Visitar Arcos de Valdevez devia estar na sua lista de melhores escapadinhas em Portugal. A vila minhota pertence ao distrito de Viana do Castelo, está às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês fica a pouco mais de 1 hora do Porto e é uma verdadeira caixinha de surpresas. Prepare-se para se apaixonar à medida que desembrulha os seus segredos.
Em Arcos de Valdevez vai encontrar rico património arquitetónico e bucólicas aldeias comunitárias guardiãs de usos e costumes ancestrais onde simplesmente apetece estar.
Vai maravilhar-se com paisagens exuberantes das montanhas do Parque Nacional Peneda-Gerês, percorrer passadiços e trilhos mágicos, e sublimar-se perante locais de culto ímpares em Portugal. Há uma excelente gastronomia para degustar e um sem número de maravilhas naturais para descobrir.
Concebemos este roteiro de Arcos de Valdevez com o que ver e fazer, onde comer e dormir, e o que visitar perto de Arcos de Valdevez. Com tanto que a vila tem para oferecer verá que facilmente preenche uma semana de férias a visitar a região. Vamos daí?
Conteúdo deste Artigo
- 1 Quando visitar Arcos de Valdevez?
- 2 Onde ficar em Arcos de Valdevez? Sugestões de alojamento
- 3 Roteiro para visitar Arcos de Valdevez: o que ver e o que fazer na vila Onde Portugal Se Fez
- 4 Arcos de Valdevez: mapa dos principais pontos de interesse turístico
- 5 O que visitar perto de Arcos de Valdevez?
- 6 Mapa dos principais pontos de interesse a visitar perto de Arcos de Valdevez
- 7 Restaurantes Onde Comer? Gastronomia Regional
- 8 Outros artigos da região do Gerês
Quando visitar Arcos de Valdevez?
Arcos de Valdevez é ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, melhor ainda se for prolongado, e uma escapadinha sabe bem em qualquer altura do ano.
Não obstante, obviamente que a melhor altura do ano para visitar Arcos de Valdevez é nos meses mais quentes de maio a setembro. Lembre-se que está no Minho, portanto venha sempre prevenido para a chuva.
Mas ponha uma nota no seu calendário para estes eventos, festas e festividades de Arcos de Valdevez.
São excelentes oportunidades de visitar a cidade quando está mais animada, com as concertinas e as rusgas a tomaram os recantos do centro histórico e dos verdes jardins.
- Carnaval: festa e folia com direito a corso alegórico.
- Desfile de Bois da Páscoa (Quaresma): tradição secular em que os animais, cangados à moda antiga, saem às ruas acompanhados por figurantes, vestidos à época, com os trajes regionais. (Parque da Ponte Nova)
- Romaria de Nossa Senhora do Castelo (Domingo de Ascensão): culto ancestral duma procissão com saída na igreja matriz, pelas ruas arcuenses decoradas com tapetes de flores, que devolve a imagem de Nossa Senhor do Castelo ao seu santuário no Monte do Castelo
- Festivinhão (maio/jun): Festival Enoturístico de Vinhão, a casta tinta da região dos vinhos verdes servida em banquinhas pelas ruas do centro histórico de Arcos de Valdevez
- Feiras das Artes e Ofícios Tradicionais (julho): um fim-de-semana com sabor, saber e tradição, para mostrar e promover os produtos locais, na aldeia do Soajo.
- Festas de Nossa Senhora da Lapa (inícios de agosto)
- Romaria de Nossa Senhora da Peneda (inícios de setembro): depois da romaria e culto religioso com procissões e terços cantados, entram as concertinas para um baile que dura até à manhã do dia seguinte, na aldeia da Gavieira.
- Feira dos Doces e do Chocolate (dezembro): um fim-de-semana prolongado para conhecer e degustar os produtos doces da região, numa aproximação a mercado de Natal.
Onde ficar em Arcos de Valdevez? Sugestões de alojamento
A simpática Arcos de Valdevez tem algumas opções de hospedagem na cidade em si, bem como uma série de pousadas rurais nas proximidades. Todas elas são uma boa base para explorar o concelho e aventurar-se pelo Gerês.
Luna Arcos Hotel Nature & Wellness
Na outra margem do Vez, perto da Praia Fluvial da Valeta, o Luna Arcos Hotel Nature & Welness é dos mais escolhidos pelos hospedes que projetam umas férias a explorar a região. O spa e a piscina interior somam bons momentos se deseja bem-estar, comodidade e vistas da montanha e da cidade que só adicionam benefícios a quem procura sossego. O pequeno almoço buffet é muito bom.
Do bom gosto e bom planeamento nasce um hotel moderno numa casa antiga bem recuperada. Alojar-se no Ribeira Collection Hotel é experienciar o bem-estar das comodidades das exigências modernas com um toque requintado do passado arcuense de início de século XX. O charme do terraço à beira do Rio Vez com vistas para a cidade e para a Ponte Velha também ajudam a aperfeiçoar o cenário.
Nada como aterrar neste refúgio envolto de natureza para encontrar sossego e tranquilidade. No Eco-Bungalow encontra o melhor que a natureza nos dá: ar puro, espaço, serenidade e conexão. Para além das piscinas, um belo jardim e terraço com vistas soberbas. Alojamentos que respondem as todas as necessidades, amplos e luminosos, com detalhes rústicos duma ruralidade que enaltece o espírito.
Clique para ver mais opções de alojamento em Arcos de Valdevez
Roteiro para visitar Arcos de Valdevez: o que ver e o que fazer na vila Onde Portugal Se Fez
Descubra o que ver e fazer em Arcos de Valdevez neste roteiro de viagem que inspira a aventurar-se pelos seus pontos de interesse mais populares como o Parque Nacional da Peneda-Gerês ou as aldeias comunitárias.
Comecemos este roteiro de Arcos de Valdevez com uma visita à vila, mais precisamente ao centro histórico duma vila fortemente caracterizada por uma arquitetura barroca.
Começamos pelo conjunto arquitetónico da Santa Casa da Misericórdia e Igreja da Misericórdia em estilo barroco em frente da qual se ergue um Cruzeiro setecentista. Na fachada desta igreja havia um nicho com uma imagem de Nossa Senhora que deu origem à devoção arcuense da Romaria de Nossa Senhora da Porta. Avançamos até ao coração da vila.
O Relógio de Água é um dos seus ex-libris e encontra-se bem no centro do Largo da Lapa, onde ainda pode visitar a Igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1767, em estilo barroco. Siga até à singela Capela de Nossa Senhora da Conceição, o monumento religioso mais antigo de Arcos de Valdevez, de arquitetura de transição entre o românico e o gótico.
Na Praça Municipal vai encontrar um conjunto de monumentos de património civil como sejam o Pelourinho, o Tribunal e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Mais adiante, destaca-se a arquitetura barroca da Igreja Matriz dedicada a São Salvador, datada do século XVII, mas com adições do século XVIII como o altar em talha dourada. Adossada à igreja encontra-se a Capela do Calvário, uma belíssima capela em estilo rococó.
Atravessamos o Jardim dos Centenários, espaço verde ladeado pela Biblioteca e Casa das Artes, para nos depararmos com outro monumento de destaque. A Igreja do Espírito Santo conjuga a tradição maneirista, notável na talha dourada dos altares e púlpitos no interior, com a sobriedade neoclássica num templo religioso de rara beleza.
Saímos do centro histórico para nos aproximarmos da zona ribeirinha e descobrir mais encantos da vila, desta feita, abrilhantados pelas águas correntes do rio Vez. Dê um pulinho ao miradouro e mire a volta do rio Vez onde está a Praia Fluvial da Valeta e duas pontes, a Ponte Pedonal e a das Poldras Sobre o Rio Vez. Poderá ver ainda uma antiga azenha de rio (convertida em discoteca). Num alargado passeio pelas margens do Vez ainda se pode cruzar com a Fonte do Piolho e namorar à sombra da pérgula.
Tomamos a avenida para irmos ao encontro do Recontro de Valdevez, em memória dum dos mais importantes episódios da fundação da nação portuguesa que teve lugar nas margens do Vez. Quem conhece bem o painel de azulejos Batalha de Arcos de Valdevez da Estação de São Bento no Porto?
Apetece passear morosamente nos Jardins do Campo do Trasladário que transformaram a Ínsua do Vez num espaço verde apetecível, tranquilo e prazenteiro. Daqui tem-se a vista mais desimpedida da Ponte Velha, a imagem postal de Arcos de Valdevez.
É por ela que vamos atravessar o rio para irmos ao encontro do Cruzeiro do Senhor dos Milagres, da Casa da Ponte e da Igreja de São Paio que se destaca por ser distinta das restantes. A fachada está revestida de azulejo português e é antecedida por um escadório ornamentado.
Arcos de Valdevez: mapa dos principais pontos de interesse turístico
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Arcos de Valdevez
O que visitar perto de Arcos de Valdevez?
Agora que já visitou os principais pontos de interesse na vila que devem constar num roteiro para visitar Arcos de Valdevez, vamos alargar os horizontes. O concelho tem ainda um manancial de lugares dignos de visita e experiências que são tradições vivas.
Numa paisagem marcadamente rural escondem-se pérolas, e bem perto da vila. O Paço de Giela é um exemplar de arquitetura civil privada medieval e considerado um dos mais importantes Monumentos Nacionais. A arquitetura revela a sua longevidade, desde a torre medieval com elementos românicos e góticos, às ornadas janelas manuelinas. A casa-torre acolhe um interessante museu com achados arqueológico que provam a ocupação do território desde há milénios até ao presente. Do primitivo Castelo de Santa Cruz já nada resta, mas uma pequena caminhada conduz-nos às vistas do topo do monólito de granito que são soberbas. Aproveite para visitar a Capela da Senhora do Castelo.
Arcos de Valdevez tem uma das cinco portas de entrada para o extremo norte do Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Porta do Mezio.
Quem gosta de caminhadas e passeios de BTT tem em Arcos de Valdevez a oportunidade de esticar as pernas num dos muitos trilhos do concelho, como a Ecovia do Vez ou a Ecovia do Ermelo, o Trilho dos Romeiros da Peneda ou o Trilho das Brandas do Sistelo, os incontornáveis Passadiços dos Sistelo e os novíssimos Passadiços das Lagoas do Vez.
Na Porta do Mezio, uma das portas de entrada no Parque Nacional Peneda-Gerês, podem-lhe dar toda a informação para trilhos muito interessantes nesta região.
Descubra ainda maravilhas da natureza escondidas nas montanhas como as Lagoas de Travanca, as Cascatas do rio Cabrão, as Lagoas de Grade ou a Lagoa dos Druidas (clique nos respetivos nomes para saber como visitar cada uma destas lagoas e cascatas de Arcos de Valdevez).
A geografia antropológica descobre-se na abundância de vestígios arqueológicos do neolítico. O destaque vai para o Núcleo Megalítico do Mezio cuja estrela é a Anta do Mezio, um túmulo pré-histórico com cerca de 5000 anos, e a Estação Arqueológica do Gião que reúne um conjunto de notáveis manifestações de arte rupestre.
Não podíamos deixar de destacar a mais nova atração de Arcos de Valdevez: o Baloiço do Mezio. Encare a vida com leveza e liberdade num vai-e-vem de alegria. Numa localização privilegiada da Serra do Soajo, o maior baloiço de Portugal proporciona vistas 360º soberbas sobre todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Uma visita ao concelho de Arcos de Valdevez não fica completa sem visitar as suas aldeias.
A aldeia do Sistelo, vencedora das 7 Maravilhas de Portugal, ganhou o cognome de Pequeno Tibete Português por causa dos verdejantes socalcos. Pontos de interesse imperdíveis na aldeia: o Castelo do Sistelo, a Igreja Matriz, os espigueiros, o casario típico de granito, as calçadas de lajes de granito, uma descida ao rio para conhecer a Ponte Romana e a Praia Fluvial do Sistelo. Não esqueçamos a subida aos socalcos para ver as brandas, com os típicos cortelhos, e as inverneiras.
Num cenário natural único e deslumbrante do Gerês, abriga-se a Vila do Soajo, uma das localidades de Arcos de Valdevez que deve visitar. Soajo tem património, beleza paisagística e tradições que vai querer descobrir. Uma aldeia-escola, uma lição das nossas raízes mais populares. O principal atrativo turístico são os 24 espigueiros seculares na eira comunitária. Mas não perca o Largo do Eiró onde estão o sui generis Pelourinho, a igreja matriz, o café central e a casa da junta. Prove o pão-de-ló do Soajo e afague o verdadeiro e fiel cão Sabujo, natural do Soajo.
Mas há mais! A dois passos da vila, em plena Serra do Soajo escondem-se algumas das cascatas e lagoas mais paradisíacas (e secretas) do Parque Nacional da Peneda-Gerês, daquelas que nos obrigam a beliscar a pele para termos a certeza que não estamos a sonhar. As nossas favoritas são o Poço Negro, o Poço Bento, o Poço das Canejas e o Poço das Mantas. Mas o melhor mesmo é ler o nosso guia detalhado para visitar as cascatas e lagoas da Serra do Soajo e escolher a sua favorita.
Provavelmente nunca ouviu falar da aldeia da Gavieira. Mas se lhe falarmos de romarias ao Santuário da Nossa Senhora da Peneda, um sublime santuário com escadório barroco, da Cascata da Peneda, um véu branco de 30 metros de quedas de água que adornam a laje polida da Fraga da Meadinha, já percebe porque merece destaque.
A freguesia compreende as aldeias de Gavieira, Tibo e Rouças e o cenário em que se inserem é mágico, entre socalcos e paisagens de tirar o fôlego das Serras da Peneda, do Soajo e de Laboreiro.
Mapa dos principais pontos de interesse a visitar perto de Arcos de Valdevez
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos pontos de interesse turístico a visitar no concelho de Arcos de Valdevez
Restaurantes Onde Comer? Gastronomia Regional
Quem conhece o Minho sabe que a comida é farta e boa sustança. Portanto, no seu roteiro para visitar Arcos de Valdevez, entregue-se aos prazeres do paladar sem remorsos e tudo lhe vai saber divinalmente.
Cozido à Minhota, Cabritinho Mamão da Serra, Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarrestre, Papas de Sarrabulho, Bacalhau à Labrador, Arroz Pica no Chão e Rojões, são os melhores exemplos da gastronomia regional típica de Arcos de Valdevez.
E se acha que estamos a ser mauzinhos, nem olhe para a mesa das sobremesas. Tem à sua espera doçaria tradicional de tornar qualquer santo num pecador. Charutos dos Arcos, Rebuçados dos Arcos, Bolo de Discos, Cavacas, Bolo de Mel, Casadinhos Brancos, Laranja de Ermelo, Pão-de-Ló de Soajo.
O Braseiro adequadamente especializa-se nos grelhados; o Restaurante O Pote é elogiado na cachena com arroz de feijão, mas o Restaurante O Lagar está-lhe um degrau acima e ganha pontos pelo espaço castiço e por servir o melhor bolo de discos.
Se quiser trazer um doce para casa, passe na Doçaria Central. É daquelas à moda antiga, com segredos de doces regionais e conventuais passados de geração em geração desde 1830. Encha uma caixa de Charutos e outra de Rebuçados. Estes são tão grandes que ocupam qualquer boca um bom pedaço. Não é à toa que os chamam de “cala-maridos”.
Outros artigos da região do Gerês
- Aldeias Históricas do Gerês
- Cascatas do Gerês
- Lagoas do Gerês
- Cascatas e Lagoas do Soajo
- Roteiro para visitar o Gerês
- Turismo Rural: melhores alojamentos
- Trilhos do Gerês
- 7 Lagoas do Gerês
- Cascata da Rajada
- Castro Laboreiro
- Ermida | Serra do Gerês
- Fafião
- Lagoa dos Druidas
- Lindoso
- Melgaço
- Montalegre
- Pitões das Júnias
- Poças do Malho
- Poço Azul do Gerês
- Poço Verde de Fafião
- Ponte da Barca
- Sistelo
- Soajo
- Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!