Se têm um patudo em casa, sabe bem o quanto ele gosta de caminhar. Afinal de contas, ele ou ela está sempre a desafiá-lo para um passeio, não é? O que talvez não saiba é que o seu fiel amigo de quatro patas também aprecia um bom trilho pela natureza.
E para o ajudar a preparar um trilho com os seus cães, a Rita Sousa, super habituada a estas andanças, escreveu um artigo, repleto de dicas práticas e com 6 propostas de trilhos para fazer com o seu amigo de quatro patas.
São sugestões de caminhadas verdadeiramente irresistíveis que o seu fiel amigo vai adorar. Por isso já sabe, da próxima vez que for fazer um trilho pela natureza, leve consigo uma boa “cãopanhia”.
Dicas para Trilhos com Cães: saiba como preparar uma caminhada pela natureza com o seu cão
Na escolha de trilhos a percorrer deve ter em atenção:
- a presença ou ausência de água: tanto para refrescar como para beber;
- a proximidade a estradas, campos de cultivo e zonas habitacionais: como os cães passeiam em liberdade não podem correr o risco de atravessar estradas ou invadir propriedades privadas.
Atendendo à estação do ano:
- considere levar capas quentes ou impermeáveis para tornar mais confortável o passeio para o seu patudo e para si;
- identifique percursos com sombra e/ou nas margens de rios para que os cães se possam refrescar sempre que sintam necessidade.
Os trilhos com cães são uma experiência fantástica. Mas é importante que o dono/humano conheça o seu cão. Analise e aperceba-se antecipadamente se em espaços abertos, ela ou ele se vai afastar, ou até mesmo fugir. Em caso de dúvida, sugiro que adquira uma trela de 10 metros e dê uma liberdade condicionada ao seu cão. Para eles é fantástico conseguir farejar e vivenciar novas experiências. Permita-lhes um passeio calmo e enriquecedor.
Quanto aos humanos que se juntam aos patudos, sugiro a utilização de calçado adequado ao piso do trilho, roupa confortável e específica para a estação em causa, mochila o mais leve possível, mas com água, snacks, sandes, frutos secos, etc. É importante o uso de protetor solar, chapéu e óculos escuros para proteção do sol e raios UV. E claro, o seu smartphone ou máquina fotográfica e um powerbank, pois vai precisar de muita energia para registar a alegria dos patudos.
Sugestão de Trilhos para fazer com Cães: conheça 6 caminhadas que vão ser memoráveis para si e para o seu patudo
Até ao momento já percorri dezenas de trilhos, sempre na companhia dos amigos de quatro patas. Em meia dúzia deles, ficou a promessa de voltar noutra estação do ano pois foram trilhos que pela sua beleza, marcaram quem lá passou. São eles:
- Ecovia do Vez em Arcos de Valdevez
- Barragem da Queimadela, sem esquecer a aldeia de Pontido em Fafe
- Corno do Bico em Paredes de Coura
- Nossa Senhora do Salto em Aguiar de Sousa
- Percurso da Lagoa em Ponte de Lima (de referir, que existe uma app para telemóvel com todos os percursos existentes em Ponte de Lima)
- Percurso do Turio em Vieira do Minho
Os cães e cadelas que participam nestas caminhadas estão devidamente castrados/esterilizados, pelo que, não há o risco de serem trazidos cães que instintivamente perseguem cadelas com o cio. Estão igualmente vacinados e desparasitados de forma a não transmitirem doenças nem parasitas.
Autor Convidado
Artigo escrito em exclusivo para o VagaMundos.pt por Rita Sousa, cuja enorme paixão pelos animais e natureza a levam a ser voluntária há mais de treze anos na Asaast – Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso. Já adotou as duas companheiras de “cãominhadas” que lhe despertaram ainda mais o gosto pelas caminhadas na natureza, as quais gosta de partilhar com os amigos, patudos e bípedes, que diz ter a sorte de conseguir “arrastar” consigo.
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Adoramos as dicas, vamos levar nossa cadelinha para aproveitar o Peneda Gerês em Agosto 🙂
Obrigado pelo feedback! Ela vai adorar 🙂 Boa viagem!
Olá Anabela e Alexandre, adorei este vosso cantinho, mas queria pedir a vossa ajuda com caminhos cá mais para baixo, pela zona de Lx. O que recomendam? Obrigada
Olá Tânia,
Perto de Lisboa as melhores apostas são Sintra e Arrábida. Espreita estes dois artigos:
https://www.vagamundos.pt/pelos-trilhos-da-serra-de-sintra/
https://www.vagamundos.pt/trilhos-da-serra-da-arrabida-mapa-dos-percursos-pedestres-e-rotas-gps/