Visitar Turquia – Guia, Roteiro e Dicas de Viagem

Guia Roteiro Visitar Turquia

A Turquia é um dos poucos países do mundo que abrange mais do que um continente. Esta fascinante região do globo, onde a Europa encontra a Ásia, foi o berço de muitas civilizações e viu nascer e morrer mais de um par de impérios. E essa mescla de culturas sente-se a cada passo dado, seja na arquitectura, nas tradições, na gastronomia e sobretudo nos rostos daqueles que lhe dão vida.

Uma viagem à Turquia é por isso garantia de ricas e intensas experiências, daquelas que teimam em ficar alojadas na memória e no coração. Talvez seja por essa pegada sentimental que todas as visitas imprimem em nós, que gostamos tanto de regressar à Turquia.

Até porque a Turquia oferece algo para todos os gostos e há sempre algo novo para explorar e uma multitude de segredos por desvendar.

Das vibrantes cidades, repletas de história, às paisagens esmagadoras, a Turquia é uma verdadeira caixinha de surpresas, exímia na arte de surpreender e estimular todos os sentidos do viajante.

Há quem reduza a Turquia à gigante e frenética cidade de Istambul ou ao relevo surreal da Capadócia. E se é verdade que ambos os destinos justificam, por si só, uma visita à Turquia, a verdade é que a Turquia tem muito mais para se explorar.

Desses destinos, um pouco mais esquecidos, destacamos as impressionantes ruínas da antiga cidade grega de Éfeso, os deslumbrantes travertinos de Pamukkale, a castiça cidade curda de Mardin, as fantásticas praias do Mediterrâneo, o irreal Mosteiro de Sumela e o gigantesco lago salgado de Van.

Já está com vontade de pegar na sua mala ou mochila e de rumar à Turquia? Então planeie a sua viagem com a ajuda deste Guia, para aproveitar o seu tempo ao máximo neste país arrebatador que, acreditamos nós, o vai “obrigar” a regressar um sem número de vezes.

Clique para ler o nosso Roteiro de Istambul

Guia de Viagem Turquia

Os melhores locais e pontos de interesse da Turquia. Sugestões de roteiros e muita informação prática para preparar a sua viagem à Turquia.

Informação Prática e Dicas de Viagem
Bandeira da Turquia

  • Língua: Turco
  • Olá em turco: “Merhaba!”
  • Capital da Turquia: Ankara (é verdade, não é Istambul)
  • Moeda da Turquia: Lira Turca (₺)
  • Fuso Horário da Turquia: GMT +3
  • Visto Turquia: os cidadãos portugueses precisam de visto para entrar na Turquia. O mesmo deve ser tirado online através do site e-Visa oficial da Turquia idealmente com uma semana de antecedência. O preço é de 20 USD e o visto é válido durante 6 meses após data de emissão, permitindo múltiplas entradas e estadias na Turquia de no máximo 90 dias consecutivos. Para os cidadãos brasileiros temos excelentes notícias: presentemente não precisam de visto para estadias na Turquia até 90 dias. É só mesmo fazer as malas.
  • Saúde e Vacinas: para entrar na Turquia não existem vacinas obrigatórias. A Turquia é um país moderno e como tal as condições higiénicas na Turquia são bastante boas. Ainda assim recomendamos evitar o consumo de água não engarrafada (grande parte da água canalizada até é potável, mas para estadias curtas há que evitar o consumo pois o corpo necessita de alguns dias de habituação e, no entretanto, não se livra de problemas de estômago) e ter especial cuidado no consumo de gelados, mariscos e carnes cruas quando viajar longe das grandes cidades turcas. Como os azares não acontecem só aos outros jogue pelo seguro e faça um bom seguro de viagem.
  • Clima/Melhor época para visitar Turquia: os melhores meses para visitar a Turquia são abril e maio e setembro e outubro. Nestes meses as temperaturas são excelentes, não há multidões e os preços são em conta. No verão as temperaturas sobem muito (é bom para a praia, mas para outras atividades não é tão agradável) mas o pior mesmo é a subida dos preços e as enormes filas para visitar os locais de interesse. Também pode visitar a Turquia nos meses de Inverno. O tempo, como é obvio, não é tão bom mas os preços são muito convidativos. Só recomendamos não ir muito para leste (região do Curdistão) pois costuma nevar muito e isso traduz-se em problemas de mobilidade entre as localidades.
  • Custo de Vida Turquia: com a desvalorização da lira turca, a Turquia, que já não era um destino caro para padrões de Europa Ocidental, é hoje um destino muito económico, sobretudo fora da grande Istambul. Um orçamento diário de 30-50€ permite-lhe ficar alojado num hotel decente, comer em restaurantes económicos/midrange e fazer várias atividades/viagens.
  • Transportes Turquia: os autocarros na Turquia são muito confortáveis, têm serviço de bordo e são a opção mais económica para viajar entre cidades. Caso as distâncias sejam muito longas deve também ponderar comprar um voo pois existe muita oferta low-cost. Comprado com alguma antecedência e para longas distâncias, até pode ficar mais barato que o autocarro. Por exemplo já compramos um voo de Istambul para a Capadócia (só ida) por 20€.
  • Locais a não perder: Istambul, Capadócia, Pamukale, Mardin, Lago Van, Ephesus, Dyarbakir, Costa do Mediterrâneo, Nemrut, Urfa, Mosteiro de Sumela, Ani e a montanha Ararat.  

Seguro de Viagem para a Turquia

Algo que consideramos imprescindível numa viagem à Turquia é um bom seguro de viagem. Há-os de muitas cores e feitios mas a nossa escolha recaí quase sempre no pacote Explorer da World Nomads. É rápido e fácil de fazer, são a 100% especializados em viagens, têm um ratio custo-benefício muito positivo e uma vertente de responsabilidade social com a aliança à Footprints, que angaria fundos e dinamiza projetos de desenvolvimento para pequenas comunidades. Clique aqui para fazer uma simulação para a sua viagem à Turquia.

O Melhor da Turquia – o que ver e visitar na Turquia

Istambul

Istambul

Istambul é a cidade mais fascinante da Turquia e ponto de paragem obrigatório em qualquer roteiro da Turquia. Primorosamente situada no estreito entre o Mar de Mármara e o Mar Negro, Istambul é conhecida como o ponto onde o oriente encontra o ocidente, tanto geograficamente como culturalmente.

O imenso legado dos Impérios Otomano e Bizantino, que dela fizeram a sua capital, é de deixar qualquer um de queixo caído. Hagia Sofia, Mesquita Azul, Torre de Gálata, Cisterna subterrânea da Basílica, Palácio Topkapi, Igreja de São salvador de Chora e o Grande Bazar são monumentos que por si só justificam uma visita a Istambul.

Mas Istambul não é só história. A cidade fervilha de vida a qualquer hora do dia e tem uma assombrosa atmosfera exótica… ou não fosse Istambul a única cidade do mundo que abrange dois continentes. E assistir ao pôr do sol enquanto de navega pelas águas do Bósforo, com a Europa de um lado e a Ásia do outro, é simplesmente inigualável.
Clique para ver as melhores opções de alojamento em Istambul.

Éfeso

Éfeso

As ruínas de Éfeso, nos arredores de Selçuk, são um dos locais imperdíveis numa visita à Turquia. A cidade foi fundada pelos gregos no longínquo século X antes de Cristo e floresceu durante o controlo romano tendo-se tornado a segunda maior cidade do Império, apenas atrás de Roma.

As ruínas apresentam um extraordinário estado de conservação, e da imensa cidade destacamos o seu glorioso Teatro, o Templo de Adriano e a magnífica Biblioteca de Celso, uma estrutura de dois andares que foi construída para abrigar mais de 12.000 pergaminhos.

Aproveite a estadia em Selçuk e visite também o que resta do Templo de Ártemis, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Selçuk.

Costa do Mediterrâneo 

Antalya

A região do mediterrâneo da Turquia é surpreendente. A somar às fantásticas praias banhadas pelas quentes águas do mediterrâneo, há cascatas, ruínas romanas, cidades centenárias, pequenas vilas piscatórias e trilhos que nos brindam com sublimes paisagens. A capital da região, Antalya, e a castiça cidade costeira de Fethiye são excelentes para montar base para explorar a região. Se gosta de caminhadas, não deixe de fazer algumas etapas da melhor grande rota turca, a Lycian Way. Clique para ver as melhores opções de alojamento na costa do Mediterrâneo. 

Pamukkale

Pamukkale

Pamukkale, o Castelo de Algodão, é um dos maiores tesouros naturais e históricos da Turquia. Os deslumbrantes travertinos, formados por águas calcárias vão deixá-lo de boca aberta, e subir até ao topo a pé enquanto admira as inúmeras cascatas petrificadas e os terraços com sedutoras piscinas, é uma experiência formidável. Uma vez no topo não deixe de visitar as fontes termais (e de dar um par de mergulhos nas piscinas naturais) e as ruínas da cidade romana de Hierapolis. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Pamukkale.

Capadócia

Capadócia

Se há região do mundo capaz de encantar o mais experimentado dos viajantes, é a Capadócia. O seu relevo surrealista, formado pela ação do vento e da água ao longo de milhares de anos, criou autênticas paisagens de conto de fadas compostas por formações rochosas incomuns que lembram chaminés de fadas, animais e até mesmo pináculos com um toque erótico.

São inúmeros os vales onde pode fazer caminhadas inesquecíveis enquanto explora sem pressas os seus deslumbrantes segredos. E claro não pode deixar de fazer um passeio de balão ao nascer do sol. Avisamos já que vai ser difícil largar a máquina fotográfica ou o telemóvel, pois um lugar assim desperta em força o fotógrafo que há em nós.

E para além dos seus vales mágicos é ainda possível visitar várias construções talhadas na rocha, desde habitações a igrejas bizantinas passando por castelos e caravançarais da antiga rota da Seda.

Os locais que tem mesmo de incluir no seu itinerário de visita à Capadócia são o Museu ao ar livre de Göreme, o vale de Ihlara, o Mosteiro de Selime, o Vale Rosa e Vermelho, o Vale dos Monges, o Vale da Imaginação, o Vale Branco, o Vale dos Pombos, Uçhisar e, claro, o Vale do Amor. Clique para ver as melhores opções de alojamento na Capadócia.

Monte Nemrut

Monte Nemrut

As colossais cabeças de pedra no topo do Monte Nemrut, a mais de 2000 metros de altura, são um dos locais mais famosos da Turquia. Este local, hoje património da UNESCO, era um monte funerário e acredita-se que as gigantescas estátuas eram os seus guardiões. A altura ideal para visitar é ao nascer do sol o que implica acordar bem cedo e fazer a subida ainda durante a noite (há imensa oferta de tours locais para fazer esta actividade). O esforço vale a pena. É que observar as gigantescas estátuas a saírem lentamente da penumbra da noite é um cenário assombroso e uma experiência que vai ficar gravada na retina para sempre. Clique para ver as melhores opções de alojamento perto do Monte Nemrut.

Urfa (Şanlıurfa)

Urfa

Şanlıurfa, mais conhecida por Urfa, é a cidade santa onde nasceu Abrão e é ponto de paragem quase obrigatória numa vista ao leste da Turquia (região do Curdistão Turco). Aqui vai encontrar um “melting pot” do Médio Oriente, onde coabitam turcos, curdos e árabes. Os locais de visita obrigatória são o vibrante mercado, a Mesquita Halil-ur-Rahman e a gruta de Abrão. Mas o melhor de Urfa são mesmo as pessoas que com gestos calorosos nos fazem sentir em casa e nos recebem com um sorriso honesto e desinteressado. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Urfa.

Mardin

Mardin

Mardim é um dos segredos mais bem guardados da Turquia. A cidade velha é do mais castiço que encontrámos pelas bandas da região do Curdistão turco. As suas casas feitas de pedra cor de mel, espalham-se colina acima, dando uma imagem de fusão perfeita com o cenário natural circundante e o seu castelo no topo do monte é literalmente a cereja no topo do bolo. Tenha cuidado, pois vai apaixonar-se! Clique para ver as melhores opções de alojamento em Mardin.

Diyarbakir

Diyarbakir

São poucos os roteiros da Turquia que recomendam uma visita a Dyarbakir, a capital do Curdistão Turco. Infelizmente esta cidade milenar é palco de alguns conflitos entre curdos e turcos o que levanta sempre algumas questões de segurança. Nós estivemos por lá 4 dias e não tivemos qualquer problema, mas convém sempre informar-se de antemão sobre questões de segurança.

Caso não existam problemas de maior e quiser conhecer uma cidade autêntica no leste da Turquia recomendamos vivamente uma visita. Em Dyarbakir as tradições seculares estão bem presentes e as pessoas vão recebê-lo de braços abertos, até porque não veem muitos turistas.

E o que não falta são atractivos para justificar a visita: o centro histórico é um dos mais castiços da Turquia Oriental, a sua imponente Fortaleza é património da Unesco (as muralhas de Dyarbakir são as segundas maiores do mundo, só superadas pela Grande Muralha da China), tem imensas igrejas e mesquitas históricas e irreais caravançarais dos tempos da Rota da Seda. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Diyarbakir.

Ani

Ani

As ruínas de pedra rosadas de catedrais, igrejas, casas, fortalezas e palácios da antiga cidade arménia de Ani, a flutuar misteriosamente pela ondulante paisagem, vão seguramente transportá-lo para um mundo apocalíptico. A hoje cidade fantasma de Ani até já foi a capital da Arménia mas por culpa das invasões mongóis e de vários terremotos acabou mesmo por ser abandonada no século XVIII. O edifício mais emblemático das ruínas de Ani é a Igreja do Cristo Redentor, mas o melhor deste destino da Turquia é deambular pelas suas ruínas e absorver o seu misterioso ambiente. O melhor local para ficar alojado é a cidade de Kars, que fica a cerca de 50 km de distância de Ani. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Kars.

Van

Van

Situada praticamente no extremo oriental da Turquia, a somente 100 km do Irão, a cidade de Van, famosa pelo seu lago e pela Ilha de Akdamar, está longe de estar na típica rota turística da Turquia. Mas nós tínhamos de a incluir no nosso roteiro.

É que o Lago Van não é um lago qualquer, é o maior de toda a Turquia e, apesar de estar localizado a mais de 1600 metros de altura, raramente congela devido à elevada salinização das suas águas. Numa das suas ilhas – Ilha de Akdamar – localiza-se o maior highlight de toda a região: a maravilhosa Catedral Armena da Cruz Sagrada.

Mas se a Catedral de Akdamar é o maior atrativo da região, está longe de ser o último. Também digno de visita é o gigantesco castelo de Van. E, claro, é quase ilegal passar por Van e não experimentar os seus nacionalmente famosos kahvalti (típicos pequenos-almoços curdos – versão king size). Deliciosos! Clique para ver as melhores opções de alojamento em Van.

Ararate

Ararate

Para os amantes da natureza um itinerário pela Turquia não fica completa sem uma visita à impressionante montanha de Ararate, a mais alta de toda a Turquia (mais de 5000 metros). Os dois cones vulcânicos que constituem Ararate dominam a paisagem e há imensas oportunidades de trekking e escalada capaz de saciar o mais exigente dos amantes de outdoors. Clique para ver as melhores opções de alojamento perto do Monte Ararate.

Mosteiro de Sumela

Mosteiro de Sumela

O Mosteiro de Sumela, situado a cerca de 50 km de Trabzon, é um dos monumentos mais fascinantes da Turquia e só ele já justifica uma visita à costa do Mar Negro. O mosteiro está, literalmente, esculpido na encosta dum íngreme penhasco e os frescos que ainda conserva no seu interior são dos melhores que se pode ver em toda a Turquia. Recomendamos vivamente que suba a pé até ao mosteiro caminhando pelo frondoso bosque que lhe dá acesso. Ver o mosteiro a surgir lentamente por entre a folhagem é algo mesmo muito especial. Clique para ver as melhores opções de alojamento em Trabzon.

Sugestão de Roteiros para visitar a Turquia – com mapas 

O tempo que sugerimos para cada roteiro da Turquia é meramente indicativo. Por exemplo é possível fazer o Roteiro de Istambul à Capadócia em apenas 10 dias cortando a paragem na costa do mediterrâneo e/ou passando apenas um par de dias em Istambul e na Capadócia. Ou pode demorar um mês a seguir, grosso modo, o mesmo itinerário se pretender conhecer bem Istambul (4-5 dias é o ideal para esta metrópole), fazer trekking na Capadócia (altamente recomendado) ou desfrutar de uns dias de praia.

Sobretudo se vai com pouco tempo, e quer aproveitar ao máximo a sua viagem na Turquia, recomendamos vivamente que alugue um carro. Clique aqui para utilizar o comparador de preços da Rentalcar e obter as melhores ofertas de aluguer de carro do mercado.

Roteiro da Turquia – de Istambul à Capadócia (10-15 dias)

Istambul – Selçuk (Eféso) – Pamukkale – Antalya – Capadócia 

Roteiro Turquia de Leste (2-3 semanas)

Ankara – Monte Nemrut – Urfa – Mardin – Diarbaquir – Van – Monte Ararate – Ani – Erzurum – Trabzon (Mosteiro de Sumela)

Roteiro Grande volta Turca (pelo menos 1 mês)

Istambul – Selçuk – Pamukkale – Capadócia – Monte Nemrut – Urfa – Mardin – Van – Ani – Trabzon

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.