Situada praticamente no extremo oriental da Turquia, a somente 100 kms do Irão, a cidade de Van, famosa pelo seu lago e pela Ilha de Akdamar, está longe de estar na típica rota turística da Turquia (a prová-lo está o facto de em 3 dias apenas nos termos cruzado com mais um casal de viajantes ocidentais). Afinal de contas a combinação curdistão, proximidade do Irão e as imagens televisivas da colossal destruição criada pelo violento sismo de 2011, estão longe de ser um grande cartão de visita.
Então o que levou dois viajantes portugueses a cruzar praticamente toda a Turquia por terra – 1800kms – para visitar Van? Loucura, é a resposta que surge na ponta da língua… mas isso seria muito redutor. Não negando que uma dose saudável desta última ajuda sempre a fazermo-nos à estrada, rumo a locais mais recônditos, a razão para virmos até Van foi outra: a sua idílica localização nas margens do Lago Van – e rodeada por gigantescas e praticamente sempre nevadas montanhas.
O que ver e fazer em Van, Turquia
O maior atractivo da região de Van é o seu lago de nome homónimo. É que o Lago Van não é um lago qualquer, é sim o maior de toda a Turquia, e que apesar de estar localizado a mais de 1600 metros de altura raramente congela devido à elevada salinização das suas águas. E é numa das suas ilhas – Ilha de Akdamar – que se localiza o maior highlight de toda a região: a maravilhosa Catedral Armena da Cruz Sagrada.
Ilha de Akdamar |
Catedral de Akdamar |
A catedral medieval, que começou a ser erguida no longínquo ano de 915, é por si só impressionante mas o facto de estar localizada numa ilha deserta, que na primavera se encontra pejada de amendoeiras em flor, como que “perdida” num gigantesco lago rendilhado por altivas montanhas, torna-a ainda mais fascinante.
Túmulo armeno em Akdamar |
Mas se a Catedral de Akdamar é o maior atrativo da região, está longe de ser o último. Também digno de visita é o gigantesco castelo de Van que fica localizado sobre um enorme rochedo, por si só é uma excelente defesa natural (os locais chamam ao castelo de “Van Rock”).
As vistas sobre o lago e a cidade são simplesmente brutais e bem que compensam a dura subida e o ter de se aturar os chatos miúdos que proliferam pelo local a pedir dinheiro.
E claro é quase ilegal passar por Van e não experimentar os seus nacionalmente famosos kahvalti (típicos pequenos-almoços curdos – versão king size) – uma das ruas do centro até tem a alcunha de Kahvalti Street. Nós não resistimos à experiência gastronómica. Digam lá que não é de deixar qualquer um de água na boca…
Se juntarmos a tudo isto a simpatia das gentes locais temos razões mais do que suficientes para visitar Van… mesmo sem loucura!
Bebendo um chá com gente da terra enquanto se espera pelo bus para o porto de Akdamar |
“Movida” Curda em Van |
Os famosos gatos de Van, com um olho de cada cor |
Clique para ler o nosso Guia da Turquia
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Que idioma usaram para se comunicar com o povo? Obrigada.
Claro que não fiz esses 1.800km !
O que explica a salinidade no Lago Azul ?
Belo post, meus caros VAGABUNDOS.
Abraços.
@Mary – Inglês, linguagem gestual (muita) e as poucas palavras de turco que fomos aprendendo. Quando os povos querem comunicar arranjam sempre maneira 🙂
@Joao – a salinidade do Lago Van deve se à elevada concentração de minerais. Talvez já tenha sido um mar…
@Bia – A América tem também muitos locais por onde te aventurares. E bem sabemos que o tens feito 🙂
Desconhecia este lugar recôndito, mas a avaliar pelas fotos e informações é digno de se visitar. Essas azeitonas têm um aspecto delicioso!
Saudações!
Vale bem a pena palmilhar todos os kms para lá se chegar Roadrunner. E as azeitonas turcas são uma delicia. Acompanhadas de um qualquer queijo caseiro e pão foram muitas vezes o nosso almoço on the road 🙂
Abraço
estive aqui tambem
Já fez parte do meu plano de viagem a caminho do Irão.
Com a guerra na Síria (onde pensava ir), tudo ficou em 'stand Bye…
Veremos se de autocaravana ainda vou para lá da Capadócia onde já estive…
Abraço viageiro.
Tens aí uns destinos de sonho! é verdade que a situação está um pouco instável, mas acreditamos que na Turquia ainda possas circular sem grandes dificuldades. Estivemos em território curdo a escassos kms da Síria em 2013 e não houve problema algum. Não podemos ir ao Irão por causa do visto de Israel no passaporte, mas é um destino imperdível. Se valer de alguma coisa, incentivamos-te a não abandonares esse plano!
Um abraço nosso!
Olá 👋 Obrigada pela partilha tão útil deste artigo! Uma dúvida, como se deslocaram em Van? Vou sozinha, um detalhe. Qual será a melhor maneira para visitar os locais que aqui indicam? Alugar carro é uma opção? Obrigada.
Olá Mariana,
Fizemos tudo recorrendo a transportes públicos (autocarros e vans). Alugando um carro ganhas mais mobilidade e consegues ver mais em menos tempo. Mas claro, saí mais caro.
Boa viagem!