Trilho Vinho Do Porto | PR2 Lamego: o percurso pedestre mais bonito do Douro

Trilho Vinho Do Porto | PR2 Lamego

Se anda à procura do melhor trilho do Alto Douro Vinhateiro, para viver a fantástica experiência que é calcorrear a pé os seus centenários socalcos, veio ao sítio certo. Não haja dúvidas de que esta região é muito fértil em (bons) percursos pedestres mas, em nossa opinião, nenhum bate o Trilho do Vinho do Porto, no concelho de Lamego.

Trilho do Vinho do PortoO Vale do Douro, com os seus fotogénicos e mundialmente famosos socalcos, é não só uma obra-prima da natureza, mas também fruto do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação. As suas paisagens são verdadeiramente arrebatadoras e é por isso mesmo que, desde 2001, é Património Mundial da UNESCO.

Trilho do Vinho do PortoNão é de todo à toa que conduzir pelas ziguezagueantes estradas do Douro Vinhateiro, fazer um cruzeiro pelas águas plácidas do rio Douro, ou percorrer a icónica linha do Douro num comboio histórico, são experiências que estão entre as melhores que se podem viver em Portugal.

Trilho do Vinho do PortoSe ver os socalcos a debruar a paisagem é um deleite para os olhos, palmilhá-los é um verdadeiro bálsamo para a alma. E o Trilho do Vinho do Porto proporciona essa experiência na perfeição.

Trilho do Vinho do PortoNo decurso dos seus oito quilómetros, temos a possibilidade de percorrer cénicos caminhos rurais e agrícolas, bordados pelos muros das quintas e pelas suas famosas vinhas, e caminhar pelas apaixonantes margens do rio Douro. As vistas sobre os socalcos e o Vale do Douro são mesmo de cortar a respiração, seja em que estação do ano for.

Trilho do Vinho do PortoNas secções seguintes deste artigo partilhamos consigo uma breve descrição do trilho (para que saiba ao que vai), informação e dicas práticas sobre o percurso, e ainda o mapa e a rota GPS do Trilho do Vinho do Porto para download.


Clique para conhecer os Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Descrição do Trilho Vinho Do Porto – PR2 Lamego – Douro Vinhateiro

O Trilho do Vinho do Porto tem início na aldeia de Samodães, no concelho de Lamego, e não há melhor local para arrancar do que da sua altaneira igreja paroquial. Não só o templo é digno de visita, como, do adro, tem uma vista soberba sobre o Vale do Douro.

A soberba vista do adro da Igreja de Samodães

Como já referimos atrás, o trilho é circular, mas nós recomendamos que o percorra no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Se o fizer assim, terá cerca de quatro quilómetros sempre a descer (podendo desfrutar mais das vistas), um e meio em terreno plano e apenas dois e meio a subir. Claro que, neste caso, é na subida que terá de enfrentar o maior declive do percurso e não vamos esconder que é algo extenuante, sobretudo se for num dia de calor. Mas com calma faz-se relativamente bem.

Da igreja o Trilho do Vinho do Porto avança pelas empinadas ruelas empedradas da aldeia, que são autêntica manteiga em dias de chuva. Posto isso, avance com calma e redobrada atenção de forma a evitar uma eventual queda ou lesão logo no arranque.

Trilho do Vinho do PortoApenas algumas centenas de metros depois, à medida que entra na zona das quintas e das vinhas, o empedrado dá lugar à terra batida dos caminhos rurais. Não só o terreno passa a ser melhor, como começa a ser brindado com lindíssimas panorâmicas sobre o Vale do Douro. Inclusivamente, na época das vindimas pode assistir bem de perto (e até mesmo participar) à colheita das famosas uvas do Vinho do Porto. E se lhe oferecerem uns cachos de uvas, não se faça de rogado e aceite, pois, por estas paragens, cai muito mal não aceitar as genuínas oferendas.

Como referido, o Trilho do Vinho do Porto é sempre a descer até chegar à margem do rio Douro. A maior dificuldade que vai encontrar será mesmo conseguir parar de tirar fotografias, tamanha é a beleza paisagística.

Já bem perto do rio Douro, destaca-se da paisagem o hotel Six Senses Douro Valley. É possível que este nome não lhe diga nada, mas, se é fã de Agustina Bessa Luís ou de Manoel de Oliveira, não se admire se tiver uma sensação de déjà vu. É que o Six Senses ocupa hoje o espaço da famosa propriedade agrícola Quinta do Vale de Abraão, onde foi filmado o filme “Vale Abraão”.

Depois de atravessar a propriedade do Six Senses, alcança a margem do rio. Aproveite para merendar enquanto observa o quotidiano das muitas aves que do Douro fizeram lar e assista ao passar dos cruzeiros que ora sobem, ora descem o rio.

Após percorrer a margem do Douro terá pela frente o troço mais difícil do Trilho do Vinho do Porto. Para chegar ao ponto de partida é preciso vencer uma subida bastante acentuada. Em apenas 2,5 km terá de superar 300 metros de desnível. Mas se avançar com calma, e pausar para desfrutar das paisagens, vai ver que não é tão mau quanto parece. Quando der por si, já está a chegar à aldeia de Samodães. Verá que vale bem a pena o esforço!

Trilho Vinho do Porto

Atenção: da última vez que percorremos o Trilho do Vinho do Porto (outubro de 2019) as marcações do percurso pedestre estavam pouco visíveis e encontrámos várias tabuletas de sinalização muito degradadas ou mesmo destruídas. Como esta zona tem muitos caminhos agrícolas que se cruzam, por vezes torna-se algo difícil saber por qual seguir. Para evitar somar quilómetros desnecessários às pernas, recomendamos vivamente que leve consigo o track para GPS que disponibilizamos neste artigo.

Trilho do Vinho do Porto – PR2 Lamego: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 8 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Samodães

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: 41°08’21.3″N 7°49’39.7″W

Quando ir

Todas as estações do ano são boas para percorrer o Trilho do Vinho do Porto, mas as nossas favoritas são a primavera e o outono, sobretudo a última para desfrutar da explosão de cores outonais e das vindimas no Douro. O verão no Vale do Douro é, por norma, muito quente, o que torna o trilho algo penoso nas horas de maior calor. Se for no verão, é imperativo ir de manhã cedo ou ao final da tarde (as vinhas são mágicas com as cores douradas do pôr-do-sol). No inverno convém ter em atenção que a chuva torna o piso muito escorregadio, como tal, deve ter cuidado redobrado ao longo do percurso (sobretudo nas descidas).

O que levar

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas em montanha;
  • Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não existe nenhum café pelo caminho ou fonte para reabastecer);
  • Chapéu, protetor solar e óculos de sol;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar as fantásticas paisagens do Alto Douro Vinhateiro com que a caminhada o vai brindar;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.

Mapa do Trilho do Vinho do Porto – PR2 Lamego e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho do Vinho do Porto

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho do Vinho do Porto – PR2 Lamego

Altimetria Trilho Vinho do Porto

Onde ficar a dormir?

Delfim Douro Hotel

O Delfim Douro Hotel fica situado na Quinta do Loureiro, perto da margem sul do Douro, a somente três quilómetros do início do Trilho do Vinho do Porto. Os quartos aclimatizados são aconchegantes e muito confortáveis, e a maioria deles tem uma vista de cortar a respiração. A piscina e o terraço são simplesmente perfeitos para descontrair após um dia de caminhada. Em nossa opinião, apresenta a melhor relação qualidade-preço da região.

Six Senses Douro Valley

Se quer aliar uma experiência inesquecível ao seu Trilho do Vinho do Porto abra os cordões à bolsa (literalmente) e passe uma noite na antiga Quinta do Vale de Abraão. A enorme propriedade, que serviu de pano de fundo para o filme “Vale Abraão”, abrange uma série de áreas de relaxamento e meditação ao ar livre, um jardim orgânico, duas fantásticas piscinas (exterior e interior), um SPA de onde não vai querer sair e até uma Wine Library com mais de 750 vinhos vintage da região do Douro vinhateiro. Acredite que o Six Senses vai fazê-lo sentir como uma autêntica celebridade dos tempos modernos!

Clique para ver mais opções de alojamento perto do Trilho do Vinho do Porto

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Camaradas,

    Sempre com grandes ideias para fazer caminhadas no nosso pequeno grande país. Quando agendamos a nossa descoberta pedonal pela Serra da Arrábida?

    Boas Viagens, se for o caso.

    • Olá amigo,

      Obrigado! A ver se conseguimos combinar para janeiro para começarmos o ano a andar 🙂

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.