Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua

Visitar Alijó vai brindá-l@ com algumas das paisagens mais maravilhosas do Douro Vinhateiro. A localização ímpar deste concelho de Trás-os-Montes, encaixado entre o Vale do Douro e o Vale do Tua, faz dele a base perfeita para partir à descoberta das maravilhas e néctares do Alto Douro Vinhateiro, ou não estivesse Alijó no epicentro da produção do vinho do Porto.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua

Se pensa que visitar Alijó se resume ao enoturismo, está muito enganado. Para além das visitas às quintas (e incontornáveis provas de vinhos), existem várias aldeias históricas à espera de serem descobertas, excelentes trilhos pedestres, uma gastronomia riquíssima, e um sem número de miradouros que nos brindam com estonteantes vistas panorâmicas sobre o rio Douro e Tua e os seus ondulantes socalcos, que correm mundo de tão fotogénicos que são.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Favaios, é uma das Aldeias Vinhateiras do Douro mais emblemáticas de Alijó

Neste artigo encontra o que não pode deixar de ver e fazer quando visitar Alijó, melhores miradouros, passeios de barco, trilhos e percursos pedestres, alojamentos onde ficar, restaurantes onde comer, melhores quintas para provas de vinhos do Porto e um mapa interativo com todos os pontos de interesse, para que não perca pitada do muito que Alijó tem para lhe oferecer.

Na preparação da sua viagem a Alijó, não deixe de ler também os seguintes artigos:

Onde fica Alijó?

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaAlijó é uma vila portuguesa do distrito de Vila Real, na antiga província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no Norte de Portugal. Sede de município, a vila de Alijó dista 40 km de Vila Real, 130 km do Porto e 400 km de Lisboa.

Quando visitar Alijó?

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
A época das vindimas é uma das melhores alturas para visitar Alijó

A época das vindimas (setembro e outubro) é a altura do ano em que mais pessoas elegem Alijó como destino a visitar. E não é de todo difícil perceber porquê. Para além das maravilhosas cores outonais, que pintam o vale do Douro e do Tua de inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho, a maioria das quintas oferecem interessantes programas em que o visitante tem a possibilidade de participar na tradicional apanha e pisa da uva nos lagares.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Miradouro de Casal de Loivos – Roteiro para visitar Alijó

Mas se o outono é rei no Vale do Douro e no Vale do Tua, a primavera é rainha. Ver as vinhas após o abrolhamento dos rebentos, a cobrir de verde as empinadas encostas durienses, é um cenário igualmente brutal. E, assim como o outono, é perfeita para percorrer um dos trilhos e percursos pedestres de Alijó.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Pinhão – Roteiro para visitar Alijó

No verão, o calor aperta (e bastante), mas para desfrutar das praias fluviais e dos inúmeros desportos aquáticos que o Douro e o Tua possibilitam, não encontra melhor estação.

O inverno é por norma frio e chuvoso, mas se quiser fazer uma espadinha romântica com a sua cara-metade, encontra nas Quintas do Douro do concelho de Alijó as condições perfeitas para um fim-de-semana apaixonante (e aconchegante) rodeado de natureza.

Onde ficar a dormir em Alijó? Sugestões de alojamento

Em Alijó encontra uma variedade de retiros rurais e casas de campo luxuosas para uma escapadinha relaxante de paz e sossego. Popular entre os muitos visitantes do Douro Vinhateiro e cruzeiros do Douro, os alojamentos no concelho de Alijó facilmente atingem taxas de ocupação altas, sobretudo os que ficam localizados na vila de Pinhão (e arredores), pois é indubitavelmente o melhor local para montar base numa escapadinha a Alijó. Portanto, planeie a sua reserva com antecedência.

The Vintage House, um dos melhores alojamentos no concelho de Alijó

De seguida, sugerimos-lhe os nossos alojamentos favoritos (testados e aprovados por nós) que apresentam a melhor relação qualidade-preço no concelho de Alijó. Clique nos links para ler comentários de outros hóspedes, verificar a disponibilidade e reservar o seu alojamento.

LBV House Hotel

O LBV House Hotel , em Pinhão, é um dos nossos alojamentos favoritos no concelho de Alijó. Tem uma boa localização, quartos espaçosos com varanda, piscina e estacionamento coberto grátis são os grandes trunfos deste alojamento. A relação qualidade-preço é muito positiva.

The Vintage House

Se preferir um alojamento mais luxuoso, recomendamos o irrepreensível The Vintage House, o nosso preferido para quando queremos ser (muito) mimados numa escapadinha romântica ao Douro Vinhateiro. Também fica localizado em Pinhão, mesmo à beirinha do rio Douro, e é simplesmente fantástico!

Quinta de la Rosa

Quer ficar a dormir numa das Quintas do Douro mais afamadas? Bem nas margens do rio Douro, a Quinta de la Rosa beneficia de vistas tão generosas como o vinho aqui produzido. O ambiente familiar, alegre e acolhedor define este alojamento rural onde os simples prazeres são o recheio da vida.

Casa De Casal De Loivos

Classificada como “casa de campo”, a Casa De Casal De Loivos é na realidade uma mansão do século XVII com quartos privados elegantes, cada um com decoração única. Dispõe de uma piscina exterior e um terraço, sempre com vistas impressionantes do Vale do Douro e das vinhas da própria quinta.

Clique para ver mais opções de alojamento em Alijó

O que ver e fazer em Alijó? Locais a visitar e experiências a não perder

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Igreja Matriz e Chafariz do Largo da Igreja

O que visitar em Alijó? Bem, para a vila em si, não vai precisar de alocar muito tempo. Como tal, não nos vamos alargar muito com a escrita. Mas não nos interprete mal! É que a riqueza patrimonial, natural e cultural de Alijó não se encontra concentrada na vila mas sim espalhada pelo concelho, como vai perceber depois de ler este artigo.

Posto isto, os locais que consideramos de visita obrigatória na vila de Alijó são os seguintes:

  • Praça do Município e Largo do Pelourinho, onde se encontra o histórico edifício da Camara Municipal de Alijó.
  • Igreja Matriz de Santa Maria Maior e o centenário Plátano de Alijó, classificado como Árvore de Interesse Público.
  • Passear pelos jardins de Alijó, mais concretamente pelo Jardim Doutor Matos Cordeiro (onde irá encontrar a Capela do Senhor do Andor) e pelo Jardim da Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro (na extremidade do qual irá poder ver o monumento ao Homem do Douro).
Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Monumento ao Homem do Douro – Roteiro para visitar Alijó

O que visitar no concelho de Alijó? O que visitar perto de Alijó

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Miradouro do Ujo, um dos locais imperdíveis no concelho de Alijó

Agora, pegue no carro e desfie o novelo de estradas que vão conduzi-l@ por alguns dos lugares imperdíveis a visitar no concelho de Alijó. Avisamos de antemão que temos sugestões para uma semana de férias! Portanto, para escapadinha de fim de semana, prolongado de preferência, terá que fazer escolhas para desenhar o seu roteiro para visitar Alijó conforme os seus gostos e a proximidade dos pontos de interesse. Damos-lhe pano para mangas, ou seja, tem aqui matéria-prima para visitar Alijó em uma, duas ou três escapadinhas.

Pinhão

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua

Pinhão é considerada a joia da coroa do concelho de Alijó. Como tal, tem de a incluir no seu roteiro para visitar Alijó. Pinhão tem uma localização muito difícil de igualar, aninhada entre o rio Douro e o rio Pinhão e as íngremes encostas durienses, cravadas de socalcos e pinceladas por quintas.

Marginal Ribeirinha de Pinhão – Roteiro para visitar Alijó

Os principais locais de interesse da vila de Pinhão são a marginal ribeirinha onde fica o cais de embarque, a emblemática ponte sobre o Douro e a sua Estação Ferroviária, mundialmente conhecida pelos azulejos representativos de todo o ciclo de produção do vinho do Porto.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Cruzeiro no Douro de Barco Rabelo – Roteiro para visitar Alijó

Para além da visita aos locais acima descritos, recomendamos vivamente que faça um pequeno cruzeiro pelo Douro. Existe uma vasta oferta de cruzeiros em Pinhão, mas o nosso favorito é o cruzeiro de duas horas de Barco Rabelo que faz a ligação Pinhão-Tua-Pinhão. Pode reservar o seu cruzeiro com antecedência (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide.

Favaios

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaFavaios é outra localidade incontornável para os amantes de enoturismo num roteiro para visitar Alijó. Afinal de contas, Favaios é sinónimo de Moscatel, só encontrando rival na Península de Setúbal.

Logo, é obrigatória uma visita à Adega Cooperativa de Favaios e ao Museu do Pão e do Vinho para provar e saber mais sobre o delicioso néctar. Lembre-se também de visitar a Igreja Matriz de São Domingos, as ruínas das Muralhas do Castelo e a altaneira Capela de Santa Bárbara.

São Mamede de Ribatua

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaOutro dos locais a visitar no concelho de Alijó é São Mamede de Ribatua, uma das aldeias mais castiças do Vale do Tua. Dá imenso gosto deambular pelas estreitas ruelas desta aldeia de Alijó enquanto se admira a arquitetura típica da região.

Os principais locais de interesse da aldeia são a bonita Igreja Matriz de São Mamede, o Pelourinho, a Ponte Romana sobre a ribeira de S. Mamede, o Jardim das Laranjeiras e a Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, a mais antiga de Portugal (fundada em 1799).

Foz Tua e Barragem do Tua

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaFoz Tua fica, como o próprio nome indica, situado no local em que o rio Tua abraça o Douro e onde se encontra a histórica estação do Tua, onde a Linha do Tua se unia à Linha do Douro.

Para além de apreciar a paisagem, não deixe de visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua, um excelente espaço museológico onde poderá obter imensa informação sobre o Vale do Tua, a Linha do Tua e a Barragem do Tua, que fica localizada mesmo ao lado de Foz Tua.

Santuário do Senhor de Perafita

O Santuário do Senhor de Perafita é o local de culto mais emblemático do concelho de Alijó. O Santuário é formado por um conjunto de edifícios, ligados uns aos outros por caminho calcetado, que incluem uma bela Igreja octogonal de estilo rococó, a Casa dos Milagres, a capela do Senhor dos Milagres, a Fonte e o Calvário constituído por cinco bonitos cruzeiros.

Anta da Fonte Coberta

A Anta da Fonte Coberta é um dos principais monumentos megalíticos do concelho de Alijó. Este dólmen milenar de grandes dimensões fica situado a sensivelmente um quilómetro da aldeia de Vila Chã e, por ser de fácil acesso, recomendamos vivamente que o inclua no seu roteiro para visitar Alijó.

Melhores Quintas do Douro para provas de vinhos do Porto em Alijó

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaVisitar Alijó e não fazer uma prova de vinhos do Porto é quase pecado. Quem resiste a pisar estas quintas familiares com tradição, os velhos solares, o terroir abençoado? Quem resiste a mirar as paisagens durienses, quiçá através do carmim dum Porto servido a preceito? Quem resiste a petiscar o melhor dos queijos e fumeiro saído das mãos desta gente acolhedora e hospitaleira? Nós, não.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaQuando vamos visitar Alijó, algures pelo meio há sempre uma prova de vinhos com tábua de queijos e enchidos à mistura. De seguida, tem a nossa seleção de quintas para provas de vinho do Porto no concelho de Alijó.

Quinta de La Rosa

Uma das nossas quintas favoritas no concelho de Alijó é a Quinta de La Rosa. Esta propriedade de gestão familiar fica localizada nas margens do rio Douro, a somente um quilómetro do centro da vila de Pinhão. Para além das provas de vinho do Porto (a sala de provas é fantástica), também é possível visitar as vinhas, andar a cavalo e degustar a deliciosa gastronomia duriense no seu restaurante “Cozinha da Clara”. Se visitar na época das vindimas, até pode pôr a “mão e o pé na massa”, que é como quem diz, passar umas boas horas a apanhar e a pisar uva.

Quinta da Roêda

A Quinta da Roêda, propriedade da Croft, é uma das quintas mais emblemáticas do Douro Vinhateiro. O poeta Veiga Cabral era um grande aficionado desta quinta duriense, tendo-a imortalizado com o seguinte registo: “Se a Região Demarcada do Douro fosse um anel de ouro, a Roêda seria o seu diamante.” Diamante ou não, o certo é que os seus vintages estão entre os melhores que já provamos!

Quinta do Bonfim

A Quinta do Bomfim fica a uns meros 500 metros do cais fluvial e da estação de Pinhão, o que faz dela uma excelente opção se tiver optado por dormir em Pinhão na sua escapadinha a Alijó e já não quiser pegar no carro depois das provas de vinho (assim sempre pode provar mais um vinho ou dois). O cesto de picnic, que tanto pode ser degustado no terraço do principal centro de visitas (com vista para o Douro), ou no terraço da Echo House no meio das vinhas, é irrepreensível! Clique para fazer a sua reserva (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide.

Melhores Miradouros de Alijó com vista para o Douro e Tua

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaUm roteiro para visitar Alijó tem forçosamente de incluir uma visita aos seus fantásticos miradouros. A oferta é mais que muita, sendo que o difícil mesmo é escolher. Para lhe dar uma ajuda na seleção vamos partilhar consigo os nossos Miradouros de Alijó favoritos com vistas para o Douro e Tua. Prometemos que, em todos eles, será brindado com paisagens de fazer cair o queixo!

Miradouro de Casal de Loivos (Douro)

O Miradouro de Casal de Loivos é o miradouro mais famoso de Alijó e um dos mais bonitos do Douro Vinhateiro. Fica localizado na pequena aldeia homónima, mesmo no coração do Douro Vinhateiro, e para além de brindá-l@ com uma apaixonante vista panorâmica sobre Pinhão e o Vale do Douro poderá observar a famosa curva em “L” que o Douro descreve junto à vila de Pinhão. Um verdeiro postal do Alto Douro Vinhateiro!

Miradouro de Santa Marinha (Douro)

O Miradouro de Santa Marinha é outro dos nossos Miradouros de Alijó de eleição. Fica localizado na aldeia de Castedo, junto à capela de Santa Marinha, e tem uma paisagem sobre o rio Douro, a aldeia do Tua e as montanhas envolventes de deixar a boca à banda.

Miradouro do Ujo (Tua)

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao TuaO Miradouro do Ujo é o nosso miradouro de Alijó favorito no Parque Natural do Vale do Tua. Deste autêntica varanda sobre o Vale do Tua, localizada às portas da aldeia de São Mamede de Ribatua, é possível observar o serpentear do rio Tua por entre as montanhas, formando um dos mais belos meandros do norte de Portugal. Imperdível!

quer conhecer mais miradouros do Douro Vinhateiro? Então, clique para ler a nosso artigo onde compilamos aqueles que consideramos serem os melhores miradouros do Alto Douro Vinhateiro.

Trilhos e Percursos Pedestres de Alijó

Se gosta de um bom trilho, rodeado de natureza, terá muito com que se entreter ao visitar Alijó. O nosso favorito é o PR1 ALJ – Trilho das Fragas Más que se desenvolve no Parque Natural do Vale do Tua.

Alijó, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer do Douro ao Tua
Trilho das Fragas Más, o nosso percurso pedestre favorito em Alijó

Este percurso circular com aproximadamente 10 km, arranca na aldeia de São Mamede de Ribatua e conduz ao miradouro das Fragas Más, outro local com paisagens de cortar a respiração sobre o Vale do Tua. Pelo caminho vai atravessar a Ponte Romana de São Mamede de Ribatua, percorrer vários troços da milenar calçada romana e ter a oportunidade de admirar as plantações das famosas laranjeiras de São Mamede de Ribatua.

Os outros trilhos e percursos pedestres de Alijó que já conhecemos (e gostamos) são os seguintes:

  • PR2 ALJ | Trilho da Senhora da Cunha: 14 km, circular
  • PR4 ALJ | Trilho de Santa Eugénia – Carlão: 13,5 km, circular

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Outros passeios perto de Alijó (para esticar a sua escapadinha)

Miradouro Olhos do Tua – Carrazeda de Ansiães

Quer acrescentar mais uns dias à sua escapadinha a Alijó? Então explore os territórios do Parque Natural do Vale do Tua que pertencem aos concelhos vizinho de Carrazeda de Ansiães, Mirandela e Vila Flor, ou embarque numa roadtrip pela fantástica Estrada Nacional N222 tendo sempre o Douro como companhia (o troço entre Peso da Régua e Pinhão valeu-lhe inclusivamente o título da estrada mais bonita do mundo).

Lagos do Sabor

Se quiser ir um pouco mais longe dê um saltinho ao Douro Superior, para conhecer os Lagos do Sabor, ou ao Douro Internacional para conhecer a face selvagem do Douro, que aqui cavou um profundo e escarpado vale, que serve de fronteira natural entre Portugal e a Espanha.

Douro Internacional

Espreite os seguintes artigos para dicas e inspiração de cada um dos destinos que pode combinar com a sua viagem a Alijó:

Onde comer em Alijó – Melhores Restaurantes

Abaixo encontra os nossos restaurantes favoritos para degustar a deliciosa gastronomia da região de Alijó:

Cozinha da Clara

Morada: Quinta de La Rosa, Pinhão
Especialidades: Bacalhau confitado em azeite; Lombo de vitela, Secretos de porco ibérico, Magret de pato com escalope foie gras

Restaurante Maria da Glória

Morada: Zona Industrial de Alijó, Lote 19
Especialidades: Alheira Caseira; Cabrito assado no forno, Naco na pedra, Posta de vitela; Bacalhau à Maria da Glória, Bacalhau na Telha, Bacalhau à Planalto, Polvo à Maria da Glória

Cêpa Torta

Morada: Rua Doutor José Bulas da Cruz, Alijó
Especialidades: Bacalhau com broa; Polvo à lagareiro; Misto maronês com batata confitada de alheira, Bochecha de porco bísaro com açorda de cogumelos selvagens, Milhos à transmontana, Lombinho de porco Bísaro em crosta de batata

O Cleto

Morada: Rua São Domingos Nº 27, Favaios
Especialidades: Bacalhau com broa, Lampreia à bordalesa; Miminhos de vitela, Cabrito assado, Borrego estufado

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Alijó


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos principais pontos de interesse turístico a visitar na vila e concelho de Alijó.

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aldeias de Bragança | BragançaChavesDouro Vinhateiro | Foz Côa | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do SaborLamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | MirandelaMiradouros de Torre de MoncorvoMogadouro Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro InternacionalParque Natural de MontesinhoPeso da Régua | Pinhão | São João da Pesqueira | Serra do Alvão | TabuaçoTarouca | Torre de Moncorvo | Turismo Rural Nordeste TransmontanoVale do Tua | Vila Real | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.