Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Faça um favor a si mesm@: vá visitar Alcácer do Sal! Não se limite a um pit stop ou paragem para almoço no regresso a casa das suas férias algures pelo sul de Portugal. Se é o seu caso, tem desprezado um tesouro histórico, com quase 3000 anos de “vida”, com lendas, tradições e segredos que vale a pena desvendar.

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Alcácer do Sal tem passeios para todos os gostos, bem mais variados e divertidos do que julga. Ideal para uma escapadinha da cidade grande, ou umas férias em família, neste artigo revelamos o que visitar em Alcácer do Sal, entre património histórico, natural e popular, praias fluviais e de mar, aldeias castiças, com sugestões de hotéis e restaurantes para desfrutar do melhor que Alcácer do Sal tem para oferecer. Deixe-se encantar pela Princesa do Sado!

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Albufeira do Pego do Altar – Roteiro para visitar Alcácer do Sal

Onde fica Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerAlcácer do Sal é uma cidade pertencente ao distrito de Setúbal, situada no Alentejo, mas especificamente no Alentejo Litoral. É sede do município homónimo, o segundo maior concelho de Portugal. Fica situada na margem direita do rio Sado pouco antes deste se espraiar no Estuário do Sado.

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Ponte Metálica sobre o rio Sado

Faz fronteira com os concelhos de Setúbal, Palmela, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alvito, Ferreira do Alentejo e Grândola. A uma hora de distância, Alcácer do Sal é um dos melhores passeios perto de Lisboa.

Quando visitar Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Baloiço do Castelo – Roteiro para visitar Alcácer do Sal

Alcácer do Sal é um destino assaz completo para se poder visitar o ano inteiro. Como terra alentejana, vai encontrar por aí escrito que o verão é de fugir. Admitimos que os dias na cidade ficam bem quentes. Mas nas horas em que o calor aperta, as praias de mar da Comporta e as praias fluviais patrocinadas pelas albufeiras do concelho são perfeitas para refrescantes mergulhos, e diversão na água para todos os gostos.

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Praia da Comporta – Roteiro para visitar Alcácer do Sal

Como visitar Alcácer do Sal é uma ideia que nos “ocorre” frequentemente, somos suspeitos neste “apoio moral”. Uma coisa é certa. A cidade não perde uma única ocasião para engalanar o seu passeio ribeirinho e ruas bairristas de acordo com o tema ou festa do momento.

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Praça da Câmara Municipal – Roteiro para visitar Alcácer do Sal

Dêem-lhe qualquer motivo para mudar de roupagem, vestir-se para a ocasião e pôr-se catita. Como nas grandes festas da cidade. Na altura dos Santos Populares, há marchas, arraiais e sardinhadas, especialmente nos dias a rondar o Dia do Concelho (24 de junho), dia de São João, o santo padroeiro de Alcácer do Sal.

Outras festas e eventos em Alcácer do Sal a anotar na agenda:

  • Grande Prémio da Páscoa em Atletismo: sexta feria Santa
  • Pimel – Feira do Turismo e das Atividades Económicas: junho
  • Torrão Quinhentista: festa bianual de época, na vila do Torrão ao 1º fim de semana de junho
  • Festival Sabores do Sado: julho
  • Feira de Agosto do Torrão: 1º fim de semana de agosto
  • Festa dos Malteses: setembro
  • Feira Nova de Outubro: 1º fim de semana de outubro
  • Madeiro de Natal de Santa Susana: dezembro

Onde ficar a dormir em Alcácer do Sal? Sugestões de alojamento

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Pousada Castelo de Alcácer do Sal

Alcácer do Sal tem uma oferta de alojamento diversificada e de qualidade, contando já com dezenas de hotéis e alojamentos para desfrutar duma revigorante escapadinha ou férias repousadas. No concelho encontra um hotel de charme ou de luxo, uma guesthouse ou alojamento local, uma casa de férias ou alojamento de Turismo Rural que garante conforto e hospitalidade com sotaque alentejano.

Abaixo encontra os nossos lugares favoritos onde ficar a dormir em Alcácer do Sal – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Hotel da Barrosinha

Hotel da Barrosinha é ideal para desfrutar do ritmo da natureza, sem prescindir do conforto, das comodidades e dos serviços dum hotel rural de 4 estrelas. Encontra quartos, suites e casas de férias inspirados no passado agrícola e industrial da herdade de dois mil hectares, onde não falta uma piscina, uma Adega, uma Loja e uma Taberna com pequenos prazeres que fazem uma mão cheia de boas recordações.

Pousada Castelo de Alcácer do Sal

Se dormir num castelo ou convento é o seu “sonho de consumo”, como dizem o nossos irmãos brasileiros, Alcácer do Sal tem o 2 em 1 perfeito para si. Preservando muitos dos (belos) elementos do antigo convento, a Pousada Castelo de Alcácer do Sal ocupa um castelo com mil anos mas nem vai dar por isso. As comodidades são bem modernas, e incluem uma piscina exterior, um restaurante e um bar, qual deles o espaço mais delicioso. Delicioso é também o pequeno almoço, de chorar por mais.

Sublime Comporta Country Retreat & Spa

O equilíbrio perfeito entre design, conforto e respeito pela natureza do Sublime Comporta é… Sublime! Tão sublime que arrecada prémio atrás de prémio há anos consecutivos. Imerso no pinhal, numa área de natureza intocada da Comporta, apresenta luxuosos quartos, suites e villas que dão uma clara sensação de exclusividade. São inúmeros os deleites a que se pode entregar neste refúgio “pé na areia”: piscinas, Spa e centro de bem estar, centro de fitness, restaurante, bar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Alcácer do Sal

O que ver e fazer em Alcácer do Sal: locais a visitar e experiências a não perder

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer

Alcácer do Sal é iluminada por uma luz especial que nos seduz e leva continuamente a visitar. Alcácer de “Al-Kassr”, palavra moura para castelo. Do Sal gerado nas suas salinas. Do Sal que navegou o Sado em galeões. Do Sal que dá (bom) gosto ao arroz. E ao peixe! Sim, a gastronomia é outra sedução que sempre justifica visitar Alcácer do Sal.

Vista da nova ponte pedonal de Alcácer do Sal

A Princesa do Sado exibe-se como uma varanda para o rio, tem natureza que deslumbra e calor humano que cativa. Cintila com a água do rio, veste-se de branco no meio do verde dos arrozais e dos pinhais, encantando quem a avista na encosta.

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Torre do Relógio

O que ver e fazer em Alcácer do Sal? Do castelo no alto da colina ao bairro de Santiago, há uma mão cheia de segredos. Outra mão cheia de sensações, “à de roda” do pachorrento Sado a espreguiçar-se aos seus pés. E para pleno despertar dos sentidos, mais duas mãos cheias pelo território. Venha daí desvendar tudo connosco:

  • Suba ao imponente Castelo de Alcácer do Sal, ex-libris da vila, e o melhor miradouro sobre a cidade, o rio e as lezírias de arrozais. A fortificação e suas muralhas de origem muçulmana constituem um dos raros exemplares de arquitetura militar construídos em taipa no sul do país. Bastião muçulmano desde ao século VIII, só com a conquista da cidade em 1217 a fortificação inexpugnável ficou definitivamente sob domínio da coroa portuguesa.
  • Visite o antigo Convento e Igreja de Nossa Senhora de Aracoelli, atual Pousada do Castelo. Mesmo não sendo hóspede, é possível visitar o claustro, algumas das salas adjacentes, entre as quais a cozinha, o refeitório e sala do capítulo.
  • Na zona das muralhas encontram-se ainda outros pontos de interesse a merecer atenção, como a Cripta Arqueológica, um espaço museológico escavado no subsolo do castelo, a românico-gótica Igreja de Santa Maria do Castelo, matriz de Alcácer do Sal fundada pela Ordem de Santiago no lugar que foi anteriormente um templo pagão romano, uma igreja paleocristã e uma mesquita, e a estação arqueológica do Fórum Romano e da área residencial.
  • A Torre do Relógio tem vindo comprovadamente a ditar o tempo da cidade desde o século XVI, mantendo a sua fisionomia de origem após vários restauros ao longo dos séculos
  • Bem mais recente, é o baloiço “Alcácer velhinha, vaidosa rainha do arroz e do sal” a que muitos não resistem tirar a foto de praxe.
  • Visite o Santuário do Senhor dos Mártires, um dos templos cristãos mais antigos do país, necrópole pública desde a Idade do Ferro, ermida de romagem associada a milagres e panteão dos mestres da Ordem de Santiago de Espada. Destaque para as capelas interiores do Tesouro (século XIII), de São Bartolomeu (século XIV) e de Maria do Resende (século XV).
  • Rume ao Largo de São Francisco. O exterior modesto da Igreja e Convento de Santo António esconde um dos mais importantes exemplares da arquitetura renascentista em Portugal: a Capela das Onze Mil Virgens com cúpula de jaspe translúcido.
  • Descubra a Cisterna Romana na Rua da fonte da Talha.
  • Deambulando por entre casario típico vai descer à zona baixa da cidade. Aproveite o Miradouro dos Açougues no Alto de São Miguel para mais uma vista panorâmica.
  • Depois de apreciar o Chafariz do Brasão, visite a imponente Igreja de Santiago, de exterior sóbrio e despojado mas rico interior: revestido em azulejo branco e azul retratando episódios da vida do Apóstolo Santiago e da Virgem Maria, e capelas maneiristas e barrocas.
  • Rume ao Largo Luís de Camões, a sala de visitas de Alcácer do Sal. É aqui que sempre recebemos as boas vindas e trocamos dois dedos de conversa com as senhoras que vendem nas banquinhas da rua as típicas pinhoadas de Alcácer ou camarão do rio para tomar o gostinho à cidade.
  • Qualquer roteiro para visitar Alcácer do Sal tem que incluir um passeio pelas duas marginais ribeirinhas, sempre acompanhadas pelo Sado. Escolhendo a do centro histórico, vai dar ao largo centrado pela estátua de Pedro Nunes onde se encontra o esbelto edifício da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e o Museu Municipal Pedro Nunes.
  • Na rua paralela à marginal, encontra alguns dos restaurantes que dão bom nome à gastronomia de Alcácer do Sal. Aproveite para descobrir vielas castiças como a Travessa das Espanholas, apreciar a Igreja da Misericórdia em conjunto com o Hospital Velho e o lugar da antiga Botica da Mizericordia.
  • “A ponte é uma passagem para a outra margem” já dizia a canção dos Jafumega, e em Alcácer há duas a garanti-lo: a velinha ponte metálica com uma plataforma levadiça para a passagem dos antigos galeões de sal (que transportavam o ouro branco nascido das Salinas do Sado desde o tempo dos fenícios), e a nova ponte pedonal.
  • De qualquer uma delas, tem o ponto de partida para explorar o Parque do Sado. Ou quiçá num passeio turístico a navegar o próprio Sado, num dos dois galeões de sal recuperados para passeios turísticos: o Amendoeira e o Pinto Luísa. Seja como for, é de encher as vistas.
Vista do Castelo – Roteiro para visitar Alcácer do Sal
Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer
Igreja de Santiago – Roteiro para visitar Alcácer do Sal
Passeio Ribeirinho do Sado

O que visitar perto de Alcácer do Sal?

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerApós (qualquer) passeio pela marginal ribeirinha, vale a pena conduzir meia hora para descobrir as pequenas pérolas escondidas no concelho e preencher o seu roteiro para visitar Alcácer do Sal com preciosos testemunhos da identidade das terras sadinas. Abaixo encontra os nossos destinos favoritos para visitar perto de Alcácer do Sal.

Península de Troia, as melhores praias perto de Alcácer do Sal

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerUma escapadinha a Alcácer do Sal que envolva banhos de mar dita sempre uma ida à Comporta. Esta freguesia alcacerense tem uma localização privilegiada para desfrutar das melhores praias de mar da Península de Troia. Se visitar Alcácer do Sal no verão é certinho que vai lá parar.

Começando a norte nas praias de Troia, passando pelas glamorosas praias da Comporta até à praia de Melides a sul, há uma linha contínua de areia e mar salgado de águas cristalinas, ao estilo Caribe, para abraçar o verão. Com paragem obrigatória no Museu do Arroz.

Cais Palafítico da Carrasqueira

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerDeixar-se deslumbrar pela obra-prima da arquitetura popular, única na Europa, que é o Cais Palafítico da Carrasqueira é imperdível num roteiro para visitar Alcácer do Sal. Em simbiose com o delicado ecossistema da Reserva Natural do Estuário do Sado, a estrutura de estacas e toscos passadiços de madeira entram água adentro para proporcionar dos cenários ribeirinhos mais impressionantes a que nem fotógrafos de renome internacional resistem: o diálogo perfeito entre Natureza, aves, barcos e pescadores. De dia, as cores vibrantes dos arrumos dos pescadores enchem o olhar atenção. Ao entardecer, é o pôr do sol, dos mais memoráveis da vida, a encher a alma.

Santa Susana e Albufeira do Pego do Altar

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerA aldeia de Santa Susana é sobejamente conhecida dos veraneantes que procuram a frescura das águas da Albufeira do Pego do Altar. Das aldeias do Alentejo é a mais curiosa pela história por trás da sua origem. A gentes da pequena aldeia têm como “ponto de honra” manter as casinhas “gémeas”, patrocinadas pelo “primo” Henrique Louro Fernandes (monograma nas portas) sempre muito bem caiadas de branco imaculado, friso de azul vibrante e grandes chaminés ao bom estilo alentejano.

Alcácer do Sal, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazerMotivo de orgulho é também a pequenina Igreja Matriz de Santa Susana, ao estilo barroco, confrontada pelo Cruzeiro, que sobressai no alto do largo do jardim onde ainda se vai apanhar sol e trocar dois dedos de conversa com a comadre e compadre.

Torrão e Albufeira de Vale do Gaio

Cruzada pela mítica EN2, a vila do Torrão, na margem direita do rio Xarrama, afluente do Sado, tem origens ancestrais (Neolítico). A histórica vila da “Torre Grande” assistiu à passagem de romanos e muçulmanos, foi aforada pela Ordem de Santiago e recebeu foral manuelino. Dentre o variado património destacam-se a Igreja Matriz, o Convento de São Francisco, o Palácio dos Viscondes do Torrão, a Igreja da Misericórdia, as ruínas da Ermida e Anta de São Fausto, o povoado calcolítico do Monte da Tumba, a Ponte Romana e Calçadinha Romana, a Capela de São João da Ponte e a Ermida de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Outro bom motivo para rumar a estas paragens num roteiro para visitar Alcácer do Sal, é a Barragem de Vale do Gaio. Popular entre os praticantes de pesca desportiva e canoagem é pela bela paisagem e sinfonia da natureza que sempre nos cativa. E se visitar por alturas da feira anual Torrão Doce, prove os doces conventuais típicos: as Queijadas e Bolo Real do Torrão.

Onde comer em Alcácer do Sal? Melhores Restaurantes

O Cantinho da Ribeira Velha
Largo da Ribeira Velha 7, Alcácer do Sal

Estrela do Sado
Avenida dos Aviadores 12, Alcácer do Sal

Momento
Largo Luís de Camões 14, Alcácer do Sal

A Escola
Estrada Nacional 253, Cachopos

Restaurante São João
Rua 24 de junho lote 2, Comporta

Restaurante Dona Bia
EN261, Comporta

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Alcácer do Sal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa co a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Alcácer do Sal.

Outros artigos do Alentejo

Roteiros para uma roadtrip no Alentejo | Roteiro Alto AlentejoRoteiro Costa Vicentina | Roteiro Lago do Alqueva | Roteiro Serra de São Mamede | Aldeias mais bonitas do AlentejoCascatas do AlentejoPraias da Costa Alentejana | Praias da Costa VicentinaPraias Fluviais do Alentejo | Praias de Troia, Comporta e Melides | ArraiolosBeja | Castelo de Vide | Cromeleque dos Almendres | ElvasÉvoraMarvãoMértolaMonsarazMora | Ponte de SorPortalegreSantiago do Cacém | Serpa | Sines e Porto CovoVila Nova de Mil FontesVila ViçosaZambujeira do MarPassadiço do AlamalPassadiço do GameiroPassadiços de NisaPassadiços da Serra de OssaRota VicentinaTrilhos do Conhal – NisaTrilhos Parque Natural do GuadianaMelhores Hotéis do AlentejoMelhores Hotéis do Alentejo com Piscina InfinitaMelhores Hotéis da Costa VicentinaTurismo Rural no Alqueva

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.