Valparaíso – a Jóia do Pacífico

 

Declarada pela UNESCO Património Cultural da Humanidade em 2003, Valparaíso atraiu-nos até si para descobrirmos o porquê da sua alcunha, a jóia do Pacífico.

A cidade cresceu entre dezenas de colinas e morros. Devido ao acentuado declive, Valparaíso desenvolveu uma “rede” de funiculares pela qual se tornou famosa. Dos 29 funiculares outrora existentes, 15 permanecem activos e foram declarados Monumentos Nacionais.

Esta cidade portuária viveu a sua “idade do ouro” na segunda metade do séc. XIX, atraindo uma onda massiva de imigração. Ingleses, Alemães e Italianos formaram as maiores comunidades que deixaram uma marca indelével no urbanismo dos bairros que criaram, hoje conhecidos como “zonas típicas”.

É o que acontece com o Cerro Concépcion. Apanhámos o funicular para partirmos à descoberta deste bairro histórico, por entre ruelas empedradas labirínticas, para apreciar os edifícios e os famosos “paseos” e miradouros de Valparaiso.

Isto permitiu-nos conhecer a igreja anglicana St. Paul e o Paseo Gervasoni.

Obviamente que os miradouros no alto dos cerros são o melhor local para a foto panorâmica. Assim, subimos no funicular Artillería ao Paseo 21 de Mayo, o miradouro mais popular da cidade devido à magnífica vista sobre a cidade e o porto.

É aqui, no Cerro Artillería, que foi edificada a prestigiada Escola Naval, hoje convertida em museu.

Na descida, oportunidade para admirar o colorido dos bairros que cresceram cerros acima…

Mas também para vagamundearmos no nosso “off the beaten track” e ver a realidade menos colorida da cidade. Como cidade portuária que é, há certas ruas de “má vida” que todo o turista é aconselhado a evitar. Conselho que nós não seguimos.

Sem peripécias, chegámos à Plaza Sotomayor dominada no seu centro pelo Monumento aos Heróis de Iquique, e com o seu emaranhado de cabos eléctrico dos trolebuses. Aqui, encontramos também o edifício da Armada de Chile e a moderna reconstrução do edifício da Compañia Sudamericana de Vapores com a manutenção da sua antiga fachada.

Outro emblema arquitectónico de Valparaíso é a reputada Univerdade Técnica Federico Santa Maria no cerro Los Placeres, cuja fachada está directamente voltada para o Pacífico.

Demos por finda a nossa deambulação por Valparaíso, e pudemos confirmar que a cidade merece mesmo o cognome de Jóia do Pacífico.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

14 COMENTÁRIOS

  1. Essa favela, onde não deveriam ir, mas foram, parece linda perto das que temos aqui…agora, por cá, inventaram uns passeios turísticos pelas favelas…coisa de maluco! Ver pobreza como se fosse um safári…só mesmo quem não sabe dos perigos de uma bala perdida.
    Estamos mal, amigos, muito mal.
    Beijos.

  2. Ahahah…agora fizeram-me lembrar de um episódio engraçado. Aquando da nossa escapadinha em Dublin resolvemos olhar o mapa e seguir pelo caminho mais curto entre A e B. Quando já estavmos mesmo a chegar ao outro lado,depois de uma valente caminhada, veio um local todo preocupado perguntar-nos se eramos turistas. É que aquela zona não era nada aconselhável. 🙂

  3. Olá Claudia. Concordamos inteiramente contigo. Pena temos de não ser possível conhece-los a todos!
    Bjs

    Olá Glorinha. De facto visitar favelas é algo perigoso. Não são lugares para grandes aventuras. Se bem que supomos que nesses tours que falas as pessoas estejam minimamente protegidas. Mas ainda assim é preciso muito cuidado.
    Bjs

    Olá Yoyo. Quando puderes não deixes de lá passar. Valparaiso tem mesmo muito que se ver e é um local que dá vontade de explorar. Não nos importavamos nada de lá voltar.
    Bjs

    Olá Deisoca. Não fomos à casa de Neruda em Valparaiso mas fomos à sua casa/museu na Isla Negra. E gostamos muito. Contamos publicar a crónica dessa visita muito em breve.
    Bjs

    Olá Ricardo. Boa sorte para o concurso. Nós já votamos.
    Abraço

    Olá Lacoste. Obrigado. Ficamos sempre contentes quando os nossos relatos te agradam.
    Abraço

    Olá Mab. Obrigado. Também já votamos no "Unico planeta que temo" 🙂
    Bjs

    Olá Marshmallow. Eh eh eh! São peripecias como as que contas que mais cor dão às viagens e as tornam unicas e inesqueciveis 🙂 Gostamos de ler a tua experiência. Também ela deu mais cor a este post.
    Bjs

  4. Incrivel as fotos, eu já fui a Valparaíso, está no meu blog, e olhando as fotos é como se eu não tivesse ido. E Realmente, é uma cidade incrível, pena que muitos acham que é uma favela. Mas longe disso, é uma cidade com muita história.

  5. Olá Lucas. Obrigado pelas tuas amaveis palavras. De facto Valparaiso está longe de ser apenas uma enorme favela. Como bem mencionas é uma cidade com uma historia riquissima e que bem merece ser descoberta.
    Abraço

    Olá Pedro. Bem-vindo às Crónicas. Ainda bem que gostaste da nossa pequena tour por Valparaiso.
    Abraço

  6. Uma das coisas que Valparaíso tem de interessante é a sua arquitectura. As casas e edifícios parecem reproduções de vários estilos e períodos arquitectónicos.
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.