Se anda à procura do melhor trilho do Alto Douro Vinhateiro, para viver a fantástica experiência que é calcorrear a pé os seus centenários socalcos, veio ao sítio certo. Não haja dúvidas de que esta região é muito fértil em (bons) percursos pedestres mas, em nossa opinião, nenhum bate o Trilho do Vinho do Porto, no concelho de Lamego.
Não é de todo à toa que conduzir pelas ziguezagueantes estradas do Douro Vinhateiro, fazer um cruzeiro pelas águas plácidas do rio Douro, ou percorrer a icónica linha do Douro num comboio histórico, são experiências que estão entre as melhores que se podem viver em Portugal.
Se ver os socalcos a debruar a paisagem é um deleite para os olhos, palmilhá-los é um verdadeiro bálsamo para a alma. E o Trilho do Vinho do Porto proporciona essa experiência na perfeição.
No decurso dos seus oito quilómetros, temos a possibilidade de percorrer cénicos caminhos rurais e agrícolas, bordados pelos muros das quintas e pelas suas famosas vinhas, e caminhar pelas apaixonantes margens do rio Douro. As vistas sobre os socalcos e o Vale do Douro são mesmo de cortar a respiração, seja em que estação do ano for.
Descrição do Trilho Vinho Do Porto – PR2 Lamego – Douro Vinhateiro
O Trilho do Vinho do Porto tem início na aldeia de Samodães, no concelho de Lamego, e não há melhor local para arrancar do que da sua altaneira igreja paroquial. Não só o templo é digno de visita, como, do adro, tem uma vista soberba sobre o Vale do Douro.
Como já referimos atrás, o trilho é circular, mas nós recomendamos que o percorra no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Se o fizer assim, terá cerca de quatro quilómetros sempre a descer (podendo desfrutar mais das vistas), um e meio em terreno plano e apenas dois e meio a subir. Claro que, neste caso, é na subida que terá de enfrentar o maior declive do percurso e não vamos esconder que é algo extenuante, sobretudo se for num dia de calor. Mas com calma faz-se relativamente bem.
Apenas algumas centenas de metros depois, à medida que entra na zona das quintas e das vinhas, o empedrado dá lugar à terra batida dos caminhos rurais. Não só o terreno passa a ser melhor, como começa a ser brindado com lindíssimas panorâmicas sobre o Vale do Douro. Inclusivamente, na época das vindimas pode assistir bem de perto (e até mesmo participar) à colheita das famosas uvas do Vinho do Porto. E se lhe oferecerem uns cachos de uvas, não se faça de rogado e aceite, pois, por estas paragens, cai muito mal não aceitar as genuínas oferendas.
Já bem perto do rio Douro, destaca-se da paisagem o hotel Six Senses Douro Valley. É possível que este nome não lhe diga nada, mas, se é fã de Agustina Bessa Luís ou de Manoel de Oliveira, não se admire se tiver uma sensação de déjà vu. É que o Six Senses ocupa hoje o espaço da famosa propriedade agrícola Quinta do Vale de Abraão, onde foi filmado o filme “Vale Abraão”.
Depois de atravessar a propriedade do Six Senses, alcança a margem do rio. Aproveite para merendar enquanto observa o quotidiano das muitas aves que do Douro fizeram lar e assista ao passar dos cruzeiros que ora sobem, ora descem o rio.
Após percorrer a margem do Douro terá pela frente o troço mais difícil do Trilho do Vinho do Porto. Para chegar ao ponto de partida é preciso vencer uma subida bastante acentuada. Em apenas 2,5 km terá de superar 300 metros de desnível. Mas se avançar com calma, e pausar para desfrutar das paisagens, vai ver que não é tão mau quanto parece. Quando der por si, já está a chegar à aldeia de Samodães. Verá que vale bem a pena o esforço!
Clique para conhecer os Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal
Trilho do Vinho do Porto – PR2 Lamego: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Distância: 8 km
Circular: sim
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Samodães
Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: 41°08’21.3″N 7°49’39.7″W
Quando ir
Todas as estações do ano são boas para percorrer o Trilho do Vinho do Porto, mas as nossas favoritas são a primavera e o outono, sobretudo a última para desfrutar da explosão de cores outonais e das vindimas no Douro. O verão no Vale do Douro é, por norma, muito quente, o que torna o trilho algo penoso nas horas de maior calor. Se for no verão, é imperativo ir de manhã cedo ou ao final da tarde (as vinhas são mágicas com as cores douradas do pôr-do-sol). No inverno convém ter em atenção que a chuva torna o piso muito escorregadio, como tal, deve ter cuidado redobrado ao longo do percurso (sobretudo nas descidas).
O que levar
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas em montanha;
- Comida e bebida (entre elas, muita água, pois não existe nenhum café pelo caminho ou fonte para reabastecer);
- Chapéu, protetor solar e óculos de sol;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar as fantásticas paisagens do Alto Douro Vinhateiro com que a caminhada o vai brindar;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo.
Mapa do Trilho do Vinho do Porto – PR2 Lamego e rota GPS
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho do Vinho do Porto
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Altimetria do Trilho do Vinho do Porto – PR2 Lamego
Onde ficar a dormir?
O Delfim Douro Hotel fica situado na Quinta do Loureiro, perto da margem sul do Douro, a somente três quilómetros do início do Trilho do Vinho do Porto. Os quartos aclimatizados são aconchegantes e muito confortáveis, e a maioria deles tem uma vista de cortar a respiração. A piscina e o terraço são simplesmente perfeitos para descontrair após um dia de caminhada. Em nossa opinião, apresenta a melhor relação qualidade-preço da região.
Se quer aliar uma experiência inesquecível ao seu Trilho do Vinho do Porto abra os cordões à bolsa (literalmente) e passe uma noite na antiga Quinta do Vale de Abraão. A enorme propriedade, que serviu de pano de fundo para o filme “Vale Abraão”, abrange uma série de áreas de relaxamento e meditação ao ar livre, um jardim orgânico, duas fantásticas piscinas (exterior e interior), um SPA de onde não vai querer sair e até uma Wine Library com mais de 750 vinhos vintage da região do Douro vinhateiro. Acredite que o Six Senses vai fazê-lo sentir como uma autêntica celebridade dos tempos modernos!
Clique para ver mais opções de alojamento perto do Trilho do Vinho do Porto
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Camaradas,
Sempre com grandes ideias para fazer caminhadas no nosso pequeno grande país. Quando agendamos a nossa descoberta pedonal pela Serra da Arrábida?
Boas Viagens, se for o caso.
Olá amigo,
Obrigado! A ver se conseguimos combinar para janeiro para começarmos o ano a andar 🙂
Abraços
Muito bom! Deu vontade de ir
Obrigado! É um trilho que vale mesmo muito a pena. Boas caminhadas!
Ola boa Tarde, mais um trilho que dá vontade de fazer:) Este trilho é aconselhavel com uma criança de 5 anos? Obrigada
Olá Fátima!
O trilho não apresenta grandes dificuldades técnicas mas como referimos no artigo apresenta desníveis consideráveis.
Diríamos que não é impeditivo de se fazer com crianças pequenas, mas convém irem psicologicamente preparados para o facto de ele/ela poder ficar bastante cansado e precisar de umas cavalitas.
Sugerimos que analizem bem a altimetria do trilho e comparem com outros percursos pedestres que tenham feito com ele/ela.
Boas Caminhadas!
Olá! Obrigada por este artigo! Estive lá há dias a fazer o trilho com o vosso mapa e é mesmo lindíssimo!
Só queria deixar umas questões principalmente para quem está a pensar em ir. Exatamente no ponto 3 encontramos uma barraca com vários cães em que 2 deles estavam soltos e quase nos morderam 😬 tivemos de nos defender e andar com cautela durante ainda uns bons metros. No ponto 6 acabamos por nós perder 😖 não sei mesmo como não o encontramos, mas não estava a bater certo o caminho para ir de encontro a esse mesmo ponto. Tivemos de ir pela estrada nacional para chegarmos ao centro da vila novamente. O meu GPS tmbm não é muito bom de vez em quando movia-se. Se tiverem alguma dica para este último ponto agradeço.
Obrigada!!
Boa tarde. Eu costumo usar o programa GPX Viewer no telemóvel e carrego-lhe os ficheiros no formato GPX, até agora sempre sem problemas. Posso seguir o percurso em mapa normal ou com layer de satélite, já me safou bem em locais onde o trilho estava completamente obstruído e tive de o apanhar um bom bocado mais à frente. Se tiver alguma dúvida de como funciona é só dizer que eu ajudo. Tem informação de onde estamos no percurso que carregámos, da altimetria, etc. Convém sempre levar powerbank, pois o consumo do telefone ressente-se… até agora tenho andado em sítios com a rede aceitável, fora disso não tenho feedback, mas depreendo que tendo o telefone o A-GPS pode funcionar ofline. Bons passeios!