A privilegiada localização da histórica vila de Mértola, bem no coração do Parque Natural do Vale do Guadiana, faz dela a base perfeita para explorar este maravilhoso polo de biodiversidade, ao qual o lince ibérico chama de casa. E a boa notícia, para quem gosta de caminhadas, é que não só existe uma vasta oferta de percursos pedestres, como os Trilhos de Mértola pelo Parque Natural do Vale do Guadiana estão muito bem marcados.
No total são dez os percursos pedestres assinalados no concelho de Mértola e podemos garantir que há oferta para todos os gostos, desde trilhos rasgadinhos a percursos aptos para toda a família.
Já tivemos o privilegio de percorrer três dos trilhos mais emblemático do Parque Natural do Vale do Guadiana na sua totalidade e em completa autonomia, para assim podermos auferir do seu grau de dificuldade e da qualidade da sinalização.
Neste artigo vamos mostrar-vos os pontos mais emblemáticos dos trilhos de Mértola que percorremos e partilhar os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possam planear as vossas caminhadas pelo deslumbrante Parque Natural do Vale do Guadiana.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Trilhos de Mértola | Alentejo (Parque Natural do Vale do Guadiana): como chegar, principais pontos de interesse, fotografias dos percursos pedestres, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
- 2 Trilhos de Mértola | Alentejo: listagem e localização de todos os percursos pedestres do Parque Natural do Vale do Guadiana
- 2.1 Trilhos de Mértola | Parque Natural do Vale do Guadiana: PR1 – Guadiana, o grande rio do sul
- 2.2 Trilhos de Mértola | Parque Natural do Vale do Guadiana: PR9 – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo
- 2.3 Trilhos de Mértola | Parque Natural do Vale do Guadiana: PR10 – Rota do Minério – Minas abandonadas de São Domingos
- 3 Onde ficar hospedado para percorrer os Trilhos de Mértola? Sugestões de alojamento
- 4 Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
Trilhos de Mértola | Alentejo (Parque Natural do Vale do Guadiana): como chegar, principais pontos de interesse, fotografias dos percursos pedestres, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Podem visualizar os três trilhos de Mértola pelo Parque Natural do Vale do Guadiana (percursos pedestres) no Google Maps e efetuar o download/descarga grátis dos mapas, percursos e rotas dos três trilhos de Mértola em formato GPX / KML para utilizarem no Google Earth, no vosso aparelho de GPS ou no smartphone.
Trilhos de Mértola | Alentejo: listagem e localização de todos os percursos pedestres do Parque Natural do Vale do Guadiana
Trilhos de Mértola | Parque Natural do Vale do Guadiana: PR1 – Guadiana, o grande rio do sul
- Distância: 10 km (ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Baixa
- Ponto de Partida/Chegada: Poço dos Dois Irmãos
- Coordenadas GPS: N37 38 03.1 W7 40 22.0
Este é o único dos trilhos de Mértola que se pode iniciar no centro da vila, o que o torna ideal para aqueles que estão sem viatura própria. O ponto de partida/chegada do percurso pedestre é o Poço dos dois Irmãos que dista a somente 1,5km do centro de Mértola na direção da estrada que segue para o Algarve.
O Trilho segue sempre por estrada de terra batida e brinda os caminhantes com soberbas vistas da vila de Mértola e do rio Guadiana, claramente a grande estrela deste percurso pedestre. É uma caminhada boa para toda a família e que permite desfrutar com tranquilidade da paisagem natural do vale do Guadiana.
Fotografias do Percurso Pedestre
Mapa do Trilho/ Percurso Pedestre PR1 (Guadiana, o grande rio do sul)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa deste trilho no Parque Natural do vale do Guadiana
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilhos de Mértola | Parque Natural do Vale do Guadiana: PR9 – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo
- Distância: 6 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Média
- Ponto de Partida/Chegada: Monte das Pias (Anta das Pias)
- Coordenadas GPS: N37 48 53.9 W7 38 58.9
Em nossa opinião este é o trilho rei do Parque Natural do Vale do Guadiana. Se só poderem fazer um dos trilhos de Mértola não hesitem e optem pelo PR9.
Para lá chegarem é preciso viatura própria, visto que não existe transportes públicos e o início/fim do trilho está situado a cerca de 35km da vila de Mértola. Para lá chegar basta sair de Mértola pela estrada que segue em direção a Beja e seguir as indicações das placas (que surgem muito a miúde).
O ponto alto deste percurso pedestre é a cascata do Pulo do Lobo, mas para lá se chegar é preciso caminhar pelas agrestes terras de xisto do Guadiana selvagem.
Até ao Moinho de Escalda o trilho segue por caminho de terra batida acessível a todos. É a partir do dito moinho que o terreno se torna sinuoso sendo aconselhável apenas a caminhantes minimamente experimentados. O trilho bordeja as margens do Guadiana, numa área completamente selvagem, que encanta qualquer amante da natureza.
Apesar de exigente, o trilho encontra-se muito bem marcado. Como já referimos, a partir do Moinho de Escalda o terreno torna-se muito rochoso, o que exige atenção redobrada por parte do caminhante de forma a evitar escorregadelas.
Na zona da cascata do Pulo do Lobo existe um pequeno parque de merendas, ideal para repor forças com o som da cascata como banda sonora. O regresso ao ponto de partida é novamente feito por estradão. É sempre a subir mas não apresenta qualquer tipo de dificuldade.
Fotografias do Percurso Pedestre
Mapa do Trilho/ Percurso Pedestre PR9 (Entre o Escalda e o Pulo do Lobo)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa deste trilho no Parque Natural do vale do Guadiana
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Trilhos de Mértola | Parque Natural do Vale do Guadiana: PR10 – Rota do Minério – Minas abandonadas de São Domingos
- Distância: 16 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: fácil
- Ponto de Partida/Chegada: Mina de São Domingos
- Coordenadas GPS: N37 40 10.9 W7 29 43.9
Quem passa pelo concelho de Mértola não pode deixar de visitar a área mineira de São Domingos (a cerca de 20km de Mértola), que conta com indícios de exploração de minério desde a antiguidade. A sua exploração moderna iniciou-se em 1858 por iniciativa da companhia de mineração “Mason & Barry” e manteve-se até 1966 (exploração de cobre, zinco, chumbo e enxofre).
A Rota do Minério desafia o caminhante a percorrer o antigo complexo mineiro, passando por vários edifícios abandonados que parecem tirados de um filme do Mad Max, até chegar à pequena aldeia de Santana de Cambas. O regresso à aldeia da Mina de São Domingos é feita por antigos trilhos de contrabando.
O trilho segue quase sempre por estrada de terra batida mas não podemos deixar de observar que existem pequenos troços, na parte final do percurso, em que fomos “obrigados” a caminhar pelas bermas da estrada (sem movimento). Este foi para nós o ponto negativo do percurso.
Nota: a distância indicada no folheto do PR10 é de 14km. No entanto, de acordo com o nosso GPS, caminhamos cerca de 16km. Este foi o único trilho em que encontramos discrepância entre a distância, dita oficial e a registada pelo nosso aparelho.
Fotografias do Percurso Pedestre
Mapa do Trilho/ Percurso Pedestre PR10 (Rota do Minério)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa deste trilho no Parque Natural do vale do Guadiana
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar hospedado para percorrer os Trilhos de Mértola? Sugestões de alojamento
Se precisa de reservar alojamento em Mértola, encontrará uma vintena de soluções de alojamento que são geralmente bastante económicas. Sugerimos alguns dos melhores hotéis e alojamentos onde dormir.
Será recebido com simpatia e braços abertos no Paraíso D’el Rei, bem perto do centro histórico de Mértola. Apartamentos, suites e quartos confortáveis, todos com vista rio. Alguns até com uma varanda para desfrutar de momentos ao ar livre. WiFi gratuito e uma área de estar com lareira e sofá, o aconchego perfeito para aquele fim de dia romântico ou mais fresco. E ali perto, dispõe de uma variedade de restaurantes locais onde encontra algumas especialidades tradicionais do Alentejo, tais como migas e açordas.
Um campeão de vendas por causa da boa relação qualidade-preço, o alojamento local Beira Rio é das favoritas dos hóspedes. Beneficia de quartos com varandas, com vistas encantadoras panorâmicas sobre o Rio Guadiana ou para as casas caiadas de branco da cidade de Mértola. Pequeno almoço buffet servido na sala de refeições enquanto usufrui da vista-rio, ou então no prazenteiro terraço. O barco da propriedade pode levá-lo a passeios no Rio Guadiana. Bicicletas e caiaques disponíveis para aluguer.
Um hotel de 3 estrelas situado no centro histórico de Mértola, o Hotel Museu proporciona vistas pitorescas sobre o Rio Guadiana. Beneficiando do aproveitamento de vestígios arqueológicos islâmicos, o hotel dispõe duma sala de refeições, bar, terraço e piscina exterior. Os quartos privados são climatizados, com decoração moderna, muito limpos e confortáveis. Acesso WiFi e estacionamento privado gratuitos, há ainda a possibilidade de aluguer de bicicletas e caiaques ou reservar o seu passeio de barco pelo Rio Guadiana.
A casa de campo Quinta do Vau, na outra margem do Rio Guadiana tem vistas sobre o castelo de Mértola que o vão deixar sem palavras. Ao abrir a janela do quarto, ao tomar um delicioso pequeno almoço, ou ao desfrutar da frescura da piscina exterior. Quartos limpos e confortáveis, e staff que recebe elogios rasgados pela simpatia e disponibilidade. Vai querer repetir.
Clique para ver mais opções de alojamento em Mértola
Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal
- Melhores Trilhos de Portugal
- Trilhos de São Miguel – Açores
- Trilhos da Ilha Terceira – Açores
- Melhores Trilhos e Levadas da Madeira
- Trilhos do Alentejo
- Trilhos do Algarve
- Trilhos da Costa Vicentina
- Trilhos do Gerês
- Trilhos Parque Natural Montesinho
- Trilhos da Serra da Arrábida
- Trilhos da Serra da Estrela
- Trilhos da Serra da Freita
- Trilhos da Serra da Lousã
- Trilhos da Serra de Sintra
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Parabéns aos gestores desta página!trabalho bem ilucidativo.
Já agora os trilhos q publicam são acessíveis para bícicleta?
obrigado.
Muito obrigado Luís! O PR1 3 o PR10 podem ser feitos de bicicleta sem qualquer problema é na totalidade do percurso. O PR9 (o do Pulo do Lobo) não. Contudo é possível ir de bicicleta à cascata. Basta seguir em sentido inverso o percurso que fizemos no regresso do Pulo do Lobo – esse troço é sempre por estradão. Bons passeios!
Bom dia
Será que alguém me pode informar, se existe algum trilho que desça o Guadiana a partir de Mertola/Pomarão ate Vila real?
Bom dia José. Só conhecemos a GR 15 que liga Alcoutim a Castro Marim e Vila Real de António. Desde Mértola não conhecemos.