Sendo Vientiane a capital do Laos, seria de esperar o bulício e agitação que caracterizam normalmente as capitais dos países do Sudeste Asiático. Mas Vientiane demarca-se dessa imagem. Está mais próxima do espírito duma cidade do que duma capital.
Embora de extrema importância cultural e histórica nacional, os seus monumentos são visitáveis num só dia. Infelizmente, “vivemos” Vientiane com todas as consequências duma indigestão trazida de Vang Vieng, e uma chuvinha que nunca nos abandonou. Por isso, fizemos o melhor que nos foi possível para fotografar a cidade.
Comecemos por aquele que é considerado o templo budista mais antigo da cidade, Wat Si Saket.
No seu interior fomos descobrir as cerca de 2000 imagens de Buda abrigadas em pequenos nichos que cobrem as paredes dos claustros, ou dispostas nos corredores dos mesmos.
No mesmo recinto podem ainda encontrar o Haw Phra Kaew, ou seja o Templo do Buda Esmeralda. Não percam a oportunidade de explorar o detalhe da ornamentação deste antigo templo, agora convertido em museu.
Por causa da chuva, negociámos o preço dum tuk-tuk para nos levar do centro da cidade ao símbolo nacional do Laos, o Pha That Luang, e ao icónico Arco do Triunfo de Vientiane, o Patuxai.
Construída originalmente em 1566 e restaurada em 1953, a estupa dourada de 45m de Pha That Luang é a mais famosa do país.
É o monumento cultural e religioso mais importante do Laos e um símbolo nacional, uma vez que contém uma relíquia de Buda.
Mesmo ao lado encontramos um complexo religioso, primorosamente cuidado, com detalhes de decoração impressionáveis. Vale a pena entrar no templo aberto e apreciar as pinturas que preenchem as paredes e tecto deste amplo espaço de adoração.
Seguimos para o Patuxai. O arco do triunfo laosiano é, claramente, inspirado no Arc du Triomphe de Paris, França. Mas toda a decoração é marcadamente nativa, nomeadamente a figura mitológica de “kinnari”, a mulher-pássaro. Ao transpor-se uma das 4 portas, viradas para os 4 pontos cardeais, descobrimos uma abóbada ricamente decorada.
Para terminar o dia, nada como beber uma BeerLao fresquinha numa das bancas junto à marginal do rio. A espaçosa e aprumada marginal do rio Mekong é agora um ponto de encontro animado na noite da capital, com o imprescindível night market e dezenas de banquinhas de comida, guloseimas e bebidas. Mas como o tempo foi nosso inimigo em Vientiane, o sol do entardecer estava bem escondidinho por trás de densas e carregadas nuvens.
Tivemos que nos contentar com um dos muitos bares e restaurantes da rue François Nginn, e sem a vista para o rio, para bebermos a nossa “loirinha” nacional.
Dicas de Viagem de Vientiane
O preço negociado do tuk-tuk foi de 50mil kips (cerca de $6,5) do centro da cidade ao Pha That Luang, (1h de espera), e Patuxai (20min) e de regresso ao centro.
Onde dormir
Não tínhamos nada reservado de antemão em Vientiane. Mas tendo as rua Th Setthathirat, Th Nokeo Khumman, Th Manthatulat e Th François Nginn como referência, entrámos em vários hostels, hotéis e guesthouses para indagar preços. Como todos estavam praticamente cheios, o melhor que conseguimos negociar foi o Hotel Sinnakhone e pagámos $25 por um quarto triplo com casa-de-banho privada, pequeno-almoço e Wi-fi (não tinham duplos disponíveis).
Onde comer
Na mesma área dos hotéis há muita oferta de bares, pastelarias, restaurantes e serviços para os viajantes e com fácil acesso à marginal, o que permite ainda explorar a restauração da Th Fa Ngum.
Seguindo viagem
De Vientiane fomos para Kuala Lumpur num vôo da AirAsia, com o custo de $125/pessoa. O transfer para o aeroporto – em carrinha de caixa aberta (!) – ficou-nos por 60mil kips (cerca de $7,5) para os dois.
Clique para ler o nosso Guia do Sudeste Asiático
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Percorrem meio mundo… muito bom!
Que entrada más bonita… con las ganas que tengo de visitar el sudeste asiático…
un besito,
Trini
http://yoadoroviajar.blogspot.com
Monumental e surpreendente…!
Qué colorido, qué bonito.
Saludos viajeros
El LoBo BoBo
Cidade catita. O Buda deitado está fantástico!- qual é o seu tamanho (comprimento?)
Saudações!
Olá Fábio. Ainda falta o outro meio… ou melhor os outros 90% 😉
Abraços
Hola Trini. Muchas Gracias. Está na hora de partires para o Oriente 🙂
Saludos
Olá Clara. Bem melhor que Vang Vieng 🙂
Bjs
Hola Paco. Gracias!
Saludos viajeros
Olá Roadrunner. Honestamente não sabemos o tamanho, mas era grandote. Mas nada que se compare com o de Bangkok! Nada mesmo 🙂
Abraços