Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha, no concelho de Castelo Branco, oculta uma das maravilhas da natureza mais surpreendentes de Portugal. Estamos a falar-lhe das magníficas Cascatas da Garganta do Ocreza, um dos segredos mais bem guardados da Beira Baixa.

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha
Uma das muitas lagoas e cascatas do rio Ocreza

Aqui, bem perto da sua nascente, o rio Ocreza cavou o seu caminho por entre os gigantescos blocos graníticos da Serra da Gardunha, criando uma profunda e escarpada garganta onde se esconde uma miríade de idílicas cascatas e recônditas piscinas naturais de águas cristalinas, que parecem recortadas de um livro de fantasia.

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da GardunhaPara as conhecer terá de calçar as suas botas de caminhada e percorrer um fantástico trilho que se desenrola pelas íngremes encostas da Serra da Gardunha, entre as aldeias de Torre e Casal da Serra.

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da GardunhaO percurso tem sensivelmente 7 km e, para além das maravilhosas cascatas e poços da Garganta do Ocreza (o Poço Verde do Ocreza e o Poço do Inferno são particularmente impressionantes), irá ter a oportunidade de visitar também vários moinhos de água em ruína, ver um sem número de impressionantes formações rochosas (não é à toa que a Garganta do Ocreza está inserida no Geoparque Naturtejo) e desfrutar das sublimes paisagens naturais da Serra da Gardunha. A envolvente natural é simplesmente estupenda!

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha
A escarpada Garganta do Ocreza

Se ainda assim esta caminhada lhe soar a pouco, não se preocupe que temos a solução para si. O trilho que conduz às cascatas da Garganta do Ocreza está inserido no desafiante Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB), um percurso pedestre de pequena rota circular com cerca de 17 km de extensão, que começa e termina na aldeia de Louriçal do Campo.

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha
Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB)

Para além da Garganta do Ocreza, os outros destaques do Trilho da Rota da Gardunha são o Miradouro e Baloiço de Castelo Velho, onde poderá baloiçar enquanto desfruta de uma vista panorâmica sobre a Albufeira da Barragem da Marateca de cortar a respiração, e as fantásticas vistas sobre o anfiteatro de Castelo Novo, uma das Aldeias Históricas de Portugal.

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar as Cascatas da Garganta da Ocreza e percorrer o Trilho da Rota da Gardunha, incluindo uma breve descrição de ambos os percursos (para que saiba ao que vai), mapas interativos e tracks GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a escapadinha perfeita na Serra da Gardunha.

Dica VagaMundos: se quiser esticar a sua escapadinha, pode combinar a sua visita à Garganta do Ocreza, com uma visita à Serra da Estrela e/ou uma roadtrip pela Beira Baixa e Aldeias Históricas de Portugal. Clique nos links abaixo para dicas e inspiração sobre ambos os destinos:

Guia completo para visitar as Cascatas da Garganta do Ocreza e percorrer o Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB)

Onde começar o Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza e a Rota da Serra da Gardunha?

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha
Ponte sobre o rio Ocreza na aldeia da Torre

O Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza arranca da aldeia de Torre. A nossa recomendação é que comece a caminhada junto à Capela do Espírito Santo, pois aí encontra alguns lugares de estacionamento. Contudo pode iniciar o percurso pedestre em qualquer ponto da aldeia e seguir o track GPS que disponibilizamos neste artigo.

Já o Trilho da Rota da Gardunha arranca da vizinha aldeia de Louriçal do Campo, mais concretamente junto à sua Igreja Matriz.

Quando ir percorrer o Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza – Serra da Gardunha?

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da GardunhaO trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza pode ser percorrido em todas as estações, mas deve evitar fazê-lo em dias de chuva (ou imediatamente após dias de grande pluviosidade), pois não só o caminho pode estar intransitável devido ao aumento do caudal do rio Ocreza (que aqui ainda recebe o nome de ribeira de Ocreza), como as pedras tornam-se muito escorregadias, como tal, muito perigosas.

Claro que se o objetivo for também dar uns refrescantes mergulhos nas cascatas e lagoas da Garganta do Ocreza, o melhor é apontar a visita para o final da primavera e verão.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um picnic junto dos poços e cascatas da Garganta do Ocreza
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho.
  • A não ser que vá em dias de muito calor, é imprescindível levar um casaco quentinho e impermeável (de preferência um corta-vento) e uma capa de chuva. Não se esqueça que está em plena Serra da Gardunha, onde o clima é, por norma, instável.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada (e dos mergulhos, se for caso disso).
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo, inclusivamente o orgânico. Infelizmente, são muitos os caminhantes que se esquecem deste pequeno grande pormenor. A natureza agradece (e muito) este seu gesto!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza: informações do percurso pedestre

O trilho que conduz à Garganta do Ocreza está longe de ser canja, muito por culpa do desnível acumulado de cerca de 700 metros e do acidentado terreno por onde se desenvolve o percurso pedestre, em particular o sinuoso e vertiginoso troço que acompanha a Garganta do Ocreza entre a aldeia de Casal da Serra e a Torre.

Para além de ser muito pedregoso e desnivelado tem algumas secções em que o caminho estreita muito e a distância para o abismo da Garganta do Ocreza é mesmo muito reduzido. Existem cordas de aço presas à rocha para ajudar a ultrapassar as secções mais exigentes, mas se sofre de vertigens, tem um enorme desafio pela frente.

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da GardunhaO outro ponto mais exigente do trilho é a subida inicial até chegar às imediações da aldeia de Casal da Serra (350 metros de desnível). Mas o percurso é feito por estradão não oferecendo dificuldades de maior.

Moinho de Água em ruínas junto a uma das lagoas do rio Ocreza – Serra da Gardunha

Apesar do percurso pedestre ser circular recomendamos que o faça no sentido inverso aos ponteiros do relógio, pois assim enfrenta a subida mais rigorosa na parte inicial do percurso e guarda as cascatas e poços da Garganta do Ocreza para o fim. Perfeito para fechar a caminhada com uma refrescante banhoca (se for verão, claro está).

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha
Poço do Inferno – Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza

Por último, importa referir que apesar do trilho que conduz às cascatas da Garganta do Ocreza estar inserido na Rota da Gardunha, não se encontra totalmente sinalizado. Como tal, é crucial que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e que o leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho!

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha

Quer descobrir mais cascatas e lagoas paradisíacas em Portugal? Então não deixe de ler o nosso artigo das Melhores Cascatas de Portugal Continental. Vai encontrar locais verdadeiramente mágicos!

Informação prática do Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza

  • Distância: 7,5km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia de Torre
Dica VagaMundos: caso não queira caminhar muito, mas mesmo assim ficar com um gostinho da maravilha natural que é a Garganta do Ocreza, pode seguir o trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza na direção inversa à que recomendamos atrás (ou seja no sentido dos ponteiros do relógio) até chegar ao emblemático Poço do Inferno. No total terá de percorrer pouco mais de 2 km (ida e volta) e pelo caminho ainda irá poder ver mais algumas pequenas quedas de água e lagoas da Serra da Gardunha. Este troço do trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza não é particularmente exigente, como tal, é o mais recomendado para quem vá com crianças pequenas.

Mapa do Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB), com passagem no Miradouro e Baloiço de Castelo Velho: informações do percurso pedestre

As imponentes montanhas da Serra da Gardunha

Se gosta de uma boa caminhada de montanha, vai adorar o Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB). Neste caso terá de superar um desnível acumulado de aproximadamente 1100 metros sendo os seus troços mais exigentes a rasgadinha subida até ao Miradouro e Baloiço do Castelo Velho (550 metros de desnível positivo), que terá de enfrentar nos primeiros 8 km do percurso, e o troço que acompanha a Garganta do Ocreza entre o Casal da Serra e a Torre que referimos atrás.

Apesar do percurso pedestre da Rota da Gardunha ser também ele circular, recomendamos que o percorra no sentido contrário aos ponteiros do relógio, à imagem do que fizemos para o Trilho das Cascatas da Garganta do Ocreza.

Cascatas da Garganta do Ocreza | Trilho Rota da Serra da Gardunha
Poço Verde do Ocreza

Por último salientar que o trilho da Rota da Gardunha encontra-se relativamente bem assinalado mas, pelo sim pelo não, recomendamos a que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e que o leve consigo no seu smartphone. Caminhante prevenido vale por dois!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Informação prática do Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB)

  • Distância: 17,5km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada/Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Louriçal do Campo

Mapa do Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB) e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho Rota da Gardunha (PR1 CB).

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar quando for visitar as Cascatas do Rio Ocreza e percorrer o Trilho Rota da Gardunha? Sugestões de alojamento

Natura Glamping

O Natura Glamping é uma experiência existencial: um lugar mágico para se conectar com a natureza, com o bem-estar e consigo mesmo. Considerada uma das melhores experiências de glamping em Portugal, e até mesmo da Europa, o Natura Glamping, tem 6 domos geodésicos (tendas de luxo) para até 4 pessoas, casa de banho privada munida de chuveiro com coluna de hidromassagem, produtos de higiene pessoal biodegradáveis, mini fridge e salamandra. Durma sob uma abóbada que lhe dá o céu e um firmamento dum bilião de estrelas. Acordar e a primeira coisa que se vê é a Serra da Estrela, é privilégio de poucos.

Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa

É difícil eleger o que mais cativa neste hotel pois tudo é cinco estrelas. O Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa é um oásis de paz, bom gosto e serviço primoroso. Localizado no Fundão, a conversão do mosteiro num boutique hotel integra na perfeição o antigo com o moderno. Dificilmente vai querer sair do seu quarto, acolhedor e impecavelmente limpo, ou abandonar o toque suave dos têxteis de qualidade. A não ser pelos tratamentos e massagens do Spa. E também pelo pequeno-almoço fabuloso, as piscinas, o centro de fitness, a refeição divinal no restaurante ou o lazer dos jardins e do terraço que complementam as comodidades deste hotel.

Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa

Alambique de Ouro é sinónimo de vinte anos de experiência hoteleira e trinta de restauração. Quem degustou a cozinha regional do emblemático restaurante do Fundão, sabe do que falamos. Atento às tendências, o elegante Alambique de Ouro Hotel Resort & Spa renovou espaços e pretende ser o “oásis da Serra da Estrela”, combinando arquitetura moderna com comodidades de luxo. Os quartos foram desenhados para responder às necessidades de todo o tipo de hóspedes, maximizando o conforto e a funcionalidade. Desfrute da piscina, jardim e terraços que recriam um cenário exótico, ou no Spa com tratamentos de saúde e bem estar de primeira categoria, enquanto os miúdos se divertem no parque infantil.

Clique para ver mais opções de alojamento no Fundão

Outros Trilhos em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.