Trilhos com cães: dicas e sugestões para caminhadas com os seus amigos de 4 patas

Trilhos com Cães

Se têm um patudo em casa, sabe bem o quanto ele gosta de caminhar. Afinal de contas, ele ou ela está sempre a desafiá-lo para um passeio, não é? O que talvez não saiba é que o seu fiel amigo de quatro patas também aprecia um bom trilho pela natureza.

Nossa Senhora do Salto - Aguiar de Sousa
Nossa Senhora do Salto – Aguiar de Sousa © Rita Sousa

E para o ajudar a preparar um trilho com os seus cães, a Rita Sousa, super habituada a estas andanças, escreveu um artigo, repleto de dicas práticas e com 6 propostas de trilhos para fazer com o seu amigo de quatro patas.

Praia Fluvial da Lomba
Praia Fluvial da Lomba © Rita Sousa

São sugestões de caminhadas verdadeiramente irresistíveis que o seu fiel amigo vai adorar. Por isso já sabe, da próxima vez que for fazer um trilho pela natureza, leve consigo uma boa “cãopanhia”.

Dicas para Trilhos com Cães: saiba como preparar uma caminhada pela natureza com o seu cão

Ecovia do Vez © Rita Sousa

Na escolha de trilhos a percorrer deve ter em atenção:

  • a presença ou ausência de água: tanto para refrescar como para beber;
  • a proximidade a estradas, campos de cultivo e zonas habitacionais: como os cães passeiam em liberdade não podem correr o risco de atravessar estradas ou invadir propriedades privadas.

Atendendo à estação do ano:

  • considere levar capas quentes ou impermeáveis para tornar mais confortável o passeio para o seu patudo e para si;
  • identifique percursos com sombra e/ou nas margens de rios para que os cães se possam refrescar sempre que sintam necessidade.
Vilarinho das Furnas
Barragem de Vilarinho das Furnas © Rita Sousa

Os trilhos com cães são uma experiência fantástica. Mas é importante que o dono/humano conheça o seu cão. Analise e aperceba-se antecipadamente se em espaços abertos, ela ou ele se vai afastar, ou até mesmo fugir. Em caso de dúvida, sugiro que adquira uma trela de 10 metros e dê uma liberdade condicionada ao seu cão. Para eles é fantástico conseguir farejar e vivenciar novas experiências. Permita-lhes um passeio calmo e enriquecedor.

castelo de vermoim - Famalicão
Castelo de Vermoim – Famalicão © Rita Sousa

Quanto aos humanos que se juntam aos patudos, sugiro a utilização de calçado adequado ao piso do trilho, roupa confortável e específica para a estação em causa, mochila o mais leve possível, mas com água, snacks, sandes, frutos secos, etc. É importante o uso de protetor solar, chapéu e óculos escuros para proteção do sol e raios UV. E claro, o seu smartphone ou máquina fotográfica e um powerbank, pois vai precisar de muita energia para registar a alegria dos patudos.

Sugestão de Trilhos para fazer com Cães: conheça 6 caminhadas que vão ser memoráveis para si e para o seu patudo

Percurso da Lagoa em Ponte de Lima
Percurso da Lagoa em Ponte de Lima © Rita Sousa

Até ao momento já percorri dezenas de trilhos, sempre na companhia dos amigos de quatro patas. Em meia dúzia deles, ficou a promessa de voltar noutra estação do ano pois foram trilhos que pela sua beleza, marcaram quem lá passou. São eles:

  • Ecovia do Vez em Arcos de Valdevez
  • Barragem da Queimadela, sem esquecer a aldeia de Pontido em Fafe
  • Corno do Bico em Paredes de Coura
  • Nossa Senhora do Salto em Aguiar de Sousa
  • Percurso da Lagoa em Ponte de Lima (de referir, que existe uma app para telemóvel com todos os percursos existentes em Ponte de Lima)
  • Percurso do Turio em Vieira do Minho
Parque Nacional da Peneda-Gerês © Rita Sousa

Os cães e cadelas que participam nestas caminhadas estão devidamente castrados/esterilizados, pelo que, não há o risco de serem trazidos cães que instintivamente perseguem cadelas com o cio. Estão igualmente vacinados e desparasitados de forma a não transmitirem doenças nem parasitas.

Autor Convidado

Rita SousaArtigo escrito em exclusivo para o VagaMundos.pt por Rita Sousa, cuja enorme paixão pelos animais e natureza a levam a ser voluntária há mais de treze anos na Asaast – Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso. Já adotou as duas companheiras de “cãominhadas” que lhe despertaram ainda mais o gosto pelas caminhadas na natureza, as quais gosta de partilhar com os amigos, patudos e bípedes, que diz ter a sorte de conseguir “arrastar” consigo.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Encontre os melhores tours locais e compre antecipadamente os bilhetes para os principais monumentos no Get Your Guide ou no Viator.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.