Trilho de Dornes | Ferreira do Zêzere: mapa do percurso pedestre e rota GPS

Trilho de Dornes - percurso pedestre vigia do zezere

Dornes, a mítica terra dos Templários plantada numa pequena península do rio Zêzere, guarda um dos trilhos mais bonitos do Centro de Portugal. Falamos do trilho de Dornes – Vigia do Zêzere.

Ao longo deste percurso pedestre, à medida que trilhamos vários caminhos florestais, somos brindados com paisagens de cortar a respiração sobre a península de Dornes e a albufeira de Castelo de Bode.

Descrição do Trilho de Dornes PR1  – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere

O trilho de Dornes – Vigia do Zêzere tem o seu início junto ao posto de turismo da Aldeia de Dornes e encontra-se muito bem sinalizado. Ainda assim no posto de turismo é possível pedir um pequeno folheto com o mapa e principais pontos de interesse do percurso pedestre.

Antes de avançar para os caminhos florestais, o trilho de Dornes convida-nos a percorrer o centro da aldeia ribeirinha e a visitar o Templo de Nossa Senhora do Pranto e a Torre Pentagonal Templária de Dornes.


Clique para ler o nosso artigo com o que ver e fazer em Dornes


Quando estiver junto à Torre Pentagonal dos Templários recomendamos que faça um pequeno desvio do percurso pedestre para ir até à ponta da Península de Dornes. Basta seguir em direção ao cemitério e a partir daí sempre em frente. Vai ver que as vistas mais do que compensam a deslocação.

Após a visita ao centro da aldeia de Dornes o trilho de Dornes segue em direção ao Vale de Serrão e contorna a Serra dos Agulhões. Há medida que subimos e percorremos os montes somos brindados com fantásticas panorâmicas da Península de Dornes, rodeada pela plácido rio Zêzere, e da albufeira de Castelo de Bode.

Não é de todo difícil recuar no tempo e imaginar os cavaleiros templários a percorrer estes mesmos caminhos, assegurando assim a vigia do Zêzere, o nome (bem) escolhido para este percurso.

Após a aldeia de Rio Cimeiro e do view point sobre as ilhas do Zêzere inicia-se o regresso a Dornes, tomando-se o caminho florestal para Peralfaia. Pelo caminho é possível observar as curiosas formações rochosas que dão pelo nome de Penedos Amarelos.

A partir dos Penedos Amarelos é (quase) sempre a descer até Dornes. Ainda antes de regressar à aldeia templária o trilho de Dornes passa pelo Lagar de São Guilherme, ao qual recomendamos visita.

Daí até Dornes pode-se seguir pela estrada ou pelo Percurso da Biodiversidade, que nos conduz até Dornes por entre eucaliptos, pinheiros, castanheiros e medronheiros. Apesar de se ter que fazer mais algumas centenas de metros recomendamos vivamente seguir caminho pela segunda alternativa.

Na secção seguinte deste artigo pode encontrar informação prática sobre o percurso, fotos dos pontos mais emblemáticos do Trilho de Dornes – Vigia do Zêzere, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download.

Dica: caso não queira fazer a totalidade do percurso é possível cortar o mesmo ao meio através de uma variante devidamente assinalada. Nesse caso a totalidade do percurso fica em cerca de 9 km. Se optar por cortar o percurso a meio terá de abdicar de ver as ilhas do Zêzere e a aldeia de Rio Cimeiro.

Trilho de Dornes PR1  – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 19 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada (devido à distância)

Local de Partida/Chegada: Posto de Turismo de Dornes

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: N 39°46’11.251” W 8°16’12.596”

Quando Ir: as melhores estações para percorrer o Trilho de Dornes são a primavera, o outono e os dias solarengos de inverno. O verão é talvez a pior altura para fazer este percurso pedestre, visto que esta região costuma ser mesmo muito quente nesta estação. Se optar por fazer no Verão recomendamos que faça a versão mais curta do trilho e que opte pelo início ou final do dia para percorrer o trilho.

O que levar:

  • Mochila leve e confortável
  • Calçado adequado a caminhadas
  • Comida e bebida (entre elas muita água)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu
  • uma máquina fotográfica ou um smartphone para registarem os melhores momentos da caminhada
  • Um saco para trazerem convosco o vosso lixo

Fotografias do Trilho de Dornes PR1  – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere

Ponta da península de Dornes
Subida aos montes
Dornes vista do topo do monte. Somos bem recompensados pelo esforço da subida.
Albufeira de Castelo de Bode
Ilhas do Zêzere
Zona florestal afectada pelo enorme fogo que varreu o Centro de Portugal no verão de 2017. Desolador!
Lagar de São Guilherme
Ribeira de São Guilherme
Rota da Biodiversidade

Aproveite a sua passagem por esta região e visite também a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado.


Mapa do Trilho de Dornes PR1  – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere e rota GPS


Altimetria do Trilho de Dornes PR1  – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere

altimetria trilho de dornes


Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.