Visitar Benidorm: o que ver e fazer para além da Praia

Visitar Benidorm - o que ver e fazer

Visitar Benidorm equivale mundialmente a fantásticas praias, banhadas com águas quentes e cristalinas, e animada vida noturna. O que muitos não sabem é que Benidorm, o destino mais famoso da Costa Blanca em Espanha, é também um destino estupendo para os amantes de natureza e aventura. Venha conhecer o lado B da “Benidorm tudo incluído”.

Porquê visitar Benidorm?

visitar-benidorm

Muito além das praias de Levante e Poniente e da animação dos bares e clubes noturnos, Benidorm tem de tudo para todos. Qualquer que seja o seu desejo de férias em Benidorm, a cidade tem uma solução.

visitar-benidorm

Ao visitar Benidorm terá a oportunidade de assistir ao nascer do sol num kayak, andar de Jet Sky, praticar mergulho, fazer caminhadas assombrosas, ziguezaguear pela Serra Gelada de bike, explorar as imponentes montanhas que rodeiam Benidorm de jeep, subir a miradouros para ver o pôr do sol e muito, muito mais. Foi o que fizemos na nossa mais recente visita a Benidorm e podemos afiançar que são o máximo.

Curiosamente, uma das poucas coisas que não fizemos foi… pousar a toalha na praia!


Leia também o nossos Roteiros de Barcelona, Granada Mérida


visitar-benidorm

De vila piscatória a grande destino turístico, Benidorm conquistou o topo dos destinos de férias mundiais. Tudo graças à visão dum alcalde que nos anos cinquenta traçou um plano urbanístico e turístico duma cidade vertical, inspirando-se em Nova Iorque. Chamam-lhe a “Nova Iorque do Mediterrâneo” pois é a cidade espanhola com mais arranha-céus. Inclusivamente, até 2014 orgulhava-se de ter o hotel mais alto da Europa, o Gran Hotel Bali com os seus 52 pisos.

Quando visitar?

visitar-benidorm

Clima Mediterrânico, 3000 horas de sol e águas cristalinas a atingirem os 25ºC, fazem de Benidorm um destino de praia cobiçável. O micro-clima da cidade faz com que as temperaturas amenas se mantenham grande parte do ano o que permite desfrutar da vasta oferta do que ver e fazer em Benidorm ao longo de todo o ano. Agosto é o mês mais quente e concorrido (dificilmente arranjará lugar para estender a toalha nas areias douradas das praias de Levante ou Poniente). Janeiro é o mês mais frio.

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Benidorm


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa

O que ver e fazer em Benidorm?

Com a promessa das melhores praias de areias douradas, águas cálidas ao longo do ano e diversão incessante, Benidorm atrai milhões de turistas todos os anos. Banhos de mar e sol, maratonas de shopping nos mercados e centros comerciais, happy hour consecutiva nos bares e sessões de dancing-all-night-long num dos clubes noturnos, diversão garantida nos seus parques temáticos… Estas são as promessas – cumpridas – de Benidorm.

Contudo há uma Benidorm bem mais completa e com atrações para todos os gostos e idades. Venha então descobrir o que ver e fazer em Benidorm duma perspetiva alternativa.

Explorar as montanhas ao redor de Benidorm

visitar-benidorm

Benidorm está rodeada de montanhas que permitem rechear os seus dias de férias com experiências magníficas. Serra Gelada, Puig Campana ou a Sierra del Bernia são apenas alguns dos exemplos.

Fazer Trekking na Serra Gelada

visitar-benidorm

Esta combinação é perfeita para a prática de caminhadas e trekking. E o Parque Natural da Serra Gelada, é uma das melhores opções. Com 5 mil hectares e falésias com 300 metros de altura, tem um trilho estupendo de 8 km que se faz bem em 4 horas. Começando no Alto da Cruz, percorre todas as cristas das montanhas da Serra Gelada num trilho com bastante relevo, pedra solta e subidas desafiantes. Com o mar dum lado e cidade, vales e montes do outro, não se pode pedir melhor paisagem. Calçado para trilhos irregulares, água e comida para 4 horas são essenciais.

Subir ao Alto da Cruz

visitar-benidorm

Quer a melhor vista panorâmica sobre toda a Benidorm? Então, nada se compara ao Alto da Cruz, no Parque Natural da Serra Gelada. A pé, de bicicleta ou de carro , pode subir a um dos poucos pontos onde estará mais alto do que os arranha-céus.

visitar-benidormPara além da vista panorâmica sobre Benidorm, poderá ainda desfrutar de belas vistas sobre as falésias e iniciar aqui algumas trilhas de trekking. E se quiser surpreender a sua cara-metade, traga o cesto de picnic para um lanche tardio. As fantásticas vistas sob os seus pés e o pôr do sol são a promessa duma tarde romântica.

Andar de bicicleta sem se cansar

visitar-benidorm

Alugar uma bicicleta, percorrer os quilómetros de ciclovias espalhadas pela cidade ou dar uma volta pelo Parque Natural da Serra Gelada acabando na enseada da Cala Tio Ximo ou na Punta de l’Escaleta com a sua torre de vigia do século XVII.

visitar-benidormEstas bicicletas elétricas são uma experiência inesquecível. Têm uma autonomia de 55km e assim que começa a pedalar, aciona o motor para que o faça sem esforço. Se visitar Benidorm, não deixe de passar pela Tao Bikes: será recebido com muita simpatia e dar-lhe-ão as melhores sugestões de passeio de acordo com os seus gostos.

Sentir as emoções Todo-Terreno

visitar-benidorm

E que tal subir montanhas num Todo-Terreno? Os montes que rodeiam Benidorm enquadram a cidade numa paisagem natural de extrema beleza. E se em vez de os ver ao longe, os pudesse sentir debaixo dos pés? Ou, segundo a nossa sugestão, sobre 4 rodas?

visitar-benidormObservar a magníficas vistas sobre Benidorm, a Serra Gelada, Altea e Puig Campaña a partir do mirador da Sierra Cortina, andar de jipe pelas estreitas e sinuosas estradas do Puig Campaña e sentir o vento no cabelo, são as emoções que Marco Polo Expediciones lhe garante num passeio Todo-Terreno.

Kayaking na baía de Benidorm

visitar-benidorm

Desperte bem cedo, ainda sem o sol raiar, dirija-se ao porto de Benidorm e suba para o kayak. Assim que contornar o molhe do porto e entrar no mar, verá com agrado e espanto os primeiros raios de sol a despontar sobre a cidade por cima da Serra Gelada.

visitar-benidorm

Impressione-se com a calmia de navegar na baía e as cores matizadas das montanhas ao redor da cidade.

Visitar a Ilha de Benidorm

visitar-benidorm

Mesmo no centro da baía de Benidorm há uma ilhota que insiste em chamar a atenção. Diz a lenda que é o pedaço de montanha que falta ao gigantesco Puig Campana. No porto de Benidorm há barcos de passeio para a ilha.

visitar-benidormPercorra os trilhos, respeitando o habitat e ninhos das gaivotas, até ao ponto mais alto da ilha e aprecie Benidorm duma pespetiva que poucos conhecem.

Tomar shots de adrenalina na água

Benidorm tem uma vasta oferta de atividades desportivas aquáticas.

visitar-benidormO Cable-Ski da praia Levante é líder em toda a Espanha e bem conhecido pelos praticantes do desporto.

visitar-benidormExige alguma ciência e muita queda à água até se lhe apanhar o jeito. Se esta não for a sua onda, pode sempre optar pela banana-ride ou parasailing. Com molhas garantidas.

visitar-benidorm

É daqueles que sofre de need for speed. Então, não pode deixar escapar a oportunidade de fazer jet ski em Benidorm. Acelere a fundo para os montes da Serra Gelada e contemple as mais belas falésias. Rodeie a Illeta Penyes d’Arabí calmamente e abra bem os olhos: poderá ter a sorte de ver os golfinhos que de vez em quando aparecem nestas águas.

visitar-benidorm

Benidorm reúne excelentes condições para a prática de mergulho e snorkel, as outras experiências aquáticas que não desiludem. Águas quentes e cristalinas, relevo rochoso submerso, correntes fracas aliam-se à vasta e variada vida submarina e temos o cocktail perfeito para desfrutar do mundo submarino.

DICA: Procure as tendas amarelas nas praias onde encontrará os centros de desportos de água mais bem cotados da praça.

Comer e beber non-stop

visitar-benidorm

Visitar Benidorm sem uma boa dose de copos e petiscos é um pecado. A calle Santo Domingo é o lugar de eleição para uma sessão de copas y tapas à boa maneira basca.

visitar-benidormOs imigrantes bascos fixaram-se aqui e montaram bares e restaurantes trazendo de casa os seus pintxos tradicionais. Por isso, a rua é também conhecida como a “rua dos Bascos”. É o lugar ideal para repor forças e acalentar a sede.

visitar-benidorm

Mais do que tapas, Benidorm é dos melhores lugares para provar os arroces alicantinos, principalmente os de peixe ou frutos do mar. Os arrozes de Alicante, ou “arroces a banda” são pratos muito apreciados em Espanha e destacam-se da paella por serem mais suaves e deliciosos. De carne, de peixe, de frutos do mar ou vegetarianos, a escolha é difícil pois são todos muito saborosos. Outra especialidade da região são os fideuàs, onde a massa substitui o arroz e alia-se em perfeição aos produtos locais.

visitar-benidorm

DICA: visitar Benidorm sem degustar uma horchata com fartones à hora do lanche ou um cava, o vinho espumante valenciano, para abrir o apetite do jantar, pode obrigá-lo a segunda visita.

Visitar o centro histórico de Benidorm

visitar-benidorm

Lembra-se de termos falado que Benidorm era uma vila piscatória? Pois, com tanta diversão é fácil esquecer que Benidorm também tem uma faceta histórico-cultural. E nenhum sítio melhor para a conhecer do que no seu “casco antiguo” no cerro de Canfali, onde Benidorm nasceu.

visitar-benidormA Igreja de San Jaime y Santa Ana guarda a venerada imagem da Mare de Déu del Sofratge, a Virgem do Sufrágio, padroeira da cidade em parceria com São Jaime.

visitar-benidormAproveite para passear pelos alvos varandins que vão da falésia ao porto na praia de Poniente e quiçá dar um mergulho na pequena praia de Mal Pas, a preferida dos locais.

visitar-benidorm

O cerro de Canfali divide a meio os extensos areais das praias de Benidorm: Levante e Poniente. Para além disso, ainda o brinda com dois pontos de interesse imperdíveis. Benidorm teve em tempos uma fortaleza a que chamam o Castelo de Benidorm. Dela só restam as ruínas das muralhas.

As vistas sobre as duas baías são soberbas e vale a pena dispensar algum tempo para relaxar no Balcon del Mediterraneo enquanto espera pelo espetáculo de luz que é o pôr do sol em Benidorm.

E ainda…

visitar-benidorm

Depois de todas estas sugestões para visitar Benidorm se ainda não estiver satisfeito, pode ainda visitar a pitoresca povoação de Guadalest, o centro histórico de Altea ou as Fuentes del Algar em Callosa d’en Sarrià.

Onde comer?

visitar-benidorm

Uma cidade que recebe milhões de visitantes por ano, tem que agradar a todos os gostos. Street food, fast-food, fish and chips, cozinha de fusão, cozinha criativa e até tradicional… Não vai ser difícil arranjar uma cadeira na esplanada para saciar desejos gastronómicos.

visitar-benidorm

Em Benidorm fomos mimados com paellas divinais pelos restaurantes Nadal e Ulia. O Llum del Mar, o D-vora e o Belvedere receberam-nos com a cozinha criativa em que apostam. E La Taperia arrematou com chave de ouro a nossa incursão de copas y tapas na Calle Santo Domingo.

Onde dormir?

Hotel em Benidorm? O difícil é escolher! A oferta de alojamento em Benidorm é vastíssima. A começar na “Benidorm tudo incluído” dos hotéis pensão completa ao parque de campismo, a cidade tem tudo. E se procura hotéis perto da praia, tem um manancial de escolhas.

visitar-benidorm

Nós ficamos alojados no Sol CostaBlanca na praia Levante e só tínhamos o calçadão a separar-nos das finas areias. Fabuloso pequeno almoço buffet, uma piscina para dar uns mergulhos e parque de estacionamento privativo.

Gastrohotel Boutique RH Canfali perto de tudo, da praia de Levante, do Balcon del Mediterraneo, do centro histórico e do porto para quem procura as experiências de aventura nas águas da baía. Reserve um lugar de esplanada no balcão sobre o mar do restaurante D-vora, no primeiro piso, e saboreie a cozinha mediterrânica criativa.

Hotel Boutique Villa Venecia situa-se num edifício primorosamente recuperado no centro histórico, tem detalhes magníficos, luxosos quartos e uma localização soberba com vistas de tirar a respiração. O restaurante Llum del Mar, o mini spa com sauna, ginásio, e banho turco fazem os encantos dos hóspedes.

Hotel Madeira Centro fica na segunda linha da praia considerada a melhor para evitar o barulho dos bares e clubes noturnos e mesmo assim estar perto de tudo. O lounge bar Planta 20 e o Restaurante Belvedere são dos favoritos dos visitantes de Benidorm já que têm vistas fabulosas sobre o mar e a cidade. Spa, fitness center e 2 piscinas, coberta e ao ar livre.

Melia Benidorm apesar de mais distante da praia o Melia é um campeão de vendas, talvez pelos modernos e confortáveis quartos, as duas piscinas e o spa que fazem dele o favorito dos casais.

Outro campeão de vendas, e bem perto da praia de Levante, é o Benidorm Plaza, um dos favoritos para famílias com a sua piscina para crianças.

Villa del Mar na praia Poniente é um boutique hotel com comida de excelente qualidade, funcionários maravilhosos e vistas fantásticas.

Hotel Don Pancho esta na classe dos hotéis “só para adultos” e é um favorito pela localização, restaurante buffet e espetáculos musicais à noite. Na mesma linha, o Sandos Monaco Beach Hotel & Spa é perfeito para quem procura o regime “tudo incluído”.

Se prefere alugar apartamentos, pode eleger a Casa Candelaria na zona histórica de Benidorm perto da Palza Mayor e do mercado, perfeita para uma família de 4.

Os Apartamentos Lido são os favoritos para famílias numerosas. Com apartamentos para até 6 pessoas, elegantes e funcionais, capacitados com tudo o que precisa para umas férias sem chatices, forno, máquina de lavar roupa e loiça incluídas.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.