Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitar

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitar

A Ponta da Piedade é um conjunto de maravilhosas falésias esculpidas pelos elementos, localizada a somente 3 km de Lagos. E não há melhor maneira de conhecer este cantinho mágico do Algarve do que percorrendo o fenomenal Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade, claramente um dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve.

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarÀ sua espera tem algumas das praias mais bonitas de Portugal (e da Europa). Grutas, arcos naturais e rochas que parecem ter sido esculpidas à mão, pequenas enseadas, piscinas naturais e um mar de tons azul-turquesa e verde-esmeralda compõem este quadro pintado a preceito pela Mãe Natureza. No final do dia, é o palco dum dos pores-do-sol mais bonitos do Algarve, com o Cabo de Sagres a marcar o horizonte!

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarNa secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita à Ponta da Piedade, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para desfrutar deste pedacinho de paraíso do sul de Portugal.

Na preparação da sua viagem para visitar a Ponta da Piedade, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar a Ponta da Piedade percorrendo o trilho e passadiços

Onde ficam localizados os Passadiços da Ponta da Piedade e como chegar?

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarO ponto de partida do Passadiço da Ponta da Piedade fica situado junto ao Farol da Ponta da Piedade, a somente 3 km do centro da cidade de Lagos. Face à inexistência de transportes públicos regulares, a melhor maneira de lá chegar é com viatura própria, que pode estacionar no parque de estacionamento do Farol da Ponta da Piedade. As outras opções são recorrer a um táxi, ou começar a sua caminhada em Lagos. Mais adiante neste artigo, damos-lhe todas as informações que precisa para ir a pé de Lagos à Ponta da Piedade.

Qual a melhor altura para visitar a Ponta da Piedade?

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarTodas as estações são propícias a visitar a Ponta da Piedade, mas é importante ter em conta que este cantinho do Algarve é muito árido e desprovido de sombras. E sendo um promontório, o vento também costuma por lá andar.

Posto isto, em nossa opinião, as melhores estações para visitar a Ponta da Piedade são a primavera e o outono, altura do ano em que o clima é mais ameno.

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarContudo, o verão também é muito convidativo. É certo que, por norma, os dias são escaldantes, como tal, menos propícios a caminhadas. Por outro lado, oferecem a possibilidade de desfrutar em pleno das fantásticas praias e piscinas naturais da Ponta da Piedade. Caso vá nesta estação, a nossa recomendação é que opte por caminhar logo de manhã cedo ou ao final da tarde de forma a fintar o calor. E como bónus ainda assiste a um pôr-do-sol difícil de igualar!

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarPara quem visita no inverno, recomendamos que não ceda à tentação de percorrer o trilho que ladeia as arribas e se fique apenas pelos Passadiços da Ponta da Piedade. É que as arribas já são instáveis por si mesmas. Quando aliadas a ventos fortes e terreno húmido (logo, potencialmente escorregadio), tornam-se extremamente perigosas.

É preciso pagar para visitar os Passadiços da Ponta da Piedade? Qual o preço dos bilhetes?

Não é preciso pagar bilhete para aceder aos passadiços da Ponta da Piedade e, pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar no futuro, atualizaremos a informação neste artigo.

Onde começar o Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade? Dicas para escolher o melhor itinerário

Farol da Ponta da Piedade – Praia do Canavial (2,5 km)

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitarOs Passadiços da Ponta da Piedade ligam o Farol da Ponta da Piedade à Praia do Canavial, num cénico percurso com aproximadamente 2,5 km (5 km ida e volta). A descida à Praia do Canavial é a parte mais íngreme de todo o percurso. Como é completamente opcional, torna os Passadiços da Ponta da Piedade perfeitos para percorrer em família, mesmo para quem vá com crianças pequenas. Este é o troço mais aconselhável para quem tenha pouco tempo ou dificuldades de locomoção.

Praia do Camilo – Passadiços da Ponta da Piedade – Praia de Porto de Mós (4 km)

Praia do Camilo

Contudo, para uma experiência mais completa, recomendamos vivamente que não se fique somente pelos passadiços. Ao invés de começar a caminhada no Farol da Ponta da Piedade sugerimos que arranque da maravilhosa Praia do Camilo, uma das mais cénicas do Algarve, e percorra os trilhos que cingem as arribas até ao Farol da Ponta da Piedade, não deixando de descer as escadarias que conduzem até às idílicas piscinas naturais da Ponta da Piedade.

Escadarias que conduzem às idílicas piscinas naturais da Ponta da Piedade.

Uma vez no Farol, percorra então os passadiços da Ponta da Piedade até à praia do Canavial e, posteriormente, até à Praia de Porto de Mós, algumas centenas de metros mais à frente.

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade | Lagos: guia para visitar
As fantásticas formações rochosas da Ponta da Piedade são uma constante ao longo do percurso pedestre

Honestamente, o caminho entre as praias não é muito interessante mas a praia em si é simplesmente deliciosa, sendo perfeita para um retemperador mergulho a meio da caminhada. Se optar por combinar o trilho pelas arribas com o passadiço da Ponta da Piedade, terá de percorrer 8 km (ida e volta), mas não vai dar por mal empregue o esforço!

Praia de Porto de Mós
Dica VagaMundos: se estiver alojado em Lagos e não quiser pegar no carro, pode sempre começar a caminhada na cidade. De Lagos até à praia do Camilo é somente 1 km (2 km ida e volta) e como bónus ainda passa pela praia da Dona Ana, considerado por muitos como a praia mais bonita do Algarve. Neste cado terá de percorrer 10 km ida e volta.

Lagos – Passadiços da Ponta da Piedade – Praia da Luz (9,5 km)

Ponta da Piedade vista do alto da Rocha Negra

Caso vá com mais tempo, não tenha limitações físicas e for aficionado das caminhadas, temos ainda outra sugestão para si: percorrer a última etapa do Trilho dos Pescadores, que liga Lagos à Praia da Luz.

A rasgadinha subida até ao topo do promontório da Rocha Negra, onde se encontra um gigante marco geodésico

Assim, percorre todo o trilho e passadiço da Ponta da Piedade e ainda tem a oportunidade de subir à Rocha Negra, um promontório rochoso com uma vista esmagadora sobre a Praia da Luz.

Praia da Luz

Se optar por esta sugestão, irá percorrer sensivelmente 9,5 km (19 km ida e volta), e terá de superar um desnível acumulado de 400 metros (a subida à Rocha Negra é bem exigente), o que irá resultar num dia de caminhada bem mais completo.

Um passeio de barco é o complemento perfeito à caminhada pelo trilho e passadiços da Ponta da Piedade
Dica VagaMundos: um excelente complemento à caminhada é fazer um passeio de barco ou caiaque pela Ponta da Piedade. Assim consegue ver este cantinho mágico de Portugal de outra perspetiva e descobrir algumas das suas grutas mais bonitas. Nós reservámos este passeio de barco (clique para ver) através do GetYourGuide e gostamos bastante da relação qualidade-preço. Se preferir um passeio de caiaque até às praias e grutas da Ponta da Piedade, espreite antes esta Excursão de Caiaque de 2 Horas. Foi uma das nossas melhores experiências de sempre na Ponta da Piedade!

O que levar e recomendações para a sua caminhada na Ponta da Piedade

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas (ir de chinelos de praia não é boa ideia, a não ser que queira ficar-se apenas pelo passadiço);
  • Comida e bebida (sabe super bem fazer um picnic a meio das caminhada ou depois de um belo mergulho);
  • A exposição solar é mesmo muito elevada ao longo do Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade, como já referimos. Por isso, não se esqueça de levar consigo um bom protetor solar, óculos de sol, um chapéu e muita água;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos das caminhadas;
  • As arribas da Ponta da Piedade são muito instáveis e como tal perigosas. Se for com crianças, nunca as deixe sozinhas. E claro, não corra riscos desnecessários para tirar uma foto para o instagram;
  • Fato de banho, para disfrutar das maravilhosas praias e piscinas naturais da Ponta da Piedade;
  • Saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico). Nem sempre há um caixote do lixo à mão.

Principais Pontos de Interesse para visitar na Ponta da Piedade (e arredores)

Não faltam locais de interesse para visitar na Ponta da Piedade e respetivos arredores. Abaixo encontra os nossos favoritos, sendo que pode consultar a localização dos mesmos no mapa que disponibilizamos imediatamente abaixo:

  • Farol da Ponta da Piedade
  • Miradouro da Ponta da Piedade
  • Grutas da Ponta da Piedade
  • Piscinas Naturais da Ponta da Piedade
  • Praia do Camilo
  • Praia do Canavial
  • Praia de Porto de Mós
  • Praia da Dona Ana
  • Praia do Pinhão
  • Praia do Barranco do Martinho
  • Rocha Negra
  • Cidade de Lagos
Para saber o que não pode perder na cidade de Lagos recomendamos que leia o nosso guia e roteiro para visitar Lagos.

Trilho e Passadiço da Ponta da Piedade: da Praia do Camilo à Praia do Canavial/Praia de Porto de Mós: informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informações Práticas

  • Distância: 4 km (8 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil (excetuando a íngreme escadaria de acesso à praia do Canavial, que é no fundo opcional)
  • Local de Partida/Chegada: Porto de Mós/Praia do Camilo
Nota Importante: não se esqueça que, no caso de querer percorrer apenas os passadiços da Ponta da Piedade, o local de partida é o Farol da Ponta da Piedade e o de chegada a Praia do Canavial (ou o miradouro para a praia no caso de não querer descer – e subir – a íngreme escadaria). Neste caso, como já referimos atrás, a extensão total do percurso é de apenas 5 km, ida e volta.

Mapa e rota GPS do Trilho e Passadiço da Ponta da Piedade: da Praia do Camilo à Praia do Canavial/Praia de Porto de Mós


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho e Passadiço da Ponta da Piedade

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho e Passadiço da Ponta da Piedade combinado com Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina (da Praia da Luz a Lagos): informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informações Práticas

  • Distância: 9,5 km (19 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada (o ponto mais exigente do percurso é a rasgadinha subida à Rocha Negra)
  • Local de Partida/Chegada: Praia da Luz/Lagos
Dica VagaMundos: como o percurso é linear, e de forma a evitar fazer 19 km, recomendamos vivamente que apanhe um transporte público ou um táxi até ao início do percurso na Praia da Luz. Vai saber-lhe bem melhor fechar o dia a relaxar numa das praias de Lagos ou da Ponta da Piedade do que a percorrer os 9,5 km de regresso.

Mapa e rota GPS do Trilho e Passadiço da Ponta da Piedade combinado com Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina (da Praia da Luz a Lagos)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho e Passadiço da Ponta da Piedade combinado com o Trilho dos Pescadores da ROta Vicentina

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar na sua visita à Ponta da Piedade? Sugestões de alojamento

Cascade Wellness Resort

O nosso local favorito para ficar alojado numa visita à Ponta da Piedade é o Cascade Wellness Resort. Fica localizado no topo de uma falésia a dois passos da Praia de Porto de Mós e dos Passadiços da Ponta da Piedade. Para além de ter quartos estupendos com vista mar, é possível alugar um apartamento com cozinha só para nós. A somar a isso, tem uma piscina e um spa maravilhoso, ideal para descontrair após um dia de caminhada. É simplesmente perfeito tanto para uma escapada a 2 como para quando vamos com amigos.

Lagos Atlantic Hotel

Outro alojamento que apreciamos muito é o Lagos Atlantic Hotel. Em termos de localização, apesar de ficar algumas centenas de metros mais longe dos passadiços da Ponta da Piedade fica igualmente perto da Praia de Porto de Mós. É certo que não tem tantos luxos como o Cascade, mas os quartos são também muito espaçosos (se poder escolha um com vista mar), tem uma boa piscina e um pequeno-almoço 5 estrelas. A relação qualidade preço é estupenda!

Lagos Avenida Hotel

Se preferir ficar alojado em Lagos, espreite o Lagos Avenida Hotel. Fica mesmo em frente à Marina de Lagos, a dois passos do centro histórico da cidade e, para além do esmero da decoração e conforto dos quartos, tem uma piscina no terraço deliciosa e um pequeno-almoço simplesmente fabuloso.

Encontre as melhores ofertas de alojamento perto da Ponta da Piedade

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.