Visitar Uppsala | Suécia: roteiro com o que ver e fazer

uppsala

Estando em Estocolmo, e porque a distância era curta, não podíamos deixar de visitar Uppsala, a quarta maior cidade sueca. A viagem de comboio foi bem rápida: 40 minutos. Ao nosso lado 3 crianças (uma delas temos dúvidas se já andaria na escola) viajavam à sua própria responsabilidade. Sinais dos traços culturais que nos distinguem.

As expectativas eram altas, fruto de lermos uns elogios rasgados à “Oxford” da Suécia. Na verdade, aqui se segue o que merece destaque no centro histórico desta cidade, situado a oeste do rio Fyris…

A Catedral
Uppsala é desde longa data o centro eclesiástico da Igreja da Suécia. A catedral data do séc. XV e procura rivalizar com a grandeza da Catedral de Nidaros em Trondheim na Noruega.

Esta é de facto a mais alta catedral da Escandinávia, mas, a nosso ver, a Catedral de Nidaros é muito superior em termos artísticos e surpreendente em termos da sua grandeza.

Gustavianum
O actual museu da Universidade situa-se no edificio mais velho da Universidade de Uppsala e possui um rico acervo de artefactos do período Viking bem como objectos que fazem parte da história da Universidade. Por baixo da cúpula está o emblemático e “velhinho” teatro anatómico que preserva o seu aspecto original.

A Universidade
Merece destaque por ser a primeira universidade de toda a Escandinávia (fundada em 1477) e por ser uma das mais reputadas no Norte da Europa. A presença da Universidade faz de Uppsala uma cidade universitária, logo, o seu retrato é fácil de traçar: população jovem, serviços direcionados para as necessidades dessa população e muita tranquilidade nos períodos de férias.

A Biblioteca
De seu nome Carolina Rediviva, o actual pólo central da biblioteca da Universidade de Uppsala data do séc. XIX e possui mais de 5 milhões de livros. O seu exterior pode não impressionar, mas sabemos que no seu interior está em exposição permanente um exemplar do Codex Argenteus (O Livro de Prata), um manuscrito do séc. VI com a tradução gótica da Bíblia.

O Castelo
É mais um dos edifícios imponentes da cidade, mas também este nos deixou pouco… impressionados. O castelo serve hoje de museu e o salão Rikssalen é utilizado para banquetes formais. No entanto, não podemos deixar de realçar o excelente estado de preservação do castelo; mais um traço cultural destes países cujo conforto financeiro lhes permite conservar monumentos e edifícios históricos.


O Jardim Botânico visto do Castelo de Uppsala


O Sino de Gunilla no bastião Norte do Castelo

O dia ainda nos permitiu visitar Gamla Uppsala, a Velha Uppsala, e seguir os passos de Santo Érico, o Rei Mártir…

mas sobre isso falaremos numa próxima crónica.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.