Trondheim – Catedral de Nidaros

A construção desta imponente catedral começou no ano de 1031, um ano apenas após a morte do rei Olaf II e por altura da sua santificação. Na época, apenas um pequeno santuário de madeira foi erguido no preciso local onde o rei havia sido enterrado. Apenas alguns anos decorrem e os povos nórdicos acorrem ao santuário em peregrinação, atraídos a este local sagrado pelos milagres atribuídos a Santo Olavo, patrono da Noruega.


Santiago; símbolo do peregrino de Nidaros

A cidade de Nidaros torna-se destino de peregrinação vindo a ser conhecida como a Jerusalém do Norte. Com o número crescente de peregrinos, foram traçados projectos mais ambiciosos e no final do séc.XI o pequeno santuário de madeira deu lugar à primeira catedral de pedra.

Foram precisos mais de 200 anos até que a Catedral de Nidaros atingisse, grosso modo, as dimensões e aspecto que tem actualmente.

Seguiram-se depois séculos conturbados. A catedral foi gravemente danificada por vários incêndios ao longo dos séculos. De cada vez que os trabalhos de reconstrução eram finalizados, parecia que nova desgraça caía sobre ela na forma de chamas.

Em 1531, um trágico incêndio destruiu toda a cidade de Trondheim, inclusivamente a catedral que ficou em ruínas. A vinda da Reforma era eminente e devido à falta de dinheiro, apenas as reparações mais urgentes forma levadas a cabo. Durante cerca de 400 anos a nave e a fachada oeste, a mais bela fachada da catedral, foram deixadas em ruínas e apenas a parte central foi sendo restaurada e reconstruída ao longo desse tempo.


Nidarosdom – 1857 (foto retirada da wikipedia)

No sec. XIX, nasce um desejo de devolver à catedral o seu esplendor e é iniciado o maior projecto de reconstrução que levou cerca de 150 anos.

O espaço interior é privado de luz, apesar dos belíssimos vitrais. Mas essa ausência de luz é um convite directo ao silêncio e à interiorização.

É graças a esse esforço que hoje podemos maravilhar-nos perante a sua magnitude, com tempo para passear demoradamente à volta do recinto da catedral, descobrir os detalhes e consciencializarmo-nos da nossa verdadeira dimensão.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá Vagamundos,
    eu sei que venho tarde, mas sempre com vontade de ver este brilhante roteiro sobre o norte europeu. O tempo por aqui é sempre bem passado.

    A catedral que nos mostram é impressionante. Fantástica.
    Uma obra milenar.
    Obrigado pela partilha

    Cumprimentos

  2. Magníficas fotos do interior dessa Catedral!!!
    Bom fim de semana aos dois Vagamundos:)
    Beijinhos,
    AA

  3. Queridos vagamundos,

    nem sabia da existência deste lugar. Mas que lindo! Obrigada por dividir estas lindas fotos conosco!

  4. A Catedral é realmente deslumbrante e depois de ter passado por tantos azares.
    Obrigado e abraços.

  5. Olá Valentim. Obrigado nós, por acompanhares os relatos da nossa viagem pela terra do bacalhau 🙂 A Catedral de Nidaros foi sem dúvida o edificio mais marcante desta viagem.
    Abraço

    Olá Alexandrina. É um local que consegue aliar a beleza ao espiritual. Boa semana!
    Bjs

    Olá Deisoca. Mais uma descoberta 🙂 Obrigado pelas tuas palavras.
    Bjs

    Olá João. Esta foi daquelas que teve de sobreviver a muito! Mas sobreviveu ao "test of time".
    Abraço

    Olá Lacoste. A tua lista é como a nossa. Está sempre a crescer 🙂
    Abraço

    Olá Lucy! Bom de saber que gostaste 🙂
    Bjs

  6. perfeita essa catedral..um dia se Deus permitir,com certeza quero visitá-la.obrigada pela partilha!!

  7. Olá! Obrigado pelo comentário. Esperamos que Deus permita que a venha a conhecer. É um lugar lindo. Se necessitar de informações adicionais teremos todo o gosto em ajudar.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.