporcionar.
    beijinho
    zoe

  2. Que belas fotos e que locais lindos! Não conhecia muito da Lituânia e estou a gostar imenso das vossas crónicas.
    Bjs

  3. Já agora, em que altura do ano fizeram esse passeio?

    Apetece ir lá , de facto, tem o ar de coisa simples e bela (as coisas simples , regra geral, são as mais belas)…

    bjs

  4. Impresionate lugar para perderse… voy a ver si encuentro un low cost y me escapo un fin de semana.
    Saludos

  5. Muito legal seu blog. Essas fotos estão maravilhosas. Tem muita coisa legal para conhecer nesse mundo que a gente nem sabe.

  6. wow. Sou fã convicta de castelos… e adoro o castelo de trakai! Estou a adorar a vossa passagem pela Lituânia!

  7. Enquanto não consigo ir para esses lados, vou viajando convosco e anotando alguns lugares.
    Um abraço

  8. Olá Zoe. Nós é que temos de agradecer em ter a tua companhia nesta viagem. A Lituania é de facto um país pouco divulgado e que merece destaque.
    Bjs

    Olá Teresa. Ficamos contentes por saber que estás a gostar de acompanhar as crónicas da Lituania. Obrigado pelas amáveis palavras.
    Bjs

    Olá Paula. Fizemos esta viagem no passado Setembro. Tivemos muita sorte em apanhar um tempo tão bom, se bem que a generalidade dos guias aponte Setembro como um mês onde o tempo já é algo incerto (apesar do sol as noites foram bastante frias,a rondar os 0 graus).
    Bjs

    Hola Eugenia. Nós também aproveitamos uma promoção de uma low cost, nomeadamente da Air Baltic. Vale a pena dar uma vista de olhos no site da mesma.
    Besos

    Olá Lucas. Bem vindo às Crónicas! De facto o mundo está cheio de lugares mágicos para se explorar. É por isso que temos sempre o bichinho das viagens a morder por aqui 🙂
    Abraço

    Olá Filha do Vento. De fãs de castelos para uma fã de castelos, o de Trakai é de facto merecedor de uma visita. E o proximo de que vamos falar aqui ainda mais 🙂
    Bjs

    Olá João. Quando a poderes fazer estamos seguros que vais aproveitar todos os "pequenos lugares" que percorreres. Ficamos contentes de te ter como companheiro das nossas viagens.
    Abraço

  9. Olá,
    é realmente incrível como nós Portugueses estamos 'espalhados' por todo o lado… e é sempre agradável quando estamos longe do nosso país e encontramos um…:)
    Mais um maravilhoso lugar que conhecemos através do V/ olhar e da V/ escrita…
    Beijos,
    AA

  10. Que paisagens espetaculares!Lindas e apaixonantes!
    A Lituânia tem mesmo muito para oferecer!

  11. Olá Valentim. É que vale mesmo a pena. E come-se lá muito bem 🙂
    Abraço

    Olá Alexandrina. As nossas viagens ensinaram-nos a valorizar muito o escutar da nossa lingua, que no fundo é a nossa patria. E agora que estamos por Copenhaga ainda mais, pois o português não prolifera por aqui. Obrigado pelas tuas palavras.
    Bjs

    Olá Dubis. Nós ficamos com vontade de conhecer mais da Lituania. Foi uma agradável surpresa e é para se repetir 🙂
    Abraços

  12. Ola Vagamundos ! Ja estive em Trakai e achei ter um ambiente muito, muito agradavel. Sobre tudo o passeio em barco pelo lago foi super-relaxante.

  13. Nós tambem adoramos o passeio de barco! Trakai vale mesmo a pena. Não nos importavos nada de regressar.
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.