Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro

Imagine três riachos, a correr por entre majestosas fragas, formando poços e lagoas idílicas e pequenas quedas de água. Agora some-lhe duas cascatas imponentes rodeadas de luxuriante vegetação. Adicione-lhe frondosos bosques, montes bordados de urze e esteva, uma boa pitada de aventura e já fica com uma ideia do que @ espera quando for percorrer o extraordinário Trilho das Cascatas de Vila de Rei, um dos percursos pedestres mais surpreendentes de Portugal.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do EscalvadouroO Trilho das Cascatas arranca e termina em Vila de Rei, a dois passos do Centro Geodésico de Portugal. Ao longo de 10 km, este trilho dá a conhecer um verdadeiro paraíso escondido no Centro de Portugal.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Cascata do Escalvadouro

As grandes figuras de cartaz do percurso pedestre são, sem dúvida, a Cascata do Escalvadoiro e a Cascata dos Poios, duas das cascatas mais belas do centro de Portugal. Porém, os atrativos naturais do Trilho das Cascatas estão longe de se resumir a estas duas grandiosas quedas de água.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Pequenas cascatas e lagoas ao longo do Trilho das Cascatas de Vila de Rei

Grande parte do percurso pedestre acompanha os cursos de água da Ribeira do Lavadouro (também conhecida pelo nome de Ribeira das Trutas), do Ribeiro do Vale Feito e do Ribeiro da Vila, todos eles idilicamente encaixados em profundos vales ladeados por escarpados penhascos. Neles irá encontrar mais uma miríade de poços, lagoas e pequenas cascatas que formam um quadro natural de uma beleza desarmante. Escusado será dizer que, se percorrer o Trilho das Cascatas em dias de calor, é praticamente impossível resistir a um refrescante mergulho!

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do EscalvadouroAos tesouros naturais e paisagens de cortar a respiração pode ainda somar mais de uma mão cheia de cénicas ruínas de azenhas, bucólicas aldeias onde o tempo corre devagar e o rico património histórico de Vila de Rei. Tudo isto com o murmurejar das águas dos ribeiros, o canto dos passarinhos e o coaxo das rãs como banda sonora.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Ruínas de Azenha no topo da Cascata do Escalvadouro

Ficou com vontade de percorrer este trilho mágico do Centro de Portugal? Estamos confiantes que sim, e como tal, nas secções seguintes deste artigo partilhamos consigo uma breve descrição do percurso pedestre (para que saiba ao que vai), informação e dicas práticas sobre o Trilho das Cascatas, onde ficar a dormir e, ainda, o mapa e a rota GPS para download do Trilho das Cascatas (PR1 Vila de Rei). Não queremos que se perca a caminhar no Jardim do Éden!

Clique para conhecer os Melhores Trilhos de Portugal

Descrição do Trilho das Cascatas (PR1 Vila de Rei): principais pontos de interesse do percurso pedestre até à Cascata do Escalvadouro e Cascata dos Poios

Mercado Municipal de Vila de Rei – ponto de partida do Trilho das Cascatas

Como já referimos, o Trilho das Cascatas tem 10 km de extensão e arranca em Vila de Rei, mais concretamente junto ao Mercado Municipal. Nas imediações do mesmo existem muitos lugares de estacionamento, logo não deve ter problemas de maior para parquear a sua viatura.

PR1 Vila de Rei – Trilho das Cascatas

O Trilho das Cascatas pertence à rede de percursos pedestres de Vila de Rei e encontra-se muito bem sinalizado ao longo de todo o percurso, pelo que, é fácil de seguir para quem esteja minimamente habituado a caminhadas pela natureza. Ainda assim ,recomendamos que leve o track GPS que disponibilizamos neste artigo, pois, por vezes, a vegetação pode tapar temporariamente alguma marcação ou alguma das placas direcionais do percurso pedestre pode estar danificada.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Having a break!

Visto que o Trilho das Cascatas é circular, pode ser realizado em ambos os sentidos, mas nós recomendamos que o percorra no sentido contrário aos ponteiros do relógio pois torna-se consideravelmente mais fácil.

Mesmo nos locais mais recônditos o Trilho das Cascatas encontra-se bem assinalado

Se seguir a nossa recomendação, os primeiros 4 km do trilho não vão apresentar qualquer dificuldade. O que é excelente para aquecer e assim estar mais preparado para quando chegam os maiores desafios do percurso.

Fonte de Vila de Rei

Posto isto, do Mercado Municipal o trilho avança pelas empinadas ruas empedradas da vila e posteriormente por estrada asfaltada até ao estádio de futebol de Vila de Rei. A partir daí o asfalto dá lugar a um estradão de terra batida que atravessa um gigantesco eucaliptal.

Estradão de terra batida logo após Vila de Rei

Sensivelmente ao Km 2 do percurso, o estradão dá lugar a um trilho mais estreito que @ levará a embrenhar-se, inicialmente, num bosque mágico de sobreiros e, posteriormente, num denso pinhal e eucaliptal.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Bosque encantado!

À medida que se afasta da povoação, os cheiros e sons da natureza serão os seus únicos companheiros de caminhada até chegar ao primeiro grande ponto de interesse do Trilho das Cascatas: a monumental Cascata do Escalvadouro, também conhecida pelo nome de Cascata da Bicarola.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Primeira travessia da ribeira do Lavadoiro

O acesso à cascata é feito pelo topo, após a travessia da ribeira do Lavadouro (ou ribeira das Trutas), a primeira do trilho, junto a uma antiga azenha, presentemente em ruínas. Do topo da cascata será brindado com uma vista simplesmente arrebatadora sobre o escarpado vale por onde corre a ribeira. Uma vez na base da cascata, aproveite para repor forças e para se refrescar enquanto aprecia esta autêntica maravilha da natureza.

Cascata do Escalvadouro

Honestamente, só para a ver a Cascata do Escalvadouro já valia a pena percorrer o Trilho das Cascatas. Mas o melhor deste percurso pedestre de Vila de Rei ainda está para vir. A partir da Cascata do Escalvadouro, o Trilho das Cascatas acompanha o curso da ribeira do Lavadouro e adquire contornos verdadeiramente paradisíacos.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro

À medida que caminha ribeira abaixo, irá ser brindad@ com uma sucessão de quadros naturais de rara beleza, compostos por uma infinidade de pequenas cascatas e lagoas, rodeadas de luxuriante vegetação e adornadas por fragas e penedos de mil formas. Vai ter de se beliscar para acreditar que não foi teletransportado para outras paragens ou para um qualquer conto de fadas.

Percurso do Trilho das Cascatas ao longo da ribeira do Lavadoiro

Mas nem tudo são rosas! A natureza gosta de esconder bem os seus maiores segredos, como tal, este troço do Trilho das Cascatas tem tanto de belo como de desafiante, sobretudo se o percorrer imediatamente após a época das chuvas.

Going down!

É que esta parte do percurso, para além de ter um desnível considerável e ser bastante pedregosa, vai obrigá-l@ a atravessar a ribeira do Lavadouro um sem número de vezes. No verão e outono faz-se bem, mas no inverno ou no início da primavera, nem por isso. O piso é mesmo super escorregadio e, por vezes, o trilho confunde-se com a própria ribeira, ou seja, não terá outra hipótese a não ser molhar o pezinho (ou a perninha).

Sim, isto é o percurso do Trilho das Cascatas quando a ribeira leva muita água. Escorregadio como manteiga!

As hipóteses de dar uma valente queda são bem reais. A nós, já nos tocou ir ao tapete. Por isso, todo o cuidado é pouco se as pedras estiverem muito molhadas ou debaixo de água.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do EscalvadouroMas, acredite, vai ser bem recompensad@ pelo esforço. Aos poucos o vale vai alargando e a ribeira do Lavadoiro desemboca numa enorme laje formando várias cascatas e idílicas piscinas naturais cavadas na rocha simplesmente perfeitas para ir a banhos nos dias de calor.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Piscina natural no Trilho das Cascatas

A partir daqui o Trilho das Cascatas despede-se da ribeira do Lavadouro e diz ‘olá’ à ribeira do Vale do Feto, e será a sua companhia entre as aldeias de Estevais e Paredes. Esta parte do percurso não apresenta dificuldades de maior nem pontos de interesse particularmente relevantes.

Ponte sobre o ribeiro da Vila

Logo após a aldeia de Paredes a conversa é outra! Pouco depois da saída da aldeia, o Trilho das Cascatas vai confluir com o ribeiro da Vila e torna-se, uma vez mais, num autêntico Jardim do Éden.

O paraíso não pode andar muito longe disto - Trilho das CascatasRuínas de azenhas, uma cénica ponte de madeira, pequenas quedas de água e lagoas que servem de casa a saltitantes e sonoras rãs, fetos gigantes, flores de mil cores e rochas de mil formas vão fazer-lhe companhia até chegar à outra joia da coroa do Trilho das Cascatas: a monumental Cascata dos Poios.

Cordas de aço presas às rochas dão um precioso auxílio nos troços mais exigentes do Trilho das Cascatas

À medida que se aproxima da cascata, o caminho começa a ser mais estreito e pedregoso, mas existem cordas de aço presas à rocha para ajudar a ultrapassar os troços mais exigentes.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro
Cascata dos Poios

Uma vez na Cascata dos Poios é respirar fundo e apreciar esta enorme força da natureza que se despenha do alto de uma enorme rocha formando uma sedutora lagoa a seus pés. É a última oportunidade para ir a banhos e, acima de tudo, o spot perfeito para recuperar forças para a exigente subida que @ espera no regresso a Vila de Rei.

Trilho das Cascatas | Vila de Rei: percurso pedestre até à Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro

A parte mais difícil da subida é imediatamente após a cascata. O desnível é mesmo muito grande. Mais uma vez, existem cabos para auxiliar a subida. Depois, o trilho segue monte acima até chegar a Vila de Rei, inicialmente acompanhando o pedregoso curso do ribeiro do Vale e posteriormente pela histórica Estrada Mourisca.

Going up!

E para fechar com chave de ouro a sua aventura pelo Trilho das Cascatas, nada como ir até à Tasquinha da Vila comer um belo de um maranho ou de um bucho recheado. Depois desta caminhada, bem que o merece!

Quer descobrir mais cascatas paradisíacas em Portugal? Então não deixe de ler o nosso artigo das Melhores Cascatas de Portugal Continental. Vai encontrar locais verdadeiramente mágicos!

Trilho das Cascatas: como ir, dicas práticas para o percurso pedestre, mapa, altimetria e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Informações Práticas

  • Distância: 10 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada (tem alguns troços de dificuldade elevada, sobretudo durante a época das chuvas em que o piso fica muito escorregadio)
  • Local de Partida/Chegada: Vila de Rei (junto ao Mercado Municipal)

Quando ir?

Em teoria o Trilho das Cascatas pode ser percorrido durante todo o ano, mas em nossa opinião a melhor altura para o percorrer é na primavera, pois é a altura do ano em as ribeiras e cascatas estão em todo o seu esplendor e as temperaturas são mais amenas. É certo que no inverno o caudal das cascatas chega a ser ainda mais esplendoroso, mas, como já referimos, as ribeiras alagam o trilho e com as chuvas o piso do trilho torna-se muito escorregadio, como tal, muito perigoso.

Se optar por ir no verão, tem o enorme contratempo do calor (opte por caminhar logo de manhã cedo ou ao final da tarde) e apesar da Cascata dos Poios e da Cascata do Escalvadouro não secarem completamente, terão seguramente menos água, pois as ribeiras tendem a secar com o avançar do verão. Claro que, para ir a banhos nas lagoas que ainda subsistirem, é a estação perfeita. Já no outono o mais certo é estar tudo praticamente seco, o que tira muito do encanto do Trilho das Cascatas.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas, de preferência impermeável visto que terá de atravessar a ribeira do Lavadouro um sem número de vezes (no inverno ou na primavera é, em nosso ver, obrigatório);
  • Bastão para auxiliar nos troços de maior desnível do Trilho das Cascatas e para dar mais segurança na travessia dos cursos de água;
  • Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há cafés nem lojas ao longo do percurso);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Fato de banho para se refrescar nas lagoas (se for em dias de calor, claro está)
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico.
Atenção: sobretudo devido ao piso escorregadio da descida que acompanha a ribeira do Lavadouro (ribeira das Trutas) e à ingreme subida após Cascata dos Poios, não recomendamos fazer este trilho com crianças pequenas nem pessoas com dificuldades de locomoção. Um conselho especialmente válido durante os meses mais chuvosos ou imediatamente após os mesmos.

Mapa e rota GPS do Trilho das Cascatas | Vila de Rei


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho das Cascatas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho das Cascatas | Vila de Rei

Onde ficar a dormir quando for percorrer o Trilho das Cascatas? Sugestões de Alojamento

Villa Boutique

O hotel Villa Boutique, no centro de Vila de Rei, apresenta uma excelente relação qualidade-preço. Os quartos são espaçosos e confortáveis, a simpatia do pessoal é exemplar, o pequeno-almoço está incluído no preço e tem estacionamento privado gratuito para os hóspedes. Não deixe de experimentar a gastronomia regional no restaurante do hotel, que há mais de 70 anos faz as delícias, tanto dos visitantes como dos locais.

Hotel Vila de Rei

Com um restaurante, um bar e um jardim para satisfazer desejos de gula e de preguiça, o Hotel Vila de Rei apresenta quartos super espaçosos e irrepreensivelmente limpos, com total privacidade e silenciosos, mesmo no centro de Vila de Rei. De manhã tem um pequeno-almoço fresquinho e delicioso, preparado com esmero, à sua espera.

Casas da Ladeira

Acomodações confortáveis em suites, ideais para casais, ou amplas villas, para famílias, com casa de banho privativa e uma televisão. As villas estão munidas de kitchenette com utensílios de cozinha, micro-ondas, frigorifico, fogão, forno chaleira e torradeira. As Casas da Ladeira ficam na pacata aldeia da Matagosa, ao lado dum braço da albufeira da Barragem Castelo de Bode e a cinco quilómetros da praia fluvial do Penedo Furado, outra das joias da coroa do concelho de Vila de Rei, que pode aproveitar para visitar quando for percorrer o Trilho das Cascatas.

Clique para ver mais opções de alojamento em Vila de Rei

Outros locais de interesse para visitar em Vila de Rei (e arredores)

Aldeia de Xisto de Água Formosa

Quando for percorrer o Trilho das Cascatas aproveite para conhecer os principais atrativos do concelho de Vila de Rei. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Vila de Rei são as seguintes:

Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.