Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Visitar Bérgamo é imperdível num roteiro pelo norte de Itália. Bérgamo é uma hidden gem da Lombardia, um destino muitas vezes preterido pela vizinha e famosíssima capital do design e da moda, Milão. Mas se decidir visitar Bérgamo, afiançamos que não vai sair nada desapontad@. Aos nossos olhos, esta pequena cidade histórica tem maior encanto graças ao seu centro histórico medieval, à sua praça principal antiga provida de monumentalidade e bom ambiente, e às suas colossais muralhas venezianas.

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Porta San Giacomo

Se procura o que ver e fazer em Bérgamo, neste artigo encontra as nossas sugestões de roteiro para visitar Bérgamo (e arredores) com os lugares e as experiências imperdíveis, como chegar e quando ir. Damos-lhe ainda sugestões de hotéis onde ficar, restaurantes onde comer, e muitas dicas práticas para começar já a planear o seu city break à Città dei Mille.

Clique para ler os nossos roteiros com o melhor da Itália

Onde fica Bérgamo

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Città Alta – Roteiro para visitar Bérgamo

Bérgamo é uma cidade da Lombardia, no norte de Itália, a leste dos “campeões” turísticos Milão e Lago Como. Erguendo-se na encosta sul dos Alpes de Bérgamo, ou Alpes de Orobie, a cidade está dividida em duas partes completamente distintas: a moderna, comercial e pulsante Cidade Baixa (Città Bassa) e a medieval, charmosa e histórica Cidade Alta (Città Alta).

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Città Bassa – Roteiro para visitar Bérgamo

O contraste entre as duas cidades é ainda mais acentuado porque as avenidas alinhadas da parte baixa estão ladeadas por edifícios neoclássicos e modernos, enquanto as ruelas estreitas da cidade velha serpenteiam ao acaso entre edifícios históricos românicos e renascentistas.

Como chegar a Bérgamo

Com voos baratos diretos a ligar os principais aeroportos de Portugal a Bérgamo, obviamente que a melhor forma de chegar à cidade é de avião. O Aeroporto Internacional Orio al Serio (BGY) – também denominado Aeroporto de Milão Bérgamo para fins comerciais – é o terceiro aeroporto internacional mais movimentado da Itália. O aeroporto está localizado em Orio al Serio, a cerca de 3 km a sudeste de Bérgamo e 45 km a nordeste de Milão.

A companhia aérea low cost Ryanair tem voos diretos de Lisboa, Porto, Faro e até do Funchal (Madeira) para Bérgamo. Aliás, o aeroporto de Bérgamo é um dos principais hubs da Rayanair com ligações diretas frequentes para um número significativo de outras cidades europeias. É por isso que muita gente opta por usar Bérgamo como escala, layover ou stopover para viajar para outros destinos onde a Ryanair opera. Com a logística bem estudada, pode poupar alguns euros nas viagens, o que é uma grande vantagem. É o que fazemos em muitas das nossas viagens à Itália, como seja das vezes que visitamos as ilhas italianas da Sardenha e Sicília: em ambas as viagens, fizemos stopover (mais de 24 horas) em Bérgamo, tanto na ida como no regresso.

Como ir do aeroporto de Bérgamo ao centro da cidade Bérgamo

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer

Para ir do aeroporto ao centro da cidade de Bérgamo, apanhe o autocarro (ônibus) da ATB Linha 1 que sai mesmo à porta do terminal das chegadas. O autocarro parte a cada 20 minutos e chega a Bérgamo em 10 minutos fazendo paragem na Estação Central (Stazione di Bérgamo), Porta Nuova, Funicolare e Città Alta.

Pode optar pelo bilhete turístico de 24h com viagens ilimitadas nos transportes públicos da ATB, incluindo o a Linha 1 do aeroporto e os funiculares na cidade. Consulte rotas, horários e preços dos bilhetes no site oficial da ATB.

Muitos optam visitar Bérgamo num day trip a partir de Milão. Para tal, a forma mais rápida e prática é apanhar o comboio na Estação Central de Milão.

Quando visitar Bérgamo

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Piazza Vecchia – Roteiro para visitar Bérgamo

A melhor época do ano para visitar Bérgamo é a primavera (abril, maio e junho) quando as temperaturas vão progressivamente ficando mais agradáveis para os passeios ao ar livre e as horas de luz de sol vão aumentando. Os meses de verão, julho e agosto, são a época alta, logo, conte com muitos turistas e preços elevados no alojamento.

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Muralhas Venezianas – Roteiro para visitar Bérgamo

No outono, os meses de setembro e outubro são outra boa opção, já que os dias, embora mais curtos, ainda estão agradáveis em termos de temperatura. No inverno conte com frio, chuva e até neve. Mas não descarte se gosta de ver cidades encantadas vestidas de Natal.

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Palazzo della Ragione – Roteiro para visitar Bérgamo

Bérgamo tem um clima continental, o que significa invernos frios e cinzentos (temperaturas mínimas podem ser de -1ºC em janeiro) e verões quentes e húmidos (com temperaturas máximas a chegar aos 30ºC em julho). Como o clima se caracteriza por chuvoso, não se esqueça de levar guarda-chuva, impermeável e agasalho para se prevenir.

Quantos dias para visitar Bérgamo

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Città Alta

Na nossa opinião, 1 dia é o tempo mínimo que precisa para visitar Bérgamo. O melhor de Bérgamo está concentrado no centro histórico da Città Alta que é possível explorar a pé em 1 dia visitando as atrações imperdíveis.

Città Bassa

Dois dias seria o ideal para explorar tanto a histórica Città Alta como a modernista Città Bassa, para sentir o pulsar da cidade. Caso tenha 3 dias para visitar Bérgamo já terá tempo para partir à descoberta de alguns destinos perto da cidade. No final do artigo damos-lhe sugestões nesse sentido.

Seguro de Viagem para Bérgamo

Algo que consideramos muito importante numa viagem a Bérgamo é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem a Bérgamo e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Onde ficar a dormir em Bérgamo? Sugestões de alojamento

Na hora de decidir onde ficar em Bérgamo, qual a melhor zona é questão pertinente: Cidade Alta ou Cidade Baixa? Cada uma tem as suas vantagens.

Na Cidade Alta encontra uma centena de hotéis e alojamentos mais personalizados, históricos e com aquele requinte de época. Reservando hotel na Bérgamo Alta fica no coração do centro histórico perto das atrações imperdíveis e com restaurantes típicos populares praticamente à porta do seu alojamento. O outro lado da moeda: os preços são mais altos e o estacionamento é uma dor de cabeça.

Ficando hospedado na Bérgamo Baixa terá vasta escolha de apartamentos, hotéis familiares e hotéis das grandes cadeias com o seu vasto leque de acomodações à escolha, todos os serviços turísticos que possa precisar, uma rede de transportes públicos eficientes que @ levam a todo o lado, e os preços são, regra geral, mais amigos da carteira.

Abaixo encontra os nossos hotéis favoritos de Bérgamo – testados e aprovados por nós – e adicionamos algumas sugestões de alojamentos que apresentam a melhor relação qualidade/preço na sua categoria.

Best Western Hotel Piemontese

O Best Western Hotel Piemontese tem uma posição estratégica, super conveniente para uma “visita rápida”: ao pé da estacão ferroviária de Bérgamo, no início da Via Papa Giovanni XXII, a artéria principal da Città Bassa, com a paragem do autocarro para o aeroporto e outros transportes públicos mesmo à porta. Dispões de quartos privados espaçosos, decorados em tons quentes e aclimatizados, alguns com varanda.

Hotel Excelsior San Marco

Deixe-se mimar pelo conforto e elegância sofisticados no coração de Bérgamo. O Hotel Excelsior San Marco destaca-se pala receção e atmosfera ideais para qualquer tipo de estadia. Numa zona residencial e de frente para uma elegante praça ajardinada, longe do trânsito mas muito perto das ruas mais exclusivas da cidade, este hotel de 4 estrelas está a poucos passos do funicular para a Città Alta e tem um restaurante no último piso e um centro de fitness. Merecedor de elogios também pelo conforto e limpeza dos quartos, e um pequeno almoço buffet muito bom.

IndispArte Suites

O IndispArte Suites é um alojamento local em regime bed & breakfast que oferece 5 suites de decoração moderna e de design inspiradas em artistas e escritores famosos, muito confortáveis e limpas. Fica no centro de Bérgamo, numa zona residencial tranquila da Città Bassa, a menos de 10 minutos a pé da Porta Nuova. Todas as suites com casa de banho privada têm varanda, TV e ar condicionado. O sistema de self check-in é muito conveniente para chegadas tardias ou check-outs matutinos. O único “senão” é o pequeno almoço ser servido num café a 200 metros.

Clique para ver mais opções de alojamento em Bérgamo

O que visitar em Bérgamo? Roteiro de 1 dia

Torres da Città Alta

Este roteiro para visitar Bérgamo em 1 dia reúne os principais pontos de interesse turístico verdadeiramente imperdíveis concentrados na Città Alta.

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Piazza Vecchia – Roteiro para visitar Bérgamo

Fora dos radares do turismo até lhe ser atribuído o estatuto de Património Mundial da UNESCO, graças às suas Muralhas Venezianas que definem a “cidade das duas alturas”, Bérgamo, sem ser excecional, é aquele tipo de cidade que deixa invariavelmente uma impressão positiva em qualquer visitante.

Piazza Giacomo Matteott – Roteiro para visitar Bérgamo

Como destino turístico, Bérgamo tem uma maravilhosa combinação de arquitetura histórica. Esta cidade italiana emana nobreza, tanto através dos monumentos medievais e renascentistas da Cidade Alta como pelos grandiosos edifícios modernistas, largas avenidas e graciosas praças da Cidade Baixa com aquele charme fin de siécle.

Funicular

As duas partes de Bérgamo estão ligadas por um funicular com 120 anos, que ajuda (e muito) a subida à cidadela fortificada em vez de usarmos as estradas e caminhos íngremes e sinuosos. Mas vale a pena ver os portões monumentais da Porta San Giacomo (o nosso favorito) e da Porta Sant’Agostino através dos quais estas estradas entram na Città Alta. Ambos mostram o Leão de São Marcos, para relembrar que Bérgamo, tal como grande parte do norte de Itália, fez em tempos parte da República de Veneza.

Eis o que ver e fazer a partir do momento que sai do panorâmico funicular

  • Absorva a sensação de ter viajado séculos atrás no tempo, na emblemática Piazza Mercato delle Scarpe, literalmente, a praça do mercado dos sapatos.
  • Suba a colina de Sant’Eufemia (via alla Rocca) para chegar ao complexo fortificado La Rocca di Bergamo com a sua icónica torre defensiva redonda, e um dos lugares favoritos dos bergamascos. Visite a fortificação do século XIV e descubra o Museo delle Historie di Bergamo, dedicado à Città dei Mille. Deambule pelas muralhas e pelo jardim Parco delle Rimembranze para vistas panorâmicas 360º sobre a cidade.
  • Retorne à pequena praça e tome a estreita rua empedrada da Via Gombito, ladeada por palazzos de famílias aristocratas, com lojas térreas, na qual se destaca a Torre di Gombito, uma casa-torre patrícia construída por volta de 1100. Se anda à procura dum bom spot para degustar Polenta e Osei, o famoso doce típico de Bérgamo, sugerimos paragem na padaria Nessi logo no início da rua. Da praça parte também a Via di Porta Dipinta, onde se encontram as belas igrejas de San Michele al Pozzo Bianco e de Sant’Andrea, desembocando no antigo mosteiro e Porta Sant’Agostino – mas sugerimos que guarde para o fim da sua visita à Città Alta.
  • Suba a via Gombito até à Piazza Vecchia, absolutamente imperdível num roteiro para visitar Bérgamo. A enquadrar esta praça no coração da cidade velha está um notável conjunto de casas patrícias, o Palazzo della Ragione, antiga câmara municipal com um vigilante Leão de São Marcos, o Pallazo della Podestá que acolhe o Museo del Cinquecento, o Campanone, Torre Cívica que todas as noites às 22:00h toca os sinos 100 vezes desde 1656 (suba no elevador para vistas 360º soberbas), e o Palazzo Nuovo, de estilo renascentista tardio e atual biblioteca municipal. No centro está a Fonte Contarini decorada com esfinges e as esplanadas convidam a uma pausa.
  • Rume à contígua Piazza Duomo atravessando o arco por baixo da escadaria de pedra do Pallazo della Ragione ou através da loggia com os seus três arcos góticos e o relógio solar, Meridiana Monumentale, embutido no chão.
  • Deslumbre-se com os magníficos templos religiosos em redor da Piazza Duomo! A Cappella Colleoni (século XV), uma esplendorosa e grandiosa capela com fachada de mármores coloridos, esculturas intrincadamente elaboradas e espantosos frescos no interior; a Basílica de Santa Maria Maggiore (século XII), a igreja votiva mais amada dos bergamascos e um tesouro arquitetónico romanesco, gótico, renascentista e barroco; a Catedral de Sant’Alessandro (século XV) o Duomo di Bergamo, de fachada neoclássica e interior barroco sob a qual fica o Museo del Tesoro della Cattedrale; e o Batistério, uma edificação octogonal com pia batismal do século XIV.
  • Tome a Via Bartolomeo Colleoni (popularmente designada “Corsarola”) na qual vai encontrar a Igreja e Mosteiro de Sant’Agata nel Carmine antes de chegar à Piazza Lorenzo Mascheroni onde encontra o Palazzo Roncalli, esplanadas e um jardim centrado pela antiga cisterna veneziana da cidadela.
  • Levante os olhos perante a Torre della Campanella e atravesse o seu arco que dá entrada na Piazza della Cittadella. Esta praça alberga uma antiga via romana, pórticos medievais e algumas arcadas românicas, além de dois importantes museus: o Museu de Ciências Naturais de Bérgamo Enrico Caffi e o Museu Cívico Arqueológico de Bérgamo. Ao lado deste ergue-se a Torre di Adalberto, também conhecida como “torre da fome”.
  • Sabia que o gelato de Stracciatella nasceu em Bérgamo? Se quiser provar o original, vá ao Ristorante La Marianna, no Largo Colle Aperto, onde Enrico Panattoni criou aquele que é considerado um dos sabores de gelato italiano mais famosos do mundo em 1961.
  • Atravesse a Porta Sant’Alessandro para o Borgo Canale, onde nasceu o grande compositor de ópera italiana, Gaetano Donizetti.
  • Apanhe o panorâmico Funicolare San Vigilio para subir à mais alta colina da cidade de Bérgamo onde subsistem as ruínas do majestoso castelo de San Vigilio com casamatas, passagens secretas e 4 maciças torres redondas defensivas. Além de poder desfrutar das melhores vistas sobre a Città Alta e os pré-Alpes, os restaurantes requintados fazem de San Vigilio o local mais romântico de Bérgamo para jantar.
  • Não abandone a Città Alta sem fazer uma caminhada pelas Muralhas Venezianas quinhentistas, classificadas como Património Mundial UNESCO desde 2017. Bérgamo é dona de um dos seis sistemas defensivos UNESCO construídos pela República de Veneza entre os séculos XV e XVII em territórios que dominava (Zadar, na Croácia, e Kotor, em Montenegro, são outros exemplos). Desfrute do passeio e abuse das vistas panorâmicas enquanto desce à Città Bassa.
Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Piazza Duomo
Bérgamo vista de San Vigilio

Roteiro para visitar Bérgamo em 2 dias

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Porta Nuova – Roteiro para visitar Bérgamo

Embora a Città Alta tenha muitos locais deslumbrantes e surpreendentes, a parte moderna de Bérgamo vale igualmente a pena. E não falta o que ver e fazer na Città Bassa para um roteiro para visitar Bérgamo em 2 dias perfeito.

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Piazza Pontida – Roteiro para visitar Bérgamo

A cidade baixa é o centro moderno de Bérgamo. Até finais do século XIX, era composta por pequenos bairros residenciais (borgo) construídos ao longo das principais estradas que ligavam Bérgamo a outras cidades da Lombardia. A cidade expandiu-se rapidamente durante o século XX. Logo nas primeiras décadas, o município construiu edifícios administrativos importantes a fim de criar um novo centro da cidade, a chamada Città Bassa.

Visitar Bérgamo: Roteiro de 1 e 2 dias com o que ver e fazer
Igreja do Santo Espírito

Eis os lugares a visitar e as experiências a não perder no segundo dia do seu roteiro para visitar Bérgamo:

  • Porta Nuova: outrora, marcava o limite da cidade. Atualmente, é o coração da Città Bassa. Entre os dois edifícios neoclássicos tem o melhor cartão postal de Bérgamo: o inconfundível skyline da Città Alta com a Torre dei Caduti em primeiro plano.
  • Sentierone: ponto de encontro histórico dos bergamascos, atravessa o coração de Bérgamo e é ideal para passear, fazer compras, apreciar arte e arquitetura. Para leste, destacamos o Centro Piacentiniano, um elegante complexo arquitetónico que acolhia a antiga feira da cidade; o Teatro Gaetano Donizetti, e a Chiesa dei Santi Bartolomeo e Stefano com sublime arte sacra. Aqui começa a via Torquato Tasso que conduz à singular Igreja do Santo Espírito. Para oeste, sobressai a Piazza Giacomo Matteotti, com a Torre dei Caduti, erguida em homenagem aos soldados mortos na guerra, o Palazzo Frizzoni, que alberga a câmara municipal de Bérgamo e o “centro comercial” a céu aberto da Via XX Settembre.
  • Piazza Pontida: na encruzilhada de cinco ruas, iluminada pelas cores alegres dos edifícios circundantes, cujas arcadas albergam lojas de alfaiates e modistas, de vinhos e produtos gourmet, a Piazza Pontida é o coração do Borgo San Leonardo, o nosso borgo favorito em Bérgamo, perfeito para um aperitivo, snack ou refeição. É que às feiras e mercados do antigamente juntaram-se as trattorias e cafés e o ambiente mercantil sente-se em cada ruela e esquina. Para norte, vai encontrar a Basilica di Sant’Alessandro in Colonna e o Monastero S. Benedetto para conhecer mais duas joias da arquitetura religiosa de Bérgamo.
  • Accademia Carrara e GAMeC: para saciar a fome dos amantes de arte, visite estes dois museus no seu roteiro para visitar Bérgamo. Arte clássica e contemporânea separadas apenas por uma estrada, a Via Santo Tomaso, que conduz diretamente à Cidade Alta. Dum lado uma coleção de pinturas de Botticelli, Mantegna, Ticiano, Rafael, Dürer e muitos outros, certamente satisfaz o apetite. Do outro, as salas da GAMeC – Galeria de Arte Moderna e Contemporânea são um banquete de nova arte.
  • E se quiser fechar um dos seus dias de roteiro para visitar Bérgamo com uma noitada de copos, o bairro boémio universitário de Santa Caterina é para si.
Basilica di Sant’Alessandro in Colonna

O que visitar perto de Bérgamo | Melhores Passeios de 1 dia

Lago di Garda

Se quiser conhecer mais algumas notáveis cidades italianas perto de Bérgamo, há cidades históricas e românticas, património UNESCO e um lago dominado por uma admirável fortaleza simplesmente irresistíveis. E a melhor opção é fazer excursões a partir de Bérgamo. Abaixo encontra as nossas sugestões de day trips a partir da Città dei Mille tão desejáveis que vai querer esticar o seu roteiro para visitar Bérgamo em 3 ou 4 dias.

Milão

A nossa primeira sugestão de day trip a incluir no seu roteiro para visitar Bérgamo não podia deixar de ser Milão, a glamorosa capital da moda italiana. Obviamente que 1 dia é insuficiente para explorar esta cidade cosmopolita, por isso, conceba o day trip como uma visita-aperitivo, focando-se nos lugares mais emblemáticos: na Piazza del Duomo, na Piazza della Scala, no Castello Sforzesco e no Cenacolo Vinciano, para ver in loco o fresco da Última Ceia, de Leonardo da Vinci.

Quer mais dicas sobre a cidade? Clique para ler o nosso roteiro de Milão.

Bréscia

Bérgamo e Bréscia partilham com orgulho o legado patriótico da Lombardia. Partilharam também o título de Capitais Italianas da Cultura em 2023. A cidade de Bréscia é uma excelente opção de day trip num roteiro para visitar Bérgamo: em menos de uma hora põe-se lá de comboio ou bus.

Entre os vários locais fantásticos a visitar, encontram-se o seu castelo medieval, o Duomo Vecchio, do século XI, o vizinho Duomo Nuovo, do século XVII, e as ruínas romanas do século I no Tempio Capitolino. Com paragens obrigatórias na Piazza della Loggia e na Piazza della Vitoria para uma pausa deliciosa nos bares e restaurantes circundantes.

Verona e Lago di Garda

A menos de hora e meia de Bérgamo fica a romântica Verona, a cidade de Romeu e Julieta. Aproveite o seu roteiro para visitar Bérgamo para conhecer “La Piccola Roma”, cognome que se lhe colou devido aos grandes monumentos do período romano e do período medieval que guarda. A caminho, pare para conhecer o excecional Lago di Garda, com históricas, pitorescas e coloridas vilas, daquelas que parecem feitas de propósito para saborear a vida.

Dica VagaMundos: Descubra o cenário shakespeariano de “Romeu e Julieta” nesta excursão guiada por Verona com partida de Bérgamo, que inclui visita à bela Sirmione plantada nas margens do Lago di Garda como bónus.

Mapa do roteiro para visitar Bérgamo

Outros artigos de Itália

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.