Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPS

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPS

A nossa paixão pela sempre surpreendente Serra da Lousã não é segredo nenhum. Longe de ter a área da Serra da Estrela ou do Gerês, a verdade é que também guarda tesouros naturais de infinita beleza, bem como algumas das Aldeias do Xisto mais apaixonantes de Portugal. Por isso, se gosta de um bom trilho rodeado de natureza, pode desde já colocar a Serra da Lousã no topo da sua lista de destinos de caminhadas em Portugal. Ao longo dos últimos anos, tivemos a oportunidade de percorrer por lá quase uma dezena de trilhos e podemos afiançar, sem reservas, que os trilhos e percursos pedestres da Serra da Lousã merecem figurar entre os melhores de Portugal.

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPSPrepare-se para caminhar por entre bosques que escondem idílicas cascatas e lagoas, para deambular pelas ruelas empedradas das aldeias de xisto, seguir o curso de fascinantes ribeiras e históricas levadas, subir e descer majestosas montanhas e, com uma pontinha de sorte, ver ao vivo as matreiras raposas da Serra da Lousã e os seus imponentes veados.

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPSPara lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas, neste artigo vamos mostrar-lhe os nossos favoritos dentre os trilhos da Serra da Lousã e partilhar os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas pela apaixonante Serra da Lousã e suas Aldeias do Xisto.

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPS

Na preparação da sua viagem para percorrer os Trilhos da Serra da Lousã sugerimos que leia também o nosso Roteiro para visitar a Serra da Lousã e as Aldeias do Xisto.

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – descubra os melhores percursos pedestres da Serra da Lousã

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPS
Cascata da Ribeira das Quelhas – Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto

Para além de uma breve descrição dos trilhos da Serra da Lousã, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os percursos pedestres e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.

Trilho da Rota da Levada (PR3 Lousã)

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPSA Rota da Levada foi o primeiro trilho da Serra da Lousã que percorremos. Foi, inclusivamente, um dos grandes culpados por termos caído de amores pela Serra da Lousã. E acreditamos que, quando o percorrer, também vai ser atingido pela flecha do cupido.

É que a Rota da Levada tem um bocadinho de tudo. Para além de acompanhar uma idílica levada ainda em funcionamento (que transporta a água da serra para a Central Elétrica) e de atravessar encantadores bosques, passa também por duas apaixonantes Aldeias do Xisto, a Cerdeira e o Candal.

Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto – mapa com os percursos pedestres e rotas GPSMas há mais! Pelo caminho irá também poder visitar a Cascata do Candal, uma das cascatas mais bonitas da Serra da Lousã, caminhar pelas margens da Ribeira de São João (com os seus históricos moinhos de água), tomar um refrescante banho nas piscinas naturais da Senhora da Piedade, andar num dos baloiços mais românticos de Portugal e, com alguma sorte, cruzar-se com um dos ariscos moradores das florestas da Serra da Lousã, como sejam raposas, veados, corços e javalis.

E como nesta zona abundam os carvalhos e castanheiros, se for no outono, vai ser brindado com uma paleta de cores com inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho. Nós bem que avisamos que este trilho da Serra da Lousã faz qualquer um “cair de quatro”.

Distância: 7 km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Cerdeira/Castelo da Lousã

Dica VagaMundos:

  • Recomendamos vivamente que opte por começar o trilho da Rota da Levada na Cerdeira ao invés de no Castelo da Lousã. É que assim, é quase sempre a descer!
  • Como o percurso é linear, caso haja dois carros o ideal é deixar um carro na Cerdeira e outro no Castelo da Lousã para poder regressar no final do percurso. De outra forma, terá de fazer 14 km sendo que os 7 km do regresso são quase sempre a subir. A outra opção é deixar o carro na Cerdeira e combinar previamente com um taxista para o ir apanhar ao Castelo da Lousã.

Rota/Track GPS do Trilho da Rota da Levada (PR3 Lousã)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Rota das Aldeias do Xisto (PR2 Lousã)

Talasnal – Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto

A Rota das Aldeias do Xisto é outro dos trilhos da Serra da Lousã que consideramos imperdível. O percurso arranca do Castelo da Lousã e Santuário de Nossa Senhora da Piedade e passa por duas das Aldeias do Xisto mais emblemáticas da Serra da Lousã, nomeadamente o Talasnal e o Casal Novo, percorrendo os antigos caminhos utilizados pelos habitantes das aldeias para ir até à vila da Lousã.

Apesar do trilho ter somente 6 km de extensão, terá de superar um desnível acumulado um pouco superior a 400 metros, o que faz dele um percurso pedestre algo exigente a nível físico. Recomendamos que faça o percurso no sentido dos ponteiros do relógio. Se for com crianças mais pequenas e quiser poupar um pouco as pernas, pode sempre fazer apenas o bonito troço que liga o Talasnal ao Casal Novo (4 km ida e volta). Nesta secção do trilho os desníveis são praticamente irrelevantes.

Distância: 6 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Castelo da Lousã

Dica VagaMundos: gosta de um bom desafio e quer passar um dia em cheio a percorrer os trilhos da Serra da Lousã? Então combine a Rota da Levada com a Rota das Aldeias do Xisto. Comece a Rota da Levada na Cerdeira e uma vez no Castelo da Lousã faça o percurso pedestre circular da Rota das Aldeias do Xisto. No total irá percorrer aproximadamente 13 km. É uma boa tareia, mas tem tanto de exigente como de fantástico!

Rota/Track GPS do Trilho Rota das Aldeias do Xisto (PR2 Lousã)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Caminho do Xisto do Gondramaz (PR2 Moncorvo)

O Caminho do Xisto do Gondramaz é outro dos nossos trilhos de eleição na Serra da Lousã. Este percurso pedestre com cerca de 6 km de extensão liga a aldeia de Gondramaz ao Parque de Merendas da Chapinha pelo trajeto utilizado outrora pelos moleiros para aceder aos vários moinhos de água da ribeira. A frondosa vegetação da serra é uma constante e uma boa parte do percurso acompanha (e cruza) a Ribeira de Espinho que o irá brindar com um par de lindas cascatas e lagoas (sim, pode ir a banhos). Este é daqueles trilhos simplesmente perfeitos para se fazer numa quente tarde de verão!

Distância: 6 km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Gondramaz/Parque de Merendas da Chapinha

Dica VagaMundos:

  • Opte por começar o trilho em Gondramaz, pois assim é (quase) sempre a descer até ao Parque de Merendas da Chapinha. Fazendo na ordem inversa, o trilho é bem mais exigente.
  • Logo à saída de Gondramaz irá encontrar uma derivação do percurso para ir até ao Penedo dos Corvos, com uma espetacular vista sobre o vale. O desvio é de sensivelmente 500 metros mas o troço, apesar de curto, é considerado de dificuldade elevada.
  • Tenha em atenção que, nos dias de inverno ou muito chuvosos, o troço que acompanha a Ribeira de Espinho pode estar alagado, como tal, não circulável. Se for em épocas de chuvas, informe-se na aldeia de antemão.

Rota/Track GPS do Caminho do Xisto do Gondramaz (PR2 Moncorvo)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das Aldeias do Xisto de Góis (PR1 Góis)

Aldeia da Pena – Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto

O Trilho das Aldeias do Xisto de Góis é outro dos percursos pedestres que ocupa um lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos da Serra da Lousã. Este percurso circular tem sensivelmente 9 km de extensão e passa por todas as Aldeias do Xisto do concelho de Góis, nomeadamente Aigra Nova, Aigra Velha, Pena e Comareira.

Ao longo do percurso será brindado com soberbas paisagens de montanha (com destaque para os esmagadores Penedos de Góis, uma meca para os amantes da escalada), idílicos bosques e, com um bocadinho de sorte, na zona da Ribeira da Pena, até pode ver uma lontra ou um veado.

Pode começar o trilho em qualquer uma das aldeias do xisto, sendo que a escolha se prenderá com a proximidade do sítio onde ficar alojado. Nós pessoalmente gostamos de ficar alojados na Aldeia da Pena, como tal, por norma, arrancamos de lá. A Aldeia da Pena é a maior das aldeias de xisto de Góis, tem várias casas recuperadas para fins de turismo rural e umas vistas estupendas para os Penedos de Góis.

Distância: 9km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: pode começar o trilho em qualquer uma das Aldeias do Xisto de Góis

Rota/Track GPS do Trilho das Aldeias do Xisto de Góis (PR1 Góis)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços Ribeira das Quelhas (Castanheira de Pera)

A Ribeira das Quelhas, com as suas magníficas cascatas e lagoas é uma das maiores maravilhas naturais da Serra da Lousã, logo, não é de espantar que inclusão dos novíssimos Passadiços da Ribeira das Quelhas na nossa lista dos melhores percursos pedestres da Serra da Lousã.

Desde a sua nascente, todo o percurso da Ribeira das Quelhas é feito por entre quelhas rochosas e penhascos de xisto e granito, resultando em idílicas cascatas, cada uma com o seu poço de água cristalina, que convida a inesquecíveis mergulhos nos dias quentes de verão. O enquadramento paisagístico é simplesmente brutal!

Na verdade, nós já conhecíamos bem os encantos da Ribeira das Quelhas. Já tínhamos percorrido o desafiante trilho das Fragas da Ribeira das Quelhas, que, apesar de ter pouco mais de 5 km deu-nos “água pelas barbas” de tão exigente que é. As dificuldades, os perigos inerentes ao terreno e a parca marcação do percurso até nos levaram a desaconselhar o trilho, no nosso roteiro da Serra da Lousã, a quem viajasse com crianças. Mas com a construção dos passadiços, a Ribeira das Quelhas passa a estar ao alcance de quase todos, sendo um trilho perfeito para se fazer em família.

Distância: 1,2 km (2,4 km ida e volta) – só os passadiços

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Coentral Velho

Atenção: é possível estacionar a sua viatura praticamente ao lado do início do percurso dos Passadiços da Ribeira das Quelhas, mas tenha em atenção que o estacionamento nesta zona é muito limitado. Se for em dias de grande afluência, como sejam os fins-de-semana, o mais certo é não ter lugares disponíveis. Nesse caso, terá de estacionar a sua viatura na aldeia do Coentral e daí seguir a pé pelo estradão de terra batida até ao início dos passadiços. Se assim for terá de somar aos 2,4 km dos Passadiços da Ribeira das Quelhas mais 1 km, o que perfaz aproximadamente 3,5 km de caminhada.

Rota/Track GPS dos Passadiços Ribeira das Quelhas (Castanheira de Pera)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Cascata da Pedra da Ferida e Praia Fluvial da Louçainha (PR2 Penela)

É certo que o trilho que conduz à Cascata da Pedra da Ferida já não fica na Serra da Lousã, mas na vizinha Serra do Espinhal. Contudo, como fica tão pertinho, não resistimos em incluí-lo nesta nossa lista dos melhores trilhos da Serra da Lousã. Estamos confiantes que quando vir a admirável Cascata da Pedra da Ferida, que conta com quase 25 metros de altura e forma uma deliciosa piscina natural, vai-nos perdoar a imprecisão.

E se a cascata encanta, o trilho que até ela conduz apaixona. Ao longo da Ribeira da Azenha, somos brindados com frondosa vegetação, o omnipresente som da água a correr, pequenos poços de água, pontes de madeira e azenhas antigas. Não falta sequer um merendeiro para fazer um inesquecível picnic rodeado de natureza. Um verdadeiro bosque encantado para saborear lentamente!

Do início do trilho até à Cascata da Pedra da Ferida não chega a ser 1 km. Mas, uma vez lá, terá pela frente mais três exigentes quilómetros (aproximadamente) até chegar à Praia Fluvial da Louçainha, o destino final deste percurso pedestre.

Oficialmente o PR2 PNL arranca na vila do Espinhal e conta com 6,5 km de extensão (13 km ida e volta). Mas se optar por arrancar junto ao Parque de Merendas da Ribeira da Azenha, terá apenas de percorrer 3,5 km para cada lado (7 km no total). É sem dúvida a melhor opção, até porque o troço entre Espinhal e o parque de merendas é feito por estradão de terra batida (e é algo desinteressante).

Distância: 3,5 km (7 km ida e volta) – versão curta que nós recomendamos

Circular: Não

Dificuldade Técnica: Difícil

Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas da Ribeira da Azenha

Atenção: não recomendamos percorrer o Trilho da Cascata da Pedra da Ferida e Praia Fluvial da Louçainha durante o inverno ou em dias chuvosos (ou se tiver chovido há pouco tempo). Com a água, as pedras tornam-se mesmo muito escorregadias, o que pode resultar numa queda séria. Para mais, durante a estação das chuvas a Ribeira da Azenha tende a alagar o trilho, tornando-o completamente intransitável.

Rota/Track GPS Trilho da Cascata da Pedra da Ferida e Praia Fluvial da Louçainha (PR2 Penela)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir na Serra da Lousã – Dicas de Alojamento perto dos percursos pedestres

Quando vamos percorrer os Trilhos da Serra da Lousã, optamos quase sempre por ficar a dormir numa das suas encantadoras Aldeias do Xisto. Em nossa opinião, a envolvente natural ímpar das Aldeias do Xisto enriquece (e muito) a experiência da caminhada pela Serra da Lousã.

Posto isto, as nossas favoritas para o efeito são a Aldeia da Cerdeira, do Candal e do Talasnal (no concelho da Lousã), a Aldeia de Gondramaz (no concelho de Moncorvo) e a Aldeia da Pena (no concelho de Góis).

Caso prefira ficar a dormir numa localidade maior (que naturalmente tem mais escolha de alojamentos e mais serviços de restauração) as melhores apostas são a Lousã, Góis, Miranda do Corvo, Castanheira de Pera e Penela. Naturalmente que a escolha de localidade depende muito do trilho que está interessado em percorrer.

Abaixo encontra as nossas sugestões de localidades para cada um dos percursos pedestres da Serra da Lousã descritos neste artigo. Clique no nome das localidades para ver as melhores opções de alojamento para as datas que pretende. Na hora da reserva, recomendamos vivamente que dê preferência às unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Trilho da Rota da Levada

Trilho Rota das Aldeias do Xisto

Trilho Caminho do Xisto do Gondramaz

Trilho das Aldeias do Xisto de Góis

Passadiços da Ribeira das Quelhas

Trilho da Cascata da Pedra Ferida

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Trilhos da Serra da Lousã


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos Trilhos da Serra da Lousã e Aldeias do Xisto

Se procura um grupo para se inspirar e partilhar as suas aventuras Outdoor junte-se ao Into the Wild – Trilhos, Caminhadas e Natureza.

O que levar quando for percorrer os Trilhos da Serra da Lousã

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas de montanha;
  • Comida e bebida (sabe sempre super bem fazer um pic-nic rodeado de natureza)
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que está numa zona montanhosa, logo, a não ser que vá no verão, pode sempre chover);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico)

Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.