Alcobaça: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro

Visitar Alcobaça é conhecer uma “terra de paixões” no Centro de Portugal. Famosa pelo imponente Mosteiro de Alcobaça, monumento gótico classificado Património UNESCO e uma das 7 Maravilhas de Portugal, Alcobaça é um destino fascinante, entre o verde da Serra de Candeeiros e o azul do mar da Costa de Prata.

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Mosteiro de Alcobaça

Neste artigo encontra o que ver e fazer em Alcobaça, cidade e concelho, entre riquíssimo património histórico e cultural, praias e trilhos, sugestões dos melhores hotéis onde ficar e restaurantes onde comer, e um mapa interativo para aproveitar ao máximo a sua escapadinha ou férias na cidade onde os protagonistas da história de amor mais arrebatadora de Portugal, repousam eternamente.

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Baía de São Martinho do Porto – Roteiro para visitar Alcobaça
Na preparação da sua viagem para visitar Alcobaça, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Onde fica Alcobaça?

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do MosteiroAlcobaça é uma cidade portuguesa, sede do município homónimo, pertencente ao distrito de Leiria, no Centro de Portugal, mais especificamente na Região Oeste. O concelho integra o território entre os contrafortes da Serra dos Candeeiros e o Oceano Atlântico, sendo limitado pelos concelhos de Leiria, Porto de Mós, Rio Maior, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Nazaré.

A cidade está localizada a 120 km a norte de Lisboa (via A8), a 35 km de Leiria (via A8) e 108 km de Coimbra (via A1 e A8).

Quando visitar Alcobaça?

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Lagoa de Pataias – Roteiro para visitar Alcobaça

Não faltam motivos para visitar Alcobaça onde os eventos são uma constante preenchendo um apelativo calendário mensal e anual de festivais, feiras, festas e concertos. O grande destaque vai para o festival Cistermúsica, a Feira de São Bernardo e a Aljubarrota Medieval.

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Claustro de D. Dinis – Mosteiro de Alcobaça

As oportunidades para se sentir parte desta comunidade dinâmica e saber quando visitar Alcobaça são:

  • Carnaval de Alcobaça “Folia & Algazarra”: fevereiro / março
  • Semana Santa em São Martinho do Porto: março / abril
  • Mercado do século XIX: em maio, os ranchos folclóricos recriam o ambiente dos mercados oitocentistas quando todos vinham à Vila de Alcobaça, comprar e vender os seus produtos, entre cantares, danças, jogos tradicionais e desfile de noivos.
  • Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça: ao longo do ano mas sobretudo em julho, festival de referência no panorama nacional e internacional onde o património admirável de Alcobaça é palco de espetáculos de música erudita sob o lema “um clássico para Todos”.
  • Aljubarrota Medieval: a rondar o 14 de agosto, data histórica da vitória portuguesa sobre o exército de Castela em 1385, são “cinco jornadas de folgar, comer e mercar” na Vila de Aljubarrota trajada a rigor: tabernas de iguarias, tendas de mercadorias, torneios e justas, trovas e jograis, saltimbancos e cartomantes.
  • Feira de São Bernardo: em agosto, a acontece a feira centenária de Alcobaça com mostra de produtos, doçaria e artesanato regionais e muita música.
  • Feira de São Simão – A Excelência dos Sabores: de 28 de outubro a 1 de novembro, é a feira das colheitas de outono por excelência.
  • Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais: desde 1999 a adoçar a vida, de alcobacenses e visitantes de todo o mundo, em novembro.
  • Passagem de Ano – São Martinho do Porto: na noite de 31 de dezembro o espetáculo de fogo de artifício sincronizado com música ilumina os céus duma das baias marítimas mais bonitas de Portugal.

Onde ficar a dormir em Alcobaça? Sugestões de alojamento

À questão “onde ficar alojado em Alcobaça” a cidade responde com dezenas de hotéis e alojamentos especialmente pensados para garantir que as suas necessidades são satisfeitas dentro do seu orçamento de viagem. As melhorias na qualidade da oferta ajustada ao hóspede têm sido surpreendentes e o leque de escolha abrange hotéis de luxo, com Spa, com piscina, hotéis boutique, pousadas de charme em palacetes, hotéis rurais ou à beira do lago… Independentemente dos gostos, encontra o lugar ideal em Alcobaça onde ficar por uma noite – ou tantas quantas desejar!

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Alcobaça – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Challet Fonte Nova

Rodeado por jardins exuberantes e apenas a 200 metros do Mosteiro de Alcobaça, este elegante boutique hotel situa-se numa mansão histórica. O Challet Fonte Nova dispõe de quartos privados elegantes, com janelas do teto ao chão, equipados com AC, TV e acesso Wi-Fi gratuito. A tarifa inclui um ótimo pequeno almoço buffet. Tem ainda Spa e centro de bem estar, bar com sala de jogos e estacionamento gratuito.

Vale d’Azenha Hotel Rural

Cultivando a “arte de bem descansar”, o Vale d’Azenha Hotel Rural & Residences dispõe de quartos, suites e residences temáticas com um fabuloso pequeno almoço incluído. Numa simbiose entre o tradicional e o contemporâneo, é um refúgio de tranquilidade, entre Alcobaça e a Nazaré, que dispõe de piscina exterior, sauna e banheira de hidromassagem, restaurante e bar para se entregar aos prazeres do paladar.

Real Abadia Congress & Spa Hotel

Para viagens de lazer ou negócios, o hotel ecológico e bike-friendly Real Abadia Congress & Spa Hotel é um magnífico hotel de quatro estrelas, entre a cidade e a serra, a 7 minutos do Mosteiro de Alcobaça. Dispõe de jardins, bar, piscinas interior e exterior, centro de negócios, Spa e centro de bem estar. Os quartos privados, com decoração individualizada e comodidades modernas, são super confortáveis e incluem o pequeno-almoço.

Parque dos Monges

As tendas com um toque de glamour do Parque dos Monges são a oportunidade de adormecer ao som da sinfonia da natureza sem abdicar de comodidades e confortos modernos. A meros 3 km do centro de Alcobaça, acordar com vista para o lago e para um pequeno almoço simplesmente fabuloso, é privilégio que não se nega.

Clique para ver mais opções de alojamento em Alcobaça

O que ver no Mosteiro de Alcobaça? Principais pontos de interesse a visitar

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do MosteiroO complexo monástico do Real Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça foi o primeiro edifício inteiramente gótico a ser construído em Portugal no século XII. O mosteiro em si é um exemplo impressionante da arquitetura cisterciense, com interessantes acréscimos ao longo dos séculos. O estilo de construção do mosteiro, que mais tarde recebeu o nome de Gótico Primitivo, foi inspirado na Abadia de Claraval, a sede da Ordem de Cister na França.

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Claustro de Dom Dinis – Mosteiro de Alcobaça

Alcobaça deve a sua origem e desenvolvimento aos monges beneditinos da Ordem de Cister após a fundação da abadia em 1153, quando o Rei Dom Afonso Henriques lhes doou os Coutos de Alcobaça para administrar e repovoar o território reconquistado aos mouros.

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Túmulo de Dom Pedro I

Adquira o seu bilhete de entrada (6 euros), e descubra os espaços absolutamente imperdíveis numa visita ao Mosteiro da Batalha. A saber:

  • Na fachada do enorme mosteiro destaca-se a entrada emoldurada pelo portal do século XIII e pelos nichos laterais com as estátuas de São Bento e São Bernardo, respetivamente fundador da ordem beneditina e mentor da reforma cisterciense.
  • A Igreja, expressão mais pura desse desenho gótico primitivo, constituída por nave principal (com 100 metros de comprimento e 20 de altura, representa o maior espaço religioso gótico existente no país) e pelo transepto, onde se encontram os singulares túmulos de Dom Pedro I e Dona Inês de Castro, duas peças escultóricas de arte tumular do século XVI simplesmente deslumbrantes.
  • Cabeceira da igreja constituída por nove capelas radiantes ligadas entre si por um Deambulatório.
  • Sacristia Nova, construída a mando do Rei Dom Manuel I, conservam-se os pórticos manuelinos e a esplendorosa Capela das Relíquias ao estilo barroco.
  • Sala dos Túmulos, panteão régio dos reis Dom Afonso II e Dom Afonso III juntamente com os túmulos de membros das respetivas famílias.
  • Claustro de Dom Dinis ou Claustro do Silêncio, o maior claustro medieval português ao qual foi acrescentado o soberbo Sobreclaustro manuelino.
  • Claustro do Cardeal ou dos Noviços.
  • Sala do Capítulo, a seguir à igreja, é o espaço mais importante da vida monástica dos monges cistercienses que se regiam pelo lema “ora et labora” (oração e trabalho), com estátuas de santos, anjos e monges.
  • A Cozinha, totalmente revestida de azulejos, o Refeitório, com a lendária porta estreita e elegante Púlpito do Leitor, que tinha como fim entregar refeições aos pobres, e o Dormitório dos monges.
  • Sala dos Reis, estátuas dos reis portugueses sobre prateleiras de pedra no alto das paredes, acima dos azulejos pintados à mão que retratam a história do mosteiro.
Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Claustro do Cardeal
Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Dormitório do Mosteiro de Alcobaça

 O que ver e fazer em Alcobaça? Locais a visitar e experiências a não perder para além do Mosteiro de Alcobaça

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Praça da República – Roteiro para visitar Alcobaça

O que ver e fazer em Alcobaça, além de visitar o imponente Mosteiro de Alcobaça, é uma viagem de despertar dos sentidos. Naquela que já foi a zona agrícola mais importante de Portugal, também há arte expressa na tradicional cerâmica da Loiça de Alcobaça, no estampado colorido da Chita de Alcobaça, e nos prazeres do paladar.

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Ponte sobre o rio Alcoa – Roteiro para visitar Alcobaça

Alcobaça é a Cidade dos Doces Conventuais deixados pelo legado da Ordem de Cister, a par das frutas doces e do Licor de Ginja de Alcobaça. Afinal, visitar Alcobaça convida a “dar lugar ao amor”. Apaixone-se por esta terra de lendas, de passado glorioso, de amores de perdição e de perdições conventuais.

Chalet Oriol Pena – Roteiro para visitar Alcobaça

Depois de visitar o Mosteiro de Alcobaça, eis os locais visitar e as experiências a não perder em Alcobaça:

  • Subir a colina e admirar as vistas junto do Castelo de Alcobaça, o melhor miradouro sobre a cidade. Nas ruinas do castelo medieval ainda se distingue a Torre dos Sete Sobrados, designação da torre albarrã de origens árabes.
  • Passear pelo centro histórico medieval de Alcobaça, do Rossio em frente ao mosteiro até ao Jardim do Amor, apreciando os challets e as praças airosas.
  • Atravessar os Arcos Cistercienses, ponto de passagem entre a Praça Afonso Henriques e a Praça da República, onde são visíveis marcas artísticas distintivas, como o brasão da Ordem de Cister, um fontanário e algumas peças escultóricas manuelinas.
  • Descobrir o Jardim do Amor, tema intrínseco à identidade de Alcobaça, num espaço que evoca o amor imortal de Pedro e Inês através das esculturas “Tronos Reais”, para @ inspirar a escrever a sua dedicatória e/ou jura de amor e guardá-la num dos 700 cofres embutidos no muro do Rio Baça.
  • Apreciar a arquitetura das casas burguesas em exemplares como o Palacete Araújo Guimarães, atual Biblioteca Municipal, a Casa de Aires Mateus junto ao rio Baça e o Palacete Bernardino Lopes de Oliveira junto ao rio Alcoa. Os exuberantes palacetes burgueses oitocentistas, construídos por emigrantes abastados regressados do Brasil ao gosto neorromântico e neoclássico da viragem do século, são conhecidos como “Casas dos Brasileiros” e um dos traços mais notórios de Alcobaça. A própria Câmara Municipal de Alcobaça está instalada num, o Chalet Oriol Pena.
  • Descobrir arte alicerçada na longa tradição da cerâmica de Alcobaça, saída de “mãos hábeis que transformam terra em pedaços de sonho”, num passeio contemplativo pelo Percurso Camoniano em Cerâmica de Alcobaça.
  • Visitar as igrejas da Misericórdia e de Nossa Senhora da Conceição.
  • Visitar o Museu Nacional do Vinho, o maior e mais completo museu do vinho português.
  • Degustar a gastronomia da região enriquecida por sabores de serra, terra e mar, sem perder o “frango na púcara”, rematar a refeição com uma Ginja de Alcobaça e levar para casa uns enchidos da raça autóctone do Porco Malhado.
  • E, quando na Cidade dos Doces Conventuais, provar um divino doce conventual é absolutamente imperdível. Qual deles o melhor! Quando o cardápio é feito de tentações como Cornucópias, Delícias de Frei João, Pudim de Ovos dos frades de Alcobaça, Queijadas do Bárrio, Gradinhas de Alcobaça, Tachinhos à Dom Abade, Pão de Ló de Alfeizerão, a escolha é tarefa difícil.
Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Colina do Castelo, o melhor miradouro sobre a cidade
Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do Mosteiro
Jardim do Amor

O que visitar perto de Alcobaça

Miradouro do Cruzeiro de São Martinho

Os encantos de Alcobaça estão longe de se resumir ao seu imponente mosteiro e à vistosa arquitetura dos seus palacetes. Ainda temos mais propostas para incluir no seu roteiro para visitar Alcobaça. Entre a serra e o mar, a rara beleza natural, patrimonial e cultural define os históricos Coutos de Alcobaça. Visitar os seus mosteiros cistercienses, desfrutar de um dia de praia, ou fazer uma caminhada em família, é tempo sempre bem empregue.

Mosteiro de Santa Maria de Coz

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do MosteiroEste mosteiro feminino da Ordem de Cister fica situado em Coz, a 10 km do centro de Alcobaça e vale bem uma visita atenta já que é um exemplo do esplendor artístico barroco, e considerado um dos mais belos e ricos mosteiros femininos Cistercienses de toda a Europa. A Igreja de Santa Maria de Coz juntamente com o dormitório e restantes dependências do Mosteiro só foram decretadas oficialmente Monumento Nacional em 2021.

Matas do Vimeiro e do Gaio

O pulmão verde do concelho de Alcobaça é a Mata Nacional do Vimeiro, popularmente conhecida por Matas do Gaio. Na realidade, a antiga mata real divide-se em quatro matas: da Roda, do Gaio, da Ribeira e do Canto. Um trilho circular fácil de 4 km permite um contacto próximo com fauna e flora singulares dos 267 hectares de pura natureza que já pertenceram ao Mosteiro de Alcobaça.

Lagoa de Pataias

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do MosteiroA Lagoa das Pataias é a principal zona húmida do concelho de Alcobaça constituindo um importante polo de Biodiversidade no pinhal litoral, especialmente interessante para a observação de aves. Fica localizada a cerca de 20 km a norte da cidade, e se vir que tem tempo, não hesite em visitar para desfrutar dum passeio pelo passadiço que circunda o espelho de água da lagoa, ou dum picnic na zona de descanso munida dum pequeno parque de merendas.

São Martinho do Porto

Alcobaça: o que visitar, ver e fazer além do MosteiroAlcobaça detém dois trechos da Costa de Prata reconhecidos pela sua beleza natural, centrados em São Marinho do Porto e Paredes da Vitória. As nove praias do concelho, premiadas, acessíveis e seguras, são o local de eleição de turistas, visitantes e desportistas que encontram as condições ideais para a prática de várias modalidades de surf. A nossa favorita é a baía de São Martinho do Porto, uma das melhores praias do Oeste de Portugal. Quem visita São Martinho do Porto vem à procura das calmas águas da sua baía e dos longos passeios pela sua fantástica marginal. Duas razões mais do que suficientes para colocar São Martinho do Porto no seu roteiro para visitar Alcobaça. Mas se quiser ir além do óbvio, clique aqui para descobrir que mais surpresas esta baía encantada lhe reserva.

Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros

A Serra dos Candeeiros integra território alcobacense, logo, o seu roteiro para visitar Alcobaça é a oportunidade perfeita para (re)descobrir o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Estas serras calcárias escondem fenómenos naturais como grutas, algares, campos de lapiás, vales secos, dolinas, e poljes. Além disso, há moinhos encavalitados nos serrados, milenares pegadas de dinossauros, surpreendentes lagos e nascentes, imponentes anfiteatros naturais e soberbos trilhos.

Quer saber onde encontrar estas maravilhas da natureza? Então não deixe de ler o nosso guia e roteiro detalhado do Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros.

Mosteiro da Batalha

Também classificado Património UNESCO e uma das 7 Maravilhas de Portugal, o Mosteiro da Batalha é imperdível num roteiro para visitar Alcobaça. Dentre os monumentos do gótico português, raros são os que conseguem rivalizar em ornamentação, exuberância e estética com o Mosteiro da Batalha. A construção iniciou-se em 1386, a mando do rei D. João I, pela graça da vitória das tropas portuguesas contra Castela na Batalha de Aljubarrota, nome tomado da Vila de Aljubarrota que pertence a Alcobaça, conhecida pela sua lendária heroína, a Padeira de Aljubarrota.

Quer saber mais sobre a Batalha? Então, não deixe de ler o nosso roteiro completo para visitar a Batalha, além do Mosteiro.

Nazaré

A Nazaré já fez parte dos Coutos de Alcobaça, nomeadamente a Pederneira que foi sede do concelho onde nasceu a vila piscatória. É uma ótima adição ao seu roteiro para visitar Alcobaça estando a menos de 20 minutos do centro histórico. Conhecida como um excelente destino de verão de Portugal pelas magníficas praias, a Nazaré oferece muito mais. Na meca dos surfistas que defrontam as Ondas Gigantes da Nazaré, há mulheres de sete saias, barcos coloridos, peixe seco, extensos areais e um Sítio de lendas.

Quer mais dicas sobre a cidade e as suas maravilhosas praias? Então não deixe de ler o nosso roteiro para visitar a Nazaré.

Fátima e Ourém

Castelo de Ourém

Dada a proximidade, um roteiro para visitar Alcobaça fica bem mais completo com uma visita a Fátima, um dos santuários marianos mais visitados do mundo, e à Vila Medieval de Ourém, coroada por um castelo de torreões ao estilo veneziano.

Santuário de Fátima

Em Fátima ninguém fica indiferente à enorme fé dos crentes. Independentemente da profissão de fé dos visitantes, este espaço acolhe sem distinção e subjuga pela espiritualidade que lhe é inerente. O burgo nobre muralhado de Ourém é um autêntico “museu a céu aberto” que nso remete para tempos mágicos de princesas e cavaleiros.

Quer mais dicas sobre a vila e o santuário? Então, não deixe de ler o nosso roteiro para visitar Ourém e Fátima.

Porto de Mós

A principal atração turística de Porto de Mós é o seu singular castelo erguido sobre os escombros de um posto de vigia romano. Em Portugal só existem 5 castelos com traça palaciana e Porto de Mós é guardião de um deles. Para além da visita ao castelo, recomendamos ainda um passeio pelo castiço centro histórico da vila de onde se destacam a Igreja de São João e São Pedro e a Ermida de Santo António, com uma das melhores vistas para o Castelo de Porto de Mós. E se gosta de caminhadas não deixe de ir percorrer a Ecopista de Porto de Mós (clique para saber mais).

Trilhos e Percursos Pedestres de Alcobaça

Se gosta de caminhar, terá muito com que se entreter ao visitar Alcobaça. Como adeptos de trilhos e percursos pedestres que somos, já por lá somamos uma boa centena de quilómetros às pernas.

Abaixo encontra os trilhos e percursos pedestres de Alcobaça que nos encheram as medidas:

  • PR1 ACB Vale de Ventos (3 km circular)
  • PR3 ACB São Martinho do Porto, Serra e Mar (8 km circular)
  • PR5 ACB Mata Nacional do Vimeiro (4 km circular)
  • PR7 ACB Aljubarrota: Pelo Vale da Ribeira do Mogo (12,5 km circular)
  • PR8 ACB Rota da Água Benedita (10 km circular)
  • PR17 ACB Azenhas do Vale de Paredes (3,5 km linear)

Clique para ler o nosso artigo dos melhores trilhos de Portugal

Onde comer em Alcobaça? Melhores Restaurantes

Restaurante António Padeiro
Rua Dom Maur Cocheril 27, Alcobaça

Origens Restaurante
Rua Alexandre Herculano 18, Alcobaça

Restaurante O Castigo
Estrada Engenheiro Vieira Natividade 209, Évora de Alcobaça

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Alcobaça


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Alcobaça.

Outros artigos do Centro de Portugal

Abrantes | Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Batalha | Belmonte | Beira BaixaCascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castelo Rodrigo | Castro Daire | Celorico e Linhares da Beira | Coimbra | Covilhã | DornesEstações Náuticas Centro de PortugalFigueira da FozFoz do Cobrão | Fragas de São Simão | Garganta do Ocreza | Góis | Gouveia | GuardaLoriga | Manteigas | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Ourém | Região do Oeste | Passadiços do Mondego | Passadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Praias Fluviais Centro de Portugal | Santa Comba DãoSeia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Vila de Rei | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.