Vang Vieng (Laos) – Crónica e Dicas de Viagem

vang vieng

Pode-se dizer que esta pequena localidade do Laos tem uma localização idílica. Vang Vieng fica situada nas margens do Rio Nam Song e é cercada por impressionantes formações rochosas, lagoas e verdejantes campos de cultivo.

Mas a sua ruralidade, e a prática de desportos de aventura, está longe de ser o principal motivo pelo qual milhares de backpackers aportam em Vang Vieng todos os anos. O grande motivo é o já famoso Tubing, que consiste em descer o rio numa bóia de pneu (uma prática muito famosa nos EUA e com a qual nos cruzamos anteriormente em Denver, no Colorado).

Pequenas lanchas a motor – uma das alternativas ao Tubing para navegar no Rio Nam Song 

Até aí tudo bem! O problema é que a prática do tubing vem na sua maioria das vezes acompanhada de consumos excessivos de álcool e sobretudo de drogas (muitas das vezes com consequências mortais). Isso faz com que o ambiente desta cidade rural seja tudo menos aprazível para quem não esteja com vontade de se juntar à festa.

Downtown

Pode-se dizer que a Vang Vieng que conhecemos é uma cidade letárgica durante o dia, dominada pelos cafés e bares que passam interruptamente episódios de sitcoms americanas, como os Friends e o Family Guy, e louca durante a noite, com festas e consumo de estupefacientes até de madrugada.

Panquecas de Banana – uma delícia

Já íamos preparados para o ambiente e sinceramente não gostamos nada da experiência, daí termos ficado apenas uma noite em Vang Vieng (que serviu para quebrar a longa e lenta viagem de autocarro entre Luang Prabang e Vientiane). Em nossa opinião é uma pena terem transformado esta pequena localidade rural, ideal para a prática de desportos ao ar livre (como seja o trekking, btt, canoagem, exploração de grutas, etc), numa espécie de Amsterdão Rural (e atenção que gostamos muito de Amsterdam – mas cada macaco no seu galho).

Felizmente o governo do Laos pensa como nós e decidiu no passado Outubro fechar e destruir todos bares que rodeiam o rio e que estavam associados à venda desmesurada de álcool e drogas. Pelo que sabemos o Tubing continua mas agora sem recurso a aditivos. Esperamos que seja uma medida para ficar, para que não se continue a desvirtualizar a ruralidade de Vang Vieng. Se assim for gostaríamos de voltar!

Seguindo Viagem 

 

Estrada que liga Vang Vieng a Vientiane

De Vang Vieng rumamos até Vientiane, a capital do Laos. Fomos de Mini-Van e o bilhete ficou por 6,25 USD por pessoa.


Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

5 COMENTÁRIOS

  1. Nossa. Nem sabia dessas loucuras asiáticas. Amsterdan e Jamaica são famosas pela "liberdade desmedida", mas o Laos foi uma surpresa para mim. Bom saber! Para evitar a bagunça.

    Bj

    Claudia

  2. El cielo siempre cubierto tan propio de Asia.
    Bellas las fotos, como siempre.
    Saludos viajeros
    El LoBo BoBo

  3. Se estão numa onda de Amesterdão, Se calhar agora no lugar dos bares vão aparecer montras vermelhas!… Para cativar o turista serve tudo!

    Saudações!

  4. Olá Claudia. Para nós já não foi surpresa pois já tinhamos ldo e escutado relatos de outros viajantes. Mas quando se pensa no Laos não se espera de todo este ambiente.
    Bjs

    Hola Paco. Muchas Gracias!
    Saludos

    Olá Beatriz. É uma pena mesmo!Esperemos que com as novas medidas do governo do Laos as coisas venham a melhorar!
    Bjs

    Olá Roadrunner. Só já faltam mesmo é as montras! E mais não dizemos 🙂
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.