Imagine três riachos, a correr por entre majestosas fragas, formando poços e lagoas idílicas e pequenas quedas de água. Agora some-lhe duas cascatas imponentes rodeadas de luxuriante vegetação. Adicione-lhe frondosos bosques, montes bordados de urze e esteva, uma boa pitada de aventura e já fica com uma ideia do que @ espera quando for percorrer o extraordinário Trilho das Cascatas de Vila de Rei, um dos percursos pedestres mais surpreendentes de Portugal.
As grandes figuras de cartaz do percurso pedestre são, sem dúvida, a Cascata do Escalvadoiro e a Cascata dos Poios, duas das cascatas mais belas do centro de Portugal. Porém, os atrativos naturais do Trilho das Cascatas estão longe de se resumir a estas duas grandiosas quedas de água.
Grande parte do percurso pedestre acompanha os cursos de água da Ribeira do Lavadouro (também conhecida pelo nome de Ribeira das Trutas), do Ribeiro do Vale Feito e do Ribeiro da Vila, todos eles idilicamente encaixados em profundos vales ladeados por escarpados penhascos. Neles irá encontrar mais uma miríade de poços, lagoas e pequenas cascatas que formam um quadro natural de uma beleza desarmante. Escusado será dizer que, se percorrer o Trilho das Cascatas em dias de calor, é praticamente impossível resistir a um refrescante mergulho!
Aos tesouros naturais e paisagens de cortar a respiração pode ainda somar mais de uma mão cheia de cénicas ruínas de azenhas, bucólicas aldeias onde o tempo corre devagar e o rico património histórico de Vila de Rei. Tudo isto com o murmurejar das águas dos ribeiros, o canto dos passarinhos e o coaxo das rãs como banda sonora.
Ficou com vontade de percorrer este trilho mágico do Centro de Portugal? Estamos confiantes que sim, e como tal, nas secções seguintes deste artigo partilhamos consigo uma breve descrição do percurso pedestre (para que saiba ao que vai), informação e dicas práticas sobre o Trilho das Cascatas, onde ficar a dormir e, ainda, o mapa e a rota GPS para download do Trilho das Cascatas (PR1 Vila de Rei). Não queremos que se perca a caminhar no Jardim do Éden!
Clique para conhecer os Melhores Trilhos de Portugal
Conteúdo deste Artigo
- 1 Descrição do Trilho das Cascatas (PR1 Vila de Rei): principais pontos de interesse do percurso pedestre até à Cascata do Escalvadouro e Cascata dos Poios
- 2 Trilho das Cascatas: como ir, dicas práticas para o percurso pedestre, mapa, altimetria e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
- 3 Onde ficar a dormir quando for percorrer o Trilho das Cascatas? Sugestões de Alojamento
- 4 Outros locais de interesse para visitar em Vila de Rei (e arredores)
- 5 Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
Descrição do Trilho das Cascatas (PR1 Vila de Rei): principais pontos de interesse do percurso pedestre até à Cascata do Escalvadouro e Cascata dos Poios
Como já referimos, o Trilho das Cascatas tem 10 km de extensão e arranca em Vila de Rei, mais concretamente junto ao Mercado Municipal. Nas imediações do mesmo existem muitos lugares de estacionamento, logo não deve ter problemas de maior para parquear a sua viatura.
O Trilho das Cascatas pertence à rede de percursos pedestres de Vila de Rei e encontra-se muito bem sinalizado ao longo de todo o percurso, pelo que, é fácil de seguir para quem esteja minimamente habituado a caminhadas pela natureza. Ainda assim ,recomendamos que leve o track GPS que disponibilizamos neste artigo, pois, por vezes, a vegetação pode tapar temporariamente alguma marcação ou alguma das placas direcionais do percurso pedestre pode estar danificada.
Visto que o Trilho das Cascatas é circular, pode ser realizado em ambos os sentidos, mas nós recomendamos que o percorra no sentido contrário aos ponteiros do relógio pois torna-se consideravelmente mais fácil.
Se seguir a nossa recomendação, os primeiros 4 km do trilho não vão apresentar qualquer dificuldade. O que é excelente para aquecer e assim estar mais preparado para quando chegam os maiores desafios do percurso.
Posto isto, do Mercado Municipal o trilho avança pelas empinadas ruas empedradas da vila e posteriormente por estrada asfaltada até ao estádio de futebol de Vila de Rei. A partir daí o asfalto dá lugar a um estradão de terra batida que atravessa um gigantesco eucaliptal.
Sensivelmente ao Km 2 do percurso, o estradão dá lugar a um trilho mais estreito que @ levará a embrenhar-se, inicialmente, num bosque mágico de sobreiros e, posteriormente, num denso pinhal e eucaliptal.
À medida que se afasta da povoação, os cheiros e sons da natureza serão os seus únicos companheiros de caminhada até chegar ao primeiro grande ponto de interesse do Trilho das Cascatas: a monumental Cascata do Escalvadouro, também conhecida pelo nome de Cascata da Bicarola.
O acesso à cascata é feito pelo topo, após a travessia da ribeira do Lavadouro (ou ribeira das Trutas), a primeira do trilho, junto a uma antiga azenha, presentemente em ruínas. Do topo da cascata será brindado com uma vista simplesmente arrebatadora sobre o escarpado vale por onde corre a ribeira. Uma vez na base da cascata, aproveite para repor forças e para se refrescar enquanto aprecia esta autêntica maravilha da natureza.
Honestamente, só para a ver a Cascata do Escalvadouro já valia a pena percorrer o Trilho das Cascatas. Mas o melhor deste percurso pedestre de Vila de Rei ainda está para vir. A partir da Cascata do Escalvadouro, o Trilho das Cascatas acompanha o curso da ribeira do Lavadouro e adquire contornos verdadeiramente paradisíacos.
À medida que caminha ribeira abaixo, irá ser brindad@ com uma sucessão de quadros naturais de rara beleza, compostos por uma infinidade de pequenas cascatas e lagoas, rodeadas de luxuriante vegetação e adornadas por fragas e penedos de mil formas. Vai ter de se beliscar para acreditar que não foi teletransportado para outras paragens ou para um qualquer conto de fadas.
Mas nem tudo são rosas! A natureza gosta de esconder bem os seus maiores segredos, como tal, este troço do Trilho das Cascatas tem tanto de belo como de desafiante, sobretudo se o percorrer imediatamente após a época das chuvas.
É que esta parte do percurso, para além de ter um desnível considerável e ser bastante pedregosa, vai obrigá-l@ a atravessar a ribeira do Lavadouro um sem número de vezes. No verão e outono faz-se bem, mas no inverno ou no início da primavera, nem por isso. O piso é mesmo super escorregadio e, por vezes, o trilho confunde-se com a própria ribeira, ou seja, não terá outra hipótese a não ser molhar o pezinho (ou a perninha).
As hipóteses de dar uma valente queda são bem reais. A nós, já nos tocou ir ao tapete. Por isso, todo o cuidado é pouco se as pedras estiverem muito molhadas ou debaixo de água.
Mas, acredite, vai ser bem recompensad@ pelo esforço. Aos poucos o vale vai alargando e a ribeira do Lavadoiro desemboca numa enorme laje formando várias cascatas e idílicas piscinas naturais cavadas na rocha simplesmente perfeitas para ir a banhos nos dias de calor.
A partir daqui o Trilho das Cascatas despede-se da ribeira do Lavadouro e diz ‘olá’ à ribeira do Vale do Feto, e será a sua companhia entre as aldeias de Estevais e Paredes. Esta parte do percurso não apresenta dificuldades de maior nem pontos de interesse particularmente relevantes.
Logo após a aldeia de Paredes a conversa é outra! Pouco depois da saída da aldeia, o Trilho das Cascatas vai confluir com o ribeiro da Vila e torna-se, uma vez mais, num autêntico Jardim do Éden.
Ruínas de azenhas, uma cénica ponte de madeira, pequenas quedas de água e lagoas que servem de casa a saltitantes e sonoras rãs, fetos gigantes, flores de mil cores e rochas de mil formas vão fazer-lhe companhia até chegar à outra joia da coroa do Trilho das Cascatas: a monumental Cascata dos Poios.
À medida que se aproxima da cascata, o caminho começa a ser mais estreito e pedregoso, mas existem cordas de aço presas à rocha para ajudar a ultrapassar os troços mais exigentes.
Uma vez na Cascata dos Poios é respirar fundo e apreciar esta enorme força da natureza que se despenha do alto de uma enorme rocha formando uma sedutora lagoa a seus pés. É a última oportunidade para ir a banhos e, acima de tudo, o spot perfeito para recuperar forças para a exigente subida que @ espera no regresso a Vila de Rei.
A parte mais difícil da subida é imediatamente após a cascata. O desnível é mesmo muito grande. Mais uma vez, existem cabos para auxiliar a subida. Depois, o trilho segue monte acima até chegar a Vila de Rei, inicialmente acompanhando o pedregoso curso do ribeiro do Vale e posteriormente pela histórica Estrada Mourisca.
E para fechar com chave de ouro a sua aventura pelo Trilho das Cascatas, nada como ir até à Tasquinha da Vila comer um belo de um maranho ou de um bucho recheado. Depois desta caminhada, bem que o merece!
Trilho das Cascatas: como ir, dicas práticas para o percurso pedestre, mapa, altimetria e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Informações Práticas
- Distância: 10 km
- Circular: Sim
- Dificuldade Técnica: Moderada (tem alguns troços de dificuldade elevada, sobretudo durante a época das chuvas em que o piso fica muito escorregadio)
- Local de Partida/Chegada: Vila de Rei (junto ao Mercado Municipal)
Quando ir?
Em teoria o Trilho das Cascatas pode ser percorrido durante todo o ano, mas em nossa opinião a melhor altura para o percorrer é na primavera, pois é a altura do ano em as ribeiras e cascatas estão em todo o seu esplendor e as temperaturas são mais amenas. É certo que no inverno o caudal das cascatas chega a ser ainda mais esplendoroso, mas, como já referimos, as ribeiras alagam o trilho e com as chuvas o piso do trilho torna-se muito escorregadio, como tal, muito perigoso.
Se optar por ir no verão, tem o enorme contratempo do calor (opte por caminhar logo de manhã cedo ou ao final da tarde) e apesar da Cascata dos Poios e da Cascata do Escalvadouro não secarem completamente, terão seguramente menos água, pois as ribeiras tendem a secar com o avançar do verão. Claro que, para ir a banhos nas lagoas que ainda subsistirem, é a estação perfeita. Já no outono o mais certo é estar tudo praticamente seco, o que tira muito do encanto do Trilho das Cascatas.
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas, de preferência impermeável visto que terá de atravessar a ribeira do Lavadouro um sem número de vezes (no inverno ou na primavera é, em nosso ver, obrigatório);
- Bastão para auxiliar nos troços de maior desnível do Trilho das Cascatas e para dar mais segurança na travessia dos cursos de água;
- Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo do percurso);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Fato de banho para se refrescar nas lagoas (se for em dias de calor, claro está)
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico.
Mapa e rota GPS do Trilho das Cascatas | Vila de Rei
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho das Cascatas
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Altimetria do Trilho das Cascatas | Vila de Rei
Onde ficar a dormir quando for percorrer o Trilho das Cascatas? Sugestões de Alojamento
O hotel Villa Boutique, no centro de Vila de Rei, apresenta uma excelente relação qualidade-preço. Os quartos são espaçosos e confortáveis, a simpatia do pessoal é exemplar, o pequeno-almoço está incluído no preço e tem estacionamento privado gratuito para os hóspedes. Não deixe de experimentar a gastronomia regional no restaurante do hotel, que há mais de 70 anos faz as delícias, tanto dos visitantes como dos locais.
Há “casas com alma” na tranquila Almofala, uma povoação a escassos 6 km de Vila de Rei. Casais e famílias com até 3 pequenotes encontram nas Casas d’Almofala 3 acolhedoras e modernas casas (com 1 e 2 quartos), num ambiente cómodo e familiar, totalmente equipadas, para fugir da rotina e descontrair num espaço rodeado de campo e floresta. Disponibiliza pequeno-almoço (opcional) com produtos locais e espaços comuns como jardim, piscina exterior, salão de jogos e churrasco no terraço. Pode até trazer o patudo.
Acomodações confortáveis em suites, ideais para casais, ou amplas villas, para famílias, com casa de banho privativa e uma televisão. As villas estão munidas de kitchenette com utensílios de cozinha, micro-ondas, frigorifico, fogão, forno chaleira e torradeira. As Vilas da Matagosa ficam na pacata aldeia da Matagosa, ao lado dum braço da albufeira da Barragem Castelo de Bode e a cinco quilómetros da praia fluvial do Penedo Furado, outra das joias da coroa do concelho de Vila de Rei, que pode aproveitar para visitar quando for percorrer o Trilho das Cascatas.
Clique para ver mais opções de alojamento em Vila de Rei
Outros locais de interesse para visitar em Vila de Rei (e arredores)
Quando for percorrer o Trilho das Cascatas aproveite para conhecer os principais atrativos do concelho de Vila de Rei. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Vila de Rei são as seguintes:
- subir ao Picoto da Melriça, onde se encontra o Centro Geodésico de Portugal, que assinala, com pompa e circunstância, o Centro de Portugal. Do alto dos seus 600 metros irá ser brindado com paisagens verdadeiramente esmagadoras.
- percorrer os Passadiços do Penedo Furado, que unem a galardoada Praia Fluvial do Penedo Furado à maravilhosa Cascata do Penedo Furado.
- visitar a apaixonante Aldeia do Xisto de Água Formosa.
- ir a banhos na Praia Fluvial de Fernandaires, uma das nossas favoritas no imenso lago azul que é a Albufeira de Castelo de Bode.
Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
- Melhores Trilhos de Portugal
- Trilhos do Algarve
- Trilhos da Costa Vicentina
- Trilhos do Gerês
- Trilhos da Serra da Arrábida
- Trilhos da Serra da Estrela
- Trilhos da Serra da Freita
- Trilhos da Serra da Lousã
- Trilhos da Serra de Sintra
- Trilhos do Vale do Guadiana
- Melhores Trilhos e Levadas da Madeira
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Excelente artigo sobre o Trilho Das Cascatas, Segui algumas das vossas recomendações ao qual estou muito grato pela partilha de toda esta informação. Um bem haja aos dois e muito obrigado.
Olá Nuno,
Muito obrigado pelo feedback.
Boas caminhadas