Trilho do Covão dos Conchos: mapa do percurso pedestre e rota GPS

Trilho do Covao dos Conchos - mapa e rota GPS do percurso pedestre

Em pleno maciço superior da Serra da Estrela, a mais de 1500 metros de altitude, encontra-se um dos locais mais surpreendentes da maior serra de Portugal. Falamos do surreal Covão dos Conchos, um local que parece recortado de um filme de ficção científica.

É que visto de certos ângulos o Covão dos Conchos mais parece um portal para outra dimensão do que aquilo que realmente é: um túnel com cerca de 1,5km de extensão, construído na década de 50, com a finalidade de conduzir as águas da Ribeira das Naves até à Lagoa Comprida, o maior reservatório de água da Serra da Estrela e onde é feito aproveitamento hidroelétrico.

Para apreciar in loco este local extraordinário, não existe outra alternativa a não ser ir a pé. Mas isso até é uma boa notícia!

Se é certo que o Covão dos Conchos consegue deixar boquiaberto até o mais experimentado dos viajantes, o trilho que até ele nos conduz não lhe fica atrás, e brinda o caminhante com algumas das paisagens mais bonitas da Serra da Estrela.

É importante referir que o trilho pedestre não está sinalizado, mas que o mesmo é relativamente fácil de seguir, em dias de boa visibilidade, mesmo para quem não tem muita experiência de caminhadas.

Contudo convém não esquecer que o trilho do Covão dos Conchos encontra-se acima dos 1500 metros de altitude, logo, no inverno pode encontrá-lo coberto de neve, o que dificulta a caminhada e a orientação. Mesmo nas outras estações, a esta altitude, o clima pode mudar bruscamente.

Por isso mesmo recomendamos vivamente que leve consigo o track para GPS que disponibilizamos neste artigo e que avise sempre alguém de que vai fazer esta caminhada. Na montanha nunca se deve facilitar!

Clique para conhecer os Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Descrição do Trilho do Covão dos Conchos  – Serra da Estrela

O trilho do Covão dos Conchos tem início na Lagoa Comprida, a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela.

Trilho Covão dos Conchos - Lagoa Comprida
Lagoa Comprida

Originalmente era uma pequena lagoa, mas no início do século XX foi construída uma barragem com o objetivo de criar o maior reservatório de água da Serra da Estrela. A maior parte da água que chega a esta barragem vem através de dois túneis: o do Covão dos Conchos, que já mencionamos atrás, e o do Covão do Meio que recolhe a água das encostas do Planalto da Torre e cuja extensão supera a do Covão dos Conchos (tem mais de 2km).

Trilho Covão dos Conchos Mesmo ao lado da Lagoa Comprida existe um parque de estacionamento onde pode deixar o seu carro sem qualquer problema. Logo atrás do parque vai ver uma loja de souvenirs, sendo que o trilho do Covão dos Conchos segue por um caminho de terra batida situado à esquerda da referida loja.

O trilho não tem grandes desníveis, mas tem alguns troços bastante pedregosos, por isso convém levar calçado apropriado e ir preparado para enfrentar o vento (regra geral, frio) que por estas bandas costuma soprar. Nada como vestir em camadas e levar sempre um gorro e um cachecol de prevenção, mesmo que não vá no inverno.

Convém também ter em conta que a esta altitude (o percurso pedestre encontra-se todo ele entre os 1500 e os 1700 metros) praticamente só existe vegetação rasteira, logo, não existe qualquer tipo de sombras, o que pode tornar este trilho algo penoso em dias de maior calor.

Mas a profunda beleza do Trilho do Covão dos Conchos, e a sensação de comunhão com a natureza que transmite a quem o percorre, mais do que justifica ter de lidar com o vento cortante ou o sol inclemente.

A combinação do azul do céu e da água das lagoas com o cinzento dos enormes (e equilibristas) blocos de granito misturado com os variados tons de verde da vegetação rasteira, dão a este trilho um colorido apaixonante. No inverno pode ainda somar o branco da neve à palete, o que o torna ainda mais idílico.

Nós só já a vimos ao longe e mesmo assim este trilho conquistou-nos o coração. Ao ponto de ficarmos tristes quando, no regresso, nos cruzávamos com pessoas de passo apressado, que só tinham como objetivo ver o Covão dos Conchos e nada mais, ignorando assim toda a beleza que os rodeava pelo caminho.

Siga o nosso conselho e desfrute do trilho. O Covão não foge e na maioria das vezes o caminho supera a meta.

Trilho Covão dos Conchos Questões filosóficas à parte, a verdade é que cerca de hora e meia após iniciar a sua caminhada vai chegar ao Covão dos Conchos e ver in loco este local mágico da Serra da Estrela. E garantimos que não vai ficar em nada desapontado.

Dica: leve uma merenda consigo e desfrute de um pic-nic no topo de um dos blocos de granito, com vista para o Covão dos Conchos. Se o tempo estiver de feição, é priceless!

Na secção seguinte deste artigo encontra informação prática sobre o trilho que conduz ao Covão dos Conchos, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download.

Clique para ler o nosso roteiro da Serra da Estrela

Trilho do Covão dos Conchos  – Serra da Estrela: como chegar, principais pontos de interesse, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 10km (5km para cada lado)

Circular: sim (na prática é linear, mas como não existem transportes tem mesmo de fazer ida e volta)

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Lagoa Comprida

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: 40°21’55.0″N 7°38’47.8″W

Quando Ir: todas as estações são boas para percorrer o trilho do Covão dos Conchos mas em nossa opinião as melhores são o final do inverno (com sorte ainda se apanha um pouco de neve, e as lagoas mais pequenas com uma camada de gelo superficial, mas nada que atrapalhe a caminhada) e a primavera, pois existe muita água derivada do degelo e o colorido das flores. No verão, o facto de não existir sombras, pode tornar a caminhada algo penosa e no outono (sobretudo no início) os cursos de água estão sempre mais baixos, o que lhe diminui um pouco a beleza.

O que levar:

    • Mochila leve e confortável
    • Calçado adequado a caminhadas em montanha
    • Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não há rigorosamente nenhum estabelecimento pelo caminho).
    • Gorro (ou um chapéu nos dias de maior calor), cachecol e corta-vento (em dias de frio, é indispensável), protetor solar e óculos de sol
    • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada e o fotogénico Covão dos Conchos.
    • E o mais importante: um saco para trazerem convosco o vosso lixo

Mapa do Trilho do Covão dos Conchos – Serra da Estrela e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho do Covão dos Conchos

Nota: se reparar bem no GPS track do trilho do Covão dos Conchos que disponibilizamos, vai reparar que fizemos alguns desvios. Obviamente que não precisa de os fazer para chegar ao Covão dos Conchos. Pode seguir sempre pelo trilho de terra batida que vai lá dar e ainda consegue poupar cerca de 1km no processo. Mas avisamos já que vai perder algumas das vistas mais brutais deste percurso pedestre.

Altimetria do Trilho do Covão dos Conchos – Serra da Estrela

Altimetria Covão dos Conchos

Onde ficar alojado? 

Villa Silene

Na nossa última passagem pela Serra da Estrela ficamos alojados na Villa Silene em Tortosendo, no concelho da Covilhã. A localização é excelente para se partir à descoberta dos segredos da Serra da Estrela e adoramos o ambiente familiar deste Turismo Rural, onde não falta glamour, conforto e muito mimo.

Vila Silene - Turismo Rural O pequeno almoço é fantástico, com queijos e enchidos tradicionais da região e deliciosas compotas caseiras, e está incluído no preço da estadia. A relação preço/qualidade é mesmo muito positiva!

Clique para ver mais opções de Alojamento na Serra da Estrela

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.