Anda a sonhar em visitar a Turquia, mas o planeamento está a revelar-se um verdadeiro quebra-cabeças? Não se preocupe que nós damos-lhe uma mãozinha com o nosso guia completo para visitar a Turquia, onde vamos partilhar consigo não uma, mas três sugestões de roteiros para visitar a Turquia com os nossos lugares favoritos e muitas dicas práticas que lhe vão facilitar a logística e permitir desfrutar ao máximo da sua viagem.
A Turquia é um dos poucos países do mundo que abrange mais do que um continente. Esta fascinante região do globo, onde a Europa encontra a Ásia, foi o berço de muitas civilizações e viu nascer e morrer mais de um par de impérios. E essa mescla de culturas sente-se a cada passo dado, seja na arquitetura, nas tradições, na gastronomia e sobretudo nos rostos daqueles que lhe dão vida.
Uma viagem à Turquia é por isso garantia de ricas e intensas experiências, daquelas que teimam em ficar alojadas na memória e no coração. Talvez seja por essa pegada sentimental que todas as visitas imprimem em nós, que gostamos tanto de regressar à Turquia.
Até porque a Turquia oferece algo para todos os gostos e há sempre algo novo para explorar e uma multitude de segredos por desvendar.
Das vibrantes cidades, repletas de história, às paisagens esmagadoras, a Turquia é uma verdadeira caixinha de surpresas, exímia na arte de surpreender e estimular todos os sentidos do viajante.
Há quem reduza a Turquia à gigante e frenética cidade de Istambul ou ao relevo surreal da Capadócia. E se é verdade que ambos os destinos justificam, por si só, uma visita à Turquia, a verdade é que a Turquia tem muito mais para se explorar.
Desses destinos, um pouco mais esquecidos, destacamos as impressionantes ruínas da antiga cidade grega de Éfeso, os deslumbrantes travertinos de Pamukkale, a castiça cidade curda de Mardin, as fantásticas praias do Mediterrâneo, o irreal Mosteiro de Sumela e o gigantesco lago salgado de Van.
Já está com vontade de pegar na sua mala ou mochila e de rumar à Turquia? Então planeie a sua viagem com a ajuda deste Guia, para aproveitar o seu tempo ao máximo neste país arrebatador que, acreditamos nós, o vai “obrigar” a regressar um sem número de vezes.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia de Viagem Turquia
- 2 O Melhor da Turquia – o que ver e visitar na Turquia
- 3 Sugestão de Roteiros para visitar a Turquia – com mapas
- 4 Outros artigos da Turquia
Guia de Viagem Turquia
Os melhores locais e pontos de interesse da Turquia. Sugestões de roteiros e muita informação prática para preparar a sua viagem à Turquia.
- Língua: Turco
- Olá em turco: “Merhaba!”
- Capital da Turquia: Ankara (é verdade, não é Istambul)
- Moeda da Turquia: Lira Turca (₺)
- Fuso Horário da Turquia: GMT +3
- Visto Turquia: desde março de 2020 os cidadãos portugueses não precisam de visto para visitar a Turquia para estadias no país até 90 dias. Só é necessário ter um passaporte válido! Os cidadãos brasileiros também não necessitam de visto para viajar para a Turquia para estadias até 90 dias.
- Saúde e Vacinas: para entrar na Turquia não existem vacinas obrigatórias. A Turquia é um país moderno e como tal as condições higiénicas na Turquia são bastante boas. Ainda assim recomendamos evitar o consumo de água não engarrafada (grande parte da água canalizada até é potável, mas para estadias curtas há que evitar o consumo pois o corpo necessita de alguns dias de habituação e, no entretanto, não se livra de problemas de estômago) e ter especial cuidado no consumo de gelados, mariscos e carnes cruas quando viajar longe das grandes cidades turcas. Como os azares não acontecem só aos outros jogue pelo seguro e faça um bom seguro de viagem.
- Clima/Melhor época para visitar Turquia: os melhores meses para visitar a Turquia são abril e maio e setembro e outubro. Nestes meses as temperaturas são excelentes, não há multidões e os preços são em conta. No verão as temperaturas sobem muito (é bom para a praia, mas para outras atividades não é tão agradável) mas o pior mesmo é a subida dos preços e as enormes filas para visitar os locais de interesse. Também pode visitar a Turquia nos meses de Inverno. O tempo, como é obvio, não é tão bom mas os preços são muito convidativos. Só recomendamos não ir muito para leste (região do Curdistão) pois costuma nevar muito e isso traduz-se em problemas de mobilidade entre as localidades.
- Custo de Vida Turquia: com a desvalorização da lira turca, a Turquia, que já não era um destino caro para padrões de Europa Ocidental, é hoje um destino muito económico, sobretudo fora da grande Istambul. Um orçamento diário de 30-50€ permite-lhe ficar alojado num hotel decente, comer em restaurantes económicos/midrange e fazer várias atividades/viagens.
- Transportes Turquia: os autocarros na Turquia são muito confortáveis, têm serviço de bordo e são a opção mais económica para viajar entre cidades. Caso as distâncias sejam muito longas deve também ponderar comprar um voo pois existe muita oferta low-cost. Comprado com alguma antecedência e para longas distâncias, até pode ficar mais barato que o autocarro. Por exemplo já compramos um voo de Istambul para a Capadócia (só ida) por 20€.
- Locais a não perder: Istambul, Capadócia, Pamukale, Mardin, Lago Van, Ephesus, Dyarbakir, Costa do Mediterrâneo, Nemrut, Urfa, Mosteiro de Sumela, Ani e a montanha Ararat.
Algo que consideramos muito importante numa viagem à Turquia é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.
Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.
O Melhor da Turquia – o que ver e visitar na Turquia
Istambul
Istambul é a cidade mais fascinante da Turquia e ponto de paragem obrigatório em qualquer roteiro para visitar Turquia. Primorosamente situada no estreito entre o Mar de Mármara e o Mar Negro, Istambul é conhecida como o ponto onde o oriente encontra o ocidente, tanto geograficamente como culturalmente.
O imenso legado dos Impérios Otomano e Bizantino, que dela fizeram a sua capital, é de deixar qualquer um de queixo caído. Hagia Sofia, Mesquita Azul, Torre de Gálata, Cisterna subterrânea da Basílica, Palácio Topkapi, Igreja de São salvador de Chora e o Grande Bazar são monumentos que por si só justificam uma visita a Istambul.
Mas Istambul não é só história. A cidade fervilha de vida a qualquer hora do dia e tem uma assombrosa atmosfera exótica… ou não fosse Istambul a única cidade do mundo que abrange dois continentes. E assistir ao pôr do sol enquanto de navega pelas águas do Bósforo, com a Europa de um lado e a Ásia do outro, é simplesmente inigualável.
Onde Dormir em Istambul
Stories Hotel Kumbaracı | Berk Guesthouse | Hotel Coliseum | Pera Palace Hotel
Éfeso
As ruínas de Éfeso, nos arredores de Selçuk, são outro dos locais imperdíveis num roteiro para visitar a Turquia. A cidade foi fundada pelos gregos no longínquo século X antes de Cristo e floresceu durante o controlo romano tendo-se tornado a segunda maior cidade do Império, apenas atrás de Roma.
As ruínas apresentam um extraordinário estado de conservação, e da imensa cidade destacamos o seu glorioso Teatro, o Templo de Adriano e a magnífica Biblioteca de Celso, uma estrutura de dois andares que foi construída para abrigar mais de 12.000 pergaminhos.
Aproveite a estadia em Selçuk e visite também o que resta do Templo de Ártemis, uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo.
Onde Dormir em Selçuk
Nicea Hotel | Ibri Hotel | Hotel Mary’s House | Akanthus Hotel Ephesus
Costa do Mediterrâneo
A região do mediterrâneo da Turquia é surpreendente. A somar às fantásticas praias banhadas pelas quentes águas do mediterrâneo, há cascatas, ruínas romanas, cidades centenárias, pequenas vilas piscatórias e trilhos que nos brindam com sublimes paisagens. A capital da região, Antália, e a castiça cidade costeira de Fethiye são excelentes para montar base para explorar a região. Se gosta de caminhadas, não deixe de fazer algumas etapas da melhor grande rota turca, a Lycian Way.
Onde Dormir na Costa do Mediterrâneo
White Garden Hotel (Antalya) | Elegance East Hotel (Antalya) | Infinity Exclusive City Hotel (Fethye) | Alesta Yacht Hotel (Fethye)
Pamukkale
Pamukkale, o Castelo de Algodão, é um dos maiores tesouros naturais e históricos da Turquia. Os deslumbrantes travertinos, formados por águas calcárias vão deixá-lo de boca aberta, e subir até ao topo a pé enquanto admira as inúmeras cascatas petrificadas e os terraços com sedutoras piscinas, é uma experiência formidável. Uma vez no topo não deixe de visitar as fontes termais (e de dar um par de mergulhos nas piscinas naturais) e as ruínas da cidade romana de Hierapolis.
Onde Dormir em Pamukkale
Venus Suite Hotel | Bellamaritimo Hotel | Melrose House Hotel
Capadócia
Se há região do mundo capaz de encantar o mais experimentado dos viajantes, é a Capadócia. Como tal nem pestaneje na hora de a incluir no seu roteiro para visitar a Turquia. O seu relevo surrealista, formado pela ação do vento e da água ao longo de milhares de anos, criou autênticas paisagens de conto de fadas compostas por formações rochosas incomuns que lembram chaminés de fadas, animais e até mesmo pináculos com um toque erótico.
São inúmeros os vales onde pode fazer caminhadas inesquecíveis enquanto explora sem pressas os seus deslumbrantes segredos. E claro não pode deixar de fazer um passeio de balão ao nascer do sol. Avisamos já que vai ser difícil largar a máquina fotográfica ou o telemóvel, pois um lugar assim desperta em força o fotógrafo que há em nós.
E para além dos seus vales mágicos é ainda possível visitar várias construções talhadas na rocha, desde habitações a igrejas bizantinas passando por castelos e caravançarais da antiga rota da Seda.
Os locais que tem mesmo de incluir no seu itinerário de visita à Capadócia são o Museu ao ar livre de Göreme, o vale de Ihlara, o Mosteiro de Selime, o Vale Rosa e Vermelho, o Vale dos Monges, o Vale da Imaginação, o Vale Branco, o Vale dos Pombos, Uçhisar e, claro, o Vale do Amor.
Onde Dormir em Göreme (Capadócia)
Kayatas Hotel | Mithra Cave Hotel | Carus Cappadocia | Anatolian Houses Cave Hotel
Monte Nemrut
As colossais cabeças de pedra no topo do Monte Nemrut, a mais de 2000 metros de altura, são um dos locais mais famosos da Turquia. Este local, hoje património da UNESCO, era um monte funerário e acredita-se que as gigantescas estátuas eram os seus guardiões. A altura ideal para visitar é ao nascer do sol o que implica acordar bem cedo e fazer a subida ainda durante a noite (há imensa oferta de tours locais para fazer esta actividade). O esforço vale a pena. É que observar as gigantescas estátuas a saírem lentamente da penumbra da noite é um cenário assombroso e uma experiência que vai ficar gravada na retina para sempre.
Onde Dormir perto do Monte Nemrut
Nemrut Dağı Işik Pansi̇on | Karadut Pension Nemrut
Urfa (Şanlıurfa)
Şanlıurfa, mais conhecida por Urfa, é a cidade santa onde nasceu Abrão e é ponto de paragem quase obrigatória numa vista ao leste da Turquia (região do Curdistão Turco). Aqui vai encontrar um “melting pot” do Médio Oriente, onde coabitam turcos, curdos e árabes. Os locais de visita obrigatória são o vibrante mercado, a Mesquita Halil-ur-Rahman e a gruta de Abrão. Mas o melhor de Urfa são mesmo as pessoas que com gestos calorosos nos fazem sentir em casa e nos recebem com um sorriso honesto e desinteressado.
Onde Dormir em Urfa
Manici Hotel Sanliurfa | Elci Konagi Butik Hotel | Hilton Garden Inn Sanliurfa
Mardin
Mardim é um dos segredos mais bem guardados da Turquia. A cidade velha é do mais castiço que encontrámos pelas bandas da região do Curdistão turco. As suas casas feitas de pedra cor de mel, espalham-se colina acima, dando uma imagem de fusão perfeita com o cenário natural circundante e o seu castelo no topo do monte é literalmente a cereja no topo do bolo. Tenha cuidado, pois vai apaixonar-se!
Onde Dormir em Mardin
Kaya Ninova Hotel | Erdoba Elegance Hotel & Spa | Hilton Garden Inn Mardin
Diyarbakir
São poucos os roteiros da Turquia que recomendam uma visita a Dyarbakir, a capital do Curdistão Turco. Infelizmente esta cidade milenar é palco de alguns conflitos entre curdos e turcos o que levanta sempre algumas questões de segurança. Nós estivemos por lá 4 dias e não tivemos qualquer problema, mas convém sempre informar-se de antemão sobre questões de segurança.
Caso não existam problemas de maior e quiser conhecer uma cidade autêntica no leste da Turquia recomendamos vivamente uma visita. Em Dyarbakir as tradições seculares estão bem presentes e as pessoas vão recebê-lo de braços abertos, até porque não veem muitos turistas.
E o que não falta são atractivos para justificar a visita: o centro histórico é um dos mais castiços da Turquia Oriental, a sua imponente Fortaleza é património da Unesco (as muralhas de Dyarbakir são as segundas maiores do mundo, só superadas pela Grande Muralha da China), tem imensas igrejas e mesquitas históricas e irreais caravançarais dos tempos da Rota da Seda.
Onde Dormir em Dyarbakir
SV Business Hotel Diyarbakir | Hilton Garden Inn Diyarbakir | Mitannia Regency Hotel
Ani
As ruínas de pedra rosadas de catedrais, igrejas, casas, fortalezas e palácios da antiga cidade arménia de Ani, a flutuar misteriosamente pela ondulante paisagem, vão seguramente transportá-lo para um mundo apocalíptico. A hoje cidade fantasma de Ani até já foi a capital da Arménia mas por culpa das invasões mongóis e de vários terremotos acabou mesmo por ser abandonada no século XVIII. O edifício mais emblemático das ruínas de Ani é a Igreja do Cristo Redentor, mas o melhor deste destino da Turquia é deambular pelas suas ruínas e absorver o seu misterioso ambiente. O melhor local para ficar alojado é a cidade de Kars, que fica a cerca de 50 km de distância de Ani.
Onde Dormir em Kars
Kars Konak Hotel | Hotel Katerina Sarayı | Hotel Kent Ani
Van
Situada praticamente no extremo oriental da Turquia, a somente 100 km do Irão, a cidade de Van, famosa pelo seu lago e pela Ilha de Akdamar, está longe de estar na típica rota turística da Turquia. Mas nós tínhamos de a incluir no nosso roteiro.
É que o Lago Van não é um lago qualquer, é o maior de toda a Turquia e, apesar de estar localizado a mais de 1600 metros de altura, raramente congela devido à elevada salinização das suas águas. Numa das suas ilhas – Ilha de Akdamar – localiza-se o maior highlight de toda a região: a maravilhosa Catedral Armena da Cruz Sagrada.
Mas se a Catedral de Akdamar é o maior atrativo da região, está longe de ser o último. Também digno de visita é o gigantesco castelo de Van. E, claro, é quase ilegal passar por Van e não experimentar os seus nacionalmente famosos kahvalti (típicos pequenos-almoços curdos – versão king size). Deliciosos!
Onde Dormir em Van
Hotel Dosco | Elite World Van | Doubletree by Hilton Van
Ararate
Para os amantes da natureza um itinerário pela Turquia não fica completa sem uma visita à impressionante montanha de Ararate, a mais alta de toda a Turquia (mais de 5000 metros). Os dois cones vulcânicos que constituem Ararate dominam a paisagem e há imensas oportunidades de trekking e escalada capaz de saciar o mais exigente dos amantes de outdoors.
Onde Dormir perto da montanha de Ararate
Tehran Boutique Hotel (Doğubayazıt) | Hotel Star Royal (Iğdır)
Mosteiro de Sumela
O Mosteiro de Sumela, situado a cerca de 50 km de Trabzon, é um dos monumentos mais fascinantes da Turquia e só ele já justifica uma visita à costa do Mar Negro. O mosteiro está, literalmente, esculpido na encosta dum íngreme penhasco e os frescos que ainda conserva no seu interior são dos melhores que se pode ver em toda a Turquia. Recomendamos vivamente que suba a pé até ao mosteiro caminhando pelo frondoso bosque que lhe dá acesso. Ver o mosteiro a surgir lentamente por entre a folhagem é algo mesmo muito especial.
Onde Dormir em Trabzon
Andalouse Elegant Suite Hotel | Peerless Resort Hotel | Radisson Blu Hotel Trabzon
Sugestão de Roteiros para visitar a Turquia – com mapas
O tempo que sugerimos para cada roteiro para visitar a Turquia é meramente indicativo. Por exemplo é possível fazer o Roteiro de Istambul à Capadócia em apenas 10 dias cortando a paragem na costa do mediterrâneo e/ou passando apenas um par de dias em Istambul e na Capadócia. Ou pode demorar um mês a seguir, grosso modo, o mesmo itinerário se pretender conhecer bem Istambul (4-5 dias é o ideal para esta metrópole), fazer trekking na Capadócia (altamente recomendado) ou desfrutar de uns dias de praia no mediterrânio.
Sobretudo se vai com pouco tempo, e quer aproveitar ao máximo a sua viagem na Turquia, recomendamos vivamente que alugue um carro. Clique aqui para utilizar o comparador de preços da AutoEurope e obter as melhores ofertas de aluguer de carro do mercado.
Roteiro da Turquia – de Istambul à Capadócia (10-15 dias)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar a Turquia em 10 – 15 dias
Roteiro Turquia de Leste (2-3 semanas)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar a Turquia em 2-3 semanas
Roteiro Grande volta Turca (1 mês)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar a Turquia num mês
Outros artigos da Turquia
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Gostei muito de ler as vossas sugestões.
Gostei bastante. A minha proocura por itinerário termina aqui. Vou seguir as vossas sugestões