Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Visitar Valença do Minho é passear pela história duma Fortaleza Viva, das mais emblemáticas do Norte de Portugal ao ter sido palco de episódios decisivos da independência nacional contra os castelhanos. Imponente no alto da colina, qual eterna guardiã de pedra, a fortaleza seiscentista não deixa ninguém indiferente: sobranceira ao rio Minho e encarando a cidade espanhola de Tui como que em desafio eterno. Hoje são uma só, a Eurocidade Valença-Tui.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Vista aérea da Fortaleza de Valença

Mas Valença tem tanto mais para oferecer a quem a visita. Sobretudo se considerar uma visita completa ao concelho que abre todo um novo leque de pontos de interesse, mais ou menos monumentais, mas todos interessantes num roteiro para visitar Valença.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
A cidade galega de Tui e o rio Minho visto da Fortaleza de Valença

Agora chegou a sua vez descobrir a riqueza deste território, sabendo o que ver e fazer em Valença, dentro e fora de muralhas. Comece a planear a sua escapadinha a uma das povoações portuguesas mais antigas com a ajuda das nossas sugestões do que visitar, quando visitar, alojamentos onde dormir, restaurantes onde comer e mapa interativo, para não perder pitada da povoação à qual o rei D. Sancho I deu uma muralha, um foral e o nome Contrasta.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Cascata da Grova
Na preparação da sua viagem para visitar Valença do Minho sugerimos que leia também o nosso roteiro para visitar o Minho. Vai encontrar imensas ideias para combinar com a sua escapadinha a Valença!

Onde fica Valença do Minho?

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroValença, ou Valença do Minho, é uma cidade raiana no distrito de Viana do Castelo, na região Norte de Portugal e sub-região do Alto Minho. É sede do município homónimo limitado pelos municípios portugueses de Monção, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira, e, a norte, pelo município espanhol de Tui, pertencente à comunidade autónoma da Galiza.

Muito bem servida de vias rodoviárias, Valença beneficia de acessos facilitados a:

Ligada a Espanha por duas pontes, Valença é uma excelente porta de entrada na Galiza. Pela proximidade, pode combinar uma visita a Valença com estes destinos para um roteiro alargado pelo Minho.

Quando visitar Valença do Minho?

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Centro Histórico de Valença

Quando visitar Valença do Minho? Quando quiser e puder. Qualquer altura do ano é boa para visitar Valença. Desde que o sol brilhe ou, pelo menos, que não chova. Lembre-se que o tempo em Valença é tipicamente minhoto, e todos sabemos que o Minho é a região mais chuvosa de Portugal Continental. Independentemente da estação do ano, a nossa Dica VagaMundos para qualquer destino no Minho é: leve sempre um impermeável.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Mosteiro de Sanfins

Um roteiro histórico-cultural e gastronómico em Valença é bom todo o ano, e perfeitamente viável no inverno. Tire o melhor partido das estações do ano planeando atividades ao ar livre, caminhadas na natureza e subidas aos miradouros para a primavera (ou outono), diversão nas festas populares (as grandes festas de Valença, em honra de Nossa Senhora do Faro, são em agosto) ou com atividades náuticas no rio Minho para o verão, e reserve as experiências dum roteiro vínico para provas de vinho verde e Alvarinho de Valença para o outono – não lhe arranjamos melhor desculpa!

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Ecopista do Rio Minho

Assim que saiba o que ver e fazer em Valença, esteja atent@ à meteorologia e não hesite em fazer a sua escapadinha a Valença quando São Pedro der uma folga.

Onde ficar a dormir em Valença do Minho? Sugestões de alojamento

Valença atrai cada vez mais turistas por causa da Fortaleza, das lojas, dos Caminhos de Santiago, da gastronomia e da Ecopista do Rio Minho. Essa procura crescente ditou a necessidade de mais e melhores hotéis e alojamentos, a que Valença procura dar resposta. Atualmente há mais de meia centena de unidades de alojamento distribuídas por todo o concelho para você escolher onde ficar em Valença.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos para uma escapadinha a Valença – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Dentro da Fortaleza de Valença

Se o desejo é ficar mesmo no interior da Fortaleza de Valença, a Pousada de Valença é um clássico bem conhecido com serviços de luxo, mas, da nossa experiência, uma aposta com melhor relação qualidade-preço é a charmosa guesthouse Alojamento da Vila.

Na categoria dos apartamentos, no Domus Avocat um casal, com ou sem pequenotes, tem tudo para estadias independentes.

Sendo viajante solo e budgetarian, a primeira opção é olhar uma cama em dormitório num hostel e o Hostel Bulwark é um favorito dentro das muralhas. Mas espreite a Residencial Portas do Sol: por mais uns euros fica com um quarto privado com casa de banho só para si.

Fora da Fortaleza de Valença

Já fora muralhas, o Val Flores é um hotel económico e sem mordomias para quem só quer cama para dormir bem no centro de Valença. Mas, pagando quase o mesmo, vai muito melhor servid@ no Hotel Mabi, sossegado, com piscina, estacionamento gratuito e um soberbo pequeno almoço.

Turismo Rural em Valença

Os alojamentos de Turismo Rural de Valença (e na rota dos Caminhos de Santiago) que dão cartas são o hostel Quinta Estrada Romana com opção de quartos privados e camas em dormitório, e a Quinta do Caminho que apresenta uma piscina e um pouco mais de luxo.

Clique para ver mais opções de alojamento em Valença

O que ver e fazer em Valença do Minho? Locais a visitar e experiências a não perder

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroPara quem tem amor à história e às origens do país, visitar Valença é praticamente imperativo, pelo simbolismo e riqueza patrimonial dos monumentos sucessivos com que se vai cruzar ao perder-se pelas ruas do burgo medieval dentro das muralhas da Fortaleza. Seculares casas brasonadas, solares minhotos, pequenos palacetes atestam a presença de ilustres famílias. Adornadas igrejas, capelas e ermidas comprovam a devoção generosa das suas gentes.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroPor ser ponto focal nos Caminhos de Santiago, ser abençoada pela localização no Vale do Minho, estar às portas de Espanha, ter vistas panorâmicas estonteantes, e ter sido posta no mapa do turismo de natureza por causa da Ecopista do Rio Minho, Valença é um destino cada vez mais atraente.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroOs espanhóis conhecem a cidade-castelo de longa data, seduzidos pelas inúmeras lojas de têxteis-lar e a boa gastronomia minhota dos seus restaurantes. Agora é o mundo que a descobre, cativado pelos seus encantos.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Muralhas da Fortaleza de Valença

O foco do seu roteiro para visitar Valença será certamente a Fortaleza de Valença e é por aí que vamos começar. Candidata a Património UNESCO, a fortaleza no topo de duas colinas é uma das principais fortificações militares da Europa com mais de 5 km de muralhas.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroAs suas origens remontam a um povoado da Idade do Ferro. No século XII foi construída a primeira fortificação, mas o que hoje vemos é uma obra de arquitetura militar abaluartada dos séculos XVII e XVIII, dos tempos da Guerra da Restauração. É formada por dois polígonos: a Magistral (mais antiga) e a Coroada.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Porta da Coroada

Percorra as pequenas e estreitas ruas empedradas e descubra os tesouros patrimoniais a visitar em Valença:

  • Entre no perímetro muralhado por uma das suas magníficas portas: Portas do Sol, (onde está o Posto de Turismo de Valença), Porta da Coroada (entrada sul) ou Portas da Gaviarra (entrada norte usada pelos peregrinos dos Caminhos de Santiago para travessia do rio Minho através da ponte metálica do rio Minho e onde se encontra a Cisterna de São Vicente e a Porta Afonsina)
  • Explore o polígono da Coroada onde se encontram o Paiol do Campo de Marte, a Capela de Nosso Senhor do Encontro ou de São Sebastião e a Capela das Almas (do grupo de quatro Passos da Via Sacra de Valença), a Capela Militar do Bom Jesus (barroca e rococó com imagem histórica de Nossa Senhora do Carmo), a estátua de São Teotónio (o primeiro santo português e padroeiro de Valença) e o Baluarte de Santa Ana (o maior baluarte com a panorâmica mais ampla dos dois recintos amuralhados)
  • Atravesse as Portas do Meio sobre o fosso que separa a Coroada da Magistral e desça à Praça da República adornada com chafariz maneirista, onde está o edifício neoclássico dos Paços do Concelho e donde pode aceder à Fonte da Vila, a fonte e lavadouro medieval com brasão de armas real.
  • Tome a antiga Rua Direita, atual Rua Mouzinho de Albuquerque repleta de lojas, até à Igreja de Santo Estevão, neoclássica mas de origens românicas do século XIII. À saída, no adro da igreja encontra-se um marco miliário da via romana XIX vinda de Braga, datado do século I d.C.
  • Atente aos detalhes do casario como as casas com nicho e casas senhoriais dos quais se destaca a Casa do Marechal Champalimaud de Nussane com belíssimo portão barroco, e a Casa do Eirado, das mais antigas do burgo amuralhado, com marcas judaicas e janela manuelina debaixo da qual figura um galego degolado, diz o povo.
  • Visite o Núcleo Museológico de Valença onde funcionaram os antigos Paços do Concelho e o aljube de Valença.
  • Visite a Igreja de Santa Maria dos Anjos, matriz de Valença, igreja românica na qual se destacam os retábulos barrocos e neoclássicos, e as pinturas murais quinhentistas.
  • Caminhe pelas muralhas até ao Baluarte do Carmo para apreciar o Rio Minho, e ao Baluarte do Socorro, inegavelmente o miradouro com as melhores vistas panorâmicas da fortaleza. Descubra ainda o Paiol do Açougue na Rua da Oliveira.
Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Vista do Baluarte do Socorro
Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Igreja de Santa Maria dos Anjos

O que visitar no concelho de Valença do Minho? Passeios perto de Valença

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Rio Minho

Nesta sugestão de roteiro para visitar Valença lançamos-lhe o desafio de se aventurar pelo concelho que, extra muros, tem um pouco de tudo para todos os gostos e reserva algumas surpresas.

Visitar Tui atravessando a Ponte Rodo-Ferroviária de Valença

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Ponte Rodoferroviária de Valença

A antiga alfândega, logo à saída das Porta da Gaviarra, é ainda um espaço de memórias de fronteira com Valença do lado de Portugal e Tui do lado da Espanha, separadas pelo rio Minho.

Tui, a irmã gémea de Valença

Agora unidas na Eurocidade Valença-Tui, obviamente que se estende o convite para visitar a cidade galega de Tui do lado espanhol.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroQuer seja a pé, como os peregrinos do Caminho de Santiago, quer seja de carro ou do comboio turístico, terá inevitavelmente de atravessar a icónica Ponte Rodoferroviária de Valença (1886).

O maior highlight em Tui é a Catedral de Santa Maria de Tui, mas reserve tempo para:

  • passear na Praza de San Fernando e Praza do Concello e ruas circundantes, à descoberta do Palácio Episcopal e dos Paços do Concelho,
  • deambular pela Judería de Tui onde se destaca a Sinagoga, a Casa dos Capeláns e o Mosteiro da Concépcion Santa Clara, o convento de clausura também designado As Encerradas
  • descer até ao Casco Vello para apreciar a Capela de San Telmo,
  • atravessar a Torre do Arco até à Praza Armada Española onde está um secular cruzeiro e a Casa da Vara, nome atribuído pela vara de medição na esquina da antiga botica medieval com elementos arquitetónicos góticos,
  • mais adiante encontra o imponente Mosteiro de Santo Domingo. Havendo oportunidade, visite a impressionante igreja adossada e não deixe de passear no jardim e apreciar as vistas do Miradoiro, com estupendas vistas panorâmicas sobre Tui, o rio Minho e Valença.
  • regressar pelo Paseo Fluvial de Tui, com a Muralla Medieval dum lado e o rio Minho do outro, até ao Parque do Penedo onde se situa a intagramável Randeeira com Pérgola.
Randeeira com Pérgola
Dica VagaMundos: na Rúa das Monxas não deixe de atravessar o arco por baixo da Torre das Clarissas para ir comprar uns doces conventuais feitas pelas Monjas Clarissas. São divinais!

Ecopista do Rio Minho – Valença

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroUm passeio ribeirinho junto ao Minho pela Ecopista do Rio Minho é uma das atividades mais relaxantes que pode fazer num roteiro para visitar Valença. A pé, de bicicleta ou patins em linha.

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroEste corredor verde resultou do reaproveitamento a extinta linha férrea que ligava Valença a Monção, abarcando ainda território de Vila Nova de Cerveira e Caminha.

No trecho que atravessa Valença, entre outros pontos de interesse destacamos os seguintes:

  • Praia Fluvial de Friestas, na foz do Rio Manco, com vista para a Ínsua do Castro.
  • Parque de Merendas da Pesqueira dos Frades, espaço de lazer de excelência, com as ilhas de Ganfei no meio do rio Minho.
  • Passagem por baixo da Ponte Centenária Internacional e passagem ” ao largo” das muralhas da Fortaleza de Valença
  • Parque da Capela da Senhora da Cabeça, parque florestal com espaço de merendas bem apetrechado, onde se situa o Ancoradouro de Valença para atividades náuticas.
  • Cais da Fonte de Cristelo Côvo onde se praticava a pesca nos carochos, barcos típicos do Minho.
  • Ponte Romano-medieval da Veiga da Mira
  • Pesqueira de São Pedro da Torre, onde ainda subsiste a pesqueira tradicional secular, com cais-ancoradouro, e a Ilha de São Pedro da Torre, autêntico santuário de garças e guarda-rios.
Cais da Fonte de Cristelo Côvo

Cascata da Grova, a mais bela das Cascatas de Valença

Se é daqueles que não perde uma cascata em Portugal, tem que incluir a Cascata da Grova no seu roteiro para visitar Valença. Para lá chegar aponte a bússola para o Parque de Merendas de Mosteiró que fica situada na encosta do Cerdal, junto ao ribeiro da Grova. O trilho que conduz à Cascata da Grova não apresenta dificuldades de maior e tem sensivelmente 700 metros de extensão (ida e volta).

Pelo caminho encontra ainda outras pequenas lagoas e quedas de água. O percurso está sinalizado, mas, pelo sim pelo não, descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Aproveite para dar uma vista de olhos ao Convento de Nossa Senhora de Mosteiró (1392), o primeiro em Portugal da Ordem de Santo António dos Capuchos da Observância. Grande parte do complexo conventual está em ruínas, mas preserva-se de pé a igreja com talha dourada barroca e neoclássica

Mosteiro de Sanfins

O Mosteiro de Sanfins, em Friestas, é um dos mais notáveis exemplos do românico de Portugal. Inserido num espaço natural único, a cerca da quinta e o antigo cenóbio são uma viagem no tempo que não deve perder num roteiro para visitar Valença.

As primeiras edificações do mosteiro beneditino apontam para datas tão remotas como o ano 604 da era cristã com especial relevo para a Igreja Românica. Vale a pena explorar as ruínas com detalhes preciosos, descer ao vale pelos passadiços e subir à Capela com vistas soberbas sobre o vale do rio Minho.

Dica VagaMundos: já que anda por bandas de Friestas, no troço da Estrada Nacional 101 que entra no concelho de Monção encontra o Portal da Quinta de Castro, em estilo barroco e única sobrevivente duma antiga quinta senhorial, e a Capela de Nosso Senhor dos Aflitos.

Convento ou Mosteiro de Ganfei

Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | RoteiroOutro mosteiro beneditino que merece lugar no seu roteiro para visitar Valença é o Convento ou Mosteiro de Ganfei. De fundação visigótica, a invasão árabe liderada pelo temível Almansor em 997, no caminho para Santiago de Compostela, destruiu tudo à sua passagem, incluindo o Mosteiro de Ganfei, mais não restando do que “a memória da sua fundação”. Foi reconstruído em 1018 com o patrocínio do cavaleiro francês Ganfei, que deu nome ao mosteiro e povoação e cujos restos mortais, já enquanto santo, foram transferidos para o interior da igreja em 1760.

Melhores Miradouros de Valença do Minho

A vila amuralhada de Valença é toda ela um magnífico miradouro. Mas no concelho encontra ainda mais uma mão cheia de miradouros com vistas sobre as veigas e vinhedos do Vale do Minho de cortar a respiração. Os nossos favoritos são os seguintes:

  • Miradouro de Monte Faro: oficialmente Miradouro da Capela de Santa Ana, o Monte Faro tem as vistas mais privilegiadas de Valença, com panorâmica a abarcar Valença, Tui, o rio Minho e seu extenso vale até à foz, já em Caminha. A acompanhar as vistas soberbas, é aqui que se encontra a Igreja de Nossa Senhora do Faro, que dá o mote das grandes festas de Valença em agosto. Está inserido num entorno natural muito aprazível, um parque florestal de profuso verde, com zona de merendeiros e espaços de lazer. Encontrará duas cancelas automáticas à entrada que abrem premindo um botão na cancela pequena, se for a pé, ou aproximando o carro da cancela grande.
  • Miradouro de Taião: aqui as vistas estendem-se para a parte sul do concelho de Valença e Vale do Minho Transfronteiriço.
  • Miradouro da Capela de São Lourenço: com vistas até ao mar
  • Miradouro da Capela de Sanfins: o acesso faz-se por um curto trilho que começa na eira e Casa da Eira, dentro do recinto do Mosteiro de Sanfins.
Valença do Minho: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Miradouro da Capela de Sanfins

Onde comer em Valença do Minho? Melhores Restaurantes

Arroz de Lampreia

Valença é um destino gastronómico bem conhecido dos bons garfos. Que correm para a mesa assim que chega a época da lampreia, e em Valença as confeções mais célebres são o Arroz de Lampreia ou à Bordalesa, assada no forno, recheada e seca.

O belo do bacalhau do Solar do Bacalhau

Mas o bacalhau é rei e, dizem, aqui sabem-no cozinhar de mil maneiras. Todas não vai conseguir degustar, mas um Bacalhau à São Teotónio ou um Bacalhau à Contrasta não se pode negar. Um Cabrito à Sanfins ou um Anho no Forno com Arroz de Pingo cai sempre bem nas grandes festas. Para abrir, um genuíno Caldo Verde e para fechar, um doce conventual: Valencianos ou Borrachinhos de Valença, escolha a sua bomba calórica. O que não pode faltar na mesa é uma broa de milho e um vinho verde fresquinho.

Provados e aprovados

Solar do Bacalhau
Rua Mouzinho de Albuquerque 99, Valença

Fatum
Casamata, 2 Portas da Coroada, Valença

Fortaleza
Rua Apolinário da Fonseca 29, Valença

Restaurante Baluarte
Rua Apolinário da Fonseca 20, Valença

O que visitar perto de Valença?

Passadiços de Monção

Quando for visitar Valença, aproveite para conhecer outros encantos da região do Minho. Até porque bem pertinho de Valença encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Valença do Minho:

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Valença do Minho


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os pontos de interesse a visitar num roteiro de Valença do Minho.

Outros artigos do Norte de Portugal

Arcos de Valdevez | Alijó | Barcelos | Braga | Bragança | Cascatas do Norte de Portugal | Castelo de Paiva | Chaves | Cinfães | Douro Internacional | Douro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Roteiro do Gerês | Guimarães | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de CavaleirosMelgaço | Minho | Mirandela | Miranda do Douro | Mogadouro | Montalegre | Montesinho | Nordeste Transmontano | Peso da Régua | Pinhão | Ponte da BarcaPonte de LimaPortoPasseios Perto do Porto | São João da Pesqueira | Serra de Arga | Serra do Alvão | Serra da Freita | Tabuaço | Tarouca | Terras de Bouro | Torre de Moncorvo | Vila Real | Vilarinho de NegrõesViana do Castelo | Tua

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

5 COMENTÁRIOS

  1. Uma cidade catita, já lá passei e assentei arraiais em algumas passagens para a Galiza e vindo da Galiza. Come-se e bebe-se bem, embora se estiquem um bocadinho nos preços devido à sua localização própria de engodo de galegos e/ou espanhóis.
    A vista do forte é realmente espectacular.

    Saudações!

  2. Olá 🙂 Fazem ideia de como é o estacionamento perto da Fortaleza de Valença?
    Obrigada pelas vossas dicas !

    • Olá Ana,
      Existem dois grandes parques de estacionamento junto da Fortaleza de Valença. Não terá problemas.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.