Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro

Paraíso Natural! É este o slogan do Turismo das Astúrias e a verdade é que lhe assenta que nem uma luva. Para lhe dar uma mãozinha a abrir os portões do paraíso, desenhamos um roteiro para visitar as Astúrias com os principais pontos de interesse que deve incluir no seu itinerário e muitas dicas práticas para o ajudar a planear uma roadtrip de sonho por esta deslumbrante região do norte de Espanha.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Miradouro de Fitu – Roteiro para visitar as Astúrias

Verdejantes montanhas que parecem tocar o céu, lagos e cascatas paradisíacas, deslumbrantes praias e enseadas selvagens, cabos vertiginosos, vilas piscatórias pintadas de mil cores, trilhos de montanha alucinantes, tradições seculares, comida deliciosa (aí a Fabada e o Queijo de Cabrales), muita sidra… Foram alguns dos ingredientes que nos fizeram cair de amores pelas Astúrias logo na primeira visita.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Praia de Ballota – Roteiro para visitar as Astúrias

Depois disso, já regressamos por duas vezes e estamos convictos que não nos vamos ficar por aí. É que, apesar não ser uma das maiores províncias da Espanha, o território das Astúrias tem imenso que ver e fazer. Por isso, o roteiro para visitar as Astúrias que vamos partilhar consigo neste artigo, está muito longe de esgotar o destino. Olhe para ele como uma espécie de aperitivo. Até porque estamos desconfiados que, depois desta viagem às Astúrias, vai querer voltar muitas vezes para continuar a descobrir os seus muitos encantos!

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Braña Pornacal – Roteiro para visitar as Astúrias

Conteúdo deste Artigo

Onde fica o Principado das Astúrias?

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Naranjo de Bulnes – Parque Nacional dos Picos de Europa

O Principado das Astúrias fica localizado junto ao mar Cantábrico, na vertente norte da cordilheira Cantábrica. Esta província do norte da Espanha tem como capital a cidade de Oviedo e, geograficamente, é limitada a oeste pela Galiza, a sul por Castela e Leão, a leste pela Cantábria e a norte pelo mar Cantábrico.

O Principado das Astúrias dista de aproximadamente 250 km da fronteira norte de Portugal, sendo que Oviedo dista cerca de 780 km de Lisboa e somente 500 km do Porto.

Quando visitar as Astúrias?

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Ruta del Cares, o trilho mais famoso das Astúrias

Pessoalmente achamos que os melhores meses para visitar as Astúrias vão de maio a outubro. Os meses de maio, junho, setembro e outubro são excelentes para visitar a maioria dos locais de interesse das Astúrias e para grande parte das atividades outdoor que pode praticar nas montanhas asturianas, como sejam caminhadas, escalada ou BTT. O tempo é por norma decente, não apanha multidões e os preços dos alojamentos e demais serviços turísticos são bem mais em conta que na dita época alta. Claro que não se livra de umas chuvadas e de rapar algum frio.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Lastres – Roteiro para visitar as Astúrias

Claro que os meses de verão levam a taça no que diz respeito ao clima, sendo perfeitos para atividades ao ar livre e para desfrutar das maravilhosas praias da costa das Astúrias. O único senão são os preços e o elevado número de turistas.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Lago del Valle no inverno – Roteiro para visitar as Astúrias

O inverno é por norma muito chuvoso e frio, mas se gosta de neve vai sentir-se no paraíso, sobretudo no Parque Natural de Somiedo e no Parque Nacional dos Picos de Europa.

Onde ficar a dormir nas Astúrias? Sugestões de alojamento

Tendo em conta que o nosso roteiro de carro pelas Astúrias abrange uma enorme área geográfica, é imperativo dividir as noites de hospedagem por várias localidades ao invés de ficar sempre alojado no mesmo local. Claro que, se optar por dividir o nosso roteiro em várias viagens, pode montar base numa só localidade e fazer os seus passeios a partir daí. Uma excelente ideia caso queira explorar as Astúrias mais a fundo.

Independentemente da sua opção, é importante referir que na maioria das localidades das Astúrias, que referimos neste artigo, encontra excelentes soluções de alojamento, que vão desde o alojamento local às grandes unidades hoteleiras, passando por charmosos boutique hotéis e casas de turismo rural.

Na hora de escolher onde ficar na sua roadtrip pelas Astúrias, recomendamos que tenha sempre em atenção se a localidade conta com uma boa oferta de alojamentos e demais serviços dos quais vai seguramente precisar durante a viagem (restaurantes, supermercados, etc). Por norma, quanto maior a oferta, mais fácil é encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Posto isto, as localidades que sugerimos para passar a noite no nosso roteiro de carro pelas Astúrias são:

Arenas de Cabrales | Cangas de Onís | Cudillero | Gijón | Llanes | Oviedo | Ribadesella | San Martín/San Salvador

Mas pode fazer pequenas alterações ao roteiro e optar por ficar em outras localidades vizinhas com boa oferta de alojamentos, como sejam:

Avilés | Lastres | Pola de Somiedo | Poncebos

(Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.)

Por último, queremos salientar que, ao longo do roteiro, vamos sugerir-lhe os nossos alojamentos favoritos para cada um dos dias – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.

Roteiro Astúrias (8 dias de carro) | Norte de Espanha: Roadtrip para visitar o melhor do Principado das Astúrias

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Lagos de Saliencia – Roteiro para visitar as Astúrias

O nosso roteiro para visitar as Astúrias é praticamente circular, com início no Parque Natural de Somiedo e final na capital Oviedo. Mas claro que pode fazer o mesmo na ordem inversa sem qualquer problema, ou até mesmo começar num dos pontos de interesse sugeridos que lhe seja mais conveniente e, a partir daí, desenhar o seu próprio roteiro para visitar as Astúrias.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Catedral de Oviedo – Roteiro para visitar as Astúrias

É importante referir que o número de dias que sugerimos neste roteiro para visitar as Astúrias pressupõe que a viagem seja feita com viatura própria e não inclui os dias de viagem do local de origem para o Principado das Astúrias. Na verdade, visitar grande parte dos locais de interesse referidos neste artigo sem carro ou sem recorrer a um tour é uma tarefa (praticamente) impossível de realizar. Sobretudo os lugares que se encontram fora das principais localidades. Se estiver sem viatura própria, o melhor mesmo é alugar um carro.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Cudillero – Roteiro para visitar as Astúrias
Dica VagaMundos: se não tem carro próprio e precisa de alugar um carro para a sua roadtrip pelas Astúrias, recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida. Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.
Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Lagos de Covadonga – Roteiro para visitar as Astúrias

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que nos nossos roteiros o número de dias é meramente indicativo. Se abdicar de fazer algumas das atividades que sugerimos ou cortar alguns pontos de interesse, pode fazer este roteiro em menos dias.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Praia do Silêncio – Roteiro para visitar as Astúrias

No sentido oposto, caso pretenda visitar mais alguns pueblos, fazer mais umas caminhadas ou simplesmente relaxar numa das suas paradisíacas praias, pode sempre acrescentar mais uns dias ao seu roteiro para visitar as Astúrias. Ao longo do roteiro de 8 dias vamos dar-lhe várias dicas com essa finalidade. Verá que é super fácil transformar a sua viagem às Astúrias num par de semanas de férias.

Seguro de Viagem para as Astúrias

No atual contexto epidemiológico é de crucial importância fazer um seguro de viagem que tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

A pensar nisso mesmo, a IATI Seguros criou o IATI Escapadinhas, um seguro de viagem super económico que oferece cobertura em caso de contágio por COVID-19 (exames médicos, transporte sanitário, assistência médica, hospitalização, quarentena obrigatória e repatriação).

Por menos de 20 euros por pessoa tem seguro para uma semana de viagem nas Astúrias. Por estes valores, não vale de todo a pena correr riscos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem às Astúrias e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra seu seguro de viagem.

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 1

Lagos de Saliencia – Cascada del Xiblu – San Martín

Lagos de Saliencia

Lago de la Cueva

O nosso roteiro para visitar as Astúrias arranca no Parque Natural de Somiedo, mais concretamente com uma caminhada para ir conhecer os extraordinários Lagos de Saliencia, o ex-libris do parque natural.

Os Lagos de Saliencia são um conjunto de cinco lagos glaciais, nomeadamente:

  • Lago Calabaroza (também conhecido pelo nome de Lago Negro),
  • Lago Cerveriz,
  • Lago Almagrera (ou Lago Mina, o mais pequeno de todos),
  • Lago de la Cueva
  • e Lago del Valle, (o maior do grupo e de todo o Principado das Astúrias.)

Se os quiser conhecer todos, terá de percorrer um exigente trilho de montanha circular com cerca de 17 km de extensão ou um trilho linear de sensivelmente 15 km, que, apesar de ser bem mais fácil, é uma dor de cabeça logística, pois não existem transportes públicos entre os dois extremos do trilho.

Lago del Valle, o maior lago das Astúrias

Mas temos boas notícias! Existe um trilho circular de somente 8 km, e dificuldade média/baixa, que permite conhecer quatro dos Lagos de Saliencia (só o Lago del Valle fica excluído). Se não estiver habituado a grandes caminhadas de montanha, ou se for com crianças, é sem dúvida a melhor opção.

Independentemente da sua escolha, ambos os trilhos circulares dos Lagos de Saliencia estão bem sinalizados e arrancam junto do parque de estacionamento Alto de La Farrapona, localizado a 1700 metros de altura. Se costuma ver a Volta à Espanha, vai com certeza reconhecer este local mítico da principal prova de ciclismo da Espanha.

Informação prática do Trilho dos Lagos de Saliencia

  • Distância: 8 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Desnível Acumulado: 700 metros
  • Local de Partida/Chegada: Estacionamento do Alto de La Farrapona
Braña Pornacal
Dica VagaMundos: os encantos do Parque Natural de Somiedo estão (muito) longe de se resumir aos Lagos de Saliencia. Se poder acrescentar mais um ou dois dias ao seu roteiro para visitar as Astúrias, recomendamos vivamente que vá conhecer alguns dos seus apaixonantes pueblos (as Brañas), com as tradicionais casas com telhados de colmo, e percorrer mais alguns trilhos. Os locais aos quais recomendamos visita em Somiedo são: Braña Pornacal, Braña de Mumián, Braña de Sousas, Valle del Lago (onde pode fazer um trilho até ao Lago del Valle), Mirador del Rei, Puerto de Somiedo e Trilho da Braña La Peral ao Pico Moscoso (de onde terá excelentes vistas para o El Cornón, o pico mais alto de Somiedo).

Cascata Xiblu – Astúrias

Lagos de Saliencia visitados, continue o seu roteiro para visitar as Astúrias rumando até ao vizinho Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, para ir conhecer uma das mais belas cascatas das Astúrias: a Cascada del Xiblu.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroA Cascada del Xiblu é, na verdade, uma sucessão de três cascatas com um desnível de 100 metros. Como já deve suspeitar, para a conhecer tem pela frente mais uma caminhada. Desta feita terá de percorrer um trilho linear, com aproximadamente 4 km (8 km ida e volta). Mas não se assuste que o nível de dificuldade do percurso pedestre é baixo, o que o torna perfeito para se fazer em família.

O trilho começa perto da localidade de Páramo, junto a um parque de estacionamento criado para o efeito (pode consultar a localização exata no mapa que disponibilizamos no final do artigo). O trilho encontra-se muito bem sinalizado e pelo caminho irá cruzar um enorme bosque de faias, particularmente apaixonante nos meses de outono.

Informação prática do Trilho da Cascada del Xiblu

  • Distância: 4 km (8 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Desnível Acumulado: 500 metros
  • Local de Partida/Chegada: Arredores de Páramo junto à estrada AS-228

Onde ficar a dormir no 1º dia

Hotel Balcon de Aguera (San Martín de Teverga): um hotel de montanha tradicional situado na região de Teverga, entre La Plaza e Entrago, com vistas para a Montanha Peña Sobia. Quartos rústicos recentemente renovados, aclimatizados, com mobiliário e pisos de madeira, paredes de pedra exposta e tetos com vigas expostas, muito limpos, acesso Wi-Fi gratuito e munidos de casa de banho privativa.

Alesga Hotel Rural (San Salvador): encantador hotel de montanha, rodeado de natureza espetacular à beira dum rio, ideal para quem procura um retiro rural relaxante e revigorante. Tem 7 quartos, com aquecimento central e casa de banho privativa, cada um com um design único que combina rural com contemporâneo. Além disso, dispõe de bar e jacuzzi.

Clique para ver mais opções de alojamento na região da Senda del Oso

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 2

Senda del Oso

Senda del Oso

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroO segundo dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias será todo ele dedicado a percorrer a Senda del Oso (o Trilho do Urso em português), uma fantástica ecovia contruída sobre duas antigas linhas ferroviárias mineiras: a primeira vai do Vale do Quirós à estação de Trubia e a segunda, de Caranga de Abajo às minas de Teverga.

A maior parte do percurso desenrola-se em pleno Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, território do urso pardo asturiano, seguindo paralela ao rio Trubia. Pelo caminho irá atravessar pequenos pueblos, túneis alucinantes, cénicas pontes, e os vertiginosos desfiladeiros de Peñas Juntas e de Valdecerezales, sempre com as verdejantes paisagens das Astúrias como pano de fundo. E claro, terá a oportunidade de ver ursos, mais que não seja os que se encontram no Refúgio e Centro de Recuperação do Urso Pardo de Proaza, resgatados dos ataques dos caçadores furtivos.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Urso no Refúgio e Centro de Recuperação do Urso Pardo de Proaza

O percurso da Senda del Oso tem aproximadamente 35 km de extensão e como é um percurso linear, se o quisesse percorrer na totalidade, teria de fazer 70 km, algo que a pé não está ao alcance do comum dos mortais. Posto isto, a melhor opção é percorrer a Senda del Oso de bicicleta e, mesmo assim, focar-se na parte mais interessante do percurso que, em nossa opinião, é a que vai de Entrago a Tuñón, e no desvio à albufeira da barragem de Valdemurio pela variante do Vale de Quirós.

Albufeira da barragem de Valdemurio

No total, há que pedalar aproximadamente 50 km. Se bem que o percurso não apresente grandes desníveis, é algo exigente para quem não esteja habituado a andar de bicicleta (grupo no qual nos incluímos). Mas não se preocupe que temos a solução para si. Em Entrago existem várias empresas de aluguer de bicicletas que oferecem serviço de recolha ao longo do percurso. Foi o que fizemos. Optamos pela recolha em Tuñón e assim só tivemos de fazer 30 km sempre com desnível negativo (no regresso é que se tem de subir um pouco), o que resultou num dia espetacular sem ficarmos feitos num oito.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Ruta de las Xanas
Dica VagaMundos: se quiser fazer mais uma caminhada no Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, acrescente mais um dia ao seu roteiro para visitar as Astúrias e vá percorrer a Ruta de las Xanas, outro desfiladeiro espetacular localizado a dois passos da Senda del Oso. O percurso tem aproximadamente 9 km de extensão (ida e volta) e desenrola-se ao longo do escarpado desfiladeiro por um caminho literalmente escavado na rocha, um pouco à semelhança do que acontece na famosa Ruta del Cares, que irá ter a oportunidade de conhecer mais para a frente na sua viagem pelas Astúrias.

Onde ficar a dormir no 2º dia

Pode optar por ficar a dormir na região de San Martín, à imagem do que fez dia anterior. Mas, se ainda tiver energia, recomendamos que siga viagem até à costa asturiana, mais concretamente até à vila piscatória de Cudillero, o local onde arranca o terceiro dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias. Assim ganha tempo para as visitas do dia seguinte! Veja abaixo as nossas recomendações de alojamento em Cudillero.

La Casona de Pío: hotel boutique encantador, a 100 metros do Porto de Cudillero. Combina decoração rústica (paredes expostas originais) com mobiliário clássico elegante em estilo rural. Quartos com conforto e comodidades modernas, como Wi-Fi gratuito, TV ecrã plano e alguns com banheira de hidromassagem. E os crepes ao pequeno almoço são deliciosos.

Casona de la Paca: numa antiga mansão rural das Astúrias, inserida num exuberante jardim, este hotel tem o ambiente tranquilo e acolhedor certo para uma estadia relaxante. Destacamos a equipa super simpática e a atenção aos detalhes que se estende aos quartos com decoração harmoniosa, entre o tradicional e o moderno, e ao pequeno almoço simplesmente fabuloso. Prefere um apartamento? Os Apartamentos Casona de la Paca com terraço privado e acesso à piscina sazonal inseridos na propriedade são ideais para si, para a família e para o patudo.

Clique para ver mais opções de alojamento em Cudillero

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 3

Cudillero – Cabo Vidio – Playa del Silencio – Avilés – Cabo Peñas – Gijón

Cudillero

O terceiro dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias arranca em Cudillero, uma das vilas piscatórias mais apaixonantes das Astúrias.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroImagine uma baía de águas azul-turquesa e uma miríade de casas coloridas encrustadas num verdejante monte e fica com uma ideia do que @ espera em Cudillero. Vai ter de se beliscar para ter a certeza de que ainda está nas Astúrias, e não na famosa Cinque Terre, na Itália.

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Cudillero são as seguintes:

  • Percorrer a sua extensa marginal, entre o Porto e o Farol.
  • Visitar a animada Plaza de la Marina, pejada de restaurantes e esplanadas, um autêntico anfiteatro feito de coloridas casas com vista para o mar.
  • Deambular pelas suas labirínticas e íngremes ruelas em busca dos melhores miradouros de Cudillero. Os nossos favoritos são o Miradouro del Pico, o Miradouro del Baluarte, o Miradouro Cimadevilla, o Miradouro de la Atalaya e o Miradouro del Pico.
  • Visitar a sui generis Igreja de San Pedro.

Playa del Silencio (Praia do Silêncio)

Cudillero visitada continue o seu roteiro para visitar as Astúrias rumando até à Playa del Silencio, uma das melhores praias das Astúrias.

Esta remota praia selvagem do Mar Cantábrico em formato de meia-lua fica situada numa enseada com plácidas águas cristalinas verde-esmeralda, cercada por um impressionante maciço rochoso que funciona como um corta-vento natural. Uma autêntica fatia do paraíso que parece ter sido recortada de um longínquo destino tropical. Faz-nos lembrar a idílica Praia do Ribeiro do Cavalo no Parque Natural da Arrábida!

À semelhança da sua congénere portuguesa, aqui não há nadadores-salvadores, balneários, nem tão pouco bares de praia e os acessos estão longe de ser os melhores, sendo inclusivamente preciso fazer uma pequena caminhada de 10-15 minutos por um íngreme caminho. Um pequeno preço a pagar para ir ao paraíso!

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Vista do Cabo Vidio
Dica VagaMundos: se vir que tem tempo dê um saltinho ao Cabo Vidio, que fica localizado entre Cudillero e a Playa del Silencio. As vistas sobre a acidentada costa das Astúrias compensam bem o pequeno desvio!

Avilés

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Iglesia de San Nicolás de Bari na Plaza Domingo Álvarez Acebal

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar as Astúrias será na cidade Avilés, que guarda um dos centros históricos medievais mais bem preservados das Astúrias, que contrasta com a construção de edifícios modernos como o icónico Centro Niemeyer.

Centro Niemeyer

Há muito que ver e fazer naquela que é a terceira maior cidade do Principado das Astúrias mas, visto que o tempo numa roadtrip é sempre limitado, recomendamos que foque a sua visita nos seguintes pontos de interesse de Avilés:

  • Plaza de España, mais conhecida localmente pelo nome de El Parche, onde irá encontrar o Ayuntamiento (Câmara Municipal) e o Palacio Ferrero, um dos edifícios barrocos mais antigos das Astúrias.
  • Plaza Domingo Álvarez Acebal, rodeada de casas medievais, e onde irá encontrar o Palacio Balsera e a Iglesia de San Nicolás de Bari.
  • Percorrer as ruas pedonais Calle Rivero e Calle Galiana de Avilés, pejadas de casas típicas medievais e extensas arcadas
  • Deambular pelo pitoresco Barrio de Sabugo, o antigo bairro de pescadores, localizado junto à Ria de Avilés, onde irá encontrar a histórica Iglesia Vieja de Sabugo.
  • Passear pela marginal da Ria de Avilés.
  • Apreciar a Iglesia de Santo Tomás de Canterbury.
  • Visitar o futurista Centro Niemeyer.

Cabo Peñas

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroContinue o seu roteiro para visitar as Astúrias rumando até ao Cabo de Penãs, o ponto mais setentrional das Astúrias, onde vai encontrar esmagadoras falésias com mais de 100 metros de altura e o altaneiro Farol do Cabo de Peñas. É uma das paisagens costeiras mais arrebatadoras das Astúrias!

Feche o terceiro dia do seu roteiro pelas Astúrias rumando até à cidade de Gijón. O mais certo é já chegar bem tarde, por isso, o melhor é reservar as visitas para o dia seguinte.

Onde ficar a dormir no 3º dia

El Môderne Hotel: bem situado no centro de Gijón, este hotel de design moderno disponibiliza quartos climatizados, extremamente limpos e cómodos, um centro de fitness, acesso Wi-Fi gratuito e um bar. A relação qualidade-preço é excelente. O atendimento prima pela simpatia e atenção ao cliente.

Hotel Hernán Cortés: um refúgio no centro de Gijón, perto de tudo. Num edifício histórico, tem uma impressionante fachada rosa e branca e os mármores reluzentes abrilhantam o interior. Quartos e suites, alguns familiares, espaçosos com camas confortáveis, irrepreensivelmente limpos com AC e casa de banho privativa. Alberga um dos melhores restaurantes da cidade, As de Picas, conhecido pela cozinha tradicional das Astúrias.

Clique para ver mais opções de alojamento em Gijón

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 4

Gijón – Playa de Rodiles – Lastres – Mirador del Fitu – Ribadesella

Gijón

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Plaza Mayor

O quarto dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias começa com uma visita a Gijón, uma cidade virada para o mar, que goza de extensos areais como a praia de San Lorenzo, verdejantes parques, um centro histórico encantador pejado de casas de sidra e muitos vestígios arqueológicos da sua origem romana.

Plaza del Marqués

É a nossa cidade favorita das Astúrias e existem fortes probabilidades de vir a ser a sua também. Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Gijón são as seguintes:

  • Plaza Mayor, rodeada de arcadas, e onde irá encontrar o lindo edifício do Ayuntamiento de Gijón.
  • Plaza del Marqués, onde irá encontrar a estátua de Don Pelayo, primeiro rei das Astúrias, e o magnifico Palacio de Revillagigedo.
  • Teatro Jovellanos, a sede dos famosos Prémios Princesa das Astúrias.
  • Deambular pelo histórico Bairro de Cimavilla, o coração da cidade de Gijón, onde irá encontrar uma miríade de casas de sidra, a icónica bebida do Principado das Astúrias. Durante o seu passeio não deixe de visitar as Termas Romanas do Campo Valdés e a Igreja de São Pedro.
  • Praia de San Lorenzo, um quilómetro e meio de areia dourada em forma de meia-lua, que vai desde a Igreja de São Pedro à foz do Rio Piles. Mesmo que não queira ir a banhos (a água é gelada, como em toda a Costa Asturiana) não deixe de percorrer a marginal Paseo del Muro de San Lorenzo.

Praia de Rodiles

Gijón visitada, continue o seu roteiro para visitar as Astúrias rumando até à Praia de Rodiles, uma língua de areia fina e dourada com quilómetros de extensão, situada no foz da Ria de Villaviciosa. Para além da sua beleza paisagística, a Praia de Rodiles conta com excelentes infraestruturas de apoio e é uma das melhores praias das Astúrias para a prática de desportos náuticos, com destaque para o surf.

Lastres

Vista do Miradouro de San Roque

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar as Astúrias será na aldeia piscatória de Lastres, que rivaliza em beleza com Cudillero. Lastres é inclusivamente considerada um dos pueblos mais bonitos de Espanha e não deixa os créditos por mãos alheias.

Torre do Relógio de Lastres

A sua localização na encosta de uma falésia sobranceira ao mar, por onde cresce o seu casario, emoldurada por uma bela praia e o tradicional porto de pesca é nada menos do que idílica. Deambular pelas suas estreitas e empinadas ruelas à descoberta dos seus mágicos recantos está entre as melhores memórias que temos das Astúrias. Durante o seu passeio não deixe de visitar os seguintes locais:

  • Miradouro de San Roque, o melhor miradouro de Lastres, onde será brindado com soberbas vistas panorâmicas sobre o seu casario e a Praia de La Griega.
  • Igreja de Santa María de Sábada, de estilo barroco e neoclássico.
  • Torre do Relógio.
  • Calle Real, onde irá encontrar as típicas casas coloridas dos pescadores.
  • Porto dos Pescadores, pejado de barquinhos coloridos, e a vizinha praia de Lastres, de onde obterá excelentes vistas sobre a aldeia.

Miradouro de Fitu

Termine o 4º dia do seu roteiro para visitar as Astúrias rumando até à vila piscatória de Ribadesella.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroMas, pelo caminho, sugerimos que faça um pequeno desvio até à Sierra del Sueve para ir conhecer o fantástico Miradouro de Fitu. Do alto dos seus 1100 metros conseguirá avistar em simultâneo o Mar Cantábrico, verdejantes prados asturianos e as imponentes montanhas do Parque Nacional dos Picos da Europa. Um autêntico quadro 360º das Astúrias, de cortar a respiração!

Como, uma vez mais, já deve chegar tarde a Ribadesella, recomendamos a que reserve as visitas para o dia seguinte.

Onde ficar a dormir no 4º dia

Gran Hotel del Sella: numa mansão histórica rodeada de belos jardins e terraços, situada junto à Praia Santa Marina, dispõe de uma piscina exterior, um campo de padel, um Spa com sauna, piscina interior e banheira de hidromassagem. Quartos elegantes com máximo conforto (alguns com varanda), mobilados em estilo clássico de linhas simples, limpeza primorosa, com casa de banho privativa.

Hotel Villa Rosario: um hotel exclusivo na costa das Astúrias, frente ao mar e rodeado por magníficas paisagens de praia e pela Montanha Ribadesella. Recentemente restaurado, o estilo original da mansão foi preservado, adaptando-se a todas as necessidades e confortos modernos. As comodidades resultantes são excelentes. Os quartos luxuosos são aclimatizados em estilo clássico elegante. Se preferir a mesma qualidade a preços mais económicos, é só atravessar a estrada até ao “maninho” mais novo, o Hotel Villa Rosario II de design moderno minimalista.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ribadesella

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 5

Ribadesella – Bufones de Pría – (Playa de Gulpiyuri) – Playa de Torimbia – Playa de Ballota e Praia de Andrín – Llanes

Ribadesella

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroO quinto dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias arranca com uma visita à vila piscatória de Ribadesella, que foi outrora um dos principais portos asturianos, fruto da sua localização privilegiada na foz do rio Sella.

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências a não perder em Ribadesella são as seguintes:

  • Plaza de la Reina María Cristina, onde se encontra o edifício mais antigo da cidade, o Palacio de Prieto Cutre do século XVI.
  • Plaza de la Iglesia, cheia de terraços e presidida pela Igreja de Santa Maria Magdalena, que alberga um excelente altar-mor e várias pinturas feitas por artistas locais.
  • Plaza de la Atalaya, que ainda preserva casas de estilo tradicional com fachadas coloridas, bem como a Casa del Pixuecu e o Palacio de la Atalaya.
  • Torre de la Atalaya, uma torre defensiva em estilo medieval.
  • Deambular pelo Bairro de Portiellu, o colorido bairro de pescadores onde nasceu Ribadesella. Na parte alta do bairro irá encontrar a “Escada Colorida”, a rua mais original da vila piscatória.
  • Desfrutar das vistas do Miradouro de la Cuesta, as melhores sobre o centro histórico de Ribadesella com o mar Cantábrico como pano de fundo.
  • Percorrer o Paseo de los Vencedores del Sella, que corre paralelo ao rio, até chegar à ponte. Durante o passeio poderá ver a escultura que homenageia a Descida Internacional de Sella, uma das festas mais famosas das Astúrias.
  • Subir à Ermida da Virgen de la Guía, localizada no topo do Monte Corberu, para desfrutar de maravilhosas vistas sobre a Foz do Sella e a Praia de Santa Marina.
  • Percorrer a marginal da magnífica Praia de Santa Marina, ladeada de belos palácios e casas burguesas como o Chalé de la Marquesa de Argüelles e o Hotel Villa Rosario, até chegar ao Miradouro Punta del Pozu, onde é possível observar pegadas de dinossauros cravadas num penhasco.

Bufones de Pría

A próxima paragem do nosso roteiro para visitar as Astúrias será nos Bufones de Pría, uma das maiores maravilhas naturais das Astúrias.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroOs Bufones de Pría são fenómenos naturais causados ​​pelo efeito da erosão do mar e da chuva sobre a rocha calcária, dando origem a fissuras que ligam o mar à terra. Em dias de forte ondulação, quando as ondas embatem contra as falésias, provocam jatos de água pressurizada que chegam a atingir uns impressionantes 20 metros de altura, criando uma visão semelhante à de um geiser.

Não é de todo fácil vê-los em todo o seu esplendor, mas se tiver essa sorte vai ficar boquiaberto. Para aumentar as suas chances tente visitá-los durante a maré cheia e aponte a visita para o outono ou inverno, pois é a altura em que existe maior ondulação.

Dica VagaMundos: relativamente perto dos Bufones de Pría encontra outro fenómeno natural extraordinário, a Praia de Gupiyuri. Apesar de ter água salgada, Gupiyuri não fica no litoral mas sim rodeada por prados verdejantes. As águas cristalinas desta praia entram por fendas subterrâneas escavadas pelo mar na rocha calcária. O problema é que o fenómeno depende imenso das marés e, da vez que lá fomos, a lagoa estava praticamente vazia. Pergunte em Ribadesella sobre o estado da Praia de Gupiyuri e, caso digam que tem bastante água, não hesite em acrescentá-la ao seu roteiro para visitar as Astúrias.

Praia de Torimbia

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroContinue o seu roteiro para visitar as Astúrias rumando até à Praia da Torimbia, uma extensa praia de areia dourada em forma de concha que se tornou uma autêntica meca para os fãs de naturismo. A praia é praticamente selvagem. O contraste de cores entre a areia dourada, os azuis do mar e o cenário de falésias forradas de verde é simplesmente surpreendente. Mesmo que não pretenda descer à praia, não deixe de a ir ver do alto das suas arribas. Vai ficar boquiaberto!

Praia de Ballota e Praia de Andrín

As duas próximas praias do nosso roteiro para visitar as Astúrias são as irmãs gémeas Praia de Ballota e Praia de Andrín, separadas apenas pelo Miradouro de la Boriza. Dois areais dourados em forma de concha com um entorno natural estupendo, fazem desta dupla um autêntico cartão postal da costa asturiana. Quando lhe botar o olho em cima o mais certo é começar a cantarolar o “Eu tenho dois amores” do Marco Paulo!

Llanes

O quinto dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias termina em Llanes uma das cidades costeiras mais famosas da costa asturiana.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroLlanes tem um centro histórico declarado Conjunto Histórico-Artístico, um conjunto de ruas pedonais repletas de casas abrasonadas e apaixonantes praças, um porto pitoresco e uma marginal estupenda.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Basílica de Santa Maria da Conceição

Como dificilmente terá tempo para ver toda a cidade, recomendamos que foque a sua visita nos seguintes locais de interesse:

  • Plaza de Santa Ana, onde irá encontrar a Capela de Santa Ana, a Casa de la Ballena, um troço da muralha medieval e o Palácio de Gastañaga, uma casa senhorial de estilo gótico.
  • Plaza de la Magdalena, onde brilha a antiga Capela da Madalena, e a Plaza Parres Sobrino.
  • Palácio dos Duques de Estrada e Muralha Medieval.
  • Basílica de Santa Maria da Conceição.
  • Comer uma Fabada Asturiana e beber uma sidra na Sidrería El Antoju.
  • Percorrer o Paseo de San Pedro, aka a marginal de Llanes.
  • Praia del Sablón, uma praia urbana com cerca de 100 metros de areia dourada, com águas calmas graças às falésias que a protegem das ondas do Mar Cantábrico
  • Porto de Llanes onde irá encontrar a icónica escultura dos “Cubos da Memória”.
  • Ermita de la Virgen de la Guía, que parece um pequeno castelo, e de onde poderá desfrutar de excelentes vistas sobre a cidade Llanes e o Mar Cantábrico.

Onde ficar a dormir no 5º dia

Don Paco: ocupando um convento do século XVII restaurado, mesmo à saída da Praia de Sablón, este hotel situa-se ao lado das antigas muralhas da cidade e do Passeio Marítimo de Llanes. O estilo barroco, cuidadosamente preservado, harmoniza-se com as comodidades modernas do hotel, onde prima o sossego e conforto. Alberga um excelente restaurante asturiano (na impressionante capela de teto alto abobadado).

Montemar: este moderno hotel encontra-se no coração da cidade, perto do porto. Quartos amplos, insonorizados e super limpos, com varanda vista-cidade, têm casa de banho privativa, mobiliário contemporâneo em madeira escura de linhas retas a contrastar com os tecidos claros. Oferece comodidades de qualidade como o bar, o Wi-Fi e estacionamento gratuito.

Clique para ver mais opções de alojamento em Llanes

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 6

Llanes – Ruta del Cares – Arenas de Cabrales

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroNo sexto dia do roteiro para visitar as Astúrias dizemos adeus à costa asturiana e regressamos às montanhas, desta feita rumamos até Parque Nacional dos Picos de Europa. Situado na Cordilheira Cantábrica e partilhado pelas províncias das Astúrias, Léon e Cantabria.

Ruta del Cares

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroO dia será completamente dedicado às caminhadas. Por isso, calce as suas botas favoritas e rume até Poncebos, ponto de partida da Ruta del Cares, o trilho mais emblemático dos Picos de Europa.

A Ruta del Cares acompanha o rio Cares entre Poncebos e Caín, seguindo sempre ao longo de um magnífico desfiladeiro, conhecido pelo nome de “Garganta Divina”. Podemos afiançar que as vistas são de facto divinais!

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroO trilho em si é de 12 km, mas como é linear, ida e volta implicam dobrar a distância. Logo, é atividade para o dia inteiro. Apesar da sua extensão, a Ruta del Cares é um dos trilhos mais fáceis dos Picos de Europa. O desnível acumulado de toda a caminhada não ultrapassa os 700 metros, e tirando os primeiros dois quilómetros, em que se tem de superar uma rasgada e pedregosa subida (que se torna numa cansativa descida no regresso), é basicamente plano. Clique aqui para saber mais sobre este fantástico percurso pedestre dos Picos da Europa.

Arenas de Cabrales

Termine o sexto dia do seu roteiro pelos Picos da Europa a tapear na castiça aldeia de Arenas de Cabrales, famosa pela produção do queijo de Cabrales, um dos melhores queijos azuis que já tivemos o privilégio de provar (e olhe que nós vivemos 5 anos na Dinamarca, o país do queijo azul por excelência).

Onde ficar a dormir no 6º dia

Logis Hotel Restaurante La Casa de Juansabeli: uma encantadora e tranquila casa de pedra, a 1,5 km de Arenas de Cabrales, tem estacionamento gratuito e amplos terraços. É um hotel pitoresco simples rodeado de natureza pura. Localizado junto a um pequeno desfiladeiro à saída da vila e paredes meias com um pequeno ribeiro. Quartos espaçosos com aquecimento central e camas confortáveis, pequeno almoço excelente e bem servido, funcionário simpáticos e atenciosos, que mais precisa?

Hotel Picos de Europa: situado no centro de Arenas de Cabrales, próximo do Rio Cares, é popular como base para explorar o Parque Nacional Picos de Europa. Com zonas comuns agradáveis e boas comodidades: estacionamento gratuito, piscina exterior, lounge bar, terraço exterior. Quartos privados cómodos, com aquecimento central e piso de madeira, alguns com vista montanha e minibar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Arenas de Cabrales

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 7

Arenas de Cabrales – Bulnes – Cangas de Onís

Bulnes

Comece o sétimo dia do seu roteiro para visitar as Astúrias rumando uma vez mais até Poncebos, desta feita para ir conhecer Bulnes, a nossa aldeia favorita dos Picos da Europa.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroBulnes é um pequeno e isolado povoado nos Picos da Europa. Naquele que é um dos mais remotos pueblos de Espanha, moram pouco mais de trinta pessoas. Para se chegar a Bulnes só existem mesmo duas opções: ou se vai a pé, ou recorre-se ao funicular subterrâneo inaugurado em 2001.

Ruta del Canal del Tejo

Havendo energias, o melhor é ir a pé, partindo de Poncebos e seguindo a Ruta del Canal del Tejo. Ir e vir são aproximadamente 8 km e as paisagens são de deixar qualquer um embasbacado.

Verá que quando chegar a Bulnes vai apreciar de uma forma ainda mais especial o aconchego e a tranquilidade da pequena aldeia de montanha, onde a vida decorre devagar, pautada pelo ritmo da natureza.

Naranjo de Bulnes

Depois de descansar as pernas, parta à descoberta de mais um miradouro para o Naranjo de Bulnes. É uma curta caminhada desde o centro da aldeia e o vistaço para o Pico Uriello merece o esforço extra.

Informação prática da Ruta del Canal del Tejo

  • Distância: 4 km (8 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Desnível Acumulado: 800 metros
  • Local de Partida/Chegada: Poncebos/Bulnes

Cangas de Onís

Igreja da Assunção

O sétimo dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias termina no histórico povoado de Cangas de Onís, uma pequena vila no sopé dos Picos de Europa, que até finais do século VIII foi a capital das Astúrias.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Ponte Romana sobre o rio Sella

Os principais pontos de interesse de Cangas de Onís são o seu vibrante mercado municipal, repleto de produtos locais, a Igreja da Assunção, a Igreja de Santa Eulália, o edifício do Ayuntamiento, o Palácio Cortés e a sua famosa Ponte Romana sobre o rio Sella (que na verdade é do período medieval) onde se encontra a Cruz da Vitória, o principal símbolo do Principado das Astúrias.

Dica VagaMundos: aproveite a passagem no mercado municipal para comprar algumas iguarias locais para fazer um picnic no dia seguinte nas margens dos Lagos de Covadonga.

Onde ficar a dormir no 7º dia

Parador de Cangas de Onís: este é o nosso alojamento favorito na região de Cangas de Onís. Fica situado num antigo mosteiro em Villanueva de Cangas de Onís (a dois passos da cidade), e tem um enquadramento natural, com as montanhas em pano de fundo, simplesmente maravilhoso. Some-lhe os quartos e áreas comuns top, o excelente pequeno-almoço e a simpatia do staff e percebe logo porque recomendamos sem hesitar.

Hotel Santa Cruz: se quiser ficar mesmo no centro de Cangas de Onís, aposte neste hotel localizado junto ao Rio Sella, a dois passos da famosa Ponte Romana de Cangas de Onís. Tem quartos modernos e confortáveis, com decoração individualizada, um excelente pequeno-almoço e é bem económico.

Clique para ver mais opções de alojamento em Cangas de Onís

Roteiro para visitar as Astúrias: Dia 8

Cangas de Onís – Covadonga – Lagos de Covadonga – Oviedo

Covadonga

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carroA primeira paragem do último dia do nosso roteiro para visitar as Astúrias será em Covadonga, o local onde se travou a batalha de Covadonga e marcou a primeira grande vitória das forças militares cristãs na Hispânia a seguir à invasão árabe de 711. Os principais pontos de interesse são o Santuário de Covadonga e a altaneira Basílica de Covadonga.

Lagos de Covadonga

Covadonga visitada, está na hora de seguir caminho até aos maravilhosos Lagos de Covadonga, literalmente o ponto alto do último dia do roteiro para visitar as Astúrias.

O conjunto de Lagos de Covadonga é formado por três lagos, o Lago Enol, o Lago Ercina e o Lago Bricial, todos de origem glacial, se bem que este último apenas tem água durante o degelo.

A melhor maneira para se visitar todos os Lagos de Covadonga, e as Minas de Buferrera, é percorrendo o trilho PR-PNPE 2, que está soberbamente bem cuidado e marcado. O trilho é circular e a distância a percorrer é de somente 5 km. Para quem queira apenas ver o Lago Enol e o Lago Ercina, basta percorrer 2 km, recorrendo a uma versão mais curta do referido trilho. As paisagens são de cortar a respiração e, para nós, a cereja no topo do bolo é fazer um piquenique nas margens do Lago Enol.

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro

Dica VagaMundos: como deve imaginar o Parque Nacional dos Picos de Europa está longe de se esgotar no que lhe mostramos ao longo destes dois dias. Se gosta de natureza, não hesite em acrescentar mais um dia ou dois ao seu roteiro para visitar as Astúrias e partir à descoberta de mais uma mão cheia dos seus tesouros. Clique e espreite o nosso guia e roteiro para visitar o Parque Nacional dos Picos de Europa para dicas e inspiração.

Proibição de circulação de carro nos Lagos de Covandonga e preços de estacionamento

A estrada de acesso aos lagos de Covadonga é fechada a veículos particulares entre as 8:30h e as 21:00h durante os meses de verão, Páscoa e pontes nacionais da Espanha. Nessa altura do ano tem apenas duas soluções para aceder aos Lagos de Covadonga. Ou acorda bem cedinho, de forma a chegar aos Lagos da Covadonga antes das 8:30h, ou utiliza o autocarro público. Tenha ainda em atenção que, caso os estacionamentos nos Lagos de Covadonga fiquem cheios, as autoridades encerram a estrada de acesso antes das 8:30h.

Horários dos autocarros: os autocarros de/para os lagos de Covadonga saem a cada 10/15 minutos das 9:00h às 19:30h.

Preços: o estacionamento nos Lagos de Covadonga custa 2€ e é valido para o dia todo. Os bilhetes de autocarro custam 9€ para adultos, 3,5€ para crianças menores de 12 anos e são grátis para crianças com menos de 3 anos de idade. Clique aqui para consultar todas as informações atualizadas.

Oviedo

Roteiro Astúrias: o que visitar, ver e fazer em viagem de carro
Catedral de Oviedo

O nosso roteiro para visitar as Astúrias termina em Oviedo, a capital do Principado e ponto de partida do milenar Caminho Primitivo, o “pai” dos Caminhos de Santiago.

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Oviedo são as seguintes:

  • Visitar a imponente Catedral de Oviedo, de onde Afondo II partiu rumo ao túmulo do Apóstolo Santiago em 834, dando início ao Caminho de Santiago.
  • Plaza de la Constitución, onde vai encontrar o belo edifício do Ayuntamiento de Oviedo e a Igreja de San Isidoro.
  • Plaza del Fontán, com as suas arcadas, varandas floridas e um sem número de esplanadas.
  • Visitar as três igrejas pré-românicas San Miguel de Lillo, Santa María del Naranco e San Julián de los Prados, todas elas classificadas como Património da Humanidade da UNESCO.
  • Andar à caça das largas dezenas de Estátuas de Oviedo. Entre as mais famosas está a estátua da Mafalda, no Campo de São Francisco (sim, a dos quadradinhos) e do realizador Woody Allen, na rua Milicias Nacionales.
  • Calle Gascona, a rua das Casas de Sidra. Agora que a sua roadtrip pelas Astúrias terminou pode aproveitar para degustar umas tantas. Mesmo que não seja a sua bebida de eleição, não pode perder o espetáculo que é ver servir uma sidra a preceito.
  • Comer um Cachopo Asturiano. Calma, que o VagaMundos é um site familiar! O Cachopo é apenas um prato típico das Astúrias, que consiste em dois bifes de vitela bem finos panados recheados de queijo e jamón serrano. Delicioso! Com salsa Cabrales, divinal!
Cachopo Asturiano, um dos pratos que tem de provar na sua viagem às Astúrias

Onde ficar a dormir no 8º dia

Soho Boutique Oviedo: fique no coração de Oviedo, num hotel boutique com a melhor relação qualidade-preço. Três estrelas no papel, mas cinco no serviço, no conforto e na limpeza. Os quartos, uns mais aconchegantes outros mais amplos, são graciosos com o mobiliário de linhas direitas contemporâneo a refletir as comodidades modernas.

Hotel Fruela: localização soberba, no centro de Oviedo, combina o atraente exterior original do século XIX com acomodações e interiores modernos. Submetido a uma extensa modernização, exibe agora acomodações elegantes e contemporâneas, com modernos serviços, conforto e comodidades. Os hóspedes do Fruela podem desfrutar (custo adicional) do Spa do fabuloso Hotel & Spa Princesa Munia, o “irmão” mais sofisticado e luxuoso que, como o nome sugere, é digno de realeza.

NH Oviedo Principado: acomodações elegantes a escassos metros da Catedral de Oviedo, numa rua semipedonal em frente à histórica Universidade de Oviedo. Os quartos luminosos e aclimatizados apresentam uma decoração contemporânea, com pisos em parquet e mobiliário moderno. Incluem TV de ecrã plano com canais por satélite e Wi-Fi de acesso gratuito. Munidos de casa de banho privativa com produtos de higiene pessoal e secador de cabelo.

Clique para ver mais opções de alojamento em Oviedo

Mapa do Roteiro para visitar as Astúrias


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar as Astúrias.

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Roteiro da Andaluzia | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | Camino de Hierro | Córdoba | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | MadridMálaga | Mérida | Ourense | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.