Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada

Visitar Ávila é descobrir a essência da Espanha medieval. Ávila é conhecida por ser a cidade-berço de Santa Teresa de Ávila, a sede da Grande Inquisição e pelas suas formidáveis muralhas medievais. Notáveis pela irrepreensível preservação e, em conjunto com as igrejas extramuros, garantiram à Cidade Antiga de Ávila um lugar na lista de Património Mundial da UNESCO.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Muralha de Ávila

As muralhas guardam um tesouro de valiosos monumentos e atrações históricas: igrejas românicas, conventos medievais e palácios renascentistas. É um encontro com essa monumentalidade que lhe propomos neste roteiro para visitar Ávila.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Igreja românica de San Pedro – Roteiro para visitar Ávila

Ávila é uma cidade histórica envolta numa atmosfera de solenidade e misticismo. Essa autenticidade move milhares de pessoas a visitar Ávila, sem o exagero das multidões, pois Ávila está mais para destino cultural da Espanha tradicional do que para meca de turismo.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Puerta de Santa Teresa – Roteiro para visitar Ávila

Calcorrear as suas ruas empedradas, subir às muralhas, desvendar os segredos por trás dos detalhes arquitetónicos, experienciar a espiritualidade e misticismo das suas igrejas, saborear a sua rica gastronomia e desfrutar do ritmo próprio da cidade são das melhores propostas do que ver e fazer quando visitar Ávila.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhadaPara aproveitar a sua estadia ao máximo, desenhamos este roteiro para visitar Ávila, com as atrações imperdíveis, informação prática, sugestões de hotéis onde dormir e restaurantes onde comer, e um mapa interativo para se orientar.

Junte o útil ao agradável. Combine a sua viagem a Ávila com uma visita às cidades históricas mais próximas. Espreite os seguintes artigos para dicas e inspiração:

Onde fica e como chegar a Ávila?

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhadaÁvila é uma cidade espanhola, capital da província homónima, na zona oeste da região autónoma de Castela e Leão. Situada nas proximidades do rio Adaja, afluente do Douro, ergue-se sobre um promontório rochoso da Meseta Norte.

A proximidade de Ávila com a capital da Espanha, Madrid (a cerca de uma hora de carro), torna-a num destino apetecível para aqueles que desejam saborear a Espanha tradicional e inalterada, para fugir da agitação da cidade grande.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Catedral de Ávila vista das muralhas

Se vai visitar Ávila a partir de Portugal, a forma mais prática e rápida de chegar a Ávila é de carro próprio. A distância Lisboa – Ávila é de cerca de 580 km pelas A23 e A25 via Vilar Formoso e Salamanca, e cerca de 550 km pela A6 via ElvasBadajoz e Cáceres. Do Porto, a distância é de cerca de 460 km, quer via Bragança e Zamora tomando a A4, quer via Vilar Formoso tomando a A25.

Por causa dos voos low cost, há quem opte voar para Madrid, tomando depois o autocarro ou o comboio até Ávila, ou alugando um carro no aeroporto de Madrid.

Quando visitar Ávila?

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Puerta del Rastro – Roteiro para visitar Ávila

Ávila é a capital provincial mais alta da Espanha (1131m), característica que influencia, e muito, o seu clima. Como muitas das cidades da Espanha central, o clima é mediterrâneo continental. O que se traduz em grandes mudanças de temperatura entre o inverno e o verão. As temperaturas mais amenas de fim de primavera e início do outono fazem destas as melhores épocas para visitar Ávila.

As probabilidades de chuva são relativamente baixas ao longo do ano, dada a sua localização junto à Serra de Gredos. Porém, como Ávila tem nuances de clima de montanha, a humidade de inverno resulta frequentemente em queda de neve. As temperaturas no inverno (longo para padrões espanhóis) raramente excedem os 5ºC. Por outro lado, no verão sobem para 30ºC, sendo os meses de junho, julho, agosto e setembro os mais secos. Outro fator a ter em conta é a amplitude térmica entre o dia e a noite, independentemente da estação do ano. Portanto, leve sempre um agasalho na mala quando for visitar Ávila.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhadaComo uma das capitais da região de Castela e Leão, Ávila tem uma agenda cultural super preenchida, e interessante. Especialmente nas noites de verão em que qualquer artista, troupe de teatro ou músico pode surpreender com as suas atuações espontâneas saídas à rua.

Os eventos e festividades de maior relevo na cidade de Ávila são:

  • Semana Santa de Ávila (março/abril – de Interesse Turístico Internacional)
  • Festas de San Secundo (2 de maio)
  • Feira Medieval de Ávila (primeiro fim de semana de setembro)
  • Festas de Santa Teresa de Ávila (15 de outubro)

Onde ficar a dormir em Ávila? Sugestões de alojamento

Para aproveitar ao máximo as tantas atrações de Ávila, é melhor reservar alojamento para, pelo menos, uma noite na cidade. Se decidir fazê-lo, deixamos-lhe aqui opções muito boas onde dormir em Ávila:

Hotel Las Leyendas

Na última visita, escolhemos o Hotel Las Leyendas para dormir em Ávila. E recomendamos pelas tarifas acessíveis sem abdicar de qualidade e ambiente. Os quartos são atualizados, preservando a sensação do velho mundo com as vigas expostas e as paredes de pedra. Tem um conveniente restaurante de tapas, e o hotel está localizado extramuros mas pertíssimo do Paseo del Rastro.

Apartamentos Santa Suites

Se viaja a Ávila em casal ou em família, nestes luxuosos apartamentos terá tudo o que necessita para uma estadia perfeita e independente. O Santa Suites está apenas a 100 metros da Câmara Municipal de Ávila e do Torreón de los Guzmanes. O apartamento está totalmente equipado, com todos os eletrodomésticos necessários, e perto de todos os pontos turísticos da cidade.

Hotel Las Moradas

Este hotel de 3 estrelas é uma das melhores opções de alojamento em Ávila se estivermos atentos à relação qualidade-preço. O Hotel Las Moradas Está localizado no centro medieval da cidade, oferecendo quartos funcionais, elegantes, confortáveis ​​e aconchegantes. Os funcionários são muito simpáticos e uma boa ajuda na hora de planear o seu roteiro para visitar Ávila.

Palacio de Monjaraz

Localizado a apenas 300 metros da catedral, o hotel Palacio de Monjaraz está instalado numa mansão do século XVI. Dormir aqui é como viajar no tempo, ter a sensação de estar num museu histórico, mas com todos os confortos contemporâneos. Um lugar verdadeiramente romântico.

La Casa del Presidente

Como o nome sugere, La Casa del Presidente já foi a casa do primeiro primeiro-ministro da Espanha, e cada quarto foi decorado individualmente para representar vários temas da democracia. Este 5 estrelas de luxo ocupa um belo edifício de pedra ao lado das muralhas da cidade histórica, perto da Puerta de Santa Teresa. E tem muitos recantos para relaxar e apreciar a vista, incluindo um lindo pátio. As comodidades do hotel incluem uma piscina e um restaurante altamente conceituado.

Clique para ver mais opções de alojamento em Ávila

O que visitar em Ávila?

Miradouro Los Quatro Postes – Roteiro para visitar Ávila

Recomendamos começar este roteiro para visitar Ávila fora das muralhas. No enigmático miradouro Los Quatro Postes. As vistas da cidade e da muralha são alucinantes. De dia, são o prólogo perfeito duma aventura em família de “ataque ao castelo”. Ao pôr do sol, o cenário romântico perfeito daquele momento a 2. Á noite, as muralhas iluminadas na escuridão são uma imagem memorável!

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada

Muralha de Ávila

A Muralha de Ávila é, sem sombra de dúvida, a mais icónica e monumental atração de Ávila. Logo, de visita obrigatória. Factos: construção iniciada nos finais do século XI; 2516 metros de perímetro, 12 metros de altura, 3 metros de largura; 2500 ameias, 87 torreões e 9 portas; única muralha com planta inalterada e intacta da Europa; palco mais de 300 anos de batalhas entre mouros e cristãos…

Uns números impressionantes que se dissipam totalmente quando nos aproximamos. Aí, limitamo-nos a contemplar a sua majestade e a remetermo-nos a um silêncio respeitoso de veneração. Pode percorrer uma boa porção do adarve, um troço 1,7 km aberto ao público (entrada: €5), enquanto escuta os ecos do passado. Vale bem a caminhada pelas vistas para a catedral, o Mercado Grande (Plaza Santa Teresa) e as paisagens montanhosas em redor da cidade.

Passeo del Rastro – Roteiro para visitar Ávila

Para ver a magnitude da Muralha de Ávila, nada como circundar todo o seu perímetro exterior, e sem pagar um euro.

Dica VagaMundos: em nossa opinião vale muito a pena dar uma volta completa à Muralha de Ávila pelo seu exterior. Contudo, caso esteja com o tempo contado (ou queira poupar as pernas), recomendamos que foque a visita nas secções das muralhas que se encontram ao longo da Calle de San Segundo (pano leste) e do Passeo del Rastro (pano sul).

Portas da Muralha de Ávila

Puerta de San Vicente – Roteiro para visitar Ávila

Para entrar na Cidade Antiga de Ávila, a nossa sugestão é escolher uma das entradas a leste, as mais monumentais e importantes que rasgam o pano mais antigo de muralha: Puerta de San Vicente, Puerta de los Leales (ou del Peso de La Harina) e Puerta del Alcazar.

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Puerta del Alcazar – Roteiro para visitar Ávila

De qualquer uma delas tem o acesso mais curto à catedral, a próxima paragem deste roteiro para visitar Ávila. Mas outras se juntam ao rol das mais importantes. das quais destacamos o Arco del Carmen (ou De La Cárcel, identificável pelo campanário), a Puerta de San Isidro (ou de La Mala Ventura), a Puerta de la Adaja e a Puerta de Santa Teresa.

Catedral de Ávila

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhadaTida como a primeira catedral gótica de Espanha, a Catedral del Salvador de Ávila (século XI a XIV) foi projetada e construída com dois propósitos: um espaço de culto religioso e de estrutura defensiva. Uma das suas paredes está totalmente integrada na muralha. Inclusivamente, a abside é um dos cubelos da muralha. Não é por isso de estranhar a sua aparência fortificada. Já a cor cinzenta e a pedra de granito como material de construção, causam alguma estranheza. Como uma cruz de prata no meio dum baú repleto de ouro.

Plaza del Mercado Chico

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhadaDescendo as ruas frente à Catedral, encontra a Plaza del Mercado Chico, uma típica praça castelhana, onde se situam a Iglesia de San Juan Bautista, o Ayuntamiento a par de outros edifícios administrativos. É um bom local para absorver o estilo medieval da cidade, com as suas arcadas, torres e edifícios medievais. Pode fazer uma pausa numa das esplanadas e comprar as famosas Yemas de Ávila, um doce típico da cidade.

Casa Museo de Santa Teresa

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Convento e Igreja de Santa Teresa

Dissemos no início que Ávila é a cidade-berço de Santa Teresa de Jesus, por isso, a cidade tornou-se num importante local de peregrinação e destino de turismo religioso. Isto leva-nos a um dos lugares de visita obrigatória em Ávila: a Plaza de la Santa. Tudo em redor da praça está relacionado com Santa Teresa. O destaque vai, obviamente, para o Convento e Igreja de Santa Teresa, construídos em 1636. A igreja cativa pela sua fachada barroca cujo pórtico é encimada por uma estátua da santa. A principal característica do interior é a divisão onde nasceu Santa Teresa, convertida numa capela barroca ricamente decorada. No interior, de salientar ainda as naves laterais que albergam o Museu de Santa Teresa, a cripta e a Sala das Relíquias.

Dica VagaMundos: se quiser conhecer mais sobre a vida e obra de Santa Teresa, rume ao Monasterio de la Encarnación, situado fora das muralhas do lado norte. Dentro das paredes do sóbrio mosteiro renascentista, Santa Teresa viveu 27 anos da sua vida monástica e terá sido aqui que ocorreu uma das visões de Jesus.

Palácios de Ávila

Palacio de los Verdugo

No interior do recinto amuralhado encontramos vários palácios renascentistas construídos entre os séculos XV e XVI, época de maior esplendor da cidade. Reserve algum tempo para apreciar os seus detalhes, nem que seja do exterior. Uma curiosidade interessante que descobrimos quando fomos visitar Ávila, relaciona-se com os seus palácios. Adossados a cada porta da muralha, há geralmente um ou dois palácios de aparência fortificada. Além de residência, eram como sentinelas das portas e, em caso de necessidade, primeiro ponto de defesa. Eis uma lista dos principais palácios do centro histórico de Ávila:

  • Palacio de los Verdugo (onde o berrão Verraco de Muñogalindo ainda vigia a porta)
  • Palacio de Nuñez Vela (demarca-se pela beleza do pátio interior)
  • Palacio de Los Dávila
  • Palacio de Los Velada (hoje um hotel)
  • Torreón de Los Guzmanes (alberga a Diputación Provincial de Ávila)
  • Palacio de Superunda (dos melhor conservados)

Se a sua sede por história religiosa ainda não foi saciada, nada tema. Ao visitar Ávila tem à sua espera uma longa lista de igrejas, capelas, mosteiros e conventos românicos, góticos e renascentistas. Rendem um cenário solene e atmosférico para um passeio mágico pelas ruas de pedra de granito da cidade. São quatro as igrejas românicas “extra-muros”, das quais destacamos San Vicente e San Pedro, que fazem parte do conjunto do Património Mundial.

Basílica de San Vicente

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhadaFora do recinto muralhado da Cidade Antiga de Ávila, visitar a Basílica de San Vicente é obrigatório. Só superado em importância e significado pela catedral, a ancestral basílica é o santuário mais antigo de Ávila. É o grande modelo do românico de Ávila erigido entre os séculos XI e XII, um edifício singular do românico hispânico pelas suas cuidadas proporções. Destacam-se a galeria em arcada e a porta sul com relevos românicos representando a história da Anunciação. Construída no lugar onde se crê ter acontecido o martírio de São Vicente e suas irmãs, Sabina e Cristeta, no ano de 304 d.C., a basílica guarda no seu interior o cenotáfio dos irmãos mártires, um dos mais belos monumentos funerários da arte românica de Espanha.

Real Monasterio de San Tomas

O Real Monasterio de San Tomas foi fundado em 1482 a mando dos Reis Católicos de Espanha. O mosteiro foi a sede de Frei Tomas de Torquemada, conselheiro do rei e primeiro Grande Inquisidor da Espanha, que liderou a “limpeza de sangue” do século XV. O mosteiro tem três claustros interligados que conduzem à igreja, uma obra-prima do estilo isabelino com sequentes adições de outros períodos. Para além do altar-mor e do cadeiral do coro, as atenções viram-se para o túmulo em alabastro de Don Juan, filho dos Reis católicos. Um dos claustros alberga o Museo de Arte Oriental que expõe peças trazidas pelos monges missionários dominicanos das suas viagens de evangelização na China, no Japão ou no Vietname.

Plaza del Mercado Grande (ou Santa Teresa)

Igreja românica de San Pedro

É a praça principal de Ávila, situada em frente à Puerta del Alcázar, que só peca pela presença dum edifício novo que destoa completamente com o ambiente da praça. Abstraindo-nos disso, a honra do convento é salva pela Igreja românica de San Pedro, outro dos templos a visitar em Ávila. A sua origem remonta aos séculos XII e XIII, e da sua fachada destacamos a rosácea cisterciense. No interior, a ornamentação austera contrasta com o interessante conjunto de pinturas e retábulos.

Restaurantes onde comer em Zamora?

Ávila (Espanha): o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer na cidade muralhada
Chuletón de Ávila

Como não bastassem tantas atrações para visitar em Ávila, a cidade oferece ainda mais uma razão de peso para justificar um roteiro: a sua afamada gastronomia. Quando chegar a hora de repor energias, saiba que a oferta gastronómica em Ávila é daquelas que restabelece as forças dum abade. Ainda que simples, é rica em sabor dada a qualidade dos produtos regionais. Como terra fria que é, espere pratos típicos baseados em muita proteína, leguminosas, guisados e estufados. E no universo da tapas, Ávila ocupa um dos lugares de topo e cada porta aberta compete por ter/inventar a tapa mais apreciada do momento. Intramuros, a Plaza Mayor (Mercado Chico) e arredores têm uma manancial de casas à escolha. Extramuros, entre a Basílica de San Vicente e a Plaza de Santa Teresa, especialmente na Calle de San Segundo, há restaurantes, taperías e cervecerías praticamente porta sim porta sim.

O que comer quando visitar Ávila? No topo do menu está o chuletón de Ávila, um suculento bife de vitela da raça autóctone Avileña-Negra, grelhado no carvão e servido numa tábua de madeira, pois não cabe num prato. Pode ser que caiba na barriga de dois ou três comensais.

Patatas Revolconas

Reserve espaço (e dinheiro) também para as patatas revolconas (puré de batata temperado com pimentão e salpicado de torresmos), a sopa castellana (parecida com a açorda alentejana mas os ovos são escalfados inteiros), os judiones del Barco (feijoada com feijões kingsize), o cocido morañego (carnes e enchidos de porco com grão de La Moraña), a monda de Monbeltrán (ovos mexidos com pedaços de enchidos de fumeiro da região), e as divinais Yemas de Santa Teresa, uma delícia quintessencial da doçaria conventual de Ávila que leva apenas 3 ingrediente: gemas de ovos, açúcar e água. Eis revelado o segredo dos deuses.

O que se mantém em segredo é “qual o melhor restaurante onde comer em Ávila?” A escolha depende muito do seu apetite, da sua dieta alimentar e da sua carteira. A nossa filosofia em viagem é “segue os locais”. Nada como os locais para apontarem o caminho para os melhores antros do pecado da gula. E geralmente, os mais baratos também. Resultado: o chuletón no Restaurante El Rancho valeu bem pegar no carro e sair da cidade para provar o melhor; no Restaurante de Cine partilhamos o cochifrito e os judiones e que bons estavam ambos; na Bodeguita de San Segundo, serviam-nos uma tapa com cada consumo, cada uma melhor que a outra (preços mais puxaditos mas a localização dava muito jeito).

Mapa Turístico do Roteiro para visitar Ávila


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa turístico do roteiro para visitar Ávila.

Outros artigos de Espanha

Melhores praias Sul de EspanhaRoteiro da Andaluzia | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Parque Natural Arribes del Duero | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | GranadaIlhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | MéridaOurense | Puebla de Sanabria | Salamanca | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.