Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS

Imponentes vulcões cujas crateras deram lugar a lagoas idílicas, florestas mágicas onde se escondem cascatas de sonho e um sem número de paisagens costeiras de cortar a respiração fazem de São Miguel, a maior ilha dos Açores, um autêntico paraíso para os amantes da natureza. E não há melhor maneira de desvendar os seus deslumbrantes tesouros naturais do que percorrendo a pé os fabulosos trilhos e percursos pedestres de São Miguel, uma autêntica meca para os amantes de caminhadas.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Salto do Prego – Trilhos de São Miguel

Existem largas dezenas de trilhos e percursos pedestres em São Miguel, com atrativos naturais e níveis de dificuldade para todos os gostos. Uns são curtos, outros são longos; uns são fáceis, outros são do mais “rasgadinho” que há; uns conduzem-nos pelas cumeadas dos vulcões, outros atravessam luxuriantes florestas; uns brindam-nos com idílicas lagoas e fumegantes fumarolas, outros com paradisíacas cascatas e paisagens costeiras de babar.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Lagoa do Fogo – Trilhos de São Miguel

A escolha está longe se ser fácil, sobretudo se visitar São Miguel com os dias contados. Mas duma coisa pode ter a certeza: em todos os trilhos e percursos pedestres de São Miguel, irá sentir uma comunhão com a natureza ímpar e será inevitavelmente brindad@ com esmagadoras belezas naturais que obrigam a beliscar-se para ter a certeza que não está a sonhar.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Lagoa do Congro – Trilhos de São Miguel

Para lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas ideais para si, neste artigo vamos mostrar-lhe aqueles que consideramos serem os melhores trilhos e percursos pedestres de São Miguel. Partilhamos consigo também os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas em São Miguel, de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas.

Na preparação da sua viagem para percorrer os Trilhos e Percursos Pedestres de São Miguel sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Conteúdo deste Artigo

Onde ficar a dormir quando percorrer os Trilhos de São Miguel? Dicas de alojamento perto dos percursos pedestres

Quando se começa a planear as caminhadas pelos trilhos e percursos pedestres de São Miguel, uma das grandes decisões a tomar é escolher os locais onde ficar alojado.

Sem dúvida alguma que a melhor localidade (e a mais óbvia) para montar base é Ponta Delgada, visto que é a localidade da ilha de São Miguel que apresenta a maior oferta de alojamentos e serviços turísticos. Ponta Delgada também conta com excelentes acessos para toda a ilha e acaba por ser a localidade que fica mais equidistante da maioria dos pontos de partida dos trilhos e percursos pedestres de São Miguel.

Contudo, no caso de só pretender percorrer um ou dois trilhos, pode ser mais vantajoso ficar a dormir perto dos percursos do seu interesse.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Ponta Delgada – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço e ao longo do artigo vamos indicar-lhe ainda as melhores localidades para pernoitar perto de cada um dos trilhos e percursos pedestres de São Miguel.

Out of the Blue

Com acesso Wi-Fi gratuito em todas as áreas e um terraço, o Out of the Blue é um hostel upscale que providencia dormitórios e quartos duplos ou twin com casas de banho partilhadas ou privativas. Alguns quartos têm um terraço ou uma varanda. Este hostel estupendo disponibiliza cozinha partilhada e beneficia de uma localização perfeita para explorar cidade e ilha: longe do ruído da cidade mas apenas a 3 minutos a pé do centro.

Hotel Alcides

Os quartos privados do Hotel Alcides esgotam rápido por causa da localização central e preços económicos. Na zona histórica de Ponta Delgada, este hotel de 2 estrelas oferece quartos espaçosos, com ar condicionado, TV, WiFi e secretária. Dispõe de restaurante, terraço e bar. Pequeno almoço incluído e uma equipa simpática e afável que sabe bem receber.

Azor Hotel

Com 123 quartos amplos, a maioria com varandas com vistas mar deslumbrantes, o Azor Hotel é o hotel mais luxuoso de Ponta Delgada. Um hotel animado e cosmopolita com uma piscina exterior no rooftop e um bar para aquela bebida relaxante de fim de tarde. Tem restaurante,  Spa e centro de fitness. Pequeno almoço soberbo, adequado a muitas dietas, incluído no preço.

Herdade do Ananás

Uma excelente opção para quem gosta de alojamentos de Turismo Rural com personalidade. Com bicicletas gratuitas, a ecológica Herdade do Ananás está localizada a menos de 3 km das Portas da Cidade. Os quartos privados emanam harmonia na conjugação de mobiliário antigo e comodidades modernas. Garantem tranquilidade, conforto e espaço. Há um jardim e um salão partilhado. Estacionamento privado e WiFi gratuitos.

Casa do Contador – Exclusive Suites & Pool

Suites e estúdios privados com cozinha para quem quer autonomia. A Casa do Contador é um lugar de sossego e aconchego no meio da cidade com pequenos detalhes vintage. Acomodações modernas que se destacam pela decoração e limpeza primorosas. O jardim, piscina exterior e terraço são deliciosos para relaxar e o pequeno almoço, incluído no preço, é simplesmente fabuloso.

My Story Hotel Vila Nova

My Story Hotel Vila Nova é um hotel de 3 estrelas com uma tentadora relação qualidade-preço, principalmente quando lança campanhas de desconto. Quartos privados (duplos, twins e suites) espaçosos, com varanda (vistas mar e cidade), camas kingsize e todas as ameneties essenciais. Disponibiliza piscina exterior e salão de jogos. Compensa optar pela tarifa pequeno-almoço incluído. Tem ainda restaurante e bar para sua comodidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em São Miguel

Trilhos de São Miguel | Açores: guia com os melhores percursos pedestres da Ilha de São Miguel

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSPara além de uma breve descrição dos melhores trilhos e percursos pedestres de São Miguel (Açores), vai também encontrar, neste guia para explorar a Ilha de São Miguel a pé, um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os percursos pedestres e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir quando for percorrer os Trilhos de São Miguel. Só fica a faltar calçar as suas botas de caminhada, meter a mochila às costas e lançar-se à descoberta das maravilhas naturais de São Miguel!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Trilho Serra da Devassa e Grota do Inferno (PR5 São Miguel)

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Lagoas das Empadadas – Trilhos de São Miguel

Abrimos a nossa lista dos melhores trilhos de São Miguel com o fantástico Trilho da Serra da Devassa e Grota do Inferno (ou Boca do Inferno), o nosso percurso pedestre favorito na região da Lagoa das Sete Cidades. Este percurso pedestre, com aproximadamente 9 km de extensão, conduz-nos pela Serra da Devassa e arredores, revelando-nos alguns dos tesouros naturais mais bem guardados da Ilha de São Miguel.

Entre os muitos locais de interesse do Trilho Serra da Devassa destacamos as idílicas Lagoas das Empadadas (separadas entre si por pequenas faixas de terra e rodeadas por um exuberante bosque), o Parque Florestal da Mata do Canário (onde se esconde a bela Lagoa do Canário), o Miradouro do Pico do Paul (de onde se consegue avistar a orla florestada da Lagoa de Pau Pique), a Lagoa das Éguas, a Lagoa Rasa e o fabuloso Miradouro da Grota do Inferno, onde será brindad@ com vistas de cortar a respiração sobre a Lagoa das Sete Cidades.

Informação Prática do Trilho Serra da Devassa e Grota do Inferno

  • Distância: 9 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Estacionamento da Lagoa do Canário

Onde ficar a dormir perto do Trilho Serra da Devassa e Grota do Inferno?

Ponta Delgada | Sete Cidades

Rota/Track GPS do Trilho Serra da Devassa e Grota do Inferno

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho do Sanguinho – Cascata Salto do Prego e Cascata do Cagarrão (PR9 São Miguel)

Cascata Salto do Prego – Trilhos de São Miguel

O Trilho do Sanguinho é outro que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos de São Miguel. Este percurso pedestre circular arranca na pequena localidade de Faial da Terra, e conduz-nos por entre uma luxuriante floresta até à cascata do Salto do Prego, uma sumptuosa queda de água que forma uma paradisíaca lagoa a seus pés. A cascata é encantadora e o anfiteatro natural em que está inserida, que parece recortado de uma selva tropical, ainda potencia mais a sua celestial beleza.

Mas o motivo de interesse do PRC9 SMI está longe de se resumir ao Salto do Prego. No regresso a Faial da Terra, ceda à tentação de ir pelo caminho mais curto e vá conhecer a mítica aldeia de Sanguinho, que inclusivamente dá o nome ao trilho.

Sanguinho foi fundada por famílias abastadas de Faial da Terra para fugir às usuais cheias que assolavam o povoado. Contudo, devido à forte emigração para as Américas nos anos 60 e 70 acabou por ser completamente abandonada e quase caiu no esquecimento, o que lhe valeu o cognome da “aldeia perdida dos Açores”. Um local verdadeiramente mágico ao qual só é possível chegar a pé ou de 4×4.

Dica VagaMundos: se lhe apetecer esticar a caminhada, sugerimos que do último cruzamento que encontra antes de chegar à Cascata Salto do Prego siga pelo PR11 SMI até ao Salto do Cagarrão, outra apaixonante cascata de São Miguel. Neste caso terá de percorrer aproximadamente mais 4 km, mas, em nossa opinião, o esforço extra é bem recompensado.

Informação Prática do Trilho do Sanguinho – Cascata Salto do Prego e Cascata do Cagarrão

  • Distância: 4,5 km (9,5 km com extensão à Cascata do Cagarrão)
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Faial da Terra

Onde ficar a dormir perto do Trilho do Sanguinho – Cascata Salto do Prego e Cascata do Cagarrão?

Faial da Terra | Povoação | Nordeste

Rota/Track GPS do Trilho do Sanguinho – Cascata Salto do Prego e Cascata do Cagarrão

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Quatro Fábricas da Luz – Cascata do Segredo (PR39 São Miguel)

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Cascata do Segredo – Trilhos de São Miguel

Quer ir conhecer um dos maiores segredos da Ilha de São Miguel? Então tem de ir percorrer o Trilho Quatro Fábricas da Luz, um dos trilhos de São Miguel mais surpreendentes.

Poço dos Trinta Reis – Trilhos de São Miguel

Este percurso pedestre linear de São Miguel desenvolve-se ao longo da Ribeira da Praia, entre as aldeias de Lagos e Trinta Reis, onde se esconde a Cascata do Segredo, uma recôndita queda de água rodeada de frondosa vegetação, que forma na sua base uma lagoa de águas cristalinas simplesmente deliciosa. Pelo caminho poderá visitar ainda as ruínas de quatro fábricas hidroelétricas e o belo Poço dos Trinta Reis, outra lagoa que convida a refrescantes mergulhos.

Informação Prática do Trilho Quatro Fábricas da Luz – Cascata do Segredo

  • Distância: 2 km (4 km ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Estacionamento do Parque Escutista dos Lagos

Onde ficar a dormir perto do Trilho Quatro Fábricas da Luz – Cascata do Segredo?

Caloura | Vila Franca do Campo | Ponta Delgada

Rota/Track GPS do Trilho Quatro Fábricas da Luz – Cascata do Segredo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Ponta da Ferraria (PR43 São Miguel)

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Ponta da Ferraria – Trilhos de São Miguel

A fajã lávica Ponta da Ferraria é um dos locais mais singulares da Ilha de São Miguel, tendo resultado do contato entre a lava quente expelida pelo Pico das Camarinhas e a água do mar. Para conhecer este lugar ímpar, que é inclusivamente um dos geossítios de bandeira do Geoparque Açores, nada como percorrer o Trilho da Ponta da Ferraria.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Arco Litoral – Trilhos de São Miguel

Este percurso pedestre de pequena rota arranca do Miradouro de Sabrina (de onde terá uma vista aérea soberba sobre a Ponta da Ferraria e o Farol da Ponta da Ferraria), sobe ao imponente Pico das Camarinhas e percorre os pontos mais emblemáticos da Ponta da Ferraria, nomeadamente o Arco Litoral, o Cone Litoral e a famosa Piscina Natural da Ponta da Ferraria, um dos locais mais badalados de São Miguel. E com todo o mérito! É que as águas desta pequena piscina natural são aquecidas por vapores vulcânicos e temperadas pela fria água do mar, o que a torna num local ímpar para ir a banhos. É a cereja no topo do bolo de um dos nossos trilhos favoritos em São Miguel!

Informação Prática do Trilho da Ponta da Ferraria

  • Distância: 5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Miradouro da Ilha Sabrina

Onde ficar a dormir perto do Trilho da Ponta da Ferraria?

Mosteiros | Ponta Delgada

Rota/Track GPS do Trilho da Ponta da Ferraria

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Lagoa do Congro

O Trilho da Lagoa do Congro é um dos nossos pequenos trilhos de São Miguel favoritos, apto para ser percorrido por toda a família, mesmo para quem vá com crianças pequenas.

Este percurso pedestre linear com somente 1,4 km de extensão (ida e volta) é inclusivamente a única forma de conhecer a Lagoa do Congro uma das lagoas mais mágicas de toda a ilha, idilicamente escondida numa frondosa floresta, que de tão bela, parece decalcada de um filme de fantasia.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSApesar de ser um trilho curto e de dificuldade baixa, não pense que é como fazer um passeio num jardim. É certo que na ida para a lagoa é sempre a descer, mas, como não poderia deixar de ser, no regresso conte com uma longa subida. O que vale é que são só 700 metros e ver a Lagoa do Congro ao vivo compensa cada gotinha de suor!

Atenção: o acesso ao estacionamento que serve a Lagoa do Congro é feito por uma estrada de terra batida que arranca da EN4-2A que liga Vila Franca de Campo às Furnas. Contudo, caso tenha chovido muito, o percurso pode estar intransitável a um carro ligeiro. Na nossa última viagem a São Miguel encontramos a estrada de terra batida transformada num batatal. Como tal, tivemos de deixar o carro logo no início da estrada e seguir a pé. Nem 2 km tivemos de somar ao percurso. Nada de grave até porque o caminho é completamente plano até ao início do trilho propriamente dito.

Informação Prática do Trilho Lagoa do Congro

  • Distância: 1,4 km (ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Estacionamento da Lagoa do Congro

Onde ficar a dormir perto do Trilho Lagoa do Congro?

Vila Franca do Campo | Furnas

Rota/Track GPS do Trilho Lagoa do Congro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Cascata Salto da Farinha e Poço Azul (PR21 São Miguel)

Poço Azul – Trilhos de São Miguel

Se gosta de lagoas e cascatas, não pode deixar de ir percorrer o Trilho da Cascata Salto da Farinha e Poço Azul, um dos melhores trilhos na costa norte de São Miguel.

Este trilho de São Miguel é algo exigente fisicamente, mas estamos seguros de que não vai dar por mal empregue o esforço. À sua espera tem duas maravilhosas cascatas – o imponente Salto do Farinha e a Cascata do Risco – e o encantador Poço Azul, uma linda lagoa de águas cristalinas pintada de azul.

Cascata Salto do Farinha – Trilhos de São Miguel

E, em jeito de bónus poderá ainda desfrutar de soberbas paisagens costeiras, sendo que as do Miradouro do Pesqueiro e da descida à Foz da Ribeira das Coelhas são particularmente impressionantes. Não foi à toa que nem pestanejamos na hora de o incluir na nossa lista dos melhores trilhos de São Miguel!

Informação Prática do Trilho da Cascata Salto da Farinha e Poço Azul

  • Distância: 4 km (8 km ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Merendas do Pesqueiro – Achadinha

Onde ficar a dormir perto do Trilho da Cascata Salto da Farinha e Poço Azul?

Porto Formoso | Nordeste | Ribeira Grande

Rota/Track GPS do Trilho da Cascata Salto da Farinha e Poço Azul

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho do Chá Gorreana (PRC 28 São Miguel)

Trilho do Chá Gorreana é outro dos nossos pequenos trilhos de São Miguel de eleição. Este percurso pedestre com pouco mais de 3 km desenvolve-se na Plantação de Chá Gorreana, a primeira plantação de chá na Europa, em atividade desde 1883, percorrendo os locais mais emblemáticos da plantação.

Como o trilho é de dificuldade baixa, é perfeito para um relaxante passeio em família. E, no final da caminhada, pode visitar a Fábrica de Chá Gorreana (a entrada é grátis) para descobrir mais sobre a cultura do chá na ilha de São Miguel e aprender sobre todo o processo de produção do chá até à sua comercialização. Se visitar durante o horário de expediente, é ainda possível assistir ao processo de produção. E claro, poderá experimentar e adquirir o aromático chá Gorreana. Depois de uma caminhada sabe que nem ginjas!

Informação Prática do Trilho do Chá Gorreana

  • Distância: 3,5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Fábrica de Chá Gorreana

Onde ficar a dormir perto do Trilho do Chá Gorreana?

Porto Formoso | Ribeira Grande

Rota/Track GPS do Trilho do Chá Gorreana

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Lagoa das Furnas (PR6 São Miguel)

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSOutro trilho que tem lugar de honra na nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de São Miguel é o Trilho da Lagoa das Furnas.

Este percurso circular à volta da Lagoa das Furnas, um dos locais da ilha de São Miguel em que a atividade vulcânica mais se manifesta, permite desfrutar de toda a beleza de uma das lagoas mais emblemáticas dos Açores. E como o percurso não apresenta desníveis de relevo é outro dos trilhos de São Miguel perfeitos para fazer com crianças pequenas.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSOs principais pontos de interesse do trilho são a Caldeira e Fumarolas da Lagoa das Furnas, o local onde é cozinhado o famoso Cozido das Furnas, e o verdejante Jardim da Lagoa das Furnas, onde irá encontrar numerosas belas esculturas de madeira e a Capela da Nossa Senhora das Vitórias, um dos templos mais originais dos Açores. Ao longo do percurso não faltam oportunidades para relaxar ou fazer um picnic nas margens da lagoa. Ou até mesmo dar um mergulhinho.

Após a caminhada nada como ir repor forças com um belo Cozido das Furnas, num dos muitos restaurantes das Furnas. Não se esqueça é de fazer a sua reserva com antecedência, visto que os Cozidos das Furnas são, por norma, feitos à conta.

Dica VagaMundos: para percorrer a totalidade do Trilho da Lagoa das Furnas terá forçosamente de passar pelas fumarolas, cujo acesso custa 3€ e é válido para o dia inteiro. Para fazer render o seu dinheiro recomendamos que faça contas de forma a passar pela zona das caldeiras entre as 11:30h e o 12:30h, altura em que os funcionários dos restaurantes vão buscar os cozidos para o almoço. Assim, tem o bónus de poder assistir à retirada das panelas, com o Cozido das Furnas, do interior da terra.

Informação Prática do Trilho da Lagoa das Furnas

  • Distância: 7 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Jardim da Lagoa das Furnas ou na Caldeira e Fumarolas da Lagoa das Furnas

Onde ficar a dormir perto do Trilho da Lagoa das Furnas?

Furnas

Rota/Track GPS do Trilho da Lagoa das Furnas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Cascata Salto do Cabrito (PR29 São Miguel)

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSSe há cascata em São Miguel que dispensa apresentações, é o Salto do Cabrito. A queda de água tem uns impressionantes 40 metros de altura e na sua base forma uma lagoa maravilhosa de águas límpidas e cristalinas.

Mas se a cascata encanta, o trilho homónimo não lhe fica atrás. O percurso arranca e termina nas Caldeiras da Ribeira Grande, uma das zonas termais da ilha de São Miguel, onde pode tomar um revigorante banho de água termal ou receber uma massagem com lama vulcânica. Pelo caminho irá cruzar uma mata cerrada, atravessar ribeiras e ter a oportunidade de ver a fumegante Albufeira da Barragem da Fajã do Redondo e a Central Geotérmica.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSE no final do percurso pode comer um belo cozido das Caldeiras da Ribeira Grande cozinhado a preceito pela mãe natureza. Sim, não é só nas Furnas que se come o belo do cozido açoriano confecionado nas entranhas da terra. É a cereja no topo do bolo depois de percorrer um dos mais belos trilhos de São Miguel!

Informação Prática do Trilho da Cascata Salto do Cabrito

  • Distância: 8 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Caldeiras da Ribeira Grande

Onde ficar a dormir perto do Trilho da Cascata Salto do Cabrito?

Ribeira Grande

Rota/Track GPS do Trilho da Cascata Salto do Cabrito

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Lagoa do Fogo

A deslumbrante Lagoa do Fogo, que nasceu no interior da cratera do Vulcão do Fogo, é a mais jovem caldeira da ilha de São Miguel. O contraste das águas azuis da lagoa com o verde da vegetação endémica dos Açores, que pinta toda a caldeira do Vulcão do Fogo, é de uma beleza onírica.

Observá-la do miradouro homónimo ou do altaneiro Miradouro do Pico da Barrosa é de deixar qualquer um boquiaberto. Mas, em nossa opinião, a experiência não fica completa sem ir percorrer o fenomenal Trilho da Lagoa do Fogo, outros dos trilhos de São Miguel que consideramos imperdível.

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPSEste trilho linear liga o Miradouro da Lagoa do Fogo à paradisíaca Praia Fluvial da Lagoa do Fogo, eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal (na categoria de praia selvagem). Ir e vir até à Praia da Lagoa do Fogo são somente 4 km, mas a descida (e posterior subida) é bastante exigente, pois terá de superar um declive de 120 metros em somente meio quilómetro. Um pequeno preço a pagar para poder ir dentro da cratera do Vulcão do Fogo!

Informação Prática do Trilho da Lagoa do Fogo

  • Distância: 4 km (ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Miradouro da Lagoa do Fogo

Onde ficar a dormir perto do Trilho da Lagoa do Fogo?

Ribeira Grande | Ponta Delgada

Rota/Track GPS do Trilho da Lagoa do Fogo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das Cascatas e Moinho do Félix

Cascata da Gruta – Trilhos de São Miguel

Fechamos a nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de São Miguel com o Trilho do Moinho Félix, outra caminhada que consideramos obrigatória para os amantes de cascatas e lagoas.

Este trilho circular da costa norte de São Miguel arranca e termina junto à Igreja de São Pedro da aldeia de Lomba. O trilho tem sensivelmente 6 km de extensão e vai permitir-lhe conhecer mais três apaixonantes cascatas da ilha de São Miguel: a Cascata do Homem, a Cascata de Teófilo e a Cascata da Gruta.

Para além das cascatas irá visitar também o Poço das Trutas, as ruínas do Moinho do Félix (moinho de água típico do concelho da Ribeira Grande) e o Miradouro da Rocha, onde será brindado com uma bela vista panorâmica sobre a costa norte da ilha de São Miguel.

Dica VagaMundos: se é fã de cascatas, clique para ler o nosso artigo das Cascatas mais bonitas de Portugal Continental.
Dica VagaMundos:

Informação Prática do Trilho das Cascatas e Moinho do Félix

  • Distância: 6 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Igreja de São Pedro – Lomba

Onde ficar a dormir perto do Trilho das Cascatas e Moinho do Félix?

Ribeira Grande

Rota/Track GPS do Trilho das Cascatas e Moinho do Félix

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Trilhos e Percursos Pedestres de São Miguel


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos trilhos e percursos pedestres da ilha de São Miguel, Açores.

O que levar quando for percorrer os Trilhos de São Miguel?

Melhores Trilhos São Miguel (Açores): mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Cascata do Caldeirão – Trilhos São Miguel
  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Comida e bebida (sabe sempre super bem fazer um picnic no meio das caminhadas);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Impermeável/capa de chuva (não se esqueça que em São Miguel há sempre elevados níveis de humidade e o clima é muito instável, logo, mesmo nos meses de verão, pode sempre cair uma chuvada);
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos das caminhadas;
  • Fato de banho, para desfrutar das maravilhosas lagoas, praias e piscinas termais que vai encontrar ao longo dos trilhos;
  • Saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico). Infelizmente são muitos os caminhantes que se esquecem deste pequeno grande pormenor. A natureza agradece (e muito) este seu gesto!

Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.