Dornes, a mítica terra dos Templários plantada numa pequena península do rio Zêzere, guarda um dos trilhos mais bonitos do Centro de Portugal. Falamos do trilho de Dornes – Vigia do Zêzere, o nosso percurso pedestre favorito no concelho de Ferreira do Zêzere.
Ao longo deste percurso pedestre, à medida que trilhamos vários caminhos florestais, somos brindados com paisagens de cortar a respiração sobre a península de Dornes e a albufeira de Castelo de Bode.
Descrição do Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere
Antes de avançar para os caminhos florestais, o trilho de Dornes convida-nos a percorrer o centro da aldeia ribeirinha e a visitar o Templo de Nossa Senhora do Pranto e a Torre Pentagonal Templária de Dornes.
Clique para ler o nosso artigo com o que ver e fazer em Dornes
Quando estiver junto à Torre Pentagonal dos Templários recomendamos que faça um pequeno desvio do percurso pedestre para ir até à ponta da Península de Dornes. Basta seguir em direção ao cemitério e a partir daí sempre em frente. Vai ver que as vistas mais do que compensam a deslocação.
Após a visita ao centro da aldeia de Dornes o trilho de Dornes segue em direção ao Vale de Serrão e contorna a Serra dos Agulhões. Há medida que subimos e percorremos os montes somos brindados com fantásticas panorâmicas da Península de Dornes, rodeada pela plácido rio Zêzere, e da albufeira de Castelo de Bode.
Não é de todo difícil recuar no tempo e imaginar os cavaleiros templários a percorrer estes mesmos caminhos, assegurando assim a vigia do Zêzere, o nome (bem) escolhido para este percurso.
Após a aldeia de Rio Cimeiro e do view point sobre as ilhas do Zêzere inicia-se o regresso a Dornes, tomando-se o caminho florestal para Peralfaia. Pelo caminho é possível observar as curiosas formações rochosas que dão pelo nome de Penedos Amarelos.
A partir dos Penedos Amarelos é (quase) sempre a descer até Dornes. Ainda antes de regressar à aldeia templária o trilho de Dornes passa pelo Lagar de São Guilherme, ao qual recomendamos visita.
Daí até Dornes pode-se seguir pela estrada ou pelo Percurso da Biodiversidade, que nos conduz até Dornes por entre eucaliptos, pinheiros, castanheiros e medronheiros. Apesar de se ter que fazer mais algumas centenas de metros recomendamos vivamente seguir caminho pela segunda alternativa.
Na secção seguinte deste artigo pode encontrar informação prática sobre o percurso, fotos dos pontos mais emblemáticos do Trilho de Dornes – Vigia do Zêzere, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download.
Dica: caso não queira fazer a totalidade do percurso é possível cortar o mesmo ao meio através de uma variante devidamente assinalada. Nesse caso a totalidade do percurso fica em cerca de 9 km. Se optar por cortar o percurso a meio terá de abdicar de ver as ilhas do Zêzere e a aldeia de Rio Cimeiro.
Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Distância: 19 km
Circular: sim
Dificuldade Técnica: Moderada (devido à distância)
Local de Partida/Chegada: Posto de Turismo de Dornes
Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: N 39°46’11.251” W 8°16’12.596”
Quando Ir: as melhores estações para percorrer o Trilho de Dornes são a primavera, o outono e os dias solarengos de inverno. O verão é talvez a pior altura para fazer este percurso pedestre, visto que esta região costuma ser mesmo muito quente nesta estação. Se optar por fazer no Verão recomendamos que faça a versão mais curta do trilho e que opte pelo início ou final do dia para percorrer o trilho.
O que levar:
- Mochila leve e confortável
- Calçado adequado a caminhadas
- Comida e bebida (entre elas muita água)
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu
- uma máquina fotográfica ou um smartphone para registarem os melhores momentos da caminhada
- Um saco para trazerem convosco o vosso lixo
Fotografias do Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere
Aproveite a sua passagem por esta região e visite também a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado.
Mapa do Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere e rota GPS
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Altimetria do Trilho de Dornes PR1 – Vigia do Zêzere em Ferreira do Zêzere
Onde dormir em Dornes?
Hospedaria Nossa Senhora do Pranto
A Hospedaria Nossa Senhora do Pranto apresenta quartos com uma decoração simples, casa de banho privativa e alguns deles com belíssimas vistas sobre o rio Zêzere. Todos os quartos têm aquecimento e pisos em madeira. Este alojamento dispõe ainda dum restaurante onde é servido o pequeno-almoço e refeições com pratos regionais.
Uma casa de campo indicada para quem procura mais comodidades e privacidade. Aloja até seis pessoas o que a torna ideal para famílias. A Casa da Eira tem pequeno-almoço continental, estacionamento privado, piscina exterior, churrasco e um belíssimo terraço com vistas fantásticas da montanha e do rio onde pode desfrutar da beleza paisagística da península de Dornes.
Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Olá boa noite, fizemos este trilho este sábado 26.09 Adorámos só falhamos o Lagar do Guilherme por falta de indicação. Fica para uma próxima. Um abraço.
Olá António!
Obrigado pelo feedback. Ficamos muito contentes por terem gostado do trilho.
Abraços nossos
Quero em Setembro ir dar um passeio a Dornes, Ferreira do Zêzere, Tomar, enfim conhecer a região. Tenho 74 anos, vou acompanhada de um Sr. Irlandês de 84 anos. Temos boa mobilidade, contudo para efectuar trilhos, penso não ser já o melhor. Gostaria que nas circunstâncias me dessem algumas dicas, de qual o melhor local para ficar umas duas noites, lugares a visitar, enfim o que me aconselham, gostaria puder fazer um passeio de barco no rio, tirar o melhor partido da estadia. Viu em viatura própria. Cumprimentos, agradeço informação.
Neste artigo encontra toda a informação que procura: https://www.vagamundos.pt/visitar-dornes-o-que-ver-e-fazer/
Boa viagem!
Começei a seguir o vosso trabalho à pouco tempo, segui os vossos conselhos/dicas e fiz o percurso do Penedo Furado. Amanhã vou fazer o de Dornes.
Apesar de ser um caminheiro +- experiente convém estudar bem os percursos a fazer.
Infelizmente em Portugal não existe muita informação quanto a estes temas. O vosso site é bastante útil.
Enviarei em breve mais feedback sobre algumas caminhas realizadas com a vossa ajuda.
Continuem com o excelente trabalho!!!
Atenciosamente,
Filipe Oliveira
Olá Filipe,
Muito obrigado pelo feedback. São palavras que nos motivam a fazer mais e melhor.
Boas caminhadas!
Olá! Muito obrigada pelas dicas, as paisagens parecem maravilhosas. A única forma de ver essas vistas panorâmicas é através deste trilho? Qual o trajeto mais curto que dá para fazer desde onde dá para estacionar o carro e estas vistas (mesmo que faça ida e volta pelo mesmo caminho)? Não percebi quais são as paisagens na versão mais curta de 9 Km. Fui operada à anca e ainda não estou a 100%. Obrigada
Olá Inês,
Sim, a única forma de desfrutar destas vistas panorâmicas é percorrendo o trilho. Para ver as vistas panorâmicas da foto de capa do artigo basta percorrer a versão curta do trilho. Para ir ao miradouro sobre as ilhas do Zêzere só fazendo a versão longa do percurso pedestre.
Boa caminhada.