O concelho de Bragança beneficia dum património natural de rara beleza e biodiversidade, contando, dentro do seu território, com o ondulante Parque Natural de Montesinho, um dos recantos mais selvagens e inexplorados de Portugal. E uma das melhores maneiras de conhecer os inúmeros tesouros naturais deste cantinho do Nordeste Transmontano é percorrendo, a pé ou de bicicleta, os extraordinários trilhos e percursos pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho.
Prepare-se para percorrer idílicos vales e ondulantes montes bordados de urze, giesta e carqueja. Cruze seculares aldeias de xisto e granito e troque dois dedos de conversa com as suas gentes hospitaleiras que se orgulham dos seus costumes, crenças e tradições. Caminhe por entre frondosos bosques de carvalho, sobrais e soutos de castanheiro. Conheça uma infinidade de deslumbrantes rios e riachos que dão origem a imponentes cascatas e paradisíacas lagoas. E, com uma pontinha de sorte, ainda poderá ver ao vivo os imponentes veados e o Lobos Ibérico que ao Parque Natural de Montesinho chamam de “lar”.
A cereja no topo de bolo é que, após as caminhadas pelos fascinantes trilhos e percursos pedestres de Bragança e Parque Natural de Montesinho, tem sempre à sua espera um sem número de iguarias gastronómicas transmontanas para repor as forças, das quais se destacam a famosa Posta, o mel, as castanhas, o javali, os enchidos de porco Bísaro e o cabrito de Montesinho. E pode comer sem qualquer tipo de remorsos, pois tem sempre à sua espera mais um trilho ou dois para desmoer a barrigada!
Para lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas, neste artigo vamos mostrar-lhe os nossos Trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho favoritos e partilhar os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas em Bragança e Parque Natural de Montesinho de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Melhores trilhos do concelho de Bragança: guia com os melhores percursos pedestres do Parque Natural de Montesinho | Trás-os-Montes
- 1.1 Trilho Porto Furado (PR3 Montesinho)
- 1.2 Trilho da Cascata do Poço Negro (França)
- 1.3 Trilho dos Cervídeos (PR12 Guadramil)
- 1.4 Trilho da Ribeira de Ornal (PR4 Vilarinho)
- 1.5 Trilho de Rio de Onor (PR11 Bragança)
- 1.6 Trilho da Cascata do Calabeiro (São Pedro de Sarracenos)
- 1.7 Trilho do Malara (PR8 Gimonde)
- 2 Onde ficar a dormir em Bragança? Dicas de Alojamento perto dos percursos pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho
- 3 Mapa com a localização dos pontos de partida dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho
- 4 Quando ir percorrer os trilhos e percursos pedestres de Bragança e Parque Natural de Montesinho?
- 5 O que levar quando for percorrer os Trilhos e Percursos Pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho?
- 6 Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
Melhores trilhos do concelho de Bragança: guia com os melhores percursos pedestres do Parque Natural de Montesinho | Trás-os-Montes
Para além de uma breve descrição dos nossos Trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho favoritos, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os percursos pedestres e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.
Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal
Trilho Porto Furado (PR3 Montesinho)
Abrimos a nossa lista dos melhores trilhos de Bragança com o Trilho Porto Furado, um dos percursos pedestres mais emblemáticos do Parque Natural de Montesinho.
O trilho começa e termina na apaixonante aldeia de Montesinho e atinge uma cota máxima de 1300 metros. Pelo caminho irá atravessar um sem número de lameiros e matos pincelados de urze e giesta, observar vários afloramentos graníticos e curiosas formações rochosas que aparentam ter sido talhadas pela mão humana, visitar a albufeira da Barragem da Serra Serrada (alimentada pela ribeira das Andorinhas), a represa e canal romanos do Porto Furado (usados na exploração do ouro) e o Castro Curisco, um conjunto de arte rupestre composto por sete rochas, sendo a mais emblemática a Fraga Medideira.
Ao longo do percurso será brindado com maravilhosas vistas sobre o vale do rio Sabor, a Serra da Nogueira, as montanhas de Sanabria e a aldeia de Montesinho, idilicamente encaixada entre ondulantes montes. Em jeito de bónus terá ainda boas probabilidades de se cruzar com raposas, corços e veados e de escutar a brama quando chega a época. Já para ver lobos ibéricos é preciso uma boa dose de sorte… Mas nunca se sabe.
Informação prática do Trilho Porto Furado
- Distância: 8 km
- Circular: Sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Aldeia de Montesinho
Rota/Track GPS do Trilho Porto Furado
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilho da Cascata do Poço Negro (França)
Quando dizemos escondida, não estamos a exagerar. O local é recôndito e não existe nenhum percurso pedestre sinalizado até ao Poço Negro, sendo que o trilho que vamos partilhar consigo foi completamente desenhado por nós. Logo, é imperativo que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo.
O Trilho da Cascata do Poço Negro, nome com o qual batizámos este percurso pedestre, arranca na praia fluvial da aldeia de França e segue praticamente sempre por estradão de terra batida acompanhando o curso do rio Sabor, que aqui corre no fundo de um frondoso vale pejado de amieiros, freixos e choupos e ladeado por imponentes escarpas que nos fazem sentir como pequenas formiguinhas.
Já perto do final do percurso terá de abandonar a estrada batida e atravessar um enorme lameiro rumo a um exuberante bosque de amieiros onde se esconde a Cascata do Poço Negro, a estrela maior deste trilho de Bragança e Parque Natural de Montesinho.
Informação prática do Trilho da Cascata do Poço Negro
- Distância: 7 km (14 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
- Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial de França
Rota/Track GPS do Trilho da Cascata do Poço Negro
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilho dos Cervídeos (PR12 Guadramil)
O Trilho dos Cervídeos é outro dos percursos pedestres que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho. Este percurso pedestre circular arranca e termina na castiça aldeia raiana de Guadramil e desenvolve-se por entre bucólicas paisagens rurais, zonas florestais e ondulantes montes, onde se escondem largas dezenas de gamos e veados.
Sim, são eles a estrela maior do Trilho dos Cervídeos. Se o percorrer na altura da brama (setembro/outubro), terá enormes possibilidades de se cruzar com estes maravilhosos seres, sendo que as melhores horas para os avistamentos são de manhã cedo e ao final da tarde, pois veados e calor não combinam de todo. Para não os assustar é imperativo caminhar em silêncio. Fora da época da brama, os avistamentos são menos frequentes, mas nós percorremo-lo na primavera de 2021 e tivemos a fortuna de observar um portentoso veado vermelho bem pertinho de nós. Não esteve foi para posar para a fotografia!
Mesmo que não os consiga ver, não vai dar por mal empregue a caminhada. Muito pelo contrário. As vistas ao longo do trilho são qualquer coisa de incrível e a aldeia comunitária de Guadramil, com o seu típico casario de xisto, é verdadeiramente apaixonante. Não deixe de trocar dois dedos de conversa com os anciões habitantes, que com um bocadinho de jeito até lhe ensinam algumas palavras em Guadramilês, o dialeto local.
Informação prática do Trilho dos Cervídeos
- Distância: 9 km
- Circular: Sim
- Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
- Local de Partida/Chegada: Guadramil
Rota/Track GPS do Trilho Trilho dos Cervídeos
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilho da Ribeira de Ornal (PR4 Vilarinho)
O percurso pedestre da Ribeira de Ornal é outro dos nossos trilhos de eleição em Bragança e Parque Natural de Montesinho. Este percurso circular conta com sensivelmente 8 km de extensão e tem como ponto de partida e chegada à doce aldeia de Vilarinho. E quando dizemos doce é mesmo no sentido literal. O mel de Vilarinho figura entre os melhores do Parque Natural de Montesinho, que o diga o Urso Pardo da Cantábria que em 2019 a visitou e se deliciou com o mel das suas colmeias.
E se Vilarinho casa bem com doçura, o trilho da Ribeira de Ornal conjuga na perfeição com deslumbramento. O percurso acompanha a cénica Ribeira de Ornal e posteriormente o Rio Baceiro da qual é afluente, conduzindo-nos por entre extensos bosques de carvalho-negral, castanheiros e lameiros. Apaixonante!
Para além das belezas naturais, pelo caminho terá a oportunidade de ver vários moinhos comunitários de rodízio, visitar a capela de Santo Amaro (construída no local onde outrora se situava um povoado fortificado da Idade do Ferro) e até mesmo ir a banhos no prazenteiro açude junto à histórica ponte sobre o rio Baceiro.
Informação prática do Trilho da Ribeira do Ornal
- Distância: 8 km
- Circular: Sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Aldeia de Vilarinho
Rota/Track GPS do Trilho da Ribeira do Ornal
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilho de Rio de Onor (PR11 Bragança)
O percurso pedestre “O Lado Português de Rio de Onor” é um dos trilhos mais recentes de Bragança e do Parque Natural de Montesinho. Fomos conhecê-lo na primavera de 2021 e nem pestanejamos na hora de o incluir nesta nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Bragança.
O trilho arranca na encantadora Rio de Onor, uma aldeia literalmente atravessada pela linha invisível da fronteira com a Espanha e pelo rio com o qual partilha o nome. A aldeia funde-se na paisagem deste Trás-os-Montes remoto e das floridas varandas do casario típico em xisto, donde ainda se escuta um ou outro vocábulo do vernacular dialeto rionorês. Bonita e cativante, ninguém fica indiferente ao seu encanto, não sendo à toa que foi eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Para além de o levar a conhecer alguns dos locais mais bonitos da aldeia de Rio de Onor, como sejam a Igreja Matriz, o Moinho de Água e Forja Comunitários, o trilho irá conduzi-lo por entre os ondulantes montes que abraçam a aldeia até chegar às margens do Rio Onor, junto às quais irá encontrar um gigantesco Carvalho Negral Centenário e a imponente Fraga do Rio Onor. Imperdível!
Informação prática do Trilho de Rio de Onor
- Distância: 7 km
- Circular: Sim
- Dificuldade técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Junto ao Parque de Campismo de Rio de Onor
Rota/Track GPS do Trilho de Rio de Onor (PR11 Bragança)
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilho da Cascata do Calabeiro (São Pedro de Sarracenos)
Este trilho de Bragança vai conduzi-lo a um dos segredos mais bem guardados do Nordeste Transmontano: a idílica Cascata do Calabeiro.
O trilho não está marcado de todo, logo, é imprescindível levar o track para GPS que disponibilizamos abaixo. Mas não se deixe demover por isso, pois tendo alguma prática de caminhadas, o percurso pedestre é relativamente fácil de seguir.
O percurso desenvolve-se na freguesia de São Pedro de Sarracenos e segue maioritariamente por caminhos rurais que serpenteiam lameiros, bosques de carvalho e soutos de castanheiros, não apresentando qualquer tipo de dificuldade técnica.
Apenas a parte final do percurso, junto à ribeira do Calabeiro, exige um pouco mais de cuidado, pois é algo sinuosa e obriga a atravessar a ribeira, algo que terá de fazer saltitando pelas pedras. Mas como a extensão é curta, faz-se bem. Vá é com muita cautela, sobretudo se tiver chovido recentemente, pois este troço tem muitas pedras escorregadias.
Temos a certeza que, quando botar os olhos na maravilhosa queda de água e na linda lagoa de águas cristalinas que convida a banhos, não vai dar por mal empregue o esforço. O enquadramento natural é verdadeiramente estupendo!
Informação prática do Trilho da Cascata do Calabeiro
- Distância: 6,5 km (13 km ida e volta)
- Circular: Não
- Dificuldade técnica: Fácil/Moderada
- Local de Partida/Chegada: Parque de estacionamento junto à Feira Internacional do Norte em Bragança
Rota/Track GPS do Trilho da Cascata do Calabeiro
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilho do Malara (PR8 Gimonde)
Fechamos a nossa lista dos melhores trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho com o Trilho do Malara o nome pelo qual é conhecido o Rio Onor no seu troço final, antes de se unir ao Rio Sabor.
Este interessante percurso pedestre arranca e termina na praia fluvial da apaixonante aldeia ribeirinha de Gimonde e desenvolve-se ao longo da região da Baixa Lombada, seguindo o curso do Rio Onor, que terá de cruzar algumas vezes, uma delas recorrendo a poldras.
Pelo caminho poderá desfrutar de bucólicas paisagens rurais e vistas ímpares sobre o vale do Rio Onor e ainda conhecer o Castro de Sacoias, um antigo povoado romano, e visitar a capela de Nossa Senhora da Assunção, construída sobre a necrópole do Castro de Sacoias. Com um bocadinho de sorte ainda se cruza com uma matreira raposa ou um fugidio javali.
Uma vez de regresso a Gimonde, não deixe de visitar a sua altaneira igreja (as vistas são arrebatadoras), e de admirar a sua imponente ponte de xisto. Se for como nós, não vai resistir a saltitar nas poldras que ficam mesmo à sua frente. E para fechar em beleza o seu dia de caminhada, nada como ir repor forças com uma soberba posta do restaurante O Abel, ou um delicioso javali com castanhas no restaurante D. Roberto.
Informação prática do Trilho do Malara
- Distância: 11,5km
- Circular: sim
- Dificuldade técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Gimonde
Rota/Track GPS do Trilho do Malara
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar a dormir em Bragança? Dicas de Alojamento perto dos percursos pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho
A oferta de alojamento em Bragança é atualmente bastante variada, desde hotéis económicos com todas as comodidades ao luxo duma pousada, passando pela modernidade dum alojamento local citadino ou pela tranquilidade e privacidade dum Turismo Rural em casas típicas.
Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos da região que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
Da última vez que fomos percorrer os trilhos e percursos pedestres de Bragança e Parque Natural de Montesinho, montamos base numa das casas do A. Montesinho Turismo e recomendamos sem hesitar. Em qualquer das seis casas de turismo rural localizadas na apaixonante aldeia de Gimonde, “a preguiça de ver o tempo passar” é acompanhada de conforto, comodidade, bem-estar e sabor, muito sabor (amplificado com os deleites tradicionais e regionais do restaurante Dom Roberto). Nas casas históricas, renovadas com comodidades modernas, ainda paira o caráter e ambiente originais. A arte de bem receber faz-nos logo perceber que chegamos a um lugar de aconchego, onde nada falta: piscina exterior coberta, bar, Wi-Fi, restaurante e até a possibilidade de relaxar na sauna ou no jacuzzi depois duma voltinha de bicicleta, disponível para aluguer. Não dispense o pequeno-almoço porque as compotas e o fumeiro de porco Bísaro da casa são divinais.
As Candeias do Souto são outro dos nossos alojamentos de turismo rural favoritos do concelho de Bragança. Ficam na aldeia de Meixedo, já no Parque Natural do Montesinho distando nove quilómetros do centro histórico de Bragança. O silêncio da serra mora nesta casa de Turismo Rural onde o xisto, a lousa e a madeira se interligam às comodidades modernas na perfeição. E o pequeno-almoço é uma perdição de mimos regionais locais. Perfeito para ganhar forças para ir percorrer um dos trilhos de Bragança!
Prático e funcional, o Hotel Santa Apolónia é um dos melhores hotéis de 3 estrelas em Bragança onde ficar na sua escapadinha. Para compensar a localização menos central, oferece um parque de estacionamento privado gratuito, um pequeno-almoço soberbo (não dispense!) e uma equipa de funcionários disponível e atenta. Apresenta quartos duplos e triplos, confortáveis e climatizados, com minibar e chaleira elétrica, com casa de banho munida de produtos de higiene pessoal.
Pousada de Bragança – São Bartolomeu
Para quem procura um pouco mais de luxo, com sobriedade e elegância, a Pousada de Bragança – São Bartolomeu é a escolha ideal. Com uma relação qualidade-preço ótima, os quartos são irrepreensíveis em comodidade, limpeza e estética, beneficiando de varanda privada com vistas para o castelo e as montanhas. A pousada soma ainda mais pontos no pequeno-almoço incluído, na piscina exterior e no restaurante de grande qualidade.
Clique para ver mais opções de alojamento em Bragança
Mapa com a localização dos pontos de partida dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos melhores trilhos e percursos pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho.
Se procura um grupo para se inspirar e partilhar as suas aventuras Outdoor junte-se ao Into the Wild – Trilhos, Caminhadas e Natureza.
Quando ir percorrer os trilhos e percursos pedestres de Bragança e Parque Natural de Montesinho?
Os trilhos e percursos pedestres de Bragança e Parque Natural de Montesinho podem ser percorridos em todas as estações, mas as nossas favoritas são a primavera e o outono.
Na primavera, a chuva e o degelo enchem rios, ribeiros e riachos que correm selvagens. Será brindado com os montes ondulantes pintados de tons florais dos matos de esteva, giesta e urze. Campos agrícolas e lameiros, soutos, azinhais e carvalhais completam o mosaico de verdes intensos.
No outono a paisagem reveste-se de tons quentes outonais: o restolho pinta os campos rurais de ouro, a terra lavrada é uma paleta de tonalidades ocres, os amieiros traçam linhas amarelas ao longo dos cursos de água, tons quentes avermelhados dominam as vinhas e vestem carvalhos, chovem folhas douradas… Permeados pelo intenso verde dos castanheiros em extensões de soutos a perder de vista. Com a queda da folha, a natureza “tece” fofos tapetes de folhagem multicolorida, onde até apetece rebolar.
Em setembro e outubro tem ainda o bónus de poder assistir ao espetáculo singular que é a Brama dos Veados (chamada de acasalamento). Com alguma sorte, é possível ouvir uma dezena de machos da população de veados vermelhos do Parque Natural do Montesinho bramir, alto e bom som, para atrair as fêmeas.
Se optar por ir percorrer os trilhos de Bragança e Parque Natural de Montesinho nos meses de verão, prepare-se para dias mesmo muito quentes, sendo imperativo evitar caminhadas durante as horas de maior calor. A expressão “nove meses de inverno e três de inferno”, frequentemente utilizada para caracterizar o clima de Trás-os-Montes, não costuma falhar muito nos meses estivais.
Já no inverno, não se livra do frio, mas com um bocadinho de sorte até apanha dias limpos ou neve nas terras altas. Se for nesta estação, evite ao máximo os trilhos que acompanham os rios e as ribeiras, pois não só estes cursos de água são propícios a cheias durante os meses de inverno, como a chuva e a humidade tornam as pedras muito escorregadias.
O que levar quando for percorrer os Trilhos e Percursos Pedestres de Bragança e do Parque Natural de Montesinho?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas;
- Comida e bebida (sabe sempre super bem fazer um picnic rodeado de natureza)
- Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está numa zona montanhosa, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover);
- Fato de banho para se refrescar nas lagoas das cascatas e nas praias fluviais (se for em dias quentes, claro está)
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico)
Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
- Melhores Trilhos de Portugal
- Trilhos de São Miguel – Açores
- Trilhos da Ilha Terceira – Açores
- Melhores Trilhos e Levadas da Madeira
- Trilhos do Alentejo
- Trilhos do Algarve
- Trilhos da Costa Vicentina
- Trilhos do Gerês
- Trilhos da Serra da Arrábida
- Trilhos da Serra da Estrela
- Trilhos da Serra da Freita
- Trilhos da Serra da Lousã
- Trilhos da Serra de Sintra
- Trilhos do Vale do Guadiana
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Conteúdo incrível. Obrigada 🙂
Muito bom, fui fazer recentemente um dos trilhos aqui postados, foi espetacular. 👍