Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPS

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPS

Paisagens vulcânicas que parecem recortadas de outro planeta, imponentes montanhas que ousam tocar o céu, luxuriantes florestas de Laurissilva, vertiginosos barrancos onde se escondem surpreendentes cascatas, uma miríade de deslumbrantes formações rochosas esculpidas pelos elementos e alucinantes paisagens costeiras fazem de Tenerife, a maior ilha das Canárias, uma autêntica meca para os amantes de natureza e das caminhadas. E não há melhor maneira de desvendar os seus deslumbrantes tesouros naturais do que percorrendo a pé os fabulosos trilhos e percursos pedestres de Tenerife.

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPS
Trilho Roques de Garcia – Melhores Trilhos de Tenerife

O difícil mesmo é escolher, pois a oferta de trilhos em Tenerife tende para o infinito. A cereja no topo de bolo é que, durante ou após as caminhadas pelos fascinantes trilhos e percursos pedestres de Tenerife, tem sempre à sua espera uma maravilhosa praia ou piscina natural para dar um refrescante mergulho.

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPS
Piscina natural no Barranco de Afur – Melhores Trilhos de Tenerife

Para lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas, neste artigo vamos mostrar-lhe aqueles que consideramos serem os melhores trilhos de Tenerife. Partilhamos consigo também os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas em Tenerife, de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas, e dar-lhe várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir quando for percorrer os Trilhos de Tenerife. Prepare-se para algumas das melhores caminhadas da sua vida!

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPS
Parque Natural de Anaga – Melhores Trilhos de Tenerife
Na preparação da sua viagem para percorrer os Trilhos de Tenerife, sugerimos que leia também os seguntes artigos:

Onde ficar a dormir quando for percorrer os Trilhos de Tenerife? Dicas de alojamento perto dos percursos pedestres

Quando se começa a planear as caminhadas pelos trilhos e percursos pedestres de Tenerife, uma das grandes decisões a tomar é escolher os locais onde ficar alojado.

Numa viagem em que o principal objetivo é percorrer os trilhos de Tenerife a melhor localidade para montar base é Puerto de la Cruz (e arredores). Fica numa posição central no norte da ilha, a meio caminho entre o Parque Nacional do Teide e o Parque Rural de Anaga, e acaba por ser a localidade que fica mais equidistante da maioria dos pontos de partida dos melhores trilhos de Tenerife.

Para mais tem excelentes acessos, todo o tipo de serviços turísticos que possa precisar e imensa oferta de alojamento. Como tal, é relativamente fácil encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência. Além disso, fica perto das cidades mais bonitas da ilha (como La Laguna, La Orotava e Garachico), dos melhores guachinches (os restaurantes típicos de Tenerife) e das mais belas piscinas naturais vulcânicas da ilha, perfeitas para uns relaxantes mergulhos depois das caminhadas pelos trilhos de Tenerife.

Contudo, no caso de só pretender percorrer um ou dois trilhos, pode ser mais vantajoso ficar a dormir perto dos percursos do seu interesse. Ao longo do artigo vamos indicar-lhe as melhores localidades para pernoitar perto de cada um dos trilhos de Tenerife.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Puerto de la Cruz (e arredores) que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Hotel Puerto Palace: encontra-se numa zona residencial tranquila de Puerto de La Cruz, a cerca de 1 km da Playa Jardin e a 1,5 km do Jardim Botânico e do Loro Parque. Apresenta quartos confortáveis com varandas privadas vista mar ou montanha, ótimo pequeno almoço incluído e comodidades como piscinas, restaurante e bar, Wi-Fi e estacionamento privado gratuitos.

Hotel AF Valle Orotava: fica perto da ação, no centro de Puerto de la Cruz, a 10 minutos a pé da Playa Jardín. Disponibiliza quartos e suites modernos, sofisticados e muito bem equipados, munidos de varanda ou terraço com vista, e comodidades como restaurante buffet e à la carte, bar e duas irresistíveis piscinas aquecidas de água salgada no rooftop.

Hotel Atlantic Mirage Suites & SPA: este hotel Adults Only de 4 estrelas dispõe de piscina e jacuzzi no rooftop, áreas contemporâneas e décor minimalista, quartos espaçosos todos com varanda vista mar e área de estar, Spa e centro de bem-estar. O pequeno almoço é fabuloso.

Hotel Alhambra: inserido numa mansão, no centro histórico de La Orotava, este boutique hotel de estilo clássico dispõe de apenas 5 quartos com um serviço muito personalizado, num edifício fascinante que nos faz viajar ao mundo das 1001 noites. Tem uma piscina exterior, uma sauna e um jardim relaxante.

Clique para ver mais opções de alojamento em Tenerife

Trilhos Tenerife | Canárias: guia com os melhores percursos pedestres da Ilha de Tenerife

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPS
Trilho de Afur a Taganana – Melhores Trilhos de Tenerife

Para além de uma breve descrição dos melhores trilhos e percursos pedestres de Tenerife, vai também encontrar neste artigo, um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os trilhos de Tenerife e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth. Só fica a faltar calçar as suas botas de caminhada, meter a mochila às costas e lançar-se à descoberta dos melhores trilhos de Tenerife!

Melhores Trilhos de Tenerife no Parque Nacional do Teide

Trilho Roques de Garcia (S3)

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSAbrimos a nossa lista dos melhores trilhos de Tenerife com o Trilho Roques de Garcia, um dos melhores percursos pedestres do Parque Nacional do Teide, a casa do majestoso Vulcão Teide, cujos 3718 metros de altura fazem dele o Teto da Espanha.

Apesar de ser um trilho de alta montanha (desenvolve-se entre os 2000 e os 2200 metros de altitude) tem uma extensão de somente 3,5 km e, à exceção de uma rasgadinha subida no final do percurso, não apresenta dificuldades de maior.

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSO trilho arranca e termina no Miradouro La Ruleta, situado em frente do Parador Cañadas del Teide, e ao longo do percurso irá ser brindado com magnificas paisagens vulcânicas e poder observar, de perto, uma miríade de formações rochosas de mil cores e feitios, que parecem recortadas de outro planeta. A rocha mais famosa (e fotografada) é o Roque Cinchado que, com o Vulcão Teide como pano de fundo, decorava as antigas notas de mil pesetas. É sem dúvida alguma um dos melhores trilhos de Tenerife para se percorrer em família!

Dica VagaMundos: o Parque Nacional del Teide é um dos melhores locais do mundo para observação de estrelas. Se é amante de astronomia, e tiver a sorte de apanhar noites limpas durante a sua viagem a Tenerife, não deixe de fazer uma caminhada noturna pelo Parque Nacional del Teide com um guia especializado. É uma experiência ímpar!
Informação Prática do Trilho Roques de Garcia (S3)

  • Distância: 3,5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Miradouro La Ruleta
Onde ficar a dormir perto do Trilho Roques de Garcia (S3)?

Cañadas del Teide | Puerto de la Cruz | Costa Adeje

Rota/Track GPS do Trilho Roques de Garcia (S3)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Montaña Majúa e Cañadas del Teide

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSSe achou o trilho anterior muito pequenino para si, temos uma boa notícia. Do Parador Cañadas del Teide (e arredores) arrancam mais de uma mão cheia de trilhos de pequena rota, perfeitos para explorar um pouco mais a fundo o Parque Nacional del Teide. A maioria deles são percursos lineares mas estudando de antemão o terreno é possível combinar dois ou três e criar um trilho circular.

Foi o que fizemos! Combinamos o Trilho da Montaña Majúa (S16) com o Trilho do Sanatório (S19) e o Trilho das Siete Cañadas (S4) e o resultado foi um trilho circular com aproximadamente 11,5 km de extensão e dificuldade baixa, que consideramos perfeito para combinar com o Trilho Roques de Garcia. Gostamos tanto que não resistimos a incluí-lo na nossa lista dos melhores trilhos de Tenerife. Se quiser seguir os nossos passos, é só descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo!

Informação Prática do Trilho da Montaña Majúa e Cañadas del Teide

  • Distância: 11,5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parador Cañadas del Teide
Onde ficar a dormir perto do Trilho da Montaña Majúa e Cañadas del Teide?

Cañadas del Teide | Puerto de la Cruz | Costa Adeje

Rota/Track GPS do Trilho da Montaña Majúa e Cañadas del Teide

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide | (S9) + (S12)

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSUm dos trilhos de Tenerife mais desafiantes é o Trilho Pico Viejo – Narizes do Teide (S9), o nosso percurso pedestre favorito no Parque Nacional do Teide. O trilho liga o Miradouro do Pico Viejo, situado a 3500 metros de altitude, ao Miradouro dos Narizes do Teide, situado a 2100 metros de altitude ao longo de 9 quilómetros sempre a descer. Ou sempre a subir visto que o percurso é linear.

O percurso tem tanto de belo como de exigente, mesmo que o faça no sentido descendente, estando inclusivamente classificado pelo Parque Nacional do Teide como sendo de dificuldade extrema, sobretudo devido à elevada altitude a que se desenvolve e ao terreno vulcânico super irregular. Vai caminhar sobre campos de lava com imensa pedra solta, logo, o risco de queda é elevadíssimo.

Para chegar ao início do trilho propriamente dito, terá de apanhar o Teleférico do Teide até à estação superior La Rambleta e posteriormente percorrer o curtíssimo Trilho do Miradouro do Pico Viejo (800 metros). Ou seja na prática terá de percorrer sensivelmente 10 km, que o vão brindar com algumas das paisagens mais arrebatadoras do Parque Nacional do Teide. Não é à toa que nem pestanejamos na hora de o listar entre os melhores trilhos de Tenerife!

Notas Importantes:

  • Como o Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide é linear e super exigente, de forma a evitar fazer vinte extenuantes quilómetros, terá de lidar com algumas questões logísticas. A melhor opção é deixar a sua viatura no Miradouro Narizes do Teide e apanhar um transporte até ao Teleférico do Teide, que leva até ao início do percurso. Como não existem transportes públicos, a única opção é apanhar uma boleia ou combinar com um taxista de antemão. É certo que pode fazer ao contrário, mas ao final da tarde é consideravelmente mais difícil arranjar boleia/táxi do que da parte da manhã. E estamos seguros de que não vai querer correr o risco de ficar apeado num local remoto!
  • A subida ao Monte Teide de teleférico é uma das atividades mais procuradas em Tenerife. Logo, recomendamos vivamente que compre o bilhete para o teleférico com antecedência, sobretudo se estiver a planear percorrer o Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide na época alta.
  • Como já referimos o Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide desenvolve-se a elevada altitude. Mesmo pessoas saudáveis sentem os efeitos da altitude (Altitude Sickness), com menor ou maior intensidade, devido à baixa percentagem de oxigénio no ar. Recomenda-se que caminhe muito devagar e beba muita água de forma a diminuir os efeitos negativos.
Informação Prática do Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide

  • Distância: 10 km
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Muito Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Estação superior do Teleférico do Teide (La Rambleta)
Onde ficar a dormir perto do Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide?

Cañadas del Teide | Puerto de la Cruz | Costa Adeje

Rota/Track GPS do Trilho do Pico Viejo e Narizes do Teide

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Paisagem Lunar de Vilaflor (PR-TF 72)

O Trilho da Paisagem Lunar de Vilaflor é outro dos trilhos de Tenerife que nos encheu as medidas. O trilho desenvolve-se nas franjas do Parque Nacional do Teide, mais concretamente no vizinho Parque Natural Corona Florestal do Teide. O percurso tem sensivelmente 13 km de extensão, arrancando e terminando em Vilaflor de Chasna.

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSPelo caminho irá percorrer parte do antigo Caminho Real de Chasna, uma rota histórica que unia o norte e o sul da ilha de Tenerife, e atravessar um lindo pinhal canário. A joia da coroa do trilho são as Escurriales, umas curiosas formações rochosas vulcânicas esculpidas pelos elementos muito semelhantes às paisagens lunares. Fez-nos lembrar as famosas chaminés das fadas da Capadócia!

Informação Prática do Trilho da Paisagem Lunar de Vilaflor

  • Distância: 13 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Vilaflor de Chasna
Onde ficar a dormir perto do Trilho da Paisagem Lunar de Vilaflor?

Costa Adeje | Los Cristianos | Playa de las Americas

Rota/Track GPS do Trilho da Paisagem Lunar de Vilaflor

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Melhores Trilhos de Tenerife no Parque Natural de Anaga

Sendero de los Sentidos

Das áridas paisagens vulcânicas do Teide saltamos para as verdejantes florestas de laurissilva do Parque Natural de Anaga, o palco de alguns dos melhores trilhos de Tenerife. O trilho mais popular do Parque Natural de Anaga é sem dúvida alguma o Sendero de los Sentidos, até porque pode ser percorrido por praticamente todos, desde os mais novos aos mais idosos. Vimos, inclusivamente, casais com carrinhos de bebé.

O Sendero de los Sentidos arranca no Centro de Visitantes Cruz del Carmen e encontra-se dividido em três percursos com diferentes níveis de dificuldade. Todos eles vão permitir-lhe caminhar por uma linda floresta de laurissilva, sendo que o primeiro é linear (com pouco mais de 400 metros ida e volta), praticamente sem desníveis e adaptado para pessoas com mobilidade reduzida (grande parte do percurso é feita em passadiços).

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSOs outros dois são percursos circulares e, apesar de terem alguns desníveis, não apresentam dificuldades de maior. Se não tiver problemas de mobilidade, recomendamos vivamente que faça o percurso mais longo, até porque só tem 1,6 km de extensão. É uma excelente introdução ao Parque Natural de Anaga!

Informação Prática do Sendero de los Sentidos

  • Distância: 1,6 km (percurso mais longo)
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Muito Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Centro de Visitantes Cruz del Carmen
Onde ficar a dormir perto do Sendero de los Sentidos?

La Laguna | Puerto de la Cruz | Santa Cruz de Tenerife

Rota/Track GPS do Sendero de los Sentidos

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Bosque de los Enigmas (Ruta de la Hija Cambada)

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSSe gosta de caminhadas o Sendero de los Sentidos vai certamente saber-lhe a (muito) pouco. Mas não se preocupe que temos a solução para si: percorrer o trilho Bosque de los Enigmas (Ruta de la Hija Cambada), outro dos trilhos de Tenerife que mais gostamos de percorrer.

Este trilho também arranca no Centro de Visitantes Cruz del Carmen e já lhe vai permitir adentrar-se consideravelmente mais na floresta de laurissilva. Vai sentir-se a caminhar num bosque mágico, daqueles que parecem recortados de um livro de fantasia. O percurso é circular e tem cerca de 5,5 km de extensão e um desnível acumulado de 400 metros. Já não é propriamente um passeio no parque, mas é relativamente fácil para quem esteja habituado a caminhadas, sendo perfeitamente adequado para percorrer com crianças.

Informação Prática do Trilho Bosque de los Enigmas

  • Distância: 5,5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderado
  • Local de Partida/Chegada: Centro de Visitantes Cruz del Carmen
Onde ficar a dormir perto do Trilho Bosque de los Enigmas?

La Laguna | Puerto de la Cruz | Santa Cruz de Tenerife

Rota/Track GPS do Trilho Bosque de los Enigmas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Afur – Taganana (PR-TF 8)

O Trilho Afur – Taganana é considerado o trilho-rei do Parque Rural de Anaga e não deixa os créditos por mãos alheias. Este fantástico trilho circular de Tenerife arranca e termina na remota aldeia de Afur e tem cerca de 14 km de extensão. O único senão é que o trilho é mesmo muito exigente fisicamente, não tanto pela distância, mas por ter um desnível acumulado de aproximadamente 2000 metros, não sendo de todo aconselhado a quem esteja a dar os primeiros passos no mundo das caminhadas.

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSPelo caminho irá atravessar o vertiginoso Barranco de Afur, ver pequenas lagoas e quedas de água, conhecer a praia selvagem de Tamadite e a histórica aldeia de Taganana, atravessar uma luxuriante floresta de laurissilva e ser brindado com fabulosas paisagens costeiras e de montanha. É de uma beleza esmagadora e ganhou lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos de Tenerife!

Informação Prática do Trilho Afur – Taganana

  • Distância: 14 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Afur
Onde ficar a dormir perto do Trilho Afur – Taganana?

La Laguna | Puerto de la Cruz | Santa Cruz de Tenerife

Rota/Track GPS do Trilho Afur – Taganana

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho de Chamorga a Roque Bermejo (PR-TF6)

Outro dos trilhos de Tenerife que consideramos imperdíveis no Parque Natural de Anaga é o trilho que liga o recôndito povoado de Chamorga a Roque Bermejo, uma pequena aldeia de pescadores localizada no extremo oriental da ilha de Tenerife à qual só se chega por mar ou a pé.

O trilho tem sensivelmente 8 km de extensão e ao longo do percurso irá atravessar florestas de laurissilva, caminhar por escadas cavadas na rocha vulcânica, subir um escarpado barranco e ser brindado com vistas costeiras de fazer cair o queixo. Terá ainda a oportunidade de conhecer o mítico Farol de Anaga, dar um mergulho na praia de Roque Bermejo e observar os dois cénicos ilhéus de Anaga, o Roque de Tierra e o Roque de Fuera.

Informação Prática do Trilho de Chamorga a Roque Bermejo

  • Distância: 8,5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada/Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Chamorga
Onde ficar a dormir perto do Trilho de Chamorga a Roque Bermejo?

La Laguna | Puerto de la Cruz | Santa Cruz de Tenerife

Rota/Track GPS do Trilho de Chamorga a Roque Bermejo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Melhores Trilhos de Tenerife no Parque Rural do Teno e Costa Adeje

Trilho do Barranco de Masca

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSNa costa oeste da ilha, em pleno Parque Rural do Teno, encontra-se outro dos trilhos de Tenerife mais surpreendentes: o Trilho do Barranco de Masca, um percurso pedestre linear com cerca de 5 km de extensão (10 km ida e volta).

O trilho arranca da remota aldeia de Masca, idilicamente encaixada no topo das vertiginosas falésias das Montanhas do Teno, e percorre o vertiginoso barranco homónimo até chegar a uma praia selvagem encaixada entre as admiráveis falésias de Los Gigantes, conhecidas pelos Guanches, os aborígenes das Ilhas Canárias, como a Muralha do Inferno. É uma autêntica viagem ao centro da terra, que tem tanto de bela como de exigente!

Nota Importante:

Outrora era possível percorrer o Trilho do Barranco de Masca apenas no sentido descendente e apanhar um barco na praia de Masca, evitando assim a rasgadinha subida no regresso (mais de 600 metros de desnível positivo). Contudo, o aumento exponencial de visitantes colocou uma enorme pressão no frágil ecossistema do Barranco de Masca, levando as autoridades a encerrar o trilho durante três anos. O percurso reabriu em 2021, mas o acesso ao Barranco de Masca passou a ser regulado, passando a ter um limite de entradas diárias no trilho e a ser obrigatório fazer o percurso ida e volta. Recomendamos que faça a sua reserva com o máximo de antecedência possível pois as vagas são mesmo muito limitadas.

Tenha em atenção que os bilhetes de acesso ao Trilho do Barranco de Masca só podem ser comprados através do site oficial do Trilho do Barranco de Masca.  Apesar de haver um centro de visitantes e controlo dos bilhetes na aldeia de Masca não existe bilheteira física. Caso já não existam bilhetes para as suas datas e/ou não queira estar a preocupar-se com questões logísticas pode sempre juntar-se a um pequeno grupo com guia certificado. Nós, como já não conseguimos os bilhetes pelo site oficial, acabamos por reservar esta caminhada guiada através do Civitatis que já incluía os bilhetes (clique para ver) e gostamos bastante da experiência.

Informação Prática do Trilho do Barranco de Masca

  • Distância: 10 km (ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Masca
Onde ficar a dormir perto do Trilho do Barranco de Masca?

Costa Adeje | Acantilado de los Gigantes | Santiago del Teide

Rota/Track GPS do Trilho do Barranco de Masca

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Barranco del Infierno

Fechamos a nossa lista dos melhores trilhos de Tenerife com o Trilho do Barranco del Infierno, uma excelente alternativa ao exigente Trilho do Barranco de Masca. O Trilho do Barranco del Infierno arranca no povoado de Adeje e, como o próprio nome indica, desenvolve-se ao longo do Barranco del Infierno, uma majestosa ravina que termina numa surpreendente cascata, a mais imponente e fotogénica da ilha de Tenerife com quase 200 metros de altura. Para a ver em todo o seu esplendor convém ir nos meses de maior pluviosidade. No verão está longe de ser tão impactante.

Trilhos Tenerife: mapa com as melhores caminhadas e rotas GPSO percurso tem sensivelmente 6,5 km ida e volta e, à semelhança do que acontece no Barranco de Masca é necessário reservar bilhete previamente pois existe um limite de entradas diárias no trilho. Contudo existem muito mais vagas para percorrer o Barranco del Infierno do o Barranco de Masca. Ainda assim, recomendamos que faça a sua reserva com o máximo de antecedência possível através do site oficial do Barranco del Infierno, sobretudo se estiver a planear a sua visita para os períodos de férias escolares, datas festivas ou fins-de-semana.

Informação Prática do Trilho Barranco del Infierno

  • Distância: 6,5 km (ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Calle de los Molinos (Adeje)
Onde ficar a dormir perto do Trilho Barranco del Infierno?

Costa Adeje | Los Cristianos | Playa de las Americas

Rota/Track GPS do Trilho Barranco del Infierno

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Trilhos e Percursos Pedestres de Tenerife


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Tenerife.

O que levar e dicas práticas para percorrer os trilhos de Tenerife?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Bastão para auxiliar (e dar mais segurança) nos Trilhos de Tenerife, que por regra são muito pedregosos e com fortes desníveis;
  • Comida e bebida (sabe sempre bem fazer um picnic no meio das caminhadas);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Roupa quente/térmica e gorro para percorrer os trilhos de Tenerife do Parque Nacional del Teide. Devido à elevada altitude as oscilações térmicas são brutais, logo, recomendamos que se vista em camadas;
  • Impermeável/capa de chuva, sobretudo para percorrer os trilhos de Tenerife do Parque Natural de Anaga, em que a pluviosidade é praticamente uma constante durante todo o ano;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos das caminhadas;
  • Fato de banho, para desfrutar das maravilhosas praias e piscinas naturais que vai encontrar ao longo de muitos dos trilhos de Tenerife;
  • Saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico). Infelizmente são muitos os caminhantes que se esquecem deste pequeno grande pormenor. A natureza agradece (e muito) este seu gesto!
  • Tenha em atenção que os trilhos do Parque Nacional del Teide desenvolvem-se a elevada altitude. Como tal, as condições climatéricas para além de serem agrestes, podem mudar num ápice. Se não tem muita experiência com caminhadas de alta montanha, evite percorrer os trilhos de Tenerife com condições climatéricas adversas.
  • Em dias de fortes chuvadas os Barrancos de Tenerife podem alagar em pouquíssimas horas, logo, nem pense em percorrer esses trilhos de Tenerife se as previsões atmosféricas apontarem nesse sentido. Para sua segurança aposte em dias secos e de preferência sem muito vento, pois a queda de rochas é muito frequente nas ravinas.
  • Para além de estar inteiramente ciente das previsões meteorológicas, estude bem as distâncias, faça uma boa autoavaliação da sua forma física (e dos que o vão acompanhar) e do grau de exigência do trilho, leve roupa e calçado adequado à estação e alguma comida e água extra para o caso de ter de lidar com algum imprevisto. Prevenimos que não existe qualquer tipo de serviço de apoio ao longo da maioria dos trilhos de Tenerife que descrevemos neste artigo.
  • Avise sempre alguém sobre qual o trilho de Tenerife que vai percorrer. Para que a experiência seja fantástica (como se quer) não pode facilitar de todo nas questões de segurança!

Seguro de Viagem para percorrer os trilhos de Tenerife

Algo que consideramos de crucial importância para ir percorrer os trilhos de Tenerife é ter um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos.

As caminhadas na natureza são uma atividade que envolve sempre algum risco, sobretudo quando os trilhos se desenvolvem em locais remotos e de elevada altitude, algo que em Tenerife é o prato do dia. No caso de se ter um acidente que exija busca e socorro (muitas vezes com recurso a meios aéreos) as despesas podem ascender a largos milhares de euros. Logo, não convém de todo facilitar!

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos. Para a prática de atividades e desportos de aventura a melhor aposta é o IATI Mochileiro, pois tem das melhores coberturas para atividades outdoor do mercado (incluindo busca e salvamento) e um preço verdadeiramente imbatível.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem de trekking a Tenerife e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Outros artigos da Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Roteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro SomiedoRoteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | CórdobaGranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Pontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.