Barcelos: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Barcelos: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Barcelos é uma cidade que todos devíamos conhecer. Visitar Barcelos é visitar uma cidade minhota colorida, acolhedora e repleta de tradição. A cidade goza duma posição de relevo nas cidades ricas em património do território português e é ponto de passagem do milenar Caminho de Santiago.

barcelos-visitar-num-dia

Cidade de referência do tecido cultural nacional, cuja identidade regional vincada nos deu a lenda do Galo de Barcelos, símbolo de Portugal mundialmente difundido.

Na preparação da sua viagem para visitar Barcelos não deixe de ler também o nosso roteiro para visitar a região do Minho.

Porquê visitar Barcelos?

barcelos-caminho-de-santiago

Neste roteiro dum dia em Barcelos vai ser brindado com o melhor que a cidade tem para oferecer. Uma cidade de grande importância histórica e religiosa, com laços a Santiago de Compostela por ser há séculos ponto de referência dos peregrinos do Caminho Português de Santiago vindos do Porto.

ponte-medieval-de-barcelos

Um peregrino com mochila às costas percorrendo a Ponte de Barcelos sobre o Rio Cávado é uma imagem icónica sobre o núcleo medieval mais emblemático, com a Igreja Matriz, o Pelourinho e os Paços dos Condes de Barcelos a abrilhantarem a visão.

barcelos-largo-da-porta-nova

No Largo da Porta Nova outro conjunto de monumentos denuncia o enorme valor arquitetónico da Barcelos setecentista. E no seu roteiro turístico de Barcelos não deixe de incluir um demorado passeio pelos jardins, espaços amplos pejados de cor e romantismo.

barcelos-roteiro-turístico

Na confluência de várias das mais importantes cidades minhotas, como Braga, Viana do Castelo ou Guimarães, Barcelos merece ser mais do que um ponto de passagem.

lenda-do-galo-de-barcelos

Lenda do Galo de Barcelos

Conta a lenda que um peregrino galego a caminho de Santiago de Compostela, ao cruzar Barcelos, viu-se acusado dum crime do qual estava inocente. Na noite do seu enforcamento, pediu audiência ao juiz que o condenara para reiterar a sua inocência. Este banqueteava-se com amigos e, perante a incredulidade dos presentes, o peregrino apontou para um galo assado na mesa e afirmou resoluto: «É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem». Chegada a hora do enforcamento, o galo cantou mesmo. O juiz correu à forca e para espanto de todos, o nó em volta do pescoço do peregrino estava laço. Salvou-se o peregrino que depois mandou erguer o Cruzeiro do Senhor do Galo em honra da Virgem e de Santiago.

Onde ficar a dormir em Barcelos? Sugestões de alojamento

É fácil encontrar onde dormir em Barcelos a preços razoavelmente económicos. O alojamento em Barcelos é mais económico fora da época alta e das grandes festividades e romarias da cidade.

Todos com localização perfeita e a preços simpáticos, sugerimos reservar um quarto com todo o conforto, limpeza e privacidade nos seguintes alojamentos:

In Barcelos Hostel & Guest House: um hostel muito simpático num edifício recuperado, terraço com vista da cidade e cozinha para preparar refeições ligeiras. Pequeno-almoço buffet.

Hotel Bagoeira: quartos espaçosos e confortáveis, um bar panorâmico e pequeno-almoço buffet.

Hotel do Terço: estacione o carro no parque, comece o dia com pequeno-almoço servido no quarto e desfrute do seu tempo na varanda privada.

Art’otel Barcelos: com outro conforto o Art’otel Barcelos é um B&B que, apesar de um pouco mais caro, é um favorito dos hóspedes, com excelentes avaliações. Alguns quartos com kitchenette, sala de estar, e banheira de hidromassagem para aquele momento zen.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Barcelos

Barcelos, o que visitar? – Roteiro Turístico com o que ver e fazer

barcelos-jardim-das-barrocas (5)

Pode facilmente conhecer Barcelos a pé pois o seu centro histórico é compacto e não há melhor forma de visitar a cidade do que calcorreando as suas ruas a passo. Pode ser visitada num roteiro dum dia, mas pernoitando aqui pode incluir no seu roteiro de dois dias em Barcelos um passeio rico de beleza natural pelas paisagens rurais e monumentos históricos das suas aldeias com tradição.

Qualquer que seja o seu ponto de entrada na cidade, vai ser recebido por monumentos históricos emblemáticos.

Entramos pelo Campo da Feira, atualmente nomeado Campo da República. A norte a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Terço confunde-se com a correnteza de edifícios e nem nos faz desconfiar do segredo que tem no interior. De beleza ímpar, o templo de raiz beneditina é um exemplar de arte barroca, cujo interior encerra um repositório de Arte Sacra Renascentista, um altar em talha dourada e painéis setecentistas de azulejo azul e branco. Um verdadeiro tesouro histórico e arquitetónico.

Quinta-feira é dia de feira! Barcelos é o lar duma das feiras europeias com mais longevidade e mais tradição. Desde 1412 que o Campo da Feira é a maior montra de Portugal de artesanato e de produtos regionais, por isso ser chamada de capital do artesanato. Ao redor dum monumental chafariz seiscentista, a azáfama colorida de feira traz vivacidade à cidade, e também muita gente vinda de todos os cantos do país.

barcelos-jardim-das-barrocasAvançamos para o Largo da Porta Nova e um mundo de cor chama imediatamente a nossa atenção. Magnificamente enquadrado, o Jardim das Barrocas acoplado ao Passeio dos Assentos é uma monumental obra em estilo rococó provincial.

barcelos-jardim-das-barrocasUm espaço carregado de romantismo e beleza e motivo de orgulho da acolhedora Barcelos.

barcelos-largo-da-porta-nova

Olhe em volta e ver-se-á rodeado de monumentalidade.

O icónico Galo de Barcelos dá-lhe umas coloridas boas-vindas. O Chafariz do Largo da Porta Nova, um belo chafariz em granito, encara o Templo do Bom Jesus da Cruz, edifício barroco datado do século XVIII mas cuja origem é anterior.

Barcelos-templo-do-bom-jesus-da-cruz

No longínquo dezembro de 1504, o aparecimento enigmático duma cruz de terra negra no chão do Campo da Feira levou a que se construísse um templo que protegesse o “Milagre da Cruz”. O altar-mor em talha dourada, painéis de azulejo azul e branco e a imagem flamenca do Senhor Bom Jesus da Cruz são os elementos interiores a destacar. As celebrações tradicionais da Festa das Cruzes têm aqui lugar a 3 de maio.

barcelos-torre-da-porta-nova

A Torre da Porta Nova também conhecida como Torre de Barcelos, data do século XV e é a única sobrevivente de cinco portas de entrada na cidade através da muralha defensiva que cercava Barcelos. Aqui funcionam o Posto de Turismo e uma mostra permanente do artesanato característico do concelho.

barcelos-vistas-panorâmicas

Suba ao miradouro para uma deslumbrante vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos, o rio Cávado e o Monte da Franqueira.

barcelos-rua-direiraSeguimos pela Rua Direita, aliás Rua D. António Barroso. Uma das mais antigas do centro histórico, é a rua pedonal mais animada e um chamariz para os shopaholics. Edíficios revivalistas, revestidos de azulejos coloridos, os varandins em ferro e o omnipresente granito esculpido em pórticos e janelões, são uma lição do valor arquitetónico desta histórica cidade.

Passamos frente ao Teatro Gil Vicente, dramaturgo provavelmente nascido aqui, marco importante da cena artística barcelense.

barcelos-largo-do apoioVamos em direção àquele que é provavelmente o primeiro largo da povoação, o Largo do Apoio, antiguidade denunciada pela traça austera tipicamente medieval, todavia, centrado por um chafariz renascentista. Por trás das sólidas paredes de pedra de granito estão casas ilustres, como a Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

E pela Rua da Santa Casa da Misericórdia aproximamo-nos dum conjunto de monumentos de imenso valor histórico, cultural e religioso.

barcelos-igreja-matriz-de-santa-maria-maior

A fachada da Igreja Matriz de Santa Maria Maior denuncia a mistura dos estilos românico e gótico.

barcelos-pelourinho-de-barcelosDefronte, no meio do jardim, ergue-se o Pelourinho de Barcelos.

Mas é o Paço dos Condes de Barcelos que nos chama a atenção. É nos terreiros do Paço que foi instalado o Museu Arqueológico de Barcelos cujas peças em exposição vêm desde a Pré-História.

barcelos-cruzeiro-do-senhor-do-galoDestacamos o Cruzeiro do Senhor do Galo, ex-líbris da cidade e ligado à Lenda do Galo de Barcelos. O cruzeiro denuncia uma carga espiritual de séculos de fé e crença religiosa.

A Câmara Municipal de Barcelos nos velhos paços do concelho é resultado da renovação e valorização de edifícios emblemáticos: o antigo Hospital do Espírito Santo, a Capela de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia e o Hospital da Misericórdia.

barcelos-ponte-medieval-de-barcelosCertamente já terá visto a Ponte Medieval de Barcelos. No século XIV o Conde de Barcelos ditou a ligação das margens do Rio Cávado com uma sólida ponte de pedra. Tal obra facilitou em muito a vida de quem acorria às grandes feiras de Barcelos desde a Idade Média. Monumento Nacional de estilo gótico composto por cinco arcos desiguais com talha-mares. Hoje é fulcral para os peregrinos do Caminho Português de Santiago que todos os dias a cruzam.

barcelos-rio-cávadoAs vistas sobre o rio Cávado são um convite aberto a passeios à beira rio. Siga a corrente até ao Parque de Merendas, um espaço verde muito refrescante, ideal para um picnic num dia primaveril.

barcelos-casa-da-azenhaNa margem norte do Cávado, vai encontrar a Casa da Azenha. No espaço deste antigo moinho de água mantém-se viva a memória dos ofícios ligados ao ciclo do pão. Desde 2015 funciona também como centro de apoio e acolhimento dos peregrinos com destino a Santiago de Compostela ou Fátima.

Não deixe de atravessar a ponte até Barcelinhos. Terá uma bela vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos enquadrada pelo rio. Aproveite para dar uma vista de olhos à Capela de Nossa Senhora da Ponte onde ainda se vê os bancos e pias de pedra (lava-pés) para descanso dos peregrinos.

barcelos-benção-do-peregrino-igreja-santo-antonioBarcelos é ponto de passagem de importância histórica no Caminho Português de Santiago, num troço de 29 km que atravessa o concelho. Sabe-se que a Rainha Santa Isabel e o Rei D.Manuel passaram em Barcelos nas suas peregrinações. E Barcelos é cada vez mais procurado como fim de etapa por causa do “enorme significado, na busca de silêncio e paz interior” da Benção do Peregrino que todos os dias, às 19 horas (7 p.m.) tem lugar na Igreja de Santo António.

Gastronomia Tradicional de Barcelos

A cozinha minhota é a base, mas em Barcelos adicionam-lhe ingredientes da terra: festa, história e devoção.

A lampreia do rio, o polvo e o bacalhau, omnipresente na gastronomia portuguesa, são os eleitos nos pratos de peixe tradicionais. Nas carnes salivamos por rojões, o cabrito assado, a vitela assada. Mas diferentes, e à moda de Barcelos, temos as papas de sarrabulho, o arroz pica no chão e, obviamente, o galo assado numa clara homenagem à lenda.

Obviamente que numa mesa minhota tem que estar um vinho verde, mas aqui marque encontro com um verde da Região e com a casta Loureiro.

A doçaria conventual e tradicional também tem identidade própria em Barcelos. Doces de romaria, as brisas do Cávado, as laranjinhas doces, as queijadinhas, os sonhos, os paralelos, o bolo das Cruzes, o Pão de Ló tradicional, prometem prazeres deste mundo com um toque divinal.

Restaurantes onde comer?

Escolhemos a Casa dos Arcos, uma casa familiar de larga data que serve comida típica minhota. Um bom restaurante para comer em Barcelos. O ambiente tradicional é reforçado pelas paredes de pedra despida. Doses generosas e comida deliciosa, bem condimentada, mantendo os sabores definidos e confecionada no ponto. E uma mesa de sobremesas de fazer crescer água na boca!

Mapa dos Principais Pontos de Interesse para visitar em Barcelos


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com localização dos principais pontos de interesse do roteiro para visitar Barcelos.

Outros Artigos do Norte de Portugal

Arcos de Valdevez | AroucaAlijó | Braga | Bragança | CaminhaCascatas do Norte de Portugal | Castelo de Paiva | Chaves | Cinfães | Douro Internacional | Douro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Roteiro do Gerês | Guimarães | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de CavaleirosMelgaço | Minho | Mirandela | Miranda do Douro | Mogadouro | Monção | Montalegre | Montesinho | Nordeste Transmontano | Peso da Régua | Pinhão | Ponte da BarcaPonte de LimaPortoPasseios Perto do Porto | Praias Fluviais Norte de Portugal | São João da Pesqueira | Serra de Arga | Serra do Alvão | Serra da Freita | Tabuaço | Tarouca | Terras de Bouro | Torre de Moncorvo | Valença | Vila Nova de Cerveira | Vila Real | Vilarinho de NegrõesViana do Castelo | Tua

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Luis Miguel Filgueiras Santos Luis Miguel Filgueiras Santos

    Muito bom artigo, parabéns pelo trabalho, vou hoje a Barcelos assistir o jogo do Gil vicente porém queria antes dar um volta pela cidade e esta pagina ajudou me imenso a saber que pontos eu posso visitar/conhecer.
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!!

    • Olá Luis,
      Muito obrigado pelo feedback. Boa viagem e bom jogo!

  2. Estou agora comendo uma vitela no restaurante Casa dos Arcos.
    Tudo maravilhoso.
    Obrigada pela dica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.