Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro

Visitar Caminha e Vila Praia de Âncora é sempre uma boa ideia de escapadinha no Norte de Portugal. Às portas da Galiza, o pequeno concelho minhoto beneficia de facetas distintas que agradam a todos os gostos. Entre o património histórico e natural, com mar, rios e serras, dificilmente esgota o que ver e fazer em Caminha e Vila Praia de Âncora numa única escapadinha.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Baloiço do Amor – Roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora

Neste artigo apresentamos as principais atrações turísticas a visitar em Caminha e Vila Praia de Âncora, entre fortalezas e praias, trilhos e ecovias, miradouros e cascatas. Somamos as nossas sugestões de hotéis onde ficar e restaurantes onde comer. E, claro, um mapa interativo para saber onde encontrar o que visitar em Caminha e Vila Praia de Âncora.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Praia Fluvial das Azenhas – Roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora
Na preparação da sua viagem para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora, sugerimos que leia também o nosso roteiro para visitar o Minho. Vai encontrar imensas ideias para combinar com a sua escapadinha Caminha e Vila Praia de Âncora.

Onde ficam Caminha e Vila Praia de Âncora?

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Chafariz de Caminha

Caminha é uma vila raiana, sede do município homónimo, no distrito de Viana do Castelo, região Norte de Portugal e sub-região do Alto Minho. Caminha fica no extremo noroeste de Portugal, na margem esquerda do rio Minho, onde este faz fronteira com Espanha, enquanto Vila Praia de Âncora, virada a oeste, é banhada pelo Oceano Atlântico.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Forte do Cão – Roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora

Tem como concelhos vizinhos Vila Nova de Cerveira, Ponte de Lima e Viana do Castelo, e faz fronteira a norte com o município de A Guarda, da comunidade autónoma espanhola da Galiza, com a qual tem uma ligação de ferryboat de travessia do rio Minho para passageiros e carros.

Ferryboat que faz a travessia do rio Minho

As boas ligações rodoviárias colocam Caminha a apenas uma hora de viagem de carro de cidades como o Porto, Braga e a cidade espanhola de Vigo. Também é servida pelos comboios Porto-Vigo da linha do Minho.

Quando visitar Caminha e Vila Praia de Âncora?

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Caminho de Santiago em Caminha

Sendo um destino completo com pretextos suficientes para ser visitado o ano inteiro, decidir quando visitar Caminha e Vila Praia de Âncora dependerá mais dos seus interesses.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Praia da Duna do Caldeirão – Roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora

Os dias quentes de verão são a melhor altura do ano para desfrutar das suas praias, muito populares e concorridas nesta época alta. É também quando se assiste a um maior afluxo de peregrinos de Santiago a percorrer o Caminho Português da Costa.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Serra de Arga – Roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora

As temperaturas amenas da primavera florida e do outono são mais convidativas para a prática de atividades outdoor, como caminhadas ou passeios de bicicleta.

No inverno, o património histórico é um bom pretexto de visita e há feiras gastronómicas a que os bons garfos não conseguem resistir.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Igreja Matriz de Caminha

O calendário de eventos de Caminha e Vila e Praia de Âncora é bem preenchido: há festas e romarias populares, eventos gastronómicos e feiras.

O grande destaque vai para as festas concelhias em Honra a Santa Rita de Cássia celebradas em Caminha no segundo fim de semana de agosto, que termina em apoteose com a monumental serenata de fogo de artifício nas margens do rio Coura, e as festas de Nossa Senhora da Bonança, que acontecem em Vila Praia de Âncora no segundo fim de semana de setembro, com uma majestosa e imperdível procissão de barcos engalanados ao Forte da Ínsua.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Forte da Ínsua – Roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora

E quem não conhece o mítico Festival de Vilar de Mouros, já apelidado de “Woodstock Português”?

Onde ficar a dormir em Caminha e Vila Praia de Âncora? Sugestões de alojamento

Escolher onde ficar a dormir em Caminha torna-se mais fácil depois de decidir o objetivo da sua viagem. Para explorar a região, Caminha é a localidade que oferece o leque mais completo de serviços turísticos e fica mais equidistante dos pontos de interesse do concelho. Para férias de praia, Vila Praia de Âncora e Moledo são as melhores localidades para montar base. Para desligar a ficha, nada como os alojamentos de turismo rural das aldeias típicas.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Caminha e Vila Praia de Âncora – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Hotel Porta do Sol Conference & SPA

Com vistas para o Estuário do Minho, o Hotel Porta do Sol Conference & SPA disponibiliza quartos e suites de design, alguns familiares, a par de 3 piscinas, bar, Spa e centro de bem-estar, centro de fitness e estacionamento gratuito. A 2 km do centro de Caminha e da Praia de Moledo.

Prazer da Natureza Resort & Spa

Só temos elogios para o Prazer da Natureza Resort & Spa. Localização fantástica (Parque Natural de Vilar de Mouros a 10 minutos de carro de Caminha), ambiente natural, ecológico, intimista e relaxante (melhor relax, só no Spa), quartos e villas super confortáveis, modernos e harmoniosos, pequeno almoço soberbo servido por uma equipa fantástica.

Azenha do Tio Luís

Os quartos, suites e estúdio da Azenha do Tio Luís oferecem o aconchego e sossego dum turismo rural aliado aos confortos e comodidades modernas, numa casa antiga remodelada e modernizada em Vilar de Mouros, mesmo à beirinha do rio Coura. Até os patudos são bem vindos neste espaço tranquilo, rodeado de verde.

Hotel Meira

Está apenas a 2 minutos da praia de Vila Praia de Âncora, tem quartos e suites de alto conforto, piscina, Spa e bar para relaxar, um pequeno almoço muito bom e funcionários atenciosos e disponíveis que sabemos sempre estar em boas mãos. O Hotel Meira é um hotel 4 estrelas que apresenta a melhor relação custo-benefício dentro da categoria.

Clique para ver mais opções de alojamento em Caminha

O que ver e fazer em Caminha? Locais a visitar e experiências a não perder

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Foz do Minho

Caminha é mais que a sua fortaleza. É mais do que a varanda para o Estuário do Minho. É mais do que uma vila de fronteira.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Muralhas de Caminha

Caminha é terra de perfeito convívio entre o passado e o presente, entre o rio e o mar, entre a obra do homem e a da natureza. É terra de gente laboriosa e engenhosa sempre pronta para celebrar e conviver, e onde um bailarico e uma mesa bem posta nunca andam muito longe.

Rua Direita

Venha daí descobrir os locais e as experiências a não perder quando visitar Caminha, aninhada entre os rios Minho e Coura:

  • Deambular pelo bonito centro histórico cingido pelas Muralhas de Caminha. Para nós, a Praça de Espanha é o hall de entrada e a Rua Direita, o corredor de eleição.
  • Percorrer a emblemática Rua Direita, empedrada em lajes e apreciar a arquitetura e os detalhes das fachadas e varandas artísticas do casario, com destaque para os edifícios do Posto de Turismo, da Biblioteca e Museu Municipal de Caminha e da Câmara Municipal de Caminha.
  • Primeira paragem na Igreja Matriz de Caminha (séc. XV) para apreciar os detalhes platerescos de inspiração espanhola, góticos e manuelinos, do templo dedicado à padroeira Nossa Senhora da Assunção, com destaque para o pórtico sul, altares interiores, talha dourada e retábulos dos séculos VVII e XVIII.
  • Admirar demoradamente a Praça do Conselheiro Silva Torres, o coração da vila, onde se concentram as principais atrações turísticas de Caminha: a Torre do Relógio (antiga torre de menagem), os antigos Paços do Concelho, a quinhentista Igreja da Misericórdia, cujo interior guarda a imagem de Santa Rita de Cássia, e o palácio neo-manuelino da Casa Pita.
  • Aproveitar as aprazíveis esplanadas em redor do Chafariz de Caminha para uma pausa para café.
  • Percorrer as ruelas castiças da vila e apreciar o casario típico permeado por casarões brasonados. As nossas favoritas são a Rua da Corredoura, a Rua São João (até à Capela de São João), a Calçada da Escola e a Calçada de Santo António que conduz ao interessante conjunto religioso da Igreja e antigo Convento de Santo António. Não deixe também de visitar a Igreja Velha, atual matriz de Vilarelho.
  • Para apreciar as vistas sobre o casario, o Estuário do Minho e o Monte Santa Tegra do lado espanhol, nada como subir aos miradouros das Muralhas de Caminha quer ao pé da matriz, quer do Lado Terra.
  • Esticar as pernas nos passeios ribeirinhos, ao longo do rio Minho e do rio Coura, aproveitando as sombras do Parque 25 de Abril e Jardim Bento Coelho com vista para o Sapal do Coura.
Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Torre do Relógio

O que ver e fazer em Vila Praia de Âncora? Locais a visitar e experiências a não perder

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | RoteiroVila Praia de Âncora é uma linda vila costeira do Norte de Portugal que cresceu junto à foz do rio Âncora, numa baía de dunas de areia em forma de meia lua virada para o Oceano Atlântico.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Foz do rio Âncora

Como tal, tornou-se num destino de férias de verão popular para desfrutar do sol e do mar. É uma vila de duas faces: cruzeiros, alminhas e casario típico revelam a origem modesta desta aldeia piscatória, e a zona balnear a provar que Vila Praia de Âncora quer-se moderna e airosa.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora

Os locais que consideramos de visita obrigatória e as experiências que não pode perder em Vila Praia de Âncora são os seguintes:

  • Visitar a Capela de Nossa Senhora da Bonança e a Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora.
  • Subir ao Monte Calvário pela Escadaria do Calvário, identificável pela sua Via Sacra muito antiga, até à belíssima Capela do Senhor do Calvário. Pode ir de carro se não se quiser penitenciar.
  • Subir os poucos degraus que @ separam da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes para vistas panorâmicas de cortar a respiração no Miradouro do Monte do Calvário. Recupere o fôlego no Baloiço do Amor e desfrute da sombra do parque de merendas para um picnic ou apenas descansar as pernas.
  • Admirar a Anta da Barrosa, um dólmen neolítico classificado Monumento Nacional.
  • Percorrer a marginal marítima junto à praia de Vila Praia de Âncora, especialmente animada em dias soalheiros, com as suas esplanadas de cafés e restaurantes, até ao icónico Forte da Lagarteira onde está o letreiro para uma selfie digna do Instagram.
Baloiço do Amor – Monte do Calvário

Melhores Praias de Caminha e Vila Praia de Âncora

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Ponte de acesso à Praia da Duna do Caldeirão

É impossível visitar Caminha e Vila Praia de Âncora sem incluir as suas praias. Isto se a nortada não decidir dar o ar da sua graça! Locais e visitantes, todos rumam a estes belos areais bordados de rochas para aproveitar cada raio de sol que se faça mostrar no Minho, coisa rara na província de Portugal onde mais chove.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Homenagem aos surfistas na Praia de Vila Praia de Âncora

As condições e infraestruturas têm sido continuamente melhoradas, ganhando lugar em listas das melhores praias do Norte de Portugal. A sua fama entre nortenhos e galegos vem de longa data. Mas já ultrapassou fronteiras e recebe cada vez mais os visitantes internacionais, principalmente surfistas.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Praia do Forte do Cão

Abaixo listamos algumas das praias mais populares de Caminha e Vila Praia de Âncora.

Praia da Foz do Minho e Praia do Camarido

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | RoteiroA escassos quilómetros do centro histórico de Caminha encontra este areal de duas faces. A praia da Foz do Minho, como o próprio nome indica, é a frente fluvial que se estende junto à foz do rio Minho. A Praia do Camarido é a frente costeira com mais de um quilómetro de areia branca e a praia marítima mais a norte de Portugal. O quadro praia, mar e montanha é sedutor para os amantes da natureza que dificilmente vão resistir a explorar a Mata Nacional do Camarido. A pé, de bicicleta na ecovia ou de barco, há passeios para todos os gostos. Daqui pode avistar o Forte da Ínsua (leia a secção abaixo “o que visitar perto de Caminha” para saber mais).

Praia de Moledo

O cenário fantástico da praia de areia branca e perfil rochoso da Praia de Moledo é inegável. Quer o mar seja manso como um cordeiro ou enfurecido como um Adamastor. Oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno, com infraestruturas de qualidade e equipamentos para desfrutar de banhos de sol, mar e atividades aquáticas. É muito procurada pelas boas condições para a prática de surf e windsurf e reconhecida pelas qualidades terapêuticas do iodo que aqui se encontra em quantidades saudáveis.

Praia de Vila Praia de Âncora

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | RoteiroO amplo areal da Vila Praia de Âncora é inquestionavelmente uma das melhores praias de Caminha. Dum lado, a foz do rio Âncora e os bancos de areia que formou, pejados de vida selvagem e verdes tufos de vegetação. Do outro, o imponente Forte da Lagarteira. No meio, uma adornada e airosa marginal e uma ponte pedonal para a Duna do Caldeirão. Até a linha urbana fica bem no quadro. E soma mais-valias às infraestruturas de apoio aos banhistas, já de si muito boas.

Praia do Forte do Cão e Praia da Duna do Caldeirão

Forte do Cão

Ainda em Vila Praia de Âncora, a pequena Praia do Forte do Cão (ou praia da Gelfa), de areia e rocha, recebe o nome do fortim seiscentista que se ergue a sul, é acessível de carro e tem um restaurante.

Praia da Duna do Caldeirão

A Praia da Duna do Caldeirão recebe o nome da reserva natural a sul da foz do rio Âncora, é um areal imenso e mais selvagem. Quer opte por uma ou outra, uma caminhada pelos passadiços que une ambas as praias ao centro de Vila Praia de Âncora, é sempre uma boa atividade física. Se quiser mais, pode explorar a Mata Nacional da Gelfa a pé ou de bike.

Praia Fluvial das Azenhas

A Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros, situada nas margens do rio Coura e rodeada por verdejante vegetação, é um verdadeiro oásis minhoto, onde não faltam várias infraestruturas de apoio e vigilância durante a época balnear. Simplesmente perfeita para fugir das praias da costa minhota naqueles dias em que o vento e o nevoeiro a decidem fustigar.

Melhores Miradouros de Caminha e Vila Praia de Âncora

Para além do soberbo Miradouro do Monte do Calvário e das Muralhas de Caminha, que já referimos atrás, não faltam miradouros em Caminha e Vila Praia de Âncora para lavar as vistas com maravilhosas paisagens panorâmicas sobre a região, o rio Minho e o Oceano Atlântico. A escolha não é fácil, por isso, vamos partilhar consigo os miradouros que mais nos prenderam o olhar e que, na nossa opinião, deve incluir no seu roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora. Prometemos que, em todos eles, será brindad@ com paisagens de fazer cair o queixo!

Miradouro da Fraga

O Miradouro da Fraga é imperdível em qualquer roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora. Situado na freguesia de Vilarelho, deste miradouro a vista estende-se sobre a vila de Caminha, o Estuário do Minho até abraçar o Oceano Atlântico, a Mata Nacional do Camarido, o imponente Forte da Ínsua e o Monte de Santa Tegra (Espanha). Ao pôr do sol, a paisagem ainda fica mais mágica.

Miradouro do Sino dos Mouros

Outro dos miradouros de Caminha que merece uma paragem é o Miradouro de Sino de Mouros. O quadro ilustrado que se avista do alto deste afloramento granítico virado ao oceano inclui o bonito areal da Praia de Moledo à Praia do Camarido, o Forte da Ínsua e o Monte Santa Tegra. Um belo spot para assistir ao pôr do sol no seu roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora.

Miradouro do Monte de Santo Antão

Em Venade, a 400 metros de altitude, tudo o que a vista alcança nos 360º à volta da Capela de Santo Antão (séc. XIII) é simplesmente extraordinário. Há quem diga que é das mais belas vistas panorâmicas do Alto Minho e só podemos concordar. À vila muralhada de Caminha encarando a Galiza e a toda a linha costeira, desde a mancha verde da Mata do Camarido a Vila Praia de Âncora, junta-se a vista panorâmica para a Serra d’Arga. O vasto horizonte engloba todos os melhores atributos do concelho de Caminha.

Miradouro da Capela da Nossa Senhora das Neves

Se a Capela da Nossa Senhora das Neves não for pretexto suficiente para subir ao foco da romaria da freguesia de Dem em agosto, faça-o pelas vistas que maravilham o ano inteiro. Monte de Santo Antão e Serra d’Arga à vista, pontilhados das povoações de Vilar de Mouros, Argela, Venade, Virarelho, Caminha… Quase se pode dizer que é o miradouro de Caminha donde se vê o concelho inteiro. Só não se vê Lanhelas porque está escondida atrás do Monte dos Góios.

Miradouro da Capela de São Pedro de Varais

Em Vile, as vistas do seu mais célebre miradouro são suficientes para gravar a desconhecida freguesia na memória de qualquer visitante. Mas a grande estrela é a Capela de São Pedro de Varais. A capela românica, contruída entre os séculos X e XIV, é o imóvel arquitetónico mais antigo do concelho, logo, de inclusão obrigatória num roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora. Fica na vertente de dois montes nos contrafortes da Serra d’ Arga e além dos elementos arquitetónicos do Românico Tardio, destacam-se os afrescos do século XVI no interior da capela, restaurados em 1999.

Trilhos e Percursos Pedestres de Caminha

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Trilho do Cabeço do Meio-Dia, um dos melhores percursos pedestres de Caminha

Já acima afirmamos que o património natural de Caminha é um dos seus maiores tesouros. A melhor forma de apreciá-los a seu bel-prazer é percorrendo a pé os fabulosos trilhos e percursos pedestres de Caminha e Vila e Praia de Âncora, com níveis de dificuldade para todos os gostos.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Cascata das Penas – Trilho da Chã da Franqueira

Além dos quilómetros que já percorremos em algumas das suas oito ecopistas e ecovias e no Caminho Português da Costa, os nossos favoritos são o Trilho do Cabeço do Meio-Dia, o Trilho da Chã Grande e o Trilho da Chã da Franqueira. Abaixo encontra informação sumária sobre os trilhos e percursos pedestres homologados de Caminha:

  • Trilho da Chã Grande PR1 CMN (12 km, circular)
  • Trilho do Cabeço do Meio-Dia PR3 CMN (10 km, circular)
  • Trilho da Chã da Franqueira PR4 CMN (6 km, circular)
  • Trilho da Pedra Alçada PR12 CMN / PR2 N (12 km, circular)
  • Trilho Por Entre o Mar e a Montanha (20 km, circular)

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

O que visitar perto de Caminha e Vila Praia de Âncora?

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Duas Pontes de Arga de Baixo

Agora, pegue no carro e desfie o novelo de estradas que vão conduzi-l@ por alguns dos lugares imperdíveis a visitar em Caminha e Vila Praia de Âncora. Avisamos de antemão que temos sugestões para uma semana de férias! Portanto, para escapadinha de fim de semana, prolongado de preferência, terá que fazer escolhas para desenhar o seu roteiro de Caminha e Vila Praia de Âncora conforme os seus gostos e a proximidade dos pontos de interesse. Damos-lhe pano para mangas, ou seja, tem aqui matéria-prima para uma, duas ou três escapadinhas.

Serra de Arga

Obviamente que vamos começar por sugerir as maravilhas imperdíveis da Serra d’Arga, que o concelho de Caminha partilha com os concelhos de Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Cascatas do Ribeiro de Pontes

Tome a cénica estrada M552, ziguezagueando pelas suas curvas serra acima. Para além das paisagens arrebatadoras, há lugares que ficarão indelevelmente gravados na sua memória.

Planalto da Serra de Arga

O ponto mais alto do concelho de Caminha encontra-se no planalto da Serra de Arga, no afloramento granítico da Pedra Alçada a 742 metros de altitude, próximo do ponto mais alto desta serra, o Alto do Espinheiro (825 m).

Aldeia de Arga (Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João)

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | RoteiroEstes três aglomerados populacionais encabeçados por Arga de Baixo, partilham nome e aspeto rústico do granito e xisto característicos do território e um legado ancestral que miraculosamente sobreviveu ao teste do tempo. Exemplo disso são algumas pontes de características raras em Portugal, de cuja origem não há memória.

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | Roteiro
Ponte das Traves

Além das cascatas, lagoas, moinhos e espigueiros, e o imperdível Mosteiro e Capela de São João de Arga (de que falaremos abaixo), os outros pontos de interesse turístico que merecem destaque são: o Centro de Interpretação da Serra d’Arga, a Igreja Paroquial, a Ponte das Traves e as Duas Pontes de Arga de Baixo; Capela de Santo Antão, Pontão do Lobo e igreja paroquial de Arga de Cima.

Mosteiro de São João de Arga

Caminha e Vila Praia de Âncora: o que visitar, ver e fazer | RoteiroO grande highlight da Arga de São João, é o conjunto do Mosteiro e Capela de São João de Arga, dedicada a São João Batista, formado por um mosteiro beneditino românico e barroco, transformado em santuário de montanha com albergue para romeiros em recinto fechado e capela românica. É destino duma das mais antigas romarias do concelho de Caminha e podemos afirmar que é um espaço que inspira espiritualidade quando escutamos o silêncio da natureza circundante. Reza a história que após subirem o monte, os romeiros davam 3 voltas à capela, entregando depois duas esmolas: uma ao santo (São João Baptista) e outra ao diabo.

Santuário de Nossa Senhora do Minho

O Santuário de Nossa Senhora do Minho é verdadeiramente belo e tem uma localização idílica. Fica no ponto mais alto da Serra de Arga portanto é escusado dizer que as vistas são de tornar qualquer agnóstico num crente. Já pertence à freguesia de Montaria, Viana do Castelo, mas como a única estrada de acesso parte da Aldeia de Arga, aproveite o seu roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora para conhecer outro dos locais de romaria mais antigos do Minho, entre as brandas e turfeiras das chãs de Arga. O acesso, por estrada estreita e sinuosa, atravessa o Parque Eólico da Serra de Arga, portanto, só aconselhamos a visita em dias de boas condições atmosféricas.

Cascatas e Lagoas da Serra de Arga

Cascata do Pincho

Apesar de ser relativamente pequena em tamanho, a Serra d’Arga guarda uma enormidade de maravilhas naturais. E entre os seus maiores tesouros figuram várias mãos cheias de quedas de água e paradisíacas lagoas formadas pelas cristalinas águas do rio Âncora, que nasce no pico da Serra de Arga e desagua em Vila Praia de Âncora.

Lagoa da Esturranha

As nossas favoritas são a Cascata do Pincho, a Lagoa da Esturranha e a Cascata e Lagoa Janela do Céu do Rio Âncora. Ora, como a natureza gosta de esconder (muito) bem os seus maiores tesouros, para que não se perca à “caça” deles, sugerimos que leia o nosso artigo das melhores Cascatas e Lagoas da Serra d’Arga. Tem lá tudo explicadinho.

Forte da Ínsua

Da Praia do Camarido e Foz do Minho tem a melhor vista para o Forte da Ínsua. Mas sabia que pode lá chegar de barco? A Ínsua de Santo Isidro começou como ter um cenóbio franciscano no século XIV e o primitivo forte foi submetido a melhoramentos até ser o forte setecentista que hoje vemos. Um passeio de barco até à ilha, leva-@ a conhecer forte (com praça de armas, fortins, quartéis e cozinha), farolim e a igreja e antigo Convento de Santa Maria da Ínsua. Tem um poço de água doce potável, o que é notável por se situar no mar, sendo um dos três únicos existentes no mundo.

Vila Nova de Cerveira

A vizinha Vila Nova de Cerveira manifesta a sua grandeza no casamento feliz entre antigo e moderno, história e natureza, tradição e arte contemporânea. Atreva-se a abrir a caixinha de surpresas destas Terras de Cervaria, do castelo aos fortes, dos solares ao casario típico, dos passeios à beira-rio aos miradouros nos montes, da ecopista às atividades náuticas. E se a tudo isto juntar a gastronomia, não lhe faltam pretextos para incluir a Vila das Artes no seu roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora.

Quer mais dicas sobre a Vila das Artes? Não deixe de ler o nosso roteiro completo para visitar Vila Nova de Cerveira.

Viana do Castelo

Se incluir a sede de distrito ao seu roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora, prepare-se para alocar pelo menos mais um dia para visitar Viana do Castelo. Viana tem uma relação íntima com o Oceano Atlântico, com o rio Lima e com a montanha. Da comunhão com estas três forças da Natureza, Viana construiu-se e construiu a sua história.

A apaixonante cidade de Viana do Castelo é sobejamente conhecida pelo seu icónico Santuário de Santa Luzia. Os imperdíveis Monte de Santa Luzia, a medieval Praça da República, a Sé Catedral, o Forte de Santiago da Barra, o Museu do Traje e o Navio-Escola Gil Eannes, a riqueza e diversidade da sua cultura, gastronomia e monumentos são um convite aberto para uma visita que não convida a pressas.

E não se esqueça do valor patrimonial, natural e paisagístico das praias do Cabedelo, da Amorosa, da Arda e de Afife, lugares privilegiado para a prática de surf, windsurf e kitesuf.

Quer mais dicas sobre a Viana do Castelo? Não deixe de ler o nosso roteiro para uma escapadinha a Viana do Castelo.

Ponte de Lima

Ponte de Lima é uma das vilas mais antigas de Portugal: foi D. Teresa de Leão, mãe de D. Afonso Henriques, quem lhe outorgou carta de foral em 1125. Ponte de Lima é espantosamente fotogénica, favorecida pelas plácidas águas do rio Lima e pela ponte romana e medieval que lhe deu o nome. O centro histórico de Ponte de Lima é um dos maiores tesouros patrimoniais de Portugal, com 46 monumentos entre torres, solares, igrejas e capelas seculares. Quarenta e sete, se contarmos com a “mesa” ponte-limense onde reina o vinho verde da casta Loureiro.

Quer mais dicas sobre a Vila das Artes? Não deixe de ler o nosso roteiro detalhado com o que ver e fazer em Ponte de Lima.

Castro de Santa Trega

E porque não atravessar o rio Minho no ferryboat e dar um saltinho à Galiza para conhecer o Castro de Santa Trega, o ex-libris do concelho de A Guarda?

O milenar Castro de Santa Trega é considerado um dos dez locais imperdíveis da Galiza. E a fama tem razão de ser: é um dos maiores e melhor conservados castros da Galiza. De acordo com os estudos, este ancestral povoado, formado sobretudo por casas ovaladas, foi fundado no século IV a.C e terá tido uns impressionantes 5000 habitantes. E do alto doo Monte de Santa Tegra, a 341 metros de altitude, soma as maravilhosas vistas panorâmicas da costa Atlântica da Galiza, além das que já pôde desfrutar no seu roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora.

Onde comer em Caminha e Vila Praia de Âncora? Melhores Restaurantes

Estes são os restaurantes em Caminha e Vila Praia de Âncora, provados e aprovados por nós.

Restaurante Baptista
Praça Conselheiro Silva Torres 24, Caminha

Restaurante Muralha de Caminha
Praça de Espanha, Caminha

Restaurante Remo
Avenida Doutor Dantas Carneiro, Caminha

Restaurante Fortaleza
Avenida Doutor Ramos Pereira 81, Vila Praia de Âncora

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar Caminha e Vila Praia de Âncora


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de interesse a incluir num roteiro para visitar Caminha e Vila Praia de Âncora.

Outros artigos do Norte de Portugal

Arcos de Valdevez | Alijó | Barcelos | Braga | Bragança | Cascatas do Norte de Portugal | Castelo de Paiva | Chaves | Cinfães | Douro Internacional | Douro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Roteiro do Gerês | Guimarães | Lagos do Sabor | Lamego | Macedo de CavaleirosMelgaço | Minho | Mirandela | Miranda do Douro | Monção | Mogadouro | Montalegre | Montesinho | Nordeste TransmontanoParedes de Coura | Peso da Régua | Pinhão | Ponte da BarcaPonte de LimaPortoPasseios Perto do Porto | Praias Fluviais Norte PortugalSão João da Pesqueira | Serra de Arga | Serra do Alvão | Serra da Freita | Tabuaço | Tarouca | Terras de Bouro | Torre de Moncorvo | Valença do MinhoVila RealVila Nova de Cerveira | Vilarinho de NegrõesViana do Castelo | Tua

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.