Visitar Cáceres | Espanha: roteiro de 1 dia

Visitar Cáceres: roteiro de 1 dia

Na vizinha Espanha, já pensou em visitar Cáceres? Vale a pena incluir este destino de viagem na sua lista de desejos. Descubra tudo sobre a encantadora Cidade Antiga de Cáceres num roteiro de 1 dia, para aquela viagem em família, escapadinha romântica, ou para viajar com amigos. Neste artigo, para além dos pontos de interesse mais emblemáticos, reunimos dicas do que ver e fazer de dia e viver à noite em Cáceres. Mapa turístico incluído!

Quando visitar?

vistas-caceresA melhor época do ano para visitar Cáceres é durante a primavera e o outono. Os verões são mais difíceis que os invernos portanto, diríamos que Cáceres é um bom destino de férias entre setembro e junho. O calor do verão da Extremadura é inclemente, principalmente em julho e agosto com temperaturas bem acima dos 30ºC.

visitar-caceresNa primavera, as temperaturas amenas são perfeitas para assistir ao grande evento já com fama internacional da Semana Santa de Cáceres. Não esqueçamos o WOMAD Caceres, o Festival de Musica, Arte e Danças do Mundo criado por Peter Gabriel, que todos os meses de maio junta locais e turistas na maior fiesta espanhola de tolerância e multiculturalidade em torno da música. Junte a Festa das Cerejeiras em Flor, “todo un elogio a los sentidos”, e tem aqui três boas razões para optar por uma viagem a Cáceres na primavera.

O outono é uma boa altura do ano para usufruir do imenso potencial de atividades outdoor que a região oferece, por exemplo no belíssimo Parque Nacional de Monfragüe, um dos melhores paraísos naturais da Espanha.

Os invernos não são muito frios com mínimas a rondar os 5ºC, portanto, não descarte esta época do ano para visitar Cáceres. Pode sempre vir a calhar numa escapadinha de fim de semana pela vizinha Espanha.

Onde ficar em Cáceres? Sugestões de alojamento

visaitar-caceres-roteiro-de-1-diaSe precisa de reservar alojamento em Cáceres, recomendamos – sem hesitações – o soberbo Gran Hotel Don Manuel. Este hotel boutique 4 estrelas é imbatível em todas as frentes: localização – a 300 metros da Plaza Mayor; comodidades – spa, bar e restaurante; limpeza e conforto – quartos espaçosos aclimatizados, casa de banho privada, TV e WiFi gratuito. O pequeno almoço é de muito boa qualidade e variado, incluindo produtos locais. Muito do bem-estar proporcionado por este hotel reside no staff simpático e prestável.

Mesmo na Plaza Mayor, numa casa antiga restaurada, favorito dos hóspedes e com boa relação qualidade-preço, o Soho Boutique Casa Don Fernando oferece quartos elegantes aclimatizados com varanda. Os padrões de qualidade nas comodidades e serviços elevou este hotel ao estilo boutique, incluindo até uma biblioteca. O pequeno almoço é muito bom!

Também na Plaza Mayor, e preços mais convidativos, o Hotel Iberia Plaza Mayor é um campeão de vendas. Falta-lhe um elevador, é verdade, mas imagine-se num palácio do século XIX.

Clique para ver mais opções de alojamento em Cáceres

O Melhor de Cáceres num roteiro de 1 dia

Palacio Condes de Adanero

Conhecida como a cidade medieval mágica da Extremadura, visitar Cáceres é ser transportado à Idade Média numa máquina do tempo feita de muralhas, torres e palacetes monumentais. Uma experiência completa se for na altura da Feira Medieval em que a Cidade Antiga de Cáceres se transfigura.

Cáceres passa desapercebida na rota turística das cidades espanholas muito devido ao seu tranquilo ritmo de vida. As pessoas procuram a fotogenia de Barcelona, a informalidade de Sevilha ou a vida noturna descomplexada de Benidorm. Resultado? Muitos perdem o carácter autêntico desta Espanha tão diversa e singular que se esconde na insondada Extremadura.


Pode interessar-lhe um Roteiro de 7 dias pela Andaluzia. Clique para ler.


A nossa primeira visita a Cáceres aconteceu no regresso duma das nossas viagens aos Picos de Europa. Sabíamos que a cidade muralhada é designada de Ciudad Monumental, o que poderia até ser um exagero.

Mas não é! A Cidade Antiga de Cáceres faz jus ao epíteto e mais do que merece estar listada pela UNESCO como Património da Humanidade. Chegar a um lugar desconhecido, sem um itinerário rigoroso, lista de “lugares a não perder” ou expectativas, torna a experiência muito mais agradável e estimulante.

Palacio de Godoy

Não espere o plateresco ornamental de Salamanca. Contudo, o que lhe falta em estética, é mais do que compensado pelo valor histórico. Muito do que nos rodeia é anterior ao Renascimento, daí a sobriedade da arquitetura. Intriga-nos como uma cidade tão antiga conseguiu sobreviver ao desafio dos tempos. O que já não nos surpreende é o facto de ter sido escolhida para cenário da afamada série Guerra dos Tronos.

caceres
Igreja de Santiago

Cáceres teve um papel de peso nas descoberta das Américas e está estreitamente ligada a uma das mais históricas rotas ibéricas: a Vía de la Plata. A via milenar romana ligava Sevilha a Astorga e sempre foi utilizada pelos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela. A Vía de la Plata é tida como um dos Caminhos de Santiago mais exigentes.

O que visitar em Cáceres?

Vamos então deambular pelas estreitas e silenciosas ruas de Cáceres. Desembocar em praças magníficas e viajar no tempo, pois parece que os tempos modernos passaram ao lado desta fortaleza viva.

caceres-concatedral-santa-maria
Convento San Pablo

A Cidade Antiga de Cáceres é perfeita para visitar a pé. As estreitas ruas enredadas desfiam por entre mansões e palácios renascentistas e vestígios do enorme legado histórico romano, árabe e judaico. Tudo emoldurado por sólidas muralhas do século XII e mais duma vintena de torres, a maioria habitada por cegonhas que já se tornaram num símbolo de Cáceres.

caceres-plaza-mayorGrande parte dos pontos de interesse mais emblemáticos de Cáceres estão na Plaza Mayor e suas arcadas, onde apetece procurar a sombra.

o-que-visitar-em-caceres

Somos logo surpreendidos pelos monumentos históricos da Torre de Bujaco, a Ermida da Paz, o Ayuntamento e o Arco de la Estrella, que fura as muralhas para nos dar entrada.

Arco de la Estrella

Na Plaza de Santa Maria vemo-nos rodeados de belos palácios e solares abrasonados renascentistas, com o adorno de que as casas fortificadas, mais próximas das muralhas, estão privadas.

roteiro-caceres

Entre eles está o Palácio Episcopal de Cáceres com um bonito pórtico em arco redondo. Muitos dos solares e palácios foram transformados em hotéis de luxo, caso do Parador de Cáceres, e restaurantes requintados, como o Atrio Restaurante Hotel com 2 estrelas Michelin.

A Catedral de Santa Maria nem precisa ser indicada como imperdível. O templo gótico marca presença na plaza e clama pela nossa atenção e visita.

roteiro-caceresA iglesia de San Francisco Javier, ou iglesia de la Preciosa Sangre, domina sobre a Plaza de San Jorge, padroeiro da cidade.

Suba a escadaria até ao topo do campanário para uma das melhores vistas panorâmicas sobre os telhados de Cáceres, particularmente sublime ao fim do dia.

roteiro-caceres-1-diaAtente ao Palacio de los Golfines de Abajo e ao Palacio de los Becerra em estilo gótico.

caceres-o que-verVá ao encontro do Bairro Judeu até à Plaza de las Veletas passando pela Torre de las Cigüeñas. Não deixe de dar uma espiadela no Museu de Cáceres, um museu etnográfico cuja estrela é a cisterna mourisca no interior. A ermita de San Antonio, erguida sobre uma antiga sinagoga, quase passa despercebida na simplicidade da sua arquitetura românica. Por perto encontra um fantástico miradouro, o Baluarte de los Pozos.

visitar-caceresOlhe para cima e descubra as torres desameadas de Cáceres: a Torre Redonda, a Torre da Erva, Torre dos Púlpitos, Torre do Forno, entre outras, e a Torre das Cegonhas, a única que a rainha Isabel, A Católica, deixou ficar com as ameias.

caceres-roteiro-1-diaCalcorreie o bem preservado Bairro Judeu, parte das Rotas das Judiarias da Península Ibérica.

Cáceres: mapa com principais pontos de interesse turístico


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa para visitar Cáceres.

Dicas VagaMundos

Miradouro

Quer aquela vista ou fotografia-postal onde Cáceres se recorta sobre o horizonte? Então, terá que subir ao Mirador de San Marquino. De dia os tons ocre da pedra refulgem sob a luz do sol, ao fim do dia evoluem para dourado e à noite a cidade brilha mais que a lua.

Cenário “Guerra dos Tronos”

Se visitar Cáceres com mais tempo, poderá ainda descobrir outras maravilhas da região. Muito fotogénico por causa do espelho de água das charcas, sugerimos Los Barruecos onde os elementos esculpiram o granito em peculiares monólitos arredondados.

Escapadinha Cáceres

Junte o útil ao agradável e some ao seu passeio de fim de semana as cidades de Elvas, Badajoz ou some mais um dia e vá à milenar Mérida.

Segredos gastronómicos

Não saia de Cáceres sem trazer uma Torta de Casar. Não, não é um doce, é um queijo amanteigado de ovelha, à semelhança do nosso Queijo da Serra da Estrela. Temos um segredo culinário a partilhar. Guarde a casca intacta do queijo. Frite carne picada num refugado de cebola, encha a casca, leve ao forno quente 10 minutos e barre no pão. Depois diga-nos se gostou. Se for doceiro e quiser ver uma “roda” de convento, vá ao “torno” do Monasterio Jerónimas de Cáceres e traga para casa delícias conventuais como tocinillos de cielo, perrunillas, nevaditos e polvorones. As receitas são seculares, e as monjas antes se tornaríam mártires a revelarem os segredos das receitas.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.