Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra

Se há algo que todos os trilhos pedestres da Arrábida têm em comum, é que nos conduzem sempre aos locais mais idílicos do parque natural. Um dos que mais gostamos é o Trilho do Calhau da Cova, que se desenvolve na vertente sul da Serra da Achada, a dois passos da vila piscatória de Sesimbra.

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra

Como o próprio nome indica, o prato forte deste percurso pedestre no Parque Natural da Arrábida é a recôndita enseada do Calhau da Cova, que outrora servia de abrigo às embarcações dos pescadores e armações de pesca de Sesimbra, e onde ainda hoje se encontram as ruínas de uma antiga fortificação.

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra
Os 120 degraus escavados na rocha, que ligam o Cabo de Ares ao Calhau da Cova

Mas o encanto do Trilho do Calhau da Cova está longe de se resumir à idílica baía que lhe deu nome. Para começar, a combinação das águas de tons azuis com o verde da vegetação mediterrânica da Arrábida confere ao percurso um enquadramento paisagístico simplesmente deslumbrante.

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra
Falésias da Serra do Risco – Trilho do Calhau da Cova

Mas há mais! Ao longo do percurso poderá observar também várias ruínas de casas de pescadores e edifícios que serviam de apoio à faina e desfrutar de paisagens costeiras de cortar a respiração, em particular aquelas com que será brindado no Cabo de Ares, imediatamente antes de descer à Praia do Calhau, o local perfeito para dar um mergulho nas cristalinas (e geladinhas) águas da costa da Arrábida.

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra
Ruínas dos edifícios de apoio à faina – Trilho do Calhau da Cova

Tudo isto sobre o olhar atento da imponente falésia da Serra do Risco, cujos 382 metros de altura fazem dela a mais alta falésia calcária da Europa Continental.

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra
Cabo de Ares – Trilho do Calhau da Cova

Para desfrutar de toda esta beleza natural nem terá de dar muito à perna pois o Trilho do Calhau da Cova tem somente 6 km de extensão (ida e volta). Mas não vá a contar com facilidades! Se é certo que a maior parte do percurso não apresenta desníveis significativos vai encontrar alguns troços verdadeiramente vertiginosos e com imenso calhau solto. Se sofre de vertigens, terá pela frente um sério desafio pois não terá nada a separá-lo das escarpadas falésias que terminam no mar. Tenha imenso cuidado nestes troços!

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre SesimbraA parte mais exigente do percurso é mesmo a que antecede o Cabo de Ares e a enseada do Calhau da Cova. Aí terá de enfrentar uma escarpada descida com muita pedra solta (que se irá transformar numa exigente subida no regresso) até à ponta do Cabo de Ares e posteriormente uma escadaria de 120 degraus escavados na rocha, que ligam o cabo ao pequeno areal da Praia do Calhau. Como vê, apesar de curto, o Trilho do Calhau da Cova é um percurso pedestre desafiante!

Para o ajudar a preparar a sua caminhada, nas secções seguintes deste artigo irá encontrar informação prática sobre o Trilho do Calhau da Cova, o mapa do percurso pedestre e a respetiva rota GPS para download (gratuito, claro está), dicas práticas e várias sugestões de alojamento. Só vai precisar de calçar as suas botas de caminhada, desafiar uns amigos ou a sua cara-metade e partir à descoberta de um dos cantinhos mais mágicos (e desconhecidos) do Parque Natural da Arrábida.

Na preparação da sua viagem para ir percorrer o Trilho do Calhau da Cova sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Como chegar ao início do Trilho do Calhau da Cova?

O Trilho do Calhau da Cova arranca num pequeno desvio de terra batida junto à Estrada Municipal 585 que liga a rotunda da localidade de Sampaio a Sesimbra (acesso nascente). No desvio de terra batida é possível estacionar a sua viatura. Pode consultar as coordenadas GPS do início do trilho mais abaixo neste artigo (na secção “Informações Práticas”).

Quando ir percorrer o Trilho do Calhau da Cova?

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre SesimbraO Trilho do Calhau da Cova pode ser percorrido durante todo o ano, mas aconselhamos que evite percorrê-lo em dias de chuva (ou após vários dias de pluviosidade), pois a descida ao Cabo de Ares e Praia do Calhau da Cova, que já de si é escorregadia, fica como manteiga. É mesmo muito perigoso!

O que levar?

Trilho do Calhau da Cova | Percurso Pedestre Sesimbra

  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic na Praia da Cova. Não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio ao longo do Trilho do Calhau da Cova.
  • Calçado adequado a caminhadas e bastão, imprescindível para que tenha mais segurança na descida à enseada do Calhau da Cova (lembre-se que o percurso tem mesmo muita pedra solta, o que o torna extremamente escorregadio);
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu (o percurso tem uma elevada exposição solar);
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza;
  • Track GPS do percurso que disponibilizamos mais abaixo (pode colocar no seu smartphone) pois o percurso não se encontra sinalizado
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. Não existem caixotes do lixo nem recolha de lixo neste local recôndito do Parque Natural da Arrábida.

Trilho do Calhau da Cova | Sesimbra: informações práticas do percurso pedestre

  • Distância: 3 km (6 km ida e volta, que terá forçosamente de fazer)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada (não recomendamos que seja feito com crianças pequenas)
  • Local de Partida/Chegada (Coordenadas GPS): 38°26’49.3″N 9°05’14.2″W

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Mapa do percurso pedestre Trilho do Calhau da Cova e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho do Calhau da Cova.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho do Calhau da Cova | Sesimbra

Onde ficar a dormir quando for percorrer o Trilho do Calhau da Cova? Sugestões de Alojamento

Sesimbra Hotel & Spa
Assim que experimentamos, o Sesimbra Hotel & Spa foi direitinho para o topo dos nossos alojamentos favoritos em Sesimbra. Adoramos espaços bem pensados, harmoniosos e elegantes e este hotel de 4 estrelas recebe nota máxima nesse aspeto… Bem como no conforto, iluminação e limpeza dos quartos e nas vistas para o mar da varanda onde nos perdemos de amores pelo pôr-do-sol. Nada como começar o dia a tratar corpo e mente no Spa e acabar com um cocktail no terraço da infinity pool.

SANA Sesimbra Hotel
Outra excelente opção de alojamento, mesmo no centro da pitoresca Sesimbra é o SANA Sesimbra Hotel. As vistas mar a partir do terraço (e da maioria dos quartos) são estupendas e a piscina (aquecida) é irresistível. E o pequeno-almoço é irrepreensível!

Hotel dos Zimbros
Se procura uma solução de alojamento mais económica, sem comprometer o conforto, aposte no Hotel dos Zimbros. Fica deslocado do centro da vila de Sesimbra (logo, afastado do início do Trilho do Calhau da Cova), mas apresenta uma relação preço-qualidade estupenda.

Clique para ver mais opções de alojamento em Sesimbra

Outros Trilhos em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.