Visitar Benidorm equivale mundialmente a fantásticas praias, banhadas com águas quentes e cristalinas, e animada vida noturna. O que muitos não sabem é que Benidorm, o destino mais famoso da Costa Blanca em Espanha, é também um destino estupendo para os amantes de natureza e aventura. Venha conhecer o lado B da “Benidorm tudo incluído”.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Porquê visitar Benidorm?
- 2 Quando visitar Benidorm?
- 3 Onde dormir em Benidorm? Sugestões de Alojamento
- 4 Benidorm: o que visitar, ver e fazer para além das praias
- 4.1 Explorar as montanhas ao redor de Benidorm
- 4.2 Fazer Trekking na Serra Gelada
- 4.3 Subir ao Alto da Cruz
- 4.4 Andar de bicicleta sem se cansar
- 4.5 Sentir as emoções Todo-Terreno
- 4.6 Kayaking na baía de Benidorm
- 4.7 Visitar a Ilha de Benidorm
- 4.8 Tomar shots de adrenalina na água
- 4.9 Comer e beber non-stop
- 4.10 Visitar o centro histórico de Benidorm
- 4.11 E ainda…
- 5 Onde comer?
- 6 Mapa dos Principais Pontos de Interesse de a visitar em Benidorm
- 7 Outros artigos de Espanha
Porquê visitar Benidorm?
Muito além das praias de Levante e Poniente e da animação dos bares e clubes noturnos, Benidorm tem de tudo para todos. Qualquer que seja o seu desejo de férias em Benidorm, a cidade tem uma solução.
Ao visitar Benidorm terá a oportunidade de assistir ao nascer do sol num kayak, andar de Jet Sky, praticar mergulho, fazer caminhadas assombrosas, ziguezaguear pela Serra Gelada de bike, explorar as imponentes montanhas que rodeiam Benidorm de jeep, subir a miradouros para ver o pôr do sol e muito, muito mais. Foi o que fizemos na nossa mais recente visita a Benidorm e podemos afiançar que são o máximo.
Curiosamente, uma das poucas coisas que não fizemos foi… pousar a toalha na praia!
De vila piscatória a grande destino turístico, Benidorm conquistou o topo dos destinos de férias mundiais. Tudo graças à visão dum alcalde que nos anos cinquenta traçou um plano urbanístico e turístico duma cidade vertical, inspirando-se em Nova Iorque. Chamam-lhe a “Nova Iorque do Mediterrâneo” pois é a cidade espanhola com mais arranha-céus. Inclusivamente, até 2014 orgulhava-se de ter o hotel mais alto da Europa, o Gran Hotel Bali com os seus 52 pisos.
Quando visitar Benidorm?
Clima Mediterrânico, 3000 horas de sol e águas cristalinas a atingirem os 25ºC, fazem de Benidorm um destino de praia cobiçável. O micro-clima da cidade faz com que as temperaturas amenas se mantenham grande parte do ano o que permite desfrutar da vasta oferta do que ver e fazer em Benidorm ao longo de todo o ano. Agosto é o mês mais quente e concorrido (dificilmente arranjará lugar para estender a toalha nas areias douradas das praias de Levante ou Poniente). Janeiro é o mês mais frio.
Onde dormir em Benidorm? Sugestões de Alojamento
Hotel em Benidorm? O difícil é escolher! A oferta de alojamento em Benidorm é vastíssima. A começar na “Benidorm tudo incluído” dos hotéis pensão completa ao parque de campismo, a cidade tem tudo. E se procura hotéis perto da praia, tem um manancial de escolhas.
Nós ficamos alojados no Sol CostaBlanca na praia Levante e só tínhamos o calçadão a separar-nos das finas areias. Fabuloso pequeno almoço buffet, uma piscina para dar uns mergulhos e parque de estacionamento privativo.
Gastrohotel Boutique RH Canfali perto de tudo, da praia de Levante, do Balcon del Mediterraneo, do centro histórico e do porto para quem procura as experiências de aventura nas águas da baía. Reserve um lugar de esplanada no balcão sobre o mar do restaurante D-vora, no primeiro piso, e saboreie a cozinha mediterrânica criativa.
Hotel Boutique Villa Venecia situa-se num edifício primorosamente recuperado no centro histórico, tem detalhes magníficos, luxosos quartos e uma localização soberba com vistas de tirar a respiração. O restaurante Llum del Mar, o mini spa com sauna, ginásio, e banho turco fazem os encantos dos hóspedes.
Hotel Madeira Centro fica na segunda linha da praia considerada a melhor para evitar o barulho dos bares e clubes noturnos e mesmo assim estar perto de tudo. O lounge bar Planta 20 e o Restaurante Belvedere são dos favoritos dos visitantes de Benidorm já que têm vistas fabulosas sobre o mar e a cidade. Spa, fitness center e 2 piscinas, coberta e ao ar livre.
Melia Benidorm apesar de mais distante da praia o Melia é um campeão de vendas, talvez pelos modernos e confortáveis quartos, as duas piscinas e o spa que fazem dele o favorito dos casais.
Outro campeão de vendas, e bem perto da praia de Levante, é o Benidorm Plaza, um dos favoritos para famílias com a sua piscina para crianças.
Villa del Mar na praia Poniente é um boutique hotel com comida de excelente qualidade, funcionários maravilhosos e vistas fantásticas.
Hotel Don Pancho esta na classe dos hotéis “só para adultos” e é um favorito pela localização, restaurante buffet e espetáculos musicais à noite. Na mesma linha, o Sandos Monaco Beach Hotel & Spa é perfeito para quem procura o regime “tudo incluído”.
Se prefere alugar apartamentos, pode eleger a Casa Candelaria na zona histórica de Benidorm perto da Palza Mayor e do mercado, perfeita para uma família de 4.
Os Apartamentos Lido são os favoritos para famílias numerosas. Com apartamentos para até 6 pessoas, elegantes e funcionais, capacitados com tudo o que precisa para umas férias sem chatices, forno, máquina de lavar roupa e loiça incluídas.
Benidorm: o que visitar, ver e fazer para além das praias
Com a promessa das melhores praias de areias douradas, águas cálidas ao longo do ano e diversão incessante, Benidorm atrai milhões de turistas todos os anos. Banhos de mar e sol, maratonas de shopping nos mercados e centros comerciais, happy hour consecutiva nos bares e sessões de dancing-all-night-long num dos clubes noturnos, diversão garantida nos seus parques temáticos… Estas são as promessas – cumpridas – de Benidorm.
Contudo há uma Benidorm bem mais completa e com atrações para todos os gostos e idades. Venha então descobrir o que ver e fazer em Benidorm duma perspetiva alternativa.
Explorar as montanhas ao redor de Benidorm
Benidorm está rodeada de montanhas que permitem rechear os seus dias de férias com experiências magníficas. Serra Gelada, Puig Campana ou a Sierra del Bernia são apenas alguns dos exemplos.
Fazer Trekking na Serra Gelada
Esta combinação é perfeita para a prática de caminhadas e trekking. E o Parque Natural da Serra Gelada, é uma das melhores opções. Com 5 mil hectares e falésias com 300 metros de altura, tem um trilho estupendo de 8 km que se faz bem em 4 horas. Começando no Alto da Cruz, percorre todas as cristas das montanhas da Serra Gelada num trilho com bastante relevo, pedra solta e subidas desafiantes. Com o mar dum lado e cidade, vales e montes do outro, não se pode pedir melhor paisagem. Calçado para trilhos irregulares, água e comida para 4 horas são essenciais.
Subir ao Alto da Cruz
Quer a melhor vista panorâmica sobre toda a Benidorm? Então, nada se compara ao Alto da Cruz, no Parque Natural da Serra Gelada. A pé, de bicicleta ou de carro , pode subir a um dos poucos pontos onde estará mais alto do que os arranha-céus.
Andar de bicicleta sem se cansar
Alugar uma bicicleta, percorrer os quilómetros de ciclovias espalhadas pela cidade ou dar uma volta pelo Parque Natural da Serra Gelada acabando na enseada da Cala Tio Ximo ou na Punta de l’Escaleta com a sua torre de vigia do século XVII.
Estas bicicletas elétricas são uma experiência inesquecível. Têm uma autonomia de 55km e assim que começa a pedalar, aciona o motor para que o faça sem esforço. Se visitar Benidorm, não deixe de passar pela Tao Bikes: será recebido com muita simpatia e dar-lhe-ão as melhores sugestões de passeio de acordo com os seus gostos.
Sentir as emoções Todo-Terreno
E que tal subir montanhas num Todo-Terreno? Os montes que rodeiam Benidorm enquadram a cidade numa paisagem natural de extrema beleza. E se em vez de os ver ao longe, os pudesse sentir debaixo dos pés? Ou, segundo a nossa sugestão, sobre 4 rodas?
Observar a magníficas vistas sobre Benidorm, a Serra Gelada, Altea e Puig Campaña a partir do mirador da Sierra Cortina, andar de jipe pelas estreitas e sinuosas estradas do Puig Campaña e sentir o vento no cabelo, são as emoções que Marco Polo Expediciones lhe garante num passeio Todo-Terreno.
Kayaking na baía de Benidorm
Desperte bem cedo, ainda sem o sol raiar, dirija-se ao porto de Benidorm e suba para o kayak. Assim que contornar o molhe do porto e entrar no mar, verá com agrado e espanto os primeiros raios de sol a despontar sobre a cidade por cima da Serra Gelada.
Impressione-se com a calmia de navegar na baía e as cores matizadas das montanhas ao redor da cidade.
Visitar a Ilha de Benidorm
Mesmo no centro da baía de Benidorm há uma ilhota que insiste em chamar a atenção. Diz a lenda que é o pedaço de montanha que falta ao gigantesco Puig Campana. No porto de Benidorm há barcos de passeio para a ilha.
Percorra os trilhos, respeitando o habitat e ninhos das gaivotas, até ao ponto mais alto da ilha e aprecie Benidorm duma pespetiva que poucos conhecem.
Tomar shots de adrenalina na água
Benidorm tem uma vasta oferta de atividades desportivas aquáticas.
O Cable-Ski da praia Levante é líder em toda a Espanha e bem conhecido pelos praticantes do desporto.
Exige alguma ciência e muita queda à água até se lhe apanhar o jeito. Se esta não for a sua onda, pode sempre optar pela banana-ride ou parasailing. Com molhas garantidas.
É daqueles que sofre de need for speed. Então, não pode deixar escapar a oportunidade de fazer jet ski em Benidorm. Acelere a fundo para os montes da Serra Gelada e contemple as mais belas falésias. Rodeie a Illeta Penyes d’Arabí calmamente e abra bem os olhos: poderá ter a sorte de ver os golfinhos que de vez em quando aparecem nestas águas.
Benidorm reúne excelentes condições para a prática de mergulho e snorkel, as outras experiências aquáticas que não desiludem. Águas quentes e cristalinas, relevo rochoso submerso, correntes fracas aliam-se à vasta e variada vida submarina e temos o cocktail perfeito para desfrutar do mundo submarino.
DICA: Procure as tendas amarelas nas praias onde encontrará os centros de desportos de água mais bem cotados da praça.
Comer e beber non-stop
Visitar Benidorm sem uma boa dose de copos e petiscos é um pecado. A calle Santo Domingo é o lugar de eleição para uma sessão de copas y tapas à boa maneira basca.
Os imigrantes bascos fixaram-se aqui e montaram bares e restaurantes trazendo de casa os seus pintxos tradicionais. Por isso, a rua é também conhecida como a “rua dos Bascos”. É o lugar ideal para repor forças e acalentar a sede.
Mais do que tapas, Benidorm é dos melhores lugares para provar os arroces alicantinos, principalmente os de peixe ou frutos do mar. Os arrozes de Alicante, ou “arroces a banda” são pratos muito apreciados em Espanha e destacam-se da paella por serem mais suaves e deliciosos. De carne, de peixe, de frutos do mar ou vegetarianos, a escolha é difícil pois são todos muito saborosos. Outra especialidade da região são os fideuàs, onde a massa substitui o arroz e alia-se em perfeição aos produtos locais.
DICA: visitar Benidorm sem degustar uma horchata com fartones à hora do lanche ou um cava, o vinho espumante valenciano, para abrir o apetite do jantar, pode obrigá-lo a segunda visita.
Visitar o centro histórico de Benidorm
Lembra-se de termos falado que Benidorm era uma vila piscatória? Pois, com tanta diversão é fácil esquecer que Benidorm também tem uma faceta histórico-cultural. E nenhum sítio melhor para a conhecer do que no seu “casco antiguo” no cerro de Canfali, onde Benidorm nasceu.
A Igreja de San Jaime y Santa Ana guarda a venerada imagem da Mare de Déu del Sofratge, a Virgem do Sufrágio, padroeira da cidade em parceria com São Jaime.
Aproveite para passear pelos alvos varandins que vão da falésia ao porto na praia de Poniente e quiçá dar um mergulho na pequena praia de Mal Pas, a preferida dos locais.
O cerro de Canfali divide a meio os extensos areais das praias de Benidorm: Levante e Poniente. Para além disso, ainda o brinda com dois pontos de interesse imperdíveis. Benidorm teve em tempos uma fortaleza a que chamam o Castelo de Benidorm. Dela só restam as ruínas das muralhas.
As vistas sobre as duas baías são soberbas e vale a pena dispensar algum tempo para relaxar no Balcon del Mediterraneo enquanto espera pelo espetáculo de luz que é o pôr do sol em Benidorm.
E ainda…
Depois de todas estas sugestões para visitar Benidorm se ainda não estiver satisfeito, pode ainda visitar a pitoresca povoação de Guadalest, o centro histórico de Altea ou as Fuentes del Algar em Callosa d’en Sarrià.
Onde comer?
Uma cidade que recebe milhões de visitantes por ano, tem que agradar a todos os gostos. Street food, fast-food, fish and chips, cozinha de fusão, cozinha criativa e até tradicional… Não vai ser difícil arranjar uma cadeira na esplanada para saciar desejos gastronómicos.
Em Benidorm fomos mimados com paellas divinais pelos restaurantes Nadal e Ulia. O Llum del Mar, o D-vora e o Belvedere receberam-nos com a cozinha criativa em que apostam. E La Taperia arrematou com chave de ouro a nossa incursão de copas y tapas na Calle Santo Domingo.
Mapa dos Principais Pontos de Interesse de a visitar em Benidorm
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos pontos de interesse a visitar em Benidorm
Outros artigos de Espanha
Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de Cádiz | Melhores Trilhos de Espanha | Roteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro de Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de Maiorca | Roteiro do País Basco | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro Somiedo | Roteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Bilbau | Cáceres | Cádiz | Camino de Hierro | Córdoba | Gibraltar | Granada | Ilhas Cíes | Ilha de Ons | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Palma de Maiorca | Pontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Santiago de Compostela | Segovia | Sevilha | Toledo | Valência | Vigo | Zamora
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!