Um olhar sobre a Cidade de Hamburgo

cidade-de-hamburgo

Neste overview da cidade de Hamburgo, ficam algumas das informações práticas sobre a esta que é a segunda maior cidade da Alemanha. O porto de Hamburgo deu fama mundial à cidade, mas há muito mais para desvendar nesta cidade portuária. Se é a sua primeira viagem a Hamburgo, não deixe de ler.

Mapa da Cidade de Hamburgo na Alemanha

A Cidade Livre e Hanseática de Hamburgo (em alemão Freie und Hansestadt Hamburg) é uma das cidades mais afluentes da Europa. É ainda uma cidade-estado alemã. Antes da unificação da Alemanha Hamburgo era politicamente soberana.

Brasão da Cidade de Hamburgo

hamburgo-brasão-rathaus
Brasão de Hamburgo num dos pináculos da Rathaus

População de Hamburgo

Com 1,7 milhões de habitantes, a cidade de Hamburgo é a segunda maior cidade da Alemanha e um dos 16 estados federais que formam a República Federal da Alemanha. Na sua área metropolitana habitam cerca de 4 milhões de pessoas. Este dado populacional transforma Hamburgo no maior centro cultural e económico do norte da Alemanha.

Num ambiente puramente multicultural, Hamburgo é uma cidade onde se encontram povos e culturas de todo o mundo, o que faz desta cidade, um local praticamente único. Também os portugueses fazem parte desta mescla de gente sendo que vivem cerca de 10 000 na cidade hanseática. Por isso é que na margem do porto cada segundo restaurante é português. Esta presença portuguesa já data do séc XVI, altura em que os judeus portugueses fugiram à inquisição e se instalaram nas margens do Elba.

Dados Geográficos de Hamburgo

Com 755 quilómetros quadrados, a área urbana é sete vezes maior do que Paris e duas vezes e meia maior do que Londres. Com 30 metros quadrados de superfície habitável por pessoa, Hamburgo tem em média a maior superfície habitável de todas as grandes cidades do mundo. Só 14% da área urbana é ocupada por zonas verdes e áreas de descanso. Situado nas margens do rio Elba e do seu afluente Alster, Hamburgo tem na sua totalidade 2302 pontes. São mais do que Veneza e Amesterdão juntas. Possui ainda o maior porto fluvial da Europa. Em termos mundiais é apenas ultrapassado pelo porto de Roterdão.

Tempo em Hamburgo

Hamburgo caracteriza-se por ter um clima chuvoso. A precipitação tem níveis altos durante todo o ano, mas o verão pode ser ensolarado. A névoa é também característica da cidade. Os meses de inverno podem reservar-nos o vislumbre da branca neve. Hamburgo tem duas épocas altas de turismo: de abril a agosto, meses mais quentes, e de outubro a dezembro por causa da época natalícia.

Principais Eventos de Hamburgo

Os principais eventos são o aniversário do Porto de Hamburgo que ocorre em maio. O Alstervergnügen, um festival de verão com lugar no Inner Alster, tem lugar no final do verão. Outro festival de renome é o Festival de Música de Reeperbahn invadida por multidões em setembro. Os mercados de Natal começam em novembro e vão até ao fim de dezembro e são um grande atrativo de Hamburgo. O tradicional mercado de peixes de Hamburgo está aberto todo o ano. Para a melhor experiência, vá logo no início da manhã. Não se espante com as multidões. Comida local e jazz, uma combinação no mínimo sui generis.

O slogan publicitário do turismo de Hamburgo clama beleza à cidade. “Eles [hamburgueses] estão convencidos de que vivem numa das cidades mais bonitas do mundo. Se é verdade ou não, isso é o que os visitantes terão que descobrir.” E é precisamente um cheirinho dessa beleza que pode descobrir nos nossos artigos sobre esta sedutora cidade.

O que visitar em Hamburgo? Proposta dum roteiro de 2 dias

Onde bate o coração da cidade de Hamburgo

O romantismo da cidade de Hamburgo num passeio de barco pelo Alster

Como Hamburgo está intimamente ligada à água

Dos santos aos pecadores, uma Hamburgo diferente

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Autoeurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá Juliana. Vale bem a pena uma viagem até à Alemanha. Não faltam atractivos, desde a montanhosa Baviera até ao norte plano de Schleswig-Holstein.
    Bjs

    Olá Escapista. Espero que os nossos relatos te façam fazer as malas e rumares até à Deutschland
    Abraço

    Olá Dylan. De facto nesta altura do ano já o verão acabou por estas bandas.
    Abraço

    Olá Tita. Gostamos sim. Acho que se impõe traçar um plano de viagem à Alemanha. Não te vais arrepender 🙂
    Bjs

  2. Olá Greece. Vai acompanhando as Crónicas que talvez te consigamos convencer a fazer as malas 🙂
    Bjs

    Olá Valentim. É de facto uma cidade impressionante. E com imensas curiosidades que vale a pena explorar. Das cidades alemãs não é das mais conhecidas pelos portugueses, o que é irónico pois tem a maior comunidade portuguesa em toda a Alemanha.
    Abraço

    Olá Dubis. Com família e tudo, não percam a oportunidade de visitar. É só um pulinho 🙂
    Abraço

  3. Wow, Hamburg must be an amazing city. I haven't seen much of Germany yet and I have such a long list of places I'd like to visit. Hamburg is definitely in it, second place I think, after Berlin… We'll see when I'll finally get to see it.
    For the time being, I'm quite content with reading your descriptions and looking at your photos.
    Thanks for sharing this!!
    Cheers!

  4. Hi Aledys. You're not far from the truth when you say Hamburg is an amazing city. If you're planing to visit Germany, you can't miss this Hanseatic city, as well as others. But you'll see what is still to come 🙂
    Greetings from Denmark

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.