Visitar Barcelos: roteiro de um dia com o que ver e fazer

Visitar Barcelos - roteiro para visitar Barcelos num dia

Barcelos é uma cidade que todos devíamos conhecer. Visitar Barcelos é visitar uma cidade minhota colorida, acolhedora e repleta de tradição. A cidade goza duma posição de relevo nas cidades ricas em património do território português e é ponto de passagem do milenar Caminho de Santiago.

barcelos-visitar-num-dia

Cidade de referência do tecido cultural nacional, cuja identidade regional vincada nos deu a lenda do Galo de Barcelos, símbolo de Portugal mundialmente difundido.

Porquê visitar Barcelos?

barcelos-caminho-de-santiago

Neste roteiro dum dia em Barcelos vai ser brindado com o melhor que a cidade tem para oferecer. Uma cidade de grande importância histórica e religiosa, com laços a Santiago de Compostela por ser há séculos ponto de referência dos peregrinos do Caminho Português de Santiago vindos do Porto.

ponte-medieval-de-barcelos

Um peregrino com mochila às costas percorrendo a Ponte de Barcelos sobre o Rio Cávado é uma imagem icónica sobre o núcleo medieval mais emblemático, com a Igreja Matriz, o Pelourinho e os Paços dos Condes de Barcelos a abrilhantarem a visão.

barcelos-largo-da-porta-nova

No Largo da Porta Nova outro conjunto de monumentos denuncia o enorme valor arquitetónico da Barcelos setecentista. E no seu roteiro turístico de Barcelos não deixe de incluir um demorado passeio pelos jardins, espaços amplos pejados de cor e romantismo.

barcelos-roteiro-turístico

Na confluência de várias das mais importantes cidades minhotas, como Braga, Viana do Castelo ou Guimarães, Barcelos merece ser mais do que um ponto de passagem.

lenda-do-galo-de-barcelos

Lenda do Galo de Barcelos

Conta a lenda que um peregrino galego a caminho de Santiago de Compostela, ao cruzar Barcelos, viu-se acusado dum crime do qual estava inocente. Na noite do seu enforcamento, pediu audiência ao juiz que o condenara para reiterar a sua inocência. Este banqueteava-se com amigos e, perante a incredulidade dos presentes, o peregrino apontou para um galo assado na mesa e afirmou resoluto: «É tão certo eu estar inocente, como certo é esse galo cantar quando me enforcarem». Chegada a hora do enforcamento, o galo cantou mesmo. O juiz correu à forca e para espanto de todos, o nó em volta do pescoço do peregrino estava laço. Salvou-se o peregrino que depois mandou erguer o Cruzeiro do Senhor do Galo em honra da Virgem e de Santiago.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Barcelos


Clique no canto superior direito para aumentar

Barcelos, o que visitar? – Roteiro Turístico

barcelos-jardim-das-barrocas (5)Pode facilmente conhecer Barcelos a pé pois o seu centro histórico é compacto e não há melhor forma de visitar a cidade do que calcorreando as suas ruas a passo. Pode ser visitada num roteiro dum dia, mas pernoitando aqui pode incluir no seu roteiro de dois dias em Barcelos um passeio rico de beleza natural pelas paisagens rurais e monumentos históricos das suas aldeias com tradição.

Qualquer que seja o seu ponto de entrada na cidade, vai ser recebido por monumentos históricos emblemáticos.


Leia também o nosso Roteiro de Braga e do Gerês


barcelos-igreja-do-terçoEntramos pelo Campo da Feira, atualmente nomeado Campo da República. A norte a fachada da Igreja de Nossa Senhora do Terço confunde-se com a correnteza de edifícios e nem nos faz desconfiar do segredo que tem no interior. De beleza ímpar, o templo de raiz beneditina é um exemplar de arte barroca, cujo interior encerra um repositório de Arte Sacra Renascentista, um altar em talha dourada e painéis setecentistas de azulejo azul e branco. Um verdadeiro tesouro histórico e arquitetónico.

barcelos-campo-da-feira

Quinta-feira é dia de feira! Barcelos é o lar duma das feiras europeias com mais longevidade e mais tradição. Desde 1412 que o Campo da Feira é a maior montra de Portugal de artesanato e de produtos regionais, por isso ser chamada de capital do artesanato. Ao redor dum monumental chafariz seiscentista, a azáfama colorida de feira traz vivacidade à cidade, e também muita gente vinda de todos os cantos do país.

barcelos-jardim-das-barrocasAvançamos para o Largo da Porta Nova e um mundo de cor chama imediatamente a nossa atenção. Magnificamente enquadrado, o Jardim das Barrocas acoplado ao Passeio dos Assentos é uma monumental obra em estilo rococó provincial.

barcelos-jardim-das-barrocasUm espaço carregado de romantismo e beleza e motivo de orgulho da acolhedora Barcelos.

barcelos-largo-da-porta-nova

Olhe em volta e ver-se-á rodeado de monumentalidade.

galo-de-barcelos-frente-ao-jardim-das-barrocas

O icónico Galo de Barcelos dá-lhe umas coloridas boas-vindas. O Chafariz do Largo da Porta Nova, um belo chafariz em granito, encara o Templo do Bom Jesus da Cruz, edifício barroco datado do século XVIII mas cuja origem é anterior.

Barcelos-templo-do-bom-jesus-da-cruz

No longínquo dezembro de 1504, o aparecimento enigmático duma cruz de terra negra no chão do Campo da Feira levou a que se construísse um templo que protegesse o “Milagre da Cruz”. O altar-mor em talha dourada, painéis de azulejo azul e branco e a imagem flamenca do Senhor Bom Jesus da Cruz são os elementos interiores a destacar. As celebrações tradicionais da Festa das Cruzes têm aqui lugar a 3 de maio.

barcelos-torre-da-porta-nova

A Torre da Porta Nova também conhecida como Torre de Barcelos, data do século XV e é a única sobrevivente de cinco portas de entrada na cidade através da muralha defensiva que cercava Barcelos. Aqui funcionam o Posto de Turismo e uma mostra permanente do artesanato característico do concelho.

barcelos-vistas-panorâmicas

Suba ao miradouro para uma deslumbrante vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos, o rio Cávado e o Monte da Franqueira.

barcelos-rua-direiraSeguimos pela Rua Direita, aliás Rua D. António Barroso. Uma das mais antigas do centro histórico, é a rua pedonal mais animada e um chamariz para os shopaholics. Edíficios revivalistas, revestidos de azulejos coloridos, os varandins em ferro e o omnipresente granito esculpido em pórticos e janelões, são uma lição do valor arquitetónico desta histórica cidade.

teatro-gil-vicente-em-barcelosPassamos frente ao Teatro Gil Vicente, dramaturgo provavelmente nascido aqui, marco importante da cena artística barcelense.

barcelos-largo-do apoioVamos em direção àquele que é provavelmente o primeiro largo da povoação, o Largo do Apoio, antiguidade denunciada pela traça austera tipicamente medieval, todavia, centrado por um chafariz renascentista. Por trás das sólidas paredes de pedra de granito estão casas ilustres, como a Casa do Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

E pela Rua da Santa Casa da Misericórdia aproximamo-nos dum conjunto de monumentos de imenso valor histórico, cultural e religioso.

barcelos-igreja-matriz-de-santa-maria-maior

A fachada da Igreja Matriz de Santa Maria Maior denuncia a mistura dos estilos românico e gótico.

barcelos-pelourinho-de-barcelosDefronte, no meio do jardim, ergue-se o Pelourinho de Barcelos.

paço-dos-condes-de-barcelosMas é o Paço dos Condes de Barcelos que nos chama a atenção. É nos terreiros do Paço que foi instalado o Museu Arqueológico de Barcelos cujas peças em exposição vêm desde a Pré-História.

barcelos-cruzeiro-do-senhor-do-galoDestacamos o Cruzeiro do Senhor do Galo, ex-líbris da cidade e ligado à Lenda do Galo de Barcelos. O cruzeiro denuncia uma carga espiritual de séculos de fé e crença religiosa.

barcelos-camara-municipalA Câmara Municipal de Barcelos nos velhos paços do concelho é resultado da renovação e valorização de edifícios emblemáticos: o antigo Hospital do Espírito Santo, a Capela de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia e o Hospital da Misericórdia.

barcelos-ponte-medieval-de-barcelosCertamente já terá visto a Ponte Medieval de Barcelos. No século XIV o Conde de Barcelos ditou a ligação das margens do Rio Cávado com uma sólida ponte de pedra. Tal obra facilitou em muito a vida de quem acorria às grandes feiras de Barcelos desde a Idade Média. Monumento Nacional de estilo gótico composto por cinco arcos desiguais com talha-mares. Hoje é fulcral para os peregrinos do Caminho Português de Santiago que todos os dias a cruzam.

barcelos-rio-cávadoAs vistas sobre o rio Cávado são um convite aberto a passeios à beira rio. Siga a corrente até ao Parque de Merendas, um espaço verde muito refrescante, ideal para um picnic num dia primaveril.

barcelos-casa-da-azenhaNa margem norte do Cávado, vai encontrar a Casa da Azenha. No espaço deste antigo moinho de água mantém-se viva a memória dos ofícios ligados ao ciclo do pão. Desde 2015 funciona também como centro de apoio e acolhimento dos peregrinos com destino a Santiago de Compostela ou Fátima.

barcelinhos-Capela de Nossa Senhora da PonteNão deixe de atravessar a ponte até Barcelinhos. Terá uma bela vista panorâmica sobre o centro histórico de Barcelos enquadrada pelo rio. Aproveite para dar uma vista de olhos à Capela de Nossa Senhora da Ponte onde ainda se vê os bancos e pias de pedra (lava-pés) para descanso dos peregrinos.

barcelos-benção-do-peregrino-igreja-santo-antonioBarcelos é ponto de passagem de importância histórica no Caminho Português de Santiago, num troço de 29 km que atravessa o concelho. Sabe-se que a Rainha Santa Isabel e o Rei D.Manuel passaram em Barcelos nas suas peregrinações. E Barcelos é cada vez mais procurado como fim de etapa por causa do “enorme significado, na busca de silêncio e paz interior” da Benção do Peregrino que todos os dias, às 19 horas (7 p.m.) tem lugar na Igreja de Santo António.

Gastronomia Tradicional de Barcelos

A cozinha minhota é a base, mas em Barcelos adicionam-lhe ingredientes da terra: festa, história e devoção.

A lampreia do rio, o polvo e o bacalhau, omnipresente na gastronomia portuguesa, são os eleitos nos pratos de peixe tradicionais. Nas carnes salivamos por rojões, o cabrito assado, a vitela assada. Mas diferentes, e à moda de Barcelos, temos as papas de sarrabulho, o arroz pica no chão e, obviamente, o galo assado numa clara homenagem à lenda.

barcelos-capital-do-artesanatoObviamente que numa mesa minhota tem que estar um vinho verde, mas aqui marque encontro com um verde da Região e com a casta Loureiro.

A doçaria conventual e tradicional também tem identidade própria em Barcelos. Doces de romaria, as brisas do Cávado, as laranjinhas doces, as queijadinhas, os sonhos, os paralelos, o bolo das Cruzes, o Pão de Ló tradicional, prometem prazeres deste mundo com um toque divinal.

Restaurantes onde comer?

Escolhemos a Casa dos Arcos, uma casa familiar de larga data que serve comida típica minhota. Um bom restaurante para comer em Barcelos. O ambiente tradicional é reforçado pelas paredes de pedra despida. Doses generosas e comida deliciosa, bem condimentada, mantendo os sabores definidos e confecionada no ponto. E uma mesa de sobremesas de fazer crescer água na boca!

Onde dormir?

É fácil encontrar onde dormir em Barcelos a preços razoavelmente económicos. O alojamento em Barcelos é mais económico fora da época alta e das grandes festividades e romarias da cidade.

Todos com localização perfeita e a preços simpáticos, sugerimos reservar um quarto com todo o conforto, limpeza e privacidade nos seguintes alojamentos:

In Barcelos Hostel & Guest House: um hostel muito simpático num edifício recuperado, terraço com vista da cidade e cozinha para preparar refeições ligeiras. Pequeno-almoço buffet.

Hotel Bagoeira: quartos espaçosos e confortáveis, um bar panorâmico e pequeno-almoço buffet.

Hotel do Terço: estacione o carro no parque, comece o dia com pequeno-almoço servido no quarto e desfrute do seu tempo na varanda privada.

Art’otel Barcelos: com outro conforto o Art’otel Barcelos é um B&B que, apesar de um pouco mais caro, é um favorito dos hóspedes, com excelentes avaliações. Alguns quartos com kitchenette, sala de estar, e banheira de hidromassagem para aquele momento zen.

Clique para ver mais opções de Alojamento em Barcelos


Outros Roteiros do norte de Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.